Africa Basquetebol

31 janeiro 2014

CABO VERDE : Basquetebol solta as amarras no Fogo


O basquetebol, um dos desportos mais praticados na ilha do Fogo, deve voltar ao activo na primeira quinzena de Fevereiro, com o torneio de abertura do campeonato regional. Paulo Pina, presidente da Associação Regional de Basquetebol do Fogo (ARBF), reúne-se este fim de semana com os clubes para definir a data, mas garante que estão reunidas todas as condições para a competição arrancar.

Basquetebol solta as amarras no Fogo
Ano após ano, o basquetebol foguense é mais competitivo e, por arrastamento, torna-se um viveiro de novos talentos. São resultados que nascem do investimento que a ARBF fez em escolas de iniciação desportiva. Daí que, além do campeonato sénior, a competição júnior promete despertar grande interesse. A Taça São Filipe e intercâmbios entre as escolas de iniciação à modalidade de São Filipe, Ponta Verde e Mosteiros também fazem parte do calendário.
Para garantir ainda mais qualidade ao basquetebol praticado, a associação vai na época que se avizinha também apostar na formação de árbitros, oficiais de mesa e monitores. A ARBF propõe ainda realizar um concurso de lançamentos livres nos intervalos dos jogos – os sorteados poderão ganhar prémios e brindes, oferta de instituições e casas comerciais –, e um torneio 2x2, que será realizado no polivalente do Bairro III Congresso.
Já o campeonato regional, que vai decorrer no polidesportivo “Simão Mendes”, será disputado segundo o sistema “todos contra todos”. Atlântico, Juventude e Lém Futebol Clube são as equipas inscritas. As duas melhor classificadas vão a uma final de três jogos. A que vencer a maioria das partidas (duas) é declarada campeã regional da época 2013-2014, com direito a representar a ilha no campeonato nacional.
Todas as equipas treinam no mesmo recinto desportivo, o polivalente “Simão Mendes”, sempre à noite, porque é o único da cidade de São Filipe e, por isso mesmo, muito requisitado, nomeadamente para aulas de educação física. Fora isso, tudo acontece como planeado, por isso PP está confiante que “este ano as coisas irão correr bem”. Para alcançar os objectivos traçados, a ARBF espera contar com a parceria de instituições, casas comerciais e sobretudo da Câmara Municipal de São Filipe, entidade a que já se dirigiu para o efeito.

11 Comments:

Enviar um comentário

<< Home