Africa Basquetebol

31 janeiro 2009

ANGOLA : Petro perde e compromete aspirações no campeonato nacional de basquetebol

Anaximandro Magalhães|

O Petro de Luanda voltou a deixar, ontem, nova interrogação em relação ao estatuto de candidato à conquista do Campeonato Nacional Sénior Masculino de Basquetebol, após perder humilhantemente diante do Recreativo do Libolo, por 54-73, em jogo de abertura da segunda fase da prova.
Em ano de estreia, o Libolo, embora reforçado com jogadores de renome, surpreendeu no pavilhão gimnodesportivo da Cidadela, os petrolíferos do Eixo-Viário, os espectadores presentes e grande parte dos aficcionados da modalidade, chegando inclusive, a vulgarizar o adversário nalguns momentos da partida. Fazendo crer que o conjunto atravessa grave crise de resultados, uma vez que esta é a terceira derrota em menos de vinte dias.
A vencerem, ao intervalo, por 32-25, os comandados de Alberto de Carvalho “Ginguba” não resistiram à dinâmica ofensiva dos calulenses, orientados por Raul Duarte que, no jogo táctico, levou a melhor sob o seu colega de profissão.
Ginguba teve tempo suficiente para encontrar formas de contornar a avalanche ofensiva do Libolo, na medida em que esta formação começou a desenhar a vitória a partir do final do terceiro período, quando vencia por 52-41 e restavam 1.12 minutos para terminar o referido quarto. Daí em diante, restou apenas aos libolenses gerirem o jogo a seu bel-prazer.
Jogadas aos 24 segundos, boa circulação de bola, e capacidade de sofrimento quando na posse desta, foi a receita do Libolo para na sua época de estreia vencer a segunda equipa mais titulada da história do basquetebol nacional.
Completamente descaracterizado, o Petro de Luanda não encontrava soluções no ataque e procurou individualizar em demasia as acções ofensivas excedendo-se nos lançamentos de três pontos sem sucesso. Reggie Moor, poste de nacionalidade norte-americana, com 44:08 minutos, nove ressaltos defensivos e quatro ofensivos, 24 pontos, e Luís Costa, ex-Petro de Luanda, 43:43, 18 pontos, evidenciaram-se na equipa vinda de Calulo.
Eis os resultados dos desafios: Interclube – Desportivo da Huíla (100-99), ASA – Lusíada (103-70), CDUAN – Promade (70-64) e Vila Clotilde – Embodeiro de Viana (89-61).
A classificação é liderada pelo 1º de Agosto e ASA, ambos com 23 pontos, seguidos pelo Petro de Luanda, 21, Libolo e Inter, repartem os lugares seguintes com 20.

Ficha técnica

Recinto: Pavilhão Gimnodesportivo da Cidadela Desportiva
Assistência: Cerca de 3.000 espectadores
Árbitros: Carlos Júlio, Osvaldo Neto e Wilson Boaventura
Petro de Luanda (54) – Eduardo Mingas (8), Roberto Fortes (3), Carlos Morais (5), Fernando Albano (1), Hermenegildo Tandala (1), Fredericky Gentry (13), Francisco Horácio (3), Heshimo Evans (11), Vladimir Pontes e Abdel Boukar (2).
Treinador: Alberto de Carvalho “Ginguba”
Recreativo do Libolo (73) – Domingos Bonifácio (6), Joquim Xavier (6), Luís Costa (18), Gerson Monteiro (2), Joséph Toussait, Ezequiel Silva, José Carvalho, Adilson Câmara (6), Leonel Paulo (6), Manuel Mariano, Reggie Moor (24) e Feliciano Camacho (3).
Treinador: Raul Duarte
Resultado ao intervalo: 32-25
Resultados parciais: 12-11, 20-13, 9-27 e 13-21
Resultado final: 54-73

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home