Africa Basquetebol

31 outubro 2012

MOÇAMBIQUE : Novas meninas d’ouro regressam hoje


O AERPORTO Internacional de Maputo deve viver momentos de festa ao princípio desta tarde quando a partir das 13:30 horas aterrar o avião que transporta a formação da Liga Muçulmana que conquistou, no domingo, em Abidjan, Costa do Marfim, a Taça dos Campeões Africanos de Basquetebol em seniores femininos, ao derrotar, na final, o Interclube de Luanda, por 53-43.
Maputo, Quarta-Feira, 31 de Outubro de 2012:: Notícias

Dezenas de adeptos da Liga Muçulmana e não só devem concentrar-se defronte do trajando cachecóis, bonés, camisetes e erguendo bandeiras, para em coro gritarem “campeões, campeões, nós somos campeões”, receberem as novas meninas d’ouro.
É de verde-e-branco que deve estar pintado o Aeroporto Internacional de Maputo. Clarisse Machanguana, eleita Jogadora Mais Valiosa da prova, deve ser uma das mais aclamadas.
É a quinta vez que uma equipa moçambicana conquista o título africano de clubes, depois do Maxaquene (1991), Académica (2001) e Desportivo (2007 e 2008) o terem feito.

ANGOLA : Sócios elegem direcção no basquetebol


José Carlos Guimarães foi a aposta do elenco cessante para resgatar a mística do país no contexto continental já no próximo Afrobasket

Fotografia: Kindala Manuel
O presidente da Mesa da Assembleia Geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Carlos Cunha, convocou para 8 de Dezembro eleições para a escolha da nova direcção, encarregue de gerir os destinos daquela instituição até 2016.
Carlos Cunha convocou ainda para 17 de Novembro próximo, às 10h00, nas instalações do Comité Paralímpico, sito na Cidadela Desportiva, a realização da Assembleia-Geral Ordinária.
A reunião, a ser presidida pelo presidente cessante da mesa, tem como ponto de destaque a calendarização do processo eleitoral.
Dentre os pontos na ordem de trabalhos, realce ainda para a apresentação de relatórios de actividades e de contas do exercício e primeiro semestre de 2012.
No segundo ponto é abordada a apresentação de relatórios de actividades das associações provinciais. No encerramento, são discutidos diversos temas.
O capítulo um das disposições gerais do regimento da Assembleia-Geral, artigo dois, refere que o quórum para a sessão é constituído por metade e mais um dos membros efectivos da FAB.
O artigo três refere que se à hora prevista na convocatória não houver quórum, a Assembleia-Geral reúne-se uma hora depois com qualquer número de presenças. Eleito presidente em 2004, depois de ter sido vice-presidente no mandato de Pires Ferreira, Gustavo da Conceição, apurou o Jornal de Angola, não vai recandidatar-se a novo mandato à frente dos destinos da federação, a par da do andebol, mais titulada do país.

ANGOLA : Militares preparam recepção ao Petro para o provincial


Questão burocráticas têm impedido Mário Correia de jogar na presente época
Fotografia: Jornal dos Desportos
Sem o extremo cabo-verdiano Mário Correia, devido a problemas burocráticos, e o base Hermenegildo Santos, por motivos de saúde, a equipa sénior masculina do 1º de Agosto prepara-se de forma cuidada, tendo em vista o embate de amanhã, às 18h00, frente ao arqui-rival, Petro de Luanda, em partia de acerto do Campeonato Provincial da “bola ao cesto”.
Sábado, as duas agremiações voltam a medir forças no Pavilhão do CODENM (qualquer que seja o resultado do embate de quinta), a partir das 18h00, em desafio referente às meias-finais do Campeonato Provincial de Luanda.Apesar destas contrariedades, Paulo Macedo, técnico principal do Clube Central das Forças Armadas Angolanas, vai procurar montar uma equipa que seja capaz de suplantar o seu opositor, à semelhança dos dois primeiros embates da época, sendo um para o zonal de Maputo e outro para a quarta edição da Torneio Victorino Cunha.
Consciente do potencial do seu adversário, o técnico rubro e negro não quer ser surpreendido em casa, e tudo fará para mais uma vez neutralizar os arqui-rivais, que tencionam inverter a balança, em virtude de terem averbado já duas derrotas na presente época desportiva.Hoje, os pupilos de Paulo Macedo, que têm as atenções viradas para a conquista da XXVII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos, prova a disputar-se de 28 de Novembro a 8 de Dezembro, realizam mais uma sessão de treino, no seu quartel-general.
A finalização é um dos aspectos que tem preocupado o novo comandante da equipa militar, ao contrário da defesa.
“Penso que nesta altura defensivamente já estamos ao nosso nível mas, ofensivamente, precisamos de melhorar ainda mais”, disse Paulo Macedo, aquando da conquista da quarta edição do prestigioso Torneio Victorino Cunha.Entretanto, já no Petro de Luanda, o internacional angolano, poste Miguel Kiala, continua a ser a única preocupação.
O atleta lesionou-se no fim da temporada passada no joelho direito e continua a recuperar satisfatoriamente, depois da intervenção cirúrgica a que foi submetido.Depois de ter consentido duas derrotas, o técnico camaronês ao serviço do Petro de Luanda vai tentar impedir a onda de maus resultados diante do arqui-rival.

Provincial
Petrolíferos da capital acertam calendário


A formação do Petro de Luanda defronta hoje, a partir das 19h00, no Pavilhão 28 de Fevereiro, a similar do Futebol Clube Vila Clotilde, em desafio de acerto de calendário do Campeonato Provincial de basquetebol em seniores masculinos.O técnico da equipa do Eixo-viário, Lazare Adingonou, vai procurar colocar os jogadores menos utilizados no embate de mais logo, que servirá de antecâmara para o clássico dos clássicos, que acontece amanhã, no Pavilhão do CODENM.
Com maior ou menor dificuldade, os petrolíferos da capital vão seguramente chamar a si a conquista dos dois pontos, a julgar pela qualidade do seu plantel que é de longe superior ao da modesta formação do Futebol Clube Vila Clotilde.Entretanto, a formação do Grupo Desportivo Interclube sagrou-se campeã da primeira volta do Campeonato Provincial. Nas meias-finais, os pupilos de Alberto de Carvalho “Ginguba” vão medir forças com a formação do Progresso Associação do Sambizanga, num embate onde os polícias são claramente favoritos à passagem para a final da competição. MC

Taça de Clubes
Interclube  regressa hoje


A formação do Grupo Desportivo Interclube regressa hoje ao país, depois de ter participado na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores femininos, competição que decorreu na Costa do Marfim, tendo ocupado o segundo lugar. Ao perder na final diante da Liga Muçulmana de Moçambique, por 53-43, o Interclube foi destronado na Taça de África dos Clubes Campeões, prova que finalizou domingo último. O 1º de Agosto perdeu na disputa do terceiro lugar com ABC da Costa do Marfim, por 51-49, e terminou em quarto lugar. As angolanas Astrida Vicente (Interclube) e Nacissela Mauricio (1º de Agosto) fizeram parte do cinco ideal.

30 outubro 2012

ANGOLA :Petro e 1º de Agosto em duplo confronto

As equipas do Petro de Luanda e do 1º de Agosto defrontam-se quinta-feira, no pavilhão do Rio Seco, na última jornada da primeira fase do Campeonato Provincial de Basquetebol sénior masculino, numa altura em que ambas somam 11 pontos na segunda posição.
 Independentemente do resultado, as duas formações reencontram-se sábado, no mesmo recinto, para as meias-finais do provincial, que vai opor o segundo ao terceiro classificado da prova luandense.
Na outra meia final, o Interclube, vencedor da primeira fase, com 14 pontos, defronta o Progresso do Sambizanga, quarto classificado com 11.

ANGOLA : Interclube falha revalidação do título africano de clubes


Polícias e militares tiveram prestações abaixo das expectativas e deixaram fugir o troféu

Fotografia: João Gomes
A equipa sénior feminina de basquetebol do Interclube falhou no domingo, em Abidjan, a conquista pela terceira vez consecutiva da Taça dos Clubes Campeões Africanos, ao perder na final com a Liga Muçulmana de Moçambique, por 43-53.
As polícias, comandadas tecnicamente por Apolinário Paquete, interromperam o trilho ganhador iniciado em 2010 e mantido no ano passado.
O conjunto de Maputo voltou a ser o carrasco das campeãs destronadas, depois de já o terem sido na fase preliminar do torneio da Zonal VI, disputado na capital moçambicana, que serviu para qualificação para a fase final da Taça.
O Interclube, líder do grupo B, com oito pontos, que vinha de uma primeira fase imaculada, contrariamente à Liga Muçulmana que averbou um percalço, foi incapaz de manter o ceptro. Apesar de ter contado com os préstimos de Astrida Vicente, jogadora do cinco ideal da competição, a equipa afecta ao Ministério do Interior não foi capaz de suster a experiência da veterana Clarisse Ambrosi, 36 anos, eleita melhor atleta do torneio.
O Inter, para chegar a final, desfeiteou o 1º de Agosto, por 64-50. As muçulmanas ganharam nas meias-finais ao ABC por 69-46.
No jogo para o terceiro lugar, o 1º de Agosto não conseguir levar a melhor sobre a equipa da casa, o ABC, e perdeu por 49-51. Sem o bronze ao peito, o máximo que as militares às ordens de Aníbal Moreira conseguiram foi inscrever o nome da sua capitã, Nacissela Maurício. na lista do “cinco”ideal.
As polícias, depois de falharem o objectivo africano, viram agora baterias para as provas internas: provincial de Luanda, Supertaça, campeonato nacional e Taça de Angola.

29 outubro 2012

ANGOLA : Associação do Bié projecta Supertaça Wlademiro Romero


Libolenses e militares levam basquetebol de primeira água ao Bié
Fotografia: Jornal dos Desportos
A província do Bié esmera-se ao máximo para acolher a realização da Supertaça de basquetebol sénior masculino, entre as equipas do Recreativo do Libolo e do 1º de Agosto, duas das melhores equipas a nível nacional. Segundo a organização do certame, todas as condições estão a ser criadas para que nada falta no dia 11 de Novembro, data que o país assinala 37 anos de Independência Nacional. O presidente da Associação provincial de basquetebol do Bié assegurou que os preparativos correm a bom ritmo. Carlos Manuel dos Reis afirmou que a província tem todas as condições criadas para acolher o desafio, uma vez que o basquetebol está em franco desenvolvimento nesta região do Planalto Central.
“Depois de realizarmos várias provas a nível dos escalões de formações, queremos que os bienos tenham a oportunidade de ver a evoluir duas das melhores equipas do basquetebol de Angola e de África”, disse. O presidente da Associação de Basquetebol do Bié disse que a sua direcção, em conjunto com a do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), já está a trabalhar para garantir as questões técnicas, administrativas e de alojamento. “É a primeira vez que acolhemos uma final da Supertaça na província do Bié. Muita gente vai querer ver o jogo e como o pavilhão é pequeno vamos cobrar os ingressos para limitarmos o número de pessoas no recinto de jogo”, disse.

Recinto
Pavilhão do Sporting pronto para o duelo


O pavilhão do Sporting Clube Petróleo do Bié vai ser o palco do jogo da Supertaça Vlademiro Romero, em basquetebol, entre o Recreativo do Libolo e do 1º de Agosto, marcado para o próximo dia 11 de Novembro na capital biena, Cuito. Carlos Reis, presidente da Associação de Basquetebol local, afirmou que o recinto tem condições técnicas para acolher o jogo de grande importância para abertura da época desportiva do “BAI Basket”. “Como sabemos, este é, de início, o único pavilhão que reúne condições para a realização deste jogo. Estamos a fazer os últimos arranjos, como testar os placard, aumentar o peso das tabelas e ajustar a mesa dos oficiais de jogo”, disse.
O dirigente disse ainda que a questão inerente ao jogo, como a nomeação dos árbitros, comissário e oficiais de mesa está a cargo da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), que a seu tempo dará a conhecer a organização de todo expediente. “O alojamento para acomodação das equipas e dos assistentes ao jogo estão garantidos, uma vez que estamos a fazer contactos com as duas melhores unidades hoteleiras da cidade do Cuito. O transporte interno das equipas também já está assegurado”, lembrou.

Supertaçaa
Bienos consideram “mais-valia” realização do certame na região

Interpelados pela equipa de reportagem do nosso jornal, os amantes do desporto no Bié dizem ser mais-valia a realização da Supertaçaa Vlademiro Romero, uma vez que a província necessita de mais impulso para o crescimento do basquetebol. O jornalista desportivo Lot Chicomba é de opinião que a Supertaça vai incentivar os jovens a aderirem à prática do basquetebol. “Nunca tivemos uma prova dessa natureza, se atendermos que as equipas do Recreativo do Libolo e do 1º de Agosto poderão explanar uma grande festa em prol do basquetebol”, disse
Lot Chicomba acrescentou que com a realização da Supertaça a província sai a ganhar uma vez que, como refere, “vai mostrar aos dirigentes António de Sousa, estudante do Instituto Médio de Educação, disse que “será um facto inédito” ver as estrelas do basquetebol nacional a jogarem na província do Bié. “Pratico basquetebol na equipa da minha escola e nunca vi de perto os atletas que admiro no basquetebol nacional. Essa será uma oportunidade para mim e os meus colegas podermos ver os melhores basquetebolistas do país”, justificou.
JC.

Segurança
Policiamento está assegurado

Para garantir o asseguramento do recinto durante o jogo da Super-Taça Vlademiro Romero estão disponibilizados os órgãos da Polícia Nacional, como os agentes da ordem Pública, do corpo de Protecção Civil e Bombeiro. O certame vai contar ainda com os técnicos de medicina da Cruz Vermelha de Angola. Carlos Manuel dos Reis afirmou que estes órgãos de asseguramento já foram notificados para esta finalidade. “Vamos ainda estabelecer um protocolo e o asseguramento da organização do jogo”. O responsável da Associação Provincial de Basquetebol (APB) do Bié assegurou ao Jornal dos Desportos que oportunamente vai ser feito o anúncio da comercialização de bilhetes para o certame, que em princípio deve acontecer no Pavilhão do Sporting. JC.

28 outubro 2012

ANGOLA : Libolo anuncia novo reforço


Técnico Raul Duarte prepara a equipa para defender o título e conquistar a Supertaça

Fotografia: José Soares
A direcção do Recreativo do Libolo deve anunciar amanhã a contratação de um novo reforço da equipa sénior masculina de basquetebol, disse ao Jornal de Angola o chefe de departamento.
O nome do jogador, de nacionalidade angolana, que actua na posição de extremo poste, não foi revelado ao Jornal de Angola, por António Oliveira, que se limitou a nacionais afirmar que “o atleta já representou os três grandes do basquetebol nacional”.
A equipa de Calulo, comandada tecnicamente por Raul Duarte, encontra-se em Portugal, onde chegou na sexta-feira. Ontem defrontou o Benfica de Lisboa, campeão português. Hoje segue para o norte daquele país para amanhã jogar com a equipa de Barcelos. António Oliveira afirmou ao Jornal de Angola que a equipa defronta na terça-feira a Académica de Coimbra e no dia seguinte o Vitória de Guimarães. O Libolo, que defronta, de 1 a 4 de Novembro, as equipas do Algés e do CAB Madeira. e regressa a 6 a Luanda de onde partem para o Bié para disputar no dia 9 a Supertaça Wlademiro Romero com o 1º de Agosto
Olímpio Cipriano, extremo de 1,90 metros, já trabalha com os colegas, superada a mazela num dos pulsos. Em Lisboa estão os atletas Francisco Sousa, Edson Ferreira, António Monteiro, Luís Costa, Edson Ndoniema, Mayzer Alexandre, Vladimir Ricardino, Abdel Moussa, Sérgio Correia, Mohamed Tangara, Mutu Fonseca e Tommie Eddie.
O Recreativo do Libolo aguarda pela comunicação da FIBA-África para saber se disputa a Taça dos Clubes Campeões Africanos, que se realiza de 29 de Novembro a 8 de Dezembro, em Malabo, Guiné Equatorial.

ANGOLA : FAB prepara eleições


Federação desvenda mistério
Fotografia: Jornal dos Desportos
Federação desvenda mistério

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) realiza a 17 de Novembro próximo, a partir das 10h00, numa das salas de reuniões do Comité Paralímpico Angolano (CPA), no Complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda, a sua assembleia-geral ordinária que vai culminar com a marcação da data do pleito eleitoral. De acordo com a convocatória a que o Jornal dos Desportos teve acesso, assinado pelo presidente da mesa da assembleia-geral da federação angolana da modalidade, Carlos Cunha, quatro pontos vão preencher a reunião magna da FAB.

Apresentação do relatório de actividades e de contas do exercício de 2011 e primeiro trimestre de 2012, apresentação do relatório de actividades das associações provinciais, calendarização do processo eleitoral, para além do ponto reservado a diversos, são os temas. Os delegados começam a chegar a Luanda a partir do dia 14, segundo apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa. Para evitar qualquer constrangimento, a área administrativa do órgão reitor da modalidade tem já preparados os dossiers a serem debatidos na assembleia-geral ordinária e dentro dos próximos dias serão encaminhados para os associados tomarem contacto.

Os participantes esperam um conclave bastante concorrido, à semelhança da última assembleia-geral realizada na província de Benguela. Gustavo da Conceição, presidente cessante da Federação Angolana de Basquetebol, em entrevista à Rádio Cinco, assegurou que não vai recandidatar-se a um terceiro mandato. Nos bastidores da “bola ao cesto”, vários são os nomes apontados como possíveis sucessores de Gustavo da Conceição, Jean Jacques da Conceição, vice-presidente cessante, Carlos Cunha, presidente da mesa da assembleia-geral cessante, para além do aspirante António Henriques, ex-PCA da Televisão Pública de Angola.

PROVINCIAL
Polícias continuam no topo da tabela

O Interclube continua de pedra e cal na liderança do campeonato provincial de basquetebol em seniores masculinos, com 14 pontos, seguido da Universidade Lusíada, com 10 pontos. Em sete jogos realizados, o Interclube somou igual número de vitórias. Os pupilos de Alberto de Carvalho “Ginguba” marcaram 710 pontos e sofreram 511, ao passo que os “universitários”, segundos classificados, anotaram 436 pontos e sofreram 431.
Progresso do Sambizanga ocupa o terceiro posto, com nove pontos, seguido do 1º de Agosto, com sete pontos. Em quatro jogos, o 1º de Agosto marcou 456 pontos e sofreu apenas 299. O Futebol Vila Clotilde ocupa o quinto posto, com sete pontos, a mesma pontuação que os Amigos de Viana, na sexta posição. O Petro de Luanda está no sétimo lugar, igualmente com sete pontos. O ASA está na oitava posição, com cinco pontos. No último fim-de-semana, o campeonato provincial de Luanda voltou a acertar o calendário.
MC

27 outubro 2012

ANGOLA : Militares treinam em Lisboa


Equipa de Paulo Macedo prepara a prova

Fotografia: Kindala Manuel
A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto parte no próximo dia 18 de Novembro para Lisboa, onde realiza um estágio de nove dias para preparar a disputa da Taça dos Clubes Campeões Africanos, em Malabo, Guiné Equatorial, de 29 de Novembro a 8 de Dezembro.
A informação foi avançada ao Jornal de Angola pelo chefe de departamento para o basquetebol rubro e negro, Carlos Antunes.
Em terras de Camões, os militares do Rio Seco realizam alguns jogos de controlo com equipas portuguesas, com destaque para o campeão português, Sport Lisboa e Benfica. “Neste momento, o director para a área, Sílvio Lemos, encontra-se em Portugal, a tratar dos últimos pormenores. Em princípio, a ideia é jogarmos com equipas fortes para chegarmos à competição em excelente estado de forma”, esclareceu.
Quanto ao número de atletas a seguir viagem para o estágio, Antunes avançou entre 12 e 14, “para permitir ao treinador ter alguma margem, porque as lesões estão sempre à espreita, mas para o palco da competição vão apenas 12”.
O objectivo do Clube Central das Forças Armadas Angolanas na prova, reiterou, é “jogo a jogo procurar a vitória e assim chegar à final, para conquistarmos pela sétima vez o título africano”. Para a época em curso, o 1º de Agosto conta com os seguintes atletas: Mário Correia, Edimir Lucas, Joaquim Gomes “Kikas”, Vladimir Pontes, Armando Costa, Carlos Almeida, Adilson Baza, Hélder King, Agostinho Coelho, Reggie Moore, Francisco Machado, Felizardo Ambrósio, Cedric Isom e Islandio Manuel.
Hermenegildo Santos, por problemas de saúde, está fora do leque de opções do técnico Paulo Macedo, promovido à categoria de principal este ano.

26 outubro 2012

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE BASQUETEBOL DA CIDADE DE MAPUTO - “Locomotivas” na linha dos “universitários”

AS equipas do Ferroviário e da Universidade Pedagógica defrontam-se, esta noite, em jogo em atraso da sexta jornada do Campeonato de Basquetebol a nível da cidade de Maputo, numa partida muito importante para as duas equipas. 


Os “locomotivas” batem-se pela conquista do troféu, enquanto os “universitários” querem melhorar a sua classificação em relação à edição anterior.
É um jogo a ter em conta, até porque a Universidade Pedagógica já demonstrou ser uma equipa musculosa. Aliás, os “universitários” chegaram a vencer o super candidato e todo-poderoso Maxaquene na segunda ronda.
Já os “locomotivas” estão neste momento no terceiro posto, imediatamente atrás do Desportivo e do Costa do Sol, que ocupam, respectivamente, o primeiro e segundo lugares na tabela classificativa. O jogo inicia às 20.00 horas no pavilhão dos “locomotivas”.
O certame prossegue amanhã com a efectivação da sétima jornada, onde o destaque vai para o Ferroviário-A Politécnica, embate que arranca por volta das 17.00 horas no pavilhão da primeira equipa.. Noutra partida, Aeroporto mede forças com a Universidade Pedagógica, um jogo cujo início está marcado para as 14.00 horas, no Pavilhão do Desportivo.
Em femininos, o Ferroviário recebe hoje, às 18.30 horas, A Politécnica B. Amanhã, o Desportivo bate-se com o Ferroviário, a partir das 15.30 horas no seu pavilhão e às 17.00 horas A Politécnica tem pela frente o Costa do Sol.

LIGA DOS CAMPEÕES AFRICANOS EM BASQUETEBOL - Liga joga com tunisinas no arranque dos “quartos”


A LIGA Desportiva de Maputo, representante do nosso país na 18.ª edição da Liga dos Campeões Africanos em basquetebol sénior feminino que decorre desde 19 de Agosto em Abidjan, Costa do Marfim, defronta esta tarde, a equipa tunisina de CS Sfaxien, em partida que marcará a abertura dos quartos-de-final da prova.
Maputo, Sexta-Feira, 26 de Outubro de 2012:: Notícias

Depois do sucesso na fase de grupos, onde venceram três partidas e perderam apenas uma, saldo que os conferiu o primeiro posto do Grupo A, as moçambicanas irão procurar a partir das 14.00 horas de Abidjan, mais duas em Maputo, se impor na fina-flor do basquetebol africano, defrontando uma equipa que se classificou em quarto lugar no grupo B.
A Liga assume claramente o favoritismo nesta partida, embora se reconheça algum potencial da turma tunisina que não ofereceu vida fácil aos adversários do seu grupo na primeira fase.
Ainda esta tarde, o First Bank da Nigéria mede forças com o Abidjan Basket Club da Costa do Marfim, partida marcada para as 16.00 horas locais. Duas horas depois, o Interclube de Angola bate-se com o CSA da Costa do Marfim e o 1.º de Agosto de Angola defronta First Deepwater da Nigéria.
Para a atribuição do nono lugar, encontram-se a partir das 12.00 horas da capital costa-marfinesa o Ndella do Gabão e o Eagles Wings do Quénia, equipas que ficaram em último lugar nos seus grupos.
Refira-se que em caso de vitória esta tarde, a equipa moçambicana irá defrontar o vencedor do First Bank da Nigéria-Abidjan Basket Club da Costa do Marfim. As meias-finais estão marcadas para amanhã, sábado.

CABO VERDE : Ivan Almeida no Vitória de Guimarães

Ivan Almeida no Vitória de Guimarães

O jovem basquetebolista cabo-verdiano, Ivan Almeida, acaba de assinar um contrato de um ano com o Vitória Sport Clube, Guimarães, Portugal. O extremo, que brilhou no torneio de qualificação para o Afrobasket 2013, ajudando Cabo Verde a qualificar-se, diz estar confiante e consciente do trabalho que o espera na cidade-berço.

Ivan, que representou o Sampaense no campeonato de basquetebol português na época anterior e ajudou o Bairro a conquistar o campeonato nacional de basquetebol em sénior masculino, estreou-se no domingo passado num jogo contra o Barcelos, contribuindo com 16 pontos, nove ressaltos, duas assistências e dois roubos de bola, para vitória da sua equipa por 92-84.
Falando ao asemanaonline, Ivan afirma que a sua ida para o Vitória, além de ser uma nova experiência a nível do basquetebol profissional, representa uma nova caminhada rumo à conquista dos seus objectivos. No futuro, o basquetebolista diz que pretende chegar ao Draft the NBA.
De referir que o processo de Draft acontece antes do início da temporada, quando existem jogadores que estão inscritos na liga mas não estão inscritos em nenhuma equipa. Cada equipa pode escolher o jogador que deseja contratar. Normalmente são os clubes com piores desempenho que têm prioridade na hora de escolher os jogadores.

ANGOLA : Angolanas nos quartos-de-final da Liga africana

Luanda - As equipas angolanas do Interclube e 1º de Agosto garantiram presença nos quartos-de-final da Taça de África dos Clubes Campeões em basquetebol sénior feminino, a decorrer na Cote d’Ivoire, depois terminarem a fase de grupos na primeira e segunda posições dos grupos B e A, respectivamente.
As “polícias”, depois de terminarem invictas a primeira etapa com quatro vitórias, jogam, sexta-feira, frente ao CSA da Cote d’Ivoire, ao passo que as “militares”, que venceram três jogos e perderam um, cruzam com o First Deepwater da Nigéria.
O Interclube dominou o grupo B, vencendo o ABC (Cote d'Ivoire), por 52-51, o Eagles Wings (Quénia), por 64 -48, o First Deepwater (Nigéria), por 66-38, e o Club Sportif Sfaxien (Tunísia), por 68-61.
Por sua vez, o 1º de Agosto venceu o Ndella (Gabão), por 84-35, First Bank (Nigéria), por 55-45, e CSA (Cote d'Ivoire), por 61-49, e perdeu frente a Liga Muçulmana de Moçambique, por 50-54.

ANGOLA : ASA e 1º de Agosto jogam no Rio Seco


Equipa militar é amplamente favorita à conquista da vitória esta noite frente aos aviadores que tentam replicar apesar das dificuldades

Fotografia: Kindala Manuel
ASA e 1º de Agosto disputam hoje, às 18h00, no Pavilhão do CODENM, a partida de destaque da nona jornada do Campeonato Provincial de basquetebol sénior masculino de Luanda.
Para a mesma ronda, foi ainda remarcado o Petro de Luanda-Progresso do Sambizanga. O jogo entre petrolíferos e sambilas está agendado para a mesma hora, mas no Pavilhão 28 de Fevereiro.
Com uma derrota na prova, diante do Interclube, o 1º de Agosto, comandado por Paulo Macedo, procura esta noite, dar passos para subir aos lugares cimeiros da tabela classificativa, em que ocupa a quarta posição com sete pontos, resultantes de três vitórias e um desaire.
Com o mesmo propósito na prova, em que se apuram para as meias-finais as quatro equipas melhor classificadas, o ASA, às ordens de Carlos António Diniz tudo vai fazer para chamar a si o triunfo e assim galgar mais um degrau na classificação, de que é quinto, com o mesmo número de pontos que o adversário de hoje, mas fruto de duas vitórias e três derrotas.
Avisados da importância de somar estes dois pontos às suas contas, os dois antagonistas vão decerto entrar para o rectângulo de jogos no máximo das suas capacidades para somar os dois pontos. Moralizados pelo triunfo imaculado no Torneio Zonal VI, em ­Maputo, qualificativo para a Taça dos Clubes Campeões, e a recente conquista da quarta edição do Torneio Victorino Cunha, os militares do Rio Seco são, embora as probabilidades de vitória sejam equitativas, favoritos a obter os pontos.
Para o efeito, Macedo e pupilos, que até agora só perderam para o Interclube, depois de disputados 13 encontros, precisam de entrar concentrados e ter capacidade de sofrimento o quanto baste para vergar o aguerrido opositor.
Diniz, treinador astuto, deve ter já a fórmula para contornar o maior colosso da bola ao cesto nacional e africana, com seis taças dos clubes na sua galeria. Por sua vez, o Petro, último classificado, com cinco pontos, pois só realizou três jogos, tudo vai fazer para, no campo dos Bombeiros, sair deste lugar e juntar-se ao convívio dos mais fortes.

25 outubro 2012

LIGA DOS CAMPEÕES AFRICANOS EM BASQUETEBOL - Liga baqueia diante das anfitriãs



A LIGA Desportiva de Maputo perdeu na última terça-feira frente à equipa costa-marfinesa do Club Sportif de Abidjan, por uma diferença de seis pontos, ou seja 74-80, em partida mais importante da quarta jornada do Grupo A da Liga dos Campeões Africanos de Basquetebol Sénior Feminino a nível de clubes.
Maputo, Quinta-Feira, 25 de Outubro de 2012:: Notícias

Noutras partidas da ronda, o Ndella do Gabão beneficiou-se da falta de comparência de RADI da República Democrática do Congo, enquanto o 1º de Agosto de Angola bateu o First Bank da Nigéria por um a diferença de 10 pontos.
Após a conclusão da quarta ronda, disputada na terça-feira, a classificação no Grupo A ficou assim ordenada: Liga Desportiva de Maputo e 1º de Agosto 7, First Bank da Nigéria 6, Club Sportif de Abidjan 5, Ndella 4 e RADI (não se apresentou em Abidjan).
Em relação ao Grupo B, a quarta jornada forneceu os seguintes resultados: Arc-En-Ciel (RD Congo) averbou falta de comparência a favor da equipa tunisina do CS SFAXIEN. O Interclube de Angola venceu o First Deepwater da Nigéria, por 66-38. ABC da Costa do Marfim derrotou o Eagles Wings do Quénia, por 66-46.
Eis a classificação deste grupo:
Interclube 8 pontos
First Deepwater 7
CS SFAXIEN 6
ABC 5.
Refira-se que os quatro primeiros classificados de cada grupo transitam para os quartos-de-final, onde jogarão num sistema cruzado, com o primeiro de um grupo a bater-se com o quarto do outro e o segundo com o terceiro.
A segunda fase arranca amanhã, sendo que a final da prova tem lugar domingo.Entretanto, apesar da derrota da terça-feira frente ao Club Sportif de Abidjan, a Liga Desportiva de Maputo tem praticamente garantida a presença nos quartos-de-final da prova, pois venceu ontem Ndella do Gabão, por 115-32.

ANGOLA : D´Agosto e Libolo projectam Supertaça


Equipas vão desbobinar as suas qualidades no Cuito
Fotografia: Jornal dos Desportos
As equipas seniores masculinas de basquetebol do 1º de Agosto e do Recreativo do Libolo continuam a preparar-se para a Supertaça Wlademiro Romero, a decorrer na cidade do Cuito, Bié, a 9 de Novembro próximo, competição que abre a temporada desportiva 2012/2013.Com duas baixas confirmadas no seu plantel - Hermenegildo Santos (base), por motivos de saúde, e Mário Correia (extremo), por questões burocráticas -, a equipa militar realiza hoje mais uma sessão de treinos, no Pavilhão do CODENM.
Sob a batuta de Paulo Macedo, o conjunto rubro-negro projecta, além da Supertaça, a sua participação na XXVII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos, a decorrer de 20 28 de Novembro a 8 de Dezembro próximo, em Malabo, Guiné Equatorial.Apesar de declinar a luta pelo título do Campeonato Provincial, Paulo Macedo tem aproveitado a prova para dar mais rodagem competitiva aos atletas menos utilizados.

A formação do Libolo, que aproveitou o Zonal de Maputo para efectuar os seus primeiros jogos e disputou a seguir o Torneio Victorino Cunha, continua ainda “privada” do internacional angolano Olímpio Cipriano (extremo base), que segundo apuramos, vai integrar o grupo de trabalho liderado pelo técnico Raul Duarte nos próximos dias.
O técnico do grémio da vila de Calulo tem observado o seu adversário da final da Supertaça no Campeonato Provincial.Mesmo sem mexer muito no núcleo base da época transacta, a equipa do Libolo continua muito aquém das suas reais capacidades, situação que Raul Duarte promete inverter nos próximos dias.O não apuramento directo para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos atesta o mau início de época do campeão nacional em título.Depois de ter conquistado a Supertaça em 2011, na província do Huambo, os libolenses querem repetir a proeza esta época.

BIÉ
Associação local assume as despesas


A Associação Provincial de Basquetebol do Bié assume as despesas de hospedagem, alimentação e transportação interna das equipas do 1º de Agosto e Recreativo do Libolo, que disputam a final da Supertaça Wlademiro Romero.A garantia foi dada pelo chefe do Gabinete Técnico e de Formação da Federação Angolana de Basquetebol, Tony Sofrimento, na última quinta-feira, aquando da realização do sorteio da XXXV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol sem seniores masculinos.
“Temos mantido contactos permanentes com a Associação Provincial de Basquetebol do Bié e existem garantias de eles assumirem as despesas relativas à hospedagem, alimentação e transportação interna”, disse Tony Sofrimento.Aquele responsável disse ainda que as equipas do Petro de Luanda e do Libolo não usufruíram destas condições o ano passado, no Huambo, por falta de comunicação atempada, daí que a FAB está acautelar para que a situação não se repita este ano.
Desse modo, as direcções das equipas intervenientes vão apenas responsabilizar-se pela transportação da capital do país para a província do Bié.Depois de Benguela, Huíla e Huambo, a prova, que homenageia o malogrado técnico angolano Wlademiro Romero, chega ao Cuito. MC

24 outubro 2012

MOÇAMBIQUE : CAMPEOANTO DA CIDADE DE MAPUTO EM BASQUETEBOL - Chuvas amputam a jornada


A OITAVA jornada do Campeonato de Basquetebol ao nível da Cidade de Maputo foi marcada por adiamento de vários jogos devido às más condições climatéricas na capital do país, durante o fim-de-semana. Assim, dos seis jogos que estavam previstos, apenas três se efectivaram.
Maputo, Quarta-Feira, 24 de Outubro de 2012:: Notícias
O destaque vai para o Desportivo que continua a liderar, desta feita de forma isolada a prova, com 12 pontos, mais dois que o Costa do Sol, que não jogou por razões acima mencionadas.
Os “ alvi-negros” venceram Matolinhas, por 95-51, saldo suficiente para garantir a liderança isolada, embora à condição, dado que os seus perseguidores directos, os “canarinhos”, já vão com uma partida em atraso.
Desportivo-Matolinhas foi o único jogo realizado em seniores masculinos.
Em femininos, o Costa do Sol venceu o Desportivo, por 64-47, assumindo-se como um sério candidato ao título, a par da A Politécnica e Liga Muçulmana, campeã actual detentora do canecão, que neste momento se encontra em Abidjan a disputar a Liga dos Campeões Africanos.
A Politécnica A bateu o Maxaquene, por 55-37.
Não se realizaram os jogos Ferroviário-Universidade Pedagógica e Costa do Sol-Maxaquene, em seniores masculinos. Em seniores femininos, não se efectivou o Ferroviário-A Politénica B.

ANGOLA : Clubes aguardam informação


Petrolíferos e militares esperam recuperar em Malabo o domínio angolano no continente

Fotografia: M. Machangongo
A área técnica da FIBA-África vai enviar uma circular à Federação Angolana de Basquetebol, FAB, a comunicar o número de equipas nacionais que vão disputar, de 28 de Novembro a 8 de Dezembro, a Taça dos Clubes Campeões Africanos seniores masculina, a decorrer em Malabo, Guiné Equatorial.
A informação foi avançada ontem, ao Jornal de Angola, pelo secretário-geral da FAB, António Sofrimento. “A divulgação das equipas por país deve acontecer após a disputa da competição na zona um, ou assim que termine a Taça dos Clubes em seniores femininos, em Abidjan, Costa do Marfim.”
As equipas vencedoras do torneio qualificativo de cada zona têm a presença assegurada na competição. Por Angola, o 1º de Agosto, na qualidade de vencedor do torneio da Zona seis, disputado recentemente em Maputo, Moçambique, tem garantida estada no convívio entre os grandes da bola ao cesto continental.
Dependentes da comunicação do órgão reitor da modalidade no continente berço estão as formações do Petro de Luanda, segundo classificado no zonal, e o Recreativo do Libolo, campeão nacional, terceiro colocado na prova qualificativa disputada na capital moçambicana.
António Sofrimento referiu que, pela condição de campeã africana em anos anteriores, Angola tinha, além dos dois lugares disponíveis, recebido um convite pela qualidade competitiva das suas equipas. Esclareceu ainda que restam apenas cinco vagas para preencher as 12 destinadas à realização do evento.
“A Taça dos Clubes foi concebida para 12 equipas. Cada zona dá um representante e depois faz-se uma selecção das restantes formações para completar o quadro”.
Questionado sobre a quem compete a decisão de fazer essa triagem, o secretário-geral disse “cabe ao secretário-geral da FIBA, Alphonse Bilé. Ele é a pessoa responsável pela selecção de equipas para receberem wild cards (convites)”, concluiu.

ANGOLA : O Pavilhão da Cidadela encerrado para obras.


Obras no Pavilhão estão a decorrer a bom ritmo
Fotografia: Jornal dos Desportos
O Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em Luanda, está encerrado por tempo indeterminado, para obras de restauro, apurou o Jornal dos Desportos de fonte próxima da direcção do Complexo da Cidadela.A direcção do complexo, liderada por José Dias, notificou já as diferentes federações nacionais e clubes sobre a inoperância da infra-estrutura desportiva.
“Como sabe, o Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, de um tempo a esta parte tem recebido obras de restauro. Infelizmente, não sabemos quando é que terminam, pelo que, estaremos encerrados por tempo indeterminado”, assegurou a nossa fonte.O Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva volta a receber obras de restauro, depois de 2007, altura em que o país albergou pela segunda vez a fase final do Campeonato Africano das Nações de basquetebol em seniores masculinos, vulgo Afrobasket.
As intervenções estão a ser feitas a nível dos balneários, substituições de alguns telhados quebrados, para além da pintura. Com o encerramento do Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva ficou reduzido ainda mais o número de quadras a nível da capital do país.As formações do Petro de Luanda, Recreativo do Libolo e ASA, principais utilizadores, devem encontrar soluções, dado o início do Campeonato Nacional, aprazado para 17 de Novembro próximo.O Jornal dos Desportos procurou ouvir o director do Complexo da Cidadela Desportiva para mais esclarecimentos, mas foi mal sucedido.

Em Novembro
Federação prepara assembleia-geral


Depois de concluir e apresentar o relatório ao Comité Olímpico Angolano (COA) sobre a participação da selecção sénior feminina nos Jogos Olímpicos de Londres, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) ultima os preparativos para a realização da sua assembleia-geral, agendada para o mês de Novembro, apurou o Jornal dos Desportos de fonte federativa.
A nossa fonte disse que o órgão reitor da modalidade vai nos próximos dias anunciar a data da realização da sua reunião magna, que define a data do pleito eleitoral assim como a nomeação da Comissão Nacional Eleitoral.A assembleia-geral vai ainda analisar e aprovar o relatório e contas das actividades desenvolvidas pela federação nos últimos dois anos.
Gustavo da Conceição, presidente cessante da Federação Angolana de Basquetebol, em declarações à Rádio Cinco, no programa a grande entrevista, assegurou que não vai candidatar-se a um terceiro mandato.Gustavo da Conceição assumiu a presidência da Federação Angolana de Basquetebol em 2005, substituindo no cargo António Pires Ferreira.
Vários são os nomes apontados para substituir o ex-internacional angolano. Carlos Cunha, actual presidente da mesa da assembleia-geral, Jean Jacques da Conceição, vice-presidente da federação e António Henriques, ex-PCA da Televisão Pública de Angola são apontados como possíveis candidatos ao cadeirão da FAB.

BAI Basket
Falta de confirmação  condiciona calendário


A elaboração do calendário definitivo do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo BAI Basket, está condicionada, em virtude de algumas equipas até aqui não terem confirmado a sua participação na edição 35 do “Nacional” junto da direcção técnica da FAB.Os clubes Promade Misto de Cabinda e Sporting de Luanda até ao momento não comunicaram de forma oficial as suas participações na XXXV edição do BAI Basket, prova que arranca a 17 de Novembro próximo.

José Quizola, membro da área técnica da federação angolana da modalidade, disse que esta situação está a criar alguns embaraços.“Infelizmente, ainda não elaborámos o calendário definitivo porque existem equipas que não confirmaram ainda as suas participações no Nacional. Refiro-me ao Promade Misto de Cabinda e Sporting de Luanda.”Caso a situação se mantenha nos próximos dias, a área técnica vê-se na obrigação de elaborar um calendário com apenas nove equipas.

23 outubro 2012

MOÇAMBIQUE : LIGA DOS CAMPEÕES AFRICANOS EM BASQUETEBOL - Liga entra avassaladora


A LIGA Desportiva de Maputo, nome com que é tratada a Liga Muçulmana pela FIBA-África, entrou de forma airosa na 18ª edição da Liga dos Campeões Africanos em Basquetebol Sénior Feminino, que decorre desde sexta-feira, em Abidjan, Costa do Marfim, ao traduzir em vitórias os seus dois primeiros jogos.
Maputo, Terça-Feira, 23 de Outubro de 2012:: Notícias

Inserida no Grupo A, a Liga Desportiva soma duas vitórias, em outros tantos jogos. Na sexta-feira, dia do inicio do certame, as campeãs nacionais venceram o First Bank da Nigéria, por claros 87-42, para no sábado levarem de vencida a poderosa equipa angolana do 1º de Agosto por uma ligeira diferença de quatro pontos, ou seja, 54-50.
A equipa moçambicana deveria ter defrontado no domingo, a equipa congolesa de ASB Radi, mas esta formação ainda não chegou a Abidjan, e tudo leva a crer que já não tomará parte do evento.
Ontem, segunda-feira, as campeãs nacionais observaram um dia de descanso, sendo que hoje regressam à prova, defrontando o Club Sportif de Abidjan, da Costa do Marfim, sendo que amanhã batem-se com N´Della do Gabão.
O jogo desta noite é de extrema importância para as representantes de Moçambique, dado que a equipa costa-marfinesa é uma forte candidata ao título, para além de ter atletas de alto nível, com a vantagem de jogar em casa.
Já a equipa gabonesa, está furos abaixo das moçambicanas.
Entretanto, o Grupo B, por sua vez, é composto pelas seguintes equipas: Inter de Luanda (Angola), First Deep Water (Nigéria), Arc.En-Ciel (RD Congo), Eagles Wings (Quénia), ABC (C.Marfim) e CS SFAXC (Tunísia).
De realçar que os quatro primeiros classificados de cada grupo transitam para os quartos-de-final, sendo que nesta fase, os jogos serão disputados num sistema cruzado, sendo que o primeiro de um dos dois grupos joga com o quarto de outro e o segundo com o terceiro.
Refera-se que a Liga Desportiva participa pela primeira vez desta competição que por quatro vezes foi vencida por equipas moçambicanas. O Maxaquene ganhou em 1991, numa prova que teve lugar em Maputo. A Académica teve sucesso em 2001, precisamente na capital costa-marfinesa, Abidjan. Em 2007 venceu o Desportivo, na capital do país, tendo voltado a conquistar a prova no ano seguinte, em Nairobi, Quénia.A final da presente edição está prevista para o próximo domingo.

ANGOLA : D´Agosto aponta baterias para a liga dos campeões


Grémio militar tem já conquistado seis títulos africanos
Fotografia: Jornal dos Desportos
A equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto tem as baterias viradas para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, a decorrer de 28 do mês em curso a 8 de Dezembro próximo, em Malabo, Guiné Equatorial.Apesar de estarem a disputar o Campeonato Provincial, prova que é liderada pelo Grupo Desportivo Interclube, com 14 pontos, os militares só pensam na maior competição a nível de clubes, segundo fez saber Paulo Macedo, técnico principal da equipa.
“O nosso principal objectivo, nesta altura, é a Taça dos Clubes Campeões Africanos. Não podemos, de maneira alguma, focalizar as atenções nas duas provas. O ‘Provincial’ para nós passa a ser secundário porque queremos estar bem na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos”, disse.Depois de ter conquistado o Zonal VI de Maputo e a quarta edição do Torneio Victorino Cunha, num espaço de cerca de 15 dias, o técnico da equipa rubro-negra afirmou que o seu conjunto está cada vez mais próximo da forma ideal.
“Sinto, nesta altura, que a equipa está cada vez mais perto da sua forma desportiva. Vamos continuar a trabalhar arduamente porque queremos aparecer melhor ainda na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos”.Com seis títulos arrebatados a nível do continente africano, a formação do 1º de Agosto vai em busca do seu sétimo troféu, depois de ter perdido a final no ano passado, frente ao Etoile Sportive da Tunísia, por 60-82.
O base Hermenegildo Santos falha a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, por motivos de saúde, ao passo que o cabo-verdiano Mário Correia continua sem jogar por questões burocráticas.Os militares têm agendado um estágio de 15 dias em Lisboa, onde vai realizar alguns jogos de controlo com formações locais. O primeiro teste acontece diante do Sport Lisboa e Benfica.

AVALIAÇÃO
Técnico enaltece postura dos atletas


O desempenho dos atletas neste início de época tem deixado satisfeito o técnico principal da formação militar, Paulo Macedo, que está empenhado na reconquista da Taça dos Clubes Campeões Africanos.De acordo com o ex-internacional angolano, a sua rapaziada tem subido de rendimento, facto que permite augurar uma boa campanha na Taça de Clubes Campeões Africanos.A quarta edição do Torneio Victorino Cunha, ganha pelos militares, serviu para o técnico aferir mais uma vez o potencial dos seus jogadores.
“Depois do que fizemos no Zonal VI, penso que a equipa está cada vez melhor e a conquista da quarta edição do Torneio Victorino Cunha vai manter os índices motivacionais dos atletas em alta”, assegurou o técnico militar.Paulo Macedo enalteceu a integração do base Miguel Lutonda, que foi convidado para fazer parte da equipa que vai disputar a fase final da Liga Africana, depois de ter abandonado de forma “simbólica” as quadras, à margem do Torneio Victorino Cunha.Só tenho que agradecer a disponibilidade do Miguel Lutonda em ter aceite mais este desafio. Lutonda é um atleta que dispensa apresentações e espero muito sinceramente que ele nos possa ajudar a reconquistar o título africano de clubes”. MC

INSPECÇÃO
Federação vistoria campos das equipas

A direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol inspecciona, nos próximos dias, as quadras das 11 equipas que vão disputar o 25º Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, prova que arranca a 17 de Novembro próximo.As equipas participantes no “Nacional” devem comunicar ao órgão reitor da modalidade os horários dos jogos e os campos que vão utilizar durante a temporada 2012/2013.
Após o sorteio, o director técnico da FAB, Nuno Teixeira, solicitou celeridade dos clubes para permitir que a área técnica programe o calendário sem embaraços.A época desportiva 2012/2013 abre com a disputa da Supertaça Wlademiro Romero, que este ano se realiza no Bié. MC

22 outubro 2012

CABO VERDE : BASQUETE NACIONAL ESTA A CRESCER

Há quem acredite que, apesar das dificuldades, o basquetebol nacional está a crescer. Os irmãos Almeida, campeões nacionais pelo Bairro, numa conversa, recentemente, com a Nação, acham que o basquetebol cabo-verdiano está a dar passos firmes.
“Desde 2008, tenho notado que a modalidade cresceu bastante, tanto aqui na cidade da Praia, como a nível nacional. Os jogos entre as equipas de diferentes ilhas têm sido mais competitivos”, destacou Ivan.
“O Governo deve investir cada vez mais no basquetebol. É uma modalidade que está a fazer vibrar a cidade da Praia e Cabo Verde. Sendo um país pequeno, temos de usar a imagem, o desporto, a cultura, pegar nas nossas pérolas e promover o nosso país ”, realça Joel.
Ivan é da mesma opinião, mas vai mais longe.
Acha que só agora é que a modalidade está a mostrar que deve ser apoiada. “Nós, seres humanos, não acreditamos muito no que as pessoas dizem, temos que ver para acreditar. Hoje o basquetebol está a mostrar o seu valor e a evoluir cada vez mais. Devem investir não só a nível monetário mas também ao nível da organização”.
Para Ivan, é preciso apostar mais no mini-basquete, nos escalões de formação. “Devem ensinar os jogadores a terem uma boa disciplina nas quadras. E fazer com que os jogadores amem, cada vez mais, o desporto, porque há jovens e crianças que se espelham em nós. Passamos a ser um exemplo para eles”.
Agora esses jovens talentos, que têm como ídolos o Vitocas, Aquiles e Michael Jordan, estão de olho no basquete africano e sonham levar Cabo Verde a participar ao Mundial da modalidade.
Ivan avançou que considera que Cabo Verde tem “capacidade” para chegar ao Mundial, mas alerta que o maior problema na selecção é a “organização”.
Bronze nos Jogos da Lusofonia, Macau 2006; Bronze no Afrobasket, Angola 2007 e Prata nos Jogos de Lusofonia, Lisboa 2009. Eis os grandes feitos do basquete cabo-verdiano a nível internacional.

ANGOLA : Basquetebol atravessa crise na base


Militares e tricolores criam as melhores condições para os jovens da camada de formação

Fotografia: Kindala Manuel
O sucesso das selecções nacionais seniores masculina e feminina de basquetebol depende em grande medida do trabalho desenvolvido pelos clubes nos escalões de formação. Batimento da bola, passe, recepção, lançamento, aprender a correr, a finalizar em bandeja, a defender e a desmarcar-se do seu opositor directo são fundamentos adquiridos nesta fase e desenvolvidos nos níveis subsequentes.
Por força do momento menos bom que a modalidade atravessa nos seniores masculinos, cujo destaque foi a perda do título de campeão africano, o Jornal de Angola procurou saber junto das equipas de Luanda, principais formadoras, casos do 1º de Agosto, Petro de Luanda, Interclube e ASA, tal como excepcionalmente o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, como é trabalhar na base, quais as condições de treino, requisitos que os técnicos e praticantes devem ter e benefícios em praticar a modalidade.
Do ASA, em função da situação vivida pela actual direcção, suspensa pelo Tribunal Provincial por alegadas irregularidades no processo eleitoral, não foi possível ouvir de qualquer funcionário o relato fiel de como funcionam os escalões. Ainda assim, deu para ver o estado de degradação das instalações e a ausência de condições adequadas para a prática do basquetebol.Da constatação feita junto das equipas que mais jogadores fornecem às selecções nacionais, foi possível observar as contrariedades por que passam a nível de infra-estruturas. A maior parte das instituições não dispõe de um pavilhão com condições ideais para a prática da modalidade.
Exceptuando o Petro, a grande maioria dos escalões de formação em mini-basket, iniciados e cadetes, trabalha em campo descoberto e piso de cimento, em contraste com as condições postas à disposição dos seniores.
As únicas categorias dos escalões de formação do 1º de Agosto e Interclube que utilizam o pavilhão coberto dos seniores são os juniores, em ambos os sexos. A distribuição de material de treino como camisolas de mangas cavas, calções, fato de treino, meias e sapatilhas é feita por todos os escalões das agremiações petrolíferas e militares. No clube da Polícia somente os juniores têm direito a equipamento completo.
As direcções do Petro e 1º de Agosto tratam os vários escalões de forma igual no capítulo da assistência médica e balneários. Os serviços clínicos disponibilizados para os seniores são os mesmos da formação. Os treinadores destes escalões não precisam de ter o nível três, último da formação de técnicos. Necessitam, isso sim, de ter no mínimo o grau dois. As crianças interessadas devem frequentar a escola. O horário para a prática de basquetebol no escalão de mini-basket vai das 8h00 às 11h00, considerado o melhor para a absorção dos ensinamentos.
A componente física nos escalões de mini-basket, iniciados e cadetes resume-se mais a exercícios físicos sem levantamento de pesos para maior definição e volume da massa muscular.

21 outubro 2012

ANGOLA : Supertaça Wlademiro Romero no Cuito


Militares e calulenses voltam a medir forças na capital da província do Bié em confronto para a primeira decisão da temporada

Fotografia: Kindala Manuel
O pavilhão do Sporting do Bié acolhe o jogo da 15ª edição da Supertaça Wlademiro Romero em basquetebol, no próximo dia 9 de Novembro, entre as formações do Recreativo do Libolo, campeão nacional, e do 1º de Agosto, vencedor Taça de Angola, na abertura oficial época de 2013.
De acordo com o secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Tony Sofrimento, a decisão de levar a competição para o Bié enquadra-se no programa de expansão da modalidade.
Esta decisão foi contestada por alguns representantes de clubes da capital, uma vez que a província não tem qualquer clube o a jogar no nacional da bola ao cesto. Neste momento, a FAB aguarda apenas pela confirmação das autoridades locais.
O Campeonato Nacional, Bai-Basket, começa com a fase regular no dia 16 de Novembro e termina no dia 20 de Dezembro. Segue-se depois o período de férias de Natal que vai até três de Janeiro de 2013.
O secretário-geral da FAB pediu aos representantes dos clubes para cumprirem rigorosamente o calendário, para evitar os embaraços que se verificaram na época transacta, que obrigaram o departamento técnico a fazer alterações constantes na programação. “Pedimos encarecidamente que procurem cumprir o calendário. Durante este ano, temos o pavilhão principal da Cidadela interditado, e gostávamos que nos comunicassem com antecedência o recinto onde vão realizar as partidas. Caso contrário, vamos viver os mesmos problemas do ano passado”, alertou Tony Sofrimento.
De acordo ainda com o calendário oficial da época desportiva, o período de realização das partidas em atraso, referentes à primeira volta, vai de 4 a 15 de Janeiro próximo. A segunda volta da fase regular do Bai-Basket disputa-se de 18 de Janeiro a 9 de Março.
A jornada inaugural do campeonato nacional da bola ao cesto reserva as partidas Interclube-Petro de Luanda, Sporting de Cabinda-1º de Agosto, Amigos de Viana-Petro de Luanda, Progresso do Sambizanga -CDUAN. Nesta ronda folga o ASA, face à desistência do Sporting de Luanda. António Sofrimento, secretário-geral da FAB, confirmou a desistência do Sporting de Luanda, por falta de verbas.

20 outubro 2012

ANGOLA : Federação e Clubes estão de costas viradas


Sorteio do Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos foi marcado por acessos debates
Fotografia: Jornal dos Desportos
Os clubes participantes no Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos mostraram-se indignados pela forma como a direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol conduziu, na última quinta-feira, a reunião técnica da referida competição.

Depois de terem sido notificados através do comunicado número 64, que adiantava, como agenda de trabalhos, a discussão e aprovação do modelo de competição, do regulamento da prova e o sorteio da prova, os representantes dos clubes foram surpreendidos pelo órgão reitor da modalidade que entrou para a reunião técnica já com os moldes de disputa definidos, situação que gerou acessos debates.

A direcção técnica da FAB havia definido que a fase regular do Campeonato Nacional, com início previsto para 17 de Novembro, seria disputado no sistema de todos contra todos a duas voltas, ao passo que a fase de grupos seria jogada no sistema de todos contra todos a uma volta, devendo o primeiro classificado beneficiar de um ponto de bonificação, além de efectuar quatro jogos consecutivos na condição de equipa visitada.
Os clubes Recreativo do Libolo, Interclube e Petro de Luanda reprovaram o modelo previsto por, segundo eles, ferir a verdade desportiva, e acusaram a direcção da FAB de estar a impor a sua vontade, sem respeitar a opinião das agremiações que, no entender dos seus delegados, são os principais actores. Depois de acessos debates, a direcção técnica da FAB viu-se forçada a recuar na sua decisão e aceitou a proposta apresentada pelos clubes, que defendiam que a fase de grupos fosse também jogada no sistema de todos contra todos a duas voltas. Outro ponto que mereceu acesos debates foi o relacionado com o ponto de bonificação que o primeiro classificado recebe à entrada da “Final Four”.
 Neste particular, Libolo, Interclube e as demais agremiações mostraram-se indiferentes, ao passo que o Petro de Luanda, que se fez representar no acto pelo vice-preisidente para o basquetebol, Benjamim Romano, e Manuel da Silva “Gi”, técnico-adjunto, defenderam que as equipas à entrada para a última fase estivessem em igualdade de circunstâncias.
Perante esta indefinição, a direcção técnica submeteu proposta a votação e mais uma vez a decisão da maioria prevaleceu. O secretário-geral da FAB, Tony Sorimento, que auxiliou o director ténico da federação, Nuno Teixeira, argumentou que o actual modelo de disputa do “Nacional” é o mais acertado, na medida em que as 11 equipas que disputam a competição terminam a época desportiva com o mesmo número de jogos, ao contrário do modelo de “play-off”, que beneficia apenas as equipas que lutam pelo ceptro, já que as demais ficam cerca de quatro meses sem competir. Este ano, o país realiza o Campeonato Nacional de Basuqtebol pela 35ª vez.

ÉPOCA 2012/2013
Tony garante prova regular


Ao contrário da época anterior, em que as sucessivas greves dos árbitros acabaram por manchar a temporada, este ano, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol prometeu realizar uma competição regular, segundo fez saber Tony Sofrimento, Chefe do Gabinete Técnico e de Formação e secretário-geral da FAB.
“Estamos a trabalhar no sentido de fazermos uma prova regular, respeitando as datas previamente marcadas”, assegurou o executivo da FAB. A fase regular, a ser disputada no sistema todos contra todos a duas voltas, arranca a 17 de Novembro, devendo a primeira volta terminar a 20 de Dezembro. O período que vai de 4 a 15 de Janeiro está reservado a jogos em atraso da primeira volta, em face do engajamento dos clubes angolanos na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, com palco em Malabo, Guiné Equatorial.
A segunda volta da fase regular começa a 18 de Janeiro de 2013 e termina a 9 de Março. A fase de grupos começa a 29 de Março e termina a 13 de Abril, ao passo que a fase final é jogada de 26 de Abril a 19 de Maio. As partidas da 35ª edição do “Nacional” disputa-se às sextas e sábados, sendo excepcionalmente realizados jogos às terças-feiras. Na temporada transacta, a direcção técnica da FAB viu-se forçada a retirar duas voltas à fase final devido às paragens constantes da prova, motivadas pelas greves dos árbitros, que exigiam o pagamento dos seus subsídios na totalidade.
MC.
REACÇÕES
Romano considera “absurda” decisão da FAB


O vice-presidente para o basquetebol do Petro de Luanda, Benjamim Romano, cosiderou de “absurda” a atitude da direcção técnica da Federação Angolana de Basquetebol, que havia notificado os clubes para discutir o modelo de competição do “Nacional” e o seu regulamento, quando, na verdade, estes assuntos já estavam decididos. “É incompreensível. Como é que a federação convoca os clubes para uma reunião que tinha três pontos para serem discutidos, nomeadamente, modelo de competição, regulamento da prova e sorteio, e na hora não se cumpre a agenda que eles próprios criaram? Enquanto a FAB continuar a impor a sua vontade, sem ouvir os principais intervenientes, nunca iremos a lado nenhum”, afirmou o vice-presidente para o basquetebol dos petrolíferos da capital, que “abandonou” a sala de reuniões com os nervos à flor da pele.

Já o director-geral do Libolo, Nelson Oliveira, afirmou no final do encontro “que gostou da forma democrática como os assuntos foram debatidos”.
Questionado sobre os objectivos da equipa para a temporada 2012/2013, aquele responsável garantiu que a sua agremiação vai lutar para manter o título de campeão nacional, além de apostar noutras provas. Manuel de Sousa “Necas”, técnico-adjunto do Interclube, mostrou-se satisfeito com o sorteio, onde na primeira jornada enfrentam o actual campeão nacional, o Libolo. “Para nós, é motivo de grande satisfação começar a competir com o campeão nacional em título. Para esta temporada, vamos procurar melhorar a prestação da edição passada”, disse. Das 11 equipas inscritas, apenas o ASA e o Sporting de Cabinda não enviaram os seus representantes ao sorteio. MC

19 outubro 2012

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DA CIDADE EM BASQUETEBOL - “Canarinhos” em teste de fogo

O COSTA do Sol tem esta noite uma missão espinhosa na recepção ao Maxaquene, naquela que é a partida mais importante da sétima jornada do Campeonato da Cidade em Basquetebol Sénior Masculino.

Com dez pontos em segundo lugar os mesmos que o Desportivo, líder da prova, os “canarinhos” têm nesta ronda um adversário de peso.
Maputo, Sexta-Feira, 19 de Outubro de 2012:: Notícias

Depois da derrota na jornada anterior diante do actual líder Desportivo, esta noite certamente que o Costa do Sol quererá se vingar daquele desaire que teve como consequência, a perca do primeiro posto a favor dos “alvi-negros”, até porque joga com uma Maxaquene que está a ter uma campanha muito aquém das expectativas.
O embate inicia-se as 18.30 horas, no Pavilhão do Desportivo.
Outro embate da noite é aquele que vai opor frente a frente o Ferroviário, actual terceiro classificado diante a aguerrida equipa da“A Politécnica”, um jogo em atraso da sexta jornada. O duelo inicia as 20:00 horas no Pavilhão dos “locomotivas”.
A ronda prossegue amanhã, com Aeroporto a medir forças com a Universidade Pedagógica, um embate que arranca às 15.30 horas no pavilhão do Desportivo. Ainda no mesmo local, por volta das 17.00 horas, Matolinhas bate-se com o líder Desportivo, uma partida que se afigura um tanto ou quanto fácil para o líder da prova.
À mesma hora, mas no pavilhão do Ferroviário, os donos da casa defrontam a Universidade Pedagógica.
Em seniores femininos, o Costa do Sol mede força com o Desportivo, a partir das 18.30 horas no pavilhão dos “alvi-negros”. O Ferroviário recebe A Politécnica B à mesma hora.
Amanhã, no fecho da ronda, o Maxaquene mede forças com A Politécnica A no pavilhão do Desportivo, com início marcado para as 14.00 horas.
Refira-se que a Liga Muçulmana está a competir devido à sua participação na Liga do Campeões Africanos, prova que tem início hoje em Abidjan, Costa do Marfim.

ANGOLA : Interclube quer surpreender Libolo na estreia do BAI-basket 2012/2013

O técnico-adjunto do Interclube, Manuel Sousa Necas, afirmou quinta-feira, em Luanda, que a sua formação trabalhará para surpreender com vitória o campeão em título, Recreativo do Libolo, em jogo da primeira jornada do campeonato nacional de basquetebol denominado BAI-basket, que inicia no dia 16 de Novembro.
Falando à imprensa no final do sorteio da prova, o treinador dos polícias acrescentou se tratar de um adversário muito forte e com atletas experientes, mas o seu grupo vai trabalhar para contrapor o adversário e iniciar com a conquista dos dois pontos.
Salientou que a turma do Ministério do Interior pretende melhorar o quarto lugar obtido no ano transacto, vencendo os jogos todos para disputar o pódio com os principais candidatos ao título.
A mesma jornada, reserva ainda os duelos entre Lusiada-CDUAN, Sporting de Cabinda-1º de Agosto, Amigos de Viana-Petro de Luanda, Progresso do Sambizanga- Vila Clotilde, ao passo que Atlético Sport Aviação (ASA) folga por imperativo do calendário.

ANGOLA : Interclube e Libolo no destaque da ronda inaugural BAI-basket 2012/2013

O jogo entre o Interclube e o campeão Recreativo do Libolo é o destaque da jornada inaugural da 34ª edição do campeonato nacional de basquetebol sénior masculino (BAI-basket (2012/2013), cuja fase regular inicia no dia 16 de Novembro, com a participação de 11 equipas.
De acordo com o sorteio da prova, realizado na noite de quinta-feira na sede da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), defrontam-se igualmente para primeira ronda as formações da Universidade Lusiada-CDUAN, Sporting de Cabinda-1º de Agosto, Amigos de Viana-Petro de Luanda, Progresso do Sambizanga- Vila Clotilde, ao passo que Atlético Sport Aviação (ASA) folga por imperativo do calendário.
Na segunda jornada, haverá o desafio entre Universidade Lusiada-Petro de Luanda, Sporting de Cabinda-Recreativo do Libolo, Amigos de Viana-Vila Clotilde, Interclube- Progressso do Sambizanga e ASA-1º de Agosto.
A competição a ser disputada no sistema de todos contra todos a duas voltas na fase inicial e igual número de voltas na segundo fase, onde o vencedor da etapa inicial entra com um ponto de bonificação. O Sporting de Luanda será o grande ausente da contenda por questões financeira.

ANGOLA : Dirigente do Libolo realça manutenção do título como meta no BAI-basket

O director para o basquetebol do Recreativo do Libolo, Nelson de Oliveira, realçou quinta-feira, em Luanda, ser objectivo do seu clube vencer o Interclube no jogo de estreia e manter o ciclo com vitória visando a conservação do titulo do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, conquistado na época desportiva 2011/2012.
Falando à imprensa no final do sorteio da prova realizado na sede da Federação Angolana de Basquetebol, o responsável explicou que o grupo tem estado a preparar-se na perspectivas de triunfar jogo após jogo para manter a hegemonia no nacional.
"Vamos ter um adversário muito forte pela frente mais o nosso objectivo é vencer todos os jogos que vamos disputar", disse.

ANGOLA : Hermenegildo Santos desfalca 1º de Agosto


Islando Manuel a par de Hermenegildo Santos têm se destacado no clube militar
Fotografia: Jornal dos Desportos
Hermenegildo Santos, base do 1º de Agosto, vai ficar de dois a três mesa fora das quadras por motivos de doença e falha a disputa da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol, disse ao Jornal dos Desportos o técnico militar, Paulo Macedo. O jovem atleta, que tem se destacado no grémio militar, deve seguir para Lisboa na próxima semana, para tratamento. Depois de ter brilhado no Zonal VI, em Maputo, prova que qualificou a equipa do 1º de Agosto para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, Hermenegildo Santos passa a ser a segunda contrariedade do técnico Paulo Macedo, já que o extremo cabo-verdiano Mário Correia continua de fora da equipa que por questões burocráticas.

O técnico militar lamentou o facto do jovem jogador não poder disputar a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, tendo-lhe desejado rápidas melhoras. “Lamentavelmente não vamos poder contar com os préstimos do jovem Hermenegildo Santos por questões de saúde. Ele viaja com a equipa nas próximas semanas para Lisboa onde vai ser submetido a uma bateria de exames. Vamo-nos ressentir da sua ausência, dado que o atleta mostrava uma evolução acima da média, mas, só temos de desejar rápidas melhoras e que o seu regresso à equipa aconteça o mais breve possível”, disse.

ESTÁGIO EM PORTUGAL
A formação do 1º de Agosto vai realizar um estágio de aproximadamente três semanas em Lisboa, tendo em vista a sua participação na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos. A equipa rubro-negra segue viagem nos próximos dias para a capital lusa, onde tem agendados vários jogos de controlo com equipas locais, com destaque para o frente ao Sport Lisboa e Benfica. De acordo com Paulo Macedo, a equipa vai procurar fazer o maior número de jogos em Lisboa de controlo para ganhar rodagem competitiva.
“Vamos fazer um estágio em Lisboa e de lá seguimos para o palco da competição. Nesta altura, já temos a confirmação do amistoso com o Sport Lisboa e Benfica. Pretendemos fazer o maior número de jogos possíveis”, disse o comandante da equipa militar. A Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores masculinos disputa-se de 28 de Novembro a 8 de Dezembro em Malabo, Guiné Equatorial.


TORNEIO VICTORINO CUNHA

D’Agosto ergue troféu pela terceira vez


O 1º de Agosto conquistou, na última quarta-feira, pela terceira vez, o Torneio Victorino Cunha, competição que este ano fez disputar a quarta edição. Apesar de ter começado mal a competição, com uma derrota na jornada inaugural frente ao Interclube, por 78-89, a equipa militar, que projecta a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, redimiu-se nas últimas duas jornadas. Na derradeira jornada, os militares superaram os petrolíferos da capital, por 88-76, naquele que foi o primeiro clássico da época desportiva 2012/2013.
Depois de se terem defrontado em solo moçambicano, com vitória a sorrir-lhes, os pupilos de Paulo Macedo voltaram a superiorizar-se frente aos arqui-rivais. Disputada pelas equipas do 1º de Agosto, Petro de Luanda, Recreativo do Libolo e Interclube, consideradas as quatro melhores da actualidade, a quarta edição do Torneio Victorino Cunha foi jogada sob o signo de equilíbrio.
1º de Agosto e Petro de Luanda terminaram empatadas com cinco pontos, enquanto Libolo e Interclube também acabaram igualadas a quatro pontos. A classificação, com base na diferença entre pontos marcados e sofridos, ficou assim ordenada: 1º - 1º de Agosto (cinco pontos), 2º - Petro (cinco), 3º - Libolo (quatro) e 4º - Interclube (quatro). O poste Reggie Moore, do 1º de Agosto, foi o melhor jogador da prova. O base do Petro de Luanda Parfait Bite, com 61 pontos, foi o melhor marcador do torneio e Abdel Gomes o melhor ressaltador. MC

PROVINCIAL

Petro recebe Lusíada


A equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda defronta hoje, a partir das 16h00, no Pavilhão Principal da Cidadela, a Universidade Lusíada, para a jornada do Campeonato Provincial. Os petrolíferos da capital, que falharam a conquista da quarta edição do Torneio Victorino Cunha, são favoritos ao triunfo, a julgar pela qualidade dos seus jogadores, de longe superior aos atletas “universitários”. O recém surgido Progresso Associação do Sambizanga mede forças com a formação do FC Vila Clotilde, às 16h00, no campo deste. O equilíbrio vai decerto marcar este desafio. No Rio Seco, a equipa militar recebe, a partir das 16h00, a modesta formação dos Amigos de Viana, prélio que Paulo Macedo vai aproveitar para rodar os atletas menos utilizados. MC

 BAI Basket

Petro e D´Agosto na ronda número dez


O clássico dos clássicos entre as formações do 1º de Agosto e Petro de Luanda para o Campeonato Nacional de basquetebol em seniores masculinos acontece na jornada número dez, segundo ditou ontem, o sorteio da XXXV edição do BAI Basket realizado numa das salas de reuniões da FAB, cuja fase regular arranca a 17 de Novembro próximo. Depois de acesos debates entre dirigentes, técnicos e a direcção da federação, relativamente aos moldes de disputa do BAI Basket, o sorteio foi efectuado quatro horas depois do início do encontro.
Os clubes rejeitaram a proposta da FAB que havia estabelecido duas voltas para a fase regular, uma volta para a fase de grupos com direito a um ponto de bonificação, terminando com a “Final Four”. Deste modo, a fase regular e a fase de grupos serão disputadas no sistema de todos contra todos a duas voltas, sendo que a equipa que terminar em primeiro lugar na fase de grupos recebe um ponto de bonificação. Libolo e Interclube centralizam as atenções da primeira jornada que compreende ainda os seguintes jogos: Progresso-Vila; Cduan-Lusíada; Sporting de Cabinda-1º de Agosto e Amigos de Viana-Petro. Folga por imperativo de calendário o ASA. Petro-Libolo batem-se na décima jornada. MC

18 outubro 2012

MOÇAMBIQUE : LIGA DOS CAMPEÕES AFRICANOS EM BASQUETEBOL - Liga em Abidjan á busca de África


ARRANCA amanhã, na capital costa-marfinesa, Abidjan, a 18ª edição da Liga dos Campeões Africanos em Basquetebol Sénior Femininos, prova que se prolongará até ao próximo dia 28, com Moçambique a depositar todas suas esperança no seu representante, a Liga Muçulmana, que parte para esta festa reforçada.
Maputo, Quinta-Feira, 18 de Outubro de 2012:: Notícias

Para além da senegalesa Aya Traouré e a americana Jazz, a Liga vai contar com as prestações da Clarisse Machanguana, uma das melhores basquetebolistas moçambicanas de sempre e que actualmente joga na Itália.
Desde ontem na capital costa-marfinesa, a equipa de Nazir Salé procura nesta que é a sua primeira participação nesta prova chegar ao título. Aliás, esta é a palavra de ordem no seio do grupo de trabalho, até porque a fase de qualificação que aconteceu há algumas semanas em Maputo abriu boas perspectivas.
Nesse torneio de apuramento, recorde-se que a Liga fez cair colossos como o 1º de Agosto e Interclube de Luanda.
Depois do sucesso do Maxaquene em 1991, em Maputo, da Académica, em 2001, precisamente em Abidjan, do Desportivo em 2007, também na capital do país e depois em 2008, em Nairobi, as “muçulmanas” procuram ser a quarta equipa moçambicana a conquistar esta prova.
Para materializar este sonho, a Liga terá que superar os seguintes oponentes:
1º De Agosto e Interclube, ambos de Angola; First Bank e First Deepwater da Nigéria; RADI e Arc-en-Ciel, ambos de Congo; Eagles Wings do Quénia; Clube Sportif SFAX da Tunísia e os anfitriões Abidjan Basket Club e Club Sportif de Abidjan.
Ao todo, tomarão parte desta prova 12 equipas, que serão divididas em dois grupos de seis cada, onde irão jogar num sistema clássico de todos-contra-todos numa única volta, passando para os quartos-de-final os quatro primeiros classificados de cada série.
Refira-se que a reunião técnica dos comissários da FIBA-África, das equipas participantes e árbitros tem lugar esta tarde, em Abidjan. O encontro culminará com o sorteio da prova.