Africa Basquetebol

02 fevereiro 2008

ANGOLA : Defendido maior rigor no controlo de idades dos atletas

O secretário provincial da Associação de Basquetebol da Huíla, Henrique Albano, defendeu hoje, no Lubango, a necessidade de haver maior rigor na identificação e inscrição dos atletas nas camada mais jovens, para evitar o "velho" problema de adulteração das idades.

Balanceando o recém-terminado campeonato nacional de basquetebol em cadates masculino e feminino, que a cidade do Lubango acolheu e disputado por seis equipas de Luanda, Huila, Benguela e Cunene, acusou alguns clubes de estarem a forjar e adulterar idades de atletas nas camadas de formação.

Mesmo sem apontar nomes, o dirigente desportivo afirmou que algumas equipas têm estado a forjar idades dos atletas para conquistar campeonatos nacionais, "sem pensar que estão a prejudicar a continuidade da modalidade e dos atletas".

"Nós registamos estas inconveniências durante o campeonato que terminou na quarta-feira, sendo mais notável tais atitudes nas equipas de Luanda, onde jogaram atletas com características físicas que indicam os 15 aos 20 anos de idade e que alinharam em equipas de cadetes", desabafou.

Disse, no entanto, que esta atitude só mancha e prejudica a formação dos jogadores e por isso apelou aos dirigentes desportivos e técnicos das equipas a pautarem pela legalidade para o bem do basquetebol angolano.

O Petro de Luanda venceu a prova com 12 pontos, seguido pelo Vila Clotilde com menos dois.

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home