Africa Basquetebol

30 abril 2014

ANGOLA : Militares desalojam petrolíferos do segundo lugar da "Final Four"



Clube Central das Forças Armadas Angolanas passeou ontem classe frente ao arqui-rival que se mostrou impotente durante o jogo
Fotografia: Paulo Mulaza
C Com 20 pontos do jovem base, Hermenegildo Santos, a equipa do 1º de Agosto recebeu e cilindrou ontem, no Pavilhão Victorino Cunha, o arqui-rival Atlético Petróleos de Luanda por 99-74, em partida de maior cartaz da terceira e última jornada da primeira volta da "Final Four". Com este triunfo, os militares desalojaram os petrolíferos da capital do segundo lugar da série A.
A equipa militar entrou determinada no desafio, ao contrário dos petrolíferos da capital, que se mostraram bastante apáticos, fundamentalmente, nos primeiros nove minutos. Liderados pelo Felizardo Ambrósio "Miller", Cedrick Ison, Edson Ndoniema, Hermenegildo Santos e Joaquim Gomes "Kikas", os militares superiorizaram-se principalmente no jogo exterior, onde o norte-americano fazia das suas, ante a passividade da defesa da equipa do eixo-viário.
Com Valdelicio Joaquim em sob rendimento, Lazare Adingono foi obrigado a efectuar mexidas, alterações essas que acabaram por surtir alguma efeito, mas o resultado já estava fixado em 30-21, a favor da equipa rubro e negra, ao cabo dos primeiros 12 minutos. Com um festival de lançamentos a longa distância, protagonizado pelo internacional cabo-verdiabo, Mário Correia, já no segundo quarto, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas conseguiu uma vantagem de 21 pontos (54-33), quando restavam dois minutos e 53 segundos.
Nesta etapa, houve melhorias por banda do Atlético Petróleos de Luanda, quer do ponto de vista defensivo, quer no capítulo ofensivo, com Valdelicio Joaquim e Roderick Nealy a serem os principais responsáveis para a redução da vantagem dos militar de 21 pontos para 15. Nos primeiros 24 minutos, o poste Valdelicio tinha já anotado 12 pontos, contra 10 do seu companheiro de equipa, o norte- americano Nealy.
A formação rubro e negro manteve o domínio no terceiro quarto e quando restavam cinco minutos para o termo deste período, a equipa militar elevou para 24 pontos de vantagem (70-46). Ante a fragilidade da equipa do eixo-viário que não conseguiu suster as acções ofensivas do seu opositor, os militares limitaram-se a gerir a vantagem que traziam do terceiro período até ao apito final.

Hermenegildo Santos e Felizardo Ambrósio "Miller", foram os melhores marcadores da equipa militar, com 20 e 15 pontos, respectivamente. Valdelicio Joaquim e Roderick Nealy destacaram-se no Petro de Luanda, com 17 e 15 pontos. Com a vitória, mais do que merecida, estava consumada a grande desforra da final da Taça de Angola, em que a equipa militar foi batida pelo arqui-rival, por 96-89 e 88-82 respectivamente.
FICHA TÉCNICA
Pavilhão: Victorino Cunha
Comissário: Domingos Simao
Arbitragem: Carlos Júlio, David Manuel e Deidi Figueira

1º  DE AGOSTO: Edson Ndoniema (8), Armando Costa (4), Adilson Baza (0 ), Mário Correia (10), Reggie Moore (14), Felizardo Ambrósio "Miller" (15), Joaquim Gomes "Kikas" (4), Mutu Fonseca (4), Cedrick Ison (11), Hermenegildo Santos (20), Edmir Lucas (0), Islando Manuel (9).
TREINADOR: Paulo Macedo

PETRO DE LUANDA: Pedro Bastas (7), Roberto Fortes (5), Justin Johson (9), Joaquim Pedro (0), Vladimir Ricardino (0), Paulo Santana (3), Eric Norman (0), Domingos Bonifácio (15), Valdelicio Joaquim (17), Hermenegildo Mbunga (0), Abdel Gomes (3), Roderick Nealy (15).

TREINADOR: Lazere Adingono

MARCHA DO MARCADOR: 30-21, 55-40, 78-55, 99-74

Ainda ontem, para a terceira e última jornada da primeira volta da série A, a formação do Recreativo do Libolo cilindrou o Grupo Desportivo Interclube, por 93-63. Com este triunfo, a equipa do Libolo terminou a primeira volta da "Final  Four" de forma invicta.

FAB RECEBE VISITA

A direção da Federação Angolana de Basquetebol recebe esta manhã, a partir das 11h00, nas suas instalações, sita no Complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda, uma delegação da sua congénere de Espanha, país que acolhe este ano o Campeonato do Mundo de basquetebol em seniores masculinos, prova a decorrer de 30 de Agosto a 14 de Setembro próximo.

A comitiva espanhola chefiada por Luís Padron Lopes, director geral da Casa África, organismo dependente do Ministério e Assuntos Exteriores e Cooperação do Reino de Espanha integra ainda Luís Ibarra, presidente da Autoridade Portuária das Palmas de Gran Canária, região onde o combinado nacional vai disputar a fase preliminar do Campeonato do Mundo da "bola ao cesto".

De acordo com Tony Sofrimento, director de Marketing e Relações Internacionais da federação angolana, os preparativos do Campeonato do Mundo vão dominar o encontro desta manhã.

REQUALIFICAÇÃO
Ministério remodela quadra do ASA

A quadra de basquetebol do Atlético Sport Aviação (ASA) vai beneficiar de trabalhos de recuperação, no âmbito do programa de apoio do Ministério da Juventude e Desportos aos diversos clubes da capital, do qual outros já beneficiaram da iniciativa, conforme apurou o Jornal dos Desportos de fonte do Minjud.
O Jornal dos Desportos procurou estabelecer contactos com o Minjud sem sucesso, para colher mais dados sobre esta empreitada, tal como os custos, mas o JD soube que a referida quadra vai ser transformada em Pavilhão Multiuso com melhores condições, em comparação com aquilo que era até aos últimos tempos, antes dessa empreitada.
As obras estão a cargo da empresa chinesa TSUN, Construction, Lda, e perspectiva-se que durem três meses, período em que o ASA vai ter de fazer os seus jogos das diversas competições fora do seu recinto, o que o obriga a recorrer ao arrendamento de um campo.No local foi já montado o tapume à volta do edifício, com algumas demolições no interior da quadra, para a criação de espaços suficientes para a movimentação do pessoal e máquinas adstritos à empreiteira.Os trabalhos tiveram um considerável atraso, pois, o Minjud não queria dar prioridade ao assunto, visto que decorria sobre a direcção do ASA um processo no Tribunal, derivado do desentendimento entre elementos ligados a esse grémio desportivo.
Ultrapassado que foi o litígio, o Minjud entendeu liberar o projecto que até aqui estava arquivado, deu luz verde para remodelar e transformar-se a quadra do ASA num Pavilhão com melhores condições.
Augusto Panzo

Segunda volta 
Primeira jornda
1º de Agosto-Libolo
Petro-Interclube

BAI Basket
Grupo B fica concluído em Maio

A primeira volta da séria B da 36ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo BAI Basket, reservada às formações que vão disputar do quinto aos oitavos lugares, vai ser concluída apenas no próximo mês de Maio.A direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol remarcou para o mês de Maio duas partidas, referentes à primeira volta, que ontem agendou a última jornada.
O desafio entre as formações do Sporting de Benguela, de Emanuel Trovoada, e Futebol Clube Vila Clotilde, de Elvino Dias, referente a primeira jornada da séria B, vai ser jogado no dia 17 de Maio próximo, na província de Benguela.Já a partida entre as equipas do Atlético Sport Aviação (ASA) e do Sporting de Benguela, referente a terceira e última jornada da série B, vai ser jogada esta sexta-feira, dia 2 de Maio, na província de Benguela.
Entretanto, a primeira jornada da segunda volta, a quarta no geral da série B arranca a 6 de Maio, com a disputa de apenas uma partida, que envolve as equipas do Atlético Sport Aviação (ASA) e Clube Universidade Lusíada, encontro marcado para as 16h00, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva.Ainda para a primeira jornada da segunda volta da série B quarta no geral, o Futebol Clube Vila Clotilde defronta o Sporting de Benguela no dia 18 de Maio, na província de Benguela. Recorde-se que a fase derradeira da 36ª edição do BAI Basket vai ser jogada no sistema de todos contra todos a quatro voltas.                                   
M.C

29 abril 2014

ANGOLA : Arqui-rivais em destaque



Armando Costa a controlar a posse de bola e o poste Hermenegildo Mbunga vão estar em evidência no desafio desta noite
Fotografia: M.Machangongo
A formação do 1º de Agosto recebe hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Victorino Cunha, o arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, em partida de maior cartaz da terceira e última jornada da primeira volta da “Final Four”.
Depois de ser o carrasco do Clube Central das Forças Armadas Angolanas na final da Taça de Angola, em que venceu por 96-89 e 88-82 respectivamente, a equipa do Eixo-viário vai tentar alcançar esta noite a sua terceira vitória consecutiva sobre o arqui-rival.
Os militares que na ronda anterior bateram os polícias por expressivos 101-87, depois de terem baqueado na jornada inaugural da “Final Four”, frente aos libolenses, com quem perderam por 85-88, vão procurar alcançar o segundo triunfo consecutivo na prova, a fim de alcançarem a segunda posição da tabela classificativa.
Paulo Macedo, técnico principal do 1º de Agosto, aproveitou a sessão de treinos de ontem, para corrigir algumas carências, fundamentalmente, de ordem defensiva, situação que tem contribuído para exibições pouco convincentes da equipa rubro - negra.
Depois da melhoria verificada no desafio do último sábado, diante do Grupo Desportivo Interclube, Paulo Macedo acredita que os seus pupilos podem melhorar ainda mais os níveis de produtividade no desafio de logo mais, frente ao arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda.
Sem qualquer limitação, o técnico militar pode contar com todas as suas principais unidades, com particular realce para Armando Costa, principal organizador das acções ofensivas da equipa rubro e negra, Cedrick Ison, Mário Correia, Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio “Miller”, Edmir Lucas, Edson Ndoniema, Islando Manuel, Hermenegildo Santos e Reggie Moore, embora este último esteja a realizar a sua pior época desportiva, desde que começou a militar, em 2008, no basquetebol angolano.
Uma eventual derrota da equipa caseira no desafio desta noite pode colocar o conjunto rubro e negro cada vez mais distante dos lugares cimeiros da tabela classificativa do BAI Basket.Refeita do desaire da ronda anterior, em que perdeu frente ao Recreativo do Libolo, em pleno Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, por 88-105, a equipa petrolífera vai procurar mais uma vez ultrapassar os militares desta vez, para a “Final Four”.
Com a conquista da Taça de Angola, Lazare Adingono virou as baterias para o BAI Basket, prova que hoje disputa a última jornada da primeira volta.Ontem, na sessão derradeira de treino o técnico petrolífero aproveitou para fazer algumas correcções de ordem defensiva, facto que contribui para o desaire diante dos libolenses.
O equilíbrio vai seguramente dominar o desafio desta noite, a julgar pelo potencial das duas agremiações. O Pavilhão Victorino Cunha vai registar mais uma enchente para ver jogar duas das melhores equipas do país, a par do Recreativo do Libolo.
A entrada da terceira e última jonada da primeira volta da “Final Four”, o Recreativo do Libolo lidera a competição, com quatro pontos, seguido do Atlético Petróleos de Luanda e 1º de Agosto, ambos com três pontos, ao passo que Interclube ocupa a cauda da tabela classificativa, com dois pontos.

NO DREAM SPACE
Libolo pode confirmar terceira vitória

A equipa do Recreativo do Libolo 100 por cento vitoriosa pode confirmar esta noite (18h00), no Complexo do Dream Space, em Viana, a sua terceira vitória consecutiva na prova, quando receber a formação do Grupo Desportivo Interclube, para o encerramento da primeira volta da 36ª edição da “Final Four”.
Líder incontestável da “Final Four”, com quatro pontos, fruto de duas vitórias conseguidas frente ao 1º de Agosto, a quem venceu por 88-85 e diante do Atlético Petróleos de Luanda, a quem bateu por 105-88, o Recreativo do Libolo vai procurar encerrar a primeira volta com mais uma vitória.
A jogar no seu reduto, onde tem sido intransponível, principalmente, para o BAI Basket, os libolenses vão procurar vergar esta noite os polícias, conjunto que já soma duas derrotas consecutivas na prova.
Depois de ter realizado uma segunda volta sensacional na fase de grupos, o Interclube, ao contrário do que se esperava, tem sido uma autêntica sombra de si. Apesar de reconhecer a fase menos boas que os polícias atravessam, Norberto Alves, técnico principal do grémio da vila de Calulo, alertou sobre a necessidade da sua equipa entrar determinada para o desafio desta noite.
“Todos os adversários são difíceis. Independentemente de o Interclube somar já duas derrotas é sempre um adversário a ter em conta, por isso, temos que entrar determinados para não sermos surpreendidos”, alertou Norberto Alves.
O internacional angolano, Carlos Morais, extremo base, continua sob observação médica, já que na última semana o tetracampeão africano ressentiu-se da lesão no ombro direito, por isso, a única preocupação da equipa técnica do Libolo.O Interclube desloca-se ao município de Viana, com o único propósito de contrariar o favoritismo do Recreativo do Libolo.         

BAI BASKET
ASA com início comprometedor

O Atlético Sport Aviação (ASA) continua sem ganhar na série B da 36ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo BAI Basket. Em duas partidas disputadas até aqui, a turma do aeroporto somou igual número de derrotas.
Os aviadores que hoje «folgam», em virtude da direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol ter remarcado para o dia 2 de Maio o desafio referente a terceira jornada da série B, perderam na jornada inaugural da prova, frente o Clube Universidade Lusíada, por 62-69.Na segunda jornada, os pupilos de Carlos Dinis foram incapazes de suplantar o Futebol Clube Vila Clotilde, com quem perderam por 70-72.
Entretanto, a série B tem agendado apenas um desafio, com o Clube Universidade Lusíada a receber, a partir das 16h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Futebol Clube Vila Clotilde, num prélio onde o equilíbrio deve ser a tónica da contenda.
À entrada da terceira jornada da série B, o Clube Universidade Lusíada lidera a tabela classificativa, com três pontos, seguido do Futebol Clube Vila Clotilde e Sporting de Benguela, ambos com dois pontos e menos um jogo, ao passo que o Atlético Sport Aviação (ASA) ocupa a cauda da tabela classificativa da série B

28 abril 2014

ANGOLA : 1º de Agosto aprimora defesa para o confronto com o Petro



Sector mais recuado da equipa militar merece hoje maior atenção do técnico Paulo Macedo tendo em vista o jogo de amanhã
Fotografia: Jornal dos Desportos
A correcção das variantes defensivas domina hoje a sessão de treinos do 1º de Agosto, marcada para as 07h00, no Pavilhão Vitorino Cunha, com vista à recepção, amanhã, a partir das 18h00, do arqui-rival Petro de Luanda, em partida da terceira jornada da Final Four do Bai Basket.

Depois de suplantar o Interclube por 101-87, resultado com o qual ascendeu à segunda posição na tabela classificativa, com três pontos, atrás do Recreativo do Libolo, líder da competição com quatro pontos, a equipa militar regressa às oficinas do Rio Seco para esboçar as variantes tácticas mais adequadas para ultrapassar a formação do Eixo Viário, como forma de se redimir das duas derrotas na final da Taça de Angola (89-96 e 88-82).
O técnico Paulo Macedo está preocupado com as vulnerabilidades que o seu plantel denota em termos defensivos, ao contrário da melhoria substancial no ataque e por isso advoga consumir maior percentagem do tempo de que dispõe para dotar de maior coesão o sector mais recuado, sendo a defesa à zona dois-três e pressão ao homem com bola a essência do trabalho que antecede o clássico da bola ao cesto.
Em declarações ao Jornal dos Desportos, Paulo Macedo mostrou-se satisfeito pela forma como os atletas estão a progredir, em função do bom trabalho que o departamento médico está a realizar na recuperação das lesões de atletas, com destaque para Joaquim Gomes Kicas, Mário Correia e Felizardo Ambrósio. Por isso está confiante na obtenção dos melhores resultados na fase derradeira da maior competição.
Questionado sobre a pressão do público, o técnico considerou normal, uma vez que o 1º de Agosto é dos emblemas que mais adeptos congregam, além de estar na competição em defesa do título nacional. Contudo, tranquilizou a massa associativa ao frisar que “a equipa está a responder de forma satisfatória, com excepção da defesa”. “Vamos trabalhar e estamos convictos de que tal situação é debelada”, disse.
O Petro de Luanda, que perdeu sábado com o Recreativo do Libolo por 105-88, mantém intacta a convicção de vencer o nacional da bola ao cesto, depois de arrebatar a Taça de Angola, facto que pressupõe a galvanização do seu conjunto para a sempre difícil missão de jogar em casa do arqui-rival 1º de Agosto. A Final Four (final a quatro) reserva ainda o aliciante Interclube-Recreativo do Libolo, no Pavilhão 28 de Fevereiro.

27 abril 2014

ANGOLA : Militares superam polícias



O 1º de Agosto redimiu-se da derrota na primeira jornada e atingiu a chapa cem ontem
Fotografia: Ndombele Bernardo
O início foi marcado pelo equilíbrio, em que os oponentes souberam dignificar o prestígio  de que ambos os emblemas gozam no panorama desportivo nacional, tendo o técnico Paulo Macedo tirado proveito  do maior número de opções de que dispõe no seio do plantel, quer em termos defensivo como ofensivos, muito embora a equipa ainda tenha denotado algumas fragilidades a defender á zona dois -três.
Com Armando Costa em plena forma desportiva (cestinha da partida com 24 pontos) e Cedric Isom em grande progressão, Paulo Macedo mandou para a quadra uma equipa dotada de grande poder incisivo, obrigando o professor Alberto Babo a efectuar mutações sistemáticas para abrandar o ímpeto demolidor dos militares, tendo os militares obtidos um parcial favorável de 12-8 no quarto em que as equipas empataram por 21-21.
No segundo período o Interclube soube identificar melhor as lacunas do adversário no que tange à defesa e criou grandes dificuldades na manobra da equipa rubro e negra, chegando a se superiorizar no decorrer dos 12 minutos antes do intervalo, mas Paulo Macedo foi pragmático na persistência de Felizardo Ambrósio "Miler" de baixo da tabela com Reggi Moore e Joaquim Gomes "Kicas", muito embora o trio deixasse algo a desejar, tendo os militares ido para o intervalo com a vantagem de oito pontos (44-36), depois de um parcial favorável de 8-7.
No reatamento do jogo, o Interclube parecia uma equipa mais coesa, a pautar pela colectividade, tendo o estremo Base Milton Barros se revelado um dos grandes esteios da formação da Polícia nacional, mas o desgaste físico á meio algum nervosismo foram o "calcanhar de Aquiles" para o professor Alberto Babo , cujo plantel passou a desperdiçar as oportunidades de finalização com recurso aos lançamentos de longa distância mal sucedidos, daí que a vantagem militar ascendeu para 74-58.
Pese embora os militares terem elevado os índices de produção no último quarto, o Interclube manteve uma postura vertical e provou que o resultado não configura a qualidade de "outsiders" que muitas vezes tem sido atribuída a equipa do ministério do Interior na maior competição da "bola ao cesto" ao obrigarem o 1º de Agosto a jogar até a exaustão na partida em que os anfitriões venceram  por 14 pontos (101-87).
Na outra partida,  disputada á mesma hora no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, o recreativo do Libolo cilindrou o Petro de Luanda, por 105-88, em jogo da segunda jornada da fase final do campeonato sénior masculino de basquetebol (Bai Basket).
Com esta vitória, a turma de Calulo assume a liderança do Bai Basket, com quatro pontos, seguida do Petro e 1º de Agosto com três. O Interclube é último com dois.
Na terceira jornada o destaque vai para o confronto entre o 1º de Agosto e o Petro de Luanda, marcado para terça-feira, no pavilhão Victorino Cunha.

SANTO ANTÃO
Provas começam no mês de Maio

As provas oficiais na modalidade de basquetebol arrancam “dentro de três semanas” na ilha de Santo Antão, garantiu ontem o presidente da Associação Regional da modalidade, Carlos Lopes.
O anúncio do líder associativo surge numa altura em que os clubes, que promovem o basquetebol em Santo Antão, manifestam-se “preocupados” com a “demora” no arranque das competições, nesta região desportiva.
Carlos Lopes prometeu encontrar-se com os clubes, na próxima semana, para preparar o arranque dos campeonatos regionais em sénior e júnior masculinos, as duas provas que constam do calendário de basquetebol em Santo Antão.

26 abril 2014

ANGOLA : Libolo e Petro aquecem o pavilhão da Cidadela



Pupilos de Norberto Alves procuram hoje a segunda vitória na fase final da competição
Fotografia: Jornal dos Desportos
A formação do Recreativo do Libolo pode aparecer no desafio desta noite (18h30m), frente ao Atlético Petróleos de Luanda, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportivo, sem duas das suas principais unidades.
Trata-se de Carlos Morais e Olímpio Cipriano que desfalcaram o representante da vila de Caculo, no jogo inaugural da «Final Four».
Carlos Morais não foi convocado para o duelo com o 1º de Agosto, devido a lesão no ombro esquerdo, ao passo que Olímpio Cipriano foi obrigado a abandonar o desafio mais cedo, por ressentir-se de uma lesão no joelho esquerdo.
Ontem, os dois internacionais angolanos estiveram sob cuidados médicos e podem mesmo falhar o embate desta noite, frente ao Atlético Petróleos de Luanda, equipa de cilindrou o Grupo Desportivo Interclube, por 106-67.
Apesar das prováveis ausências, Norberto Alves não esconde o desejo de vergar logo mais a formação do Eixo-viário.
Ontem, os pupilos de Norberto Alves ensaiaram as estratégias para suplantar os petrolíferos da capital, equipa que está com os níveis de confiança acima da média.
Com a provável ausência de Carlos Morais e Olímpio Cipriano, as acções ofensivas do Recreativo do Libolo vão ser comandadas por Eduardo Mingas, internacional angolano, para além de Eric Coleman, norte-americano, e o gambiano Moses Soko.
Do lado petrolífero, a única preocupação prende-se com o poste Miguel Kiala, que continua a recuperar de uma intervenção cirúrgica.
Lazare Adingono, técnico principal do Atlético Petróleos de Luanda, que já manifestou o interesse em conquistar a 36ª edição do BAI Basket, tem o grupo preparado para desfeitear o seu opositor.
O Pavilhão Principal da Cidadela vai seguramente escaldar, já que vão estar em confronto os líderes da 36ª edição do BAI Basket.
Militares obrigados a vencer

1º de Agosto recebe esta noite no Pavilhão Victorino Cunha o Interclube

Após três derrotas consecutivas, duas para a Taça de Angola e uma para o BAI Basket, a formação do 1º de Agosto recebe hoje, a partir das 18h00, no Pavilhão Victorino Cunha, o Grupo Desportivo Interclube, em desafio referente à segunda jornada da prova, com a obrigação de vencer o seu adversário, sob pena de continuar na cauda da tabela classificativa do «Nacional».
Nos últimos sete dias, a equipa rubro e negra consentiu nada menos nada mais do que três desaires, dois com o arqui-rival Atlético Petróleos de Luanda, para a segunda maior competição a nível da «bola ao cesto» (89-96 e 82-88) e outro para o Recreativo do Libolo, por 85-88, no arranque da «Final Four». Assim, é quase que obrigada a vencer esta noite a turma da Polícia, conjunto que baqueou na ronda inaugural, diante dos petrolíferos da capital, ao consentir a chapa cem (106-67).
O norte-americano, Cedrick Ison, extremo base, que na última quinta-feira regressou as grandes exibições, ao anotar 34 pontos, pode ser o trunfo do técnico Paulo Macedo, que minimizou a derrota sofrida frente ao Recreativo do Libolo.
A jogar no seu reduto e diante dos seus adeptos, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas tudo vai fazer para conseguir os primeiros dois pontos, de modo a aproximar -se dos lugares cimeiros da 36ª edição do BAI Basket.
Se o extremo base Cedrick Ison parece regressar às grandes exibições, o mesmo já não pode dizer-se do internacional angolano, Reggie Moore, que continuar a fazer uma travessia no deserto.
Entretanto, o discurso no seio dos jogadores está virado para o triunfo, apesar de reconhecerem a matreirice da formação Interclube, orientada tecnicamente pelo Alberto Babo.
Ontem, na sessão de treinos, Paulo Macedo aproveitou para fazer algumas correcções, fundamentalmente, de ordem defensiva.
Se do lado militar existe a obrigatoriedade de vencer o prélio desta noite, o mesmo pode dizer-se da turma da Polícia, já que na jornada inaugural da «Final Four» perdeu em pleno Pavilhão 28 de Fevereiro, por 67-106, frente ao Atlético Petróleos de Luanda.
Depois de ter feito uma segunda volta da fase de grupos espectacular, em que relegou para o quarto posto a equipa do Eixo-viário, os polícias foram impotentes para travar a fúria petrolífera.
Aberto Babo promete um Interclube diferente no desafio de mais logo, partida que vai colocar frente a frente duas equipas que na primeira jornada foram derrotadas.
Apesar dos maus resultados da equipa rubro e negra, o Pavilhão Victorino Cunha vai registar seguramente uma enchente.
A entrada da segunda jornada da «Final Four», Atlético Petróleos de Luanda e Recreativo do Libolo, partilham a liderança da prova, ambos com dois pontos, seguidos do 1º de Agosto e Interclube, com um ponto cada.

BAI Basket
FAB reajusta série B


A direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol reajustou o calendário da série B da 36ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino, vulgo BAI Basket.
O órgão reitor da modalidade no país foi obrigada a reajustar o calendário, em virtude do Futebol Clube Vila Clotilde não ter viajado para a província de Benguela na última terça-feira, onde devia defrontar o Sporting local para a primeira jornada da série B.
Assim, a partida entre o Sporting de Benguela e Futebol Clube Vila Clotilde foi remarcada para o dia 15 de Maio próximo.
Entretanto, a série B calendariza duas partidas referentes a segunda jornada, com a formação do Clube Universidade Lusíada, líder da prova, com dois pontos, a receber no Pavilhão 28 de Fevereiro, a partir das 16h00, o Sporting de Benguela, ao passo que às 18h00, O futebol Clube Vila Clotilde recebe no Anexo número dois da Cidadela Desportiva, o Atlético Sport Aviação (ASA).
Os universitários vão procurar alcançar a sua segunda vitória na prova, ante um adversário que normalmente faz bons resultados na capital do país.
Por seu lado, os aviadores baquearam na ronda inaugural são obrigados a vencer esta noite, o Futebol Clube Vila Clotilde. O equilíbrio vai seguramente marcar o desafio de logo.                M.C

25 abril 2014

ANGOLA : Petro aplica chapa cem ao Inter na corrida ao título

Luanda - O Petro de Luanda começou com vitória expressiva a fase do título, ao derrotar, no pavilhão 28 de Fevereiro, na capital do país, o Interclube, por 106-67, na partida de quinta-feira, referente a primeira jornada da final do Campeonato Nacional de Basquetebol (BAI-Basket2014).

Com inicio de partida bastante "electrizante", foi o Interclube quem jogou mais vezes para a cesta e não mostrava alguma inferioridade comparativamente ao seu opositor da noite.
Os petrolíferos, dada a sua maior qualidade, quer no cinco inicial, como no banco, passou a jogar aos cesto, com alguma falta de sorte dos seus executantes na marcação de lances de curta e longa distancia, o que veio acontecer com alguma naturalidade e saiu a vencer por 22-26.

Os "polícias" conseguiram equilibrar e saíram ao Intervalo com uma ligeira vantagem de um ponto (43-42).
Na entrada do terceiro período os" tricolores " entraram derrompantes e em três tentativas marcaram oito pontos, o que obrigou o treinador Alberto Babo a solicitar desconto de tempo.
Bastante eficaz no jogo exterior e muito cautelosos na abordagem do desafio, a formação do eixo-viário dilatava o marcador, diante de um Inter bastante permissivo na zona restritiva.
Roderick Nealy e Johnson destacaram-se no Petro e saíram para o terceiro período a vencer por 82-56.
O último período, foi apenas para a equipa visitante cumprir o tempo, porque o placar era por demais favorável a si, e com uma certa facilidade apresentada pelo seu oponente, tendo o Petro vencido por 106-67.
A competição reata sábado e o Petro recebe no pavilhão principal da Cidadela o Recreativo do Libolo, enquanto que o Interclube desloca-se ao pavilhão Victorino Cunha, ao encontro do 1 de Agosto.
Esta fase é jogada todos contra todos, a quatro voltas, sagrando-se vencedora a equipa que somar mais pontos.

Equipas:

Interclube: Edmundo Ventura (5 pts), Francisco Horácio (3), Osvaldo Vieira (2), Elliah Clarke (11), Vladmir Pontes (0), Paulo Barros ( 2), Muamba Ilunga (2), Elvis Evora (6) André Miguel (6), Adilson Ramos(0),Milton Barros(26 ),Joaquim Xavier(4).

Treinador: Alberto Babo

Petro de Luanda: Pedro Bastos (0), Roberto Fortes (10), Justin Johnson (21), Vladimir Jerónimo (2), Paulo Santana (6), Éric Norman (5), Leonel Paulo (7), Domingos Bonifácio (11),Valdelicio  Joaquim (7),Hermenegildo Mbunga (9), Abdel Gomes(3) Roderick Nealy (25).

Treinador: Lazaré Adingono

Marcha do marcador:

1º ( 22-26)

2º ( 43-42)

3º (56-82)

4º (67-106)

ANGOLA : Nacional" feminino vai disputar-se em Benguela



Benguela, acolhe XXIX edição do Campeonato Nacional de basquetebol
Fotografia: Jornal dos Desportos
A primeira mão disputa-se a 25 de Maio, ao passo que a partida de resposta realiza-se a 27 do mesmo mês.A província de Luanda acolhe as meias-finais e a final da competição. A meia-final disputa-se nos dias 2 e 3 de Junho próximo, ao passo que a final fica para os dias 5 e 6 do mesmo mês.
Depois da província do Bié ter albergado a XXVIII edição do Campeonato Nacional, prova ganha pela formação do Grupo Desportivo Interclube, Benguela acolhe a edição 29 do Nacional, competição que marca a estreia do Clube Universidade Lusíada.
Tal como na edição passada, Luanda é a província com maior número de representantes, quatro, 1º de Agosto, Interclube, Grupo Desportivo O Maculusso e Clube Universidade Lusíada. Huíla e Benguela fazem-se representar no Campeonato Nacional com mistos, ao passo que do Bié vem o Sporting Petróleos. 

Libolo cumpre dever caseiro
Libolenses venceram ontem os militares no Complexo Dream Space por 88-85

Sem Carlos Morais, lesionado, a formação do Recreativo do Libolo recebeu e venceu ontem, no Complexo do Dream Space, em Viana, o 1º de Agosto, por 88-85, em partida referente a primeira jornada da primeira volta da "Final Four" da 36ª edição do BAI Basket.
Olímpio Cipriano, outra das grandes unidades da formação de Calulo, foi obrigado a abandonar a quadra ainda no quarto inicial, por lesão. Apesar destas contrariedades, os militares foram incapazes de vergar o Recreativo do Libolo que a par do Atlético Petróleos de Luanda lideram a "Final Four", ambos com dois pontos, contra um do 1º de Agosto e do Grupo Desportivo Interclube.
Tal como se esperava, as duas agremiações entraram bastante determinadas para a quadra, proporcionando um bom espectáculo para o público que acorreu em massa ao Complexo do Dream Space e não só.
Alias, as oito igualdades (2-2, 6-6, 8-8, 10-10, 12-12, 17-17, 20-20 e 23-23) registadas no quarto inicial, atesta perfeitamente o equilíbrio que reinou nesta etapa de jogo, onde as equipas privilegiavam o jogo interior.
A jogador em casa, os libolenses conseguiram superiorizar-se nos minutos finais do quarto inicial, e conservavam um vantagem mínima de dois pontos (25-23), ao cabo do primeiro período.
 No segundo quarto, a apatia da formação do 1º de Agosto, quer do ponto de vista defensivo, quer ofensivo, permitiu o seu adversário dilatar o marcador.
 Com António Monteiro e o gambiano Moses Sonko a se destacaram nos lançamentos a longa distância, o representante da vila de Calulo anotaram 27 pontos, contra apenas 12 do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, o que perfez 52-35, ao cabo dos primeiros 24 minutos.
Nesta etapa, o norte-americano Cedrick Ison, atleta que tem estado em sob rendimento nas últimas partidas, tinha marcado apenas dois pontos.
Apostando na defesa zona, os militares conseguiram neutralizar as acções ofensivas dos libolenses, que nesta etapa de jogo a sua defesa mostrava-se bastante permissível.
Sem Cedrick Ison, que foi obrigado a ir para o banco, em virtude de ter sofrido uma pancada de forma involuntária, a equipa militar aumentou a sua produtividade com Hermenegildo Santos a assumir o jogo ofensivo do campeões nacionais em título.
Os militares reduziram para cinco pontos de diferença (57-52), quando faltavam três minutos para o fim do terceiro quarto. O gambiano Moses Sonko, com três lançamentos a longa distância, conseguiu devolver a calma a sua equipa que ja se mostrava sem soluções. A equipa rubro e negra conseguiu um parcial de 22-13, fixando o resultado em 65-59 ao fim do terceiro período.
Com Cedrick Ison imparável, fundamentalmente, nos lançamentos a longa distância, a equipa militar conseguiu reduzir para um ponto a vantagem dos libolenses, quando restavam 18 segundos para o termo da partida (85-84).
Os 34 pontos no extremo base norte-americano, foram insuficientes para dar a vitória a sua equipa que averbou a primeira derrota no início da "Final Four".

PETRO de luanda - APLICA CHAPA CEM
Contra todas as expectativas, o Atlético Petróleos de Luanda, aplicou ontem a chapa cem (106-67) ao Grupo Desportivo Interclube, em pleno Pavilhão 28 de Fevereiro, em desafio que marcou o encerramento da primeira jornada da "Final Four".
Apesar do equilíbrio que marcou a partida, principalmente, nos dois primeiros quartos, os petrolíferos da capital superiorizaram-se em todos os aspectos e conquistaram os primeiros dois pontos.
Amanhã, a competição prossegue, com Atlético Petróleos de Luanda a receber no Pavilhão Principal, o Recreativo do Libolo, ao passo que o 1º de Agosto vai ter a visita do Interclube.

24 abril 2014

ANGOLA : Fase do título promete emoções


Recreativo do Libolo e 1º de Agosto jogam hoje à noite mais uma vez na presente época desportiva no município de Viana
Fotografia: José Soares
Ainda combalidos com o desaire da final da Taça de Angola, a formação do 1º de Agosto defronta hoje, a partir das 18h00, no Complexo do Dream Space, em Viana, o Recreativo do Libolo, em partida de maior cartaz da primeira jornada da Final Four da 36ª edição do BAI Basket.Depois de ter perdido a Taça de Angola a favor do arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, com quem perdeu por 89-96 e 88-82, os militares, tal como os demais concorrentes, estão fortemente engajados na conquista da 36ª edição do Campeonato Nacional da bola ao cesto.
Sem o extremo base Carlos Almeida, atleta que se despediu recentemente das quadras, a equipa rubra e negra vai procurar arrancar uma vitória no reduto do Recreativo do Libolo, formação que nos últimos tempos tem sido o principal carrasco do Clube Central das Forças Armadas Angolanas.Na presente época desportiva, os dois emblemas já se defrontaram em nove ocasiões, tendo a equipa do Recreativo do Libolo vencido seis encontros, contra três triunfos dos militares.
A mais recente vitória dos pupilos de Paulo Macedo teve lugar nas meias-finais da 30ª edição da segunda maior competição da bola ao cesto.Cedrick Ison, extremo base, e Reggie Moore, extremo poste, dois atletas que têm estado em fraco rendimento, trabalharam de forma intensa a fim de recuperarem a forma desportiva. Armando Costa, Felizardo Ambrósio Miller, Joaquim Gomes Kikas, Mário Correia, Edmir Lucas, Edson Ndoniema vão ter a missão de liderar as acções ofensivas do 1º de Agosto. O Recreativo do Libolo, segundo classificado do Grupo A, vai aproveitar o factor casa para suplantar o seu opositor de logo mais.
Depois de se ter apresentado com alguns furos abaixo, durante a fase anterior da competição, Norberto Alves, comandante do grémio da vila de Calulo, assegurou ao Jornal dos Desportos que a sua rapaziada vai abordar de forma diferente a Final Four da 36ª edição do BAI Basket.
O grupo respira saúde, pelo que Norberto Alves vai poder contar com todas as suas principais unidades, de que se destacam Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Eduardo Mingas, todos internacionais angolanos, além do norte-americano Eric Coleman.Em função da qualidade dos dois plantéis, o desafio desta noite vai ser seguramente marcado pelo signo de equilíbrio. Sábado, realiza-se a segunda jornada da série A, com o 1º de Agosto a receber o Interclube, ao passo que o Atlético Petróleos de Luanda defronta o Recreativo do Libolo, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva.    A Final Four é disputada no sistema de todos contra todos a quatro voltas.

No Pavilhão 28 de Fevereiro - Petrolíferos querem surpreender os polícias
Depois de ter sido mal sucedido na última visita que efectuou ao Pavilhão 28 de Fevereiro, onde perdeu por 71-101, a formação do Atlético Petróleos de Luanda tenciona surpreender esta noite (18h30 minutos), o Interclube e alcançar a sua primeira vitória na Final Four. Moralizados com a conquista da Taça de Angola, os pupilos de Lazare Adingono centralizaram agora as atenções para a etapa derradeira do BAI Basket, competição que pretendem arrebatar. O norte-americano Roderick Nealy, que na final da Taça de Angola frente ao 1º de Agosto anotou 64 pontos nas duas partidas, vai seguramente constar do cinco inicial da equipa do eixo-viário, conjunto que ocupou o quarto lugar na fase de grupos.
Alberto Babo, técnico principal do Grupo Desportivo Interclube, quer melhorar os níveis alcançados, fundamentalmente, na segunda volta da fase de grupos.Apesar de reconhecer as potencialidades do seu opositor, o comandante da turma da Polícia não esconde o desejo de voltar a vergar os petrolíferos da capital, desta vez para a primeira jornada da Final Four.
Os polícias vão aproveitar o factor casa para voltarem a vergar a equipa do eixo-viário, que continua desprovida de poste Miguel Kiala, atleta que recupera satisfatoriamente da intervenção cirúrgica a que foi submetido recentemente.Terça-feira última, para a série B, a Universidade Lusíada venceu o Atlético Sport Aviação (ASA), por 69-62. Em Benguela não houve jogo, em virtude do Futebol Clube Vila Clotilde não ter viajado para aquela província, alegadamente por ter recebido o comunicado da FAB tardiamente.
MC

Senior feminino
Misto huílano prepara Campeonato Nacional

O Misto da Huíla em basquetebol sénior feminino continua a projectar com esmero a sua participação no campeonato nacional da modalidade, previsto para 10 a 20 de Maio próximo, em local ainda por indicar pela Federação Angolana de Basquetebol.Nesta segunda fase de preparação estão a ser aprimorados aspectos técnicos para culminar com a parte táctica.Francisco Paulo Tchamwanga, técnico do Misto da Huíla, referiu que a primeira fase foi aproveitada para efectuar a recuperação física das atletas que ficaram muito tempo sem treinar.
 O objectivo da participação do Misto da Huíla pela segunda vez consecutiva em provas nacionais da bola ao cesto passa em fazer uma boa figura e melhorar a quinta posição alcançada no campeonato passado, realizado na província do Bié.A preparação decorre sem sobressalto. O único problema existente prende-se com a falta de jogos de controlo. Nos diferentes sectores o conjunto também não está bem servido. O técnico referiu estar mal a nível da posição de poste. Para colmatar esse défice conta com dois reforços de duas atletas do escalão de cadetes. “Já pedimos à direcção da associação provincial da modalidade para dirigir uma carta à federação para ver se nos autoriza a jogar com essas atletas da categoria de cadetes por possuírem boa altura”, sustentou.
Gaudêncio Hamelay, no Lubango

23 abril 2014

CABO VERDE : Arranca hoje o Torneio do Município da Praia de Basquetebol

A Associação Regional de Santiago Sul organiza, com o apoio da Câmara Municipal da Praia, o Torneio do Município de Basquetebol em comemoração ao dia do Município da Praia. O jogos começam esta terça-feira, 22, a partir das 19 horas no Pavilhão Desportivo “Váva Duarte”.

No escalão masculino sénior 8 equipas disputam o titulo do município, Bairro, ABC, Lenfer, Seven Stars, São Domingos, Orgãos e a Escola de Basquetebol de Ponta D´Água (EBP). A participação da EBP marca a sua primeira presença na competição a nível sénior . O escalão feminino conta apenas 4 com equipas, Bairro, Amibasket, Orgãos e Seven Stars.
Esta será a quarta edição do Torneio do Município da Praia de Basquetebol, das quais Seven Stars por duas vezes conquistou a taça, 2011 e 2013, enquanto que o ABC venceu em 2012.
Sénior Masculino
Grupo A
Lenfer
EBP
Seven Stars
Prédio
Grupo B
Bairro
São Domingos
Orgãos
ABC
Sénior Feminino
Orgãos
Bairro
ABC
Orgãos

ANGOLA : Proveniente de Espanha Selecção Nacional regressa amanhã

A Selecção Nacional feminina de basquetebol em sub-18 regressa amanhã à capital do país, proveniente de Espanha, onde esteve a competir de 17 a 20 do mês em curso, num torneio internacional da modalidade.O combinado nacional, comandado tecnicamente por Apolinário Paquete, quedou-se no honroso quarto lugar do torneio, prova disputada na região de Saragoça, após derrota frente à selecção de Espanha de sub-16, por 46-35.Angola respondeu ao convite formulado pela federação espanhola e começou por vencer na primeira jornada o Distrito Olímpico de Madrid, por expressivos 67-36.

Nas jornadas subsequentes, a Selecção Nacional de sub-18 vergou as formações de Forza Leida e CB Saragoça, ambas espanholas, por 51-31 e 64-31.Nos quartos-de-final, o cinco nacional vergou a formação do CB Carnella, por expressivos 69-36, tendo baqueado nas meias-finais, diante da CN Helios, por 54-65.Na disputa do terceiro lugar, as pupilas de Apolinário Paquete sucumbiram perante a selecção de Espanha de sub-16, por 36-47.O torneio internacional teve a participação de 16 equipas e foi ganho pela formação do Ros Casares, que venceu a similar do CN Helios, por 65-54.

A participação da Selecção Nacional no torneio internacional de Saragoça enquadra-se no âmbito da sua preparação para as eliminatórias do Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, a decorrer este ano no Mali.Eis o grupo que esteve a competir em Espanha: Cristina Correia (1º de Agosto), Erica Guilherme, Emanuela Mateus e Joana António (Interclube), Teresa Sacato, Tatiana Jamba e Olinda Simeão (Benfica do Lubango), Adriana Manuel (Atlético Petróleos do Bié), Mariana Manuel e Elsa Fabiano (Inter de Benguela), Ruth Paim (Desportivo O Maculusso), Madalena da Silva e Esperança Nunda (Sporting de Benguela) e Mafalda Isabel (Barcelos de Portugal). Mali vai acolher o Afrobasket da categoria.
MC

22 abril 2014

ANGOLA : Começa a fase do título do Bai Basket com surpresas à vista

Luanda - A fase final do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino arranca quinta-feira, em Luanda, com quatro equipas a disputarem o título. Trata-se do 1º de Agosto, Recreativo do Libolo, Petro de Luanda e Interclube.

Petro, 1º de Agosto, Libolo e Inter lutam pelo título do Bai Basket
Foto: Alberto Juliao
Os contendores vão discutir a prova no sistema de todos contra todos, a quatro voltas, e sagrar-se-á campeã a equipa que somar o maior número de pontos.
Depois dos resultados nas duas últimas voltas da segunda fase e ainda os registados na final da Taça de Angola aguarda-se por um “luta” renhida pelo troféu em posse do 1º de Agosto e algumas surpresas.
Os “militares” venceram a penúltima etapa do nacional, com 15 pontos, seguidos do Libolo (14), Interclube (12) e Petro de Luanda (11), mas entram para fase do título em igual circunstâncias que os adversários, uma vez que foi anulado o ponto de bonificação.
Os pupilos de Paulo Macedo vão procurar manter a mesma postura para revalidar o troféu, mas certamente encontrarão muitas dificuldades para ultrapassar os outros dois candidatos (Libolo e Petro) e mais um (Interclube), tendo em conta a subida de forma dos mesmos, em particular dos “polícias”.
Já sem Carlos Almeida, que despediu-se na Taça de Angola frente ao Petro de Luanda, o 1º de Agosto vai contar, para mesma posição (extremo), com os jovens Edmir Lucas, Edson Ndoniema e Islando Manuel, liderados por Cedric Ison e ainda o base Armando Costa e os postes Felizardo Ambrósio e Kikas Gomes.
Depois de dominar a primeira etapa da competição, tendo terminado na primeira posição com uma prestação irrepreensível a todos os níveis, o Libolo não conseguiu manter a mesma dinâmica na fase seguinte, onde alternou bons e maus jogos.
Fruto disto, quedou-se no segundo posto, com menos um ponto que os “rubro-negros”. Ainda assim, é um sério candidato ao título, contando no seu plantel com jogadores experientes como Carlos Morais (MVP de África), Olímpio Cipriano, Eduardo Mingas, Braulio Morais entre outros.
O Interclube foi a grande surpresa da segunda fase ao derrotar o Petro de Luanda e o Libolo e equilibrar os jogos com o 1º de Agosto.
Quando se previa um conjunto apenas a cumprir calendário no período de grupos, eis que a turma de Alberto Babo surge a complicar as contas dos seus opositores. No entanto, o plantel é tecnicamente inferior aos dos outros três conjuntos, mas as últimas exibições tornam os “polícias” num adversário a ter conta na “perseguição” ao título.
Milton Barros, Elvis Évora, Márcio Barros, Joaquim Xavier e companhia serão postos à prova.
O Petro de Luanda terminou na quarta posição, numa prestação muito aquém das expectativas. A saída de Carlos Morais continua afectar negativamente a equipa “tricolor” que demonstra falta de liderança, particularmente nos momentos cruciais.
Nem o engajamento do base Domingos Bonifácio, que se destaca, e o poste Roderick Nealy têm sido suficientes para melhorar as exibições no campeonato. Entretanto, na Taça de Angola a história foi completamente diferente, os “petrolíferos” derrotaram em dois jogos o 1º de Agosto e conquistaram o troféu.
Será que servirá de tónico para o que resta da temporada? É uma pergunta cuja resposta surgirá apenas no final da prova. Divaldo Mbunga, Roberto Fortes, Paulo Santana e Leonel Paulo têm que demonstrar que nada é por acaso.
As cartas estão na mesa, resta esperar pelos triunfos de cada uma das equipas.
Primeira jornada:
1º de Agosto – Libolo (19h/Victorino Cunha)
Petro de Luanda – Interclube (18h/Cidadela)
Por Nelson Pascoal

ANGOLA : Babo recusa ser "outsider"



Técnico luso cumpre o seu primeiro ano de contrato com a formação do Interclube
Fotografia: Santos Pedro
O técnico principal do Grupo Desportivo Interclube, Alberto Babo, assumiu que a sua colectividade vai lutar pelo título da 36ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculino (BAI Basket) cuja “Final Four” arranca já esta quinta-feira, tendo recusado o estatuto de “outsider” da competição.

Apesar de reconhecer as potencialidades dos concorrentes, 1º de Agosto, campeão nacional em título, Recreativo do Libolo, vice-campeão, e Atlético Petróleos de Luanda, a formação do Interclube vai aparecer no máximo da sua força para contrariar os crónicos candidatos à conquista do BAI Basket.
O comandante da equipa da Polícia mostra-se regozijado com a prestação dos seus pupilos durante a fase de grupos, na qual ocuparam o terceiro posto, relegando o Atlético Petróleos de Luanda para o quarto lugar.
O técnico falou ao Jornal dos Desportos, dizendo “nós estamos a preparar-nos convenientemente, porque sabemos que vamos ter muitas dificuldades nesta ponta final do Campeonato Nacional. Temos três equipas perfiladas para serem campeãs nacionais, 1º de Agosto, por ser o actual campeão nacional e africano, Recreativo do Libolo, em face dos investimentos feitos para a presente época desportiva, e o Atlético Petróleos de Luanda.

Nós não queremos ser ‘outsiders’ e vamos procurar ganhar o maior número de jogos possíveis durante a fase final do BAI Basket”, prognosticou Alberto Babo, técnico que cumpre o seu primeiro ano de contrato com a formação do Grupo Desportivo Interclube. Em face da excelente prestação que tiveram durante a fase de grupos, Alberto Babo afirmou que a melhoria do quarto lugar da edição passada é um facto.
“Como sabe, ficámos em terceiro lugar na fase de grupos, porque ao contrário da fase regular, na segunda fase conseguimos ser uma equipa altamente competitiva, defendemos bem e pretendemos manter estes níveis para abordarmos melhor a ponta final do BAI Basket.”Depois do surto de lesões que afectou quase metade da equipa no início da temporada 2013/2014, nesta altura Alberto Babo esfrega as mãos de contente, em virtude de ter à sua disposição e sem qualquer limitação física os 16 atletas que compõem o plantel da formação adstrita à Polícia Nacional.
O terceiro lugar alcançado durante a fase de grupos vai motivar ainda mais a rapaziada para a “Final Four”, segundo o comandante da equipa da Polícia. “Felizmente tenho todos os jogadores à minha disposição e sem qualquer tipo de lesão. Nesta altura estamos com mais confiança para atacarmos a Final Four, muito em função do que fizemos na fase anterior e não tenho dúvidas de que vamos ter um Interclube cada vez melhor”, alertou Alberto Babo.
Hoje, a formação do Interclube realiza mais uma sessão de treino, no Pavilhão 28 de Fevereiro, tendo em vista o desafio desta quinta-feira, frente ao Atlético Petróleos de Luanda, para a primeira jornada da série A. O Recreativo do Libolo recebe no Complexo Dream Space, em Viana, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas, conjunto que perdeu a Taça de Angola no último sábado, frente ao arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda.

BAI Basket
Série B arranca hoje

A série B da fase final da 36ª edição do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos tem início hoje com duas partidas. A formação da Lusíada recebe a partir das 16h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Atlético Sport Aviação (ASA), ao passo que em Benguela, a partir das 18h00, o Sporting local tem a visita do Futebol Clube Vila Clotilde. Universitários e aviadores, que na fase anterior travaram uma luta interessante pelo primeiro lugar do Grupo B, voltam a medir forças esta tarde no arranque da série B.
O equlíbrio vai seguramente dominar o desafio desta tarde. A formação do Sporting de Benguela, dirigida pelo técnico Emanuel Trovoada, vai aproveitar o factor casa para levar de vencida a sempre aguerrida equipa do Futebol Clube Vila Clotilde, orientada superiormente por Elvino Dias. A segunda jornada da série B está prevista para o dia 26 e compreende o seguinte cartaz: Clube Universidade Lusíada-Sporting de Benguela e Futebol Clube Vila Clotilde-Atlético Sport Aviação (ASA).

A série A, reservada às equipas que vão lutar pelo título da 36ª edição do BAI Basket, começa apenas esta quinta-feira, com o aliciante Recreativo do Libolo-1º de Agosto, enquando o Interclube recebe no Pavilhão 28 de Fevereiro, o Atlético Petróleos de Luanda. A “Final Four" é disputada no sistema de todos contra todos a quatro voltas.
MC

21 abril 2014

ANGOLA : 1º de Agosto volta ao trabalho



Paulo Macedo e pupilos voltam hoje aos treinos no Pavilhão Victorino Cunha para a última fase do campeonato nacional
Fotografia: Santos Pedro
O 1º de Agosto regressa hoje ao trabalho de preparação com os olhos fixos na “Final Four” da 36ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino, depois de liderar a segunda fase da competição, em que se sagrou vencedor com 40 pontos. Ainda tocados pela derrota na final da Taça de Angola diante do Petro de Luanda, o primeiro insucesso da época, os campeões nacionais, às ordens do técnico Paulo Macedo precisam de elevar os índices de motivação para que “o fantasma” do mau desempenho faça parte do passado.

O 1º de Agosto deixou escapar a 30ª Taça de Angola para o Atlético Petróleos de Luanda, mercê de duas derrotas consecutivas (89-96 e 88-82) na final da referida competição, disputadas na quinta-feira e sábado últimos no Pavilhão Multiusos de Luanda.Para salvaguardar a época projectada com acutilância pela direcção de Carlos Hendrick, os militares fazem da fraqueza forças. Com um discurso positivista, Paulo Macedo reconheceu que o seu plantel não esteve bem na final da Taça de Angola, mas aclarou que o lema da equipa é olhar para o futuro.
Com o sentido de debelar as lacunas, a postura da equipa militar centra-se no labor intenso para inviabilizar as pretensões da equipa petrolífera, depois de erguerem o troféu da Taça de Angola. Nas oficinas do Rio Seco, a estratégia é impedir a transferência da taça do BAI Basket para a galeria do Eixo-viário.À entrada da “Final Four,” o 1º de Agosto terminou no topo da tabela classificativa do grupo A do Bai Basket'2014, com 15 pontos, fruto de sete vitória e uma derrota em oito partidas, converteu o total de 628 pontos e sofreu 568 pontos.
Teve como principal oponente o Clube Desportivo e Recreativo do Libolo, o segundo classificado com 14 pontos, resultantes de seis triunfos, duas derrotas, 687 pontos marcados e 628 consentidos.A formação do Interclube, orientada pelo experiente Alberto Babo, é outro adversário a temer pelos contendores, em função da prodigiosa campanha na primeira volta do mesmo grupo. Os polícias deixaram um claro aviso à navegação quanto às pretensões do consulado do presidente Alves Simões com as vitórias retumbantes sobre o Recreativo do Libolo (104-90) e o Petro de Luanda (101-71). Esses resultados colocam o Interclube na condição de um dos principais candidatos ao título.
Os polícias ocupam o terceiro lugar na tabela com 12 pontos na bagagem, em sequência de quatro vitórias e igual número de derrotas, nos oito confrontos, converteram 627 pontos e sofreram 586. O Atlético Petróleos de Luanda, na versão Lazare Andigono, vem na penúltima posição do grupo A, com 11 pontos, provenientes de três vitórias, cinco derrotas, marcou 668 pontos e consentiu 678.O Clube Universidade Lusíada não venceu nenhuma partida, mas marcou 458 pontos e sofreu 571, em oito jogos.

BAI BASKET
Clubes e juízes reunidos na FAB

A direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol reúne-se hoje, a partir das 16h00, na sala de conferências da sua sede social, localizada no complexo da Cidadela Desportiva, com os representantes dos clubes, árbitros, comissários e oficiais de mesa que participam na 36ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino (Bai Basket). No encontro, vão ser afloradas questões a volta da organização da fase final da competição.
O encontro a ser dirigido pelo director técnico da FAB, Nuno Teixeira, também vai servir para passar em revistas as preocupações apresentadas pelos representantes dos clubes e dos membros da arbitragem que actuam na competição.  De acordo com uma nota enviada ao Jornal dos Desportos, assinada pela secretária-geral da instituição, Isabel Major, “cada clube deve fazer-se representar por um vice-presidente, um chefe do departamento e dois treinadores”.

20 abril 2014

ANGOLA : Petro vence 1º de Agosto e conquista Taça de Angola



Petro de Luanda festejou ontem no Pavilhão Multiusos de Luanda a revalidação da Taça de Angola após segunda vitória
Fotografia: José Cola
O Atlético petróleos de Luanda arrebatou a XXX edição da Taça de Angola, mercê da vitória, ontem, à noite, no Pavilhão Multiusos de Luanda, por 88-82, sobre o arqui-rival 1º de Agosto, em partida pontuável para a segunda mão da final da competição. Ao intervalo, a equipa petrolífera perdia por sete pontos (40-47).
Diferente da postura com que a equipa às ordens de Paulo Macedo se pautou na primeira mão, disputada na última quinta-feira, no mesmo recinto, em que a equipa do Eixo Viário se superiorizou por três pontos (89-86), os militares entraram para a quadra determinados em impedir a consumação da revalidação do segundo maior troféu nacional. A disponibilidade de Joaquim Gomes "Kicas", Cedrick Isom e Felizardo Ambrósio "Miler"  serviu para dar consistência ao ataque.
Desprovidos do capitão Carlos Almeida, que se despediu das quadras no jogo anterior, os pupilos de Paulo Macedo fizeram jus ao princípio de que "os mais velhos passam, mas deixam a experiência para as novas gerações". A partir do penúltimo quarto, depois de vencerem os dois períodos iniciais por 26-20 e 47-40, não foram capazes de manter o fio de jogo.
Com maior rigor táctico, a equipa sob comando de Lazare Andigono não permitiu que o adversário mantivesse na senda das veleidades. A persistência de António Bonifácio, Roderick Nealy e Leonel Paulo, bem assistidos pelos seus companheiros, passaram a violar a zona restrita da equipa das Forças Armadas Angolanas. O placar registou três empates consecutivos e terminou com os favoráveis 71-68. 
Com um défice acentuado nos lançamento livres, o Petro de Luanda quase consentiu a reviravolta do adversário, mas os militares tinham os nervos "à flor da pele" e não tiveram a serenidade para rentabilizar ao máximo as jogadas de contra-ataque e forçar a pretendida finalíssima. O Petro de Luanda foi mais a equipa mais feliz com o parcial de 20-12 e encerrou o jogo em 88-82.

19 abril 2014

ANGOLA : Petro em vantagem na Taça de Angola



Pavilhão do Kilamba volta a testemunhar hoje à noite mais um duelo de gigantes da bola ao cesto nacional
Fotografia: M. Machangomgo
Em desvantagem devido a derrota da primeira mão (89-96), a formação do 1º de Agosto vai tentar esta noite, a partir das 18h00, no Arena do Kilamba, vencer o arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda e forçar uma finalíssima da 30ª edição da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculino.
Ontem, na sessão derradeira de treino, Paulo Macedo aproveitou para corrigir os erros cometidos no desafio da primeira mão, onde a equipa militar foi suplantada pela formação do Eixo-viário.
A fraca produtividade nos lançamentos à longa distância, onde de 32 tentativas converteu apenas sete, representa 22 por cento, aliado a 24 perdas de bola contribuiu em certa medida para a derrota da equipa rubra e negra.

Neste particular, os petrolíferos da capital estiveram melhor. Dos 31 lançamentos tentados à longa distância, os comandados de Lazare Adingono converteram 29 por cento e perderam apenas 16 posses de bola.
Depois de ter conquistado a Supertaça Wlademiro Romero no início da temporada, curiosamente, frente ao arqui-rival, a formação militar tenciona arrebatar o seu segundo troféu da época 2013/2014.
Paulo Macedo promete uma equipa altamente competitiva para suplantar esta noite o seu opositor, apesar de reconhecer que deve ser uma tarefa extremamente difícil, dado que os petrolíferos da capital estão com os níveis de confiança em alta, face a vitória conseguida no desafio da primeira mão. Sem o capitão Carlos Almeida, atleta que se despediu das quadras na última quinta-feira, cabe a Joaquim Gomes «Kikas» que herdou a braçadeira de capitão liderar o grupo.
O extremo base Edmir Lucas pode constar do «cinco» inicial do técnico Paulo Macedo, dada a excelente prestação que teve na partida da primeira mão, onde foi tão-somente o melhor marcador da formação militar a par do base Armando Costa, ambos com 14 pontos. Entretanto, os petrolíferos da capital estão dispostos em acabar com a decisão da segunda maior competição a nível da «bola ao cesto» esta noite. Moralizados com o triunfo da última quinta-feira, a equipa do Eixo-viário vai tudo fazer para obter mais uma vitória e conquistar deste modo, o seu primeiro troféu da temporada.
Lazare Adingono, técnico ao serviço da formação petrolífera, reconhece que estão diante de uma forte equipa mas, ainda assim, tudo vão fazer para derrotar mais uma vez o seu adversário.
«Sábado (hoje) vai ter mais uma partida difícil, mas tudo vamos fazer para vencermos o jogo e conquistar o nosso primeiro troféu», prognosticou Lazare Adingono.
O categorizado árbitro Carlos Júlio vai chefiar o trio de juízes constituído ainda por António Bernardo e Francisco Tandu, este último recém promovido à categoria internacional.

18 abril 2014

MOÇAMBIQUE : “NACIONAL” DE BÁSQUETE FEMININO: Rodam meias-finais esta noite

RODAM esta noite as meias-finais do Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Feminino, prova que decorre na capital do país contando com a presença de quatro equipas, todas da cidade de Maputo, que por sinal disputam o acesso à decisão.
Às 18.00 horas a Liga Muçulmana, campeã nacional em título, mede forças com o Costa do Sol, numa partida em que as “muçulmanas” são de longe favoritas, dada a campanha que têm vindo a fazer.
Duas horas mais tarde o Ferroviário bate-se com a sensacional A Politécnica. Trata-se de um jogo em que tudo pode acontecer, a avaliar pelo desempenho das duas formações na primeira fase.
A final será disputada amanhã, a partir das 18.00 horas. Os jogos decorrem no Pavilhão do Maxaquene.

ANGOLA : Capitão perde no adeus definitivo



As duas agremiações voltam a jogar amanhã no Arena do Kilamba
Fotografia: M. Machangomgo
Numa partida que ficou marcada pelo adeus em definitivo do "velho" capitão Carlos Almeida, considerado como um dos ícones do basquetebol angolano, a formação do Atlético Petróleos de Luanda foi mais forte e derrotou ontem, no Arena do Kilamba, o arqui-rival, 1º de Agosto, por 89-96, em partida referente a primeira mão da 30 edição da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculino.
Com este triunfo, os petrolíferos da capital estão em vantagem na Taça de Angola, que no próximo sábado faz disputar no mesmo recinto a partida da segunda mão.
Sem praticarem uma grande partida de basquetebol, as formações do 1º de Agosto e do Atlético Petróleos de Luanda entraram determinados para o Arena do Kilamba, fundamentalmente, nos dois primeiros quartos, onde o equlíbrio foi a tónica do desafio.
Aliás, pelo estatuto que ostentam quer no país, quer além fronteiras (duas das melhores equipas) não se poderia esperar outra coisa senão o grande equilíbrio entre os dois contendores.
O Clube Central das Forças Armadas Angolanas terminou o quarto inicial com uma vantagem de dois pontos (20-18), fruto da sua agressividade que demonstrou no capítulo defensivo, ao contrário do seu opositor.
Com Roberto Fortes e Domingos Bonifácio certeiros nos lançamentos a longa distância, os petrolíferos da capital conseguiram um parcial de 23-19, o que perfez 39-41 ao cabo dos primeiros 24 minutos, a favor da equipa do eixo-viário.
Incompreensivelmente o placard electrónico do Arena do Kilamba, infra-estrutura construída no âmbito da realização em Angola da 41ª edição do Campeonato do Mundo de hóquei em patins, em 2013, não funcionou, dificultando as acções dos próprios jogadores e do público que testemunhou mais um clássico da "bola ao cesto".
O jogo interior da formação militar ficou fragilizado por alguns minutos quando Felizardo Ambrósio "Miller" que se ressentiu de uma lesão num dos joelhos foi obrigado a "abandonar" a quadra.
O equilíbrio voltou a prevalecer no terceiro quarto, apesar do Clube Central das Forças Armadas Angolanas ter se superiorizado. Os petrolíferos da capital venciam por uma margem de mínima de um ponto (66-67).
No quarto derradeira, foi a equipa do eixo-viário que conseguiu neutralizar as acções ofensivas da equipa rubro e negra, tendo estabelecido uma vantagem de 13 pontos, quando restavam quatro minutos para o fim da partida.
Com o capitão Carlos Almeida em campo, a equipa militar conseguiu reduzir para quatro pontos de diferença (85-89), a um minuto e 45 segundos para o termo do desafio. Nesta etapa, a equipa petrolífera conseguiu manter os níveis de produtividade fixando o resultado final em 89-96. O norte-americano Roderick Nealy, ao serviço do Petro, com 31 pontos, foi o cestinha da partida.

17 abril 2014

MOÇAMBIQUE : “NACIONAL” DE BASQUETEBOL FEMININO: Liga demolidora

A LIGA Muçulmana, actual campeã em título, está imparável no Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Feminino que decorre desde sábado na capital do país.
Numa prova marcada por muitas desistências, as “muçulmanas” derrotaram na primeira ronda o Costa do Sol por concludentes 90-35, 55 pontos de diferença. Já na segunda ronda a equipa de Nasir Salé venceu o Maxaquene por 88-39.
Noutra partida da primeira ronda da prova, que conta com a participação de apenas quatro equipas da cidade de Maputo, a A Politécnica derrotou o Maxaquene por 79-48.
Na segunda jornada para além da vitória da Liga Muçulmana sobre o Maxaquene, a A Politécnica bateu o Ferroviário, por 61-49.
Na terça-feira as “muçulmanas” derrotaram a A Politécnica por 67-52, enquanto as “locomotivas” bateram copiosamente o Costa do Sol por 82-49
As universidades pedagógicas de Maputo e de Nampula, o Desportivo de Tete, Ferroviário da Beira e Soprotecção de Quelimane desistiram da prova, que termina sábado.
“NACIONAL” O CAMPEONATO DA CIDADE?
O Presidente da Federação Moçambicano de Basquetebol (FMB), Francisco Mabjaia, avançou que as desistências (maior nódoa deste certame) foram movidas por vários factores.
Dentre os vários factores apontados como móbil das desistências destaque para a falta de meios por parte de algumas colectividades, o decurso do ano lectivo escolar (grande parte das jogadoras são estudantes) e a não dispensa de algumas trabalhadoras para tomarem parte da prova.
“Normalmente os ‘Nacionais’ têm sido organizados em Dezembro, mês em que muitos estudantes estão de férias, diferente de agora (Abril), em que quase todos estão em aulas”, reforçou Mabjaia.
Em face deste cenário a FMB estuda a possibilidade de mudar a designação “Nacional” a esta prova, pois é composta somente por equipas da capital do país, o que entra em choque com a Lei do Desporto e o seu regulamento, que preconizam que uma competição de carácter nacional tem de ter, no mínimo, a representação de seis províncias.
Entretanto, Francisco Mabjaia garantiu que independentemente da designação esta competição irá apurar os dois representantes do país nas competições africanas.

ANGOLA : Faça chuva ou sol


Base Armando Costa vai conduzir hoje mais as acções ofensivas do clube militar
Fotografia: MACHANGAONGO
As formações do 1º de Agosto e Atlético Petróleos de Luanda defrontam-se hoje, a partir das 19h00, no Arena do Kilamba, em partida a contar para a primeira mão da final da 30ª edição da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculino.O desafio que tinha sido inicialmente marcado para a última terça-feira, no Pavilhão Victorino Cunha, foi transferido à última hora para o Arena do Kilamba, infra-estrutura construída no âmbito da realização em Angola da 41ª edição do Campeonato do Mundo de hóquei em patins, em 2013, em virtude da forte chuvada que se abateu sobre a capital do país, Luanda, e que acabou por «inundar» o recinto da equipa militar.
Os dois clubes e a direcção da Federação Angolana de Basquetebol decidiram que a segunda maior competição do país a nível da «bola ao cesto» seja jogada no Arena do Kilamba.Militares e petrolíferos da capital vão desfilar pela segunda vez no Arena do Kilamba, depois de se terem defrontado para a fase regular da 36ª edição do Campeonato Nacional da «bola ao cesto», vulgo BAI Basket, com vitória a sorrir para o Clube Central das Forças Armadas Angolanas.Ontem, os comandados de Paulo Macedo realizaram o último apronto, no Arena do Kilamba, antes do embate desta noite.
O técnico militar trabalhou mais os aspectos defensivos sem descurar a componente ofensiva, tendo chamado a atenção relativamente o controlo da posse de bola. O internacional angolano Joaquim Gomes «Kikas"»está totalmente recuperado da lesão que o apoquentava e deve fazer parte do «cinco» inicial para o desafio desta noite.O capitão Carlos Almeida que viu a sua despedida adiada, pode fazê-lo esta noite numa cerimónia que se espera muito apoteótica.Apesar de não haver dois jogos iguais, os petrolíferos da capital, detentores da Taça de Angola, vão entrar com a mesma disposição para o desafio desta noite, onde só interessa a vitória para a consumação dos objectivos, ou seja, a reconquista da segunda maior competição do país a nível da «bola ao cesto».
Lazare Adingono, técnico principal do Atlético Petróleos de Luanda, manifestou publicamente a intenção da sua colectividade de arrebatar quer a Taça de Angola, quer o BAI Basket.Leonel Paulo e Hermenegildo Mbunga, atletas que estavam limitados fisicamente estão aptos, pelo que, constituem apostas de Lazare Adingono para o «cinco» inicial.Dado a rivalidade entre os contendores, o desafio desta noite vai ser marcado com o signo de equilíbrio.Fernando Pacheco «Baganha» vai chefiar o trio de juízes constituído ainda por David Manuel e Clésio Francisco.A segunda mão sucede igualmente no Arena do Kilamba, isto no sábado, a partir das 18h00.Entretanto, em caso de igualdade em termos de vitórias, recorre-se a uma finalíssima marcada para o Arena do Kilamba, em data a anunciar pela direcção técnica do órgão reitor da modalidade no país.

Na Huíla - Temporada desportiva arranca sábado
A época desportiva da modalidade de basquetebol na província da Huíla, inicia este sábado, no Lubango, com a disputa do torneio de abertura em que participam equipas de diversos escalões, em ambos os sexos.O secretário-geral da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, (APBH), Diogo Gomes, disse que em princípio a época desportiva estava prevista  para começar no passado dia 8 de Março, mas por questões organizativas e fraca inscrição por parte de algumas equipas, inviabilizou o  início.
 Assegurou terem confirmado até ao momento as formações do Desportivo do Tchioco, Heja Sport Clube, Clube Desportivo da Huíla e o Benfica Petróleo do Lubango.  Diogo Gomes acrescentou que a Associação aguarda pela confirmação da escola 27 de Março, Sporting Clube do Lubango, Ferroviário da Huíla, bem como algumas escolas que pretendem participar neste campeonato,  sobretudo a escola 187, localizada no bairro do Tchioco.
 «Actualmente decorrem as inscrições. Algumas equipas já confirmaram sa suas participações e outras ainda não o fizeram. Por esse motivo, lançamos o nosso apelo para que o façam o mais rapidamente possível tendo em conta que a época vai mesmo começar sem mais adiamento no dia 19 do mês em curso», garantiu Diogo Gomes.Disse estar igualmente a encetar contactos com os institutos e escolas secundárias do Lubango que têm quadras polivalentes com a finalidade de puderem participar também nesta prova.
 Anunciou que os campeonatos provinciais nas diferentes categorias estão agendados para o mês de Agosto. O responsável justificou  não obstante os campeonatos provinciais começarem apenas em Agosto, durante este período disputa-se o torneio de abertura até Junho, assim como outros torneios alusivos a datas e  efemérides.  A Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, movimenta cerca de 400 praticantes em todos os escalões e sexos.
Gaudêncio Hamelay- Lubango

16 abril 2014

MOÇAMBIQUE : NO ÂMBITO DA PARTICIPAÇÃO DO MUNDIAL DE BASQUETEBOL: Startimes apoia selecção feminina

A STARTIMES Media Moçambique apoiou, na manhã de ontem, a Selecção Nacional de basquetebol sénior feminina com um valor de 300 mil meticais no contexto da sua preparação para o Campeonato do Mundo da modalidade que terá lugar nos meses de Setembro e Outubro, na Turquia.
É o terceiro apoio que a Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) angaria para a Selecção Nacional, depois de o Banco Comercial e de Investimentos (BCI) e o Governo terem-no feito recentemente.
O valor, segundo a FMB, será aplicado na preparação da equipa, que prevê fazer estágios dentro e fora do país. No estrangeiro, a FMB definiu países como Japão, China, República Checa e Espanha como rotas rumo ao Mundial da Turquia, que por sinal o nosso país participa pela primeira vez.
Ainda de acordo com a FMB, o custo total da “operação” Turquia está estimada em 32 milhões de meticais, dinheiro que está longe de ser conseguido, mas que vai a tempo de ser.
“Penso que quando começámos esta campanha muitos afirmaram que era uma aventura da nossa parte. Poucos acreditavam que fossemos chegar ao Mundial. Agora todos já confiam em nós, há muitas instituições e parceiros com vontade de nos apoiar, por isso acreditámos que até Setembro teremos essa verba”, vaticina o presidente da FMB, Francisco Mabjaia.
Valentina Guebuza, presidente do Conselho da Administração da Startimes, disse, por sua vez, que a empresa que dirige presta o apoio à Selecção Nacional no âmbito da usa responsabilidade social e corporativa, até porque a entidade que lidera está comprometida com o desenvolvimento do país em diversas áreas.
Já a capitã da Selecção Nacional, Deolinda Ngulela, realçou que o “apoio é mais um incentivo para a equipa que pretende não passar despercebida do Mundial da Turquia. Queremos colocar o nome de Moçambique bem alto no evento”, sublinhou.

ANGOLA : Chuva adia primeira-mão



Chuva força adiamento da partida
Fotografia: M.Machangongo
A chuva que se abateu ontem ao princípio da noite na capital do país, Luanda, forçou o adiamento da primeira mão da Taça de Angola de Basquetebol em seniores masculino, que envolveu as equipas do 1º de Agosto e Atlético Petróleos de Luanda. O desafio foi remarcado para logo mais, a partir das 19h00, no Pavilhão Victorino Cunha, depois de uma reunião de mergência entre as equipas intervenientes (clubes e federações).

Com o cenário montado para a despedida apoteótica do internacional angolano, Carlos Almeida, extremo base, de 37 anos de idade, 1, 93 centímetros de altura, eis que o São Pedro decidiu abrir as torneiras e perante a fissura do tecto do Pavilhão Victorino Cunha que permetiu a entrada da água, obrigou o comissário ao jogo, Nuno Teixeira, a remarcar a partida para logo mais, a partir das 19h00.
Depois de quinze minutos, tempo que estipula os regulamentos da competiçãio em situações do género, o comissário ao jogo decidiu pela remarcação do desafio, depois de ouvir os principais intervenientes da contenda.A partida foi interrompida a um minuto e 15 segundos do segundo período, quando os petrolíferos da capital venciam já por uma margem confortável de 12 pontos (27-39.Os militares foram surpreendidos pelos pupilos de Lazare Adingono que entraram bastante determinados, ao contrário do seu opositor que se mostrava completamente apático, fundamentalmente, no segundo quarto.
Com uma defesa organizada e um ataque eficiente, onde sobressaíam os lançamentos a longa distância, a equipa do eixo-viário conseguiu construir uma vantagem de 15 pontos (15-30), para a tristeza da claque militar que apareceu em massa.Lazare Adingono, técnico principal do Atlético Petróleos de Luanda lamentou o sucedido, tendo assegurado que os seus pupilos vão aparecer com a mesma disposição para o desafio desta noite.
Quem também se mostrou entrestecido com a obra da naturaza foi Paulo Macedo, que reconheceu que a sua colectividade entrou mal no desafio mas, que se preparavam para inverter o rumo dos acontecimentos nos quartos subsequentes.Entretanto, o internacional angolano, Carlos Morais, que se preparava para se despedir dos seus fãs também viu adiado o seu adeus em defenitivo.“Infelizmente a despedida não aconteceu hoje (ontem) por força da obra da natureza. Vamos esperar que amanhã aconteça mesmo a minha despedida”, disse o capitão do 1º de Agosto e da Selecção Nacional.A partida da segunda mão prevista para sexta-feira pode sofrer alteração.

BAI Basket
Falta de segurança preocupa federação

Os clubes que nesta ponta final do Campeonato Nacional de basquetebol descurarem a componente da segurança quando estiverem a jogar na condição de equipa visitada são severamente sancionados pelo Conselho de Disciplina.A revelação foi feita segunda-feira à comunicação social por Nuno Teixeira, director do gabinete técnico e de formação da Federação Angolana de Basquetebol, quando saía do encontro com os representantes das agremiações que vão disputar a “Final Four”, 1º de Agosto, Recreativo do Libolo, Interclube e Atlético Petróleos de Luanda.
Durante a fase de grupos foram registados distúrbios em alguns campos provocados pelos adeptos insatisfeitos com a produtividade das respectivas equipas, colocando em perigo a vida dos árbitros e oficiais de mesa. Daí que a direcção técnica da FAB chamou a atenção dos intervenientes para esta ponta final da competição.Nuno Teixeira disse que as equipas que não cumprirem a componente de segurança são responsabilizados e sancionados com penas pesadas segundo os regulamentos da competição.
“Foi um encontro bastante produtivo em função das sugestões que recebemos dos nossos parceiros, tendo em conta a ponta final do BAI Basket.Falámos sobre a organização dos jogos, sendo debatida seriamente a questão do policiamento. Infelizmente, constatámos durante a fase de grupos que havia equipas que descuravam este pressuposto e tivemos alguns dissabores. Por isso, queremos que esta situação não se registe na “Final Four”, sob pena de serem severamente castigados de acordo com os regulamentos da prova", alertou Nuno Teixeira, director do gabinete técnico da Federação Angolana de Basquetebol.
Os representantes das equipas solicitaram ao director técnico da FAB uma reunião com os homens do apito, encontro este que em princípio deve ser realizado na próxima segunda-feira, numa das salas de reuniões da Federação.A actuação dos árbitros foi bastante contestada pelos técnicos, fundamentalmente, durante a fase regular. Os agentes pretendem trocar algumas impressões com os juízes e cronometristas.
A “Final Four” arranca no dia 22 e é disputada no sistema de todos contra todos a quatro voltas

15 abril 2014

MOÇAMBIQUE : “NACIONAL” DE BASQUETEBOL FEMININO: Liga entra avassaladora

A LIGA Muçulmana, actual campeã em título, entrou de forma demolidora no Campeonato Nacional de Basquetebol Sénior Feminino que decorre desde sábado na capital do país.
Numa prova marcada por muitas desistências, as “muçulmanas” derrotaram na primeira ronda o Costa do Sol por concludentes 90-35, 55 pontos de diferença. Já na segunda ronda, a equipa de Nazir Salé venceu o Maxaquene, por 88-39.
Noutra partida da primeira ronda da prova que conta com a participação de apenas quatro equipas da cidade de Maputo, a A Politécnica derrotou o Maxaquene, por 79-48.
Na segunda jornada para além da vitória da Liga Muçulmana sobre o Maxaquene, a A Politécnica bateu o Ferroviário, por 61-49.
Entretanto, a prova prossegue hoje com os encontros Ferroviário-Liga Muçulmana e Maxaquene-Costa do Sol.
E amanhã, a Liga bate-se com a A Politécnica e o Ferroviário terá pela frente o Maxaquene.
As Universidades Pedagógica de Maputo e de Nampula, o Desportivo de Tete, Ferroviário da Beira e Soprotecção de Quelimane desistiram da prova, que termina sábado.

ANGOLA : Final Four do Bai Basket arranca dia 24 deste mês

Luanda - A final four do campeonato nacional de basquetebol em seniores masculinos (Bai Basket) inicia no próximo dia 24 do corrente mês, soube hoje a Angop.

A informação foi prestada hoje à imprensa pelo director técnico da federação angolana da modalidade, Nuno Teixeira, após uma reunião a porta fechada com os responsáveis e técnicos das quatro equipas (1º de Agosto, Libolo, Petro e Interclube) que vão disputar a referida fase.
Nuno Teixeira disse que as quatro equipas evolvidas vão fazer doze jogos cada e que vão alternar entre dois a três por semana.
O responsável salientou que para além de acertarem os aspectos técnicos da fase final da competição trataram da segurança e arbitragem, que garantiu melhorias para a final desta época do Bai Basket.
As equipas vão sem pontos à final e vai vencer o campeonato nacional a formação que tiver o melhor número de pontos.
A primeira jornada da final four reserva o  1º de Agosto-Interclube e Petro de Luanda-Recreativo do Libolo.

ANGOLA : Os dois eternos rivais jogam para vantagem na Taça



Clube militar está preparado para superar os petrolíferos da capital depois de terem feito na Supertaça disputada na cidade do Namibe
Fotografia: Jornal dos Desportos
O 1º de Agosto começa hoje a definir o percurso que o pode levar a conquistar o seu segundo troféu da temporada 2013/2014, quando defrontar logo mais, a partir das 19h00, no Pavilhão Victorino Cunha, o arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, em partida referente à primeira mão da final da 30ª edição da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculino.Depois de ter arrebatado a Supertaça Wlademiro Romero, curiosamente, frente aos petrolíferos da capital, a quem venceram por escassos dois pontos de diferença (85-83), partida disputada na província do Namibe, os militares vão aproveitar o factor casa para conseguir um resultado satisfatório, que lhes permita encarar o prélio da segunda mão com a maior tranquilidade.

A partida desta noite testemunha o adeus do internacional angolano, Carlos Almeida (ver peça à parte), que coloca um ponto final à sua carreira, depois de quase duas décadas e meia de prática da modalidade ao mais alto nível.O norte-americano Cedrick Ison, extremo base, atleta que falhou os últimos jogos da equipa rubro e negra está de regresso ao grupo e pode constar do «cinco» inicial do técnico Paulo Macedo.Se a integração de Cedrick Ison no« cinco»  inicial é quase uma certeza, o mesmo não se pode dizer do internacional angolano, Joaquim Gomes «Kikas», extremo poste, a  recuperar  satisfatoriamente de uma lesão num dos joelhos.Paulo Macedo aproveitou o dia de ontem para aprimorar as distintas variantes para suplantar o arqui-rival, que vem de resultados negativos na fase de grupos do BAI Basket.
Com a entrada de Cerdick Ison, o jogo ofensivo do Clube Central das Forças Armadas Angolanas seguramente ganha mais qualidade, face as performances do norte-americano. Armando Costa, Mário Correia, Reggie Moore, Felizardo Ambrósio «Miller», Edmir Lucas entre outros, vão ser chamadas novamente para liderarem as acções ofensivas do Clube do Rio Seco.Entretanto, o Atlético Petróleos de Luanda, vem de uma onda de maus resultados na fase de grupos, quer inverter a situação, ou seja, surpreender o seu opositor em pleno Pavilhão Victorino Cunha.
O técnico do Eixo-viário, Lazare Adingono, não vai poder contar com os préstimos de Miguel Kiala, poste, dado que recupera da mazela que o apoquenta. Já o base, Paulo Santana está de regresso ao «grupo», depois de cumprir castigo federativo.Os petrolíferos da capital estão em estado de alerta para não serem surpreendidos, tal como aconteceu na final da Supertaça Wlademiro Romero e muito recentemente para o desafio referente à segunda volta do Grupo A do BAI Basket, em que perderam por 83-82.Apesar do ligeiro favoritismo da equipa militar, a partida de logo mais pode ser pautada pelo signo do equilíbrio, uma vez que a equipa que aproveitar convenientemente os erros do seu adversário leva à melhor.

Arbitragem
“Baganha” lidera apito

Fernando Pacheco «Baganha», um dos mais categorizados árbitros internacionais do país a par de Carlos Júlio, vai chefiar o trio de juízes para o desafio da primeira mão da final da 30ª edição da Taça de Angola de basquetebol em seniores masculino, que envolve as formações do 1º de Agosto e Atlético Petróleos de Luanda.Fernando Pacheco «Baganha» que também é oficial da Polícia Nacional vai ter como auxiliares David Manuel e Clésio Francisco, ambos árbitros de categoria internacional.As actuações dos árbitros durante a fase regular da 36ª edição do Campeonato Nacional da «bola ao cesto» foram bastante contestadas pelos técnicos. Esta situação «obrigou» o Conselho de Disciplina a reunir com os seus filiados.

Palmarés     
1985 - 1º de Agosto
1986 - 1º de Agosto
1987 - 1º de Agosto
1988 - 1º de Agosto
1989 - Dínamo
1990 - Petro de Luanda
1991 - Petro de Luanda
1992 - 1º de Agosto
1993 - ASA
1994 - Petro de Luanda
1995 - 1º de Agosto
1996 - Petro de Luanda
1997 - Petro de Luanda
1998 - Petro de Luanda
1999 - ASA
2000 - Petro de Luanda
2001 - Petro de Luanda
2002 - 1º de Agosto
2003 - 1º de Agosto
2004 - Petro de Luanda
2005 - 1º de Agosto
2006 - 1º de Agosto
2007 - Petro de Luanda
2008 - 1º de Agosto
2009 - 1º de Agosto
2010 - Recreat.do Libolo
2011 - Recreat.do Libolo
2012 - 1º de Agosto
2013-  Petro de Luanda
2014 - ???????????????