Africa Basquetebol

30 junho 2014

ANGOLA : Sub 17 confiantes em boa preparação



Combinado nacional vai fazer estágio ao Reino de Espanha depois de ter cumprido a preparação na cidade de Luanda
Fotografia: José Cola
A selecção sub-17 masculina deixou no princípio da noite de ontem o país com destino ao Dubai, porém  com trânsito em Espanha onde vai permanecer pouco mais de um mês para  efectuar o estágio, confiante numa boa preparação para o campeonato mundial da categoria, que o Dubai vai acolher de 8 a 16 de Agosto.

Motivados por integrar a selecção que representa o país pela primeira vez no mundial da categoria, os atletas que em 2013 escreveram os respectivos nomes com letras de ouro no campeonato africano em sub-16, prometem aproveitar da melhor forma a etapa derradeira de preparação para dignificar a imagem de Angola na mais renhida competição, segundo Manuel Silva "Gi".
O treinador disse que parte confiante, a avaliar pelos contactos avançados pela direcção da Federação que garantem a realização de jogos de controlo com algumas equipas de renome, entre as quais a equipa sub 16 do Real Madrid, assim como as excelentes condições que aquele país oferece para uma preparação física com os melhores equipamentos.
"Vamos procurar moldar uma equipa capaz de passar a melhor imagem do basquetebol jovem praticado em Angola. Vamos jogar com adversários muito fortes, quer em termos técnicos quer físicos, tais como os Estados Unidos  e a Grécia, por isso, o objectivo deste estágio é trabalhar para dignificar o basquetebol nacional com partidas equilibradas e obter a melhor classificação possível no mundial", disse Manuel Silva "Gi".

Com vários jogos de controlo diante de equipas espanholas na região de Nevada, confirmados pela Federação Angolana de Basquetebol e a sua congénere de Catalunha, abrem-se boas perspectivas quanto a ascensão das potencialidades do conjunto constituído pelo capitão, Avelino Dó, Aires Goubel, Alberto Costa, Alberto Nascimento, Alexandre Jungo, Bruno Fernando, Eric Amândio, Cristiano Xavier, Cley Cabanga, Daniel Manuel, Edmilson Miranda, Milton Valente, Sílvio Sousa, Teodoro Hilário e Alberto Nascimento, que seguiram viagem ontem.

29 junho 2014

CABO VERDE : Edy Walter, primeiro cabo-verdiano a entrar na NBA

O basquetebolista Edy Walter vai jogar na NBA pelos Atlanta Hawks. Aos 22 anos, o poste de 2,20 metros da ilha do Maio alcança o grande sonho de alinhar na maior liga de basquete do mundo. Entrou na segunda ronda do Draft 2014 da NBA e ser seleccionado como 43.ª escolha.

Edy Walter, primeiro cabo-verdiano a entrar na NBA
É um feito histórico para o desporto cabo-verdiano. Pela primeira vez, um basquetebolista oriundo de Cabo Verde conseguiu entrar no Draft da NBA e ser escolhido para integrar uma das equipas da maior liga do basquetebol mundial.
Edy Walter Tavares, poste de 2,20 que actuava no GranCanaria de Espanha, acabou por entrar na segunda ronda do Draft 2014 da NBA e ser escolhido pelos Atlanta Hawks como 43.º escolha.
O internacional cabo-verdiano de 22 anos, que esteve no último Afrobasket deverá participar na Summer League de Orlando em Julho, de forma a poder convencer os dirigentes do Atlanta Hawks a oferecerem-lhe logo um contrato, uma vez que as segundas escolhas do Draft não têm garantias de assinar logo com os clubes.
Outra hipótese passa por voltar a Espanha e continuar a evoluir no GranCanaria, na principal liga do país, onde esteve em destaque esta temporada.

16 junho 2014

ANGOLA : Operação Maputo começa hoje com duas sessões



Combinado nacional está a sofrer um processo de renovação para 2015
Fotografia: Jornal dos Desportos
Duas sessões de treino marcam hoje no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, o arranque dos trabalhos da Selecção Nacional de basquetebol em seniores feminino que projecta a  participação no Torneio Internacional de Maputo, prova a disputar de 20 a 25 do mês em curso, competição enquadrada nos festejos de mais um aniversário da independência daquele país Índico (25 de Junho). O treino da manhã começa às 8h00.

Depois da concentração na última sexta-feira, onde o Seleccionador Nacional apresentou o programa de preparação para o referido torneio, que se enquadra no âmbito da preparação do combinado nacional que este ano vai fazer a sua estreia numa fase final de um Campeonato do Mundo (Turquia de 27 de Setembro a 5 de Outubro), as comandadas de Aníbal Moreira começam hoje a ensaiar as estratégias para uma participação airosa no Torneio Internacional de Maputo.
Sem Nacissela Maurício, Catarina Camufal, Ngiendula Filipe, Madalena Félix e Felizarda Jorge, todas bicampeãs africanas, a Selecção Nacional começa  a sua "epopeia", rumo ao Campeonato do Mundo da Turquia. As atletas acima referenciadas vão igualmente falhar à fase final do Campeonato do Mundo da Turquia, em face do processo de rejuvenescimento que o seleccionador nacional está a implementar no seio da Selecção Nacional, já com os olhos postos na fase final do Campeonato Africano das Nações de 2015 (Afrobasket), com palco nos Camarões.
Entretanto, a primeira sessão de treinos do combinado nacional está marcado para as 8h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, com duração de duas horas, ao passo que no período vespertino as bicampeãs africanas regressam ao trabalho no mesmo recinto, a partir das 17h00. Mafalda Barcelos, atleta a militar no basquetebol português deve escalar Luanda nas próximas horas, a fim de integrar o grupo que vai disputar o Torneio Internacional de Maputo, ao lado de Cuba, para além do país anfitrião, Moçambique, actual vice-campeã africana.
A selecção universitária dos Estados Unidos  que inicialmente estava convidada para participar da festa da independência de Moçambique, declinou à última hora o convite, pelo que a organização trabalha para encontrar  uma outra selecção. As doze atletas eleitas para "operação" Maputo constam igualmente da convocatória para o Campeonato do Mundo da Turquia, devendo juntar-se a Clarisse Mbaka (Interclube), Whitney Miguel, a militar em França, para além de Artimes Afonso, que vem de Portugal.
A viagem para Moçambique acontece em princípio esta sexta-feira dia 20, ao passo que o regresso está previsto para o dia 27 do mês em curso.
 Eis atletas convocadas pela dupla técnica Aníbal Moreira e Eliza Pires: Fineza Eusébio, Ana Gonçalves, Helena Zumo, Sónia Guadalupe, Letícia André, Rosa Gala, Luísa Tomás (1º de Agosto), Mereciana Fernandes, Nadir Manuel e Rosemira Daniel (Interclube), Helena Viegas (Universidade Lusíada) e Mafalda Barcelos (Portugal).

Masculino
Selecção aprimora o físico antes da viagem

Aprimoramento da componente física vai marcar esta manhã, a partir das 10h00, no Pavilhão Victorino Cunha, o terceiro dia de preparação da Selecção Nacional de basquetebol sénior masculino, tendo em vista a disputa do Torneio Internacional de Alexandria,  competição a decorrer de 18 a 27 do mês em curso, naquele país do norte de África. De acordo com o seleccionador nacional, Paulo Macedo, a sessão matinal de hoje vai estar totalmente virada para a componente física, apesar do técnico reconhecer alguma melhoria nos convocados para "operação" Alexandria.
"Hoje  vamos trabalhar essencialmente a componente física, porque queremos  apresentar ao mais alto nível no Torneio Internacional de Alexandria, apesar de reconhecermos que não vamos estar com as nossas principais unidades, refiro-me a Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Eduardo Mingas assim como Armando Costa", lamentou Paulo Macedo que prometeu criar um grupo coesa. "Fisicamente alguns atletas estão bem, precisamos que os demais estejam também, devido à exigência do próprio torneio".
Sábado último, a Selecção Nacional efectuou um teste frente a equipa de juniores masculino do 1º de Agosto, partida que a dupla técnica Paulo Macedo e Jaime Covilhã aproveitou para tirar algumas ilações. Os aspectos defensivos continuam a preocupar o seleccionador nacional, pelo que, as próximas sessões de treinos vão dedicar os aspectos técnicos e tácticos, isto, antes da viagem para o Egipto, esta quarta-feira, dia 18.
Alexandre Jungo (Futebol Clube Vila Clotilde) e Sílvio Sousa (1º de Agosto), ambos campeões africanos de sub-16, fazem parte do grupo que vai disputar o Torneio Internacional de Alexandria. A Selecção Nacional sénior masculino que prepara a fase final do Campeonato do Mundo em Espanha, prova a decorrer de 30 de Agosto a 14 de Setembro do ano em curso, vai ainda disputar o Torneio Internacional do Brasil,  alguns integrantes da selecção A vão participar na Taça Borislav Stankovic.

Angola figura no Grupo D, com sede em Las Palmas, ao lado das selecções da Lituânia, Coreia do Sul, México, Austrália e Eslovénia. Grupo A (Granada): Espanha, Egipto, Irão, França, Sérvia e Brasil. Grupo B (Sevilha): Argentina, Senegal, Filipinas, Croácia, Porto Rico e Grécia. Grupo C (Bilbau): Estados Unidos, Finlândia, Nova Zelândia, Ucrânia, Republica Dominicana e Turquia.              
M.C

Surpresa
Sílvio  está apto para a competição

Apesar de  surpreendido pela a convocatória, a fim de integrar os trabalhos de preparação da Selecção Nacional de basquetebol sénior masculino, o extremo poste Sílvio Sousa, campeão africano de sub-16,  mostrou-se apto para representar as cores da Bandeira do país, no Torneio Internacional de Alexandria  prova a decorrer de 18 a 27 do mês em curso.Um dos eleitos de Manuel da Silva "Gi", para o Campeonato do Mundo de Sub-17, competição agendada para este ano no Dubai, Sílvio Sousa, dois metros e dois centímetros de altura, 16 anos de idade, 98kg, confirmou a sua alegria ao Jornal dos Desportos por ter materializado cedo demais a sua integração na Selecção Nacional sénior masculino.
O jovem jogador  representa as cores das camadas jovens do 1º de Agosto agradeceu a confiança do Seleccionador Nacional, Paulo Macedo, prometeu tudo fazer para não defraudar o comandante do "cinco" nacional. "Jogar na Selecção Nacional sénior foi sempre o meu desejo, mas  honestamente não esperava que isso fosse acontecer tão cedo.

Por isso, gostava de agradecer o Seleccionador Nacional, Paulo Macedo, por me ter convocado para o torneio do Egipto e prometo trabalhar no duro para não defraudar as expectativas do seleccionador", asseverou Sílvio Sousa que vai ter a companhia do seu colega na selecção de sub-16, Alexandre Jungo.
Apesar de integrar os trabalhos da Selecção sénior, Sílvio Sousa está com o pensamento virada para a fase final do Campeonato do Mundo de sub-17, competição em que Angola vai fazer a sua estreia, mercê da conquista do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, na categoria de sub-16.
"Penso que o torneio de Alexandria vai me dar mais ritmo competitivo para o Campeonato do Mundo de sub-17, onde pretendemos deixar a nossa marca. Os nossos treinadores têm trabalhado muito connosco e queremos responder de forma positiva no Duabai", asseverou o jovem jogador que tenciona tornar-se numa das referências do basquetebol angolano e mundial.                          
MC

15 junho 2014

ANGOLA : Covilhã quer Taça de Clubes



Jaime Covilhã deseja conquistar o primeiro título da Taça dos Clubes Campeões Africanos da "bola ao cesto"
Fotografia: Jornal dos Desportos
Depois de ter conquistado três troféus na recém terminada época desportiva, com principal realce para o Campeonato Nacional de basquetebol em seniores feminino e a Taça de Angola, o técnico principal do 1º de Agosto, Jaime Covilha, tem agora  as baterias viradas para o torneio de apuramento para a  fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos.
Jaime Covilhã  que assumiu o comando técnica do 1º de Agosto no início da época 2014, para substituir no cargo, o actual seleccionador nacional, Aníbal Moreira, elogiou o empenho da direcção do clube militar, facto que contribuiu para a brilhante campanha da equipa rubro e negra.
Em entrevista ao Jornal dos Desportos, Jaime Covilhã, adjunto de Paulo Macedo na Selecção Nacional sénior masculino, não deixou de dar os parabéns  ao seu grupo de trabalho.
"Temos um grupo de jogadoras brilhante, uma direcção encabeçada pelo general Carlos Hendrick e muito bem auxiliado quer pelo vice-presidente José Moniz, quer pelo director Sílvio Lemos, estrutura  que nos proporcionou as melhores condições de trabalho, que certamente contribuiu pela exceente campanha que tivemos durante a temporada, que culminou  com a conquista do Campeonato Provincial, Campeonato Nacional e a Taça de Angola", asseverou Jaime Covilhã, técnico que conduziu a Selecção Nacional sénior masculino a conquistar a medalha de prata no Campeonato Africano das Nações de 2011 (Afrobasket), prova disputada em Antananarivo, capital do Madagáscar.
Jaime Covilhã assegurou por outro lado, que o sucesso da sua equipa,resulta do trabalho de todos aqueles que diariamente trabalham em prol do clube, isto é, desde o empregado de limpeza até ao topo.
Apesar da direcção do clube não ter exigido títulos no seu ano de estreia como treinador principal da equipa rubro e negra, a determinação das atletas quer nos treinos como  nos jogos, levou o técnico Jaime Covilhã a pensar em conquistas."Nós quando assumimos a equipa nunca prometemos conquistas. O que nós prometemos  foi trabalho e mais trabalhos e quando sentimos que as jogadoras estavam totalmente empenhadas tinhamos a consciência que o sucesso já estava atingido", revelou Jaime Covilhã.
Covilhã tem consciência, que fruto das conquistas alcançadas na recém terminada época desportiva, as obrigações para a próxima temporada aumentaram, por isso, vai preparar a  colectividade no sentido de elevar cada vez mais os niveis de produtividade.
"Não tenho dúvidas que em face da excelente época que tivemos a nossa responsabilidade para a próxima temporada vai aumentar. Vamos preparar um grupo que seja capaz e elevar ainda mais a qualidade do nosso jogo", disse.Questionado sobre a Taça dos Clubes Campeões Africanos, Jaime Covilhã afirmou que tudo vão fazer para conseguirem o apuramento à fase final da aludida competição.
"Vamos procurar trabalhar da melhor forma possível para que por  altura das eliminatórias da Taça dos Clubes Campeões Africanos a equipa esteja em condições de satisfazer as exigências desta competição, porque só se passarmos nas eliminatórias, é que poderamos pensar na fase final. É evidente que vai ser uma competição muito mais exigente porque podemos ter nesta prova as melhores equipas do continente africano".Ao finalizar, Jaime Covilhã afirmou que vai manter o grupo, colocando de parte a possibilidade da equipa se reforçar para a próxima época desportiva.

TORNEIO
Equipas procuram liderança na prova

As formações da Universidade Lusíada e a Faculdade de Ciências focalizam esta tarde, a partir das 18h00 no campo do São Domingos, as atenções da quinta jornada do Campeonato Universitário de basquetebol sénior masculino de Luanda. As duas agremiações partilham a liderança da série A, ambas com oito pontos.

A formação da Universidade Lusíada, campeã em título, apresenta-se como principal favorita à conquista dos dois pontos.A Faculdade de Ciências está igualmente empenhada em travar a marcha triunfal da Universidade Lusíada. O equilíbrio vai seguramente marcar o desafio, a julgar pela qualidade dos jogadores dos dois plantéis.A jornada número cinco abre com a Universidade Independente a defrontar a Universidade Católica, a partir das 15h00, no campo de São Domingos, ao passo que a Universidade Metodista vai medir forças com a Faculdade de Direito, a partir das 18h30, no mesmo recinto.
Ontem, para a conclusão da quarta jornada, o PIAGET perdeu diante do ISCED, por 36-39, partida disputada no campo de São Domingos.
Já na série B, a Faculdade de Ciências Sociais está na liderança, com oito pontos, contra sete da Universidade Privada de Angola (UPRA), no segundo posto.Lusíada, Unia, Faculdade de Ciências, Motodista, Católica e Faculdade de Direito figuram no Grupo A, ao passo que a Universidade de Belas, Isced, UPRA, Piaget, Faculdade de Ciências Sociais e Faculdade de Medicina fazem parte do Grupo A.O torneio está a ser disputado no sistema de todos contra todos a uma volta, passando  à fase seguinte as três primeiras de cada Grupo.
M.C

HOJE

Selecção Nacional em dia de repouso

A Selecção Nacional sénior masculino de basquetebol que projecta a sua participação no Torneio Internacional de Alexandria, prova a decorrer de 18 a 27 do mês em curso, regista hoje o primeiro e único dia de folga, antes da sua partida para o palco da competição.
Ontem, no segundo dia de preparação, o combinado nacional liderado pelo técnico, Paulo Macedo, efectuou um teste frente aos juniores masculino do 1º de Agosto, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela, desafio onde o seleccionador nacional aproveitou para tirar algumas ilações.Com as ausências devidamente justificadas de Eduardo Mingas, Carlos Morai e Olímpio Cipriano, Paulo Macedo chamou Adilson Ramos, Johne Pedro para além de Pedro Bastos, atletas que ja se juntaram ao grupo de trabalhos.Mingas, por motivos académicos falha o Torneio Internacional, ao passo que Carlos Morais e Olímpio Cipriano a reabilitarem das  respectivos mazelas. Armando Costa foi dispensado para resolver problemas pessoais.O seleccionador nacional elogiou a entrega dos convocados nas duas primeiras sessões de treino, tendo assegurado que o plano de preparação vai ser rigorosamente cumprido até ao dia do embarque para o Egipto.
"Estamos satisfeito por aquilo que vimos ontem, porque a maior parte dos atletas cumpriram com aquilo que nós pedimos, por isso, vamos trabalhar para melhorarmos nestes três treinos que vamos efectuar antes da viagem para o Egipto, fundamentalmente, no capítulo defensivo".
Questionado sobre a condição física dos eleitos para a campanha Alexandria, Paulo Macedo afirmou que alguns atletas têm estado a fazer já algum trabalho, daí que, não tem puxado muito na componente física.
"Nota-se que alguns atletas têm estado a fazer algum trabalho, por isso, é que não temos puxado muito.
Vamos esperar que não surjam problemas de última  hora. Segunda-feira, vamos procurar trabalhar mais a vertente física", assegurou Paulo Macedo.
M.

14 junho 2014

ANGOLA : Selecção feminina começa a trabalhar segunda-feira

Jogadoras da selecção compareceram na sede da Federação Angolana de Basquetebol no primeiro encontro
Fotografia: Jornal dos Desportos
O técnico principal da Selecção Nacional sénior feminino de basquetebol mostrou-se satisfeito com a  presença de todas as integrantes da pré-selecção no primeiro encontro, realizado ontem no anfiteatro da Federação angolana da modalidade, com vista ao início dos trabalhos de preparação para a disputa do torneio internacional de Maputo, de 20 a 24 deste mês, em alusão ao dia da independência daquele país.
Para o técnico, a boa disposição das integrantes da selecção para a operação Maputo é um indicador de que as atletas estão galvanizadas, para representar a nação ao mais alto nível no evento, que conta com a presença de equipas de elevado prestígio no plano internacional, com destaque para a selecção de Cuba e de Maputo, uma vez que a participação da equipa universitária dos EUA ainda não é uma certeza.
Aníbal Moreira e Elisa Pires vão procurar dotar a equipa de entrosamento nos sectores ofensivos e defensivos, a partir de segunda-feira, numa altura em que do ponto de vista físico e técnico as atletas encontram-se em boa forma, já que a sua maioria integraram as equipas do 1º de Agosto, vencedora dos campeonatos provincial, nacional, Taça de Angola e do Interclube, segundo classificado das três competições.
Depois de tirar ilações positivas no encontro de ontem, a equipa técnica esteve reunida com membros da direcção para abordar aspectos em torno da deslocação a Maputo, prevista para um dia antes do início da prova.Para Aníbal Moreira competir ao lado das selecções de Cuba, Estados Unidos e Moçambique representa uma oportunidade para começar a preparação para o mundial de forma intensa, pois as atletas podem começar a familiarizar-se com equipas do mais refinado crivo internacional, o que vai reforçar o estágio pré-competitivo em Espanha, um mês antes do evento.

O técnico reconheceu que as atletas não estiveram no seu melhor durante o campeonato Nacional que a cidade de Benguela acolheu, mas confia no potencial das suas escolhidas para formar um grupo coeso,  com vista a  defesa do título continental no próximo ano, nos Camarões.
"O primeiro encontro foi positivo porque contamos com a presença de todas as integrantes do grupo, daí que julgamos estarem lançadas as bases para a nossa preparação no sentido de irmos para Moçambique para obtermos a melhor classificação possível", disse Aníbal Moreira.Foram convocadas: Fineza Eusébio, Ana Gonçalves, Helena Zumo,  Sónia Guadalupe, Letícia André, Rosa gala, Luísa Tomás (1º de Agosto), Mereciana Fernandes, Nadir Manuel, Rosemira Daniel, Helena Viegas (Lusíada) e Malfada Barcelos, atleta que actua no campeonato português.

A equipa é coordenada por Gina Carvalho e a adjunta, Maria da Silva Chiumbo. Integram ainda a comissão, a médica Margarida João, a fisioterapeuta Sandra Diogo e o seccionista Pova Francisco.

13 junho 2014

ANGOLA : Campeãs africanas começam a trabalhar



Selecção Nacional feminina prepara regresso a Moçambique para torneio amistoso com as selecções de Cuba e dos Estados Unidos
Fotografia: José Soares
A pré-selecção nacional de basquetebol sénior feminino junta-se amanhã, a partir das 10h00, no anfiteatro da  Federação Angolana de Basquetebol, localizado no complexo da Cidadela  Desportiva, para dar iniciar os trabalhos de preparação visando a disputa do torneio internacional de Maputo, a decorrer de 20 a 25 do corrente. A participação enquadra-se na preparação do combinado nacional para o Campeonato do Mundo a ter lugar de 27 de Setembro a 5 de Outubro na Turquia.

Sob o comando do técnico Aníbal Moreira, o primeiro encontro serve de "radiografia" sobre a aptidão física das atletas, depois das disputas dos campeonatos provincial de Luanda, do nacional e da 24ª edição da Taça de Angola, cujos troféus foram arrebatados pelo 1º de Agosto.
A três meses do início da competição mundial, Aníbal Moreira e auxiliares dispõem de tempo para elevar os níveis competitivos da equipa para que possa fazer jus ao estatuto de bicampeã africana, na primeira presença do combinado nacional num mundial, depois de se ter estreado no Jogos Olímpicos disputados em Londres, em 2012.
Com a ex-capitã Nacissela Maurício a representar a principal baixa por opção técnica, Aníbal Moreira conta com Sónia Guadalupe, Fineza Eusébio, Helena Zumo, Rosa Gala, Letícia André, Ana Gonçalves, Luísa Tomás, Rosemira Daniel, Nadir Manuel, Helena Viegas, Mereciana Fernandes e Malfada Barcelos.
A atleta Malfada Barcelos, a jogar em Portugal, apenas se junta ao grupo a partir de Agosto, altura em que a selecção nacional volta a agrupar-se para prosseguir com os trabalhos de preparação.
Para uma participação condigna na prova mundial, a selecção nacional vai fazer um estágio pré-competitivo em Espanha. A exclusão da MVP de África, Nacissela Maurício, da lista das eleitas, numa altura em que deu evidências excelentes em todas as provas em que disputou na presente época, causou um grande desconforto no seio da comunidade desportiva nacional, no geral, e no seio das atletas convocadas, em particular. A equipa técnica liderada por Aníbal Moreira tem sido pressionada para se pronunciar sobre as razões do afastamento da melhor jogadora do continente.

PREPARAÇÃO    
Moçambique está repleto de jogos

A selecção moçambicana de basquetebol sénior feminina está repleta de jogos de preparação, visando a participação no campeonato do mundo Turquia'2014. As vice-campeãs africanas abrem  o calendário de preparação com o torneio internacional de Maputo a realizar-se de 20 a 24 deste mês, no âmbito das festividades do 25 de Junho, Dia da independência de Moçambique. Angola é a principal "celebridade" no certame que conta também com as presenças de Cuba e dos Estados Unidos da América.
O evento, organizado pela Federação Moçambicana de Basquetebol, faz parte do programa de preparação da selecção moçambicana, bem como da bicampeã africana, que regressa ao Índico nove meses depois de conquistar o segundo título continental.
Na sua primeira participação na maior competição basquetebolística do planeta, a par de Angola, Moçambique está integrado no grupo com as selecções da Turquia, França e Canadá.
No quadro da sua preparação, a formação treinada por Nazir Salé tem agendado outras participações em torneios internacionais. De 23 a 28 de Julho, no Japão, disputa uma competição diante das selecções da Austrália e duas nipónicas, que também vai estar no Mundial, e outra que vai representar o país do Sol Nascente nos Jogos Asiáticos.
Em Agosto, entre os dias 4 e 14, as moçambicanas vão estar na China, para um torneio com a selecção chinesa B, Dinamarca e Estados Unidos da América. De 18 a 22 do mesmo mês, a turma moçambicana escala a República Checa para uma série de embates com a congénere local.

No epílogo da preparação para o Turquia-2014, Moçambique efectua um estágio em Cuba, entre 24 de Agosto e 10 de Setembro.
ALEXANDRE ZANDAMELA | EM MAPUTO

12 junho 2014

ANGOLA : Selecção dá início aos trabalhos



Pupilos de Paulo Macedo deixam a cidade de Luanda no dia 18 com destino ao Egipto onde vão disputar o torneio
Fotografia: José Cola
A avaliação da componente física vai dominar os primeiros dias de preparação da Selecção Nacional de basquetebol sénior masculina, que dá início esta manhã a partir das 10h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, aos trabalhos com vista a  participação no Torneio Internacional de Alexandria, prova que se disputa de 18 a 27 do mês em curso.
Depois do absentismo que marcou a concentração da pré-selecção nacional na última terça-feira, o seleccionador nacional, Paulo Macedo, espera contar esta manhã com o grosso dos atletas chamados para a "operação" Alexandria. Entretanto, o extremo base Carlos Morais, campeão nacional pelo Recreativo do Libolo e MVP (Jogador Mais Valioso) da última edição do Campeonato Africano das Nações, pode falhar as primeiras sessões de treinos do combinado nacional, em virtude de se encontrar no exterior do país a debelar a sua lesão.
Como resultado do estafante período que a maior parte dos pré-convocados tiveram no recém terminado "Nacional", o seleccionador nacional anunciou que vai privilegiar a vertente física, sem  descurar os aspectos técnicos e tácticos do "cinco" nacional. "Nos primeiros dias de preparação vamos direccionar o nosso trabalho ao capítulo físico.
A maior parte  teve uma época desgastante e exige a necessidade de começar a dotá-los fisicamente, porque queremos apresentar-nos  ao mais alto nível no Torneio Internacional de Alexandria", asseverou Paulo Macedo. De acordo ainda com o seleccionador, o combinado nacional vai realizar cinco a seis treinos, antes de seguir viagem para o Egipto, palco do torneio, isto no dia 18 do mês em curso.
Para além do país anfitrião, o Torneio Internacional de Alexandria vai contar ainda com a participação da Tunísia," carrasco" da Selecção Nacional na final do Campeonato Africano das Nações de 2011, prova disputada em Antananarivo, bem como uma equipa daEuropa. O poste Alexandre Jungo, do Futebol Clube Vila Clotilde, campeão africano de sub-16, é seguramente um dos destaques da convocatória do seleccionador nacional para o Torneio.

Joaquim Gomes "Kikas", um dos eleitos para o Campeonato do Mundo de Espanha, vai falhar quer o Torneio Internacional de Alexandria, quer o Torneio do Brasil. Paulo Macedo convocou os seguintes atletas: Armando Costa, Hermenegildo Santos, Edmir Lucas, Edson Ndoniema, Reggie Moore, Islando Manuel, Sílvio Sousa (1º de Agosto), Carlos Morais, Olímpio Cipriano e Eduardo Mingas (Recreativo do Libolo), Valdelício Joaquim (Atlético Atlético Petróleos de Luanda), e Alexandre Jungo (Futebol Clube Vila Clotilde). O grupo seleccionado para  Espanha concentra-se no dia 14 de Julho, a partir das 15h00 nas instalações da Federação Angolana de Basquetebol.

Torneio universitário
Lusíada e  Ciências lutam pela liderança
A Universidade Lusíada e a Faculdade de Ciências centralizam este domingo, a partir das 18h00 no campo do São Domingos, as atenções da quinta jornada do Campeonato Universitário de basquetebol sénior masculino de Luanda. As duas agremiações partilham a liderança da série A, ambas com oito pontos, resultado de quatro vitórias em igual número de jogos.

A formação da Universidade Lusíada, campeã em título, apresenta-se como principal favorita à conquista dos dois pontos. Osvaldo Fernandes, técnico principal da Lusíada já começou a preparar as estratégias para suplantar este domingo o seu opositor, para tomar de assalto a liderança do Grupo A.
A Faculdade de Ciências está igualmente empenhada em travar a marcha triunfal da Universidade Lusíada. O equilíbrio vai seguramente marcar o desafio, a julgar pela qualidade dos jogadores dos dois plantéis.
Entretanto, a ronda cinco abre com a Universidade Independente a defrontar a Universidade Católica, a partir das 15h00, no campo de São Domingos, ao passo que a Universidade Metodista vai medir forças com a Faculdade de Direito, a partir das 18h30, no mesmo recinto. No Sábado, acontece a conclusão da quarta jornada, com a PIAGET a defrontar o ISCED, às 15h00, no campo de São Domingos e  a Universidade Privada  (Upra) a Universidade de Belas  às 16h30.

Já na série B, a Faculdade de Ciências Sociais está na liderança, com oito pontos, contra sete da Universidade Privada de Angola (UPRA), no segundo posto. Lusíada, Unia, Faculdade de Ciências, Motodista, Católica e Faculdade de Direito figuram no Grupo A, ao passo que a Universidade de Belas, Isced, UPRA, Piaget, Faculdade de Ciências Sociais e Faculdade de Medicina fazem parte do Grupo A.

O torneio está a ser disputado no sistema de todos contra todos a uma volta, passa  à fase seguinte as três primeiras de cada Grupo. Posteriormente , as seis equipas fazem um único grupo, que no sistema de todos contra todos a uma volta, apuram-se os quatros primeiros classificados que no sistema cruzado disputam às meias-finais.

11 junho 2014

CABO VERDE : Atlântico é campeão regional do Fogo


Basquetebol: Atlântico é campeão regional do Fogo

A formação desportiva do Atlântico sagrou-se na noite desta terça-feira, 10, campeã regional de basquetebol do Fogo ao bater a Juventude por 67-63 no terceiro e decisivo jogo de play-off, disputado no Polidesportivo Simão Mendes em São Filipe.

Depois de alguns minutos de atraso, a bola rolou no jogo de basquetebol mais aguardado do regional do Fogo. Com dezenas de adeptos no Polidesportivo Simão Mendes - as duas equipas entraram no jogo muito ansiosas e com vontade de desatar o 1-1 trazido das duas primeiras partidas. A pouco minutos do primeiro período, houve uma paragem devido ao corte de energia. A partida foi reatada meia hora depois.
No fim dos três períodos, a Juventude vencia sempre por pequenas diferenças de pontos, para delírio dos seus adeptos. Já no quarto e último período, o Atlântico entrou de rompante e quis mudar o rumo dos acontecimentos.
A partida ficou resolvida nos últimos três minutos, quando os jogadores da Juventude cometeram algumas faltas técnicas. A partir daí, os comandados de Paulo Pina passaram à frente do marcador. Aproveitaram o seu colectivo para segurar as individualidades da Juventude. No final, o resultado foi de 67-63.
Recorde-se que a primeira fase do campeonato sénior masculino de Basquetebol do Fogo foi disputada no sistema de “todos contra todos”. Além das duas equipas com maior número de vitórias (Atlântico e Juventude), participaram no regional a Escola Secundária de Ponta Verde e o Clube Desportivo Atlético dos Mosteiros. A equipa mosteirense desistiu nas últimas jornadas por falta de dinheiro para pagar as deslocações até à cidade de São Filipe, onde se realizam os jogos.
Atlântico campeão na categoria júnior
Já na categoria júnior, o Atlântico Futebol Clube sagrou-se campeão regional ao derrotar a equipa do Spartak por 43-39 no terceiro jogo do play-off. A equipa do Atlântico mostrou-se soberana nesta final.
Na primeira partida o Spartak venceu por 57 - 39. Mas o Atlântico viria a empatar a eliminatória com uma vantagem de seis pontos (56-50). Na terceira partida o Atlântico bateu o Spartak por 43-39.

ANGOLA : Absentismo marca concentração da Selecção



Paulo Macedo, apenas o extremo base Edson Ndoniema, da formação do 1º de Agosto,
Fotografia: Jornal dos Desportos
O absentismo marcou ontem o dia da concentração da pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculino, que projecta a sua participação no Torneio Internacional de Alexandria no Egipto, competição a decorrer de 18 a 27 do corrente mês.Dos 12 atletas convocados pelo seleccionador nacional, Paulo Macedo, apenas o extremo base Edson Ndoniema, da formação do 1º de Agosto, esteve presente ontem nas instalações da direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), sita no Complexo da Cidadela Desportiva.

Em declarações a comunicação social, Nuno Teixeira, director técnico do órgão reitor da modalidade, que esteve acompanhado do seleccionador nacional, lamentou a ausência dos 11 integrantes do combinado nacional, prometeu averiguar em profundidade os motivos que estão na base do elevado grau de absentismo que se verificou ontem, dia reservado a concentração da pré-selecção nacional."Em relação a ausência da maior parte dos jogadores pré-seleccionados é uma questão que vamos verificar e fazer um estudo sobre o que aconteceu. Creio que houve aqui falta de comunicação entre a Federação, clubes e atletas, mas de qualquer modo temos de ter paciência, porque é a primeira vez que acontece uma situação do género e é por este motivo, que temos de analisar primeiro e posteriormente reagirmos", disse o director técnico da Federação Angolana de Basquetebol.

Em face disso, o seleccionador nacional, Paulo Macedo, anunciou o início dos trabalhos de preparação da pré-selecção nacional para amanhã quinta-feira, a partir das 10h00, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva. A componente física vai dominar os primeiros três dias de preparação do "cinco" nacional, que deixa  Luanda com destino ao Egipto no próximo dia 18."Penso que houve  claramente falta de comunicação, mas  vamos manter a nossa programação e quinta-feira vamos dar início ao  trabalho de preparação com vista o Torneio Internacional de Alexandria. Como sabe, é um mês muito complicado, mas temos previstos cinco a seis treinos para termos a equipa mais ou menos em termos do que  perspectivamos para este mês,  termos no capítulo físico  um grupo que nos permita realizar um bom torneio".
M.C

1º de Agosto confirma triplete
A formação do 1º de Agosto derrotou ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, a equipa do Grupo Desportivo Interclube, em partida que contou para a finalíssima da 24ª edição da Taça de Angola de basquetebol em seniores feminino, confirmando deste modo, o triplete da época desportiva'2014Com os dois treinadores a colocarem em quadra as suas melhores unidades, esteve melhor a formação militar, fundamentalmente, nos minutos iniciais do desafio, fruto do maior rigor defensivo.
As comandadas de Apolinário Paquete começaram a reagir à entrada do minuto sete do quarto inicial, tendo imposto um rigoroso empate a dez pontos, depois de recuperar um parcial de 7-1.Neste período houve uma fraca produtividade das duas equipas, que até então, tinham marcados vinte pontos, sendo dez para a turma militar, igual número para a formação adstrita à Polícia Nacional, dando uma média de um ponto por minuto.O nervosismo apoderou-se das duas colectividades no segundo quarto, com as campeãs nacionais a anotarem dez pontos, contra sete da sua opositora, perfazendo 20-17, ao cabo dos primeiros 20 minutos.A extremo-poste Nacissela Maurício e a base Rosa Gala, uma das eleitos do seleccionador nacional Aníbal Moreira para o Mundial da Turquia, destacaram-se na equipa rubro e negra, com seis e cinco pontos. Com a consagração, o 1º de Agosto destrona o Interclube do pódio.

Torneio
Seleccionador valoriza adversários

O seleccionador nacional, Paulo Macedo, reconheceu o potencial das selecções que de 18 a 27 do mês em curso, vão participar no Torneio Internacional de Alexandria.Para além da selecção do Egipto, finalista vencido do último Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, prova disputada na Costa do Marfim e ganha por Angola, a competição vai contar  com a presença da selecção da Tunísia e uma equipa europeia."Penso que vai ser um bom torneio e a Selecção Nacional vai procurar tirar o maior proveito desta competição. A prova vai contar para além do país anfitrião, com a Tunísia e uma equipa europeia".
Questionado sobre a ausência do internacional angolano, Carlos Morais, que como apuramos encontra-se no exterior a debelar da lesão, Paulo Macedo afirmou "que não recebeu qualquer notificação sobre a ausência do atleta, pelo que, continua a contar com o extremo base para o Torneio Internacional de Alexandria".Lista de convocados para a "operação" Alexandria: Armando Costa, Hermenegildo Santos, Edmir Lucas, Edson Nodoniema, Reggie Moore, Islando Manuel e Sílvio Sousa (1º de Agosto), Carlos Morais, Olímpio Cipriano e Eduardo Mingas (Recreativo do Libolo), Valdelício Joaquim (Atlético Petróleos de Luanda), e Alexandre Jungo (Futebol Clube Vila Clotilde).
M.C

10 junho 2014

MOÇAMBIQUE : Mabjaia sucede-se na FMB

FRANCISCO Mabjaia foi reeleito sábado presidente da Federação Moçambicana de Basquebol (FMB) após escrutínio realizado com este propósito.
Num escrutínio com lista única, Mabjaia foi praticamente confirmado para exercer as funções por mais quatro anos. Porém, as associações provinciais “venderam” cara a reeleição de Mabjaia.
Os presidentes das associações queixaram-se da falta de colaboração por parte da federação e exigiram ao presidente reeleito a apresentação de um programa de actividades concreto num intervalo de 90 dias.
Mabjaia comprometeu-se a satisfazer a exigência dos associados, prometendo igualmente intensificar acções de formação de vários agentes da modalidade e distribuir equipamentos de trabalho pelas associações.

CABO VERDE : Basquetebol do Fogo: Campeão regional conhecido hoje à noite

Atlântico ou Juventude: uma das duas equipas vai erguer, hoje, no Polidesportivo Simão Mendes em São Filipe, a ambicionada taça de campeão regional de basquetebol do Fogo. A partida começa às 19 horas.

O Polidesportivo Simão Mendes será palco do terceiro encontro decisivo entre a Juventude e Atlântico que estão empatadas na eliminatória.
Na primeira partida, a Juventude venceu por uma diferença de 17 pontos (63-46). No segundo jogo, Atlântico venceu por 51-47. A que vencer a partida de hoje à noite é declarado campeão regional da época 2013-2014, com direito a representar a ilha no campeonato nacional.
Recorde-se que a primeira fase do campeonato sénior masculino de Basquetebol do Fogo foi disputada no sistema de “todos contra todos”. Além das duas equipas com maior número de vitórias (Atlântico e Juventude), participaram no regional a Escola Secundária de Ponta Verde e o Clube Desportivo Atlético dos Mosteiros. A equipa mosteirense desistiu nas últimas jornadas por falta de dinheiro para pagar as deslocações até à cidade de São Filipe, onde se realizam os jogos.
Atlântico campeão na categoria júnior
Já na categoria júnior, o Atlântico Futebol Clube sagrou-se campeão regional ao derrotar a equipa do Spartak por 43-39 no terceiro jogo do play-off. A equipa do Atlântico mostrou-se soberana nesta final.
Na primeira partida o Spartak venceu por 57 x 39. Mas o Atlântico viria a empatar a eliminatória com uma vantagem de seis pontos (56-50). Na terceira partida o Atlântico bateu o Spartak por 43-39.

CABO VERDE : Edy Walter vai mostrar-se no draft da NBA


Edy Walter vai mostrar-se no draft da NBA

O basquetebolista cabo-verdiano Edy Walter, que joga no Herbalife Gran Canária (Espanha), está na lista dos 77 novatos eleitos para o grande sorteio (draft) da maior liga do basquetebol mundial. Walter viajará para os Estados Unidos onde fará testes em diferentes equipas antes do tão esperado sorteio com vista à campanha de 2014/15.

A imprensa nos Estados Unidos está a destacar as qualidades deste jovem atleta e chega mesmo a coloca-lo entre os 20 melhores. Dos 77 escolhidos, 46 chegam das universidades americanas e 31 foram captados no estrangeiros. Walter Tavares da Veiga ou Edy Walter, de 22 anos, 2.20 metros de altura, é um dos “estrangeiros”. Começou a jogar quando tinha 17 anos e, em 2012, participou na sua primeira competição internacional. Foi convocado para o torneio de basquetebol da Zona II africana.
De lá para cá, este jovem, que é natural da ilha do Maio, descolou uma carreira internacional. Passou pelo UB La Palma Isla Bonita da Liga LEB Oro na Espanha, mas também CB Grand Canária da segunda divisão e agora está no Herbalife Gran Canária. Mas toda esta aventura começou quase por acaso. Edy Walter foi descoberto por um turista espanhol em Cabo Verde que ficou impressionado com a sua altura. Tirou uma foto ao jovem e enviou para os técnicos do CG Gran Canária para que aprendesse a jogar.
Depois de três anos, deu o salto para o UB LA Palma, da 2ª divisão. Hoje, em termos de projecção, está indicado pelo DraftExpress.com como escolha da equipa de Filadelfia. Já o NBADraft.net o coloca no Minnesota Timberwolves, enquanto o Fox Sports Ohio o vê no Cleveland Cavalieres.
Sobretudo o Cleveland Cavaliers e o Memphis Grizzlies estão a seguir de perto os passos do Edy Walter, que fez parte da selecção nacional na sua mais recente incursão no Afrobasket. A imprensa espanhola revela que no último fim-de-semana olheiros destas duas formações estiveram nas bancadas para tomar notas das qualidades deste gigante. Acreditam, por isso, que é desta que o basquetebolista vai dar o tão desejado salto para a liga de basquetebol norte-americano, a prestigiada NBA.
Depois de retirar o seu nome do último draft por entender que ainda precisava ganhar mais experiência, o poste está agora mais maduro e a despertar a cobiça de grandes clubes mundiais. O diário de Las Palmas, La Província, escreve que devido à sua grande margem progressão, o internacional cabo-verdiano de 2,20 metros poderá jogar no NBA no próximo anos, mas antes deverá passar pelo draft, um teste para as equipas verem as qualidades dos basquetebolistas que querem contratar.
C/Visãonews.com

ANGOLA : Mundiais orçados em quatro milhões



Extremo poste Joaquim Gomes Kikas é um dos eleitos para Alexandria
A campanha de Angola nos Campeonatos do mundo de basquetebol em seniores, em ambas as classes, e de sub-17 em masculino, está orçada em quatro milhões de dólares norte-americanos, conforme apurou o Jornal dos Desportos .Do valor acima referenciado, um milhão e meio de dólares vão ser empregues na campanha da Selecção Nacional de basquetebol em seniores masculino que projecta a  participação na 17ª edição do Campeonato do Mundo da \"bola ao cesto\", competição a decorrer de 30 de Agosto a 14 de Setembro do ano em curso em Espanha.

Os valores devem ser aplicados na compra de bilhetes de passagens, no pagamento de ajudas de custos dos integrantes do combinado nacional, para além de outras despesas inerentes à própria preparação, em que se destacam a participação em quatro importantes torneios internacionais, designadamente, o torneio de Alexandria, Egipto, a Taça Borislav Stankovic, torneio do Brasil e o torneio de Espanha.Já as senhoras e os sub-17 vão participar pela primeira vez no Campeonato do Mundo da Turquia e do Dubai, respectivamente, vão gastar um milhão e duzentos e cinquenta mil dólares norte-americanos.

O combinada nacional sénior masculino B concentra-se esta manhã, a partir das 10h00, numa das salas de reuniões do órgão reitor da modalidade, sita no Complexo da Cidadela Desportiva, a fim de dar início aos trabalhos de preparação, com  vista o torneio internacional de Alexandria. Dez dos 15 atletas convocados para o mundial de Espanha fazem parte igualmente deste grupo.O \"cinco nacional\" vai disputar de 18 a 27 do mês em curso, em Alexandria, um torneio internacional. Yanick Moreira, atleta que milita nos Estados Unidos e que tem a sua chegada prevista para o dia 10 de Julho a Luanda, vai ser o grande ausente.
Alexandre Jungo, poste do Futebol Clube Vila Clotilde, campeão africano de sub-16, vai preencher a vaga do ex-jogador do 1º de Agosto.A direcção da Federação, equipa técnica e jogadores vão reunir-se  esta manhã a fim de tratarem de todos os aspectos inerentes ao torneio de Alexandria.Para o Campeonato do Mundo em que a Selecção Nacional vai marcar a sua quarta presença consecutiva, sétima no geral, o seleccionador nacional, Paulo Macedo, chamou 15 atletas, com principal destaque para a presença de nove jogadores da formação do 1º de Agosto, contra  um do Atlético Petróleos de Luanda, três do Recreativo do Libolo, actual campeão nacional em título, ao passo que dos Estados Unidos da América vem o poste Yanick Moreira.
Depois de ter apresentado o orçamento das três competições mundiais ao Executivo Angolano, por via do Ministério da Juventude e Desportos, logo após o termo do Campeonato Africano das Nações em masculino de 2013, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), aguarda com muita expectativa a alocação das verbas para a execução dos programas previamente elaborados, com vista os três compromissos internacionais.Eis os jogadores que seguem viagem para o Egipto: Armando Costa, Hermenegildo Santos, Edmir Lucas, Edson Ndoniema, Reggie Moore, Islando Manuel, Sílvio Sousa, Carlos Moreira, Olímpio Cipriano, Eduardo Mingas, Valdelício Joaquim e Alexandre Jungo.

 Taça de Angola
Militares e polícias  em dia de decisão

 Igualados a uma vitória cada, as formações do 1º de Agosto e do Grupo Desportivo Interclube voltam a  defrontar-se  hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, desta  vez em partida a contar para a finalíssima da 24ª edição da Taça de Angola de basquetebol em seniores feminino.Depois de ter forçado a uma finalíssima no último domingo, mercê do triunfo por 66-64, a turma adstrita à Polícia Nacional vai procurar alcançar mais um triunfo e salvar a época desportiva 2014, em que perdeu para a equipa militar o Campeonato Provincial de Luanda e o Campeonato Nacional. As militares haviam vencido no desafio da primeira mão por 53-39.
À semelhança das duas primeiras partidas, onde o equilibrio foi a tónica dominante, hoje, para a finalíssima da segunda maior competição a nível da \"bola ao cesto\" perspectiva-se uma grande partida, a julgar pela qualidade dos dois plantéis, onde se destacam as norte-americanas Latia Williams do 1º de Agosto, e Italee Lucas do Grupo Desportivo Interclube.Ontem, as duas agremiações aproveitaram para corrigir eventuais debilidades, assim como traçar estratégias para o desafio desta noite.
Jaime Covilhã, técnico principal do 1º de Agosto, espera que o seu grupo possa estar bastante determinada durante os 40 minutos, por formas a conquistar o triplete da temporada 2014, depois de ter arrebatado o provincial de Luanda e o \"Nacional\".Entretanto, a veterna Isabel Francisco, base, tem se destacado no conjunto militar e hoje pode ser a aposta do técnico rubro e negro para a condução do jogo ofensivo do 1º de Agosto.Da lado da Polícia não se pensa noutro resultado senão na vitória, que a acontecer vai ser a salvação da época desportiva.Apolinário Paquete reconhece que vai ser uma partida muito disputada, mas não esconde o desejo de conquistar da 24ª edição da Taça de Angola.\"Vamos lutar até à exaustão, porque queremos conquistar a Taça de Angola para salvarmos a época\".                                     
M.C

 Convocatória
Clubes indignados com a postura da FAB

O 1º de Agosto e do Grupo Desportivo Interclube mostraram-se indignados pelo  facto da convocatória da Selecção Nacional sénior feminina que vai disputar à fase final do Campeonato do Mundo da “bola ao cesto” ter sido tornada pública em véspera da disputa da primeira “mão” da Taça de Angola.Em declarações ao Jornal dos Desportos, José Moniz, vice-presidente para o basquetebol da formação militar, considerou que a direcção da Federação Angolana de Basquetebol acabou por prestar um mau serviço à família do basquetebol, prejudicou em grande medida as duas agremiações que estão na luta pela Taça de Angola.
\"Acho que foi um mau serviço prestado pela direcção da Federação ao basquetebol angolano, nós estamos a  assistir agora o mundial de futebol do Brasil onde estão 24 selecções e todas as convocatórias foram feitas depois de terminar as competições oficiais de cada país. É anormal o que acontece às vezes nosso basquetebol, mas honestamente , a mim já não me admira nada. Nós acabamos de sair de um Campeonato Nacional em seniores feminino, prova disputada na província de Benguela, onde não haviam balneários\".

Para o homem forte do basquetebol da equipa rubro e negra esta situação acaba por ter uma certa influência no desempenho de algumas jogadores que eram titulares indiscutiveis na Selecção Nacional.\"Se nós nos permitimos fazer uma convocatória da Selecção Nacinal em véspera de uma competição tão importante, podemos ter a cabeça em todos os sítios menos na competição, porque qualquer uma destas meninas e estou a falar das duas equipas, almejavam disputar o mundial\".Ao finalizar, José Moniz afirmou \"que por tudo aquilo que a capitã Nacissela Maurício fez ao basquetebol angolano merecia constar desta convocatória nem que  fosse como prémio\".O mesmo pensamento foi partilhado pelo director para o basquetebol do Grupo Desportivo Interclube, António Camulugi.                                                                    
M.C

09 junho 2014

ANGOLA : Basquetebol Interclube leva decisão a finalíssima

 
Interclube leva decisão a finalíssima
Fotografia: José Soares
O Interclube relançou a luta pela conquista da XXIV edição da Taça de Angola em basquetebol sénior feminino, ao vencer ontem à noite, no pavilhão 28 de Fevereiro, por 66-64, o 1º de Agosto, em jogo referente a segunda-mão da final da referida competição. Com esta vitória a formação da polícia força a disputa da finalíssima, marcada para amanhã, a partir das 18h00, no pavilhão principal da Cidadela Desportiva.

Depois de terem consentido a derrota por 39-53 no jogo da primeira-mão, disputado sábado no pavilhão Vitorino Cunha, as comandadas de Apolinário Paquete souberam dignificar a condição de detentoras do troféu, ao impedirem que Jaime Covilhã tivesse a veleidade de "fazer a festa" em casa das polícias, depois de ter vencido o provincial de Luanda e ter ido a Benguela arrebatar o título nacional.

Os amantes da modalidade foram presenteados com um raro espectáculo da "bola ao cesto", em que ambas equipas se desdobraram em manobras exaustivas tendentes a impor a sua superioridade táctica. O equilíbrio prevaleceu desde o período inicial, apesar das militares terem denotado maior eficácia em termos de finalização no quarto inicial, o que resultou na vantagem de 20-26.

Com a norte-americana Italee Lucas em pleno momento desportivo, Apolinário Paquete viu as suas atletas recuperarem o fôlego, sempre que a equipa estivesse em eminência de "bater em retirada". A extremo base fazia jogar as suas companheiras e tirava proveito do seu poder de incisão para anular a vantagem do adversário quer através de lançamento da linha de 6.75 metros, quer em entradas na diagonal.

Com o placard a registar o empate de 28-28 à entrada do terceiro período, o 1º de Agosto voltou a apresentar uma equipa mais homogénea, cujo rigor táctico ofuscava o discernimento defensivo da equipa anfitriã, mas a audácia de Italee Lucas (cestinha da partida com 20 pontos), bem auxiliada por Meiya Tireia (4), e Nguiendula Filipe (10) foram preponderantes da escalada das polícias no penúltimo tempo em que as militares saíram a perder por um ponto(46-45).

O período derradeiro foi o mais equilibrado, tendo o placar registado quatro empates (54-54, 56-56, 59-59, 64-64), mas a grande protagonista foi a atleta Mereciana Fernandes que converteu um triplo e desfez a vantagem militar de um ponto (60-59), quando faltava menos de um minuto para se jogar, colocando o Interclube com a vantagem de 62-60, resultado que foi dilatado com a conversão de lançamentos livres pela norte americana Italee Lucas para os favoráveis 64-60.

08 junho 2014

ANGOLA : 1ª de Agosto supera Interclube na Taça de Angola



Jogo da segunda-mão da final da Taça de Angola está marcado para hoje no pavilhão 28 de Fevereiro com as militares em vantagem
Fotografia: José Soares
A formação do Interclube tem como pretensão utilizar todos os recursos ao seu dispor para se manter na corrida pela conquista da XXVIII Taça de Angola da categoria, quando, a partir das 19h00, no pavilhão 28 de Fevereiro, voltar a medir forças com a congénere do 1º de Agosto, em partida referente a segunda mão da final da referida competição.

Depois de ontem terem consentido uma derrota ( 39-53) em pleno pavilhão Victorino Cunha, a equipa às ordens de Apolinário Paquete joga hoje sob maior pressão, pois um novo desaire permite que o plantel rubro e negro, na versão Jaime Covilhã, faça a dobradinha na presente época com o estoirar do champanhe em plena casa do adversário, depois de arrebatar os campeonatos nacional e provincial.
 
Com o troféu da edição passada na sua galeria, o Interclube depende de si próprio para salvar a época prestes a terminar, mas obter uma vitória diante da formação orientada pelo experiente técnico Jaime Covilhã, se afigura uma tarefa dispendiosa para Apolinário Paquete e seus directos colaboradores, não obstante o plantel adstrito ao Ministério do interior integrar algumas das unidades mais sonantes do basquetebol nacional.

Os indícios apontam para uma partida de desfecho imprevisível, em que a capacidaJde de sofrimento das integrantes de cada conjunto será fundamental nos momentos decisivos, muito embora a célebre campanha que a equipa do Rio Seco tem vindo a fazer, desde que Jaime Covilhã tomou as "rédeas da casa", represente um elemento galvanizador.

De resto, o pavilhão dos Bombeiros não terá espaço suficiente para albergar a vasta moldura humana de prosélitos da "bola ao cesto", que, mais uma vez, ávidos por uma partida de basquetebol de elevado quilate, á semelhança do que sucedeu ontem, no pavilhão Vitorino Cunha, pretendem puxar pela equipa predilecta rumo a consagração.

07 junho 2014

MOÇAMBIQUE :: DIA DE ELEIÇÕES: Mabjaia candidato à sua sucessão na FMB

FRANCISCO Mabjaia deve ser reeleito hoje presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) para um novo mandato de quatro anos, no decurso da assembleia-geral ordinária, que dentre vários pontos da agenda destaca-se a realização das eleições dos novos órgãos sociais da agremiação.
Mabjaia é o único que apresentou a sua candidatura à presidência da FMB, sendo que poderá ser reconduzido, por unanimidade, a mais um mandato. Aliás, antes do escrutínio, o dirigente apresenta-se confiante na vitória, assegurando que tem total apoio da família do básquete.
Durante o mandato vigente, Francisco Mabjaia conseguiu apurar pela primeira vez na história uma selecção de básquete para um campeonato do mundo, no caso a sénior feminina.

ANGOLA : Nacissela fica de fora do Mundial



Capitã da Selecção não mereceu a confiança do seleccionador nacional nem sequer para o torneio internacional de Maputo
Fotografia: Jornal dos Desportos
A ausência da capitã Nacissela Maurício, extremo poste da formação do 1º de Agosto, actual campeã nacional, constitui a principal novidade da convocatória do Seleccionar Nacional, Aníbal Moreira, com vista o Campeonato do Mundo de basquetebol em seniores feminino, a decorrer de 27de Setembro a 5 de Outubro do ano em curso, na Turquia, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa.
A extremo poste do Clube militar que capitaneou o combinado nacional na conquista do bicampeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, último dos quais conquistado em  2013, em Maputo,  vai igualmente falhar o torneio internacional de Maputo, competição a disputar-se de 20 a 25 do mês em curso, enquadrado nos festejos de mais um aniversário da independência daquele país irmão do Índico, a assinalar-se no dia 25.

Entre as convocadas para  "operação" Turquia, competição em que o "cinco" nacional vai estrear-se, destaque  para as presenças da base Rosa Gala, da formação rubro e negra, ela que falhou a disputa do Campeonato Africano das Nações de 2013, por ter na altura ainda idade de cadetes (17 anos),  Ártemis Afonso, filha da antiga internacional angolana, Maria Barbosa "Manu"e de Mafalda Barcelos,  a actuarem no basquetebol português.
Whitney Miguel, jogadora que actua no basquetebol francês voltou a merecer a confiança do seleccionador nacional, Aníbal Moreira, depois de ter ajudado o país a conquistar a taça continental, e consequentemente, o apuramento pela primeira vez numa fase final de um Campeonato do Mundo.
A equipa do 1º de Agosto, na qualidade de campeã nacional em título forneceu sete jogadoras à pré-selecção nacional contra cinco do Grupo Desportivo Interclube, vice-campeã nacional.
Entretanto, o grupo convocada para o Campeonato do Mundo da Turquia concentra-se a  1 de Agosto, a partir das 10h00, numa das salas de reuniões da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), sita no Complexo da Cidadela Desportiva, a fim de tomar conhecimento do programa de preparação para a referida competição.
À semelhança dos seniores masculino e dos sub-17 em masculino, a Selecção Nacional sénior feminina vai realizar o seu estágio pré-competivo em Espanha, antes de rumar para o palco da competição.
 "Sangue" novo  no grupo que vai a Turquia, visa o  Campeonato Africano das Nações, competição em que Angola quer manter  o anel continental.
O segundo grupo, convocado para participar do torneio internacional de Maputo, concentra-se no dia 13 do mês em curso, às 10h00, nas instalações da FAB.

Eis, as eleitas para "operação" Turquia: Fineza Eusébio, Ana Goncalves, Helena Zuma, Sónia Guadalupe, Roda Gala, Luisa Tomás e Letícia André, todas da formação do 1º de Agosto, Rosimara Daniel, Clarisse Mpaka, Mereciana Fernandes, Nadir Manuel e Helena Veigas ( Grupo Desportivo Interclube), Ártemis Afonso e Mafalda Barcelos, ambas  militam no basquetebol português, e Whitney Miguel  joga em França.

Para o torneio internacional de Maputo, foram chamadas as seguintes atletas: Fineza Eusébio, Ana Goncalves, Helena Zumo, Sónia Guadalupe, Letícia André, Rosa Gala e Luisa Tomás ( 1º de Agosto), Rosimara Daniel, Helena Viegas, Mereciana Fernades e Nadir Manuel (Grupo Desportivo Interclube) e Mafalda Barcelos (Portugal).
MC

ANGOLA : Militares procuram terceiro título



1º de Agosto procura triplo da época
Fotografia: Jornal dos Desportos
A formação do 1º de Agosto recebe esta noite, a partir das 19h00, no Pavilhão Victorino Cunha, a equipa do Grupo Desportivo Interclube, em partida referente à primeira mão da final da Taça de Angola de basquetebol em seniores feminino, com o pensamento  no triplete da época desportiva 2014.

O desafio da primeira mão estava marcado inicialmente para o Pavilhão 28 de Fevereiro, mas os dois emblemas acordaram  e transferiram a partida para o Pavilhão Victorino Cunha.
Depois de  destronarem do título nacional a equipa adstrita à Polícia Nacional, para além de arrebatar o campeonato provincial, sob batuta do seu novo treinador, Jaime Covilhã, o Clube militar vai tentar conquistar o seu terceiro troféu da época.
A jogar no seu reduto, a equipa militar vai seguramente tentar vergar esta noite a sua similar do Grupo Desportivo Interclube.
Entretanto, as comandadas de Apolinário Paquete já manifestaram publicamente o interesse em se desforrarem das rivais, depois de perderem o Campeonato Provincial de Luanda e o  Campeonato Nacional.
Em face disse, aguarda-se por uma partida muito disputa do primeiro ao último minuto, a julgar pela qualidade das jogadoras dos dois emblemas.
O Pavilhão Victorino Cunha vai seguramente registar uma enchente, já que vão estar em confronto as duas melhores equipas da actualide.
A equipa rubro e negra vai tentar vencer esta noite as polícias e amanhã, no Pavilhão 28 de Fevereiroa, confirmar a conquista de mais um troféu na presente época desportiva.
Apolinário Paquete, técnico do Grupo Desportivo Interclube e Jaime Covilhã, treinador do 1º de Agosto, vão poder contar com as suas principais executantes para o prélio desta noite, elevam ainda mais a incerteza no desfecho final da partida.
Entretanto, em caso de igualdade em termos de vitória, vai recorrer-se  a uma finalíssima, partida a ser disputada na próxima terça-feira, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva.
Para atingir a final, a formação do Interclube eliminou o Grupo Desportivo O Maculusso nas meias-finais, jogada a duas mãos, venceu-o por 92-32 e 69-42 respectivamente, ao passo que a equipa militar deixou pelo caminho a formação da Universidade Lusíada, com duas soberbas vitórias, por 79-36 e 84-36.

FORMAÇÃO
Alexandre Neto  elogia iniciativa

Alexandre Neto, técnico principal da Universidade Lusíada, enalteceu a iniciativa da Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol que promove desde ontem no Pavilhão Victorino Cunha, o terceiro clinic internacional dirigido a treinadores, ligados fundamentalmente aos escalões de formação.
O categorizado técnico que durante vários anos esteve ligado aos escalões de formação do Grupo Desportivo O Maculusso, lançou atletas que hoje fazem furor no basquetebol angolano, casos de Nacissela Maurícia, antiga captiã da Selecção Nacional, Felizarda Jorge, entre outras, destacou as qualidades dos prelectores da acção formativa que hoje termina.
"É de louvar a iniciativa da Associção Nacional de Treinadores de Basquetebol, que decidiu brindar os técnicos nacionais com mais uma acção formativa, que ao fim e ao cabo, vai elevar cada vez mais os nossos conhecimentos sobre  treino desportivo, dada a importância dos temas que foram seleccionados para este curso. Há muito que precisavamos de um refrescamento, por isso, é que o clinic está a ser muito bem aproveitado pelos técnicos, que felizmente estão aqui em grande número", disse.
Temas como construção de defesa  homem a homem, princípios do ataque contra homem a homem, construção da defesa zona 3/4, entre outros, vão marcar hoje o último dia da acção formativa.
Moncho Lopés com o tema exercícios para aperfeiçoar a técnica individual e colectiva, técnica e táctica individual (Paco Redondo), músculos que intervêm no lançamento, como treiná-los (Artur Casimiro Barros) e direcção de equipa no treino, antes, durante e depois do jogo (Pedro Fernandes),  "animaram" o primeiro dia da acção formativa.
Raúl Duarte chamou a atenção sobre a necessidade dos treinadores ligados aos escalões de formação acompanharem a vida social (saber onde vivem, como vivem e com quem, vida académina etc) do atleta para além do treino desportivo.      
M.C

06 junho 2014

ANGOLA : Madeira esconde orçamento



O presidente da Federação Angolana de Basquetebol recusou revelar os valores necessários para suportar a participação das três selecções nacionais
Fotografia: Jornal dos Desportos
Socorrendo-se da velha máxima de que o segredo é a alma do negócio, o presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Paulo Alexandre Madeira, recusou revelar os valores necessários para suportar as participações das três selecções nacionais que este ano estão envolvidas em fases finais de Campeonatos do Mundo da "bola ao cesto".
A Selecção Nacional sénior masculino vai estar pela quarta vez consecutiva numa fase final de um Campeonato do Mundo, sétima na geral, ao passo que as de seniores feminina e os sub-17 em masculino vão marcar as respectivas estreias.
O dirigente do órgão reitor da modalidade no país fez saber que já apresentou o orçamento global para os três compromissos internacionais ao Executivo, por via do Ministério da Juventude e Desportos, no último semestre de 2013, e aguarda a todo momento pela alocação das verbas para poder começar a executar o seu programa.
"Eu não vou falar de números de forma objectiva. O que lhe posso dizer é que nós apresentámos um orçamento ao Ministério da Juventude e Desportos, isto é, no período pós-Agosto de 2013, e é este orçamento que pretendemos para executarmos os nossos programas".
Paulo Alexandre Madeira disse, por outro lado, que caso não seja alocado o valor solicitado para os três compromissos internacionais, a direcção FAB está a preparar contramedidas para não criar constrangimentos às selecções. "Caso não sejam colocadas à nossa disposição a totalidade das verbas que ansiávamos e achávamos que eram necessários para a campanha dos Campeonatos do Mundo, estamos a preparar contramedidas para que isso não provoque um prejuízo aos programas de preparação."
Ao finalizar, o "número um" da Federação Angolana de Basquetebol afirmou "que tendo o Executivo Angolano noção da responsabilidade e da noção dos compromissos de Angola estar representada nas provas mais importantes a nível do mundo com certeza em momento próprio disponibilizará as verbas, à semelhança dos outros anos".
A nível dos seniores masculinos Angola marcará a sua sétima presença, depois de 1986, 1990, 1994, 2002, 2006 e 2010.

Federação define objectivos
A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) traçou como meta inicial a passagem para a fase  da Selecção Nacional sénior masculino, que de 30 de Agosto a 14 de Setembro do ano em curso vai disputar o Campeonato do Mundo em Espanha. Posteriormente lutar pela melhoria do décimo quinto lugar da edição passada.
O facto foi revelado ontem, em entrevista ao Jornal dos Desportos, pelo presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Paulo Alexandre Madeira, que se mostrou favorável ao processo de renovação que está a ser levado a cabo pelo seleccionador nacional, Paulo Macedo.
Apesar das baterias estarem viradas para o Campeonato Africano das Nações de 2015, Afrobasket, competição que Angola pretende ganhar, mantendo a hegemonia absoluta de mais de 25 anos no continente africano, o "número um" da FAB não colocou de parte a passagem para a outra fase no Campeonato do Mundo e, consequentemente, a melhoria do décimo quinto lugar alcançado no mundial da Turquia.
"Apesar de termos como principal horizonte o Afrobasket de 2015, isto não significa, que vamos partir para o Campeonato do Mundo de Espanha sem qualquer objectivo. Nós, direcção da federação, traçamos como meta a passagem para a outra fase, é evidente que só vamos conseguir alcançar a fase posterior da competição e melhorar o décimo quinto lugar da edição passada se tivermos uma preparação cuidada", disse Paulo Madeira, acrescentando: "Se tivermos todos os meios e condições à nossa disposição, do ponto de vista financeiro, da organização dos vários processos de treino, acredito que a nossa selecção pode estar a um nível que lhe permita discutir a passagem para a fase seguinte."
Questionado sobre a possibilidade de o combinado nacional vir a alcançar ou melhorar o nono lugar conquistado no Campeonato do Mundo do Japão, em 2016, num universo de 24 selecções, Paulo Alexandre Madeira considerou "extremamente difícil conseguir-se tal façanha", alcançada pelo dupla técnica Aberto de Carvalho "Ginguba e José Carlos Guimarães.
"Não acredito que com a qualidade que temos de momento este seja um objectivo alcançável. Nós tentamos ser o máximo realistas e não temos de estar a embandeirar em arco por num determinado momento termos alcançado este ou aquela classificação num Campeonato do Mundo. A vaidade é um inimigo do sucesso, da competência, e nós não somos vaidosos a esse ponto, preferimos com toda a humildade continuar a trabalhar e marcar passo um a um".
Paulo Madeira prefere pautar a sua opinião pelo realismo: "Assumirmos que a nossa selecção tem capacidade e qualidade para melhorar o nono lugar era irresponsabilidade da nossa parte e, honestamente falando, essa vaidade não existe. Acreditamos que daqui a alguns anos, se concluirmos o processo de renovação com sucesso, num horizonte de quatro, cinco anos possamos almejar este desiderato", prognosticou Paulo Alexandre Madeira.
Entretanto, administrativamente a direcção da FAB já começou a trabalhar para que não haja constrangimentos de última hora. "Administrativamente temos tudo preparado, desde as reservas, planos de treino, jogos de controlo enfim. estamos a trabalhar para que não tenhamos problemas a última hora", asseverou o responsável federativo.
Paulo Alexandre Madeira disse. na ocasião, que vão aproveitar o torneio internacional de Alexandria, Egipto, prova a decorrer de 18 a 27 do mês em curso, para levar jovens jogadores incluindo atletas que se sagraram campeões africanos na categoria de sub-16, que este ano vão competir no Campeonato do Mundo de sub-17, prova marcada para o Dubai.
MC

Formação
Direcção da FAB admite fraco nível

Apesar do esforço gigantesco dos clubes no trabalho que se faz nos escalões de formação, o nível ainda é considerado débil. A constatação é do presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Paulo Alexandre Madeira. "Infelizmente continuamos a trabalhar muito mal a nível da formação, situação que pretendemos mudar rapidamente, não só na parte competitiva mas também no empenho dos treinadores naquilo que é o cumprimento dos seus programas e melhoria do treino de pormenor, e fundamentalmente, dos fundamentos para que os atletas melhorem a sua qualidade."  Paulo Alexandre Madeira mostrou-se satisfeito com a melhoria que se tem verificado no biótipo dos nossos jovens jogadores.
"Devemos aqui ressaltar que estamos a viver também um fenómeno que é a melhoria do biótipo dos nossos atletas, daí estarem aparecer atletas com mais de dois metros, a nível dos sub-16, sub-17, sub-18, sub-19 e sub-20".
Em face disse, Paulo Alexandre Madeira considera ser imperioso potenciar os jovens jogadores nos torneios internacionais e Campeonato do Mundo, para que em 2015 Angola possa estar representada com uma selecção rejuvenescida e cheia de qualidades por formas a continuarmos o nosso domínio no continente africano.
Quanto à Selecção Nacional de sub-16 que vai competir pela primeira vez num Campeonato do Mundo, na categoria de sub-17, prova marcada para o Dubai, a direcção da FAB está a trabalhar para proporcionar ao grupo as melhores condições de trabalho.
Paulo Alexandre Madeira falou da necessidade de prestar maior atenção aos campeões africanos de sub-16, porque no seu entender, o futuro da Selecção A passa necessariamente por este grupo de jovens.
É com este pensamento que a direcção da FAB decidiu integrar alguns jovens na Selecção Nacional A, a fim de competirem nos mais diferentes torneios internacionais, por formas a darem maior rodagem competitiva aos garotos.
À semelhança dos seniores, em ambos os sexos, a Selecção Nacional de sub-16 vai fazer um estágio pré-competitivo em Espanha..  
   M.C

ANGOLA : Técnicos em acção formativa

Evento é uma organização da Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol presidida pelo angolano Raul Duarte
Fotografia: José Cola
Técnica e táctica individual para os bases, exercícios para aperfeiçoar a defesa individual, direcção de equipas no treino, jogo: antes e durante, exercícios para aperfeiçoar o jogo colectivo entre outros temas, vão marcar hoje, no Pavilhão Victorino Cunha, o primeiro dia da acção formativa dirigida a treinadores de formação, numa organização da Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol (ANTB).

Com início marcado para as 9h00, o curso para treinadores ligados  aos escalões de formação, vai começar com o tema técnica e táctica individual para os bases, com prelecção de Paco Redondo, treinador adjunto da selecção masculina de Espanha em sub-20 e coordenador técnico da área de formação do Real Madrid. Já  Pedro Fernandes, professor de Educação Física e Psicologia do Desporto, licenciado em Educação Física na Alemanha, especializado em Psicologia do Desporto (área de ensino) e mestre em Ciência da Educação, vai proferir o tema "direcção de equipas no treino, jogo: antes e durante".

O painel do período da manhã termina com Moncho Lopés, antigo treinador do Futebol Clube do Porto, que vai falar sobre exercícios para aperfeiçoar a defesa individual.No período da tarde, a acção formativa prossegue com o tema exercícios para aperfeiçoar o jogo colectivo, com Moncho Lopés à testa da comunicação.

Posteriormente, Paco Redondo vai debruçar-se sobre a técnica e táctica individual para os extremos, ao passo que Artur Casimiro Barros, licenciado em Educação Física, preparador físico das selecções nacionais de basquetebol, hóquei em patins e andebol, vai encerrar o primeiro dia do curso com o tema músculos que intervêm no lançamento: como treiná-los. 

A  acção formativa prossegue amanhã, com os seguintes temas: construção da defesa homem a homem, com Manuel da Silva "Gi", seleccionador nacional de sub-16, Jogos por conceitos (Paco Redondo), construção da defesa zonal em 3/4 (Moncho Lopés), princípios de ataque contra homem a homem (Moncho) e tomada de decisão, jogos de formação (Paco Redondo).

04 junho 2014

MOÇAMBIQUE : BASQUETEBOL SÉNIOR MASCULINO: Título faz vibrar Beira

A CONQUISTA, no passado domingo, em Maputo, do segundo título de campeão nacional de basquetebol sénior masculino pelo Ferroviário da Beira foi mote para a grande festa que se viveu na noite do mesmo dia no Chiveve envolvendo amantes da modalidade, adeptos e gestores do clube, representantes da Associação Provincial, do município, partidos políticos e do Governo Provincial de Sofala.
Muita batucada, com vuvuzelas à mistura, e uma imensa moldura humana trajada com as cores do Ferroviário da Beira: foi assim que os bicampeões nacionais de básquete foram recebidos, cerca das 22.50 horas, no Aeroporto Internacional da Beira, de onde partiu um longo desfile de viaturas que serpenteou as ruas da cidade, consumindo praticamente o resto da noite de consagração.
Emocionado, o presidente dos “locomotivas do Chiveve”, Valdemar Oliveira, disse que vive nos últimos três anos momentos de alegria incontida pela conquista de dois títulos nacionais de básquete sénior masculino que vêm se juntar a outros três, designadamente dois de vice-campeão e um da Taça de Moçambique.
“A família do Ferroviário está de parabéns. Vivemos momentos eufóricos nas últimas temporadas, particularmente na minha direcção. Sinto-me bastante orgulhoso. Estamos a fazer diferença no panorama desportivo do país e isso tem que ser a nossa meta anualmente”, destacou o presidente do Ferroviário da Beira.
Oliveira garantiu a manutenção não só da equipa técnica no comando da colectividade como também dos jogadores no sentido de alcançar bons resultados nas competições internacionais, onde o objectivo é chegar o mais longe possível na prova.
Por seu turno, o director provincial da Juventude e Desportos, Cruz Coimbra, disse a-propósito que o título vem uma vez mais simbolizar o trabalho que vem sendo desenvolvido conjuntamente entre os clubes e o Executivo.
“O Governo está satisfeito por tudo quanto o Ferroviário vem conseguindo nas últimas duas épocas, a começar pelo título de vice-campeão no Moçambola passando pela conquista do Campeonato Nacional de Futebol em juniores, terminando agora no basquetebol em seniores masculinos. É uma obra de se regozijar. Mostramos que estamos no caminho certo, o que esperamos que seja sempre assim” - afirmou Cruz Coimbra.
Enquanto isso, o espanhol Luís Hernandez, treinador do Ferroviário da Beira, reconheceu a grandeza da sua equipa que, segundo sua opinião, fez um grande jogo, e foi um digno vencedor.
“Nós fizemos o nosso melhor. Lutámos para levar o troféu para a cidade da Beira. A nossa equipa esteve unida e melhor neste torneio. Começámos mal mas terminámos fazendo um grande jogo”, comentou.
Quanto às competições africanas o técnico disse que este era um momento de descansar e desfrutar do título.
“Agora vamos desfrutar do nosso trabalho árduo e da nossa felicidade depois pensaremos no futuro”, explicou.
Por seu turno Armando Baptista, um dos campeões, disse que a conquista do troféu não foi tarefa fácil, pois foi preciso um grande sacrifício e muita entrega por parte dos jogadores.
“Este é um feito muito importante para o clube e para a província em geral e constitui uma enorme satisfação principalmente para mim, em particular, atendendo que foi o segundo consecutivo e é uma história no basquetebol moçambicano em que a taça está a ser conquistada fora de Maputo em dois anos consecutivos”, disse Baptista.

ANGOLA : Leandro da Conceição na convocatória para Taça Stankovic

Luanda - A selecção nacional sénior masculina foi convocada terça-feira, tendo em vista a disputa da Taça Borislav Stankovic, a ter na China de 30 de Julho a 10 de Agosto, com destaque para chamada do base-extremo Leandro da Conceição.

Jogo de basquetebol
Foto: Antonio Escrivao
Filho da antiga estrela do basquetebol angolano Jean Jacques da Conceição, Leandro actua no campeonato universitário norte-americano e é convocado pela primeira vez. Com 23 anos de idade, o jogador já passou pelo 1º de Agosto e Sporting de Cabinda.
O 1º de Agosto e o Petro de Luanda, com quatro jogadores cada, são as equipas mais representadas na pré-selecção, que conta ainda com António Deográcio do Sporting de Benguela.
Os jogadores concentram-se dia 14 de Julho, na sede da Federação Angolana de Basquetebol, para início dos trabalhos de preparação que serão liderados tecnicamente por Emanuel Trovoada, coadjuvado por Jacinto Olim.
Eis os pré-convocados:
Hermenegildo Santos, Edson Ndoniema, Mutu Fonseca, Kikas Gomes (1º de Agosto), Pedro Bastos, Leonel Paulo, Miguel Kiala, Divaldo Mbunga (Petro de Luanda), Braulio Morais, António Monteiro (Libolo), John Pedro (ASA), Adilson Ramos, André Miguel (Interclube), António Deográcio (Sporting de Benguela) e Leandro da Conceição (Universidade de New Jersey/EUA).

ANGOLA : Yanick chega dia 10 de Julho



Depois de ter falhado o Campeonato Africano das Nações de 2013, prova disputada na Costa do Marfim
O poste angolano, Yanick Moreira, que actua no SMU Mustang´s da Universidade Metodista dos Estados Unidos, chega a Luanda no dia 10 de Julho, a fim de integrar os trabalhos da pré-selecção nacional, que a partir do dia 14 começa a projectar a  participação na XVII edição do Campeonato do Mundo de basquetebol em seniores masculino, competição a decorrer de 30 de Agosto a 14 de Setembro.

Depois de ter falhado o Campeonato Africano das Nações de 2013, prova disputada na Costa do Marfim, por razões académicas, o posto angolano  que no próximo mês de Julho completa 23 anos de idade voltou a merecer a confiança do seleccionador nacional, Paulo Macedo, desta vez  para a "operação" Espanha.
O vice-presidente para as selecções nacionais, Eurico Araújo "Boneco", assegurou ao Jornal dos Desportos que a direcção da Federação Angolana de Basquetebol está a trabalhar no sentido de colocar o atleta em Luanda, no dia 10 de Julho . "Estamos a trabalhar administrativamente no sentido de o atleta chegar a Luanda no dia 10 de Julho, a fim de integrar a preparação da pré-selecção nacional que vai disputar o Campeonato do Mundo de Espanha".
Entretanto, o ex-poste da formação do 1º de Agosto vai falhar o torneio internacional de Alexandria,  prova a ser disputada de 18 a 27 do mês em curso. Ainda de acordo com o vice-presidente para as selecções nacionais, o torneio internacional do Brasil, agendado de 29 de Julho a 4 de Agosto, vai reunir os melhores executantes da Selecção Nacional, ao passo que para a Taça Borislav Stankovic, o combinado nacional vai apresentar uma segunda equipa.
"Como deve compreender,  vamos levar a nossa principal equipa para o torneio internacional do Brasil. Nesse torneio vão estar muitas selecções que vão disputar o Campeonato do Mundo de Espanha, daí que, vamos levar a nossa principal equipa para testar com estas selecções. Para a Taça Borislav Stankovic devemos ter de mandar uma segunda equipa, apesar de reconhecermos o prestígio que esta prova granjeou nos últimos tempos.
Temos os horizontes focados para o Campeonato do Mundo, por isso, vamos estar em peso no torneio do Brasil", disse. Para o Campeonato do Mundo de Espanha, a direcção da Federação angolana da modalidade definiu como objectivo a melhoria do 15º posto, lugar alcançado no mundial da Turquia em 2010, num universo de 24 selecções.
A Selecção Nacional, sob batuta da dupla técnica Alberto de Carvalho "Ginguba" e José Carlos Guimarães, conseguiu a melhor classificação de todos os tempos no Campeonato do Mundo do Japão, em 2006, onde havia ocupado o nono lugar. Angola vai marcar a  quarta presença consecutiva numa fase final de um Campeonato do Mundo, sétima na geral, depois de 1986/Espanha, 1990/Argentina, 1994/Canadá, 2002/Indianápolis, 2006/Japão e 2010/Turquia. O "cinco" nacional figura no Grupo D do mundial, ao lado das selecções da Lituânia, Eslovénia, Coreia do Sul, adversário de estreia, Austrália e México.

CONVITE
Beirenses renovam título de basquetebol

O Ferroviário da Beira sagrou-se bicampeão moçambicano de basquetebol de seniores masculino, mercê do triunfo sobre o Ferroviário de Maputo, por 71-62, no terceiro e decisivo encontro dos play-off, disputado no Pavilhão do Maxaquene. A final da Liga Moçambicana de basquetebol começou com a vitória do Ferroviário da Beira por 72-62, no segundo embate, os locomotivas maputenses ganharam por 74-61, remeteram assim a decisão para  uma finalíssima, que culminou com o sucesso da formação treinada pelo espanhol Luís Hernández.
Os beirenses contaram com os préstimos de dois americanos, designadamente, Jeffrey Fahnbulleh e Kejuan Johnson, foram sem margem para dúvidas o melhor conjunto da prova, com uma equipa bem estruturada e altamente competitiva. Aliás, a maior virtude dos bicampeões residiu no facto de mesmo a  contar  com um plantel bastante reduzido – o técnico espanhol praticamente utilizou o mesmo "cinco" – terem conseguido  auto-superar-se  e vencido todas as vicissitudes ditadas por essas circunstâncias. O seu jogador Jeffrey Fahnbulleh ficou com todos os prémios individuais: MVP, melhor marcador e melhor ressaltador.
Alexandre Zandamela|Maputo

LUANDA
ANTB prepara acção formativa

A Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol (ANTB), liderada pelo técnico angolano, Raul Duarte, tem todas as condições criadas para promover de seis a sete do mês em curso, no Pavilhão Victorino Cunha, o terceiro Clinic Internacional dirigido a treinadores de formação.
Temas como técnica e táctica individual para os bases, técnica e táctica individual para os extremos, exercícios para aperfeiçoar a defesa individual, músculos que intervêm no lançamento, como treiná-los, exercícios para aperfeiçoar o jogo colectivo, princípios de ataque contra homem a homem, construção da defesa zonal entre outros, vão dominar os dois dias da acção formativa, uma organização da Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol.
A acção formativa que é extensiva a todos os treinadores do país com as quotas em dia referentes aos meses de Janeiro, Fevereiro, Março e Abril do ano em curso, vai contar com a presença de conceituados prelectores, nomeadamente, Moncho Lopés, ex-técnico do Futebol Clube do Porto, Paco Redondo, ambos espanhóis, para além dos angolanos Artur Casimiro Barros e Pedro Fernandes.
Os treinadores de formação devem pagar a quantia de mil kwanzas mês, ao passo que os treinadores das equipas seniores vão pagar dois mil kwanzas. A referida acção formativa vai permitir aos treinadores ligados aos escalões de formação e não só, aumentarem os seus conhecimentos sobre o treino desportivo. Entretanto, os prelectores espanhóis têm a chegada prevista para amanhã, segundo fez saber Raul Duarte, presidente da Associação Nacional de Treinadores de Basquetebol. 
 MC