Africa Basquetebol

31 julho 2011

ANGOLA : Selecção feminina em sub-16 conquista medalha de bronze no africano

A selecção nacional de basquetebol feminino em sub-16 conquistou a medalha de bronze no campeonato africano da categoria, após ter vencido a Tunísia por 59-55, em jogo para às classificativas do terceiro ao quarto lugar da prova.
O combinado nacional conquistou durante a competição mais duas vitórias diante de Moçambique (62-57) e da Argélia (70-40) e perdeu contra as congéneres do Egipto (56-89), Mali (53-55), Tunísia (50-55) e Egipto por expressivo 41-72.
Trata-se da segunda participação de Angola na primeira disputada no Mali. Em 2008, havia ficado na quarta posição, na era do Técnico Valter Costa.

30 julho 2011

CABO VERDE : PORTO NOVO BASKET GANHA CAMPEÃO DO FOGO


À terceira foi de vez. Porto Novo Basket conseguiu uma saborosa vitória no campeonato nacional de basquetebol, que decorre na Praia. Porto Novo Basket despediu-se da prova com uma vitória clara frente aos campeões do Fogo, por 69-40. A equipa bicampeã de Santo Antão conseguiu assim uma vitória nessa importante prova, que pode significar uma viragem no basquetebol santantonense, que ainda agora começou a dar os primeiros passos. As equipas em Santo Antão começaram a competir em 2007/2008. Falta ainda experiência, mas faltam sobretudo condições de trabalho. O basquetebol das regiões como Praia, São Vicente e Sal estão num outro patamar, mas o facto é que os jovens santantonenses sempre realizaram excelentes jogos com as fortíssimas equipas dessas ilhas, onde as condições para a prática da modalidade são, incomparavelmente, muito melhores.
Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE

MOÇAMBIQUE : TAÇA MAPUTO EM BASQUETEBOL - “Canarinhos” vencem em partida renhida

O COSTA do Sol teve que se empenhar a fundo para vencer a Apolitécnica, em partida em atraso da 8ª jornada da Taça Maputo de basquetebol masculino realizada na quarta-feira no pavilhão do Ferroviário. Maputo, Sábado, 30 de Julho de 2011:: Notícias
O resultado de 50-41 espelha o quanto os “canarinhos” tiveram que se aplicar para regressarem aos triunfos.

Noutra partida, que também serviu para acerto de calendário, a turma de Matolinhas venceu a Real Sociedade, por 50-46, um resultado surpreendente a avaliar pelo rendimento de ambos os colectivos até à entrada para esta ronda.

De referir, que nesta altura, a corrida pelo troféu está entregue a UP, equipa sensação da prova, o Ferroviário e o Desportivo.

ANGOLA : Antigo "triplista" da selecção alerta para fragilidade no sector

O antigo triplista da selecção nacional de basquetebol Manuel de Sousa “Necas” afirmou sexta-feira que, comparativamente às selecções anteriores, o grupo que se prepara para o Campeonato Africano (Afrobasket2011), a ser disputado em Antananarivo (Madagáscar), carece de exímios marcadores.

Falando à Angop, o ex-jogador que foi campeão africano sob orientação de Victorino Cunha, disse que, além de Carlos Morais, não há outro marcador, principalmente nos três pontos, que joga de frente para o cesto.
“Vimos no torneio de Guimarães o Morais a destacar-se como melhor cestinha em dois jogos. Na ausência dele vamos encontrar muitas dificuldades”, alertou, salientando que dos pré-convocados Olímpio Cipriano e Roberto Fortes têm as mesmas características.

Disse ainda que o cinco nacional sempre contou com, no mínimo, dois jogadores para cada posição, mas desta vez apenas um actua com dois (base-extremo), referindo-se a Morais, realçando que Carlos Almeida, Lutonda e Cipriano exercem bem esta função.
“O jogo exterior foi sempre a principal característica do nosso basquetebol. Pelo que vi no torneio de Portugal, este grupo está diferente. Mas o técnico é soberano nas suas escolhas e temos que respeitar”, acrescentou o técnico-adjunto do Interclube.

Necas comentou ainda o facto de Michel Gomez levar para o estágio, na China, apenas 12 jogadores, sob o risco de ver o grupo amputado por indisponibilidade de um jogador.
Na sua opinião, não é aconselhável disputar torneios, antes da própria competição, apenas com os seleccionados.
“Foram escolhidos muito cedo, o técnico tem que precaver prováveis lesões”, sublinhou.

No Campeonato Africano, Angola vai disputar a primeira fase no grupo B, ao lado do Tchad, Marrocos e Senegal.
Trabalham para a defesa do título continental Armando Costa, Milton Barros, Domingos Bonifácio, Carlos Morais, Simão Santos, Leonel Paulo, Jorge Tati, Eduardo Mingas, Felizardo Ambrósio, Miguel Kiala, Kikas Gomes e Valdelício Joaquim.

ANGOLA : Defesa a zona centraliza atenções no refrescamento para treinadores

A defesa a zona, nas diversas variantes, centralizou as atenções dos participantes no clinic internacional para treinadores de basquetebol, iniciado sexta-feira e que hoje, sábado, encerra em Luanda.

Com a prelecção do espanhol Miguel Hoyo, o tema despertou interesse dos 31 técnicos presentes, de vários escalões, motivando a intervenção dos mesmos para esclarecimento de pormenores.
Os jogadores da selecção sénior masculina que prepara os Jogos Panafricanos marcaram presença e passaram da teoria à prática todos ensinamentos do prelector.
Antes, abordaram construção de sistemas de ataque, desde a metodologia de ensino e o seu aperfeiçoamento, que foi dirigido pelo também espanhol Moncho Lopez, campeão português pelo FC Porto (2011), que falou ainda da defesa individual (campo inteiro) e ataque por conceito.

Hoje, na segunda e última sessão, os participantes vão começar por estudar os exercícios de preparação física aplicadas ao basquetebol e organização ofensiva de uma equipa de alto rendimento (prioridade de vantagem, hierarquia de lançamentos e ritmos de ataque).

Em 2010, o ciclo de palestras contou com 85 participantes provenientes de várias províncias do país. Os treinadores espanhóis Txus Vidorreta e Sérgio Valdeomillos foram os prelectores, na companhia dos angolanos José Carlos Guimarães e Artur Barros.

ANGOLA : Decacampeões preparam Stankovic


A Selecção Nacional Sénior Masculina de Basquetebol encontra-se desde as primeiras horas de hoje na República da China, onde, a partir da próxima segunda-feira e até dia 4 de Agosto, vão participar na primeira fase da VII edição da Taça Borislav Stankovic, última etapa de preparação para o Afrobasket 2011, a decorrer no próximo mês, em Antananarivo, no Madagáscar.

Depois do terceiro lugar no torneio de Guimarães, os decacampeões africanos permanecerão em território chinês até ao dia 9, seguindo posteriormente para a capital malgaxe para defesa do título continental, conquistado em 2009, na Líbia. Já com os 12 definidos, a equipa angolana vai tentar, nesta quinta presença na Taça Stankovic, repetir a proeza de 2008, quando se sagrou vencedora do torneio, numa altura em que ombreou com as congéneres da Sérvia, Rússia e a anfitriã China.

Realizada anualmente neste país asiático, desde 2005, a prova é uma homenagem ao sérvio Borislav Stankovic, secretário-geral emérito da FIBA, pelo seu contributo no desenvolvimento da modalidade no mundo, e nela já participaram 18 selecções. Para a primeira etapa desta prova, Angola, 13º colocado do ranking mundial, defronta as congéneres da Austrália, nono classificado, China (10º) e Rússia (11º), selecções que vão certamente ajudar a melhorar os níveis competitivos dos pupilos de Michel Gomez.
Na segunda fase da Taça Borislav Stankovic, a disputar-se de 6 a 9 na cidade chinesa de Guangzho, os angolanos terão como adversários a Nova Zelândia (18º no ranking), Sérvia e China.

Os anfitriões são totalistas, mas não têm qualquer título, ao passo que a Sérvia lidera a galeria com duas taças. Angola, Austrália, Grécia, Lituânia e Eslovénia ganharam uma vez cada, sendo esta última a detentora do troféu. Eis a equipa nacional: Armando Costa, Milton Barros, Domingos Bonifácio, Carlos Morais, Simão Santos, Leonel Paulo, Jorge Tati, Eduardo Mingas, Felizardo Ambrósio, Miguel Kiala, Kikas Gomes e Valdelício Joaquim. No Afrobasket, a Selecção figura no grupo B, juntamente com o Chade, adversário de estreia, Senegal (dia 20) e Marrocos (dia 22) são os demais opositores do combinado nacional na primeira fase do campeonato.

29 julho 2011

ANGOLA : Selecção feminina em sub-16 apura-se para meia-final

A selecção nacional de basquetebol feminina em sub-16 apurou-se para as meias-finais do campeonato africano da categoria, após vencer a Argélia por 70-40, em jogo da quinta jornada, devendo defrontar hoje (19 horas) a anfitriã Egipto.

Para o mesmo objectivo, jogam duas horas antes, às selecções da Tunísia e Mali.
Para se classificar para a meias-finais, o combinado nacional perdeu frente o mesmo adversário por 56-89, Mali por 53-55, Tunísia por 50-55 e venceu Moçambique por 62-57
O Mali é o campeão em título.

ANGOLA : Selecção feminina prepara primeiro teste

Luanda- A selecção nacional sénior feminina de basquetebol realiza sábado, no pavilhão do Rio Seco, a primeira partida de controlo diante da equipa de cadetes masculinos do 1º de Agosto, tendo em vista a presença nos Jogos Panafricanos, de 3 a 18 de Setembro em Maputo (Moçambique).

De acordo com o seleccionador nacional, Aníbal Moreira, que prestou a informação, o objectivo é observar como as basquetebolistas estão a interpretar os sistemas de jogo e fazer correcções. “Neste treino poderemos fazer um balanço do que foram as duas semanas e como elas estão a receber os ensinamentos”, sublinhou.

As condições de trabalho continuam a preocupar o técnico, que esteve privado de duas atletas (Nadir e Nacissela), por falta de fita adesiva, para isolamento das articulações dos dedos.

Por sua vez, o director técnico da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Nuno Teixeira, explicou que neste momento o órgão reitor da modalidade ainda não recebeu, do Ministério da Juventude e Desporto, as verbas referentes à participação das selecções nos Jogos Panafricanos.
“A FAB está sem verbas para criar condições de treinamento a todas selecções”, salientou, acrescentando que além deste escalão estavam também a treinar formações jovens.

CABO VERDE : Nacional de Basquetebol: Seven Stars entra a ganhar

A equipa do Seven Stars começou a defesa do título nacional de basquetebol com uma vitoria de 79 – 64 frente ao EBT de Santiago Norte na noite de quarta-feira, dia 27, em jogo da 1ª jornada do Grupo A. Preguiça do Sal foi a equipa que ficou de fora nesta jornada para o grupo A.
Nos outros jogos da noite a contar para o grupo B, o Bairro cilindrou a equipa de Porto Novo por uma diferanca de 67 pontos (114-47). A Académica de São Vicente venceu Voluntários do Fogo por 106-37.
Esta quinta-feira, arranca o campeonato nacional de sub-18, com o Bairro a defrontar o campeão do Fogo enquanto o campeão de São Vicente mede forças com o representante de Santiago Norte.

ANGOLA : Selecção Nacional em dia de viagem

A Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol deixa hoje Portugal com destino à China onde de 1 a 4 de Agosto vai disputar na cidade de Hanning mais uma edição da Taça Borislav Stankovic. Em terras lusas, e dentro da preparação para o Afrobasket’2011 que o Madagáscar acolhe de 17 a 28 de Agosto, os campeões africanos participaram num torneio em Guimarães onde perderam dois jogos, diante de Portugal e da Roménia, e lograram um triunfo frente ao irão. Ao longo destes dias que precederam esta prova, o conjunto nacional não parou de trabalhar. Ontem, no último dia de preparação em Guimarães, foram feitas correcções técnicas e tácticas no conjunto pelo seleccionador nacional Michel Gomez. Ao longo destes dias, o técnico francês procurou corrigir o posicionamento táctico dos jogadores, para que haja uma melhoria nas exibições do conjunto no torneio da China. Gomez não descurou a parte física, mas aperfeiçoou as acções ofensivas com cortes, bloqueios e passe para o jogador em melhores condições de lançar a bola para o cesto.

Organizador persegue 3º triunfo na história

Ao acolher, este ano, a 26ª edição do Afrobasket, o Madagáscar tornar-se-á o 12º país a organizar a maior prova de basquetebol no continente, desde o início da competição em 1962, no Egipto, estando em condição privilegiada para obter a sua terceira vitória em campeonatos do género. A ilha malgaxe mostrou-se receptível à organização da prova em substituição a Côte d’Ivoire, face a instabilidade política neste país, de forma a atrair os amantes do desporto ao basquetebol e dar passos significativos no que a “bola ao cesto” diz respeito, embora seja o futebol a modalidade predominante no território. Aumentam assim as probabilidades de somar vitórias, mas, no entanto, prevê-se difícil o desafio de atingir grandes níveis na presente edição, pois figura na mesma série (A) que a Nigéria e o Mali, candidatos ao ceptro, que certamente vão procura se vingar das derrotas de 1972, na 6ª edição, no Senegal. Moçambique completa a série.

Com um grupo modesto constituído principalmente por jogadores amadores que actuam no campeonato interno, o técnico espanhol Angel Manzano Polo assume a esperançosa tarefa de dignificar os ilhéus, depois das participações de 1972 (Senegal) e 2003, no Egipto, em que não passaram da fase de grupos. Em 12 partidas nas duas presenças, o Madagáscar consentiu 14 derrotas e obteve duas vitórias, sendo estas no longínquo ano de 1972 sobre a Nigéria (105-73) e Mali (95-68), adversários hoje de longe superiores, tidas como grandes potências da modalidade no continente. Os anfitriões do Afrobasket-2011 já tiveram a honra de defrontar a selecção mais titulada da prova, Angola, diante da qual foram incapazes de evitar um “desaire” de 39 pontos de diferença (64-103), no campeonato de 2003, no Egipto, ganho pelos angolanos. Sem grande tradição na modalidade, o Madagáscar é membro da FIBA desde 1963, nunca marcou presença num campeonato do mundo, nem em jogos olímpicos, e ocupa, coincidentemente, a 72ª posição nos ranking’s mundial e africano, respectivamente.

28 julho 2011

ANGOLA : Pré-selecção Femenina em busca de entrosamento


As jogadoras da pré-selecção sénior feminina de basquetebol, que preparam presença nos Jogos Pan-africanos de Maputo, de 3 a 18 de Setembro, estão a adaptar-se bem à filosofia de treino do técnico e acreditam na conquista do título. De acordo com a base Catarina Camufal, a preparação está a correr bem e as atletas novas estão a reagir positivamente à metodologia de treino do seleccionador, Aníbal Moreira.

"Neste momento estamos a treinar alguns sistemas de jogo e não há qualquer problema para as jogadoras novas e antigas. Somos profissionais e estamos a absorver o treino sem dificuldades", sublinhou. A extremo Sónia Guadalupe destacou também o entrosamento e a união que se regista no grupo. Reiterou a intenção de conquistar o troféu, mas salientou que o principal objectivo é chegar à final.

"Estamos todas a trabalhar com o mesmo objectivo. Somos um grupo jovem e estamos em condições de discutir o troféu na prova. Pessoalmente, estou a dar o meu máximo para estar entre as 12 que vão disputar os Jogos Pan-africanos", acrescentou a jogadora de 1,88 metros de altura. Nesta altura, o seleccionador está já a aplicar o sistema de jogo a utilizar, assim como o tipo de defesa. Os aspectos físicos, embora não de forma intensa, também foram apurados. Ângela Cardoso, a recuperar de uma lesão, continua sem treinar. Com 32 anos de idade e 1,79 metros, é, a par de Nacissela Maurício, das atletas mais experientes.

Trabalham para o também conhecido como Jogos Olímpicos de África as seguintes jogadoras: Ângela Cardoso, Felizarda Jorge, Madalena Felix, Cristina Matiquipe, Fineza Eusébio, Nacissela Maurício, Catarina Camufal, Mavuba Mirrell, Sónia Guadalupe, Ngendula Filipe, Nadir Manuel, Luísa Macuto, Luzia Simão, Marcelina Fernandes, Ana Gonçalves. Artimis Afonso e Clarisse Paca, a jogarem em Portugal e França, respectivamente, ainda não se juntaram ao grupo. A primeira tem chegada prevista para o dia 2 de Agosto.

Selecção de sub-16
perde com a Tunísia

A selecção nacional de basquetebol feminina em sub-16 perdeu na terça-feira, em Alexandria (Egipto), diante da Tunísia, por 50-55, em jogo da quarta jornada do campeonato africano da categoria. Após triunfo na ronda anterior frente à congénere de Moçambique por 62-57, Angola foi incapaz de manter o ciclo vitorioso, sofrendo a sua terceira derrota. Outros desaires foram diante do Egipto (56-89) e Mali (53-55). Com esta derrota, as angolanas descem para a quarta posição da tabela classificativa, com cinco pontos. Angola defronta a Argélia no próximo compromisso no Africano. A Tunísia lidera a competição com oito pontos, mais três que o Mali. Moçambique ocupa o último posto, com três.

27 julho 2011

MOÇAMBIQUE : AFROBÁSQUETE FEMININO SUB 16 - Moçambique só derrotas

VAI mal a caminhada da Selecção Nacional de Sub-16 em Femininos no Afrobásquete da categoria, a decorrer no Egipto. Em três partidas disputadas, regista outras tantas derrotas, estando já irremediavelmente fora de uma possível qualificação para as meias-finais.Maputo, Quarta-Feira, 27 de Julho de 2011:: Notícias
Ontem, no desafio da terceira ronda, a turma moçambicana perdeu diante da Argélia por 63-43. Antes, havia sido derrotada por Angola pela marca de 57-62 e pela Tunísia por 62-55. Hoje, defronta Egipto, concluindo a primeira fase amanhã diante do Mali.

Entretanto, os resultados completos da prova são os seguintes:

1ª jornada – Egipto, 89-Angola, 56; Tunísia, 78-Argélia, 52; Mali, 55-Angola, 53
2ª jornada – Tunísia, 50-Mali, 28; Egipto, 83-Argélia, 27; Moçambique, 57-Angola, 62
3ª jornada – Argélia, 29-Mali, 61; Moçambique, 55-Tunísia, 62
4ª jornada – Angola, 50-Tunísia, 55; Argélia, 63-Moçambique, 43

Enquanto isto, no plano interno, em seniores decorre um torneio promovido para manter os clubes em competição, devido à actividade das selecções nacionais.

Em masculinos, realce para o triunfo do Maxaquene sobre o vizinho Desportivo pela marca de 55-50. Por seu turno, Ferroviário bateu A Politécnica por 67-33 e Costa do Sol venceu Real Sociedade por 48-34. Em femininos, Liga Muçulmana saiu-se bem no grande confronto com A Politécnica A pela marca de 62-28, enquanto Ferroviário levou de vencida Maxaquene por 29-27 e A Politécnica B derrotou Desportivo por 48-34.

CABO VERDE : Voluntários querem título de campeão nacional


Os Voluntários do Centro de Juventude de São Filipe querem a taça de campeão nacional em basquetebol. David, capitão e treinador da equipa foguense, acredita que a sua equipa, moralizada como está, pode fazer um bom torneio e lutar pelo título. O campeonato nacional, arranca esta quarta-feira, 27, e a equipa campeã do Fogo o “Voluntários” do grupo B, defronta Académica, campeã em título de São Vicente. No dia seguinte, a equipa do Fogo defronta o Bairro, vice-campeão regional Santiago, Sul. Na sexta-feira enfrenta a equipa campeã de Santo Antão, Porto Novo Basket.

“Quando uma equipa ganha, a confiança volta aos poucos e na final dos play-off mostramos determinação e acabamos por sagrar-nos campeões regionais”, afirma David, que está consciente de que para conquistar o título de campeão nacional é preciso estar preparado física e psicologicamente, pois os adversários são os campeões das três mais poderosas regiões desportivas de Cabo Verde. Por isso, a sua equipa trabalha diariamente a boa forma física, técnica e táctica.

Os Voluntários do Centro de Juventude de São Filipe sagraram-se campeões regionais de basquetebol do Fogo em sénior masculino no quinto e último jogo dos play-off, realizado na semana passada. A vitória foi facilitada pelo excesso de faltas dos jogadores do Spartak, que ditou a expulsão de quatro dos seus atletas.

No quarto e último período do jogo, quando a equipa do Spartak vencia por 57-56, os seus dois restantes jogadores abandonaram o campo. Logo, na ausência de um adversário, a equipa dos Voluntários foi considerada campeã regional do Fogo, época 2011.

Nicolau Centeio

ANGOLA : Selecção nacional em fase de adaptação ao sistema de jogo

Luanda - As jogadoras da pré-seleccão sénior feminina de basquetebol, que preparam presença nos Jogos Panafricanos de Maputo (Moçambique), a ser disputado de 3 a 18 de Setembro, estão a se adaptar bem a filosofia de treino do técnico e acreditam na conquista do título.

De acordo com a base Catarina Camufal, a preparação está a correr bem e as atletas novas estão a reagir positivamente a metodologia de treino do seleccionador, Aníbal Moreira.
"Nesta momento estamos a treinar alguns sistemas de jogo e não há qualquer problema para as jogadoras novas e antigas. Somos profissionais e estamos a absorver os treinamentos sem dificuldades", enfatizou.
A extremo Sónia Guadalupe destacou também o entrosamento e a união que se regista no grupo. Reiterou a intenção de conquistar o troféu, mas salientou que o principal objectivo é chegar a final.

"Estamos todas a trabalhar com o mesmo objectivo. Somos um grupo jovem e estamos em condições de discutir o troféu na prova. Pessoalmente estou a dar o meu máximo para estar entre as 12 que vão disputar os Jogos Panafricanos", acrescentou a jogadora de 1, 88 metros de altura.

Hoje as pupilas de Aníbal Moreira privilegiaram os aspectos ofensivos, com saídas rápidas para o ataque, circulação de bola e lançamentos a curta e longa distância, além das situações de um contra um.
Nesta altura, o seleccionador está já a aplicar o sistema de jogo a utilizar, assim como o tipo de defesa. Os aspectos físicos, embora não de forma intensa, também foram apurados.
Ângela Cardoso, a recuperar de uma lesão, continua sem treinar.
Com 32 anos de idade e 1,79 metros, é, a par de Nacissela Maurício, das atletas mais experientes.

Trabalham para o também conhecido Jogos Olímpicos de África as seguintes jogadoras: Ângela Cardoso, Felizarda Jorge, Madalena Felix, Cristina Matiquipe, Fineza Eusébio, Nacissela Maurício, Catarina Camufal, Mavuba Mirrell, Sónia Guadalupe, Ngendula Filipe, Nadir Manuel, Luísa Macuto, Luzia Simão, Marcelina Fernandes, Ana Gonçalves.
Artimis Afonso e Clarisse Paca, a jogarem em Portugal e França, respectivamente, ainda não se juntaram ao grupo. A primeira tem chegada prevista para o dia 02 de Agosto.

26 julho 2011

CABO VERDE : PORTO NOVO BASKET CONQUISTA TAÇA SANTO ANTÃO


Porto Novo Basket conquistou, este fim-de-semana, a Taça Santo Antão, organizada pela Direcção-Geral dos Desportos, em comemoração ao Dia do Desporto Nacional. A equipa campeã regional de Santo Antão venceu, sábado, dia 30, a Povoação, no polivalente David Fortes, em Ribeira Grande, por 47-44 e voltou a ganhar, domingo, no Polivalente Tinin, em Porto Novo, por 49-37. Depois da prestação pouco conseguida no campeonato nacional, disputado em Julho, no Mindelo, Porto Novo volta a dar alegria aos seus dirigentes, sócios e adeptos, conquistando mais um troféu, o quarto nos últimos oito meses. A Taça Santo Antão em basquetebol (sénior masculina) realiza-se no quadro das comemorações do Dia do Desporto Cabo-verdiano (14 Novembro), que têm como palco a ilha de Santo Antão.
Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE

ANGOLA : Treinador defende unidade para revalidação do título

Lubango - O técnico de basquetebol do Desportivo da Huíla, Emanuel Trovoada, apontou hoje, no Lubango, a união dos jogadores da selecção nacional como factor fundamental para a revalidação do título africano, no Afrobasket2011, em Agosto, no Madagáscar.

Falando à Angop, no quadro da participação da selecção na prova de Antananarivo, Emanuel Trovoada disse existir potencial no grupo e acredita que até ao início do campeonato a equipa nacional estará melhor preparada para conquistar o ceptro.
“Acredito nas capacidades do treinador e dos jogadores angolanos, os melhores de África, para trazerem mais uma vez o troféu a Angola”, afirmou o técnico cabo-verdiano.
Quanto a renovação no grupo, referiu ser um processo a respeitar, daí a necessidade de os angolanos apoiarem a selecção deca-campeã africana.
Admite que embora os adversários tenham atletas a evoluírem em campeonatos mais fortes, Angola continua a ser a principal favorita à conquista do Afrobasket2011, qualificativo aos Jogos Olímpicos de Londres2012.
Angola integra o grupo B, com as selecções do Tchade, Senegal e Marrocos.

ANGOLA : Técnico apela captação de valores nas escolas

O treinador de basquetebol do Desportivo da Huíla, Emanuel Trovoada, exortou hoje, no Lubango, os clubes locais a fazerem trabalho de prospecção nas escolas, visando a descoberta de talentos no desporto a nível da região.

Ao falar à Angop, a propósito dos jogos escolares provinciais, o interlocutor considerou necessário buscar nas escolas jovens com vontade de apreender no campo desportivo, mesmo havendo escalões de formação nos clubes, para que estes (atletas) ascendam os seniores com potencial.
Defendeu a necessidade de se realizarem cursos para monitores e treinadores, tendo em conta melhor aproveitamento do material humano, adiantando ser impossível ter um bom desporto federado se não haver o escolar.
“A Huíla pode ser um potencial no futuro, não só nos desportos escolares, mas também federado. Deve haver captação e acompanhamento com apoio material”, disse.

25 julho 2011

ANGOLA : Base da selecção reconhece dificuldades na comunicação com treinador

O base da selecção masculina de basquetebol Armando Costa disse hoje que o facto de grande parte do grupo desconhecer a língua francesa contribui para a lenta adaptação dos deca-campões ao treinador Michel Gomez, mesmo com a presença de tradutor.

Em entrevista à Radio 5, o basquetebolista mostrou-se entretanto optimista sublinhando que o plantel, apesar disso, está num bom caminho, tem interpretado a filosofia de treino do seleccionador.

Armando Costa salientou que até ao momento a selecção nacional teve boa prestação, salientando que o resultado não esteve em causa no torneio luso.
Perspectivou vitória no campeonato africano de 2011 e apuramento aos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres.

Estas declarações ocorrem após Angola ocupar a terceira posição no torneio de Guimarães com vitória na estreia diante do Irão por 74-57 e derrota nas duas rondas seguintes para Portugal (56-65) e Roménia (88-92).
Esta é a primeira etapa da fase pre-competitiva, que vai prosseguir na China com o Taça Stankovic, antes do Afrobasket2011, de 17 a 28 de Agosto no Madagáscar.

Michel Gomez, de nacionalidade francesa, contratado este ano em substituição do português Luís Magalhães, é o primeiro treinador da selecção nacional que não se expressa em português. Tem como missão de levar Angola a defesa do título continental, que já conquistou por dez ocasiões.

ANGOLA : Eleitos 12 para operação Antananarivo

Os 12 basquetebolistas que vão defender o título africano sénior masculino em Antananarivo (Madagáscar) estão definidos, depois do afastamento do base Paulo Santana, o extremo Roberto Fortes e o poste Divaldo Mbunga, informou hoje à Angop o chefe da delegação angolana no estágio, Soares de Campo.

Depois do torneio de Guimarães, onde a selecção nacional terminou na terceira posição (1 vitória e 2 derrotas), o técnico Michel Gomes dissipou as dúvidas quanto aos jogadores que levará à prova continental, qualificativa para os Jogos Olímpicos de Londres2012.
Terão a tarefa de revalidar o troféu Armando Costa, Milton Barros, Domingos Bonifácio, Carlos Morais, Simão Santos, Leonel Paulo, Jorge Tati, Eduardo Mingas, Felizardo Ambrósio, Miguel Kiala, Kikas Gomes e Valdelício Joaquim.
A última etapa de preparação dos deca-campeões africanos será na China, de 29 deste mês a 9 de Agosto, devendo disputar a Taça Stankovic.
No Afrobasket, Angola defronta na série B as selecções do Senegal, Tchad e Marrocos.

CABO VERDE : Académica é o Campeão Regional de Basquetebol do Mindelo


A Associação Académica do Mindelo conquistou hoje o título de campeão regional de basquetebol sénior masculino de São Vicente ao vencer a equipa dos Cruzeiros por 75-55 no terceiro e último jogo do play-off.

A disputa final foi entre a equipa vencedora e o Cruzeiros de José Nguila Vieira que venceu o segundo jogo dos Play offs na passada segunda-feira obrigando à marcação de mais um embate entre as duas equipas, depois de uma vitória cada nos dois jogos anteriores.

Apesar da boa prestação do jogo anterior, ontem a equipa do Cruzeiros entrou na partida desconcentrada, pouco agressiva não dificultou a vida ao Académica que dominou o jogo do princípio ao fim, acabando por levantar a taça de campeão regional com uma vitória merecida e vinte pontos de diferença do adversário.

O treinador do Cruzeiros Zé Nguila em entrevista à Comunicação social deu os parabéns à equipa vencedora que na sua óptica mereceu ganhar e disse que alguns dos seus jogadores acusaram o cansaço de três jogos seguidos apesar de, isso não justificar a derrota, acrescentou.

O treinador do Académica, Kula mostrou-se claramente feliz com a vitória e com a época e afirmou que a sua equipa passou por inúmeras dificuldades financeiras mas, mesmo assim ganhou tudo o que havia para ganhar em juniores, seniores, masculino e feminino mostrando que "não é preciso muito dinheiro para obter bons resultados."

Aproveitou também para dedicar a vitória e o campeonato ao ‘Amizade', um amigo e patrocinador da sua equipa que muitas vezes durante esta época não teve dinheiro "nem para pagar o campo para treinar" e aproveitou o momento para agradecer o apoio do Amizade.

A Associação Académica parte na próxima semana para a capital para defender o nome de São Vicente no Campeonato Nacional dessa modalidade.

ANGOLA : Selecção derrotada pela Roménia


A pré-selecção Nacional de Basquetebol sénior masculina, que projecta a sua presença na 26ª edição do Campeonato Africano da modalidade, que a República de Madagáscar vai acolher de 17 a 28 de Agosto, denotou ainda algumas debilidades ao consentir ontem, à tarde, em Guimarães, a sua segunda derrota consecutiva ao perder por 92-88, frente à formação da Roménia. Angola era apontada como a equipa favorita, diante de um adversário que, apesar da altura, tinha o seu elo fraco na lentidão dos seus atletas, mas a má interpretação das ordens do técnico Michel Gomez redundou na fragilização do sistema defensivo e a menos conseguida estrutura do ataque.

Angola entrou para o jogo com maior ousadia, o que permitiu gerir o primeiro quarto com alguma soberania, mas a insistência no jogo exterior esteve na base da recuperação paulatina dos romenos que também tiraram proveito da vulnerável coesão do conjunto nacional, sobretudo no capítulo da defesa à zona e a transposição defesa-ataque. Michel Gomez apercebeu-se logo que estas fragilidades capitalizavam o adversário e operou algumas alterações, que potenciaram a equipa através da assistência e melhoria nas recuperações tanto no ataque como na defesa, altura em que Miguel Kiala, Edivaldo Mbunga e Felizardo Ambrósio foram fundamentais na manutenção da vantagem até ao intervalo com 41-34 a favor de Angola.

No reatamento, as coisas tomaram um rumo que contrariava, sobremaneira, as aspirações do técnico de nacionalidade francesa, talvez porque o adversário voltou mais esclarecido sobre as lacunas ainda existentes na equipa que procura moldar os eleitos para mais uma empreitada a nível do continente berço, tendo equilibrado a produção no terceiro período (58-58). E a equipa romena foi-se agigantando no marcador, muito por conta da fraca actuação do combinado nacional na etapa derradeira, em que ficou desfalcado com a saída de Edivaldo Bunga, por lesão e Felizardo Ambrósio, por desqualificação.

Contudo, a derrota por quatro pontos de diferença ainda não pode ser encarada como presságio para a perda da titularidade continental, pois o técnico dispõe de bastante tempo para separar o trigo do joio e levar para a cimeira da bola ao cesto os elementos que garantam a revalidação da prova.

Trovoada confiante
na revalidação do título

O treinador de basquetebol do Desportivo da Huíla, Emanuel Trovoada, está confiante no potencial valor do técnico Michel Gomez para levar a selecção nacional sénior masculina de basquetebol à revalidação do título continental. De acordo com Emanuel Trovoada, o seleccionador francês é um técnico que conhece a matéria de basquetebol. A justificar, lembrou que teve o prazer, na altura com Jean Jacques da Conceição, quando jogava no Linon, de ver o seu real valor ao assistir um jogo do Linon, treinado na ocasião por Michel Gomez.

“Acredito no seu potencial como técnico e também dos jogadores. Os nossos basquetebolistas são talentosos e os melhores de África. Houve uma renovação na selecção nacional. Por isso, temos que respeitar a decisão do treinador. Aqueles que lá estão, para ele são os melhores. E é isso que temos que apoiar. Temos que dar o nosso contributo. Daí, acredito, apesar de ter conhecimento que outros países africanos também se preparam”, sustentou. Referiu que pelas condições existentes, Angola é o único país “posso dizer no mundo”, que consegue ter os seus dez internacionais a jogar no mesmo campeonato. Na óptica de Emanuel Trovoada, isso constitui uma mais-valia, fruto do disputado campeonato.

Sublinhou que, neste momento, é fundamental o povo angolano estar unido e solidário com os jogadores, seleccionador, federação e com o país para “acreditarmos na revalidação de mais um campeonato africano”. Emanuel Trovoada reconheceu que os pupilos de Michel Gomez neste primeiro ciclo competitivo que vai até à fase final de preparação visando o Campeonato Africano das Nações, a decorrer de 17 a 28 de Agosto próximo, em Antananarivo, Madagáscar, com as muitas mudanças que houve, vão enfrentar algumas dificuldades, mais é ai onde o conjunto vai se unir e conseguir corrigir os erros para que no arranque da competição, a máquina esteja bem afinada para começarmos a vencer.
Gaudêncio Hamelay, no Lubango

19 julho 2011

ANGOLA : Selecção sub-16 viaja quarta-feira para o Egipto

Luanda - A selecção nacional de basquetebol feminino de sub-16 viaja quarta-feira para o Egipto, palco do campeonato africano da categoria, a disputar-se de 22 a 30 de Julho.

Em declarações à Angop, a treinadora principal, Elisa Pires, disse que o grupo tem dado mostras de evolução nos dois sectores (defensivo e ofensivo) na busca de níveis agradáveis.
Explicou que por se tratar de jovens jogadoras com pouca experiência, o conjunto prima pela rodagem competitiva e depois procurar atingir os objectivos preconizados.
Elisa Pires indicou que nesta fase final dos trabalhos de preparação tem-se feito correcções nos lançamentos de curta e longa distancias e efectuar jogos entre si. Hoje será feita a última triagem.

Foram convocadas as seguintes jogadoras: Erica Guilherme, Elsa Aberto, Francisca Mateus, Senia Cazua, Vánia Vicente (Interclube) Joana Bendi, Emília Macuta (1º de Agosto), Helena Malanje, Helena Viegas (Juventude de Viana),

Completam a lista Micolette Ndozuawu, Madalena Silva, Daniela Tchicongo (Benguela), Olinda Simião, Rosa Gala (Huíla) e Luísa Domingos (Huambo).

CABO VERDE : Seven Stars

ANGOLA : Elisa Pires elege hoje as doze para o Africano


A seleccionadora nacional de basquetebol no sector feminino em Sub-16, Elisa Pires, escolhe esta manhã, as doze atletas que vão representar o país, na II edição do Campeonato Africano das Nações da categoria, vulgo Afrobasket, competição a ser disputada de 22 a 30 do mês em curso, em Alexandria, Egipto, prova selectiva ao Campeonato do Mundo de de 2012. De acordo com a seleccionadora nacional, a filtragem das doze basquetebolistas que irão representar as cores da bandeira nacional acontece logo após a última sessão de treinos, que será realizada esta manhã, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, em Luanda, a partir das 10h00.

“A escolha das doze atletas estava prevista para hoje (ontem) mas a última da hora decidimos adiar para amanhã (hoje)”, disse a comandante da selecção de Sub-16. Elisa Pires enalteceu por outro lado, o desempenho do grupo durante a fase de preparação que decorreu toda ela na capital do país, Luanda. “Penso que de uma forma geral as atletas pré-seleccionadas para “operação” Alexandria deram o melhor de si durante a fase de preparação que vai culminar hoje com a escolha das doze. O meu apelo vai para aquelas atletas que forem excluídas do grupo que viaja amanhã, no sentido de continuarem a trabalhar a fim de integrarem futuras selecções”, disse.

A pré-selecção nacional realizou oito jogos de controlo com equipas juniores e cadetes em ambas as classes, testes estes que serviram para a seleccionadora nacional tirar algumas ilações sobre o potencial do combinado nacional. Angola vai procurar lutar no sentido de estar entre as quatro primeiras classificadas do certame, segundo fez saber Elisa Pires. “Para esta competição nós vamos tentar lutar para estarmos entre os quatro primeiros classificados. Tenho consciência que não será fácil mas, tudo faremos para conseguir este objectivo”, asseverou a seleccionadora nacional.

Angola figura no Grupo B juntamente com as selecções do Mali, Zimbabwe, República Democrática do Congo e Tunísia. A II edição do Afrobasket estava inicialmente maracada para a cidade do Cairo, Egipto, mas devido a instabilidade política o Comité Organizador decidiu transferir para a cidade de Alexandria.

Homens
regressam com quarto lugar

A Selecção Nacional de basquetebol masculino em sub-16 regressou ontem ao país, depois de ter ocupado o quarto lugar na III edição do Campeonato Africano das Nações, que se disputou de oito a 17 do mês em curso, em Alexandria, Egipto. Apesar de ter falhado o pódio e consequentemente o apuramento ao Campeonato do Mundo do Canadá, em 2012, o cinco nacional melhou o sexto lugar da edição passada. Deste modo, a selecção do Egipto, que foi o vencedor da edição número três do Afrobasket a par da Tunísia, segundo classificado, serão os representantes do continente africano no Campeonato do Mundo do Canadá, em 2012. MC

18 julho 2011

CABO VERDE : SAL: PREGUIÇA É CAMPEÃ DO SAL

A equipa da Preguiça é campeã regional de basquetebol do Sal, onde Pantera Negra foi, nos últimos seis anos, dono e senhor. Preguiça ganhou ao Pantera 78-51, no último jogo do play-off e quebrou o jejum de sete anos. A Preguiça, no primeiro jogo do play-off, venceu 73-49. Pantera reagiu no segundo jogo e venceu por 59-51. Havia sete anos que Preguiça não ganhava o campeonato. Eis os campeões até agora conhecidos : Porto Novo Basket (Santo Antão), Seven (Santiago - Sul), Voluntários do CEJ (Fogo). O campeonato nacional arranca no dia 26 deste mês de Julho.
Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE

ANGOLA : Pré- selecção em vésperas de torneio em Portugal

A quatro dias da sua estreia no torneio internacional de Guimarães, Portugal, a pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos, que projecta a sua participação na XXVI edição do Campeonato Africano das Nações da modalidade, vulgo Afrobasket, a disputar-se de 17 a 28 de Agosto, em Antananarivo, Madagáscar, traça a partir de hoje os últimos acertos, para estar em grande na referida prova. Desde a semana passada em terras lusas, depois de ter cumprido um estágio de aproximadamente dez dias na região francesa de Pau, a pré-selecção nacional comandada pelo técnico francês Michel Gomez, tem aprimorado os aspectos técnicos e tácticos, com realce para as transições rápidas, defesa e ataque.

A componente física tem merecido igualmente atenção do trio de técnicos formado por Michel Gomez, Jaime Covilhã e Artur Casimiro Barros. Em França, o seleccionador nacional privilegiou os jogos colectivos. Hoje a pré-selecção realiza mais uma sessão treino. O torneio internacional de Guimarães será disputado entre sexta-feira e domingo, e contará com participação das selecções do Irão, Roménia, Angola, para além do país anfitrião, Portugal. Depois de ter excluído o extremo base, Olímpio Cipriano, durante a primeira etapa de preparação, que decorreu no país, nas províncias de Luanda e Cabinda, o francês Michel Gomez vai afastar mais um atleta antes de rumar para a República Popular da China, palco da última etapa de preparação.

Paulo Santana, base, ou Jorge Taty, extremo, um deles deixará a pré-selecção nacional que segue viagem para a República Popular da China no dia 29. Na China, os decacampeões africanos têm assegurada a participação na Taça Borislav Stankovic, que este ano é disputada em duas versões. Angola figura no Grupo B da XXVI edição do Afrobasket, com as selecções do Chad, com a qual se estreia no dia 18 de Agosto, Senegal e Marrocos. Trabalham às ordens do técnico francês os seguintes atletas: Joaquim Gomes “Kikas”, Felizardo Ambrósio, Armando Costa, Domingos Bonifácio, Leonel Paulo, Milton Barros, Carlos Morais, Miguel Kiala, Paulo Santana, Hermenegildo Santos, Roberto Fortes, Jorge Taty, Simão Santos, Eduardo Mingas e Valdelício Joaquim.

17 julho 2011

CABO VERDE : Seven Stars campeão regional de Santiago Sul

A equipa sénior masculina do Seven Stars sagrou-se na noite deste sábado, 16, campeã regional de basquetebol em Santiago Sul, ao bater o Bairro no quinto e decisivo jogo por 89-78.Depois de mais de 30 minutos de atraso devido à falta de policiamento, a bola rolou no jogo mais aguardado do regional de Santiago Sul. Numa das melhores enchentes no gimno-desportivo Vavá Duarte nos últimos tempos – cinco mil pessoas nas bancadas – as duas equipas entraram no jogo muito ansiosas e com vontade de desatar o 2-2 trazida das quatro primeiras partidas. Mas foi o Bairro de Ivan, Joel, Odair, Pedro e Carlos a descolar na frente. No fim do primeiro período vencia por 22-15, para delírio dos seus adeptos ao som do batucada.

Mas o descanso não caiu bem nos comandados de Marcos Moreira. No segundo período, o Seven entrou de rompante, passou para a frente do marcador, graças a três lançamentos triplos de Alberto Neves. O número oito fez a reviravolta naquele que poderá ser considerado o momento do jogo que desnorteou o Bairro e lançou o Seven para o uma vitória segura. Ao intervalo o Seven Stars já vencia por 41-35. A partir daí, os comandados de Tó Tavares estiveram sempre na frente do marcador. Aproveitaram o seu colectivo para segurar as individualidades do Bairro. No final, o resultado foi de 89-78, para alegria dos adeptos do Seven, que puseram o gimno ao rubro e invadiram a quadra para festejar com os seus heróis.

O dois treinadores, Tó Tavares (Seven Stars) e Marcos Moreira (Bairro) reconheceram à nossa reportagem que o Seven foi superior e mereceu ganhar o jogo. Ainda assim, as duas equipas irão marcar presença no campeonato nacional de basquetebol, que arranca a 29 de Julho, na cidade da Praia. E tanto os jogadores como dois treinadores prometem mais espectáculo no gimno-desportivo para a luta pelo título nacional.

De lamentar durante a partida deste sábado alguns incidentes registados na bancadas onde estavam os adeptos do Bairro. A polícia foi obrigada a intervir para serenar os ânimos.

Prémios Regionais:
Melhor jogador: Sekouba Condé (Seven Stars)
Melhor treinador: António Tavares (Seven Stars)
Equipa Fair Play: Escola Amor de Deus
Melhor Dirigente: Ângelo Vieira (Escola Amor de Deus)

16 julho 2011

MOÇAMBIQUE : AFROBÁSQUETE SUB 16 - Selecção concorre para o quinto posto

PERDIDA a corrida aos lugares do pódio do Afrobásquete Masculino de Sub-16, a decorrer na cidade egípcia de Alexandria, a selecção nacional concorre agora para o quinto posto, devendo hoje, último dia da competição, defrontar a Argélia.Maputo, Sábado, 16 de Julho de 2011:: Notícias
Ontem, a contar para as classificatórias, a turma moçambicana vingou-se da África do Sul, ganhando por 69-61, ressarcindo-se da derrota sofrida na fase de grupos por um ponto (59-58), embora tenha acabado por vencer a partida administrativamente, face à penalização dos sul-africanos por utilização de jogadores com idade superior à estipulada.

Com a Argélia, que ontem bateu o Congo por 68-50, será o segundo encontro neste campeonato, depois de, no primeiro, a rapaziada de Miguel Guambe ter levado à melhor pela marca de 69-65.

Na quinta-feira, para os quartos-de-final, a selecção nacional foi incapaz de aguentar à pressão exercida pelo Mali na ponta final da contenda, acabando por perder face aos vice-campeões africanos por 47-44. Ao intervalo, registava-se uma igualdade de 24 pontos.

Entretanto, embora Moçambique não esteja a disputar os lugares cimeiros, possui um jogador que tem vindo a chamar a atenção da Imprensa e dos homens da FIBA-África. Trata-se de Elton Ubisse, que se tem destacado nas concretizações, assim como nos ressaltos, detendo performances que poderão ajudar na sua selecção para o cinco ideal.

CABO VERDE : Segurança reforçada para final entre Bairro e Seven


A segurança será reforçada no jogo da final do regional de basquetebol de Santiago Sul este sábado à noite entre o Bairro e o Seven Stars. Tudo para evitar confrontos entre adeptos das duas equipas. Além de 15 agentes da Polícia Nacional, a segurança será feita por elementos da Polícia Militar em todo o recinto, neste que é considerado um jogo de alto risco. As duas equipas estão empatadas (2 – 2) e quem ganhar sagra-se campeão regional de Santiago Sul.

Segundo o presidente da Associação Regional de Basquetebol de Santiago Sul, o jogo é aguardado com grande expectativa, pelo que se espera mais uma grande enchente no quinto e decisivo jogo deste sábado. Os cofres da ARBSS agradecem, mas Delgado garante que os preços dos bilhetes vão continuar a ser vendidos a 100 escudos, como tem vindo a acontecer até aqui.

Por outro lado, o presidente mostra-se satisfeito pelas enchentes no PDVD e pelos quatro meses em que a modalidade ganhou outro fôlego na capital. Mas responde às críticas dizendo que não se pode fazer tudo em tão pouco tempo. Neste sentido, realça que já está a preparar para resolver na próxima época algumas questões que esta temporada mereceram algumas críticas, nomeadamente a segurança e a arbitragem.

O jogo está marcado para às 19h30, no gimnodesportivo Vavá Duarte.

15 julho 2011

CABO VERDE : PORTO NOVO BASKET CAMPEÃO 2011


Porto Novo Basket conquista mais um campeonato regional. O clube sagrou-se, sábado passado, bicampeão de Santo Antão ao vencer o Solpontense por 83-44, no penúltimo jogo do play-off, disputado em Ponta do Sol. Porto Novo Basket, à semelhança da época passada, terminou o campeonato só com vitórias. Os atletas festejaram a conquista de mais este título, que se junta a outros troféus conquistados, esta temporada. Porto Novo venceu, em Março, o torneio em saudação ao seu aniversário. Em Maio, ganhou o torneio de abertura da época e, em Junho, venceu a Taça Sanjon. Uma época em cheio para a melhor equipa de basquetebol de Santo Antão, que nas últimas duas épocas, ganhou, nada mais, nada menos, oito troféus. A equipa prepara-se, agora, para representar Santo Antão no campeonato nacional, que se disputará em finais deste mês de Julho, na Praia.
Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE

CABO VERDE : OS MIUDOS DA ETJV PREPARAM JOGO COM ETM


A equipa de basquetebol sub-16 da Escola Técnica João Varela (ETJV) do Porto Novo, (foto) prepara-se para viajar para São Vicente, onde joga no sábado com a equipa da Escola Técnica do Mindelo. O desafio conta para a segunda mão dos jogos escolares envolvendo Santo Antão e a ilha vizinha. No primeiro jogo, disputado sábado passado, no polivalente Tinin, na Cidade do Porto Novo, os miúdos da ETJV, sob o comando do professor Nicha, venceram por 20-18. Lembramos que antes de chegar a esta fase dos jogos escolares, a equipa da ETJV ganhou ao liceu Suzete Delgado, da Ribeira Grande. Saliente-se ainda que todos esses miúdos, com grande potencial, pertencem à escola de basquetebol do Porto Novo Basket.
Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE

CABO VERDE : CAPITÃO DO PORTO NOVO BASKET OPTIMISTA


Porto Novo Basket acaba de conquistar, pela segunda vez consecutiva, o campeonato regional de basquetebol de Santo Antão. Um título conquistado com todo o mérito. Basta dizer que os campeões regionais não perderam nenhum jogo ao longo da prova. A equipa, segundo o seu capitão, Nielvis (foto), está muito mais forte que o ano passado e, por isso, a expectativa em relação ao campeonato nacional é grande. “Vamos apagar a má imagem que deixámos na época passada”, promete o capitão, que sustenta a sua afirmação no facto de equipa, orientada pelo conceituado Rolando Almeida, estar mais unida e ter-se reforçado muito com a entrada dos extremos Filandino e Fretson, dois valores já confirmados no basquetebol santantonense. A equipa tem intensificado os preparativos com vista a sua participação nessa prova, que tem lugar na Cidade da Praia, no final deste mês de Julho.
Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE

CABO VERDE : Final de basquetebol em S. Vicente

O Cruzeiros do Norte e a Académica do Mindelo iniciam este sábado, 16, a fase final do campeonato regional de basquetebol de S. Vicente. O Cruzeiros conseguiu o apuramento na passada semana após eliminar o Atlético nos jogos das meias-finais. O embate entre as duas finalistas será decidido à melhor de três jogos. A Académica, campeã em título, surge como favorita neste confronto. Mas certamente que o team treinado pelo veterano Zé Anguila vai tentar fazer vida negra à equipa do técnico Kula.

CABIO VERDE : Santiago Sul Play-off: Seven Stars vence e empata a serie com o Bairro ( 88-77)


A equipa do Seven Stars deu uma clínica de como se deve jogar um desporto colectivo, neste caso Basquetebol.
Por outro lado a equipa do Bairro foi a antíteses de o que é um jogo colectivo.
A equipa do Bairro optou por entregar a bola ás duas estrelas da equipa, o Joel Almeida e Ivan Almeida, ignorando por completo o conceito de equipa. A tactica, ou neste caso a não tactica, era entregar a bola a um dos Almeidas e deixa-los driblar o campo todo, literalmente foi isso que aconteceu, a procura dos 3 pontos, não dos 2 pontos, mas sim dos 3 pontos.
Em termos defensivos o Bairro esteve mal tambem, não havendo rotação, o que contribuiu para muitos pontos fáceis que o Seven ia aproveitando para dilatar a vantagem no placar.
No entanto, embora o Bairro tenha jogado mal acabou por perder por 11 pontos apenas o que pode servir de motivação para no próximo jogo o Treinador Marcos fazer os devidos ajustes e optar por fazer a equipa a funcionar como uma verdadeira equipa de Basketball, alias como o fez nas duas vitorias, fazendo a bola rodar no ataque sem pressas de lançar antes dos 24 segundos, fazendo com que os defesas do Seven trabalhem nos seus compromissos defensivos, e na defesa fazer com que cada jogador assuma a parte defensiva como um compromisso que quase sempre garante vitorias e também substituir os Almeidas um pouco mais porque pode-se notar que o Ivan estava mesmo cansado.
A arbitragem não esteve bem também (regista-se aqui que não teve influencia no resultado) não marcando inúmeras faltas tanto ofensivas como defensivas, permitindo deste modo o jogador com a bola de ser empurrado, tocado com intenção faltuosa, enfim contactos mais comuns em jogos de futebol Americano do que num jogo de Basket.
Entede-se que nos playoffs os contactos são "mais permitidos" mas contactos com a intenção de impedir o progresso do jogador é sempre falta.
A finalíssima e no sábado e antecipa-se um Gimno Desportivo Vava Duarte superlotado e acredito que quem não chegar lá cedo vai perder uma grande final entre duas grandes equipas da Capital.

GBL – criolosports

CABO VERDE : Voluntários sagram-se campeão regional de basquetebol do Fogo


A formação desportiva de Voluntários do Centro de Juventude de São Filipe sagrou-se campeã regional de basquetebol do Fogo em sénior masculino no quinto e último jogo de play-off.

Os Voluntários beneficiaram de excesso de faltas cometidas pelos jogadores do Spartak para se sagrarem campeão. Durante a partida quatro jogadores do Spartak foram expulsos por excederem o limite de faltas por partida.
A partir daí a equipa de Alto Aguadinha ficou com apenas dois atletas em campo, número insuficiente para aguentar os restantes minutos que faltavam para o término da partida e acabaram por abandonar o recinto de jogo.
No quarto e último período do jogo equipa do Spartak vencia por 57-56, mas com o abandono do campo dos dois atletas do Spartak, a equipa dos Voluntários foi considerada campeã regional do Fogo, época 2011.
Os Voluntários ganham assim o direito de representar a ilha no campeonato nacional da modalidade.

ANGOLA : Angola disputa meias-finais do Afrobasket (sub-16) frente ao Egipto

A selecção nacional de basquetebol em sub-16, que disputa o Campeonato Africano (Afrobasket), que decorre no Egipto, defronta esta noite a formação anfitriã, nas meias-finais da competição.

Quinta-feira, nos quartos de final, os pupilos de Elvino Dias venceram a Argélia por 66-52. Na outra partida a Tunísia defronta o Mali.
Na fase de grupos, Angola averbou duas derrotas diante do Mali (45-53), Tunísia (60-64) e venceu o Congo (57-51). A final da competição, que conta com 10 selecções, está prevista para sábado.

ANGOLA : Campeões em Guimarães para acertar a táctica


A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos, que projecta a sua participação na XXVI edição do Campeonato Africano das Nações da modalidade, vulgo Afrobasket, a disputar-se de 17 a 28 de Agosto próximo, em Antananarivo, capital do Madagáscar, encontra-se desde ontem em Guimarães, Portugal, onde a partir de hoje começa a esboçar a terceira e derradeira etapa de preparação.

Depois de ter cumprido um estágio de aproximadamente dez dias, na região francesa de Pau, a comitiva angolana, que é coordenada por Soares de Campos, pisou o solo português nas primeiras horas da manhã de ontem. Em França, o seleccionador nacional, Michel Gomez, privilegiou os jogos colectivos sem descurar os aspectos técnicos e tácticos.

Hoje, a pré-selecção nacional realiza o seu segundo treino em terras lusas, na antecâmara para o torneio internacional de Guimarães, competição que é disputada de 22 a 24 do mês em curso. Fazem parte do referido torneio as selecções da Roménia, Irão e Portugal. O cinco nacional faz a sua estreia no dia 22, frente ao modesto Irão, selecção que procura impor-se no contexto das nações da “bola ao cesto".

Depois de ter excluído o extremo base, Olímpio Cipriano, durante a primeira etapa de preparação, que decorreu no país, nas províncias de Luanda e Cabinda, o francês Michel Gomez vai afastar mais um atleta, antes de rumar para a República Popular da China, palco da última etapa de preparação. Na China, os decacampeões africanos têm assegurada a participação na Taça Borislav Stankovic, que este ano é disputada em duas versões. Angola figura no Grupo B da XXVI edição do Afrobasket, com as selecções do Chade, com quem se estreia no dia 18 de Agosto, Senegal e Marrocos.

Angolanos procuram
passe para as meias-finais

A Selecção Nacional de basquetebol em masculinos defronta hoje a similar da Argélia, em partida dos quartos-de-final do Campeonato Africano (Afrobasket) em sub-16, que decorre no Egipto. Na primeira fase, Angola, orientada por Elvino Dias, figurou no grupo B, tendo averbado duas derrotas, frente ao Mali (45-53) e Tunísia (60-64) e uma vitória diante do Congo (57-51). África do Sul-Tunísia, Mali-Moçambique e Congo-Egipto completam o calendário. Ontem, registou-se a primeira pausa na competição, cuja final está prevista para domingo.

14 julho 2011

MOÇAMBIQUE : AFROBÁSQUETE DE SUB 16 - Selecção nacional enfrenta Mali a pensar nas meias-finais

COM os olhos postos na qualificação para as meias-finais, a selecção nacional enfrenta esta tarde a sua congénere do Mali, em desafio inserido nos quartos-de-final do Afrobásquete de Sub-16, a decorrer no Egipto. Terça-feira, na derradeira jornada da fase de grupos, a turma moçambicana levou de vencida a Argélia pela marca de 69-65, numa partida em que a melhor unidade foi Helton Ubisse, com um registo de 21 pontos.

Com este triunfo, a rapaziada de Miguel Guambe ocupou o segundo posto do Grupo “A”, ganha pelos egípcios. Apesar de ter perdido diante da África do Sul na segunda ronda, Moçambique acabou por ficar com a vitória, na secretaria, em virtude de os sul-africanos terem sido penalizados por utilização de jogadores acima da idade recomendada. O mesmo sucedeu, aliás, com as formações do Mali e do Congo, no Grupo “B”.

No seu percurso, a nossa selecção iniciou o campeonato perdendo diante dos egípcios por 108-54. A seguir, foi derrotada pelos sul-africanos pela marca de 59-58, entretanto, ganhando o jogo administrativamente, e, no fecho da etapa inicial, bateu os argelinos por 69-65. Com duas vitórias e uma derrota, marcou 181 pontos e sofreu 232, cerca de metade dos quais frente aos anfitriães faraónicos e campeões em título.

Nos desafios de terça-feira, para além do triunfo moçambicano, Egipto venceu África do Sul por 101-57, Tunísia bateu Mali pela marca de 53-51 e Angola sobrepôs-se ao Congo por 57-51. Na classificação do Grupo “A”, Egipto somou seis pontos, Moçambique cinco, Argélia três e África do Sul dois. No Grupo “B”, Tunísia registou seis pontos, Angola cinco, Mali três e Congo dois.

Hoje, para os quartos-de-final, enquanto Moçambique joga com Mali, finalista vencido do último Afrobásquete de Sub-16, realizado há dois anos, no Maputo, África do Sul enfrenta Tunísia, Congo bate-se com Egipto e Argélia tem pela frente Angola.

ANGOLA : Segunda volta do provincial feminino em basquetebol começa hoje

A segunda volta do campeonato provincial de Luanda sénior feminino de basquetebol, que teve início no passado dia 09 de Junho, vai disputar-se hoje, quinta-feira, com a participação de seis equipas.
O Interclube (A) lidera a prova com dez pontos, seguindo-se o 1º de Agosto A com nove.
O sistema de disputa será de 4 voltas a melhor de 3 jogos, passando as quatro primeiras equipas para as meias -finais no sistema cruzado 1x4 e 3x4.

Eis o cartaz da sexta jornada:

C.D.1ºAgosto(B) - Inter-Clube B (P.Rio Seco)
Juventude Viana-Inter-Clube A (Mecanagro Viana)
C.D.1ºAgosto A - Maculusso (P.Rio Seco)

Classficação
Nome do Clube jogos V D F.C PM PS PONTOS
1º Inter-Clube (A) 05 05 0 0 338 194 10
2º 1ºAgosto (A) 05 04 1 0 339 186 09
3º Maculusso 05 03 2 0 267 252 08
4º Inter-Clube (B) 05 02 3 0 217 443 07
5º Juventude de Viana 05 01 04 0 173 246 06
6º C.D.1ºAgosto( B ) 05 00 05 0 180 240 05

ANGOLA : Angola defronta Argélia nos quartos de final


A selecção nacional de basquetebol em masculinos defronta sexta-feira a similar da Argélia, em partida dos quartos de final do Campeonato Africano (Afrobasket) em sub-16, que decorre no Egipto.
Na primeira fase, Angola, orientada por Elvino Dias, figurou no grupo B, tendo averbado duas derrotas, frente ao Mali (45-53) e Tunísia (60-64) e uma vitória diante do Congo (57-51). África do Sul-Tunísia, Mali-Moçambique e Congo-Egipto completam o calendário.

Hoje registou-se a primeira pausa na competição, cuja final está prevista para domingo.

ANGOLA : Pré-selecção está a cumprir penúltima etapa do estágio

A selecção nacional de basquetebol sénior masculina viajou ontem para Lisboa, onde vai iniciar a penúltima fase da preparação, tendo em vista o Campeonato Africano Afrobasket 2011) a ser disputado de 17 a 28 de Agosto em Antananarivo (Madagáscar).
De acordo com o programa dos campeões africanos, depois de dez dias na cidade francesa de Pau, os pupilos de Michel Gomez vão permanecer em Além desta disputa, a selecção angolana terá um jogo de preparação com a similar portuguesa, entre os dias 26 e 27.

No dia 29, a equipa nacional desloca-se à China, já com os 12 para o Afrobasket’2011 definidos, para participar em duas Taças Stankovic, na última etapa da preparação. A primeira de 1 a 4 de Agosto e a segunda de 6 a 9 do mesmo mês, fazendo quatro jogos em cada uma. A 10 de Agosto, os campeões africanos seguem para o Madagáscar, onde disputam o Afrobasket no grupo B, ao lado do Chad, Marrocos e Senegal. A preparação da selecção nacional começou em Luanda, antes de seguir para Cabinda (Angola) e França. Durante este período, os treinos ficaram marcados por exercícios físicos e de recuperação.

13 julho 2011

CABO VERDE : Fogo - Voluntários vence Spartak e adia as contas do título


A equipa masculina dos Voluntários do Centro de Juventude de São Filipe venceu o Spartak por 63-47 e adia a decisão do novo campeão regional de basquetebol do Fogo para a quinta e última partida do play-off, que acontece esta quarta-feira, 13. Depois de duas vitórias em três jogos, o Spartak não conseguiu encontrar os caminhos do cesto, no quarto jogo em que bastava-lhe vencer para sagrar-se campeão. Quando se pensava que o Spartak podia fazer a festa os Voluntários entraram em campo mais determinantes, agressivos. Ficaram adiadas contas do título.
Para o capitão da equipa, David a sua equipa mostrou que tem condições de vencer o campeonato regional. David garante que o título na última partida será ganho pelos Voluntários.
Já o outro capitão da equipa, Dary da Rosa, critica a arbitragem, mas garante que o Spartak fará de tudo para revalidar o título de campeão regional.

As duas equipas voltam à discussão do título regional na próxima quarta-feira, 13, a partir das 20 horas no Polidesportivo Simão Mendes

ANGOLA : Primeira vitória no Afrobasket sub-16

A selecção nacional masculina de basquetebol em sub-16 venceu hoje a congénere do Congo por 57-51, em partida da terceira jornada do Campeonato Africano da categoria (Afrobasket) que decorre no Egipto.
Depois de duas derrotas consecutivas, frente ao Mali e Tunísia por 45-53 e 60-64, respectivamente, os angolanos mantêm-se assim na luta pelo pódio.
Com esta vitória, Angola soma quatro pontos na terceira posição do grupo B, liderado pela Tunísia (6), seguida do Mali (5). O Congo é o último classificado com três.

ANGOLA : Deca-campeões africanos começam com Irão em Guimarães


A selecção nacional sénior masculina de basquetebol, que prepara a sua presença no Campeonato Africano (Afrobasket2011), a ser disputado de 17 a 28 de Agosto em Antananarivo (Madagáscar), estreia-se diante do Irão no Torneio Internacional de Guimarães, Portugal, de 22 a 24 deste mês. A estagiarem na cidade de Pau, França, os campeões africanos deslocaram-se ontem a Portugal, onde vão disputar o torneio. Nas jornadas seguintes, dias 23 e 24, defrontam Portugal e Roménia, respectivamente.

Além do torneio, a selecção angolana terá ainda um jogo de controlo frente à similar portuguesa, entre os dias 26 e 27. No dia 29, a equipa nacional desloca-se à China, já com os 12 para o Afrobasket2011 definidos. Participará em duas Taças Stankovic, uma vez que a Taça Diamante, que habitualmente decorre no mesmo país, não será realizada. A primeira, de 1 a 4 de Agosto, e a segunda, de 6 a 9 do mesmo mês, fazendo quatro jogos em cada uma. A 10 de Agosto, os campeões africanos seguem para o Madagáscar, onde disputam o Afrobasket no grupo B, ao lado do Tchad, Marrocos e Senegal.

12 julho 2011

AFRICANO DE BÁSQUETE SUB 16 - Moçambique defronta Argélia


A SELECÇÃO de basquetebol de Sub-16 em masculinos defronta hoje, a partir das 20:00 horas, a sua similar da Argélia em jogo da terceira e última jornada do Grupo A do Campeonato Africano que decorre desde sexta-feira no Cairo, Egipto.

A equipa moçambicana procurará terminar a primeira fase da prova com um triunfo de modo a encarar os quartos-de-final com mais confiança e motivação, depois de na ronda inaugural ter perdido com o Egipto, por 108-54, e já ontem ter saído derrotado diante da África do Sul, por 59-58, na segunda jornada.
É bem provável que na fase a eliminar o combinado nacional tenha pela frente a Tunísia ou o Mali, primeiro e segundo classificados do Grupo B, respectivamente.
Participam nesta prova oitos selecções, a saber: Moçambique, Angola, África do Sul, Egipto, Tunísia, Mali, Congo e Argélia.
O campeão disputará no próximo ano o Campeonato do Mundo de Sub-17.

CALENDÁRIO DA 3ª E ÚLTIMA JORNADA (HOJE)
14:00 h – Tunísia-Mali (Grupo B)
16:00 h – Congo-Angola (Grupo B)
18:00 h – África do Sul-Egipto (Grupo A)
20:00 h- Argélia-Moçambique (Grupo A)

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE SENIORES FEMININOS DA CIDADE DO MAPUTO - Corte de energia interrompe duelo


O DESAFIO mais aliciante da quarta jornada do Campeonato de Seniores Femininos da Cidade do Maputo entre a Liga Muçulmana e A Politécnica, realizado no pavilhão da primeira formação, foi interrompido devido à falta de energia. O corte de energia verificou-se quando faltavam cinco minutos e 47 segundos para o final, numa altura em que a equipa muçulmana ganhava por 50-38.

A partida será concluída numa data ainda por anunciar, algo que só deverá acontecer depois de a Selecção Nacional Feminina regressar do estágio que irá realizar nas Seychelles entre os dias 14 e 22 do mês em curso, segundo a Associação de Basquetebol da Cidade do Maputo (ABCM).

No confronto entre os vizinhos, Desportivo-Maxaquene, as “tricolores” venceram por 57-40. As “alvi-negras”, que procuram refazer-se da saída das suas melhores jogadoras e do seu treinador para a Liga Muçulmana, não conseguiram evitar mais uma pesada derrota.

O desafio mais emotivo da ronda acabou sendo entre Ferroviário e A Politécnica B. As “locomotivas” saíram derrotadas, por 46-45, uma diferença mínima que reflecte o quão esta partida foi renhida.
A Politécnica comanda com 6 pontos, mais um que o Ferroviário e dois que o Maxaquene, segundo e terceiro classificados, respectivamente.

Em masculinos, realizou-se a sétima jornada da Taça Maputo. O Maxaquene venceu A Politécnica, por 52-40, enquanto a Real Sociedade humilhou a equipa do Aeroporto vencendo-a por 68-19. O Desportivo também não teve mãos a medir e bateu Matolinhas por 58-36.

O Ferroviário, que ficou de fora devido ao número ímpar de equipas, lidera com 12 pontos, mais um que o Desportivo.

Amanhã realiza-se a oitava jornada com os seguintes jogos: Ferroviário-A Politécnica e Desportivo-Matolinhas.

CABO VERDE : Santo Antão: Porto Novo Basket sagra-se campeão regional

A equipa do Porto Novo Basket sagrou-se, sábado, campeã de Santo Antão em basquetebol sénior masculina, ao vencer o Solpontense por 83-44, no penúltimo desafio do play-off, disputado a melhor de uma série de três jogos.
Trata-se do segundo título regional consecutivo conquistado pelo Porto Novo Basket, que terminou a prova só com vitórias, facto realçado pelo capitão da equipa, o poste Nielvis Fortes, que explicou que o domínio absoluto da sua equipa se deveu à união dos jogadores sob a orientação do técnico Rolando Almeida.
Além do campeonato, a formação do Porto Novo Basket conquistou também esta época o torneio de abertura e a taça São João - Porto Novo.
O capitão do Solpontense, Rony Ramos, explicou que a equipa da Ponta do Sol dispõe ainda de um plantel jovem mas que, pelo ano, já vai encarar as provas regionais de uma forma diferente, de modo a vencer títulos.
Para a Associação Regional de Basquetebol de Santo Antão houve esta temporada "um grande campeonato", disputado pelas equipas do Porto Novo Basket, o liceu Suzete Delgado (Ribeira Grande) e pelo Solpontense (Ponta do Sol).
Porto Novo Basket foi fundado em 2001. Depois de vários anos inactivo, renasceu na época transacta, em que foi oficializado e conquistou o campeonato regional, titulo que revalidou esta temporada.
O clube possui uma escola de basquetebol que funciona desde Março do ano passado, com dezenas de jovens.
Em Janeiro deste ano, Porto Novo Basket lançou o projecto basket feminino.

11 julho 2011

CABO VERDE : Seven vence Bairro e leva decisão do título para o quarto jogo


A equipa masculina do Seven Stars venceu a sua congénere do Bairro por expressivos 92 – 68 e adia a decisão do novo campeão regional de basquetebol de Santiago Sul para o quarto jogo, que acontece na próxima quarta-feira. Depois de duas vitórias em outros tantos jogos, o Bairro não conseguiu encontrar os caminhos do cesto ao terceiro jogo e quando se pensava que podia fazer a festa à terceira partida esbarrou num Seven mais agressivo, veloz e determinado em adiar as contas do título.

Perante mais uma grande enchente ruidosa no gimnodesportivo Vavá Duarte – a lembrar os velhos tempos do basquetebol – o Seven Stars de Secuba Condé, Abdulay Fatty, Patrick, Michel Mendes e companhia galvanizou-se e demonstrou estar na luta pelo título. Ainda assim, o Bairro de Joel Almeida, Fábio, Odair, Edy - sentiu muito a ausência de Ivan Almeida (castigado) - está a uma vitória do título de campeão. Já o Seven, para ser campeão tem de vencer os próximos dois jogos que faltam.

As duas equipas voltam à discussão do título regional na próxima quarta-feira, 13, em mais uma noite que se espera de grande emoção e euforia dos adeptos das duas equipas no Vavá Duarte.

09 julho 2011

CABO VERDE : Sal - Liceu Basket vence torneio de abertura

O Liceu Basket sagrou-se campeã do torneio de abertura do campeonato regional de basquetebol feminino. Uma vitória esmagadora das meninas do liceu ao pontuar 64 contra os 12 pontos da equipa de Pretória.No arranque do torneio, que aconteceu esta quinta-feira, 07, as meninas do Zola apresentaram um jogo de ataque rápido e uma defesa pressing a todo o campo. E resultado não podia ser diferente face à velocidade e técnica apresentada pelas alunas. Só na primeira etapa do jogo a tabela marcava 50-5.

A equipa da Pretória não encontrava solução para parar Ornela, autora de 29 pontos, nem para transpor a defesa da jovem equipa do Liceu Basket. O jogo terminou com uns expressivos 64-12. Com este resultado, a equipa jovem, liderada por Zola, adicionou mais um troféu à sua prateleira.

O treinador ficou satisfeito com a prestação de sua equipa, salientando que esta final representou mais uma etapa da formação destas atletas e que cada vitória é nota positiva para as atletas.

AMGOLA : Campeões africanos estreiam-se diante do Irão no torneio de Guimarães

Luanda - A selecção nacional sénior masculina, que prepara presença no Campeonato Africano (Afrobasket2011), a ser disputado de 17 a 28 de Agosto em Antananarivo (Madagáscar), estrea-se diante do Irão no torneio internacional de Guimarães, em Portugal, de 22 a 24 deste mês.

A estagiarem na cidade de Pau, França, os campeões africanos deslocam-se terça-feira para Portugal, onde vão disputar o torneio. Nas jornadas seguintes, dias 23 e 24, defrontam Portugal e Roménia, respectivamente.
Além do torneio, a selecção angolana terá ainda jogo de controlo frente à similar portuguesa entre os dias 26 e 27.
Dia 29 a equipa nacional desloca-se à China, já com os 12 para o Afrobasket2011 definidos. Participará em duas Taças Stankovic, pois a Taça Diamante, que habitualmente decorre no mesmo país, não será realizada. A primeira de 1 a 4 de Agosto e a segunda de 6 a 9 do mesmo mês, fazendo quatro jogos em cada uma.
A 10 de Agosto, os campeões africanos seguem para o Madagáscar, onde disputam o Afrobasket no grupo B, ao lado do Tchad, Marrocos e Senegal.

Calendário:
22 de Julho (Sexta)
18h00 - Irão vs Angola
20h00 - Portugal vs Roménia

23 de Julho (Sábado
15h00 - Roménia vs Irão
17h00 - Portugal vs Angola

24 de Julho (Domingo)
16h00 - Angola vs Roménia
18h00 - Irão vs Portugal

ANGOLA : Desistências adiam estreia de Angola


Ao contrário do que inicialmente estava previsto, a Selecção Nacional de basquetebol masculino em sub-16 não defrontou ontem, em Alexandria, a sua similar da República Democrática do Congo (RDC), em partida referente a primeira jornada do Grupo B, devido a desistência a última da hora do seu confrade da RDC, segundo fez saber Tony Sofrimento, chefe do gabinete técnico e de formação da FAB. “De facto hoje (ontem) não jogamos com a RDC como inicialmente estava previsto devido a desistência dos nossos vizinhos”, asseguro o executivo da federação.

Aquele responsável afirmou por outro lado, que a estreia da Selecção Nacional acontece apenas hoje, sábado, frente a Tunísia. Para além da Republica Democrática do Congo, às selecções da Nigéria, Líbia e Guiné também disseram não a III edição do Campeonato Africano das Nações da categoria, vulgo Afrobasket, competição que é selectiva ao Campeonato do Mundo do Canadá, que será disputado em 2012. Entretanto, presume-se que a instabilidade política que se vive actualmente no Egipto, fundamentalmente na sua capital, Cairo, terá forçado a desistência das selecções acima referenciadas.

Em face da desistência das quatro selecções nomeadamente a Nigéria, Líbia, República Democrático do Congo e Guiné, o Comité Organizador da III edição do Campeonato Africano das Nações foi obrigado a fazer o reajusto dos Grupos A e B. De doze selecções subdivididas em seis para cada Grupo, o Afrobasket de Alexandria ficou reduzida a oito selecções designadamente Egipto, país anfitrião e campeão africano em título, Argélia, Moçambique, África do Sul, Mali, vice-campeão africano, Congo Brazzaville, Angola e Tunísia.
No Grupo A fazem parte as selecções do Egipto, Argélia, Moçambique e África do Sul, ao passo que no Grupo B, figuram às selecções de Angola, Congo Brazzaville, Mali e Tunísia. Ontem, depois da cerimónia de abertura da edição número três do Afrobasket em sub-16, a selecção anfitriã, Egipto, defrontou a sua similar de Moçambique mas, até ao fecho da nossa edição desconhecíamos o resultado final.

Femininas intensificam preparação

A onze dias do embarque da Selecção Nacional feminina em sub-16, que de 22 a 30 do mês em curso, vai competir na II edição do Campeonato Africano das Nações da categoria, vulgo Afrobasket, a decorrer em Alexandria, Egipto, intensifica a sua preparação. Sob batuta de Elisa Pires, seleccionadora nacional, o cinco nacional tem aprimorado fundamentalmente os aspectos técnicos e tácticos, visando uma participação auspiciosa no certame.

Dez selecções vão participar do Afrobasket feminino nomeadamente Mali, campeã africano em título, Egipto, vice-campeã, Angola, medalha de bronze, Argélia, Tunísia, Guiné, Nigéria, República Democrática do Congo e Zimbabwe. Elisa Pires trabalha com as seguintes atletas: Dumilde Zombo, Adjane Francisco, Beatriz Sende, Josefa Freitas, Maria Costa, Maria Yanga, Celma da Silva, Telma Rodrigues, Morena Miguel, Tuth Paim, Vania Gonçalves, Edna Diogo, Iracelma Rocha, Maria André.
MC

CABO VERDE : São Vicente – Play off: Academica vs Cruzeiros na final

A equipa de Basquetebol do Cruzeiros apurou-se para a final do regional de basquetebol de São Vicente ao vencer o Atletico, campeão em titulo, por 62-61, no terceiro e ultimo jogo desta serie do play off. Depois de estarem empatadas a um jogo cada, as duas equipas proporcionaram um jogo equilibrado com a vitoria de diferenca de um ponto a aparecer so a quatro segundos do fim, num cesto de Cesar. Fica assim reservado um derby entre as rivais Academica e Cruzeiros na final, marcado para quarta feira, 13, as 20h.

08 julho 2011

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE BASQUETEBOL - Estrelas vão cintilar?


QUANDO “todo o mundo” se prepara para amanhã, ao princípio da noite, tomar o caminho que vai dar ao pavilhão da Liga Muçulmana – completamente reabilitado –, a pergunta que se coloca é a seguinte: será que, de facto, as estrelas vão cintilar? A questão não surge por acaso. É que, nas quatro linhas, estarão frente-a-frente algumas das melhores executantes da bola-ao-cesto nacional, certamente também interessadas em proporcionar um grande espectáculo de basquetebol, no aguardado encontro entre Liga Muçulmana e A Politécnica.

O desafio terá o seu início às 18.00 horas e conta para a quarta jornada do Campeonato de Seniores Femininos da Cidade do Maputo. A avaliar pela abundância de nomes sonantes em ambos os contendores, escusado será dizer que reina uma grande expectativa em redor da partida, que deverá ser o primeiro grande teste das “muçulmanas” na prova, face a umas “universitárias” que têm estado a demonstrar a sua apetência pelo título.

A anteceder este embate, jogarão os vizinhos Desportivo e Maxaquene, a partir das 16.30 horas, fazendo recordar o “derby” dos bons velhos tempos. Já no campo do Ferroviário, as “locomotivas”, outras candidatas ao título, terão pela frente A Politécnica B, às 18:00.

Em relação aos masculinos, referência para o facto de o Maxaquene, campeão nacional, se encontrar irreconhecível na Taça Maputo. Na quarta-feira, os “tricolores” perderam diante da Real Sociedade por 52-47, no mesmo dia em que Desportivo derrotou Costa do Sol pela marca de 61-55.

A Taça Maputo prossegue no domingo, com a efectivação de três embates da sétima jornada, no recinto dos “locomotivas”: Aeroporto-Real Sociedade, às 15.00 horas; Matolinhas-Universidade Pedagógica (16.30) e A Politécnica-Maxaquene (18.00).

Entretanto, fora de portas, a selecção nacional masculina de Sub-16 estreia-se hoje no Afrobásquete da categoria, a decorrer no Egipto. A turma moçambicana defronta a Guiné, para o Grupo A.

ANGOLA : Selecção abre africano com a RDC


A Selecção Nacional de basquetebol masculino em sub-16 defronta hoje, sexta-feira, a sua similar da República Democrática do Congo, em partida referente a primeira jornada do Grupo B da III edição do Campeonato Africano das Nações da categoria, vulgo Afrobasket, competição que se disputa até ao dia 17 do mês em curso, na cidade de Alexandria, Egipto.

Depois de ter escalado a cidade de Alexandria nas primeiras horas da manhã de ontem, o combinado nacional, orientado tecnicamente por Elvino Dias, realizou um treino de adaptação ao piso que vai acolher a III edição do africano em sub-16, prova que é selectiva ao Campeonato do Mundo, que será disputado no Canadá, em 2011. Refeitos praticamente do cansaço, fruto do desgaste da viagem, os pupilos de Elvino Dias vão procurar começar a edição número três do africano de Alexandria, com uma vitória.

Sem duas das suas principais unidades que não seguiram viagem para o palco da competição, devido a problemas administrativos, o cinco nacional vai apostar no colectivismo para ultrapassar a formação da República Democrática do Congo, que fisicamente é bastante forte em relação o combinado nacional. Para esta competição, o seleccionador nacional traçou como meta os lugares cimeiros que darão acesso a fase final do Campeonato do Mundo do Canadá.

A selecção Nacional está inserida no Grupo B juntamente com a República Democrática do Congo, Mali, vice-campeão africano, África do Sul, Tunísia e Líbia. Já o Egipto, campeão africano em título, figura no Grupo A ao lado das selecções do Nigéria, medalha de bronze da última edição, Argélia, Moçambique, Guiné, e Congo Brazzaville.

Eis os jogadores que vão disputar o Afrobasket de Alexandria: Carlos Cabral, Esmael Bargão, Fernando Kambuando, Ramalianes da Silva, José Kipanda, António Congo, Aldair Carlos, Simba Bunga, Duarte Vicente, Vladir Gonçalves, Damba Lenda e Rui Monteiro.

07 julho 2011

CABO VERDE : Fogo: Spartak vence Voluntários e empata play-off


Spartak e Voluntários voltaram a encontrar-se nesta quarta-feira, 06, para o segundo jogo da final do Campeonato Regional de Basquetebol do Fogo. Desta vez a vitoria sorriu ao Spartak que venceu os Voluntários do Centro da Juventude de São Filipe por 63-54, empatando assim o play-off (1-1). Na primeira partida os Voluntários venceram por 68-66. O terceiro jogo está previsto para o próximo sábado a partir das 19 horas no Polivalente Simão Mendes. A finalíssima do campeonato sénior masculino de Basquetebol na ilha do Fogo é disputado em cinco jogos . Quem vencer três dos cinco encontros programados sagra-se campeão regional do Fogo e ganha o direito de representar a ilha no campeonato nacional da modalidade.

CABO VERDE : Bairro a uma vitória do título em Santiago Sul


Ao bater o Seven Stars por 89 – 81 no segundo jogo do play-off final, a equipa masculina do Bairro ficou a uma vitória de garantir o título de campeão regional de basquetebol em Santiago Sul. Para esta vitória, o Bairro contou com grande apoio dos seus adeptos eufóricos que não pararam de gritar no princípio ao fim do jogo. Do outro lado, mesmo perdendo, os adeptos do Seven Stars também não pouparam nos apoios e incentivo à sua equipa. Ao intervalo o Bairro vencia por 35 - 30.

O gimnodesportivo estava quase cheio, a lembrar os velhos tempos e a provar que o basquetebol está de volta para conquistar os praienses com grandes espectáculos da bola ao cesto.

As duas equipas voltam a jogar no próximo sábado, para decidir o título. Ao Bairro basta ganhar o terceiro jogo para fazer a festa do título. Já o Seven tem tarefa complicada e para chegar ao título regional tem de ganhar os próximos três jogos.

No regional de basquetebol feminino de Santiago Norte, o Seven Stars bateu o ABC por 61 – 35.

MOÇAMBIQUE : Criada em Nampula escola de basquetebol

NTSAY Escola de Basquetebol (NEB), este é o nome de uma escola da bola-ao-cesto a ser apresentada no sábado em Nampula, numa cerimónia a ter lugar no auditório da Faculdade de Educação e Comunicação da Universidade Católica de Moçambique.

O acto deverá contar com a presença dos pais e encarregados de educação dos cerca de 150 alunos/atletas, com idades compreendidas entre os 7 e os 14 anos, que pertencem a esta instituição.
De acordo com Carlos Tomo, director do NEB, a sua instituição, sem fins lucrativos, pretende acolher crianças daquele escalão etário para aprenderem os fundamentos básicos da prática do basquetebol, ocupando de uma forma sustentável e saudável os seus tempos livres, agregando outras acções educativas para o bem dos petizes.

O NEB vai funcionar nas instalações da Faculdade de Educação e Comunicação da UCM, sedeada na cidade de Nampula, com a qual assinou um acordo com vista a usar o seu campo polivalente, que nos últimos anos tem acolhido, com muito sucesso, o torneio de mini-básquete Millennium bim.

MOÇAMBIQUE : AFROBÁSQUETE DE SUB-16 - Atletas familiarizam-se com ambiente faraónico

EM terras faraónicas desde ontem, os atletas moçambicanos que integram a selecção masculina de basquetebol de Sub-16 encontram-se já a se familiarizar com o ambiente egípcio, a 24 horas do arranque do Afrobásquete da categoria, a ter lugar na cidade de Alexandria, a capital da bola-ao-cesto daquele país.

A equipa nacional está no Grupo A e estreia-se precisamente amanhã, primeiro dia da competição, tendo como adversária a Guiné. No seio do grupo treinado por Miguel Guambe reina algum optimismo e a primeira meta, para já, é conseguir o apuramento para os oitavos-de-final, o mesmo que dizer classificar-se entre os primeiros quatro da série.

Na sua caminhada, depois de defrontar os guineenses de Conacry, a nossa rapaziada irá defrontar, sucessivamente, RD Congo, no sábado; e Argélia, no domingo. Na segunda-feira será observado o primeiro descanso geral na competição, para, no regresso, a turma nacional enfrentar Egipto, na terça; e terminar a primeira fase diante da Nigéria, na quarta.

A terceira edição do Afrobásquete de Sub-16, cujo vencedor irá representar o continente no Campeonato do Mundo de Sub-17 do próximo ano, conta com uma participação recorde de 12 selecções e, para além do grupo de Moçambique, estão noutra série as selecções do Mali, Congo, África do Sul, Angola, Líbia e Tunísia.

Na última competição, disputada em Maputo em 2009, o título foi conquistado pelo Egipto, que na final derrotou o Mali. Na ocasião, a nossa selecção classificou-se na quinta posição.

A delegação moçambicana ao Egipto integra 17 elementos, entre eles 12 atletas. Liderada por Renato Bambo, da Federação Moçambicana de Basquetebol, fazem parte da comitiva os técnicos Miguel Guambe (principal) e Ernesto Matlombe (adjunto), o massagista Zeferino Escrivão e o árbitro acompanhante Artur Bandeira.

Os 12 jogadores são os seguintes: Elton Ubisse, Yuri Chambal, Pheneias Macuiane, Nuno Veloso, Braiton Francisco, Gouvind Mangilal, Hugo Martins, Klaus Bunguele, Castro Vilanculos, Youran Malate, Carlos Manhiça e Frengue Getimane.
Refira-se que depois desta prova seguir-se-á, também no Egipto, o Afrobásquete de Sub-16 em femininos entre os dias 22 e 31 de Julho. Dez formações irão participar na competição, estando Moçambique no Grupo A, a par do Egipto, Guiné, Argélia e Nigéria. Já o Grupo B terá as selecções do Mali, campeão em título, Zimbabwe, RD Congo, Angola e Tunísia.

Devido ao número ímpar de equipas, calhou à turma nacional folgar logo na jornada inaugural, no dia 22, daí que somente entra em prova a 23, diante da Guiné. Seguem-se depois os embates contra Nigéria, a 24, Argélia, no dia 25, e Egipto, a 26.

ANGOLA : Angola já respira ares de Alexandria


A Selecção Nacional de basquetebol masculina em sub-16 que a partir de amanhã, sexta-feira, começa a competir na III edição do Campeonato Africano das Nações da categoria, está desde as primeiras horas desta manhã, na cidade de Alexandria, Egipto, palco da prova que é selectiva ao Campeonato do Mundo do Canadá, em 2012. A comitiva angolana chefiada por Tó Ventura, um dos membros da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), pernoitou ontem no Cairo, cidade que perdeu a organização da III edição do Afrobasket, devido a instabilidade política.

Depois do repouso merecido em face naturalmente do desgaste físico, resultante da viagem, os pupilos de Elvino Dias vão realizar no período vespertino o primeiro e último ensaio, antes do embate de amanhã, sexta-feira, diante da República Democrática do Congo, em partida referente a primeira jornada do Grupo B. Antes de deixar ontem a capital do país, Luanda, o seleccionador nacional, Elvino Dias, reafirmou o desejo de subir ao pódio no Afrobasket de Alexandria.

“Depois de termos feitos uma boa preparação, em face naturalmente das excelentes condições de trabalho que a direcção da Federação Angolana de Basquetebol nos colocou a disposição, só nos resta lutar pelos lugares cimeiros da competição e quem sabe alcançar o apuramento ao Campeonato do Mundo do Canadá, que será disputado em 2012”, garantiu o comandante dos sub-16.
O cinco nacional está inserido no Grupo B juntamente com a República Democrática do Congo, com que se estreia amanhã, sexta-feira, Mali, vice-campeão africano, África do Sul, Tunísia e Líbia.

Já o Egipto, campeão africano em título, figura no Grupo A ao lado das selecções do Nigéria, medalha de bronze da última edição, Argélia, Moçambique, Guiné, e Congo Brazzaville. Eis a lista dos jogadores que vão disputar a III edição do Afrobasket de Alexandria: Carlos Cabral, Esmael Bargão, Fernando Kambuando, Ramalianes da Silva, José Kipanda, António Congo, Aldair Carlos, Simba Bunga, Duarte Vicente, Vladir Gonçalves, Damba Lenda e Rui Monteiro.

Fiba-Afrique convida
dirigentes angolanos

Gustavo da Conceição e Tony Sofrimento, presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) e o secretário-geral respectivamente, foram convidados pela Fiba-Afrique a fim de participarem a 19 do mês em curso, de uma reunião no Cairo, Egipto, que vai marcar os cinquenta anos de existência do organismo que tutela a modalidade no continente berço da humanidade.
De acordo com Tony Sofrimento que prestou estas declarações ao Jornal dos Desportos, a viagem para o local do certame acontece entre os dia 17 e 18 do mês em curso.

“De facto confirmo o convite que nos foi formulado pela a Fiba-Afrique a fim de marcáramos presença na reunião do dia 19. Dentre os vários assuntos que serão tratados, o centenário do organismo que tutela a modalidade em África, assinalado no pretérito mês de Junho será um dos pontos alto do conclave”, disse Tony Sofrimento. MC