Africa Basquetebol

28 outubro 2008

ANGOLA : Recreativo do Libolo estagia no Brasil

A formação sénior masculina de basquetebol do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, iniciou ontem, em São Paulo, Brasil, um estagio pré-competitivo de 20 dias, com vista à sua estreia, no campeonato nacional seniores masculinos da modalidade, marcado para o próximo dia 21 de Novembro, enfrentando na jornada inaugural, em Cabinda, o Promade local. Durante a sua estada, em terras brasileiras, a formação orientada tecnicamente por Raul Duarte, para além da preparação físico-técnica, realizará alguns jogos amigáveis, com equipas da Liga Paulista da ''bola ao cesto''. ''Vamos efectuar 10 jogos amistosos. É nossa obrigação tornar esse grupo mais competitivo, em função dos nossos objectivos na competição. Queremos tirar maior proveito dos jogos particulares, para competirmos bem no campeonato nacional”, garantiu o técnico Raul Duarte. Instado a pronunciar-se sobre o ''baptismo''do Libolo no nacional de basquetebol, em Cabinda, diante do Promade local, o técnico Raul Duarte, considerou difícil o seu adversário, afirmando que vão continuar a trabalhar com humildade até ao dia do jogo, para que à vitória seja um facto'', admitiu o responsável técnico do Recreativo do Libolo. Quanto aos reforços o Libolo, conta nas suas ''fileiras'' com alguns jogadores consagrados e com uma vasta experiência quer nos campeonatos nacionais quer nas selecções nacionais, como Gerson Monteiro (ex-Petro de Luanda), Luís Costa (ex-Petro de Luanda), Leonel Paulo (ex-Petro de Luanda), Domingos Bonifácio (ex-Petro de Luanda), entre outros. Recorde-se que, treinam às ordens de Raul Duarte treze jogadores.

Quadra de jogos do Libolo acolhe desafios do "Nacional"



A quadra de jogos do Recreativo do Libolo, a ser construída na vila de Calulo, na província do Kwanza-Sul e com capacidade para duas mil pessoas, deverá acolher jogos do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol a partir do mês de Março de 2009.Esta informação foi prestada à Angop, em Luanda, pelo chefe do departamento da modalidade, Jorge Varela, por altura do sorteio do 31º “Nacional” da “bola ao cesto’’.A fonte não forneceu os montantes e a empresa construtora deste empreendimento, mas assegurou, que a população da vila de Calulo terá a oportunidade de assistir jogos de “'luxo” desta competição logo após a conclusão deste recinto do desporto de sala. Na primeira fase, a iniciar-se no próximo dia 28 de Novembro, o Recreativo do Libolo, que é comandado por Raul Duarte (antigo membro da equipa técnica do 1º de Agosto), vai efectuar as suas partidas na capital do país. Para além do treinador, esta formação reforçou-se também com jogadores provenientes do Petro de Luanda, designadamente, Domingos Bonifácio, Leonel Paulo e Luís Costa, para além de Gerson Monteiro (actuou numa equipa espanhola) e Adilson Camacho, que representou uma formação portuguesa. De acordo com Jorge Varela, a equipa será ainda reforçada com dois postes estrangeiros, mas não identificou a sua nacionalidade, realçando ser ainda cedo. Na ronda inaugural vai ao reduto do Promade-Misto da província de Cabinda, dirigido pelo antigo “internacional” José Carlos Guimarães.

Selecção de Luanda concentra-se hoje

A selecção provincial de basquetebol de Luanda na classe masculina concentra-se hoje, a partir das 9h00, no campo de treinos do Petro de Luanda, a fim de darem início aos trabalhos de preparação tendo em vista a sua participação no torneio da Fesa a decorrer de um a três de Novembro próximo, no Huambo, prova alusiva a mais um aniversário da Independência Nacional, a comemorar-se a 11 de Novembro. Para esta “operação” Santos Raul convocou os seguintes atletas: João Baptista (Sporting de Luanda), Jack Mateus (Sporting de Luanda), Ivo Luango (Sporting de Luanda), Michael dos Santos (Interclube), Armindo Chipongue (Interclube), João Suingue (Interclube), Mutu Fonseca (Interclube), Ncilo Lopes (Lusíada), João Cassua (Lusíada), Kessio Viegas (Interclube), Wilson Manuel (Cduan), Kiakumbuta Silas (Cduan).