Africa Basquetebol

30 setembro 2012

ANGOLA : Maputo acolhe Afrobasket


Conjunto angolano pretende voltar a conquistar a medalha de ouro na capital moçambicana e manter a hegemonia no continente

Fotografia: José Cola
A cidade de Maputo alberga em Setembro de 2013 o Campeonato Africano de Basquetebol seniores femininos, denominado Afrobasket, apurou o Jornal de Angola no site da FIBA-África.
A decisão foi tornada pública recentemente naquele país do Índico aquando da disputa em Agosto do Campeonato Africano masculino de Sub-18 e após o encontro entre o presidente da FIBA-África, Dieudonné Eseka Mabusa, e o ministro dos Desportos moçambicano, Pedrito Caetano.
Com a indicação, os moçambicanos substituem assim os malianos na organização da prova, que qualifica os três primeiros classificados para o Campeonato do Mundo de 2014, a decorrer de 27 de Setembro a 5 de Outubro, na capital turca, Istambul.
Angola, na condição de campeã em título, e Moçambique, país organizador, têm já presença assegurada no evento. Os outros participantes marcam presença por via da disputa dos torneios zonais.
A Selecção Nacional, orientada por Aníbal Moreira, conquistou em 2011 o seu primeiro troféu de campeã africana, ao vencer na final o Senegal, por 62-54. Ao intervalo, as angolanas venciam as senegalesas, então campeãs africanas em título, por 32-26.
Com a vitória, a selecção nacional angolana garantiu igualmente a qualificação inédita para os Jogos Olímpicos de Londres deste ano.
Em 46 anos de disputa, sete países já levantaram o troféu de consagração do escalão máximo do basquetebol feminino africano.

29 setembro 2012

MOÇAMBIQUE : ELIMINATÓRIAS DO “AFROBASKET”: Sorteio realiza-se esta tarde


 O SORTEIO para o emparelhamento das equipas no torneio de qualificação da Zona VI para o Campeonato Africano de basquetebol sénior, em ambos sexos, tem lugar esta tarde em Maputo, cidade anfitriã do evento. O acto vai acontecer no contexto da reunião da comissão técnica da FIBA-África, órgão reitor do evento.
Maputo, Sábado, 29 de Setembro de 2012:: Notícias

No mesmo encontro, serão distribuídos os árbitros e delegados dos jogos, bem como as regras da prova, principalmente no tocante aos critérios do desempate em caso de igualdade pontual.
Recorde-se que as eliminatórias arrancam amanhã no Pavilhão da Académica e apuram os representantes da zona VI ao Campeonato Africano da modalidade, “Afrobasket”.
Neste certame, tomarão parte equipas representando quatro países; com Angola a ser o país mais representado, com um total de cinco.
Moçambique será representando pelo Ferroviário e Desportivo, em masculinos, e pela Liga Muçulmana, em femininos.
Zâmbia terá três equipas, duas em masculinos e uma em femininos e por último Botswana com duas, uma para cada sexo.
Saliente-se que este certame arrastar-se-á até próximo dia 6 de Outubro.

ANGOLA : Raul Duarte está confiante no apuramento


Raul Duarte está confiante no apuramento
Fotografia: Jornal dos Desportos
Apesar de reconhecer a concorrência na luta dos dois passes de acesso à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores masculinos, Raul Duarte, técnico principal do Libolo, garantiu que a sua agremiação vai bater-se no sentido de conseguir o apuramento directo, cuja fase final é disputada em Malabo, Guiné Equatorial, de 10 a 20 de Novembro próximo. O técnico campeão nacional pelo representante da vila de Calulo teceu estas declarações ao Jornal dos Desportos, momentos antes de seguir viagem para o palco da competição, onde o cenário já está montado para o início da prova.

“O objectivo é exclusivamente o apuramento directo para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos”, começou por responder de forma pragmática o técnico angolano quando se viu confrontado com a questão sobre a meta da sua agremiação na aludida competição. Depois de ter conquistado de forma brilhante um dos passes do zonal de 2011, disputado na África do Sul, valendo-lhe a sua estreia na “Liga Africana”, no mesmo ano, prova disputada em Salé, Marrocos, Raul Duarte quer repetir o feito em Maputo. À semelhança da edição passada, os actuais campeões nacionais têm como principais concorrentes as equipas do 1º de Agosto, hexacampeã africana da “bola ao cesto” e o Petro de Luanda, grémio que conta com um título africano no seu palmarés.

Raul Duarte mostrou-se radiante pelo facto de ter conseguido manter o esqueleto base do seu grupo, tendo enaltecido a postura da direcção do clube liderado por Rui Campos, que o ajudou a construir uma equipa que num futuro muito breve se torna altamente competitiva. “A ideia era não mexer muito na estrutura nuclear e penso que conseguimos fazer isso. Contratámos jovens com margens de progressão muito grande e acredito que só posso estar feliz pelo esforço que a direcção tem feito em prol da nossa equipa”, disse o técnico. A nível doméstico, Raul Duarte assegurou que a sua equipa vai continuar a encarar todas as épocas desportivas com a mesma responsabilidade, independentemente de ganhar ou não o título. “Todos os anos nos apresentamos com a mesma responsabilidade de lutar pelos títulos. Não vamos triplicar a responsabilidade pelo facto de sermos campeões nacionais”, finalizou o técnico.


Ambiente
D`Agosto adaptado ao clima
A equipa sénior masculina do 1º de Agosto, já ambientada, acerta os últimos detalhes, tendo em vista uma estreia auspiciosa no zonal que arranca hoje, com a disputa da primeira jornada. Desde quarta-feira em Maputo, a formação militar, comandada tecnicamente por Paulo Macedo, está já “familiarizada” com o clima da capital moçambicana. Sem o extremo cabo-verdiano Mário Correia, que falha o zonal VI por questões burocráticas ligadas à renovação do vínculo laboral, a equipa técnica aguarda hoje a integração do internacional angolano Carlos Almeida, extremo base, que não seguiu viagem com o grupo na última quarta-feira em virtude de ter tomado assento, na quinta-feira, como deputado da Assembleia Nacional pela bancada do MPLA. Carlos Almeida, Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio “Miller”, Armando Costa e Reggie Moore constituem as principais unidades da equipa rubro e negra que vai em busca do passe de acesso à fase final, para lutar pelo sétimo anel continental.
MC


Desde ontem
Libolo e Petro estão em Maputo
As formações do Recreativo do Libolo e do Petro de Luanda estão desde as primeiras horas da noite de ontem na capital moçambicana, Maputo, palco do zonal VI de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol de seniores, em ambas as classes. Libolo, 1º de Agosto e Petro de Luanda são os embaixadores de Angola, na classe masculina, ao passo que no sector feminino o país faz-se representar com as equipas do Interclube e 1º de Agosto. Libolenses e petrolíferos foram as últimas equipas a pisar o solo moçambicano. A equipa do Petro de Luanda, que realizou o estágio pré-competitivo, visando a nova época desportiva, nos Estados Unidos, chegou ontem a Luanda, tendo seguido no período da tarde para Moçambique.    

MC
Selecção feminina termina em quinto A selecção nacional feminina de basquetebol em sub-18 venceu ontem a sua congénere do Quénia por 80-46 e terminou na quinta posição do Campeonato Africano da categoria, que decorre em Dakar (Senegal). Com este resultado, as angolanas melhoram duas posições, comparativamente à edição anterior, mas falham o objectivo que era subir ao pódio do campeonato.

28 setembro 2012

MOÇAMBIQUE : A partir do próximo domingo: Maputo acolhe eliminatórias do “Afrobasket”



A CIDADE de Maputo acolhe, a partir do próximo domingo, o torneio de qualificação da Zona VI para os campeonatos africanos de basquetebol sénior em ambos os sexos, que terão lugar nos finais deste ano, num país ainda por indicar.


Neste evento, Moçambique far-se-á representar por duas equipas, nomeadamente Ferroviário de Maputo, campeão nacional de masculinos, e Liga Muçulmana, detentora do título em femininos.
Entretanto, segundo o secretário administrativo da Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB), Renato Bambo, a participação do Ferroviário está condicionada a questões administrativas. Os “ locomotivas” ainda não reuniram todas as condições logísticas para tomarem parte do certame, bem como para o acolhimento dos seus adversários, árbitros e comissários da FIBA-África.
Aliás, por esse motivo chegaram a desistir da competição e depois recuaram da decisão através de uma carta enviada à FMB.
Entretanto, as equipas dos restantes três países da Zona VI que participarão do evento, nomeadamente Angola, Zâmbia e Botswana, já começaram a desembarcar na capital. De Angola chegou o 1º de Agosto, com duas equipas, uma masculina e outra feminina, num total de três clubes daquele país lusófono que tomarão parte do evento.
Os outros clubes angolanos são Petro de Luanda e Recreativo de Libolo, que também se farão representar por duas equipas, uma para cada sexo. Ambas são esperadas hoje.
Botswana também será representado por três clubes com duas equipas, uma para cada sexo, e segundo a FMB já estão em Maputo.
Hoje, para além do Petro e Recreativo, são esperados os representantes da Zâmbia, bem como a confirmação da participação do Ferroviário de Maputo.
Saliente-se que em cada sexo os dois primeiros classificados se apuram directamente para o Campeonato Africano de Clubes.

ANGOLA : Equipas assistem ao sorteio

A reunião técnica para o sorteio e definição dos moldes de disputa do Torneio Zonal de basquetebol, a decorrer de amanhã a 4 de Outubro em Maputo, acontece hoje à tarde naquele país, soube o Jornal de Angola do director para a modalidade do 1º de Agosto, Sílvio Lemos.
Na reunião da prova que qualifica o primeiro e segundo classificados para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, vão ser ainda abordados os horários de jogos e de treino, assim como o campo para a realização das partidas.
Em Maputo, já se encontra o 1º de Agosto, vice-campeão do Campeonato Nacional, BAI-Basket´2012. Os agostinos estão no palco da competição sem o capitão de equipa, Carlos Almeida, por ter tomado ontem assento como deputado.
O extremo junta-se aos restantes companheiros no sábado ou o mais tardar na segunda-feira, assegurou Sílvio Lemos.
De fora desta operação, por razões de naturalização, está o extremo Mário Correia. O extremo, de nacionalidade cabo-verdiana, solicitou a nacionalidade angolana.
Hoje ou amanhã devem pisar o solo dos “irmãos do Índico” as outras duas formações angolanas, Recreativo do Libolo, na qualidade de campeão, e Petro de Luanda, terceiro no último nacional maior da bola ao cesto, e que chega a esta fase após solicitação feita pela direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) para a sua integração.
O impasse no embarque dos libolenses e petrolíferos prende-se a imperativos de ordem administrativa, soube o Jornal de Angola de fontes ligadas aos dois clubes.
Para a Taça dos Clubes, devem estar presentes em princípio equipas de Angola, Moçambique, Lesotho, Malawi, Suazilândia, Zimbabwe, Namíbia, África do Sul, Zâmbia e Botsuana.
A etapa derradeira é jogada de 10 a 20 de Novembro, em Malabo, Guiné Equatorial.
Paulo Macedo, técnico do 1º de Agosto, levou para Maputo Hermenegildo Santos, Armando Costa, Felizardo Ambrósio, Joaquim Gomes “Kikas”, Francisco Machado, Adilson Baza, Filipe Abraão, Islândio Manuel, Edimir Lucas, Cedric Isom, Reggie Moore, Hélder King e Agostinho Coelho.
Lazare Adingono, treinador do Petro, conta com Paulo Santana, Roberto Fortes, Miguel Kiala, Abdel Gomes, Bráulio Morais, Eric Norman, Pedro Bastos, Paulo Barros “Márcio”, Leonel Paulo, Lionildo Tchokhoda, Parsait Moto, Zola Paulo, Carlos Morais e Hermenegildo M´bunga.
O líder técnico do Libolo tem à disposição Mayzer Alexandre, Edson Ndoniema, Luís Costa, Abdel Boukar, Olímpio Cipriano, Francisco Sousa, Vladimir Ricardino, Tommie Eddie, José Salvador, Afonso Mutau, Escórcio António, Edson Ferreira, António Monteiro e Mohamed Tangara.

ANGOLA : Libolo em viagem para o zonal


Pupilos de Raul Duarte partem confiantes para Moçambique
Fotografia: Jornal dos Desportos
A equipa de basquetebol do Recreativo do Libolo viaja hoje, às 11h00, para Maputo, onde disputa, a partir de amanhã, o torneio zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos.
Com uma equipa rejuvenescida, o representante da vila de Calulo traçou como meta a luta pelo passe de acesso à fase final “Africano”, a ser disputada de 10 a 20 de Novembro próximo, em Malabo, Guiné Equatorial. Depois de ter se estreado na XXVI edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos, disputada em Salé, Marrocos, em 2011, tendo se classificado na sétima posição, num universo de 12 equipas, a direcção do clube aposta no apuramento da equipa para a prova deste ano.
Com a conquista do Campeonato Nacional na época transacta, aumentaram as responsabilidades da equipa que, além de manter a coroa este ano na maior prova interna, pretende, no plano internacional, melhorar a prestação da edição passada, segundo fez saber o director-geral para o basquetebol do clube calulense, Nelson Oliveira. “A nossa grande meta é alcançar o passe de apuramento à fase final e depois lutar para melhorar a prestação da edição passada, em que ficámos em sétimo lugar. Temos uma equipa que nos permite estar em grande em todas as provas em que estivermos engajados”, asseverou o dirigente do Recreativo do Libolo.
A equipa campeã nacional em título efectuou a sua preparação em Benguela, durante uma semana. Raul Duarte, técnico principal do Recreativo do Libolo, conseguiu manter o seu núcleo duro de jogadores, onde pontificam Olímpio Cipriano, Mayzer Alexandre, Luís Costa, Francisco Sousa, Edson N’doniema, Tommie Eddie, entre outros. Eis os atletas que seguem hoje para Maputo: Edson Ferreira, Francisco Sousa, Olímpio Cipriano, Luís Costa, Edson N`doniema, Mayzer Alexandre, Tommie Eddie, Wlademiro Ricardino, Abdel Bouckar, Mohamed Tangara, Afonso Mutal e António Tombe.

EQUIPA MILITAR
Carlos Almeida  esperado amanhã

O internacional angolano Carlos Almeida, que falhou a viagem para Maputo, na quarta-feira, por ter tomado posse ontem como deputado à Assembleia Nacional pelo MPLA, junta-se em princípio amanhã à equipa do 1º de Agosto para a disputa do torneio zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, a decorrer de 29 do mês em curso a 4 de Outubro próximo. “O Carlos Almeida assegurou-nos que estaria aqui em princípio no sábado, para ajudar a equipa a conseguir o apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos”, disse Sílvio Lemos, director para o basquetebol da equipa militar, que chefia a comitiva agostina em Maputo.
A equipa do 1º de Agosto está desde quarta-feira última na capital moçambicana. MC

ZONAL VI
Equipas moçambicanas desistem do torneio zonal

Uma prova quase sem os anfitriões é o que Maputo presencia, a partir de amanhã, no torneio da Zona VI de apuramento à fase final da Taça dos Campeões de Africanos de basquetebol em masculinos. Das quatro formações moçambicanas que se haviam inscrito para a competição, três desistiram de forma incompreensível, ficando a “honra” dos organizadores à responsabilidade da campeã feminina, a Liga Muçulmana. Com todos os amantes da bola-ao-cesto perplexos com o facto, a verdade é que, em masculinos, o campeão Desportivo e o Ferroviário, que fora convidado a tomar parte do evento, e, em femininos, a Politécnica, também convidada, anunciaram desistência, alegando problemas financeiros.
Essa justificação não encontra cobertura junto dos adeptos, que acusam os clubes de pura negligência e fuga a uma prova que lhes proporcionaria tarimba competitiva, ao defrontarem os colossos angolanos do Recreativo do Libolo, Petro de Luanda e 1° de Agosto. Segundo o estabelecido entre Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB) e os clubes, a organização do Zonal VI estaria a cargo da federação, mas os quatro representantes do país teriam que comparticipar nalgumas despesas, num montante fixado em conjunto. Só que, de forma inesperada, Desportivo, Ferroviário e Politécnica optaram por desistir.
Nestas circunstâncias, Moçambique faz-se representar na prova apenas pela Liga Muçulmana, em femininos. Esta nóvel formação, que não perde uma partida desde a sua entrada na bola-ao-cesto, é em essência a selecção moçambicana, sendo constituída por jogadoras bicampeãs africanas pelo Desportivo, assim como o seu treinador, Nazir Salé. Em menos de uma semana, esta é a segunda desistência da participação de Moçambique em competições continentais. A primeira, foi da selecção feminina de Sub-18, que não foi ao Afrobasket da categoria, a decorrer em Dacar, Senegal. Alexandre Zandamenna, em Maputo

27 setembro 2012

ANGOLA : Selecção feminina de sub-18 fora das meias-finais

A selecção nacional feminina de sub-18 está fora das meias-finais do Africano de basquetebol que decorre em Dakar (Senegal), ao perder quarta-feira à noite diante da Tunísia por 38-46.
Com este resultado, as angolanas jogam sexta-feira frente às quenianas para as classificativas do quinto lugar, já que para a fase seguinte apuraram-se as formações do Senegal, Egipto, Mali e Tunísia.

ANGOLA : Dúvidas e desistência no início da corrida ao 11º título africano

Angola vai tentar recuperar o título africano de basquetebol no Afrobasket2013 na Côte d'Ivoire, depois do fracasso de Antananarivo (Madagáscar) em 2011. A preparação para o resgate ao troféu começou sexta-feira, com a disputa do Campeonato Provincial de Luanda.
 A capital, com excepção do Recreativo do Libolo do Kwanza Sul (campeão nacional), congrega as grandes equipas do país, a base da selecção.
A preparação vai culminar com o Campeonato Nacional e começou agora. Pelo caminho “passará” ainda pela Supertaça, Taça de Angola entre outros torneios. O desempenho dos jogadores, nestas competições, deverá reflectir-se na convocatória para o Afrobasket2013.
O campeonato provincial iniciou sem o habitual número de equipas. Sporting de Luanda e Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (CDUAN) ainda não disputaram qualquer jogo.
De acordo com o secretário-geral da Associação Provincial de Luanda, Silva Massoi, os sportinguistas desistiram por dificuldades financeiras, ao passo que a participação dos “estudantes” continua em dúvida. “Vamos ter uma última reunião com a direcção do CDUAN para saber se participam ou não, mas há poucas probabilidades de jogarem”, informou.
O Petro de Luanda, a estagiar nos Estados Unidos, também não efectuou qualquer jogo, após duas jornadas. 1º de Agosto, Interclube, Universidade Lusíadas, Amigos de Viana, Progresso do Sambizanga (ex-Vila Estoril), Atlético Sport Aviação (ASA) e Vila Clotilde são as equipas que competem efectivamente no provincial.
Terça-feira, na antecipação da terceira jornada, 1º de Agosto e Interclube, duas candidatas ao título, protagonizaram o primeiro grande duelo da temporada. Pelo que se viu, aguarda-se uma época muito competitiva, mas infelizmente para o basquetebol angolano, confinada apenas em quatro (1º de Agosto, Petro de Luanda, Libolo e Interclube).

ANGOLA : Macedo confiante no apuramento do 1º de Agosto


Militares seguiram ontem para o palco da competição
Fotografia: Jornal dos Desportos
O técnico principal do 1º de Agosto, Paulo Macedo, mostrou-se confiante na qualificação da equipa à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos.
Os militares competem, do próximo sábado a 4 de Outubro, em Maputo, no Zonal VI de apuramento à prova continental, a realizar-se na Guiné Equatorial, de 10 a 20 de Novembro. Paulo Macedo prevê dificuldades nesta missão, sobretudo por que se está a construir uma equipa de futuro. “Estamos a reformular a nossa equipa. Temos muitos jovens que vão precisar de tempo para conseguirem o entrosamento necessário, mas, o nosso objectivo é lutar para conseguirmos o apuramento à fase final”, disse o técnico do 1º de Agosto, em declarações ao Jornal dos Desportos, momentos antes do embarque para a capital moçambicana.

“Penso que será um torneio extremamente difícil dado o potencial das equipas que estarão envolvidas no certame, com principal realce para as formações angolanas, Petro de Luanda e Recreativo do Libolo”, referiu o ex-internacional angolano. Ontem, antes do embarque, a equipa militar realizou a última sessão de treinos, no Pavilhão do Codenm. Paulo Macedo aproveitou para corrigir os erros cometidos na derrota frente ao Interclube, na última terça-feira, por 85-88, em desafio de antecipação da terceira jornada do Campeonato Provincial.
A delegação militar, chefiada por Sílvio Lemos, director para o basquetebol, partiu ontem às 14h00, tendo chegado a Maputo ao cair da noite. Eis os atletas que seguiram ontem viagem para o palco da competição: Filipe Abraão, Armando Costa, Francisco Machado, Reggie Moore, Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio “Miller”, Cidric Ison, Agostinho Coelho, Hermenegildo Santos, Edimir Lucas e Islando Manuel.

RECONHECIMENTO
Técnico valoriza teste com Interclube

Paulo Macedo, timoneiro principal do 1º de Agosto, valorizou o teste realizado na última terça-feira, no Pavilhão do Codenm, frente ao Interclube, em que a sua agremiação foi vergada por 85-88, em partida de antecipação da terceira jornada do Campeonato Provincial de basquetebol em seniores masculinos. De acordo com o Paulo Macedo, o prélio permitiu à equipa técnica militar avaliar o real estado do grupo nas mais diferentes áreas de jogo. No entender do ex-internacional angolano, agora nas vestes de técnico principal do 1º de Agosto, o seu conjunto precisa de melhorar alguns aspectos, sobretudo de ordem defensiva.

“Penso que foi um bom teste, antes de começarmos a competir no Zonal de Maputo. Em termos ofensivos, estamos bem, ao passo que no capítulo defensivo precisamos de melhorar”, disse. O técnico chamou a atenção para as perdas de bola que, no seu entender, têm influência no desfecho final de qualquer partida. “Temos de evitar muitas perdas de bola, porque uma equipa que quer ganhar não pode perder tantas bolas”. MC

DESFALQUE
Mário Correia falha zonal


O internacional cobo-verdiano, Mário Correia (extremo) desfalca a equipa militar, que, a partir de sábado, compete no Zonal VI de Maputo. O especialista dos lançamentos dos três pontos da formação rubro-negra não seguiu ontem viagem com o resto do grupo, por não ter chegado ainda a acordo com a direcção do clube para a renovação do contrato, disse o vice-presidente para o basquetebol do 1º de Agosto, José Moniz. Aquele responsável adiantou que o “impasse” vai ser ultrapassado nos próximos dias. “Confirmo a ausência do Mário Correia no Zonal de Maputo. O atleta terminou o contrato com o clube e, nesta altura, as partes estão em negociações. Penso que, nos próximos dias, a questão é resolvida para que o atleta continue a representar as cores do nosso clube”, garantiu o vice-presidente para o basquetebol da grémio militar. MC
PROVA DE LUXO
Taça Victorino Cunha acontece em Outubro


A quarta edição do torneio Victorino Cunha, em basquetebol sénior masculino, arranca a 5 de Outubro próximo, com os aliciantes Petro de Luanda-Recreativo do Libolo e 1º de Agosto-Interclube. Os petrolíferos da capital defrontam os libolenses às 16h00, no Pavilhão do CODENM, ao passo que, às 19h00, no mesmo recinto, os militares recebem os polícias para a conclusão da primeira ronda. No dia 16, o Petro de Luanda defronta a formação do Interclube, às 16h00, e às 18h00, o 1º de Agosto mede forças com os petrolíferos. O quadrangular termina no dia 17 com as partidas Interclube-Libolo e 1º de Agosto-Petro de Luanda. A prova promete luta renhida entre os participantes, dado o potencial das quatros agremiações. Os petrolíferos da capital são os campeões em título. MC

26 setembro 2012

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE BASQUETEBOL DA CIDADE DE MAPUTO - “Locomotivas” endiabrados


O FERROVIÁRIO soma e segue no Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo. No último fim-de-semana os “locomotivas” tiveram dois jogos, tendo traduzido ambos em vitórias, e como se não bastasse diante dos rivais Costa do Sol e Maxaquene.

Maputo, Quarta-Feira, 26 de Setembro de 2012:: Notícias
Na noite da sexta-feira, os “locomotivas” bateram o Costa do Sol por 14 pontos de diferença, ou seja, 72-58, e no sábado, já para a quarta jornada do certame, derrotaram o arqui-rival Maxaquene por retumbantes 79-63, numa das partidas mais aguardadas da ronda.
Noutros encontros, a Universidade Pedagógica venceu o Matolinhas por 23 pontos de diferença, ou seja, 75-52. E o Maxaquene bateu a A Politécnica por dez pontos de diferença, 88-78.
Em femininos, A Politécnica derrotou copiosamente o Desportivo por 87-25. Estes embates foram disputados na sexta-feira.
No sábado, para além da vitória do Ferroviário sobre o arqui-rival Maxaquene, o Desportivo venceu o Aeroporto por 97-72, A Politécnica bateu a Universidade Pedagógica por 82-66. O Costa do Sol consolou-se da derrotada do dia anterior, levando de vencida o Matolinhas por 86-58.
Em femininos, a Liga Muçulmana voltou a impor a sua hegemonia, derrotando as “canarinhas” por 73-42.

ANGOLA : Interclube supera 1º de Agosto em jogo de "aquecimento"

Luanda - O Interclube venceu esta noite o 1º de Agosto por 88-85, em partida de antecipação da terceira jornada do Campeonato Provincial de Luanda de basquetebol sénior masculinos e isolou-se na liderança com seis pontos.
Foi o primeiro grande jogo da temporada e serviu para avaliar o plantel de dois dos candidatos ao título. O encontro serviu de "aquecimento" para o Campeonato Nacional, no qual estará também o Recreativo do Libolo do Kwanza Sul (detentor do título nacional).
O Interclube venceu porque foi a melhor equipa em todos os aspectos, ao marcar mais pontos, defendeu melhor e jogou no colectivo, ao contrário do seu adversário que esteve muito dependente das suas principais "estrelas".
A jogar em casa, no pavilhão do Rio Seco, os "militares" perderam os quatro primeiros ataques e jogados quatro minutos e perdiam por 9-0. Na ponta final do primeiro quarto, acertaram o seu jogo e a três minutos do final do período igualaram o encontro (14-14), mas foram os "polícias" que terminaram o período na frente (17-23).
Com o norte-americano Cedric Ison em grande plano, num cinco composto por Armando Costa, Carlos Almeida, Kikas Gomes e Reggie Moore, o 1º de Agosto dominou o segundo quarto, vencendo por 18-06, fixando o resultado ao intervalo em 35-29 a seu favor.
A terceira etapa do jogo já foi mais equilibrada, sendo que as duas equipas empataram 20-20, com o 1º de Agosto em vantagem por 55-49. 
No último período o Interclube, liderado por Eduardo Mingas e Roderick Nealy, foi mais organizado e conseguiu dar volta ao resultado a 22 segundos do final do encontro (75-77). Fruto da experiência, os anfitriões empataram quando faltavam 15 segundos, forçando um prolongamento.
No tempo extra os "polícias" foram melhores e começaram a vencer por 4-0. O 1º de Agosto, que não contou com Felizardo Ambrósio, lesionado, ressentiu do cansaço dos postes (Kikas e Moore) e perdeu poderio ofensivo e defensivo no jogo interior. O Interclube, com mais opções neste sector, aproveitou bem esta lacuna e venceu o jogo por 88-85.

 Com arbitragem de Fernando Pacheco, Osvaldo Neto e Deidre Figueira, as equipas marcaram da seguinte forma:
1º de Agosto: Filipe Abraão (00), Armando Costa (16), Francisco Machado (00), Reggie Moore (12), Kikas Gomes (13), Hélder Ortet (02), Cedric Ison (18), Carlos Almeida (09), Agostinho Coelho (00), Hermenegildo Santos (08), Edimir Lucas (07), Islando Manuel (00).
Técnico: Paulo Macedo

Interclube: Edmundo Ventura (00), Francisco Horácio (11), Vasco Estevão (04), Wlademiro Martins (00), Jorge Tati (10), Lifetu Selengue (00), Cristovão Oliveira (00), Eduardo Mingas (20), Milton Barros (15), Henry Uhegwu (10), Roderick Nealy (18), Joaquim Xavier (00).
Técnico: Alberto de Carvalho "Ginguba"

ANGOLA : D´Agosto viaja hoje para Moçambique


Com o plantel fechado para a temporada 2012/2013, a equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto
Fotografia: Jornal dos Desportos
Com o plantel fechado para a temporada 2012/2013, a equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto viaja hoje para Maputo, capital moçambicana, onde, de 29 do mês em curso a 4 de Outubro próximo, compete no torneio zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos. Depois de ter falhado a conquista do sétimo anel continental na época passada, em Salé, Marrocos, ao perder na final com a formação do Etoile Sportive da Tunísia, por 60-82, a equipa rubro-negra, agora liderada pelo técnico angolano Paulo Macedo, antigo internacional, vai em busca do passe de acesso à fase final da XXVII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos.

Sem o experiente base Miguel Lutonda, que se retirou das quadras na época transacta, os militares contam com a determinação dos não menos experientes Carlos Almeida (extremo base), Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio “Miller”, ambos postes, Armando Costa (base), Reggie Moore (extremo poste), além do cabo-verdiano Mário Correia (extremo). Com seis troféus conquistados ao nível do continente africano, a equipa rubro-negra vai lutar pelo primeiro lugar do Zonal VI, a fim de tentar arrebatar o seu sétimo título durante a fase final, de 10 a 20 de Novembro próximo, em Malabo, Guiné Equatorial.
No seio da comitiva agostina, chefiada por Sílvio Lemos, director para o basquetebol do 1º de Agosto, não se fala noutra coisa senão na qualificação à fase final, disse José Moniz, vice-presidente para o basquetebol da equipa militar. “A nossa viagem acontece mesmo amanhã (hoje). O plantel está já fechado e estamos a preparar um grupo que seja capaz de vencer todas as provas em que estamos engajados na presente época. O primeiro desafio é já o Zonal VI, onde obviamente vamos lutar para conseguir o primeiro lugar”, assegurou o vice-presidente para o basquetebol do conjunto rubro e negro. No Zonal VI de Maputo, a equipa militar tem como principais adversárias as formações do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, Petro de Luanda além dos representantes do país organizador (Moçambique).

ZONAL VI
Libolo embarca na sexta-feira

Depois de ter cumprido um estágio de cerca de dois meses em Benguela, a equipa do Recreativo do Libolo, campeã nacional em título, embarca apenas na sexta-feira, para a capital moçambicana, Maputo, palco do Zonal VI de apuramento à fase final da XXVII edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos. Os libolenses, que estão desde sexta-feira última em Luanda, vão tentar o passe de acesso à fase final pela segunda vez consecutiva, depois de, no ano passado, se terem estreado na fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, onde ocuparam o sétimo lugar.

Lutar para conseguir um dos passes de acesso à fase final da “Liga Africana” constitui prioridade para a equipa campeã nacional, de acordo com Nelson Oliveira, director-geral para o basquetebol do grémio do Kwanza-Sul. “Vamos para esta competição com o único propósito de alcançar a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, apesar de reconhecermos que será extremamente difícil, dado o potencial das equipas que vão disputar o Zonal VI”, disse. A pensar no futuro, a direcção do Libolo decidiu contratar jovens jogadores com margem de progressão, que, num futuro muito próximo, podem integrar a Selecção Nacional, acrescentou Nelson Oliveira.
“Estamos satisfeitos com as contratações que fizemos para a presente época desportiva. Apostamos em jovens com uma margem de progressão muito grande, porque queremos manter o nosso projecto e, como é óbvio, estamos a pensar também no futuro da nossa selecção”, asseverou o dirigente da formação da vila de Calulo. Os extremos-base Olímpio Cipriano e Mayzer Alexandre, o base Francisco Sousa e o poste Abdel Moussa Bouckar são as principais unidades do grupo liderado por Raul Duarte. MC

PROVINCIAL
Polícias vergam militare
s

A formação do 1º de Agosto receber e perdeu ontem, no Pavilhão do Codemn, com o Interclube, por 85-88, após prolongamento, em partida de antecipação da terceira jornada do Campeonato Provincial de basquetebol em seniores masculinos de Luanda. Ao cabo dos 48 minutos regulamentares, as duas agremiações encontravam-se igualadas a 77 pontos. No prolongamento a turma da polícia foi mais feliz, ao anotar 11 pontos, contra da equipa militar. Eduardo Mingas com 20 pontos, foi o cestinha do desafio, tendo obtido 19 de valorização. O norte-americano Cedric Ison destacou-se no 1º de Agosto, ao marcar 18 pontos, e teve 29 de valorização.
O desafio foi antecipado devido à viagem da equipa militar, hoje, para a capital moçambicana, Maputo, onde a partir de sábado começa a competir no Zonal de VI de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos. Paulo Macedo, técnico principal da formação militar aproveitou o embate de ontem para corrigir algumas debilidades que a sua agremiação ainda apresentava, sobretudo no aspecto defensivo. Com esta vitória, o Interclube mantém-se na liderança do campeonato, agora com seis pontos, seguido do 1º de Agosto com cinco. A terceira jornada fica concluída na sexta-feira com os desafios ASA-Progresso, no pavilhão 28 de Fevereiro, e Vila Clotilde- Amigos de Viana. MC

FIM DE ESTÁGIO
Petrolíferos da capital deixam Estados Unidos

A equipa do Petro de Luanda, que se encontra a estagiar nos Estados Unidos, visando a temporada 2012/2013, deixa nas próximas horas aquele país com destino a Maputo, Moçambique, onde vai disputar o Zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos. Sob liderança do técnico camaronês Lazare Adingono, os vice-campeões nacionais procuram, na cidade norte-americana de Houston, os automatismos para abordarem a época desportiva com êxito. Depois de fracassar na fase final da XXVI edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos, prova realizada na região de Salé, Marrocos, os petrolíferos da capital estão dispostos a alcançar o passe de acesso para corrigirem o “desastre” que tiveram em 2011. Depois de ter conquistado a Taça dos Clubes Campeões Africanos em 2006, sob liderança do técnico angolano Alberto de Carvalho “Ginguba”, a equipa do Eixo-Viário aposta forte na conquista do segundo anel continental. MC

25 setembro 2012

ANGOLA : Selecção feminina de sub-18 perde com Mali

A selecção nacional de basquetebol júnior feminina foi derrotada segunda-feira a noite pelo Mali, por 35-55, em jogo da terceira jornada do Africano, que decorre em Dakar (Senegal). Hoje para vai defrontar o Senegal.
Sábado, Angola perdeu para o Egipto por 43-76, na segunda jornada, enquanto na estreia, sexta-feira, bateu o Quénia, por 57-45.

ANGOLA : 1º de Agosto e Interclube antecipam jornada

As equipas do 1º de Agosto e do Interclube defrontam-se terça-feira, no pavilhão do Rio Seco, em partida da terceira jornada do Campeonato Provincial de Luanda, de basquetebol sénior masculinos.
 O encontro agendado para as 18H00 foi antecipado pelo facto da formação do 1º de Agosto, ir a Moçambique, onde vai disputar as preliminares de acesso a fase final da Taça dos Clubes Campeões de África.
 O Interclube lidera a competição com quatro pontos, fruto de duas vitórias, ao passo que o 1º de Agosto, com dois, ocupa o quarto posto, com um jogo apenas disputado.
 Tendo em conta a provável desistência das equipas do CDUAN e Sporting de Luanda, que ainda não efectuaram nenhum desafio, e a ausência do Petro de Luanda, a estagiar nos Estados Unidos, as restantes partidas da terceira jornada serão conhecidas apenas quarta-feira.

ANGOLA : Inscrição de atletas atrasa “Provincial”


Campeonato Provincial da Huíla de basquetebol nas categorias de iniciados
Fotografia: Jornal dos Desportos
O arranque do Campeonato Provincial da Huíla de basquetebol nas categorias de iniciados, cadetes e juniores para a presente época desportiva está condicionado à inscrição de atletas. Os clubes locais enfrentam dificuldades para reunir a documentação dos seus jogadores. Agendado de início para 22 de Setembro, o evento desportivo está remarcado para 29 do corrente.

O presidente de direcção da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, Henriques Albano, disse ao Jornal dos Desportos que a sua instituição vai reunir nos próximos dias com os clubes para se inteirar das suas reais dificuldades. Até ao momento, não foi feita qualquer inscrição.“Exigimos a apresentação do bilhete de identidade ou assento de nascimento no acto de inscrição. Infelizmente, não trazem essa documentação”, contou.

O responsável referiu que a exigência da associação às agremiações locais “é uma luta cerrada” para combater a adulteração de idades nas provas oficiais. Henriques Albano acrescentou que os clubes foram orientados para sensibilizar os encarregados de educação dos praticantes a fim de tratarem da documentação dos jovens atletas.
Gaudêncio Hamelay, no Lubango

24 setembro 2012

ANGOLA : Federação prepara eleições


Último mandato de Gustavo da Conceição foi marcado por várias contestações
Fotografia: Jornal dos Desportos
A direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), liderada por Gustavo da Conceição, vai nos próximos dias anunciar a data para a realização da sua assembleia-geral que vai nomear a Comissão Nacional Eleitoral e definir a data das eleições para o quadriénio 2012/2016, segundo apurou o Jornal dos Desportos junto da Federação.
A direcção da FAB está empenhada no relatório que provavelmente deve entregar ao Comité Olímpico Angolano (COA) ainda no decorrer desta semana, sobre a participação da Selecção Nacional sénior feminina, que fez a sua estreia nos Jogos Olímpicos de Londres. Depois de apresentar o seu relatório ao Comité Olímpico Angolano, a direcção da Federação Angolana vai centrar o seu trabalho na criação de condições técnicas e administrativas para a realização da sua assembleia-geral para a prestação de contas e, consequentemente, a marcação da data do acto eleitoral.
A 17 de Outubro de 2011, uma circular da Direcção Nacional dos Desportos mandava que, entre 1de Abril e 20 de Julho deste ano fossem eleitos e tomassem posse os corpos gerentes das federações desportivos ausentes dos Jogos Olímpicos de Londres e que as participantes podiam fazê-lo excepcionalmente até ao dia 30 de Agosto. Passado este período, são consideradas ilegais as federações que não realizaram as suas eleições, de acordo com as disposições do regime jurídico das associações desportivas.
Apesar disso, uma fonte da Federação negou categoricamente que a sua instituição esteja em falta com a circular do Ministério da Juventude e Desportos. “Nós não estamos em falta de maneira nenhuma. Estamos a trabalhar no relatório que vamos apresentar ao Comité Olímpico Angolano sobre a participação da Selecção Nacional feminina nos Jogos Olímpicos de Londres. Como deve compreender ,é um processo moroso. Só depois disso é que vamos preparar a nossa assembleia-geral para a prestação de contas e, obviamente, marcar a data das eleições”, disse.

Das 26 federações existentes, apenas dez cumpriram a circular do Minjud: futsal, ginástica, judo, ju-jitsu, karaté-dó, lutas, pesca desportiva, taekwan-dó, ténis de mesa e tiro. O Comité Paralímpico Angolano (CPA), excepcionalmente, beneficia de prorrogativa para o cumprimento desta disposição jurídica, já que esteve envolvido nos Jogos Paralímpicos de Londres2012, disputado de 29 de Agosto a 9 deste mês.

PRETENSÃO
Conclave pode acontecer fora de Luanda


À semelhança de 2008, a direcção da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) tenciona realizar a sua assembleia-geral ordinária fora da capital do país, Luanda, segundo garantiu a nossa fonte.Mas esta pretensão está dependente de verbas, porque segundo o nosso interlocutor é extremamente oneroso realizar uma assembleia-geral fora da capital. “Como é sabido, nós somos os pioneiros e até aqui a única federação que conseguiu realizar a sua assembleia-geral fora de Luanda. Em 2008 realizámos em Benguela e este ano, se as condições financeiras permitirem, voltamos a fazer a nossa actividade fora de Luanda”, assegurou.

O actual elenco, liderado por Gustavo da Conceição, cumprre o seu segundo mandado a frente dos destinos da modalidade.O presente mandato ficou marcado com a perda do título africano a nível dos seniores masculinos e consequentemente o afastamento aos Jogos Olímpicos de Londres. Já a nível dos seniores femininos Angola conquistou o seu primeiro Afrobasket, prova disputada em 2011, em Bamako, capital do Mali.
MC

23 setembro 2012

ANGOLA : Selecção feminina de sub-18 perde com Egipto

A selecção nacional de basquetebol júnior feminina averbou hoje derrota frente ao Egipto, por 43-76, em jogo da segunda jornada do campeonato africano da categoria, que decorre em Dakar (Senegal).
 Na estreia, as comandadas de Fernando Sapalo, haviam vencido a congénere do Quénia, por 57-45.

ANGOLA : Técnico Ginguba começa com vitória no Interclube


Técnico quer colocar a equipa entre as três melhores do país
Fotografia: Jornal dos Desportos
O novo timoneiro da formação do Grupo Desportivo Interclube, Alberto de Carvalho “Ginguba”, estreou-se com vitória no Campeonato Provincial sénior masculino de basquetebol de Luanda que arrancou na última sexta-feira, com a disputra da primeira jornada. O ex-seleccionador nacional dos deca-camepões africanos, que foi contratado para dirigir os destinos da turma da Polícia nos próximos dois anos, substituíndo no cargo José Carlos Guimarães, novo técnico da Selecção Nacional, alcançou a sua primeira vitória ao serviço do seu novo clube.
O conjunto da Polícia Nacional recebeu e venceu, no Pavilhão 28 de Fevereiro, a modesta equipa do Clube Amigos de Viana, por expressivos 154-53, o resultado mais volumoso da jornada inaugural do principal campeonato do país. Com uma equipa superior, em termos de valores individuais e colectivos, o Grupo Desportivo Interclube não encontrou qualquer resistência, vencendo sem grandes dificuldades o seu adversário. O resultado espelha, perfeitamente, o domínio exercido pelos pupilos de Alberto de Carvalho “Ginguba” que estão dispostos a melhorar a prestação da edição passada, fundamentalmente no Campeonato Nacional da “bola ao cesto”.

E para não variar, ontem, a equipa do Grupo Desportivo Interclube obteve a sua segunda vitória, frente à formação do Futebol Clube Vila Clotilde, liderando, deste modo, o Campeonato Provincial, com quatro pontos. Depois de ter realizado a sua preparação na província de Benguela, Alberto de Carvalho “Ginguba” assegurou ao Jornal dos Desportos que os seus pupilos ainda estão distantes da forma desportiva. “Penso que, com o início do campeonato provincial, os jogadores vão se aproximando da forma desportiva. Temos um grupo coeso que nos vai permitir realizar uma época sem grandes sobressaltos”, disse o ex-seleccionador dos deca-campeões africanos.

22 setembro 2012

MOÇAMBIQUE : Falta de voos: Moçambique desiste do “Afrobasket”


DEPOIS da desistência das selecções nacionais da Nigéria e da Costa do Marfim, coube a vez agora da Selecção Nacional de Basquetebol na categoria de sub-18 desistir do Campeonato Africano da modalidade, “Afrobasket-18”, que tem inicio hoje em Dakar, Senegal.
Maputo, Sábado, 22 de Setembro de 2012:: Notícias

De acordo com o presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, Francisco Mabjaia, o combinado nacional desistiu na sequência de falta de lugares nos voos das diferentes companhias que esta semana escalam a capital senegalesa.
O dirigente vincou que a instituição que dirige empenhou-se durante toda a semana com vista a garantir um lugar nos voos, mas sem sucesso.
“Fizemos tudo que estava ao nosso alcance para ver se conseguíamos um lugar nos aviões das diferentes companhias, mas sem sucesso. Aguardamos a reposta de uma companhia desde dia 19 até 20, mesmo assim foi tudo em vão. Até preferíamos chegar atrasados mas nenhuma companhia tinha lugares para a nossa comitiva”, lamentou.
Mabjaia avançou ainda que na sequência desta desistência, Moçambique vai averbar uma multa a ser aplicada pela FIBA-África, mas Acredita que esta pode ser bastante leve, pois foi um problema de força maior que impediu a delegação nacional de se fazer a Dakar.
“Seremos multados, mas creio que com muitas atenuações, porque demos tudo ao nosso alcance para participarmos deste “Africano”. Aliás até ontem estávamos predispostos a viajar, mas também não havia nenhuma companhia com lugares”, enfatizou.
Com esta desistência, Moçambique perde a oportunidade de defender o terceiro lugar conquistado na última edição que teve lugar no Egipto, para além de qualificação para o mundial de sub-19 que tem lugar próximo ano.

21 setembro 2012

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE BASQUETEBOL DA CIDADE DE MAPUTO - Ferroviário-Costa do Sol centra atenções



O FERROVIÁRIO de Maputo e Costa do Sol batem-se esta noite no Pavilhão dos “locomotivas”, em partida em atraso da terceira jornada do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo, em seniores masculinos.
Maputo, Sexta-Feira, 21 de Setembro de 2012:: Notícias

Mas antes deste desafio, que inicia às 20.00 horas, a Universidade Pedagógica mede forças com Matolinhas, às 18.30 horas.
No pavilhão do Desportivo, o Maxaquene defronta a A Politécnica, em jogo pontuável para a quarta jornada.
Em femininos, A Politécnica “A” bate-se com o Desportivo, numa das partidas mais aguardadas da ronda. O jogo conta para a terceira jornada do certame, com início previsto para as 18.30 horas no reduto das “alvi-negras”.
A competição prossegue amanhã, com a realização da quinta jornada, em masculinos, que será marcada pelo sensacional Ferroviário-Maxaquene, embate que será antecedido pelos jogos Aeroporto-Desportivo e A Politécnica-Universidade Pedagógica.

ANGOLA : Campeonato de Luanda arranca hoje

As partidas 1º de Agosto-Universidade Lusíada, às 16h00, no Pavilhão do CODENM, e Vila Clotilde-ASA, à mesma hora no campo dos visitados, marcam hoje a abertura da edição 2012 do Campeonato Provincial de Luanda de Basquetebol masculino.
Ainda para a primeira jornada, o cartaz reserva para as 18h00 o Interclube-Amigos de Viana, no Pavilhão 28 de Fevereiro.
O CDUAN, apurou o Jornal de Angola, não vai jogar esta fase da prova por estar em processo de organização administrativa e desportiva.
Com isso, o Progresso do Sambizanga folga por força de calendário. A ausência do Petro de Luanda, por se encontrar ainda a estagiar em Nova Iorque, também obriga a direcção da Associação Provincial de Basquetebol de Luanda, APBL, presidida por Conceição Sampaio, a remarcar algumas partidas.
Nos encontros desta tarde, o 1º de Agosto, detentor do título provincial, assume-se como candidato à conquista da vitória, ante uma acessível formação Lusíada. Sem desprimor para os estudantes, os militares, com maiores recursos humanos, assumem-se com 70 por cento de probabilidades de triunfo.
Por sua vez, o ASA, outro dos colossos da bola ao cesto nacional, com mais ou menos dificuldades, deve suplantar o Vila Clotilde, conjunto intermitente em termos de exibições, muito por culpa da perda dos seus melhores jogadores para outros clubes.
O Interclube, agora moldado à Alberto de Carvalho “Ginguba”, apresenta-se como favorito frente aos Amigos de Viana. Os vianenses não vão, de certo, ser um empecilho às aspirações dos polícias.
Para amanhã, estáo agendada a segunda jornada: Universidade Lu­síada-ASA, às 15h00, no CODENM, Progresso-Amigos de Viana, às 15h30, no Dream Space, em Viana, e Interclube-Vila Clotilde, às 18h00, no 28 de Fevereiro.

20 setembro 2012

MOÇAMBIQUE : AFROBASKET SUB 18 - Selecção Nacional parte hoje para Dakar

Selecção Nacional (C. Bernardo)
Selecção Nacional (C. Bernardo)

A SELECÇÃO Nacional de Basquetebol na categoria de Sub-18 parte hoje rumo à cidade senegalesa de Dakar, onde a partir de sábado tomarão parte do Campeonato Africano da modalidade, Afrobasket, naquele país da África Ocidental.


Inicialmente previsto para arrancar hoje, a organização da prova decidiu alterar a data do início, passando para o próximo sábado, dia 22, prolongando-se por uma semana, ou seja, até ao próximo dia 29.
A prova será manchada pelas já confirmadas desistências da Nigéria e da Costa do Marfim, por razões até aqui não especificadas. Falta igualmente a confirmação da República Democrática do Congo e da Guiné Conakry.
Assim, até ontem apenas oito das 12 selecções haviam confirmado a presença, nomeadamente Moçambique, Angola, Egipto, Quénia, Mali, Tunísia, Gana e Senegal.
Entretanto, em relação ao combinado nacional, o seleccionador, Armando Meque, queixa-se da fraca preparação que a equipa teve. Para Meque, a selecção podia estar melhor se tivesse tido uma preparação condigna, que incluísse, por exemplo, um estágio, o que não aconteceu. “Todavia, no seio do grupo há união e acima de tudo, motivação por parte das atletas”.
Em face disso, Armando Meque é de opinião que não se deve ter uma ambição desmedida em relação à selecção, mas o objectivo do grupo é conseguir estar pelo menos entre os quatro melhores da prova.
“Temos que fazer coisas por passos. Primeiro lutarmos para atingir a segunda fase e depois arrancarmos um dos quatro primeiros postos”, sublinhou, não descurando a lutar pelos dois primeiros postos que dão acesso directo ao Mundial do próximo ano.
Devido às lesões e problemas relacionados com as idades, o seleccionador nacional viu-se obrigado a reduzir o número de convocadas de 17 para 12 atletas, que são:
Ludmila Rangel, Hasman Pedro, Yara Pelembe, Lina, Tamara Seda, Rosa Cossa, Paula Chiau, Lacelissa Vilanculos, Sheila Chagual, Denisa Ernesto, Negita da Graça e Flávia Alcino.

ANGOLA : Equipas afinam detalhes

 
Libolo defende título da bola ao cesto

Fotografia: Jornal de Angola
Nove das dez equipas que de 21 do corrente até ao início de Novembro disputam o Campeonato Provincial de basquetebol sénior masculino ensaiam hoje e amanhã os últimos pormenores técnicos e tácticos, visando uma estreia auspiciosa na sexta-feira.
Destas, a excepção é feita ao Petro de Luanda, única formação em estágio no exterior do país. Os petrolíferos, a prepararem a temporada 2012/2013 nos Estados Unidos, vêem assim adiados os seus jogos no provincial da bola ao cesto.
Em estágio, mas no interior do país, estão as formações do Recreativo do Libolo, campeão nacional, Interclube, quarto classificado do último campeonato, e Atlético Sport Aviação (ASA), quinto.
Os libolenses, às ordens de Raul Duarte, à semelhança dos polícias, agora sob a batuta de Alberto de Carvalho “Ginguba”, encontram-se em Benguela. Os aviadores, orientados por Carlos António Diniz, exercitam-se no Bié.
O Jornal de Angola apurou que estas equipas disputaram alguns jogos de controlo entre si na cidade de Benguela.
As restantes formações, 1º de Agosto, campeão provincial, Progresso do Sambizanga, estreante na prova, Sporting de Luanda, Amigos de Viana, Vila Clotilde e CDUAN trabalham em Luanda.
Até ao arranque da competição, as equipas vão procurar potenciar os índices físicos, esquematizar mais e melhor os sistemas tácticos com ataques montados, bloqueios, cortes, passes, recepção, desmarcação e lançamento da bola ao cesto de curta e longa distância.

ANGOLA : Coca-Cola promove prova para os jovens luandenses


Competição visa incentivar a juventude

Fotografia: Jornal de Angola
A província de Luanda acolhe, desde o passado dia 15 do corrente, o “Sprite Slam”, designação que se deu a uma série de torneios de basquetebol destinados a jovens dos 18 aos 25 anos, com o objectivo de promover e incentivar estilos de vida activos e saudáveis, numa promoção da Coca-Cola.
Depois da realização da Sprite NBA Clinics, que culminou com a vinda da estrela da NBA, Luol Deng, que actua pelo Chicago Bulls, a marca de refrigerantes Sprite resolveu ir mais longe no apoio ao desporto e à vida saudável, desenvolvendo o Sprite Slam, com a reabilitação de algumas quadras para a prática da modalidade, que consiste em pinturas, reparação e reposição de tabelas.
“Queremos continuar a incentivar o desporto entre os jovens e chamá-los para um estilo de vida activo e saudável, pois sabemos que esta modalidade está no coração dos jovens angolanos. Por isso, resolvemos também reabilitar os campos onde decorrem os jogos, tornando-os mais confortáveis para a prática desportiva”, disse Kátia Muchanga dos Santos, Brand Manager da Coca-Cola e responsável pelos eventos.
O Sprite Slam decorre aos fins-de-semana (sábados e domingos) até ao próximo dia 7 de Outubro, das 9h00 às 13h00. Podem inscrever-se equipas com dez jogadores e um treinador, mediante a apresentação do BI. As inscrições são feitas nos campos do INEF e nos de Luanda Sul, em Viana.
A competição conta com dez equipas, que disputam o título ao longo deste período. No último fim-de-semana há concurso de triplos, lances livres e Slam Dunk.
A grande final do Sprite Slam decorre no campo do INEF, nos dias 6 e 7 de Outubro. Cada elemento da equipa vencedora recebe uma moto Derby Boulevard e o treinador recebe um curso de formação da NBA na África do Sul. Os segundos classificados ganham vales de compras, na loja da Nike em Luanda, no valor de 50 mil kwanzas.

ANGOLA : Angola almeja melhoria do sétimo lugar


Angolanas estão praticamente ambientadas com o clima
Fotografia: Jornal dos Desportos
A Selecção Nacional feminina de basquetebol em sub-18 começa a competir a partir de hoje na XII edição do Campeonato Africano das Nações da categoria (Afrobasket), em Dakar, com o pensamento na melhoria do sétimo lugar alcançado na edição passada. A competição, cujo sorteio foi ontem, disputa-se de 20 a 29 do mês em curso. Desde ontem, na capital senegalesa, as comandadas de Fernando Sapalo ambientam-se ao clima de Dakar, de forma a realizar uma prova sem grandes sobressaltos.

Apesar de não ter realizado o estágio pré-competitivo no exterior do país, tal como era o desejo do seleccionador nacional, a equipa técnica traçou como meta a melhoria do sétimo lugar alcançado na última edição do Afrobasket, disputado no Egipto. Momentos antes do embarque para o local da competição, na última terça-feira, Hilário Filipe, seleccionador adjunto, afirmou aos meios de comunicação social que a preparação na capital do país decorreu da melhor maneira, pelo que espera que as suas pupilas saibam aplicar tudo aquilo que aprenderam durante o Campeonato Africano das Nações da “bola ao cesto”.

“Penso que se as atletas aplicarem tudo que aprenderam durante a competição não temos dúvidas de que podemos melhorar significativamente o sétimo lugar que conseguimos na edição passada. Temos consciência que será uma prova bastante difícil, como de resto tem acontecido nos últimos tempos mas, ainda assim, vamos dar o nosso melhor”, prometeu o seleccionador adjunto. Sob orientação técnica de Fernando Sapalo, coadjuvado por Hilário Filipe, representam o país as basquetebolistas Vitória da Cruz, Luyana Filipe, Helena Viegas, Rosa Gala, Maria Fula, Dalçana Kotti, Elsa Doneth, Vânia Vicente, Francisca Mateus, Feliciana Zuluca, Nicoleth Senguele e Sénia Cazua. As selecções do Egipto (campeão em título), Mali, Moçambique, Quénia, República Democrática do Congo e Senegal, país anfitrião, participam também na competição.

COSTA DO MARFIM
FALHA COMPETIÇÃO

A selecção da Costa do Marfim falha a XII edição do Campeonato Africano das Nações de sub-18, no sector feminino, segundo anunciou o site da organização. A Costa do Marfim alegou falta de verbas como razão da sua ausência. A Nigéria pode falhar também em virtude de até ontem não ter chegado à capital senegalesa.

Nacional
Recreativo do Libolo quer revalidar título


O treinador-adjunto de basquetebol do Recreativo do Libolo, Ricardo Rodrigues, afirmou ontem à Angop, em Benguela, ser objectivo da equipa revalidar o título nacional sénior da modalidade. Ao falar à margem do estágio que efectua desde a semana passada em Benguela, o técnico disse reconhecer que a tarefa é difícil, face ao potencial de adversários como 1º de Agosto, Petro de Luanda e Interclube, que têm o mesmo propósito. Para a concretização do objectivo, o Libolo não “soltou” qualquer atleta do seu plantel do ano anterior e conta com dois jogadores provenientes de Portugal, cujos nomes não foram revelados. A equipa principal de basquetebol do Recreativo do Libolo trabalha desde quinta-feira última na cidade de Benguela, onde prepara a sua participação no torneio de apuramento à Liga dos Clubes Campeões Africanos. Na época 2011/2012, o Recreativo do Libolo sagrou-se pela primeira vez campeão nacional de basquetebol, depois de ter conquistado o segundo e terceiro lugares em anos anteriores.

Universitário
UCAN domina Nacional

A Universidade Católica continua de pedra e cal na liderança do Campeonato Universitário de Andebol no sector feminino, com oito pontos, disputadas que estão quatro jornadas. A Universidade Católica cilindrou a Faculdade de Medicina, por expressivos 35-3 na segunda-feira, no campo de São Domingos. Aliás, o resultado final (35-3) espelha perfeitamente o domínio exercido pela Universidade Católica, que não deu qualquer facilidade à sua opositora que teve que se render à superioridade da Católica. O Instituto Superior Técnico de Angola venceu por falta de comparência (3-0) a Faculdade de Ciências. Universidade Católica ocupa o primeiro posto com oito pontos, seguida do Instituto Superior Técnico de Angola e Universidade Jean Piaget, com sete pontos. A próxima jornada disputa-se neste final de semana.No futebol onze, a Lusíada bateu o Iscisa (Instituto Superior de Ciência da Saúde), por 3-0, e o Isced empatou com a Upra a zero bolas. MC

19 setembro 2012

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE BASQUETE DA CIDADE DE MAPUTO - Jogos adiados devido à chuva realizam-se hoje

OS oito jogos do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo, adiados, fim-de-semana devido à chuva que caiu de forma quase que ininterrupta, passaram, segundo a deliberação da organização, para esta noite.
Maputo, Quarta-Feira, 19 de Setembro de 2012:: Notícias

Assim, a partir das 18:30 horas, no Pavilhão dos “alvi-negros”, Matolinhas defronta Maxaquene e as 20:00, Desportivo bate-se com Ferroviário no mesmo recinto. Em femininos, o Maxaquene joga com A Politécnica B e A Politécnica A mede forças com a poderosa Liga Muçulmana.
Ainda para o acerto do calendário, a UP bate-se com Matolinhas na sexta-feira e o Ferroviário defronta o Costa do Sol, enquanto o Maxaquene terá pela frente a A Politécnica, em seniores masculinos.
Em seniores femininos, no mesmo dia, A Politécnica enfrenta o Desportivo.
Entretanto, mesmo com mau tempo, dois desafios foram efectivados na íntegra durante o fim-de-semana.
Trata-se do Costa do Sol-Aeroporto, em seniores masculinos, que culminou com a vitória dos “canarinhos”, por 92-71, e do embate A Politécnica e Desportivo, em seniores femininos, que terminou com o triunfo dos “universitários” por claros 64-28.

18 setembro 2012

ANGOLA : Selecção Sub-18 embarca hoje para Senegal


Selecção Nacional de Basquetebol sub-18 feminina deixa esta manhã o país com destino ao Senegal
Fotografia: Jornal dos Desportos
A selecção Nacional de Basquetebol sub-18 feminina deixa esta manhã o país com destino ao Senegal, para participar na 12ª edição do Campeonato Africano (Afrobasket), a decorrer de 20 a 29 deste mês, em Dakar. O embarque para a capital senegalesa estava previsto para ontem, mas, em função da escala de voos da companhia Ethiopia Air Line, teve de ser adiado para hoje, facto que reduz para apenas um dia o tempo de adaptação ao clima local.

Durante a sessão de treinos em solo pátrio, realizada ontem, no campo do Imbondeiro de Viana, cujos trabalhos incidiram sobre os sistemas de ataques e de fundamentos, foi visível o entrosamento das atletas. O conjunto nacional realizou nove jogos de controlo na fase derradeira de preparação. De acordo com o técnico-adjunto, Hilário Filipe, o embarque tardio da equipa não constitui qualquer dificuldade, uma vez que a preparação do plantel foi cumprida na íntegra, pelo que o tempo que resta serve para a recuperação das atletas.

Hilário Filipe garantiu ao Jornal dos Desportos que, apesar de ainda não se ter feito o sorteio da prova, a equipa reúne todos os atributos para uma prestação que possa culminar na melhoria do quinto lugar, obtido na passada edição do “Africano”, que teve como palco a capital do Egipto, Cairo.O técnico revelou que não têm conhecimento sobre as potencialidades dos adversários, uma vez que existe um vazio informativo. A equipa técnica incutiu nas atletas a ideia de que todos os adversários devem ser encarados da mesma forma e procurar vencer todos os jogos da fase preliminar.
Quanto às condições de trabalho em solo pátrio, o técnico disse que, não obstante as dificuldades inerentes à disponibilização de recintos para treinos e à falta de um estágio, foram satisfatórias, pois a Federação Angolana de Basquetebol procurou fazer o possível para que não houvesse grandes sobressaltos. “A equipa está preparada para entrar em competição. Estamos satisfeitos por não haver casos clínicos no seio das atletas seleccionadas e existe a convicção de que vão saber dignificar a presença do país na maior competição continental”, disse.
Seguem para o Senegal as atletas Vitória Cruz, Maria Fula, Dalçana Kotti, Helena Viegas, Rosa Gala, Francisca Mateus, Sênia Cazua, Francisca Mateus, Nicole Senguele, Feliciana Zulca, Elsa Doneth e Luyana Filipe. A equipa é treinada pelo técnico Fernando Sapalo e o adjunto Hilário Filipe, ao passo que Ana Maria é a chefe da delegação.

17 setembro 2012

ANGOLA : Sub-20 adia preparação para os Jogos da SADC


Equipa nacional vai competir a partir de quatro de Dezembro nos Jogos da SADC
Fotografia: Jornal dos Desportos
O início da preparação da Selecção Nacional masculina de basquetebol em sub-20, para o torneio da Comunidade de Países da África Austral (SADC), que a capital da Zâmbia, Lusaka, acolhe de 4 a 17 de Dezembro, foi adiado para 8 de Outubro próximo. A informação foi avançada ao Jornal dos Desportos pelo seleccionador Elvino Dias. O técnico frisou que os trabalhos já não têm o seu início amanhã, como estava previsto, porque os atletas devem realizar vários testes médicos nos dias que se seguem, para se apurar a condição física antes de serem submetidos às intensas sessões de treinos.
O técnico, que também orientou a selecção de sub-18 na disputa do Campeonato Africano (Afrobasket), realizado em finais de Agosto em Maputo, Moçambique, revelou que os atletas que vão trabalhar nesta selecção são os mesmos que estiveram naquela competição, uma vez que fazem, nesta altura, a transição de escalão. Depois de ficar na quinta posição do “Africano” de Maputo, o conjunto dá garantias de revalidar o título que Angola ostenta ao nível do torneio da SADC, garantiu Elvino Dias.
O técnico justificou que a selecção sub-18 não foi além da quinta posição devido às lesões provocadas pelo jogo agressivo contra a equipa do Mali, cujas idades dos atletas “suscitaram muitas dúvidas por parte dos demais intervenientes”. Elvino Dias deu ainda a conhecer que a equipa vai beneficiar de um estágio em Espanha, onde esteve durante um mês a projectar o Afrobasket, acompanhada por especialistas locais, cedidos pela empresa espanhola que firmou um convénio com o Ministério da Juventude e Desportos.
“Este grupo de atletas está a ser preparado para chegar ao escalão sénior ao seu mais alto nível competitivo, de modo que Angola continue a representar uma potência do basquetebol ao nível do continente. O trabalho que tem feito está a ser positivo e graças à intervenção do ministério de tutela, temos o privilégio de fazer uma preparação no exterior do país, com as melhores condições de trabalho”, reconheceu Elvino Dias.

16 setembro 2012

ANGOLA : Tangará reforça o Libolo


Formação laranja do Kwanza-Sul fez contratações com a intenção de revalidar o título

Fotografia: José Soares
Mohamed Tangará, poste de 2,08 metros, de nacionalidade maliana, é a mais recente contratação do Recreativo do Libolo para reforçar a sua equipa sénior masculina de basquetebol, campeã nacional da última temporada, disse ontem ao Jornal de Angola o vice-presidente do clube, Nelson Oliveira.
Nascido a 11 de Agosto de 1984, o jogador, que desembarca hoje no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, emigrou ainda pequeno com os seus pais para os Estados Unidos, onde jogou na Universidade de Durham, Carolina do Norte, tendo depois se transferido para a Universidade do Arizona, onde jogou como profissional, no centro de basquetebol do Arizona Wildcats, de 2004 a 2008, depois de um ano na Chaminade University.
Tangará, alinhou pela selecção do Mali nos campeonatos africanos de 2007, em Angola, e 2011, no Madagáscar. “Este é o último atleta que nos faltava para preencher a vaga destinada a estrangeiros e fechar o plantel”, disse ao JA o vice-presidente para o basquetebol do Libolo.
“O jogador deve chegar amanhã (hoje) ao país, onde se vai juntar aos restantes companheiros em Benguela, onde a equipa está a estagiar, visando os compromissos da época”, acrescentou.
Naquela província, os campeões nacionais vão disputar alguns jogos de controlo com as formações do Interclube, que se encontra no mesmo local, e do ASA, que está no Bié, mas segundo o interlocutor “se comprometeu ir a Benguela para jogar connosco”. Após a disputa das eliminatórias do Torneio da Zona VI, a decorrer de 28 do corrente a 6 de Outubro, na capital moçambicana, Maputo, qualificativo para a Taça dos Clubes Campeões Africanos, cuja fase final decorre em Novembro, na Guiné-Equatorial, o cinco libolense vai a Espanha, onde realiza um estágio pré-competitivo de 15 dias.
O estágio ainda está a ser definido em virtude de alguns contratempos administrativos.
“Estamos ainda a definir algumas coisas, mas uma coisa é certa: a concentração não vai acontecer antes da nossa presença nas eliminatórias para a Taça de África de Clubes Campeões. Depois dessa data, vamos ter necessidade de realizar alguns jogos de controlo”, disse Nelson Oliveira.

ANGOLA : Selecção feminina sub-18 faz últimos acertos no país


Equipa nacional chega ao palco da competição com três dias de antecedência para se adaptar ao clima
Fotografia: Jornal dos Desportos
A Selecção Nacional feminina de sub-18 realiza hoje a sua última sessão de treinos em solo pátrio e deixa amanhã o país com destino a Dakar, Senegal, onde vai disputar a 12ª edição do Campeonato Africano de basquetebol (Afrobasket), a decorrer de 20 a 29. Depois de efectuar nove jogos de controlo com várias equipas da capital, as duas últimas sessões estão viradas para os pormenores técnicos e tácticos, com realce para as transições rápidas de defesa ao ataque, lançamentos livres, triplos, defesa à zona e homem-a-homem.

De acordo com o técnico principal, Fernando Sapalo, a equipa está bem do ponto de vista psicológico e estão criadas todas as condições para seguir para o local da competição, de modo a que os três dias que antecedem o início do campeonato sirvam para adaptação ao clima. Contactado pelo Jornal dos Desportos, Fernando Sapalo reiterou a intenção de obter a melhor classificação, ao frisar que as suas atletas têm potencialidade para ombrear com qualquer equipas inserida na maior competição continental, apesar das informações de que equipas como o Egipto, Tunísia, Mali e Senegal estão a fazer esforços adicionais no sentido de levarem a água ao seu moinho.
O técnico considerou “positivo” o balanço dos nove jogos de controlo efectuados e o facto de a equipa ter consentido derrotas na maior parte não constitui preocupação, uma vez que o objectivo era rodar o plantel, de modo a elevar o nível competitivo das atletas. “Temos uma equipa com capacidade para ombrear com qualquer adversário e esse facto ficou claro com o equilíbrio pautado nos jogos de controlo contra as formações sénior femininas e cadetes masculinas do 1º de Agosto e do Interclube. Sabemos que os adversários estão a fazer uma preparação rigorosa, mas vamos para a competição com o objectivo de lutar pelo título”, garantiu Fernando Sapalo.
A chefe da delegação, Ana Maria, garantiu à nossa reportagem que os aspectos administrativos foram tratados com a devida antecedência e que “a caravana vai embarcar num voo directo da companhia Ethiopia Airlines para a capital senegalesa, onde estão feitas as reservas numa nas unidades hoteleiras na zona baixa da cidade, o que permitirá o acesso fácil ao pavilhão que vai albergar a prova, assim como aos campos de treino”.

NOVO ELENCO
Associação da Huíla aposta na massificação


A massificação é um dos principais objectivos da Associação Provincial de Basquetebol da Huíla, agora presidida por Henriques Albano, para o quadriénio 2012/2016. Empossada há dois meses, a nova direcção do órgão que superintende a modalidade na Huíla encara a formação como a base de desenvolvimento e sustentação dos escalões seniores em ambos os sexos, para se poder projectar um futuro promissor.
Dessa forma, um conjunto de acções práticas consubstanciadas no apoio material e institucional aos clubes que movimentam a modalidade e a realização regular de torneios foi já desenvolvido com sucesso ao longo do curto espaço de tempo de mandato da nova direcção. A dinâmica que vem sendo incrementada acalenta as esperanças dos agentes directos da modalidade, como técnicos, monitores, árbitros, cronometristas, atletas e aficionados e renova-os a crença de um futuro auspicioso do basquetebol huilano.
Este ponto de vista é defendido por António Severino, técnico que há duas décadas dedica o seu saber e empenho à formação de petizes no Benfica Petróleos do Lubango. A movimentação, competição e avaliação dos níveis de aprendizagem das classes de formação dos diversos clubes é feita através de torneios alusivos a datas históricas de carácter político, cultural e desportivo.

Taça Herói nacional
Um torneio alusivo ao Dia do Herói Nacional teve início ontem na cidade do Lubango com a participação de equipas de iniciados em femininos e masculinos.
A prova é patrocinada por uma empresa que explora a área de restauração e hotelaria.
O quadrangular, que tem o seu termo previsto para amanhã, é disputado pelas equipas do Benfica do Lubango, Heja Sport Clube, Clube Desportivo da Chela e Sporting Clube do Lubango. Benigno Narciso, no Lubango

15 setembro 2012

ANGOLA : Petro disputa apuramento


Adingono pede pressão aos seus pupilos

Fotografia: Dombele Bernardo
O Petro de Luanda vai disputar, à semelhança do Recreativo do Libolo, campeão nacional, e do 1º de Agosto, vencedor da Taça de Angola, as eliminatórias da zona seis, qualificativas para a Taça dos Clubes Campeões Africanos, a decorrer de 28 de Setembro a 6 de Outubro, em Maputo.
A informação foi dada ontem ao Jornal de Angola pelo secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol, FAB, António Sofrimento.
A inclusão dos petrolíferos, terceiros classificados do último Campeonato Nacional, denominado BAI-Basket, deveu-se à solicitação da direcção da federação, feita por escrito à FIBA-África.
“Neste momento, a nossa preocupação é saber quantas equipas vão apurar-se para a fase final. O normal tem sido duas, mas fruto da desistência de equipas das outras zonas, Angola é obrigada, por vezes, a ter de suprir essa lacuna. Daí estarmos a conversar com a presidência da zona e com o órgão reitor, para de uma vez por todas se definir se vão duas ou três equipas”, esclareceu Tony Sofrimento.
Quanto à disponibilidade dos tricolores em participar no evento, atendendo que neste momento se encontram em Nova Iorque em estágio, Sofrimento garantiu que “os dirigentes do clube asseguraram não haver qualquer empecilho, daí a nossa intervenção junto da instituição competente para assegurar a sua presença”. Além das equipas masculinas, Angola faz-se representar na capital moçambicana com duas formações femininas: 1º de Agosto e Interclube. As polícias são as campeãs e vencedoras da Taça, ao passo que as militares foram finalistas vencidas.
Em declarações recentemente proferidas à Rádio Cinco, Francisco Mabjaia, Presidente da Federação Moçambicana de Basquetebol, FMB, afirmou estarem criadas as condições para albergar o evento.
Para a Taça dos Clubes apuram-se apenas o vencedor e o segundo classificado do Torneio Zonal. A prova vai ser jogada por equipas de Angola, Moçambique, Lesotho, Malawi, Suazilândia, Zimbabwe, Namíbia, África do Sul, Zâmbia e Botswana. A fase final é jogada na Guiné Equatorial, em Novembro.

ANGOLA : Lutonda diz adeus em Outubro


Miguel Lutonda deixa os pavilhões com uma folha repleta de títulos
Fotografia: Jornal dos Desportos
A despedida oficial de Miguel Lutonda, base do Clube 1º de Agosto, das competições é o ponto mais alto da quarta edição do torneio Vitorino Cunha em basquetebol sénior masculino, que o pavilhão do Rio Seco acolhe de 15 a 17 de Outubro próximo. Depois de duas décadas ao serviço da equipa rubro-negra, Miguel Lutonda deixa um legado de nobreza desportiva às novas gerações de atletas do clube das Forças Armadas Angolanas, um dos maiores símbolos do desporto nacional. Na qualidade de organizador do torneio, que também homenageia um dos maiores nomes do basquetebol militar, a direcção do clube do Rio Seco vai juntar a festa de despedida de Miguel Lutonda.
A direcção do clube militar, de acordo com o responsável pela comunicação e imagem do clube, Elísio Campos, está a providenciar os meios necessários para que o evento desportivo decorra com pompa e circunstância. Em termos administrativos, “as condições estão criadas”. O responsável informou que o pavilhão do Codmn vai ser devidamente decorado, à semelhança das três edições anteriores, de modo que os adeptos do clube, no geral, e de Miguel Lutonda, em particular, possam viver momentos inesquecíveis na história do clube.

“Todos os procedimentos estão a ser levados a cabo pela direcção do clube para que Miguel Lutonda faça a sua despedida dos campos da melhor forma possível, pois é apanágio do 1º de Agosto reconhecer os feitos daquelas individualidades que se destacam no desporto e não só. Por isso, achamos que o torneio Vitorino Cunha representa a melhor ocasião para este importante facto na história do clube”, disse Elísio Campos. O certame, que junta todos os anos os quatro primeiros classificados do Campeonato Nacional de Basquetebol (BAI), conta este ano com a participação do Atlético Petróleos de Luanda, Recreativo do Libolo, Interclube e o clube anfitrião. O sistema adoptado é o de todos contra todos a uma volta.