Africa Basquetebol

12 setembro 2015

ANGOLA : Selecção Nacional aplica chapa 100



A Selecção Nacional masculina de basquetebol venceu na noite de quinta-feira o Gabão
Fotografia: Nuno Flash
A Selecção Nacional masculina de basquetebol venceu na noite de quinta-feira o Gabão, por 104-49, em jogo da segunda jornada do torneio de basquetebol, dos Jogos Africanos de Brazzaville.

A partida disputada no pavilhão de Makelekele foi completamente controlada pelos vice -campeões africanos, que ao cabo de dez minutos já venciam por 26-16.  Ao intervalo, a diferença alargou para 57-25 e na penúltima paragem já era de 84-37.

O treinador Carlos Dinis rodou o “banco”, conforme tinha prometido na quarta-feira. Em consequência, cinco jogadores marcaram dez ou mais pontos.
Gerson Gonçalves, segundo mais utilizado (27:04), foi o cestinha do jogo com 18 pontos, com quatro em cinco nos lançamentos de três pontos, liderou em assistências (4). Seguiu-se Malick Cissé com 13, quatro ressaltos.

Reggie Moore, que foi o melhor marcador da estreia, ficou-se pelos nove pontos, mas foi o melhor ressaltador (6) e assistente (4). Jone Pedro foi o jogador mais utilizado com 28:21, com nove pontos.

Hoje, a Selecção Nacional defronta as Ilhas Seychelles, para a terceira jornada.

ANGOLA : Paulo Macedo indignado com a disputa da segundona



Técnico destituído do 1º de Agosto assume comando da Marinha de Guerra
Fotografia: M.Machagongo
O novo treinador principal da Marinha de Guerra, Paulo Macedo, mostrou-se indignado com a realização do Campeonato Nacional da II Divisão, prova marcada para a província do Bié (com início a 16 do mês em curso), competição vai apurar as duas equipas para o Campeonato Nacional da I Divisão, vulgo BIC Basket, referentes à época desportiva 2015/2016.

De acordo com o  treinador principal da Marinha de Guerra, formação satélite do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, constitui “uma aberração a direcção da Federação calendarizar o Campeonato Nacional da II Divisão”.

“Sinceramente, a realização do Campeonato Nacional da II Divisão não faz qualquer sentido, porque a maior parte das equipas que vão disputar a competição, não tem recursos financeiros para suportar o BIC Basket. Portanto, para mim, é uma aberração a direcção da Federação angolana da modalidade continuar a fazer disputar esta prova”, declarou o ex -seleccionador nacional.

O antigo internacional angolano, defende por isso, a entrada directa das equipas no Campeonato Nacional da I Divisão, vulgo BIC Basket.
“Se o problema é aumentarmos o número de equipas no Campeonato Nacional da I Divisão, a FAB devia permitir entradas directas no BIC Basket.

Se as equipas sistematicamente queixam-se de falta de verbas, não faz sentido fazer disputar uma competição com a duração de uma semana e gastar-se muito dinheiro e depois, antes mesmo do início do Campeonato Nacional da I Divisão aparecerem equipas a anunciar a desistência da prova, por dificuldades financeiras, tal como aconteceu o ano passado”, disse.

Entretanto, apesar de discordar em absoluto com a realização do Campeonato Nacional da II Divisão, Paulo Macedo que substituiu Aníbal Moreira no cargo de técnico principal da Marinha de Guerra, tem o grupo preparado para disputar a aludida competição, onde o objectivo passa pela conquista do passe de acesso ao BIC Basket.
“Infelizmente, contra a nossa vontade teremos mesmo de disputar a segundona na província do Bié a partir do dia 16 do mês em curso. Tudo faremos para conseguir o apuramento ao BIC Basket”, asseverou o antigo treinador da equipa principal do 1º de Agosto.

De acordo ainda com o técnico, a equipa da Marinha de Guerra deixa Luanda com destino ao Cuito, palco do Campeonato Nacional da II Divisão, na próxima segunda-feira.
Na província do Bié, o Comité Organizar da prova tem já criadas todas as condições para o arranca da competição.

O Bié vai estar representada com as equipas do Sporting Petróleos, Sporting da Catabola, Benfica do Cunje, Benfica do Andulo e Recreativo do Cunhinga.  A Marinha de Guerra vai ser o representante de Luanda, ao passo que de Benguela vem a Casa do Pessoal do Porto do Lobito.

10 setembro 2015

MOÇAMBIQUE : JOGOS AFRICANOS CONGO-BRAZZAVILLE 2015: Meninas de basquetebol humilhadas na estreia


A SELECÇÃO Nacional de basquetebol sénior feminina foi ontem humilhada pelo Mali, por 70-48, na sua estreia nos Jogos Africanos do Congo-Brazzaville-2015. Para uma selecção que teve tempo suficiente para se preparar e inclusivamente com um estágio na Turquia, não se justifica que tenha uma péssima exibição como aquele que apresentou ontem frente ao Mali.
Em nenhum momento do jogo Moçambique reagiu para contrapor a táctica do adversário, tirando aqueles primeiros minutos em que recuperou de uma desvantagem de quatro pontos (4-0), para 11-4. Mas dai em diante viu-se Mali superior e que, por essa via, terminou o primeiro período a ganhar por19-13. No segundo, a selecção moçambicana tentou o volte-face. Pressionou o adversário à sua zona de saída e conseguiu até passar para a frente no marcador, por apenas um ponto de diferença (20-19), mas os malianos voltaram a tomar conta do jogo, numa altura em que as nossas jogadoras metiam água por quase todos os cantos.
Ciente das dificuldades que enfrentava, Nazir Salé tentou refrescar a equipa, rodando algumas jogadoras, mas as transações de bola da defesa para o ataque eram feitas de forma lenta e com pouca precisão. E o segundo período terminou com o resultado de 34-27.
No regresso para o terceiro período, Moçambique tentou forçar os lançamentos para além dos 6,25 metros, mas não caíam, enquanto o Mali, num abrir e fechar de olhos, acertou em três triplos. Foi a partir daqui que se começou a desenhar a derrota humilhante de Moçambique, pois, à entrada dos seis minutos já perdia por 21 pontos de diferença. O período terminou com o “placard” a acusar 57-40.
O quarto período foi da consolidação da vitória do Mali, numa altura em que Moçambique já não tinha argumentos para se impor. A derrota por 22 pontos de diferença remete-nos a uma reflexão profunda sobre que seleções temos que ter para este tipo de competições.
Moçambique regressa hoje à quadra para defrontar, as 10 horas locais (11 horas de Maputo), os Camarões.
Entretanto, em masculinos, Moçambique só começa a competir amanhã, defrontando a Costa do Marfim, para o Grupo B. Fazem ainda parte desta série, a Nigéria e o Mali. Vejamos como Moçambique alinhou e marcou:
V. Manhonga (5), D. Ngulela (4), I. Mucauro (6), E. Pereira (1), I. Chambe (7), S. Ventura (5), I. Mavamba (-), V. Sengo (2), V. Covane (6), A. Mutumbene (-), O. Mafanela (4) e D. Gimo (8).
Legenda
Selecção Nacional feminina ao ataque. Mas não teve ousadia necessária frente ao Mali na estreia em Brazzaville

ANGOLA : Basquetebol feminino começa com vitória



Crianças de todo o país vão beneficiar de melhores técnicas de aprendizagem de xadrez
Fotografia: Jornal dos Desportos
A selecção nacional sénior feminina de basquetebol venceu ontem a Argélia, no Ginásio Makelekele, por 61-51, em jogo da primeira jornada do grupo B dos Jogos Africanos que decorrem no Congo - Brazzaville.  A extremo Ana Gonçalves foi a melhor cestinha da partida com 14 pontos. Integram igualmente o grupo B as selecções da Costa de Marfim, Senegal e Gabão.

ITALEE LUCAS
FORA DO CINCO

A base do Interclube, Italee Lucas, está fora da selecção nacional sénior feminina, que participa desde ontem no torneio de basquetebol dos Jogos Africanos de Brazzaville, devido à situação administrava. Em declarações à imprensa angolana, a coordenadora da equipa nacional, Gina de Carvalho, informou que aguardam autorização da Federação Internacional de Basquetebol Associado (FIBA), após a jogadora de origem norte -americana ter adquirida a nacionalidade angolana. O facto de Italee ter alinhado pelo seu país de origem, nos escalões de formação, obriga-se a uma autorização da instituição reitora do basquetebol mundial, de acordo com a responsável.

07 setembro 2015

CABO VERDE : Kitana Cabral deixa Federação Cabo-verdiana de Basquetebol

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, Kitana Cabral, vai deixar o cargo já no final do mês de Outubro. Cabral que está à frente da federação há 12 anos diz que não pretende recandidatar-se às próximas eleições, mas quer continuar a apoiar a modalidade.

Kitana Cabral garantiu que a federação vai criar uma comissão eleitoral, para que “o mais tardar em Outubro, se tenha tudo pronto para fazer a passagem de testemunho a uma nova equipa”.
Kitana Cabral revela que, apesar de o trabalho ser "difícil", gostaria de continuar a dar o seu contributo à modalidade, “mas para isso teria de fazer uma mudança na equipa”.
Em forma de balanço, Kitana deixa algumas sugestões, que a seu ver, podem contribuir para o desenvolvimento do desporto cabo-verdiano, por exemplo criar um Ministério do Desporto e a transformação da Direcção-Geral dos Desportos, no Instituto do Desporto “com autonomia financeira".

ANGOLA : Selecções acertam estratégias



Selecções vão aproveitar os dias que antecedem a prova para adaptação ao clima
Fotografia: Nuno Flash
As selecções nacionais de basquetebol  de seniores, em ambas as classes, realizam hoje, a segunda sessão de treinos, visando a participação nos XI Jogos Africanos do Congo Brazzaville, competição que arrancou na sexta-feira, com a cerimónia de abertura.Com objectivos bem definidos, que passam pelas conquistas das medalhas de ouro, as duas delegações desembarcaram no sábado, provenientes de Luanda, onde trabalharam por um período de dois meses.

Com o trabalho de preparação concluído, as selecções nacionais aproveitam os dias que antecedem o início do torneio de basquetebol, para ambientarem-se ao clima do Congo Brazzaville, palco do chamado "Jogos Olímpicos Africanos". O reconhecimento do pavilhão que vai acolher o certame deve acontecer em princípio, na quarta-feira, conforme apurou o Jornal dos Desportos.
 Sob liderança do técnico, Jaime Covilhã, a Selecção Nacional sénior feminina tem com objectivo primordial a conquista da medalha de ouro, depois de ter sido superada na final de 2011 por Moçambique, prova disputada em Maputo.Apesar de reconhecer as potencialidades das demais selecções, Jaime Covilhã, técnico que substituiu Aníbal Moreira, antigo internacional e bicampeão africano, assumiu a luta pela medalha de ouro.“Vamos para a competição com o único propósito de conquistarmos a medalha de ouro, apesar de reconhecermos que será uma missão difícil, a julgar pelo potencial das outras selecções”, reconheceu o técnico da formação do 1º de Agosto.

A Selecção Nacional sénior feminina vai aproveitar os XI Jogos Africanos, a fim de ganhar ritmo competitivo, para a sua participação no Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, prova a decorrer de 26 do mês em curso a 4 de Outubro, nos Camarões.Para os Jogos Africanos, o seleccionador nacional  conta com as seguintes atletas: Rosa Gala, Fineza Eusébio e Isabel Francisco (bases), Italy Luca, Artemisa Afonso (extremos bases), Felizarda Jorge, Sónia Guadalupe e Nacissela Maurício (extremos), Rosa Gonçalves, Guiendula Filipe e Nadir Manuel (extremos poste), Luísa Tomás, Marina Muxiri e Ângelina Golome (postes).
Já a Selecção Nacional sénior masculina, foi reforçada com  Reggie Moore, Edson Ndoniema, Hermenegildo Santos e Roberto Fortes, todos vice -campeões africanos, vai igualmente lutar pela medalha de ouro.O seleccionador nacional, Carlos Dinis,  conta com os préstimos de Francisco Sousa, Gelson Domingos, Igídio Ventura, Gelson Vicente, Mohamed Malick Cissé, Hermenegildo Mbunga, Johne Pedro e André Miguel.

Segundona
Sporting Clube do Bié reforça plantel

A equipa de basquetebol sénior masculina, do Sporting do Bié, reforçou o seu plantel para a sua participação no campeonato nacional da segunda divisão, agendado para este mês, na província do Bié. Edgar Chocolate, ex -atleta do Progresso Associação do Sambizanga, é a mais recente aquisição dos leões do planalto central.Em entrevista à imprensa, no Cuito, Edgar Chocolate disse que veio dar o seu melhor para a concretização dos objectivos da equipa do Sporting, no campeonato nacional, que inicia já no  dia 16.
"Estou aqui para lutar, dar o meu melhor ao clube e ajudar o Sporting no seu grande objectivo que passa por ascender ao BIC Basket", disse o atleta que já trabalha às ordens do técnico Sportinguista.Entretanto, a equipa do Sporting aguarda ainda a chegada dos atletas, Emauel Noa e Abdel Fula, ambos do Progresso do Sambizanga.Domingos Início, atleta sénior do Sporting, afirmou que a preparação está a decorrer dentro da normalidade.
"Estamos a nos prepararmos muito bem, com o único objectivo que é ascender ao campeonato da primeira divisão. Estamos empenhados e com muita dedicação a conseguirmos esse objectivo"' disse.A mesma opinião é partilhada por Antunes Cachimane, técnico - adjunto dos leões do planalto, que enalteceu o bom ambiente na equipa, com a chegada dos novos reforços vindos de Luanda e Huambo.
"A nossa preparação está a ser um sucesso, já que nunca tivemos uma preparação melhor que esta. E se tudo correr bem, tudo o que estamos a perspectivar, se o pessoal colocar em prática tudo que estamos a trabalhar, acho que vamos fazer um bom campeonato este ano", disse.
O campeonato nacional da segunda divisão tem início marcado  para o dia 16 deste mês na cidade do Cuito.
                     JOÃO CONSTANTINO- Cuito