Africa Basquetebol

04 novembro 2006

ANGOLA : Afrobasket2007 custa ao estado mais de 35 milhões USD

O governo de Angola vai gastar cerca de 35 milhões de dólares norte-americanos para organizar, em 2007, o campeonato africano das nações de basquetebol (Afrobasket), anunciou hoje, na cidade do Huambo, o vice-ministro dos Desportos, Albino da Conceição.

O montante será investido na construção de cinco (5) novos pavilhões polidesportivos, com capacidade para três mil espectadores cada e que incluem parques de estacionamento, clinicas médicas, lojas, restaurantes, entre outros serviços de apoio à competição.

Segundo Albino da Conceição, que hoje mesmo terminou uma visita de trabalho de dois dias ao Huambo, os novos pavilhões começam a ser erguidos entre Fevereiro e Março de 2007, com previsão de estarem concluídos em Junho ou Julho do mesmo ano.

"A máquina organizativa ao nível das províncias que visitei se encontra mobilizada e à altura de poder corresponder com os anseios da prova", realçou Albino da Conceição, referindo-se às garantias que recebeu dos governos de Luanda, Benguela, Cabinda, Huíla e Huambo, as localidades escolhidas para acolher jogos do evento.

Albino da Conceição regressa sábado a Luanda depois de ter inspeccionado as condições básicas de preparação para a organização do Afrobasket nas províncias da Huíla, Benguela e Huambo. Na próxima semana, o governante desloca-se a Cabinda com o mesmo objectivo.

Angola, com oito (8) títulos, participará na prova para conquistar o seu nono troféu. Já venceu a competição em 1989, 1991, 1993, 1995, 1999, 2001, 2003 e 2005.