Africa Basquetebol

01 dezembro 2006

ANGOLA : Presidente do Petro assegura prémios aos campeões africanos

O presidente de direcção do Petro de Luanda, Paulo Gouveia Júnior, disse quarta-feira última no Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro”, em Luanda, que a equipa de basquetebol que conquistou recentemente o Campeonato Africano, em Lagos, Nigéria, será bem recompensada.
Paulo Gouveia Júnior fez tal afirmação durante a recepção que o seu clube organizou aos novos campeões africanos.
“Vocês serão bem recompensados pela conquista deste título. A direcção do Petro de Luanda vai daqui a uma semana, fazer uma homenagem para agradecer-vos pelo empenho que demonstraram nesta competição”, disse.
Embora o presidente de direcção não tenha revelado os prémios para a equipa, fontes falam em 20 mil dólares norte americanos para cada atleta.
O presidente do Petro mostrou-se satisfeito com esta conquista e afirmou que ela vem marcar o começo da “reposição da legalidade” na modalidade.
“Temos que repor a legalidade. Eu acho que a nossa equipa começou a repor a legalidade instituída para a modalidade. Temos que ganhar sempre e não pouparemos esforços para que tenhamos uma equipa forte no basquetebol”, assegurou.
Já o treinador da equipa, Alberto de Carvalho “Ginguba”, disse que a final entre duas equipas angolanas foi bastante táctica.
“Desta vez nos preparamos como deve ser. O 1º de Agosto apareceu mais forte em relação ao ano passado, por isso a final entre as duas equipas de casa foi bastante táctica. Fizemos mais de 40 por cento de lançamentos livres e ganhamos com toda naturalidade e justiça”, argumentou.
À recepção do Petro de Luanda esteve uma claque animada com instrumentos de som (batuque, corneta e outros), amigos e familiares dos jogadores. Na sala protocolar foram recebidos por distintos dirigentes da Federação Angolana de Basquetebol, do clube, entre outros convidados.

Délcio Costa confirma
participação no mundial de clubes


O director geral do Petro de Luanda, Délcio Costa, confirmou a participação da equipa sénior masculina de basquetebol no Campeonato do Mundo de Clubes, a ser disputado em Dubai, Emiratos Arabe Unidos.
Apesar de a competição não ter ainda data, Délcio Costa avançou que, com a conquista do título continental a nível de clubes, o Petro assegurou a sua participação no mundial, convertendo-se assim na primeira equipa angolana a marcar presença numa competição dessa dimensão.
Segundo Délcio Costa, a direcção do Petro investiu muito para que o clube conquistasse o título de campeão africano e este triunfo vem compensar o trabalho e dedicação que a equipa técnica e atletas tem vindo a demonstrar ao longo destes anos todos.
“Não seria justo com o sacrifício que fez, com os investimentos feitos no Brasil, com a conquista do campeonato africano, o Petro não participar no mundial”, disse Délcio Costa.

P.P

Milton Barros dedica
vitória a Víctor de Carvalho



O jogador eleito MVP da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol, Milton Barros, mostrou-se radiante pela conquista do título.
“Estou muito feliz por ser eleito melhor jogador africano, mas também quero aqui realçar que só consegui este título, graças a ajuda dos meus colegas, treinadores e principalmente da direcção que muito fez para que a equipa estivesse lá”.
Para Milton Barros, este título tem um significado muito grande para si. “O Petro de Luanda já participou em várias competições de género e nunca conseguimos alcançar este resultado, por isso aproveito este momento tão emocionante para dedicar esta vitória ao nosso colega Víctor de Carvalho, que está sempre presente em todas as competições e nunca conseguiu alcançar o objectivo, que é a conquista da taça”, disse.
Instado a avaliar competitivamente o campeonato, o base da equipa petrolífera respondeu que, “apesar de ser a sua primeira participação, houve uma grande evolução das equipas, do Congo e Nigéria”.