Africa Basquetebol

21 dezembro 2007

ANGOLA : Campeão encontra facilidade

O Petro de Luanda, campeão em título da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol conseguiu ontem o passe para as meias finais, mercê da vitória sobre a equipa congolesa do ASB Kauka, por fáceis 79-45, quando ao intervalo já vencia por 45 - 17.

Foi um jogo em que se esperava saber os números da vitória petrolífera pois, o domínio do grupo A, preliminar (no Huambo), trazia um largo favoritismo para o jogo, ante o quarto classificado da série disputada em Cabinda.

Ainda assim, a equipa tricolor teve um início de jogo titubeante. Produzia acções ofensivas mas não concretizava. Do outro lado, os congoleses, embora não estivessem a fazer um mau jogo, também não transformavam em pontos as suas investidas.

Após uma paragem motivada pela avaria dos contadores de 24 segundos, os detentores do título começaram a fazer o seu jogo. Neste período, Domingos Bonifácio converteu dois lançamentos dos 6,25 metros e mobilizou os colegas.

A equipa estava a ter desempenho. Ainda assim, Alberto de Carvalho “Ginguba”, técnico tricolor, “guardou”, durante toda a primeira metade do jogo os influentes Milton Barros e Vítor de Carvalho, mas, quando os utilizou, pouco ou nada trouxeram ao ritmo da equipa.

Do lado dos congoleses, Mali Fredy era excepção. Constituiu-se em “meia equipa”, apontando, de sua conta, 21 pontos, dos 45 concretizados pela equipa toda.

O último período do jogo foi utilizado pela equipa do Eixo-viário para a gestão do resultado e limar as arestras para os desafios da fase crucial da prova, que começa hoje, diante do Interclube.

Militares e Ivoirienses dominam hoje as atenções

Duas equipas angolanas podem apurar-se hoje para a final da XXII Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol. Para tal, basta que o 1º de Agosto não perca a partida diante do ABC da Cotê d´Ivoire, na partida agendada para às 18 horas, no recinto do pavilhão principal da Cidadela Desportiva, a contar para a primeira meia final do encontro.

O Petro de Luanda e o Interclube, depois de alguma facilidade na jornada de ontem, jogam a outra meia final às 20 horas

O Jogo entre militares do Rio Seco e ivoirienses, capitanea as atenções, por envolver a única equipa forasteira com possibilidades de chegar à final.

Não vai ser tarefa fácil para o pessoal das terras do elefante, não só pelo facto dos militares jogarem em casa, mas também porque o seu percurso durante a prova, denota alguma superioridade técnica.

Em uma palavra, o ABC terá de se superar para bater uma equipa que investiu, reforçou-se com olhos na reconquista do título africano, perdido faz dois anos, às mãos do ABC.

Vai ser o jogo da desforra. A meia final será jogada em jeito de final, pois, quem perder fica arredado do título africano. Quem vencer, ganha tónico e assume certa dose de favoritismo no jogo da final, independentemente do adversário. No duelo de angolanos vai haver daquilo que nos acostumamos a ver.

O Interclube de Manuel de Sousa “Necas” é imprevisível. Nunca lhe é dado o favoritismo diante do Petro. É só o terceiro classificado do nosso campeonato. Se aparecer bem, pode surpreender.

A seu favor tem o facto do Petro não estar a jogar com a pinta de campeão. Acusa a sub produtividade de algumas das suas melhores unidades, como Carlos Morais, Mingas e Milton Barros. Não é uma equipa muito segura de si.

Em contrapartida, a inspiração dos seus atletas, muito experientes, pode resolver o jogo e virar qualquer resultado. Antes vão jogar para as classificativas do quinto ao oitavo BC Onatra - APR do Ruanda e ASB Kauka- Niger Potters.

2 Comments:

Enviar um comentário

<< Home