Africa Basquetebol

30 abril 2015

ANGOLA : Clássico da bola ao cesto


Hermenegildo Santos pode constar do cinco inicial da formação do 1º de Agosto que hoje tem uma partida de extrema importância frente ao Recreativo do Libolo
Fotografia: João Gomes
Pressionado pela derrota sofrida ante o arqui-rival, o Atlético Petróleos de Luanda, com quem perdeu por 80-85, na segunda jornada da fase de qualificação, a equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto recebe hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Victorino Cunha, o Recreativo do Libolo, em partida de maior cartaz da terceira jornada da série A da 37ª edição do BIC Basket.

Os militares que somam apenas dois pontos, a par do Grupo Desportivo Interclube, contra quatro do Atlético Petróleos de Luanda e do Recreativo do Libolo, que comandam a tabela classificativa da fase de qualificação, vão aproveitar a partida de mais logo para vencerem os actuais campeões nacionais. Em caso de vitória, a equipa rubro - negra vai alcançar os petrolíferos da capital na segunda posição da tabela classificativa, com quatro pontos, "beneficiando" do facto do arqui-rival folgar na ronda três por imperativo
de calendário.
A partida desta noite revestese de capital importância para o Clube Central das Forças Armadas Angolanas, daí que, o técnico Paulo Macedo tenha ensaiado ao longo dos dias que antecederam o prélio, os principais diagramas, quer defensivos, quer ofensivos para superar o Recreativo do Libolo que já recuperou a sua dupla de luxo, nomeadamente, Carlos Morais e Olímpio Cipriano que têm provocado estragos as defesas contrárias.
No seio dos jogadores e da equipa técnica reina um grande optimismo, apesar de reconhecerem o potencial dos actuais campeões nacionais, que em duas partidas somaram igual número de vitórias.
A jogar no seu reduto e apoiado pela sua claque, que apesar dos últimos desaires continuam a depositar confiança no grupo liderado pelo técnico Paulo Macedo, a equipa militar é obrigada a vencer esta noite o Recreativo do Libolo, para não se distanciar dos lugares cimeiros da tabela classificativa da série A da fase de qualificação ,que está a ser jogada no sistema de todos contra todos a
uma volta.
Transitam para as meias-finais dos play-off a ser jogada a melhor de cinco, as quatro melhores classificadas da série A, que no sistema cruzado, primeiro com o quarto e segundo com terceiro disputam o passe de acesso à final da 37ª edição do BIC Basket. A final vai ser jogada no sistema dos play-off, a melhor de sete partidas.
Armando Costa, Joaquim Gomes “kikas”, Reggie Moore, Felizardo Ambrósio “Miller” e Roderick Nealy vão mais uma vez guiar a “legião” de jovens que se destacam na formação militar, designadamente, Hermenegildo Santos, Edmir Lucas, Edson Ndoniema, Islando Manuel, Francisco Sousa, Johne Pedro para além do jovem promissor Mohamed Cissé.
Uma eventual derrota logo mais, frente ao Recreativo do Libolo, pode complicar as contas da equipa rubro - negra que ainda sonha com o primeiro lugar da fase de qualificação.
Moralizados com os triunfos das duas primeiras jornadas, os libolenses orientados por Norberto Alves vão tentar mais uma vez vencer os militares, depois de o terem feito na final da Taça de Angola.
Carlos Morais e Olímpio Cipriano devem sofrer uma marcação especial, dado a imprevisibilidade de ambos.
Eduardo Mingas e Valdelício Joaquim, no jogo interior, para além de Luís Costa que actuam na posição de extremos são outras unidades que se destacam na formação da vila de Calulo.
Libolo e Atlético Petróleos de Luanda lideram a série A, ambos com quatro pontos. O 1º de Agosto e o Interclube ocupam as posições seguintes, com dois pontos cada. O ASA é o lanterna vermelha, com apenas um ponto.

NO VICTORINO CUNHA
Árbitro David Manuel apita hoje clássico

O árbitro internacional, David Manuel, vai chefiar o trio de juízes que vai apitar a partida de maior destaque da série A da fase de qualificação da 37ª edição do BIC Basket, que envolvem as equipas do 1º de Agosto e do Recreativo do Libolo.
David Manuel vai ter como auxiliares Clésio Francisco e Osvaldo Neto, ambos de categoria internacional, ao passo que Soares de Campos, antigo árbitro internacional, foi indicado como comissário.
Carlos Júlio, um dos categorizados árbitros de nível internacional, a par de Fernando Pacheco "Baganha", vai apitar ao lado de Francisco Tando e Paulo Luvati na partida entre o Atlético Sport Aviação (ASA) e Grupo Desportivo Interclube.
Tony Sofrimento, secretário-geral e director de Marketing e Relações Internacionais da FAB foi indicado como comissário ao jogo.
Isaías Luamba, Jerson Calufete e Helena Afonso vão ajuizar a partida entre Sporting de Benguela e o Progresso Associação do Sambizanga.
Leocádia Gonçalves vai ser a comissária ao jogo.

Futebol Clube Vila Clotilde e Marinha de Guerra vai ser apitado por António Bernardo, Francisco Paulo e Rubem Donbula, ao passo que Nuno Teixeira vai comissariar
o jogo.
M.C

29 abril 2015

ANGOLA : Equipas afinam detalhes para a terceira jornada



Pupilos de Paulo Macedo querem alcançar a primeira vitória na fase de qualificação do Campeonato Nacional da bola ao cesto
Fotografia: Domingos Cadência
Digerido o desaire da segunda jornada, frente ao arqui-rival, o Atlético Petróleos de Luanda, com quem perdeu por 80-85, a formação do 1º de Agosto realiza hoje, no Pavilhão Victorino Cunha, o último apronto para o desafio de amanhã, diante do Recreativo do Libolo, em partida a contar para a terceira jornada da série A da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino (BIC Basket).

Depois de ter folgado na ronda inaugural, por imperativo de calendário, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas não foi capaz de neutralizar a equipa do Eixo-viário, em pleno Pavilhão Victorino Cunha, facto que  “obriga” a ganhar amanhã o actual campeão nacional em título, o Recreativo do Libolo.
Paulo Macedo, técnico principal da equipa rubro - negra, vai aproveitar o dia de hoje para definir a estratégia para suplantar amanhã, o Recreativo do Libolo, um dos líderes da série A da 37ª edição do BIC Basket, com quatro pontos, à semelhança do Atlético Petróleos de Luanda.
As perdas sistemáticas de bola, durante as partidas, são apontadas pelo técnico militar como principal factor que tem contribuído para os desaires sucessivos.
Num espaço de duas semanas, a formação do 1º de Agosto que procura resgatar o título perdido no ano passado a favor do Recreativo do Libolo, consentiu duas derrotas frente aos mais directos perseguidores do título nacional. Depois de perderem a final da Taça de Angola para os libolenses, os militares voltaram a consentir novo desaire, desta vez, diante do Atlético Petróleos de Luanda, para a segunda jornada da série A.
Os últimos quartos têm sido fatais para a equipa rubro - negra, daí que, Paulo Macedo vai procurar  trabalhar a componente psicológica, para que os “apagões” não continuem a tomar conta da equipa que entrou para a fase de qualificação com um ponto de bonificação, em virtude de ter vencido a fase de grupos.
 Apesar do apuramento às meias-finais dos play-off não estar em causa, a formação do 1º de Agosto quer evitar ao máximo o confronto nessa fase com o Recreativo do Libolo ou Atlético Petróleos de Luanda.
A partida de amanhã  reveste-se  de capital importância para o Clube Central das Forças Armadas Angolanas.
Entretanto, após a disputa das duas jornadas, petrolíferos e libolenses continuam invictos, lideram por isso, a série A da 37ª edição do BIC Basket, ambos com quatro pontos, contra dois do 1º de Agosto e Grupo Desportivo Interclube, ao passo que o Atlético Sport Aviação (ASA) ocupa a cauda da tabela classificativa, com um ponto.
Em duas partidas, o Recreativo do Libolo marcou 180 pontos, o que representa uma média de  90 pontos por cada desafio e,sofreu 153 pontos, obtendo uma média de 76,5 pontos por cada partida.
Já os petrolíferos da capital marcaram 185 pontos (92,5 pontos média) e sofreu 160 (80).
A entrada da terceira jornada,  Recreativo do Libolo e Atlético Petróleos de Luanda partilham a primeira posição, ambos com quatro pontos, seguidos do 1º de Agosto e Interclube, com dois pontos cada. Atlético Sport Aviação (ASA) é o lanterna vermelha, com um ponto.

Cartaz da terceira jornada: 1º de Agosto-Libolo e ASA-Interclube. Folga por imperativo de calendário os petrolíferos da capital.

ANGOLA : Lusíada e Progresso partilham a liderança



Lusíada, Progresso e Marinha de Guerra lideram a prova
Fotografia: M. Machangongo
As formações da Universidade Lusíada, Marinha de Guerra e Progresso Associação do Sambizanga lideram a série B da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, agora designado BIC Basket, todos com três pontos.
A formação universitária, liderada pelo técnico angolano Raul Duarte, venceu na jornada inaugural da referida série a Marinha de Guerra, por 69-45, e baqueou na ronda dois, frente ao Sporting de Benguela, no terreno deste, por 68-84.
Depois de ter realizado uma campanha sensacional durante a fase regular do BIC Basket, tendo feito parte do grupo dos seis primeiros. Após ter folgado na ronda inaugural, por imperativo de calendário, os verdes e brancos da cidade das Acácias Rubras fizeram jus ao factor casa e bateram os universitários  de forma convincente.
 Já a formação do Futebol Clube Vila Clotilde surpreendeu o Progresso do Sambizanga, ao derrota-lo por 70-71. Na segunda jornada o Progresso voltou a perder, desta vez, diante da Marinha de Guerra, por 65-68.

À entrada da terceira jornada, Lusíada, Progresso e Marinha de Guerra lideram a prova, todos com três pontos, seguidos do Sporting de Benguela e Futebol Clube Vila Clotilde, ambos com dois pontos cada. 

28 abril 2015

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE BASQUETEBOL DA CIDADE: Maxaquene cai com estrondo



O MAXAQUENE foi afastado da luta pelo título de basquetebol sénior masculino da cidade de Maputo pela UP “A”nos quartos-de-final.
Em jogos dos "play-off" à melhor de dois, o Maxaquene até entrou com o pé direito ao vencer, sexta-feira, por 54-48, no entanto, viu essa vantagem de seis pontos ser anulada, sábado, quando perdeu por 59-40 um margem de 19 pontos que deixou arrumado, de forma prematura, um dos crónicos candidatos a conquistar o título.
Diga-se em abono da verdade que já se esperava por um desaire dos “tricolores”, já que durante a fase regular denotaram uma enorme irregularidade, tendo perdido inclusivamente frente à esta mesma formação da UP. Por isso, não foi de todo espantoso ver a equipa “tricolor” cair de forma estrondosa nesta fase da prova.
O Costa do Sol também foi afastado da competição ao perder num cenário idêntico  ao do Maxaquene, ou seja, venceu A Politénica no primeiro jogo por 56-51 e no segundo perdeu por 77-71, uma margem maior que colocou os “canarinhos” de fora.
O Ferroviário e Desportivo é que não facilitaram, tendo-se qualificado de forma convincente.
O Ferroviário bateu a UP “B” por 149-39 e 125-24 no primeiro e segundo desafios, respectivamente.
O Desportivo despachou o Aeroporto por 76-49 e 77-35 no primeiro e segundo embates, respectivamente.
Em seniores femininos, decorreu a 10.ª jornada com destaque para a vitória do Ferroviário sobre o Costa Sol por 37-35, assumindo-se desta forma como líder destacado com 20 pontos.
O Desportivo continua sem vencer, averbou mais uma derrota desta vez diante da UP por 51-31.
Noutra partida importante da ronda, A Politécnica bateu o  Maxaquene por 60-44.

27 abril 2015

ANGOLA : Militares projectam recepção aos libolenses



Militares projectam recepção aos libolenses
Fotografia: Jornal dos Desportos
Ainda ressentidos da derrota de sábado, frente ao arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, por 80-85, em pleno Pavilhão do Victorino Cunha, os comandados do técnico Paulo Macedo começam a projectar a partir de hoje, o encontro desta quinta-feira, diante do Recreativo do Libolo, um dos líderes da fase de qualificação da 37ª edição do BIC Basket.
Num espaço de pouco menos de duas semanas, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas consentiu duas derrotas com os seus principais concorrentes na luta pela coroa nacional.
Depois de perder a final da Taça de Angola, diante do Recreativo do Libolo, os militares não foram capazes de travar em pleno Pavilhão Victorino Cunha, a equipa do Eixo-viário.
Os últimos quatro minutos voltaram a ser fatais para a equipa rubra e negra que bloqueou completamente, ante o olhar da dupla técnica Paulo Macedo e Walter Costa. Apesar do desaire, os militares continuam focados na luta pela conquista do título nacional em posse do Recreativo do Libolo.
Em caso de vitória esta quinta-feira sobre o Recreativo do Libolo, o 1º de Agosto poderá alcançar o Atlético Petróleos de Luanda na segunda posição com quatro pontos. Nesta ronda os petrolíferos da capital folgam por imperativo de calendário.  

ANGOLA : Leonel Paulo mostra serviço



Extremo poste esteve em grande plano na primeira vitória dos petrolíferos da capital sobre os militares
Fotografia: José Soares
Depois de ter brilhado durante a fase regular da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos (BIC Basket), o internacional angolano, Leonel Paulo, extremo poste, de um metro e 97 centímetros, continua a ser a principal figura do Atlético Petróleos de Luanda a par do dominicano naturalizado norte-americano, Emanuel Quezada.

Leonel Paulo que esta quinta-feira comemora o seu 29º aniversário, voltou a ser decisivo na dupla vitória dos petrolíferos da capital, que lideram nesta altura a tabela de classificação da fase de qualificação do BIC Basket, a par do Recreativo do Libolo, com quatro pontos.
Em duas partidas disputadas na fase de qualificação, o internacional angolano marcou já 46 pontos e lidera nesta altura a lista dos melhores marcadores, seguido de Emanuel Quezada, Jason Cain e Roberto Fortes, com 43, 27 e 25 pontos respectivamente.
Sábado, frente ao 1º de Agosto, Leonel Paulo que falhou a disputa da 17ª edição do Campeonato do Mundo de Espanha, por lesão, foi determinante na primeira vitória da equipa do Eixo-viário na presente época desportiva sobre o arqui-rival, ao anotar 28 pontos, em 40 minutos e 27 segundos.
O extremo poste foi ainda o rei dos ressaltos, com nove, sendo cinco ofensivos e quatro defensivos.
Já nos lançamentos dos dois pontos esteve simplesmente impecável, obtendo uma percentagem de 89 por cento.  Dos nove arremessos tentados, Leonel Paulo converteu oito, ao passo que nos lançamentos a longa distância converteu dois dos quatro tentado (50 por cento).
Com uma média de 23 pontos por jogo nesta fase derradeira da prova, Leonel Paulo cimenta cada vez mais o seu estatuto de líder da equipa petrolífera.
Em face de excelente exibição patenteada frente ao 1º de Agosto, Leonel Paulo que é seguramente uma das apostas para o Campeonato Africano das Nações da Tunísia, prova a decorrer de 19 a 30 de Agosto do ano em curso, competição selectiva aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, em 2016, recebeu 38 de valorização.
O recém-chegado Emanuel Quezada, que cumpre a sua primeira época no basquetebol angolano é outra das unidades que também se têm destacado na formação liderada pelo camaronês Lazare Adingono.
Depois de ter marcado 28 pontos na vitória frente ao Grupo Desportivo Interclube, por 100-80, no arranque da fase de qualificação, o dominicano naturalizado norte-americano anotou 15 pontos, e é nesta altura o segundo melhor marcador dos petrolíferos da capital, com 43 pontos.
Para além de conduzir de forma competente o jogo ofensivo da equipa tricolor, Quezada tem se destacado nos lançamentos a longa distância.
Ao contrário do que tem acontecido, Quezada sofreu sábado uma forte marcação e dos sete lançamentos a longa distância tentados, converteu apenas um.
Já o extremo base Roberto Fortes que na ronda inaugural da fase de qualificação havia marcado 18 pontos, frente ao 1º de Agosto, não foi além dos sete pontos, em 40 minutos e 27 segundos. O poste Jason Cain soma 27pontos.

Após a disputa da dupla jornada do final de semana, Recreativo do Libolo e Atlético Petróleos de Luanda partilham a liderança, ambos com quatro pontos, seguidos do 1º de Agosto, com dois pontos, menos um jogo. Interclube soma igualmente dois pontos, ao passo que o Atlético Sport Aviação (ASA), com menos uma partida, ocupa a cauda da tabela classificativa, com apenas um ponto.

26 abril 2015

ANGOLA : Resultado e Classificação da dupla jornada da fase qualificativa (BIC Basket)

1ª jornada
Interclube – Petro de Luanda (80-101)
Recreativo do Libolo – ASA (101-75)
1º de Agosto, folgou.
2ª jornada
1º de Agosto – Petro de Luanda (80-85)
Recreativo do Libolo - Interclube (79-78)
ASA, folgou.
Classificação:
1ª Petro de Luanda – 04 pontos
2ª Recreativo do Libolo – 04
3ª 1º de Agosto – 02
4ª Interclube - 02            
5ª ASA 02

ANGOLA : Petrolíferos superam militares



Pupilos de Lazare Adingono agigantaram-se no derradeiro quarto
Fotografia: Jornal dos Desportos
Depois de ter consentido cinco derrotas na presente época desportiva, o Atlético Petróleos de Luanda visitou e venceu ontem, no Pavilhão Vitorino Cunha, o arqui-rival, 1º de Agosto, por 85-80, em partida que centralizou as atenções da segunda jornada da série A da fase de qualificação da 37 edição do Campeonato Nacional e Basquetebol em seniores masculinos (BIC Basket).

A formação do Petro de Luanda, que entrou para a quadra algo pressionada,  em virtude dos cinco desaires na presente época desportiva, mostrou-se bastante apática, fundamentalmente, nas acções ofensivas, fruto da pressão defensiva exercida pelo Clube Central das Forças Armadas Angolanas.
Ante a passividade defensiva demonstrada pelos petrolíferos da capital, a equipa rubro e negra dominou a seu bel-prazer o quarto inicial, tendo anotado 25 pontos, contra 13 do seu opositor.Neste período, a equipa petrolífera por quatro ocasiões não conseguiu finalizar as suas jogadas, devido à pressão defensiva dos militares, que levaram a que os visitantes em 24 segundos não conseguissem "violar" a cesta da formação visitada.
 No segundo período, a equipa militar baixou literalmente de produtividade, ao contrário do seu opositor que mostrava coesão, quer nas acções ofensivas, quer nas acções defensivas. Em oito minutos, o 1º de Agosto tinha marcado, apenas sete pontos, facto que obrigou o técnico Paulo Macedo a solicitar um "time Out".
Já com o internacional angolana Armando Costa em quadra, a equipa militar conseguiu equilibrar o rumo dos acontecimentos, tendo marcado 21 pontos, contra 19 da formação forasteira, perfazendo 46-32 ao cabo dos primeiros 24 minutos, a favor dos militares.Apesar ter conseguido reduzir a desvantagem para cinco pontos (32-27), quando restavam quatro minutos e 17 segundos, os petrolíferos da capital permitiram que os militares voltassem a dilatar o placar (46-32).
Depois de um bom começo no terceiro período, os militares claudicaram na ponta final desta etapa, tendo permitido ao seu opositor reduzir a desvantagem para apenas quatro  pontos. Johne Pedro, poste que Paulo Macedo sacrificou na final da Taça de Angola, frente ao Recreativo do Libolo, esteve em grande destaque com os seus afundanços.

O terceiro período ficou marcado com a falta de coragem do árbitro Mbunga Pedro, que não deu ordem de expulsão ao internacional angolano, Edson Ndoniema, por este ter agredido literalmente o seu companheiro de selecção, Leonel Paulo.À semelhança do que tinha acontecido na final da Taça de Angola, a equipa rubro e negra voltou a claudicar no derradeiro quarto.

Certos e defender, eficientes no ataque, onde sobressaía Leonel Paulo, Emanuel Quezada, Pedro Bastos para além de Roberto Fortes, os petrolíferos da capital assaltaram o placar 75-76, quando restavam três minutos para o fim da partida. Leonel Paulo, com 28 pontos, foi o cestinha da partida, ao passo que no 1º de Agosto Reggie Moore, com 19 pontos, esteve em destaque.
 A actuação do trio de arbitragem constituído por António Bernado, Clésio Francisco, ambos de categoria internacional, e Mbunga Pedro, árbitro de primeira nacional, foi bastante contestada pelos técnicos. Ainda ontem, para a segunda jornada da série A da fase de qualificação, o Recreativo do Libolo recebeu e venceu, no Pavilhão do Dream Space, em Viana, o Interclube, por 79-78. Com este triunfo, os Libolenses e petrolíferos lideram a série A, ambos com quatro pontos, contra dois do 1º de Agosto e um do Atlético Sport Aviação (ASA).Nesta ronda, o Atlético Sport Aviação (ASA), folgou por imperativo de calendário.

BIC Basket
Apuramento aos play-off vale quatro milhões

A terceira fase do BIC Basket, que arrancou na sexta-feira, além de apurar os participantes nos play-off, vai distribuir um milhão de kwanzas a cada uma das quatro primeiras classificadas da série A e ditará duas despromoções na "B". Designada fase de qualificação, a série A envolve as cinco melhores classificadas da fase de grupos (2ª fase do BIC Basket) e disputa-se no sistema de todos contra todos a uma volta, apurando as quatro primeiras para as meias-finais dos play-off.
As meias-finais serão jogadas a melhor de cinco jogos e a final a melhor de sete. O vencedor do BIC Basket recebe um valor montário de 1.500.000.00 de kwanzas.Na série B, integrada pelo 6º classificado do grupo A da etapa anterior e os cinco do B, as equipas defrontam-se no mesmo sistema, sendo que descem de divisão os dois últimos classificados.
O método de desempate do BIC Basket dá primazia ao resultado entre si. No caso de haver mais de duas formações com o mesmo registo de vitórias e derrotas, o critério de desempate seguirá a seguinte ordem:1 - Maior diferença de pontos nos jogos entre as equipas; 2- Maior número de pontos marcados nos jogos entre as equipas; 3- Maior diferençade pontos em todos os jogos do grupo; 4- Maior número de pontos marcados em todos os jogos do grupo.

TREINADOR
Lazare Adingono destaca paragem

O técnico do Petro de Luanda, Lazare Adingono, afirmou, sexta-feira, em Luanda, que a pausa que se registou no campeonato nacional de basquetebol sénior masculino (BIC Basket) foi positivo para sua equipa. Em declarações à imprensa, no final da partida em a sua equipa venceu o Interclube, na abertura da fase de acesso aos Play-off da competição, disse que os seus pupilos reagiram bem no jogo e está satisfeito pela atitude que eles tiveram com o adversário.O técnico do eixo – viário salientou que vão continuar com a mesma postura, porque nesta fase é uma maratona de jogo e a equipa que melhor tiver fisicamente vai conseguir o lugar nos play-off.

25 abril 2015

ANGOLA : Libolo derrota ASA na abertura das qualificativa aos Play-off

Luanda - O recreativo do Libolo venceu, sexta-feira, em Luanda, o Atlético Sport Aviação “ASA”, por 101-75, em partida da primeira jornada da fase qualificativa aos Play-off, do campeonato nacional de basquetebol seniores masculinos (BIC Basket).

Disputado no pavilhão do Dream Space, os detentores do BIC Basket dominaram todos os quartos com os seguintes resultados, 27-15, 49-36, 75-56 e 101-75.
Olimpio Cipriano, com 20, e Carlos Morais com 15 pontos foram os melhores cestinhas para o Libolo.
Já no ASA, Egidio Fonseca (23) e Zola Paulo (10) foram os melhores maçadores da sua equipa.
O Recreativo defronta o Interclube, sábado, para a segunda jornada de acesso aos Play-off do BIC Basket.

ANGOLA : Petro de Luanda começa fase qualificativa com chapa 100

Luanda - O Petro de Luanda começou sexta-feira, em Luanda, a primeira jornada da fase qualificativa de apuramento aos Play-off do campeonato nacional de basquetebol seniores masculinos (BIC Basket) com o “pé direito”, ao derrotar o Interclube, por 100-80.

Na partida, disputada no pavilhão 28 de Fevereiro, a formação do Eixo–Viário dominou os quartos períodos com o seguinte resultado, 1º (28-27), 2º (58-39), 3º (75-66) e 4º (100-80).
O base do Petro de Luanda, Emanuel Quezada, foi o melhor marcador com 28 pontos seguido pelo seu colega de equipa Jason Cain, com 19.
Na agremiação da equipa, afecta ao Ministério do Interior, saíram melhores cestinhas Kevin  Foster, com 15, e Paulo Barros, com 11.
Com arbitragem de Francisco Pacheco, coadjuvado por António Bernardo e Francisco Pacheco as equipas marcaram da seguinte forma:
Interclube – Emanuel António (04), Eric Norman (06), Francisco Horacio (02), Osvaldo Viera (08), José António (02), Romenig Samba (06), Paulo Santa (11), Jorge Tati (06),  Miguel Kiala (09), Abdel Gomes (03), Kevin Foster (15) e Quentrel Thomas (08).
Técnico: Alberto Babo.
Petro de Luanda – Pedro Basto (02), Roberto Fortes (18), Vladimir Jerónimo (00), Paulo Santana (05), Emanuel Quezada (28), Leonel Paulo (18), Domingos Bonifácio (06), Hermenegildo Mbunga (04), João Fernandes (00), Gerson Gonçalves (00), Edson Rosário (00) e Jason Cain (19).
Técnico: Lazare Adingono.

24 abril 2015

ANGOLA : Interclube conquista provincial de Luanda em feminino

O Interclube conquistou esta noite (quinta-feira), em Luanda, o Campeonato Provincial de Luanda em basquetebol sénior feminino, ao vencer no pavilhão 28 de Fevereiro o 1º de Agosto, por 58-56, na terceira partida dos Play-offs a melhor de cinco.

As “polícias” precisaram apenas de três jogos para retirar o título da posse dos “militares”, alcançando igual número de vitórias.
Hoje, as pupilas de Jaime Covilhã dominaram o primeiro quarto, vencendo por três pontos de diferença (10-13), assim como no período seguinte, indo ao intervalo em vantagem por 22-26.
No reatamento, as duas agremiações entraram muito equilibradas, mas na ponta final o Interclube tomou conta do jogo e passou a frente no marcador (45-41).
No quarto decisivo, as comandadas de Nasir Salé conseguiram manter a vantagem, fruto da solidez defensiva e eficácia nos minutos finais.
A base Sara Ogoke, do 1º de Agosto, foi a melhor marcadora com 14 pontos, seguida da sua colega de equipa Fineza Eusébio, com menos um.
As “polícias” tiveram como melhores cestinhas Pauline Nkonga e Italee Lucas, ambas com 13 pontos.
Com arbitragem de Fernando Pacheco, Francisco Tando e Osvaldo Neto, as equipas marcaram da seguinte forma:
Interclube – Elsa Eduardo (02), Italee Lucas (13), Merciana Fernandes (00), Rosimira Daniel (00), Astrida Vicente (02), Ângela Cardoso (04), Nadir Manuel (05), Felizarda Jorge (08), Angelina Golome (00), Ngienduala Filipe (11), Luísa Simão (00) e Pauline Nkonga (13).
Técnico: Nasir Salé
1º de Agosto – Fineza Eusébio (13), Letícia André (00), Rosa Gala (06), Isabel Francisco (08), Indira José (00), Sónia Guadalupe (08), Luísa Tomas (02), Helena Zumo (00), Ana Gonçalves (05), Sarah Ogoke (14), Joana Balanga (00) e Cristina Oliveira (00).
Técnico: Jaime Covilhã

23 abril 2015

ANGOLA : Interclube espreita o título



As caampeãs africanas conseguiram na presente época desportiva duas importantes vitórias no Pavilhão Victorino Cunha
Fotografia: Jornal Desportos
A equipa sénior feminina do Grupo Desportivo Interclube pode confirmar hoje a conquista do título do Campeonato Provincial de Luanda, caso vença logo mais, a partir das 19h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o arqui-rival 1º de Agosto, na terceira partida dos play-off à melhor de cinco.

Depois de conseguir duas importantes vitórias (77-58 e 56-49), em pleno Pavilhão Victorino Cunha, as comandadas do moçambicano Nasir Salé podem sentenciar hoje a eliminatória, em caso de novo triunfo sobre as militares, que podem contar já com os préstimos da capitã Nacissela Maurício, que falhou as primeiras duas partidas dos play-off por lesão.
Apesar da vantagem (duas vitórias contra nenhuma da sua opositora), o técnico moçambicano ao serviço do Grupo Desportivo Interclube, campeão africano em título, mostrou-se cauteloso na abordagem do jogo de mais logo, no Pavilhão 28 de Fevereiro, que pode registar uma enchente.
“Estamos a defrontar uma grande equipa, com jogadoras que possuem qualidades técnicas invejáveis e sobretudo muito bem orientadas. Estamos em vantagem na eliminatória mas ainda não ganhámos nada. Vencemos dois jogos no terreno alheio e creio que o 1º de Agosto pode fazer o mesmo. Por isso, temos que entrar para a partida com grande determinação para não sermos surpreendidos em nossa casa”, alertou o técnico Nasir Salé que cumpre a sua primeira época desportiva no basquetebol angolano, depois de ter “abandonado” a sua terra natal (Moçambique).
Ao contrário do técnico militar, que não pode contar com algumas pedras nucleares, o técnico da turma da Polícia Nacional vai contar com todas as suas principais unidades, com destaque para a base Itale Lucas, de nacionalidade italiana.
A formação do Grupo Desportivo Interclube vai aproveitar o factor casa para somar mais um triunfo e, consequentemente, a conquista do título do Campeonato Provincial da modalidade.
A equipa rubra e negra, em desvantagem (0-2), é obrigada a vencer esta noite a sua opositora, sob pena de dizer adeus ao título do Campeonato Provincial.
Jaime Covilhã, técnico principal do 1º de Agosto, mostrou-se optimista quanto a reviravolta da eliminatória nos play-off, que estão a ser jogados à melhor de cinco partidas.

“Penso que as coisas não nos correram bem nas duas primeiras partidas. Vamos lutar no sentido de forçarmos o quinto jogo, pesar de reconhecermos as potencialidades da equipa do Grupo Desportivo Interclube.”

Ainda hoje, para as classificativas do terceiro e quarto lugares, o Grupo Desportivo O Maculusso e Universidade Lusíada voltam a medir forças. As duas equipas estão igualadas com uma vitória cada.
MC

22 abril 2015

ANGOLA : Equipas do BIC Basket acertam pormenores



Perdida a Taça de Angola militares têm baterias viradas para o Campeonato da bola ao cesto
Fotografia: José Soares
As dez formações, que disputam a 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino (BIC Basket), acertam nesta altura os últimos pormenores, com vista o arranque da fase de qualificação que amanhã faz disputar uma partida de série B.

O Grupo A que engloba as equipas que vão disputar o título da 37ª edição do BIC Basket, designadamente, Recreativo do Libolo, campeão nacional em título, 1º de Agosto, Atlético Petróleos de Luanda e Atlético Sport Aviação (ASA), entram em cena apenas na sexta-feira, com a disputa da primeira jornada da fase de qualificação.
Nessa altura as equipas ultimam a preparação para atacar a etapa derradeira do Campeonato Nacional da “bola ao cesto”, cujo encerramento está previsto para o mês de Maio.
Marinha de Guerra e Universidade Lusíada dão amanhã o pontapé de saída, da fase de qualificação, partida marcada para as 18h00, no Pavilhão Victorino Cunha.

Fazem parte da série B de qualificação, o Sporting de Benguela, sexto classificado do Grupo A, Universidade Lusíada, Marinha de Guerra, Progresso Associação Sambizanga e Futebol Clube Vila Clotilde que vão disputar no sistema de todos contra todos a uma volta.
Entretanto, a fase de qualificação vai ser disputada em duas séries A e B. As cinco melhores classificadas do Grupo A compõem a Série A, que vão disputar entre si no sistema de todos contra todos a uma volta, qualificam-se para o play-off as quatro primeiras colocadas.

Disputam as classificativas do quinto e décimo lugar, seis equipas. O quinto classificado da série A e o primeiro, segundo, terceiro, quarto e quinto da série B, que vão competir entre si no sistema de todos contra todos a uma volta.
As quatro equipas melhor classificada da série A vão disputar o play-off, beneficiam de um prémio no valor de um milhão de kwanzas (1.000.000,00 kz), pela qualificação.

De acordo com os regulamentos da prova, devem competir no sistema de eliminatórias primeiro com o quarto classificado e o segundo com o terceiro classificado, jogam as meias finais a melhor de cinco jogos. As equipas vencedoras vão jogar a final a melhor de sete, ao passo que as formações vencidas devem jogar as classificativas do terceiro e quarto lugar a melhor de três jogos. O emparceiramento das equipas pode ser encontrado pela classificação geral das equipas na fase de qualificação.

21 abril 2015

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE BASQUETEBOL DA CIDADE DE MAPUTO: Desportivo vence e assalta liderança



O DESPORTIVO tomou de assalto a liderança do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em seniores masculinos, após vitória por 71-68 sobre o rival Ferroviário, na partida mais importante da jornada dupla.
Era o prato forte da 13.ª jornada da prova, e os “alvi-negros” aproveitam a vitória para se isolarem no comandado da tabela classificativa, agora com 27 pontos, mais um que os “locomotivas’’.
Aliás, as duas formações entraram para esta ronda empatadas a 32 pontos, mas o Ferroviário ganhava vantagem no “point-average”.
Noutras partidas da ronda o Costa do Sol derrotou a UP B por 96-38. A A Politécnica bateu o Maxaquene por 58-51.
No sábado rodou a 14.ª ronda, com o Desportivo a derrotar a UP A por 60-52. O Aeroporto venceu a UP B por 61-61. O Costa do Sol perdeu com o Maxaquene por 53-66. O Ferroviário bateu a A Politécnica por 59-52.
Em femininos rodou a nona jornada, com o Ferroviário a confirmar a hegemonia. As “locomotivas” vergaram a UP por 92-34. O Costa do Sol derrotou a A Politécnica por 52-38 e o Maxaquene humilhou o rival Desportivo por concludentes 113-22.
O Ferroviário lidera com 18 pontos, mais dois que o segundo classificado, Costa do Sol.

ANGOLA : Cipriano e Morais fortalecem Libolo



Olímpio Cipriano e Carlos Morais podem ser decisivos na luta do título do BIC Basket na presente época
Fotografia: Eduardo Pedro
A integração de Olímpio Cipriano e Carlos Morais, ambos internacionais angolanos, no plantel do Recreativo do Libolo, deram maior consistência ao grémio de Calulo, que sábado último venceu com categoria a final da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino, ao derrotar na final o 1º de Agosto, por 70-79.
Depois de cumprirem um longo período de recuperação, após intervenção cirúrgica a que foram submetidos, ambos ao joelho esquerdo, Carlos Morais e Olímpio Cipriano têm sido os principais responsáveis pela recuperação da formação do Recreativo do Libolo que sacudiu a crise de resultados que afectou o plantel, fundamentalmente, na fase regular da 37ª edição do Campeonato Nacional da "bola ao cesto", agora designado BIC Basket.
Sem Carlos Morais e Olímpio Cipriano a equipa do Recreativo do Libolo perdeu o seu pendor ofensivo, tendo perdido no início da presente época desportiva a Supertaça Wlademiro Romero a favor do Atlético Petróleos de Luanda.
A onda de lesões contribuiu igualmente para a péssima campanha realizada na fase regular da edição 37 do BIC Basket, onde não foi para além do terceiro lugar da prova, atrás do 1º de Agosto e Atlético Petróleos de Luanda.
Com o regresso dos internacionais angolanos, Norberto Alves, português ao serviço da formação do Recreativo do Libolo passou a ter mais opções, tendo a sua equipa melhorado o seu jogo ofensivo.
Sábado, na final da Taça de Angola, frente ao 1º de Agosto, partida disputada no Pavilhão Principal da Cidadela, Carlos Morais e Olímpio Cipriano, atletas que marcaram a sua estreia a nível da Selecção Nacional em 2005, no Campeonato Africano das Nações de Argel, Argélia, foram decisivos na conquista da aludida competiçãoAmbos contribuíram com 43 pontos. Olímpio Cipriano em 38 minutos e 18 segundos anotou 23 pontos, ao passo que o seu companheiro de equipa e da Selecção Nacional contribuiu com 20 pontos em 42 minutos e 53 segundos.Carlos Morais esteve melhor nos lançamentos a longa distância, conseguindo uma percentagem de 33, contra 25 por cento de Olímpio Cipriano.
Já nos lançamentos de dois pontos, Cipriano esteve em destaque com 67 por cento, contra 33 por cento de Carlos Morais.
A excelente actuação dos internacionais angolanos permitiu ao Recreativo do Libolo erguer pela terceira vez a Taça de Angola, depois de conquistar as edições de 2010 e 2011.
Apesar de não estar ainda em plena forma desportiva, Olímpio Cipriano e Carlos Morais constituem os principais esteios do técnico espanhol Moncho López, que este ano vai dirigir a Selecção Nacional no Campeonato Africano das Nações da Tunísia, prova a decorrer de 19 a 30 de Agosto próximo, competição selectiva aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, em 2016. 

Espectáculo  -  FAB investe na organização profissional

A Federação Angolana de Basquetebol está apostada em parcerias de profissionais por forma a tornar mais atractivo os jogos e defende a criação do hábito de pagar para estar presente nos eventos, disse à Angop em Luanda o seu Presidente, Paulo Madeira.
Em entrevista à Angop para fazer o rescaldo da final da Taça de Angola, disputada sábado no Pavilhão da Cidadela, o responsável da "bola ao cesto" nacional acredita que investindo numa organização profissional do espectáculo desportivo, mais facilmente se atraem os patrocinadores. 
"As empresas que patrocinam o desporto precisam de alguma forma de estar gratificadas. Estes patrocinadores só são atraídos se efectivamente do ponto de vista organizacional conseguimos fazer as coisas com organização, bem estruturadas", disse, justificando a parceria para a final da Taça com uma entidade especializada em realização de eventos.
Segundo Paulo Madeira, o objectivo foi atingido no jogo da final em que o Recreativo do Libolo venceu o 1º de Agosto por 79-70, quer do ponto de vistas competitivo, quer da organização, segurança e comodidade do público.
Mostrou-se satisfeito com a presença do público, tendo acorrido à Cidadela cerca de 4500 pessoas numa lotação de oito mil, e apelou que essa prática se generalize pois, referiu que ainda não há a cultura de pagar para se ver o espectáculo.
"Penso que é importante criarmos o hábito de pagar para estar presentes nos eventos. Não há esta cultura infelizmente. Deu para perceber que conseguimos ter 4500 pessoas pagantes, de acordo com o nosso controlo. É importante criar essa cultura. por isso a parceria com a Majoco acaba por resultar bem. Os eventos normalmente não tem apenas a componente espectáculo,. tem uma componente de produção e suporte ao espectáculo que é sempre necessário que seja feita com profissionalismo", explicou.
Justificou a opção da parceria, com a qual a FAB está satisfeita. "Escolhemos esta empresa porque que nos últimos tempos tem estado connosco, tem sido nossa parceira até nos momentos de dificuldades, quando não há recursos. Neste momento também estamos com dificuldades, mas a Majoco felizmente correspondeu."
Para Paulo Madeira, do ponto de vista da segurança, estabilidade, da gestão do próprio pavilhão, do público, a final decorreu "com normalidade".
"Isso é o que pretendemos. Que não haja tumultos, situações estranhas ao jogo e que as pessoas possam estar com as suas famílias e desfrutarem da magia que o basquetebol nacional já pode oferecer", disse o entrevistado da Angop.

20 abril 2015

CABO VERDE : Torneio Município da Praia

Arranca na próxima terça-feira, 22, o torneio de basquetebol em homenagem ao dia do Município da Praia, que se celebra a 19 de Maio. Os jogos terão lugar no Pavilhão Vavá Duarte, em Chã de Areia.

No escalão sénior masculino, oito equipas disputam o título: Bairro, ABC, Lenfer, Seven Stars, Prédio, Órgãos, Delta e Assomada. E seis equipas vão medir forças no feminino: ABC, Órgãos, Seven Stars, Acadesporto, Amibasket e EBP.
Esta será a quinta edição do Torneio do Município da Praia de Basquetebol. Na categoria sénior, Seven Stars já conquistou por duas vezes a taça - 2011 e 2013. Já o ABC venceu o torneio de 2012 e Bairro em 2014.

19 abril 2015

ANGOLA : Taça - falam os treinadores

Paulo Macedo lamenta perda titulo da taça de Angola

Luanda - O técnico do 1° de Agosto, Paulo Macedo, lamentou esta noite a perda do titulo da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino, referindo que a equipa começou bem a partida, mas foi incapazes de manter a vantagem, o que resultou na derrota, por 70-79, em jogo da final desta prova.

Falando à imprensa no final do desafio disputado no pavilhão principal da Cidadela, o treinador do clube "militar " disse desconhecer a razão que causou o desaire, realçando que o grupo entrou bem quer na transição de bolas como na finalização, mas não resistiu a pressão adversária e foram ultrapassados no marcador.
"As coisas não começaram a correr bem, procuramos dar outras soluções com os lançamentos exteriores, mas as bolas não entravam, agora é levantar a cabeça e continuar a trabalhar para fase final do BIC Basket", lamentou.
Com este troféu, a formação do Cuanza Sul soma três contra nove dos rubros e negros.

Taça: Libolo soube lidar com frustração dos três primeiros períodos - técnico

Luanda - O treinador do Recreativo do Libolo, Norberto Alves, disse sábado que o triunfo na final da taça de Angola se deveu à boa gestão da "frustração" dos três primeiros quartos do jogo com o 1º de Agosto.

 Falando à Angop, no pavilhão da Cidadela em Luanda, após triunfo de 79-70, o técnico frisou que tiveram de accionar o plano B no quarto período, face ao insucesso nos anteriores.
A vitória baseou-se fundamentalmente em lidar com três períodos em que não jogaram bem.
“Mas o mais importante quando isso acontece é manter a esperança de que as coisas mudam, acreditar no trabalho, nos jogadores” disse, acrescentando que depois no quarto período,
“soltamo-nos um pouco mais,, com inteligência, saber quando pôr a bola, e felizmente conseguimos”.
Em relação á adaptação de Cipriano, disse que foi uma estratégia que prepararam como plano alternativo se o jogo estivesse a correr mal”.
“Nós temos de ter planos A e B, estávamos a precisar de ir buscar o jogo e precisávamos de um jogador muito agressivo com a bola na mão e pusemos o Olímpio a jogar a primeiro base”, declarou Norberto Alves, que fez os últimos 12 minutos com um ‘base’ adaptado.  
Quanto a prestação da dupla Carlos Morais (20 pontos e 4 triplos) e  Olímpio Cipriano (23 pontos e 4 assistes), que vêm de paralisações longas por lesão, explicou:
“São jogadores experientes, conhecem muito bem o jogo, conhecem como se ganham os jogos, e souberam lidar com a frustração de nos três primeiros períodos não jogarmos bem.                                                                                                                                                                                                                                       Pois, mas o jogo acaba no fim. E como se costuma dizer, o azeite vem sempre ao de cima, veio ao de cima a qualidade deles”. Confirmou também o fim prematuro da temporada para o seu principal base, Milton Barros, lesionado desde Março e que segue na próxima semana a Portugal para tratamento.
“O Milton, infelizmente acabou a época para ele. Teve uma ruptura do ligamento cruzado num jogo com o ASA numa pancada que levou. Mas está aqui connosco de corpo e alma, a ajudar-nos, a sofrer e ele merece também muito esta vitória”.
Dedicou o triunfo ao presidente do Recreativo do Libolo, Rui Campos, por estar sempre presente com a equipa “nos bons e nos maus momentos. Queremos dedicar essa taça a ele, merece-a muito”.    

ANGOLA : Recreativo do Libolo conquista Taça de Angola

Luanda - O Recreativo do Libolo conquistou a taça de Angola em basquetebol sénior masculino ao derrotar esta noite o 1º de Agosto por 79-70 no pavilhão da Cidadela desportiva, em Luanda.


Recreativo do Líbolo - 1º de Agosto
Foto: Henri Celso
Resultados parciais:
1º quarto - 16-17
2º  quarto - 29-36
3º quarto - 50-58
4º quarto - 79-70
Melhor marcador: Olímpio Cipriano (23)
Árbitros: Fernando Pacheco, Carlos Júlio, David Manuel
Recreativo do Libolo (79) - Olímpio Cipriano (23), Carlos Morais (20), Elmer Feliz (2), Valdelicio Joaquim (11), Eduardo Mingas (12) - cinco Inicial - Luis Costa (2), Vlademir Pontes (00), Braulio Morais (1), Ezequiel  Silva (-),  Eric Coleman (8), Joseney  Joaquim (-)
Treinador: Norberto Alves
1º de Agosto (70) - Reggie Moore (10), Felizardo Ambrósio (7), Hermenegildo Santos (6), Edmir Lucas (11), Islando Manuel (8) - cinco incial - Edson Ndoniema (6), Armando Costa (3), Francisco Sousa (3), Jone Pedro (-), Joaquim Gomes (10), Mohamed Melick (-), Roderick Nealy (8)
Treinador: Paulo Macedo

18 abril 2015

ANGOLA : Jogo grande



Amantes da modalidade acompanham a final da Taça de Angola
Fotografia: Jornal dos Desportos
As formações do 1º de Agosto e Libolo voltam a medir forças hoje a partir das 19h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, para decisão da final da Taça de Angola em basquetebol seniores masculino. A equipa militar exibe no seu currículo, nada mais, nada menos, do que 13 troféus da aludida competição, luta para a 14ª taça, ao passo que o seu opositor, “novato” nas lides da “bola ao cesto” a nível nacional, procura o seu terceiro título, depois de conquistar as edições de 2010 e 2011.

Responsáveis pelo afastamento dos petrolíferos da capital, detentores do troféu, nas meias-finais da referida competição, com duas soberbas vitórias (99-71 e 106-93), os pupilos de Paulo Macedo têm o moral em alta, apesar de perderem o último confronto com o Recreativo do Libolo, isto para o Grupo A da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, agora designado BIC Basket.

Com um percurso invejável na presente época desportiva, onde em 23 jogos realizados, somou 21 vitórias, contra apenas dois desaires, a equipa rubro e negra  apresenta-se com um ligeiro favoritismo no desafio desta noite.

Aliás, a partida desta noite, pode  servir de acerto de contas, dado que os militares perderam na última semana frente aos libolenses por 92-97, para a penúltima jornada do Grupo A do BIC Basket.

O experiente base Armando Costa, liberado do castigo federativo, pode ser a principal novidade no “cinco” inicial do técnico Paulo Macedo, que já manifestou publicamente o desejo de vencer o primeiro título da época desportiva 2014/2015.
O internacional angolano, um dos eleitos do técnico espanhol Moncho López para o Campeonato Africano das Nações, prova a decorrer de 19 a 30 de Agosto do ano em curso, na Tunísia, tinha sido expulso no desafio da primeira mão das meias-finais, frente ao Atlético Petróleos de Luanda, por ter reclamado de uma decisão do árbitro Francisco Tando.
Para além do base Armando Costa, Paulo Macedo tem ainda Hermenegildo Santos e Francisco Sousa, que vão auxiliar o tetra campeão africano na condução do jogo ofensivo do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, que continua sem contar com os préstimos do extremo base Cedrick Ison, norte-americano de nacionalidade.Depois de ter sido operado nos Estados Unidos da América ao tornozelo esquerdo, Cedrick Ison continua a fazer trabalhos de recuperação.
Corrigidos os erros que ditaram a derrota militar frente ao Libolo, na última semana, Paulo Macedo vai colocar uma equipa que seja capaz de neutralizar as acções ofensivas do  opositor. Joaquim Gomes “Kikas”, Riggie Moore, Edimir Lucas, Mohamed Cissé Malick e Felizardo Ambrósio “Miller” vão ter a responsabilidade de comandar, quer o jogo ofensivo, quer o jogo defensivo.
Entretanto, o base Milton Barros pode desfalcar a formação do Recreativo do Libolo, devido a uma lesão. O internacional angolano deve seguir nos próximos dias para Lisboa, onde vai ser submetido a uma avaliação médica.

A integração de Carlos Morais e Olímpio Cipriano, ambos internacionais angolanos, fortaleceu os libolenses que conseguiram sacudir a crise de resultados que assolou o grupo durante a fase regular do BIC Basket.

Apesar de ter vencido o 1º de Agosto na última semana, Norberto Alves, português  ao serviço do grémio de Calulo, mostrou-se  cauteloso na abordagem do desafio desta noite.

“Penso que será mais um jogo difícil, a semelhança do que aconteceu na última semana. Estamos preparados para criar dificuldades ao nosso adversário”, alertou Norberto Alves.

 Valdelício Joaquim e Eduardo Mingas, ambos internacionais angolanos, vão seguramente liderar o jogo interior do Libolo.

ARBITRAGEM
FAB elege trio internacional


Carlos Júlio, Fernando Pacheco “Baganha” e David Manuel, todos de categoria internacional, foram o juízes escolhidos pelo Conselho de Arbitragem da Federação Angolana de basquetebol, para apitar a final da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino que envolve as equipas do 1º de Agosto e Recreativo do Libolo, partida marcada para hoje às 19h00, no Pavilhão principal da Cidadela Desportiva.

Dado a responsabilidade da partida, o conselho decidiu indicar três conceituados árbitros internacionais, com particular realce para Carlos Júlio e Fernando Pacheco “Baganha”, este último a cumprir o seu último ano de apito.

Por seu lado, David Manuel é um dos promissores árbitros que tem dado cartas particularmente no Campeonato Nacional sénior masculino (BIC Basket), a par de Francisco Tando e António Bernardo.

Tony Sofrimento, secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol e director de Marketing e Relações Internacionais do órgão reitor da modalidade, foi indicado como comissário ao jogo.                    
M.C
Ingressos* venda
Majoco coloca quatro mil bilhetes

Majoco, empresa de direito angolano, vai colocar hoje quatro mil bilhetes para a final da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculino, de acordo com Juscelino Silva director geral da referida empresa.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o responsável da empresa Majoco, Juscelino Silva, confirmou que os ingressos começaram a ser comercializados hoje, a partir das 10h00, nas bilheteiras do Complexo da Cidadela Desportiva, ao preço único de mil kwanzas.
"Os bilhetes estão à disposição dos amantes do basquetebol a partir das 10h00 de amanhã (hoje) ao preço único de mil kwanzas", revelou Juscelino Silva.
Os camarotes e a tributa vip estão reservados para os convidados da direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB),
Os portões vão ser  abertos a partir das 17h00, ou seja, duas horas antes do início da partida.    
RANKING
Militares e petrolíferos dominam pódio

O 1º de Agosto e o Atlético Petróleos de Luanda, dois dos melhores emblemas do país a nível da “bola ao cesto”, lideram o pódio da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculino.

O Clube Central das Forças Armadas Angolanas conta no seu palmarés com treze troféus conquistado da Taça de Angola, ao passo que o seu arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda conta com 12 taças arrebatadas. As duas agremiações acumulam ,nada mais, nada menos, do que 25 troféus, o que atesta perfeitamente o poderio desta duas colectividades.

Atlético Sport Aviação (ASA) e Recreativo do Libolo somam cada dois troféus. A formação aviadora conquistou as edições de 1993 e 1999. Por seu lado, os libolenses que apareceram na arena do basquetebol nacional em 2008 venceram as edições de 2010 e 2011.

A extinta equipa do Dínamo conquistou a Taça de Angola em 1989, interrompeu na altura uma sequência de quatro vitórias consecutivas da equipa rubro e negra.                  
M.C  

17 abril 2015

MOÇAMBIQUE : Ferroviário e Desportivo discutem liderança

FERROVIÁRIO e Desportivo defrontam-se hoje, a partir das 20.15 horas, pela liderança do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em seniores masculinos, em jogo da 13.ª jornada, a penúltima. O encontro realiza-se no pavilhão dos “alvi-negros”.
Perspectiva-se um desafio bem disputado entre formações que partilham o primeiro lugar com 19 pontos.
A anteceder este “clássico” de basquetebol, o Costa do Sol mede forças com a UP às 18.30 horas.
No pavilhão d’A Politécnica, a turma da casa mede forças, a partir das 19:30 horas, com o Maxaquene. Os “tricolores” atravessam um mau momento de forma e procuram redimir-se diante dos “universitários”.
À mesma hora, a UP “B” mede forças com o Aeroporto no campo do Ferroviário.

MOÇAMBIQUE : “AFRICANO” DE BASQUETEBOL SUB-16: Combinado nacional já está em preparação

A SELECÇÃO Nacional de basquetebol masculino na categoria de sub-16 já trabalha tendo em vista a sua participação nas eliminatórias do acesso ao Campeonato Africano da modalidade que terão lugar de 25 a 30 de Maio, no Botswana.
Os trabalhos da Selecção Nacional começaram no sábado com a apresentação dos atletas e posterior treino que foi basicamente de aquecimento, no pavilhão do Estrela Vermelha.
A equipa de todos nós tem como meta chegar ao Campeonato Africano, mas sabe que a missão não será nada fácil.
Aliás, no Botswana, Moçambique terá de enfrentar selecções difíceis como a de Angola, a grande favorita à qualificação, para África da anfitriã, o Malawi, Zimbabwe, Zâmbia e Namíbia.
A Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) pré-convocou para esta missão trinta jogadores, a saber: Wilson de Castro, Edson Chavane, Cleiton Fuel, Alton Juma e Fernando Balane (Desportivo de Maputo).
Fernando Muianga, Mauro Gimo, Carlos Francisco, Sudecar Novela e Eldemiro Castigo (Maxaquene). Edmilson Natal, Viegas Bila, Cristóvão Pepa, Didimalangue Armando, Óscar Júnior e Luís Júnior (Costa do Sol).
Marlon Amusse, Aquino Manave (Ferroviário de Maputo). Dércio António e Alberto Narciso (Liga Desportiva de Maputo). Kelvin Andicene e Sílvio Vidamão (Ferroviário de Quelimane).
 Wiliam Brito e Ndengo Buvana (Ferroviário da Beira). Moisés Camphata e Filipe Zhanje (Instituto Politécnico de Tete).
Michael Chade e Ernesto Dambi (Nampula). Hermenegildo Laise e Eliseu Zaba (Chimoio).
Deste lote, apenas 12 atletas é que irão constar da convocatória final a ser anunciada nos meados do próximo mês.

ANGOLA : Quinze títulos em jogo na final da taça de Angola

 O 1º de Agosto e o Recreativo do Libolo disputam, no próximo sábado, no pavilhão da Cidadela, o troféu da Taça de Angola em basquetebol seniores masculinos, numa final a ser jogada em apenas uma partida, ao contrário das duas que aconteciam anteriormente.

Opostamente aos últimos anos em que a final era disputada em dois jogo e as vezes com um terceiro encontro, denominado de finalíssima, desta vez num único desafio militares e libolenses vão tentar conquistar a segunda maior prova do calendário da Federação Angolana de Basquetebol.
As duas equipas totalizam quinze títulos conquistados, com proeminência para os agostinos, aliás são os detentores do maior número de troféus no geral, com 13, e a turma de Calulo tem apenas dois, vencidos em 2010 e 2011. O Petro de Luanda é a segunda equipa mais titulada desta competição, com doze taçasO Recreativo do Libolo, campeão nacional e africano, com certeza vai querer repetir a proeza de 2010, altura em que venceu a sua primeira taça, justamente diante do 1º de Agosto, e para isso poderá contar com os seus principais atletas, Carlos Morais e Olímpio Cipriano, que nos últimos jogos do campeonato (Bic Basket) já deram os seus contributos, recuperados que estão das lesões que os apoquentavam há algum tempo.  A esses juntam-se Eduardo Mingas, Valdelício Joaquim, Bráulio Morais e Luís Costa.  
A grande ausência na turma de Calulo é do base Milton Barros, encontra-se lesionado e será avaliado em Portugal nos próximos dias.
Já os militares, que ergueram esta taça pela última vez em 2012, vão tentar recuperar o troféu, em posse do Petro de Luanda há dois anos, e para concretização do objectivo vão contar com as experiências  de Kikas Gomes, Reggie Moore, Armando Costa e Felizardo Ambrósio e dos jovens Edmir Lucas e Hermenegildo Santos.
Esses dois conjuntos sempre que se encontram protagonizam um bom espectáculo de basquetebol, em virtude dos seus excelentes executantes, sendo o último acontecido na semana passada, onde a formação do Cuanza Sul quebrou a invencibilidade da turma do Rio Seco, a quem venceu por 97-92, em jogo da fase de grupos do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino.
 As formações do 1º de Agosto e do Recreativo o Libolo, a lutarem também pelo ceptro do Bic Basket, para chegarem à final deixaram pelo caminho o Petro de Luanda e o Progresso do Sambizanga, respectivamente

ANGOLA : Malick enaltece competitividade



Mohamed Malick é uma das apostas de Paulo Macedo para a final da Taça de Angola
Fotografia: M. Machangongo
Aos 21 anos de idade, Mohamed Cissé Malick, extremo, 92 kg, 1, 97, é hoje, um dos esteios da equipa principal de basquetebol do 1º de Agosto, conjunto que amanhã vai procurar conquistar o seu primeiro título da época desportiva 2014/2015, quando defrontar a partir das 19h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Recreativo do Libolo, para a decisão da final da 27ª edição da Taça de Angola.

Há sensivelmente dois anos no Clube Central das Forças Armadas Angolanas, Mohamed Cissé Malick, aos poucos vai se tornando numa verdadeira revelação na presente época desportiva na equipa rubro e negra.
Formado nas Formiguinhas do Canzenga, agremiação que nos últimos tempos tem colocado jovens nos mais variados clubes da capital, Mohamed Cissé Malik tem conquistado aos poucos o  espaço na formação militar.
Apesar do talento enorme que exibe, Cissé tem sido pouco utilizado pelo técnico Paulo Macedo, muito em função da competitividade existente no plantel do Clube Central das Forças Armadas Angolanas.
Ainda assim, o jovem jogador sente-se motivado para continuar a trabalhar para que num futuro muito breve posso conquistar o seu espaço.
Com uma técnica individual acima da média, Mohamed Cissé Malick é seguramente, dos poucos jogadores do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino que consegue desequilibrar as defesas contrárias nas jogadas de um contra um, para além de ter boa percentagem nos lançamentos à longa distância.
Malick começou por agradecer os técnicos que muito contribuíram para o seu ingresso na equipa principal do 1º de Agosto.
“Antes de tudo, gostaria de agradecer ao Clube Formiguinhas do Cazenga equipa onde apreendi o ABC do basquetebol com os técnicos Eduardo Raul e João Paulo Formosa. Neste particular, gostaria também de enaltecer a figura do meu tio, Jacinto Pemba, que muito me ensinou sobre as técnicas individuais”.
Relativamente à presente época desportiva, onde tem merecido alguma confiança do técnico Paulo Macedo, Mohamed Malick afirmou “que vai continuar a trabalhar para mereceu mais oportunidades da equipa técnica”.
“Eu tenho estado a trabalhar ao máximo na presente época desportiva para poder ter a confiança do treinador e por via disso continuar a jogar. Como sabe, ingressei na equipa há sensivelmente dois anos, mas naquela altura, apesar de pertencer ao 1º de Agosto ainda cheguei a representar as cores dos Amigos de Viana”. 
O extremo de 21 anos de idade, 92 kg, 1, 97 de altura, reconheceu por outro lado, que foi extremamente difícil a integração no plantel principal da equipa militar, onde pontificam nomes como de Joaquim Gomes  “Kikas”, Reggie Moore, Felizardo Ambrósio, Armando Costa, Edmir Lucas, Roderick Nealy entre outros.
“É sempre difícil para qualquer jogador que decida representar as cores do 1º de Agosto, chegar, ver e vencer. O 1º de Agosto foi sempre e sempre será um dos maiores emblemas do nosso país, logo, apresenta os melhores jogadores, daí que, é sempre muito difícil para um jovem jogador que não tendo saído das escolas, integrar o plantel principal”, reconheceu Mohamed Malick. O extremo da equipa militar considerou salutar a luta que os grandes têm travado na presente temporada.
“Creio que temos assistido bons jogos de basquetebol não apenas ao nível das equipas que lutam pelo título nacional. Nós temos realizado o nosso trabalho porque a nossa meta é conquistar todos o troféus em que estivermos engajados”. 

Apuramento aos Jogos Olímpicos“Angola pode conquistar o Afrobasket”
Apesar do núcleo duro da Selecção Nacional estar praticamente formado para a Campanha da Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculino, que este ano vai em busca do passe de acesso aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, Brasil, em 2016, no Campeonato Africano das Nações da Tunísia, prova a decorrer de 19 a 30 de Agosto do ano em curso, o jovem Mohamed Cissé Malick também almeja constar no lote dos convocados do técnico espanhol, Moncho López.
“Todo e qualquer jogador sonha em representar a Selecção Nacional e eu, como é evidente, também almejo um dia representar as cores do meu país e se for já este ano ficaria muito feliz. Sou muito jovem e ainda tenho muito caminho a percorrer. Vou continuar a trabalhar de forma árdua no meu clube porque só desta maneira é que poderei chegar a Selecção Nacional”, reconheceu Mohamed Cissé Malick.
O extremo do 1º de Agosto mostra-se confiante na conquista do Afrobasket da Tunísia e consequentemente, marcar pela sétima vez a sua presença em Jogos Olímpicos, depois de Barcelona/1992, Espanha, Atlanta/1996, Estados Unidos da América, Sidney/2000, Austrália, Atenas/2004, Grécia, Pequim/2008, China e Londres/2012, Inglaterra.
“Hoje por hoje já não existem selecções fáceis. Por isso, teremos que encarar todos os jogos com maior responsabilidade. Vai ser o africano difícil porque só apura um representante aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. E tenho a certeza que vamos vencer o Afrobasket da Tunísia”, disse.
Angola vai disputar a fase preliminar do Campeonato Africano das Nações inserido no Grupo B, ao lado de Marrocos, oitavo classificado da última edição, Moçambique, sendo que a terceira selecção vai ser conhecida nos próximos tempos.
M.C

TAÇA DE ANGOLA "Queremos vencer"
Depois de ter sido preterido no desafio da primeira mão das meias-finais da 27ª edição da Taça de Angola em que o 1º de Agosto venceu o Atlético Petróleos de Luanda, por 99-71, Mohamed Cissé Malick acabou por ser decisivo no prélio da segunda mão, em que a vitória voltou a sorrir para a equipa militar, por 106-93, tendo sido o segundo melhor marcador, com 16 pontos, contra 18 do Edmir Lucas.
Caso conste na lista dos convocados para a final de amanhã, marcado para as 19h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, frente ao Recreativo do Libolo, Malick tenciona dar o seu contributo à equipa que vai tentar arrebatar o seu primeiro troféu da época desportiva 2014/2015.
“Trabalho todos os dias para merecer a confiança da equipa técnica. Se for convocado para a final da Taça de Angola estarei disponível para dar o meu melhor em prol do grupo. Eu quando entro para a quadra é para ajudar os meus colegas, portanto, não me folgo em ser o melhor marcador. Vamos ter pela frente uma grande equipa, mas ainda assim, tudo faremos para vergarmos o Recreativo do Libolo".Na segunda mão das meias-finais da aludida competição, o jovem jogador actuou durante 22 minutos e 18 segundos e anotou 16 pontos, para além de ter conseguido dois ressaltos, um defensivo e outro ofensivo.

Nos lançamentos do três pontos, Mohamed Cissé Malick teve um aproveitamento de 100 por cento. Dos três lançamentos tentados converteu igual número.
Nos lançamentos livres fez seis em seis, 100 por cento, ao passo que no tiro dos dois pontos também esteve impecável, conseguiu uma percentagem de cem.            
 M.C

16 abril 2015

ANGOLA : Federação liberta Armando Costa



Internacional angolano é o princial destaque na condução de jogo ofensivo da equipa afecta às Forças Armadas Angolanas
Fotografia: Jornal dos Desportos
O base do 1º de Agosto, Armando Costa, está apto a disputar a final da 27ª edição da Taça de Angola de basquetebol, em seniores masculino, prova aprazada para sábado no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva a partir das 19h00 frente ao Libolo, depois de ter cumprido castigo federativo, em virtude de ter sido expulso no jogo da primeira mão das meias-finais da aludida competição.
Em face da expulsão, o Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Basquetebol  castigou o internacional angolano com dois jogos de suspensão e uma multa no valor de 12 mil kwanzas.Depois de ter ficado de fora no desafio da segunda mão, onde o Clube Central das Forças Armadas Angolanas afastou de forma convincente o arqui-rival Atlético Petróleos de Luanda das meias-finais da segunda maior competição a nível da “bola ao cesto”, o tetra campeão africano vai poder disputar a final aprazada para sábado, no Pavilhão Principal da Cidadela, a partir das 19h00, em virtude da direcção da equipa rubro e negra ter pago uma quantia monetária para a liberação do seu base, de acordo com o comunicado da FAB a que o Jornal dos Desportos teve acesso.
Com esse regresso, o técnico Paulo Macedo vê aumentado o seu leque de opções na posição um (base), onde conta ainda com os préstimos do jovem Hermenegildo Santos, campeão africano, para além de Francisco Sousa, este último que se transferiu esta época do Recreativo do Libolo para a equipa militar.Armando Costa é nesta altura o principal base do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, depois da saída de Miguel Pontos Lutonda, que decidiu há sensivelmente três anos e meio pôr fim à sua longa carreira desportiva.
Entretanto, com a conquista do primeiro lugar na fase de grupos, os militares estão agora focalizados para a final da 27ª edição da Taça de Angola, em que vão ter pela frente a formação do Recreativo do Libolo, equipa que nos últimos tempos está a dar finais de recuperação, depois de ter sido assolada pela crise de maus resultados, em consequência da onda de lesões que afectaram o grupo, com particular realce para Carlos Morais e Olímpio Cipriano, ambos internacionais.
Hoje, os pupilos de Paulo Macedo voltam a trabalhar no Pavilhão Victorino Cunha, onde ensaiam as estratégias para superar os campeões nacionais na final da Taça de Angola. Moralizados com últimos resultados no Campeonato Nacional, agora designado BIC Basket, em que relegaram o Atlético Petróleos de Luanda para a terceira posição da Grupo A, a formação do Recreativo do Libolo prepara com todos os cuidados a final da segunda maior competição.

O base Milton Barros é nesta altura a única inquietação do técnico português ao serviço do grémio da vila de Calulo, Norberto Alves. O internacional segue nos próximos dias para Lisboa, onde vai ser submetido à uma avaliação médica. Com a provável ausência do Milton Barros, o jogo ofensivo do Recreativo do Libolo passa a estar sob responsabilidade do jovem Braúlio Morais. Para atingir a final, o 1º de Agosto afastou nas meias-finais o Atlético Petróleos de Luanda, com duas soberbas vitórias, ao passo que o Libolo afastou sem grandes dificuldades a modesta equipa do Progresso Associação do Sambizanga.

15 abril 2015

ANGOLA : FAB remarca fase derradeira


A área técnica da Federação Angolana de Basquetebol remarcou para o dia 24, o arranque da fase de qualificação da 37ª edição do BIC Basket, que  estava inicialmente marcada para amanhã. Depois de ter dominado a fase regular, com 35 pontos, fruto de  17 vitórias e uma derrota, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas que  continua desprovido de uma das suas melhores unidades, no caso, o extremo base, Cedrick Ison, voltou a confirmar a sua supremacia na fase de grupos, tendo ocupado o primeiro lugar do Grupo A, com dez pontos.

Em face do equilíbrio que se registou na fase de grupos, com particular realce para o Grupo A, onde estavam inseridas as equipas do Recreativo do Libolo, actual campeão nacional, 1º de Agosto, Atlético Petróleos de Luanda, Grupo Desportivo Interclube, Atlético Sport Aviação (ASA) e Sporting de Benguela, perspectiva-se uma ponta final do Campeonato Nacional bastante equilibrada.

 A fase de qualificação vai ser disputada em duas séries (A e B). As cinco equipas melhor classificadas do Grupo A compõem a Série A: formações do 1º de Agosto, Recreativo do Libolo, Atlético Petróleos de Luanda, Grupo Desportivo Interclube e Atlético Sport Aviação (ASA). Já na Série B vão estar o Sporting de Benguela, sexto colocado do Grupo A, Universidade Lusíada, Progresso Associação Sambizanga, Futebol Clube Vila Clotilde e Marinha de Guerra.
A Série A vai ser disputado no sistema de todos contra todos a uma volta, qualifica-se para os play-offs as quatro primeiras classificadas. Tal como a Série A, a Série B também é  constituída por cinco equipas, o sexto classificado do Grupo A (Sporting de Benguela), junta-se às quatro equipas do Grupo B, que vão disputar entre si para as classificativas do quinto ao décimo lugar, também no sistema de todos contra todos a uma volta.
Entretanto, disputam as classificativas do quinto ao décimo lugar, seis equipas.
O quinto classificado da Série A e o 1º, 2º, 3º, 4º, e 5º da Série B, que competirão entre si no sistema de todos contra todos a uma volta. As quatro equipas melhor classificadas da Série A  vão disputar o play-offs, beneficiam de um prémio no valor de um milhão de kwanzas. As equipas vão competir no sistema de eliminatórias 1º com o 4º classificado, e o 2º com 3º classificado, jogam as meias-finais a melhor de cinco partidas. As equipas vencedoras jogam a final a melhor de sete, ao passo que as vencidas disputam as classificativas do terceiro e quarto lugar a melhor de três.
Com o aproximar da dita do início da etapa derradeira da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino (BIC Basket), cujo arranque está previsto para o dia 24 do corrente, as formações que disputam a aludida competição acertam nesta altura os últimos detalhes para atacar a fase do título. Hoje, as dez equipas que disputam a 37ª edição do BIC Basket  entram a partir da próxima semana na última etapa da prova, realizam a derradeira sessão de treinos para abordar à fase crucial da competição.

14 abril 2015

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE BASQUETEBOL DA CIDADE DE MAPUTO: “Águias’’ pressionam “locomotivas’’



LUTA titânica no Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo entre o Ferroviário e o Desportivo pelo trono. Na dupla jornada do fim-de-semana a batalha ficou ainda mais vincada, com as duas formações a traduzirem em vitórias os seus embates, deixando tudo à estaca zero, empate na pontuação, 23 cada com a vantagem para os “locomotivas’’.
Na sexta-feira, a contar para a 11.ª jornada, o Ferroviário mediu forças com o Costa do Sol a quem venceu por 61-46. Foi uma partida difícil, na qual a experiência dos “locomotivas” teve que vir ao de cima nos minutos cruciais do encontro para acabar com a resistência “canarinha”.
Na mesma noite, o Desportivo vergava o Aeroporto, por 93-39. A UP “A” derrotou a A Politécnica por 56-50 e o Maxaquene bateu a UP “B”’ por concludentes 80-36.
No sábado rodou a 12.ª ronda, os “locomotivas” bateram copiosamente o Aeroporto, por 130-43. Os “alvi-negros” derrotaram a UP “B”’, por 83-43, mantendo a perseguição ao líder. O Costa do Sol impôs-se frente a A Politécnica, por 80-65 e a UP “A” bateu o Maxaquene por escasso três pontos de diferença, 70-67.
Em femininos, rodou a oitava jornada, na qual o destaque vai para a vitória do Costa do Sol diante do Desportivo, por 110-14.
No jogo ficaram à vista as fragilidades das “alvi-negras’’. O Ferroviário derrotou a Politécnica, por 55-50 e o Maxaquene suplantou a UP, por 57-42.
A prova é liderada pelo Ferroviário com 16 pontos, mais dois que o segundo classificado, Costa do Sol.

ANGOLA : Matala conquista torneio na Huíla



O primeiro acontece a 18 de Maio, em alusão ao Dia Nacional do Basquetebol, no município da Jamba, e outro no dia 31 do mesmo mês, no Lubango
Fotografia: José Soares
A Matala conquistou o torneio quadrangular de basquetebol, sénior masculino,  “14 de Abril”, no quadro do Dia Juventude Angolana, que se celebra hoje. Os vencedores derrotaram na final a selecção de Lubango por 102-82. O evento sob auspício da Associação Provincial de Basquetebol consagrou ainda a selecção da Jamba, que bateu a sua congénere de Caconda por 31-19 nas classificativas para o terceiro e quarto lugares.

Esta foi mais uma acção da Associação Provincial de Basquetebol com vista a incentivar os jovens a praticar a modalidade, no quadro do programa de massificação em curso. Dentro deste programa, vão realizar-se dois outros quadrangulares. O primeiro acontece a 18 de Maio, em alusão ao Dia Nacional do Basquetebol, no município da Jamba, e outro no dia 31 do mesmo mês, no Lubango, para celebrar os 92 anos da existência da capital da Huíla.

12 abril 2015

ANGOLA : 1º de Agosto supera Petro de Luanda

- A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto venceu na noite de Sábado o Petro de Luanda, por 119-116, resultado encontrado apenas no prolongamento, em partida referente a quinta e última jornada da segunda fase do campeonato nacional BIC Basket.

As duas formações, que viam de derrotas da jornada anterior frente ao Recreativo do Libolo e Inter clube, respectivamente, entraram com o intuito de se redimir e jogar para o triunfo
No primeiro quarto, o Petro de Luanda saiu em vantagem de 20-21, dado o seu à vontade na quadra perante ao seu principal rival no desporto nacional.
O período seguinte, com algum equilíbrio, mais uma vez, o Petro de Luanda voltou a sair na frente (43-48), onde o seu jogo exterior esteve bem patente, enquanto que do lado contrario o nervosismo esteve patente e os seus jogadores foram acumulando sucessivas faltas.
Pela primeira vez, o 1 de Agosto saiu na frente do marcador somente no terceiro período do desafio disputado no pavilhão Vitorino Cunha, à baixa de Luanda, vencendo por 73-69.
No quarto e último período da contenda, dois triplos consecutivos colocaram os " militares " em posição de vitória, criando o maior fosso no placar numa diferença de nove pontos 81-72.
Com alguma determinação e aproveitamento de erros do adversário, os " tricolores " conseguiram recuperar a marcha do marcador por diversas vezes.
Com o jogo exterior mais apurado em relação ao seu adversário, o quarto período teve, nos dois últimos minutos, muita emoção dada a sequência de triplos que levaram as equipas a chapa 100, tendo terminado empatado (101-101), o que originou o prolongamento de cinco minutos.
Um prolongamento bastante corrido e equilibrado, onde o triunfo foi obtido pelos donos da casa apenas no último minuto na sequência de lances livres onde os beneficiários não facilitaram, tendo terminando a partida a vencer por 119-116.
Deste modo, o 1º de Agosto soma 10 pontos na liderança da prova, enquanto o Petro é segundo com menos dois.
1º Período ( 20 - 21)
 2º  ( 43-48 )
 3º ( 73-69)
4º (101-101)
Prolongamento : 119-116
Equipas
1 de Agosto : Francisco Sousa (3 pts  ) ,  Armando Costa (18 pts ) , Jhone Pedro (6 pts ) , Reggie Moore(22pts ) , Felizardo Ambrósio (6 pts )  Mutu Fonseca (3 pts ) , Agostinho Coelho (00 ) , Hermegildo Santos( 12pts ) Edmir Lucas (22 pts  ) Islando Manuel (4 pts ) , Mohamed Malick (5 pts ) , Roderick Nealy (18 pts )
Treinador: Paulo Macedo
Petro de Luanda: Pedro Bastos( 2 pts ) ,Roberto Fortes(13 pts ) , Joaquim Pedro (00 ) , Vladimir Gerónimo (4pts ) , Paulo Santana (00 ) , Manuel Quezada ( 35 pts ) Leonel Paulo (24pts ) , Domingos Bonifácio (5 pts ) ,Hermenegildo Mbunga ( 9 pts) , João Fernandes (00 ) , Gerson Gonçalves (3 pts ) , Janson Cain (21 pts )
Treinador : Lazaré Adingono

ANGOLA : Lubango e Matala disputam final do quadrangular 14 de Abril

Matala - As selecções do Lubango e da Matala disputam esta tarde, domingo, a final do quadrangular de basquetebol sénior masculino, que decorre neste último município, para saudar o Dia da Juventude de Angola, a assinalar-se na terça-feira, 14.

Lubango e Jamba disputam final do quadrangular
Foto: arquivo/António Escrivão
Para chegar à final, a equipa anfitriã bateu a sua congénere da Jamba por 102-14, enquanto a do Lubango vencia a do Cuvango por 68-19.
Para a disputa do terceiro lugar defrontam-se os derrotados de sábado, Jamba e Cuvango.
 A actividade decorre também no âmbito do processo de massificação da modalidade, por isso levou-se este torneio para fora do Lubango.

ANGOLA : Equilíbrio marca fase de grupos



Das chamadas equipas grandes a rubro e negra é a que menos derrota tem nesta altura no BIC Basket
Fotografia: Paulo Mulaza
A fase de grupos da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos encerrou ontem, com a disputa da última jornada da competição, onde o equilíbrio acabou por ser a nota dominante.

A quebra do ciclo de vitórias das formações do 1º de Agosto e do Atlético Petróleos de Luanda marcou sem sombras de dúvidas a dupla jornada do final de semana.

Os militares foram vergados pelo Recreativo do Libolo na última sexta-feira, no Pavilhão Dream Space, em Viana, por 97-92, ao passo que os petrolíferos da capital foram derrotados por 83-114, em pleno Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, diante do Grupo Desportivo Interclube.
Concluída que está a fase de grupos, a luta pelo ceptro nacional vai seguramente sair do quarteto formado pelo Recreativo do Libolo, campeão nacional em título, 1º de Agosto, Atlético Petróleos de Luanda e Grupo Desportivo Interclube.
Aliás, estas equipas durante a fase de grupos mostraram capacidade competitiva acima da média, perspectivando-se uma fase crucial do BIC Basket bastante renhida.
Depois de ter realizado uma campanha menos conseguida, fundamentalmente, na fase regular, muito em função da onda de lesões que assolavam as suas principais estrelas, com realce para Carlos Morais, MVP (Jogador Mais Valioso) da última edição do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, Olímpio Cipriano e Braúlio Morais, o Recreativo do Libolo começa a justificar o estatuto de campeão nacional.
A formação do 1º de Agosto é sem sombras de dúvidas a equipa que tem mostrado uma certa regularidade na presente época desportiva, onde a meta passa pela conquista do troféu que se encontra em posse dos libolenses.
Das chamadas equipas grandes, a equipa rubra e negra é a que menos derrotas tem nesta altura no BIC Basket (duas).

A fase final da 37ª edição do BIC Basket arranca a 16 do mês em curso. Esta etapa da prova vai ser subdividida em dois momentos, a Final Four e os Play-offs.De acordo com o calendário, a edição 37 do BIC Basket termina a 06 de Junho.Terminada que está a fase de grupos, as formações do 1º de Agosto e do Recreativo do Libolo começam a projectar a partir de amanhã, a final da 27ª edição da Taça de Angola, prova marcada para o dia 18 do mês em curso, no Pavilhão Principal da Cidadela, partida que vai servir de ajuste de contas.

11 abril 2015

ANGOLA : Anulação do jogo exterior do adversário determina vitória do Libolo

Luanda - O técnico do Recreativo do Libolo, Norberto Alves, atribuiu a vitória sobre o 1º de Agosto (97-92) esta sexta-feira, à alteração do tipo de defesa na segunda parte, que anulou o jogo exterior do adversário no jogo da 4ª jornada do Bic Basket.

Norberto Alves, técnico do Libolo
Foto: Antonio Escrivao
Em partida disputada no complexo Dream Team em Viana, os campeões nacionais e africanos estiveram em desvantagem durante grande parte do encontro com o líder da prova, e até então invicto. Ao intervalo, a diferença era de dois pontos (48-50).
“Foi um jogo de altos e baixos. Na primeira parte tivemos dificuldades, explicou o português, acrescentando que tiveram de mudar o tipo de defesa porque estavam a consentir muitos lançamentos triplos.
“A partir do momento que ajustamos esse tipo de defesa conseguimos melhorar”, disse Alves, para justificar a reviravolta que ocorreu na segunda metade de um encontro que parecia controlado pelos “militares”.
Para justificar o actual momento competitivo do grupo, o técnico recordou o percurso em que o Libolo “teve que passar por coisas complicadas, como lesões e ausências. Mas somos uma equipa com muito carácter”.
Perspectivou para segunda-feira diante do Sporting de Benguela, mais um jogo que querem ganhar para “para entrar bem na outra fase”.

10 abril 2015

ANGOLA : Libolo corre atráz do prejuízo



Internacional angolano Olímpio Cipriano pode constar no cinco inicial do técnico português Norberto Alves
Fotografia: Paulo Mulaza
A formação do Recreativo do Libolo procura esta noite a sua primeira vitória da época, quando receber a partir das 18h00, no Pavilhão do Dream Space, em Viana, o 1º de Agosto, em partida a contar para a quarta e penúltima jornada do Grupo A da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, BIC Basket.

Os campeões nacionais que na presente época desportiva consentiram já duas derrotas, na fase regular da referida competição, referente ao Clube Central das Forças Armadas Angolanas, líderes do Grupo A, com sete pontos, contra seis do Atlético Petróleos de Luanda, na segunda posição, procuram quebrar hoje o enguiço.

Com todas as suas unidades em prontidão, com realce para os internacionais angolanos Carlos Marais e Olímpio Cipriano, dois atletas que recuperaram recentemente das lesões que os apoquentavam, para além de Milton Barros, Valdelício Joaquim é Eduardo Mingas, Norberto Alves, português ao serviço do grémio de Calulo, procura montar uma equipa que seja capaz de neutralizar as acções ofensivas do 1º de Agosto, que tenciona manter o ciclo de vitórias, quando resta uma jornada para o termo da fase de grupos.
Já com uma derrota consentida na fase de grupos, a formação do Recreativo do Libolo  tenta seguramente esta noite a sua primeira vitória diante da equipa rubro e negra, adversário com o qual  joga  no dia 18 do mês em curso, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, para a decisão da XXVII edição da Taça de Angola.
O representante de Calulo ocupa actualmente o terceiro lugar do Grupo A, com cinco pontos, fruto de duas vitórias e uma derrota.
Apesar da fase de qualificação não estar em causa, os campeões nacionais são obrigados a vencer os militares, a fim de ganharem motivação para a etapa crucial da 37ª edição do Campeonato Nacional da "bola ao cesto".
Eduardo Mingas e Valdelício Joaquim, por banda do Libolo, Felizardo Ambrósio "Miller" e Joaquim Gomes "Kikas", este último a atravessar um excelente momento de forma desportiva, sendo por isso um dos candidatos de Moncho López para a “operação Tunísia”,  travam uma duelo interessante no jogo debaixo das tabelas. A nível dos extremos a luta é muito mais interessante com Carlos Morais e Olímpio Cipriano a travarem uma luta renhida com os jovens Edmir Lucas e Mohamed Malik Cissé.
Já na posição um, Armando Costa, 1º de Agosto, e Milton Barros, Libolo, prometem igualmente uma luta bastante renhida. Moralizados com o apuramento a final da Taça de Angola, depois de despachar de forma convincente o arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, com duas soberbas vitórias, por 99-71 e 106-93, os pupilos de Paulo Macedo tencionam manter o ciclo de vitórias na presente temporada com os campeões nacionais em título.
A jogar no reduto do seu opositor, o técnico militar  coloca  um “cinco” inicial  capaz de conter a fúria ofensiva dos visitados.
Apesar do ranking favorecer a equipa militar, o partida de mais logo é de desfecho imprevisível, a julgar pela qualidade dos jogadores dos dois plantéis.
Paulo Macedo não esconde o desejo de voltar a vencer o Libolo, em pleno Pavilhão do Dream Space, em Viana, apesar de reconhecer o valor do seu opositor de logo mais.
Amanhã, no encerramento da fase de grupos, o 1º de Agosto recebe no Pavilhão Victorino Cunha, o Atlético Petróleos de Luanda, ao passo que o Libolo mede forças com o Sporting de Benguela, enquanto os polícias jogam com os aviadores.

GRUPO A                         J         V        D         PM-PS            Pts

1º 1º de Agosto              03      03        0       254-220            07

2º Petro                         03      03        0       288-256            06

3º Libolo                        03      02       01      271-260             05

4º  Interclube                 03      01       02      238-244             04

5º ASA                          03       00       03      246-271             03

6º Sporting                    03       00       03      228-274             03


GRUPO B                     J          V        D            PM-PS              Pts
1º Progresso               02         02        0           154-126               04

2º Lusíada                   02         01        01         145-157               04

3º Marinha                  02          01        01         142-140               03

4º Vila                        02           00         02        143-161               02

NA CIDADELA
Petrolíferos da capital recebem os polícias 

Cem por cento vitoriosa no Grupo A da 37ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos, a equipa do Atlético Petróleos de Luanda recebe hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Grupo Desportivo Interclube, numa das partidas de maior cartaz da quarta e penúltima jornada do Grupo A da aludida competição.
Com três vitórias, em igual número de jogos, os petrolíferos da capital recebem os polícias com o pensamento virado única e exclusivamente para o triunfo.
Aliás, depois de ter sido afastada da final da segunda maior competição a nível da "bola ao cesto", a equipa do Eixo-viário tem agora as baterias viradas para o BIC Basket.
O técnico camaronês ao serviço dos petrolíferos da capital tem à sua disposição todas as suas unidades, que hoje  procuram vencer a equipa do Interclube, liderada pelo português Alberto Babo.
Também eliminado da Taça de Angola, a equipa do Grupo Desportivo Interclube aposta forte no BIC Basket. Com um conjunto que se vale pelo seu jogo colectivo, os polícias   tentam  surpreender o seu adversário esta noite, em pleno Pavilhão Principal da Cidadela

Desportiva.
Ainda hoje, para o Grupo A, o Atlético Sport Aviação (ASA) e o Sporting de Benguela medem forças, num prélio de equipas perdedoras. As duas equipas não somaram qualquer triunfo à entrada da quarta jornada da fase de grupos. Em três partidas disputadas até aqui somaram igual número de desaires.
O base Carlos Cabral que esteve ao serviço da Selecção Nacional de sub-23, que na região de Lille, França, conquistou a medalha de bronze, pode constar do lote de convocados do técnico aviador, Carlos Dinis.
Ainda hoje, para o grupo B, a Lusíada defronta a Marinha de Guerra, a partir das 16h00, no pavilhão anexo número dois da Cidadela Desportiva.

TAÇA
Cidadela acolhe final


A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) definiu já o local que  acolhe  a final da XXVII edição da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculinos. Trata-se do Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, que acolhe no dia 18 do mês em curso a referida final, envolvendo as equipas do 1º de Agosto e Recreativos do Libolo.

Para atingir a final da segunda maior competição a nível da "bola ao cesto", o Clube Central das Forças Armadas Angolanas eliminou nas meias-finais os petrolíferos da capital, com duas soberbas vitórias, por 99-71 e 106-93.

Por outro lado, a formação do Recreativo do Libolo não encontrou dificuldades para deixar pelo caminha a modesta equipa do Progresso Associação Sambizanga.
O Atlético Petróleos de Luanda é o actual detentor do ceptro da Taça de Angola.
M.C