Africa Basquetebol

29 janeiro 2011

ANGOLA : 1º de Agosto e Libolo abrem segunda edição da Compal

As equipas angolanas do 1º de Agosto (campeão nacional) e Recreativo do Libolo (vencedor da Taça) defrontam-se na primeira jornada da Supertaça Compal, a ser disputada no dia 11 de Fevereiro, na abertura da prova que fará disputar a sua segunda edição em Portugal.

Os representantes angolanos jogam às 19 horas no pavilhão de Campo Pequeno (Lisboa), antes do jogo entre as formações portuguesas do Sport Lisboa e Benfica e FC Porto (21 horas).
A informação foi prestada hoje em conferência de imprensa, em Luanda, pelo presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB), Mário Saldanha, realçando que espera por uma prova equilibrada, tendo em conta o nível dos intervenientes.
“Estarão a competir as melhores equipas de Angola e Portugal, por isso aguarda-se por um torneio competitivo, como aconteceu na primeira edição, em Luanda”, frisou.
Da mesma opinião é o delegado da Sumol+Compal em Angola, Filipe Barros, que disse ser uma honra para a instituição que representa patrocinar um evento da dimensão da Supertaça.
A transmissão da prova, para África, foi garantida pela Televisão Pública de Angola (TPA), que esteve representada por um dos seus administradores, Ernesto Bartolomeu.
A prova, integrada nos calendários das federações angolana e portuguesa, conta em 2011 com 1º de Agosto, campeão angolano e o Libolo, vencedor da Taça de Angola, além do Benfica, campeão português, e FC Porto vencedor da Taça daquele país europeu.
Quanto à premeação, o vencedor vai receber um cheque de 10.000 euros, o finalista vencido será contemplado com 7.500 euros, enquanto terceiro e quarto classificados receberão, respectivamente, 5.000 e 2.500 euros.

ANGOLA : Alberto Babo diz que 1º de Agosto soube controlar jogo

O técnico português ao serviço do Petro de Luanda, Alberto Babo, reconheceu a superioridade do 1º de Agosto no jogo entre ambas, referente à primeira jornada da segunda volta do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculinos.

Para si, os “militares” souberam controlar o encontro e por isso saíram vitoriosos.
Por outro lado, criticou a exibição dos árbitros.
“Têm que ter mais atenção no ajuizamento dos lances, pois, quando o jogador tem a bola, o contacto já não é admitido”, sublinhou.
Ainda assim, disse que o Petro de Luanda continua na “luta” pelo título e que vai continuar a trabalhar para atingir o objectivo. “Perdemos a guerra e não a batalha”, acrescentou.

ANGOLA : Técnico "militar" realça evolução da equipa

O técnico adjunto do 1º de Agosto, Paulo Macedo, afirmou hoje, em Luanda, que os “rubro-negros” estão a atingir o nível desejado no Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculinos (BAI-Basket).

Falando à Angop, no final do encontro diante do Petro de Luanda, em que venceram por 97-92, o adjunto de Luís Magalhães disse não ser ainda a forma ideal, mas ressaltou que estão a subir de rendimento de jogo para jogo.
“Para nós ainda é pré-época. No momento certo estaremos em forma para discutir a nossa posição no campeonato”, salientou.
Explicou que no jogo de hoje a equipa ganhou na defesa. “Estivemos muito bem neste sector, fomos disciplinados e superiores neste sentido”, acrescentou.
Com esta vitória, os “militares” somam 24 pontos na primeira posição da competição, seguidos pelo Libolo, com menos um ponto. O Petro está no quarto posto com 21.

ANGOLA : 1º de Agosto bate Petro no Codenm


Numa partida jogada ao sprint total do primeiro ao último minuto, com os atletas das duas equipas a evidenciarem grande capacidade de concretização nos lançamentos a longa distância, a formação caseira (1º de Agosto) acabou por ser mais feliz, tendo vencido o seu arqui-rival, Petro de Luanda, por 97-92, em partida de maior cartaz da segunda jornada da segunda volta da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos.

Nem mesmo as altas temperaturas que se fizeram sentir ontem na capital angolana, no início da noite fez com que os artistas da “bola ao cesto” proporcionassem aos amantes da modalidade uma qualidade refinada de basquetebol, por sinal, o melhor do continente berço da humanidade. Aliás, militares e petrolíferos ostentam nesta altura o estatuto de melhores equipas da actualidade.

Apesar da juvialidade da equipa do Eixo-viário, o Petro de Luanda que ontem foi liderado pelo jovem Paulo Santana, que se evidenciou nos lançamentos a longa distância, a par de Carlos Morais, cestinha da partida com 21 pontos, pecou mais uma vez na falta de maturidade da maior parte dos seus jogodares, ao contrário do seu opositor que se valeu mais uma vez da maior experiêcia dos seus executantes.

A formação petrolífera entrou melhor no desafio mas, rapidamente os militares se recompuseram, tendo terminado o período inicial com uma vantagem de 11 pontos (29-18). Com Paulo Santana a conduzir as acções ofensivas da turma do Eixo-viário, fundamentalmente no segundo quarto, a equipa forasteira conseguiu um parcial de 23-21, perfazendo 50-45 a favor do Clube Central das Forças Armadas Angolanas.

No terceiro quarto o equilíbrio voltou a caracterizar o desafio, apesar de em alguns momentos da partida o trio de arbitragem liderado por Fernando Pacheco “Baganha” ter permitido muito contacto físico. Os militares anotaram 24 pontos, contra 22 do Petro, tendo o resultado se fixado neste quarto em 74-67. Apesar de o Petro de Luanda ter vencido o quarto derradeiro (25-23), acabou por perder no cômputo geral por 97-92. Joaquim Gomes “Kikas” foi o rei dos ressaltos com 10 (7/3).

O internacional angolano conseguiu ainda a valorização de 27. Nos lançamentos a longa distância o Petro superiorizou-se, tendo conseguido uma percentagem de 40, contra 32 da formação militar. Nos dois pontos o 1º de Agosto esteve melhor, dos 38 lançamentos tentados converteu 23, obtendo por isso, uma percentagem de 61, contra 54 da equipa petrolífera (19/35). O cabo-verdiano Mário Correia e o angolano Joaquim Gomes “Kikas” destacaram-se no conjunto rubro e negro, com 20 e 17 pontos respectivamente. Os militares lideram a competição, agora com 25 pontos, seguido do Libolo e Petro, com 23 e 21 pontos respectivamente.

Ficha Técnica
Pavilhão do Codenm: Com uma assistência a rondar os 1.200 espectadores
Arbitragem: Fernando Pacheco, António Bernardo e Clésio Franci

1º de Agosto: Filipe Abraão (10), Adilson Baza (2), Mário Correia (20), Joaquim Gomes “Kikas” (17), Felizardo Ambrósio (11), Vladimir Ricardino (8), Hélder Ortet (0), Adolfo Quimbamba (0), Carlos Almeida (7), Miguel Lutonda (14), Karton Mims (8), Hermenegildo Santos (0).
Treinador: Luís Magalhães

Petro: Braúlio Morais (7), Rodrerick Nealy (13), Roberto Fortes (3), Paulo Barros (0), Paulo Santana (15), Miguel Kiala (3), Cedric Isom (15), Hélder Gonçalves (0), Vladimir Pontes (0), Hermenegildo Mbunga (11), Idelfonso Kiteculo (4), Carlos Morais (21).
Treinador: Alberto Babo

Marcha do marcador: 29-18,
50-45, 74-67, 97-92

Militares e libolenses
abrem Supertaça Compal

As formações do 1º de Agosto e do Recreativo do Libolo defronta-se a 11 de Fevereiro próximo, às 19h00, no Campo Pequeno, em Lisboa, Portugal, em partida referente à primeira jornada da segunda edição da Supertaça Compal de basquetebol em seniores masculinos. Para o complemento da ronda jogam Sport Lisboa e Benfica e Futebol Clube do Porto. prova que ontem foi apresentada em conferência de imprensa, no Hotel Trópico, em Luanda será disputada no sistema de todos contra todos a uma volta, sagrando-se vencedor a equipa que amealhar o maior número de pontos.

A Televisão Pública de Angola e a Sport TV vão assegurar a transmissão do torneio. Entretanto, ao contrário do que foi anunciado na primeira edição, disputada em Luanda, o certame vai continuar a congregar apenas as equipas de Angola e Portugal, segundo fez saber Filipe Barros, representante da Compal em Angola. “O torneio foi concebido para os dois países (Angola e Portugal) mas, isso, não significa que um dia não possamos estender para outros países da língua de Camões. Agora, uma coisa é certa, nos próximos quatro anos a contar com o ano passado, o torneio será disputado nos dois países em sistema alternado”, assegurou Filipe Barros.

O representante da Compal em Angola anunciou para breve, o arranque do projecto três contra três nas escolas do primeiro e segundo ciclos, programa que já teve início em Portugal. Mário Saldanha, presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, e Jean Jacques da Conceição, vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol voltaram a agradecer ao patrocinador pelo contributo que tem dado para o desenvolvimento do basquetebol nos dois países. M.C

Chuva força adiamento
do jogo ASA - Interclube

A chuva miúda que se abateu ontem em Luanda, ao princípio da noite, fez com que o desafio entre o ASA e o Grupo Desportivo Interclube não terminasse em função da infiltração da água que invadiu o pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva. Em função disso, a partida foi transferida para a próxima terça-feira, no mesmo local. A decisão resultou do acordo entre o técnico José Carlos Guimarães (Interclube) e Carlos António Dinis (ASA). Ainda ontem, para a segunda jornada da segunda volta, o Sporting de Cabinda derrotou a formação do Futebol Clube Vila Clotilde, por 94-53.

Hoje, a competição faz disputar a terceira jornada que compreende o seguinte cartaz: Sporting de Cabinda – Libolo, 1º de Agosto – Sporting de Luanda, Santos – Vila, Cduan –Petro de Luanda, ASA - Vila Estoril e Interclube - Lusíadas. M.C

28 janeiro 2011

MOÇAMBIQUE : NACIONAL DE FEMININOS: Começam confrontos entre os candidatos

DEPOIS da abertura, ontem, com dois desafios que praticamente não ofereceram quaisquer indicações sobre o quao renhido e bastante competitivo será o evento, o Campeonato Nacional de Basquetebol de Seniores Femininos conhece esta noite, no pavilhão do Desportivo, jogos em que os candidatos ao título já se confrontam, tal é o caso do embate entre A Politécnica e Ferroviário, a partir das 19.15 horas.

Trata-se de um frente-a-frente entre dois conjuntos que se equivalem e que, para além de estarem com os olhos postos no “canecão”, apresentarão nas quatro linhas algumas das nossas melhores executantes e que há dias brilharam na África do Sul nas eliminatórias zonais para o Afrobásquete Mali-2011. Falamos, do lado
“universitário”, de Aleia Rachide, Delmira Castro e Marta Ganje; pela banda “locomotiva”, de Deolinda Gimo, Nádia Zucule e da regressada Carla Silva.

Escusado será dizer que estamos perante um jogo cujo resultado é absolutamente imprevisível, dado o equilíbrio de forças que teremos ao longo do prélio, com as jogadoras de ambas as formações a oferecer o máximo de si em busca do melhor resultado possível.

O Desportivo, campeão em título, após o descanso na jornada inaugural, em virtude de o campeonato comportar um número ímpar (cinco) equipas participantes, entra hoje em cena, às 17.30 horas, tendo pela frente Soprotecção de Quelimane, o nóvel clube zambeziano que tem estado a fazer uma grande aposta na bola-ao-cesto. A turma “alvi-negra”, quiçá com as melhores atletas do país, não deverá enfrentar dificuldades de maior para sair vencedora.

Nesta segunda jornada fica de fora o Maxaquene, para, amanhã, se disputar a ronda mais espectacular do campeonato, através dos confrontos. A Politécnica-Maxaquene e Desportivo-Ferroviário.

Este Nacional de Basquetebol de Seniores Femininos é disputado no seguinte sistema: os quatro primeiros classificados desta primeira fase transitam para as meias-finais, marcadas para 2 de Fevereiro, com o primeiro a defrontar o quarto e o segundo o terceiro. A final da prova acontecerá no dia 3, Feriado Nacional, por ocasião do Dia dos Heróis Moçambicanos.

Portanto, como se pode depreender, a luta neste momento reside na tentativa de qualificação para as meias-finais, que se antevêem extremamente empolgantes, pois, se a profecia se cumprir, envolverão as quatro equipas da capital do país, faltando apenas conhecer o seu escalonamento.

JOGOS DE ONTEM
Soprotecção-A Politécnica (43-106)
Maxaquene-Ferroviário (53-71)

ANGOLA : 1º de Agosto e Petro "aquecem" BAI-Basket

1º de Agosto, líder à condição, com 22 pontos, e Petro de Luanda, terceiro, 20 e menos um jogo, disputam hoje, às 18h00, no Pavilhão do CODENM, o jogo mais aguardado do basquetebol angolano.
O desafio, pontuável para a primeira jornada da segunda volta da primeira fase do Campeonato Nacional Seniores Masculinos de Basquetebol, BAI-Basket, tem desfecho imprevisível, dado o equilíbrio que marca as disputas entre os arqui-rivais.
Sem casos clínicos nos plantéis, campeões nacionais e tricolores partem para o jogo em igualdade de circunstâncias. Com plantéis equiparados, militares e petrolíferos, cujo objectivo é conquistarem a 33ª edição do nacional maior, vão, certamente, disputar o encontro até ao limite das capacidades, de forma a chamarem a si o triunfo, que permita ao vencedor afastar-se o mais possível da concorrência. Mais próximas da qualidade exibicional a que habituaram sócios, adeptos e comentadores desportivos, as duas formações, cujo saldo é idêntico, 11 jogos, nove vitórias, e duas derrotas, têm, no frente-a-frente desta noite, um osso duro de roer.
Já com o base Armando Costa disponível, os rubro e negros, apesar de equiparados aos tricolores do Eixo Viário , são candidatos à vitória. Possuidores de um conjunto homogéneo e experiente, os militares do Rio Seco, precisam apenas de voltar a ser a equipa astuta de costume.
O Petro de Luanda, orientado por Alberto Babo, pode, na eventualidade de abordar o desafio humildemente, com a capacidade de sofrimento e espírito de entreajuda que vem o caracterizando, aliando à eficácia nos lançamentos de campo, vergar os donos da casa perante a sua exigente legião de adeptos.
Lançados os dados, a ver vamos quem sai vencedor no final dos 48 minutos. Luís Magalhães pode fazer alinhar os seguintes jogadores Miguel Lutonda, Joaquim Gomes “Kikas”, Islando Manuel, Vladimir Ricardino, Carlos Almeida, Hélder King Ortet, Armando Costa, Felizardo Ambrósio, Adilson Baza, Felipe Abraão, Mário Correia, Curtys Mims e Hermenegildo Santos. Alberto Babo conta pode contar com Paulo Santana, Carlos Morais, Yuri Suingue, Roderick Neal, Romenigue Sambo, Paulo Barros, Cedrick Isome, Hélder Gonçalves, Vlademir Pontes, Divaldo Mbunga, Ildefonso Kiteculo, Miguel Kiala, Braúlio Morais, Roberto Fortes, Pedro António e Denilson Coelho.

Completam a ronda os seguintes jogos:

Sporting de Luanda X Libolo
Sporting de Cabinda X Vila Clotilde
Santos FC X Vila Estoril
CDUAN X Lusíadas
ASA X Interclube

ANGOLA : Rivais travam duelo no Rio Seco


O Pavilhão do Codenm vai aquecer hoje, a partir das 19h00, quando a formação do 1º de Agosto receber o seu arqui-rival, Atlético Petróleos de Luanda, na partida de maior cartaz da segunda jornada da segunda volta do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, também designado BAI Basket. Depois de terem vergado os seus opositores na primeira volta, por 91-77, os militares, que até ao momento averbaram apenas uma derrota, frente ao Interclube (68-81), vão procurar alcançar mais um triunfo no desafio desta noite.

O 1º de Agosto, que ocupa o segundo lugar da classificação, com 22 pontos, menos um que o líder Libolo, vai tentar distanciar-se ainda mais do seu arqui-rival, que ocupa o terceiro posto, com 20 pontos. O internacional angolano Armando Costa é a grande novidade no cinco inicial da equipa rubro e negra, depois de cumprir um período forçado de férias de seis meses, devido a uma lesão que contraiu no joelho esquerdo no meio da época transacta, tendo ficado de fora do Mundial da Turquia, no ano passado.

Vão fazer ainda parte do quinteto inicial Felizardo Ambrósio, Carlos Almeida, Joaquim Gomes “Kikas” e o cabo-verdiano Mário Correia. Esta manhã, a equipa do Rio Seco realiza a última sessão de treinos, onde se vão montar as estratégias para neutralizar os petrolíferos da capital. Apesar de reconhecer a potencialidade do seu arqui-rival, os petrolíferos da capital comandados por Carlos Morais, internacional angolano, além dos norte-americanos Roderick Nealy e Cedrick Isom, vão tentar vergar os militares pela primeira vez na presente época desportiva.

Clinicamente, o grupo liderado pelo português Alberto Babo está bem. A partida de mais logo é de difícil prognóstico, a julgar pelo potencial, tanto individual, como colectivo, dos contendores. O Pavilhão do Codenm, conhecido como “inferno”, deve registar hoje mais uma enchente.

Baganha e António Bernardo
ajuizam mais um clássico

Fernando Pacheco “Baganha” (internacional), António Bernardo e Clésio Francisco foram os juízes escolhidos pelo Conselho de Arbitragem da federação angolana da modalidade para apitarem o clássico dos clássicos da “bola ao cesto”. A actuação dos homens do apito tem sido bastante criticada pelos agentes desportivos (treinadores, dirigentes e atletas) pelo que se espera uma arbitragem isenta no prélio de mais logo. MC


Supertaça Compal
é apresentada hoje

A segunda edição da Supertaça Compal de basquetebol em seniores masculinos, que este ano se disputa em Lisboa, de 11 a 13 de Fevereiro próximo, vai ser apresentada hoje, às 15h30 minutos, em conferência de imprensa, numa das salas do Hotel Tropico, em Luanda. Uma delegação da Federação Portuguesa de Basquetebol, encabeçada pelo seu presidente, Mário Saldanha, esta desde a última segunda-feira, em Luanda, para acertar os últimos pormenores com a sua congénere angolana. A competição, que teve o pontapé de saída na capital angolana, no ano passado, junta os campeões nacionais e vencedores da Taça de Angola e Portugal.

Enquadrada no protocolo de cooperação entre os dois países, a prova visa a troca de experiências entre as duas nações, e pode estender-se aos restantes países de língua portuguesa num futuro breve, segundo fez saber Mário Saldanha. Para a edição número dois da Supertaça Compal estão confirmadas as participações do 1º de Agosto, campeão nacional em título, Recreativo do Libolo, vencedor da Taça de Angola, Sport Lisboa e Benfica e Futebol Clube do Porto. O Benfica é o actual campeão em título da Supertaça Compal. O vencedor vai receber um cheque de 10 mil euros, o finalista 7.500 euros, o terceiro cinco mil e o quarto 2.500. MC

ASA defronta Interclube

Na outra partida de destaque da segunda jornada da segunda volta do BAI Basket, agendada para hoje, o ASA recebe, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, às 18h00, o Interclube. Depois de ter perdido em pleno Pavilhão 28 de Fevereiro, por 80- 83, frente aos aviadores, no prélio da primeira volta, os pupilos de José Carlos Guimarães, que na última terça-feira venceram de forma apertada o CDUAN, por 92-88, vão procurar desforrar-se do desaire caseiro.

Aviadores e polícias vão seguramente proporcionar, logo mais, um bom espectáculo da “bola ao cesto”. Embora a equipa ainda não esteja a cem por cento, como desejava José Carlos Guimarães, o Interclube tem-se pautado pela regularidade na presente edição do BAI Basket. No confronto directo com os chamados grandes - 1º de Agosto e o Recreativo do Libolo -, a formação da Polícia tem levado vantagem. O favoritismo está repartido em 50 por cento para cada formação.

Ainda para a segunda jornada, jogam Sporting de Cabinda-Vila, Santos Futebol Clube-Clube Desportivo Vila Estoril e Cduan-Lusíadas. Amanhã, a prova prossegue com a disputa da terceira jornada, que tem o seguinte cartaz: Sporting de Cabinda-Libolo, 1º de Agosto-Sporting de Luanda, Santos-Vila, Cduan-Atlético Petróleos de Luanda, Atlético Sport Aviação (ASA)-Vila Estoril e Interclube-Lusíadas. MC

http://jornaldosdesportos.sapo.ao

27 janeiro 2011

ANGOLA : ASA & D´Agosto o cartaz dos quartos na Taça de Angola

As formações do ASA e o 1º de Agosto vão aquecer a primeira-mão dos quartos-de-final da 33ª edição da Taça de Angola de Basquetebol em seniores masculinos, partida agendada para o dia oito de Março, como ditou ontem, o sorteio da referida competição realizada numa das salas da Federação Angolana de Basquetebol, sita no Complexo da Cidadela Desportiva, em Luanda.

Os aviadores que na época transacta sofrem uma sangria, situção que tem acontecido nos últimos anos, tencionam atingir a final da segunda maior competição do país, a nível da “bola ao cesto”. Aliás, o ASA que até aqui tem pautado pela regularidade na 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol (BAI Basket), espera manter ou melhor ainda mais os seus níveis de produtividade, ante um adversário que é teoricamente um dos fortes candidatos à conquista do troféu.

Os militares que na época passada perderam o ceptro para o Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul, querem reconquistar o título da Taça de Angola. Com a integração do internacional angolano, Armando Costa, atleta que ficou durante seis meses parado devido a uma lesão no joelho esquardo, o técnico ao serviço da equipa militar viu aumentadas as suas opções para a posição um (base).

Já o Petro de Luanda terá pela frente o Santos Futebol Clube, o Recreativo do Libolo, detentor do troféu vai medir forças com a formação do Grupo Desportivo Lusíada, ao passo que o Grupo Desportivo Interclube, de José Carlos Guimarães, defrontará o Sporting de Cabinda, equipa que teve a ousadia de vergar em pleno Pavilhão 28 de Fevereiro a equipa da Polícia para o BAI Basket.

Os petrolíferos da capital à semelhança dos libolenses, com maior ou menor dificuldade vão trasitar para as meias-finais da 33ª edição da Taça de Angola.Por sua vez, a formação do Interclube terá de provar que a derrota para o BAI Basket frente ao representante de Cabinda foi apenas um acidente de percurso. A segunda-mão dos quartos-de-final disputa-se no dia 11 de Março.

Interclube prepara
dupla ronda do BAI Basket

Depois de ter vencido de forma apertada na última terça-feira, o Cduan, a quem derrotou por 92-88, para mais uma ronda do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, o Grupo Desportivo Interclube realiza hoje, quinta-feira, mais duas sessões de treino, tendo em vista o embate de amanhã, frente ao ASA.

Sem qualquer problema em termos de lesões, a dupla técnica José Carlos Guimarães e Manuel de Sousa “Necas” vão traçar as estratégias para ultrapassar a equipa do Aeroporto. Aspectos defensivos e ofensivos, transições rápidas defesa ataque entre outros vão dominar as duas sessões de treinos marcadas para hoje.

Libolo e Sporting
de Luanda jogam hoje

A formação do Libolo recebe hoje, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, a partir das 18h00, a equipa do Sporting de Luanda, em desafio válido para a segunda jornada da segunda volta da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, “BAI Basket”.

Apesar de jogar fora do seu reduto, a equipa do Sporting de Luanda vai procurar protagonizar mais uma surpresa na prova. Os libolenses, líderes do BAI Basket, com 21 pontos, vão procurar alcançar mais um triunfo, ante uma equipa que é completamente inferior em termos de valores individuais.

CABO VERDE : Supertaça Compal de basquetebol pode ter equipas cabo-verdianas em 2012

As equipas cabo-verdianas de basquetebol podem passar a disputar a Supertaça Compal a partir de 2012. O torneio sénior, por enquanto, reúne apenas os melhores combinados de Portugal e Angola. O presidente da federação portuguesa, Mário Saldanha, já avisou que objectiva estender a participação a outros PALOP, como Cabo Verde e Moçambique. A edição deste ano começa no próximo dia 11 de Fevereiro, no Campo Pequeno, em Lisboa, de portas abertas ao público. “Temos este desejo de abrir mais a Supertaça Compal à lusofonia, aliando a variante desportiva aos mercados em que está integrado o nosso principal patrocinador", admitiu Mário Saldanha na cerimónia de apresentação da competição.

Neste ano, correm atrás dos cestos e do título o Benfica, campeão português, o FC Porto, vencedor da Taça, o 1.º de Agosto, campeão de Angola e detentor da Taça, e Libolo, finalista vencido da Taça do país africano. Na Compal de estreia, as Águias comemoraram a conquista em Angola, então o país-sede. Quem levantar a taça também ganha um cheque no valor de dez mil euros.

ANGOLA : Supertaça Compal será apresentada sexta-feira em Luanda

A segunda edição da Supertaça Compal em basquetebol sénior masculinos, a ser disputada de 11 a 13 de Fevereiro em Lisboa (Portugal), será apresentada sexta-feira, em Luanda, em conferência de imprensa.

A informação foi prestada hoje à imprensa pelo presidente da Federação Portuguesa de Basquetebol, Mário Saldanha, no final de um encontro com o seu homologo de Angola, Gustavo da Conceição, sem adiantar mais pormenores.
A prova, integrada nos calendários das federações de Angola e de Portugal, contará com as participações dos campeões nacionais (1º de Agosto e Sport Lisboa e Benfica) e vencedores da taça (Libolo e FC Porto) dos dois países.
Após o arranque em 2010, em Angola, com a vitória do Benfica, a segunda edição, apresentada dia 17 em Lisboa, decorrerá agora em solo português. O evento visa estreitar as relações entre os dois países e deverá se estender a outros Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa nas próximas edições, segundo Mário Saldanha.

Quanto a premiação, o vencedor vai receber um cheque de 10.000 euros, o finalista vencido será contemplado com 7.500 euros, enquanto terceiro e quarto classificados receberão, respectivamente, 5.000 e 2.500 euros.

ANGOLA : ASA e 1º de Agosto no destaque da Taça de Angola


O jogo entre as formações do Atlético Sport Aviação (ASA) e o 1º de Agosto é o destaque dos quartos-de-final da Taça de Angola em basquetebol sénior masculino, cujo sorteio foi realizado hoje na sede da federação angolana da modalidade (FAB).
O jogo da primeira-mão será disputado no dia 8 de Março, no pavilhão da Cidadela, e a segunda, no Rio Seco (11 Março).
Para a mesma eliminatória, de acordo com o sorteio, jogam ainda: Petro de Luanda-Santos FC, Recreativo do Libolo-Universidade Lusíadas e Interclube-Sporting de Cabinda.
As meias-finais serão disputadas nos dias 15 de Março (1ª mão) e 18 de Março (2ª mão). O Libolo é o detentor do troféu.

26 janeiro 2011

MOÇAMBIQUE : Femininos disputam Campeonato Nacional

DEPOIS de garantirem a qualificação da selecção para o Afrobásquete do Mali-2011, as nossas estrelas da bola-ao-cesto feminina estarão novamente em foco, a partir de sexta-feira, desta feita para uma competição intramuros. Trata-se do Campeonato Nacional, a ser disputado na capital do país, gorada que foi a ideia de se realizar na cidade da Beira, em virtude de o pavilhão dos Desportos local se encontrar disponível somente em Fevereiro.Maputo, Quarta-Feira, 26 de Janeiro de 2011:: Notícias
A ser dirimida até 3 de Fevereiro, Feriado Nacional por ocasião do Dia dos Heróis Moçambicanos, a prova tem já garantida a presença do quarteto maputense formado pelo Desportivo, campeão nacional, Ferroviário, A Politécnica e Maxaquene.

Em relação as outras províncias, espera-se que Sofala esteja representada pelo Ferroviário da Beira, que conta no seu plantel com duas jogadoras da selecção de sub-18, medalha de bronze no último Afrobásquete da categoria. Aguarda-se, também, que Manica, Tete e Zambézia estejam presentes neste campeonato, que “a priori” tem Desportivo, A Politécnica e Ferroviário como potenciais candidatos ao título, embora o Maxaquene, em fase de reestruturação, possa vir a ser uma surpresa agradável.

ANGOLA, MADAGÁSCAR E TUNÍSIA SÃO AS ALTERNATIVAS: Afrobásquete já não será na Costa do Marfim


A CONVULSÃO política que se vive na Costa do Marfim desde Novembro passado e cujo desfecho não se afigura para breve, levou ao cancelamento da organização, por parte daquele país, do Afrobásquete-2011 de seniores masculinos, marcado para o mês de Agosto e no qual Moçambique tomará parte. Maputo, Quarta-Feira, 26 de Janeiro de 2011:: Notícias
Reunida semana transacta em Bamako, capital do Mali, a Federação Internacional de Basquetebol (FIBA-África) analisou, entre vários assuntos arrolados, a questão do Campeonato Africano de Seniores Masculinos, dada a instabilidade política em que se encontra mergulhada a Costa do Marfim, o país que em Agosto próximo devia acolher a prova. Uma vez não se vislumbrar para breve uma solução na disputa presidencial entre Laurent Gbagbo e Alassane Ouattara e muito menos a normalização da situação em Abidjan, o maior centro urbano marfinense, as autoridades basquetebolísticas do continente decidiram a retirada incondicional do evento e imediatamente se iniciar um processo para a busca de uma alternativa.

Segundo deliberação saída do “bureau” da FIBA-África, foram dados poderes ao secretário-geral do organismo para, até finais de Fevereiro, indicar o país organizador do Afrobásquete de seniores masculinos, após negociações com as três alternativas disponíveis, nomeadamente Angola, Madagáscar e Tunísia.

Para já, apesar da oferta destes três países em acolher o evento, colocam-se obstáculos que urgentemente importa remover. Por exclusão de partes, a Tunísia coloca-se numa situação menos privilegiada, em virtude de estar a viver um clima idêntico ao da Costa do Marfim, caracterizado por uma convulsão política e social que levou à renúncia do Presidente Ben Ali e à formação de um novo Governo, que, entretanto, também está a ser contestado pelos tunisinos.

PREFERÊNCIA POR ANGOLA

Sendo assim, perfilam como prováveis organizadores da competição Angola e Madagáscar. Só que, em relação aos angolanos, cuja candidatura foi aventada pelo respectivo secretário-geral da Federação, Tony Sofrimento, o Ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, já veio a terreiro afirmar que o país não se encontra em condições de albergar um evento de tamanha envergadura.

“São enormes responsabilidades administrativas, não é assim tão fácil, não é só por termos infra-estruturas, experiência (...) são encargos financeiros que é preciso ver quem é que vai assumir”, disse Gonçalves Muandumba, segundo o qual o Orçamento Geral do Estado (OGE) para este ano já foi aprovado, sublinhando que deve ser precisado quem assumirá as despesas para se poder avaliar e tomar uma decisão.

Embora reste a Madagáscar como alternativa, tendo em conta o facto de em 2009 ter organizado com sucesso o Afrobásquete de seniores femininos, não resta a menor dúvida que a FIBA-África nutre preferência por Angola, dado o arcaboiço financeiro e infra-estrutural de que dispõe, para além da experiência de ter acolhido a prova em três ocasiões, designadamente em 1989, 1999 e 2007.

Recorde-se que, por mérito próprio, Moçambique conquistou o direito de disputar aquele Afrobásquete, depois de vencer a qualificação da Zona VI. Outros países apurados são: Angola, campeã em título, Costa do Marfim, então país organizador, Tunísia, Camarões, Senegal, Mali, Marrocos, Nigéria, Togo, República Centro-Africana, Chade, Egipto e três convidados, que sairão do grupo composto pelo Ruanda, RD Congo, Argélia, África do Sul e Cabo Verde.

Entretanto, em femininos, o Afrobásquete está garantindo para o Mali, no mês de Outubro, com Moçambique igualmente presente, juntamente com as anfitriãs, que são igualmente campeãs continentais, Senegal, Nigéria, Angola, Costa do Marfim, Tunísia, Guiné-Conacri, Gana, Camarões, Quénia e Madagáscar.

25 janeiro 2011

ANGOLA : Libolo sagra-se campeão da 1ª volta no nacional

A equipa do Libolo sagrou-se campeã da primeira volta do Campeonato Nacional de Basquetebol (BAI-Basket), que terminou domingo, totalizando 21 pontos em 11 jogos, seguido do 1º de Agosto e Petro de Luanda com 20 cada.
Segundo a classificação divulgada hoje (segunda-feira) pela Federação Angolana de Basquetebol (FAB).
Os pupilos de Raúl Duarte, no terceiro ano de competição, terminam pela primeira vez a primeira ronda da competição na condição de líderes, deixando para trás adversários como 1º de Agosto (campeão nacional e africano).
O Libolo averbou apenas uma derrota em 11 jogos, que foi diante do Interclube na sétima jornada (74-89). Deste modo, a formação do Kwanza-Sul confirma a sua posição de candidato ao título nacional.

Classificação:





Pontos Pontos Marcados
Pontos Sofridos
1º Recreativo do Libolo 21 1006 690
2º 1º de Agosto 20 328 192
3º Petro de Luanda 20 565 363
4º Interclube 19
491 340
5º ASA 18 434 419
6º Sporting de Cabinda 16 314 336
7º Santos FC 16 467 552
8º CDUAN 16
413 403
9º Sporting de Luanda 14 266 331
10º Universidade Lusíadas 14 395 551
11º Vila Estoril 11 265 389
12º Vila Clotilde 11 301 377

24 janeiro 2011

ANGOLA : Angola candidata-se a organizar Afrobasket feminino em 2013


Angola poderá organizar o Campeonato Africano de basquetebol sénior feminino, previsto para 2013, informou hoje o secretário geral da Federação Angolana da modalidade, Tony Sofrimento.

Falando à Angop por telefone, a partir de Bamako, capital do Mali, onde decorreu a reunião do Bureau Central da Fiba-África, o responsável frisou que a candidatura de Angola visa estimular a classe feminina e dar maior utilidade as infra-estruturas que o país possui.
"Temos instalações, desde pavilhões, salas de imprensas e uma televisão (TPA) em condições de transmitir os jogos para o mundo", realçou Tony Sofrimento, para quem os meios devem ser usados em provas do género.

Por outro lado, acrescentou que a organização da prova também aumenta a possibilidade da selecção nacional efectuar uma boa campanha. Além de Angola, Camarões, RD Congo e África do Sul são outros candidatos.

O Afrobasket2011, em feminino, terá lugar no Mali.

CÔTE DE IVOIRE : Sede do Afrobasket2011 será conhecida em Fevereiro


A sede do Campeonato Africano de basquetebol sénior masculinos (Afrobasket) será conhecida apenas no dia 15 de Fevereiro, na próxima reunião da comissão executiva da Fiba-África, informou hoje, domingo, à Angop o secretário-geral da Federação Angolana da modalidade (FAB), Tony Sofrimento.

De acordo com a fonte, em contacto telefónico, foi decidido na reunião do Bureau Central do órgão reitor do basquetebol africano, em Bamako (Mali), que a Côte d'Ivoire, país inicialmente indicado para organizar o evento, não está em condições de albergar a prova, tendo em conta a instabilidade pós-eleitoral que se regista.
Deste modo, explicou que Angola, mesmo sem ser candidata a organizar o Afrobasket2011, é a principal alternativa da Fiba-África, pelo facto de possuir experiência e infra-estruturas, uma vez que a Tunísia, Madagáscar, Marrocos, Senegal e Nigéria, que mostraram-se interessados em albergar a competição, ainda não têm pavilhões prontos.
Acrescentou que caso Angola não esteja disponível e as restantes alternativas forem invalidas, a prova deverá ser organizada onde está sedeada a Fiba-África (Egipto), segundo o seu próprio regulamento.
O Campeonato Africano de 2011 vai qualificar o único representante africano aos Jogos Olímpicos de Londres (Inglaterra) em 2012. Angola, 10 vezes campeã continental, detém o troféu e já organizou por três ocasiões (1989, 99, 07).
A reunião da Fiba-África, que teve inicio no dia 19, abordou, entre vários assuntos, os relatórios do primeiro mandato de actividades do secretariado geral, dos órgãos, das zonas, balanço de 2010, orçamento para 2011, programa de competições e fraude de idades.

23 janeiro 2011

ALGERIE : CHAMPIONNAT DE SUPERDIVISION (19e JOURNÉE) - Reprise tronquée mais sans surprise…

La reprise du championnat national de superdivision de basket- ball, tronquée de trois rencontres, effectuée vendredi à l’occasion de la 19e journée (17e en réalité) n’a apporté aucun changement au classement général, où les principaux prétendants au sacre final se sont imposés logiquement face à des adversaires largement à leur portée.
Le GS Pétroliers, qui accueillait à Hydra l’O. Batna, n’a pas rencontré de difficultés majeures à s’adjuger les deux points du match et surtout à garder son invincibilité. Le WA Boufarik, qui affrontait l’IRBB Arréridj à la salle Moussa-Chiref, continue de talonner les Pétroliers à la faveur de son succès acquis par 92-65. Le NB Staouéli s’est également imposé sur son terrain devant une formation de l’AB Skikda, toujours vulnérable loin de ses bases. Score final : 96-70 pour les hommes de Brahami Merouane qui continuent de jouer les premiers rôles. A Constantine, le match CSM Constantine-CRB Dar-El-Beïda n’a pu avoir lieu. Motif : salle inondée comme ce fut le cas la saison dernière à l’occasion d’un match entre les mêmes équipes. De ce fait, le CSMC, qui s’est imposé à Dar Beïda, devra rejouer cette rencontre chez l’adversaire. Le TBB Blida refait surface après sa victoire sur l’USM Alger (77-64). Les camarades de Fethi Oukrimi, qui se maintiennent dans la première moitié du tableau, ne perdent pas espoir de se qualifier pour la phase des play-off. Enfin, l’ASPTT Alger continue de faire naufrage. Ce vendredi à Staouéli, les Postiers ont essuyé une surprenante défaite devant une équipe de l’USMM Hadjout (60-70) qui est loin d’être un foudre de guerre. Cette défaite place donc les Postiers seuls à la dernière place avec une seule victoire en 17 matches. La prochaine journée prévue mardi donnera lieu à une belle affiche : CRBDB-GSP à Dar-El- Beïda.
M. A.

Résultats :
TBB Blida – USM Alger 77-64
GS Pétroliers – O. Batna 80-64
NB Staouéli – AB Skikda 96-70
ASPTT Alger – USMM Hadjout 60-70
WA Boufarik – IRBB Arréridj 95-62
CRB Témouchent – NA Hussein-Dey (Reporté)
OM Bel-Abbès - AU Annaba (Reporté)
CSM Constantine – CRB Dar-El-Beïda Non joué

Classement Pts J
1. GS Pétroliers 34 17
2 . WABoufarik 32 17
3 .NB Staouéli 31 17
4 .TBB Blida 30 17
5 .CRB Dar Beïda 28 16.
6. CSM Constantine 27 16
7. O. Batna 25 17
-. IRBB Arréridj 25 17
9. OM Bel-Abbès 23 16
10. NAH. Dey 22 16
-. USM Alger 22 17
12. AU Annaba 2 16
13. AB Skikda 21 17
14. CRB Témouchent 20 16
15. USMM Hadjout 19 17
16. ASPTTAlger 18 17

FIBA - AFRICA : Organização do Afrobasket2011 começa a ser discutida sábado

A organização do Campeonato Africano de Basquetebol (Afrobasket), a ser disputado este ano, será discutida sábado e domingo em reunião do Bureau Central da Fiba-África em Bamako (Mali). O local da competição, inicialmente agendada para a Cote D’ivoire, poderá ser alterado tendo em conta a instabilidade pós-eleitoral que se regista naquele país.

O secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Tony Sofrimento, que representa o país no evento, disse à Angop que Angola é a principal alternativa do órgão reitor da modalidade, caso se confirme a indisponibilidade dos ivoirenses, pelo facto de ter criadas condições infra-estruturais, mormente os pavilhões.

A Tunísia também é uma das alternativas, mas, segundo a responsável da FAB, que falava à Angop via telefone a partir de Bamako, os problemas políticos que este país atravessa poderão ser um entrave.

Quanto ao Madagáscar, que concorreu com a Cote D’ivoire à organização do evento, regista dificuldades de infra-estruturas para ser alternativa válida.

Tony Sofrimento explicou que, caso Angola seja indicada para organizar a prova (seria a quarta vez depois 1989, 1999 e 2007), não será muito oneroso para o Estado, uma vez que as exigências no caderno de encargo seriam mínimas.

Angola é o detentor do troféu e é o país mais titulado do basquetebol sénior masculino em África, tendo vencido a prova em 10 ocasiões.

A reunião da Fiba-Africa tem em agenda também os relatórios do 1º mandato, de actividades do secretariado geral, dos órgãos, das zonas, balanço de 2010, orçamento para 2011, programa de competições e fraude de idades.

22 janeiro 2011

ANGOLA : Agentes expectantes com reunião da Fiba África


A comissão executiva da Fiba-África está reunida em Bamako, Mali, para decidir o país que vai acolher a 26ª edição do Campeonato Africano Sénior Masculino das Nações de Basquetebol, decisão que só será conhecida amanhã. A possibilidade de Angola ser indicada para o efeito já mexe com os agentes desportivos nacionais. A justificação, para lá dos objectivos desportivos, está na afirmação da modalidade no país, e também na maturidade organizativa que Angola granjeou ao acolher eventos desportivos continentais.

Para o director provincial de Cabinda, Inocêncio Tomás Júnior, há uma grande expectativa em torno da possibilidade de voltar a acolher a prova. “Mais do que nunca, estamos preparados, mais experientes para acolher essa prova, caso venha ao nosso país e à nossa província. Hoje, já não somos os mesmos em termos de infra-estruturas; temos recintos para jogos e mais alojamentos; temos mais experiência e podemos voltar a fazer melhor”, disse.

Por seu turno, Pedro Garcia, director provincial dos Desportos de Benguela, outra cidade que foi palco de uma das séries do campeonato realizado em Angola, em 2007 diz que a cidade “está pronta para acolher qualquer tipo de actividade do género”. “Caso a Federação e o Governo central aprovem e Benguela seja escolhida para mais uma vez albergar o Afrobasket estamos preparados como sempre. Fizemos o Afrobasket de 2007, o CAN de Andebol, em 2008, e o CAN de futebol com níveis de organização aceitáveis. Se Angola ganhar a realização deste evento, Benguela está com tudo a posto. Que venha!”, disse.

Recordar que a reunião da comissão executiva da Fiba-África, que decorre em Bamako, vai debruçar-se sobre as vontades manifestadas por Angola, Tunísia e Mali. A Côte d’Ivoire era o país indicado para acolher a prova, mas devido à crise política instalada leva a Fiba-África a buscar alternativa. A Tunísia vive outra crise política que pode prejudicar a sua candidatura.

20 janeiro 2011

CABO VERDE : Jogos escolares hoje começa o Basket.


As equipas de basquetebol masculina dos liceus do Porto Novo e da Ribeira Grande dão início esta quinta-feira, dia 20, aos jogos escolares nesta modalidade. A equipa do liceu do Porto Novo recebe hoje, no polivalente Tinin, a equipa do liceu da Ribeira Grande, no primeiro jogo da eliminatória. A equipa que ganhar a eliminatória passa a fase seguinte, que será em São Vicente. A formação do Porto Novo é integrada por Otaldino, Iúri, João I, João II, Rafael, Pericos, Clovis, Eylino e Zelito.

http://portonovobasket.blogspot.com

ANGOLA : Regresso de Armando Costa depende do técnico Magalhães

Depois de seis meses afastado das quadras, devido a uma lesão no joelho esquerdo, que contraiu no final da última temporada, o internacional angolano Armando Costa integrou já os trabalhos da equipa do 1º de Agosto e aguarda apenas pela autorização do técnico Luís Magalhães para voltar a fazer o gosto às mãos.

O internacional angolano foi submetido a uma intervenção cirúrgica em Lisboa, em Maio do ano passado, e nesta altura está em condições de voltar a dar a alegria aos seus fãs.“Graças a Deus, a recuperação foi boa. Comecei a treinar na última segunda-feira e a minha integração no grupo está a depender única e exclusivamente do técnico Luís Magalhães”, assegurou Armando Costa.

O tri-campeão africano da bola ao cesto não escondeu o desejo de regressar às quadras e ajudar a sua formação a reconquistar o título de campeão nacional. “Estive durante muito tempo parado e é natural este meu desejo de voltar a fazer aquilo que mais gosto, que é jogar basquetebol”, disse.

Armando Costa referiu que, em função do equilíbrio que existe em termos dos planteis das equipas, o Campeonato Nacional de basquetebol de seniores masculinos deste ano vai ser muito disputada, tendo apontado o 1º de Agosto, Petro de Luanda, Interclube e Recreativo do Libolo como os principais candidatos à conquista do ceptro nacional. O base, de 27 anos de idade, testemunhou a derrota da sua formação, na última terça-feira, frente ao Recreativo do Libolo, por 86-75.

Primeira volta do Nacional
termina no próximo sábado

A primeira volta do Campeonato Nacional de Basquetebol de seniores masculinos (BAI Basket) encerra este fim-de-semana. Na sexta-feira, o ASA recebe o Petro de Luanda, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva. No sábado, o 1º de Agosto recebe, no seu reduto, a partir das 18h00, a formação do CDUAN, enquanto o Libolo mede forças com o ASA. 1º de Agosto, Petro e Libolo estão no comando do BAI Basket, todos com 16 pontos. M.C

ANGOLA : Base cobiçado por "grandes" de Portugal opta pelo 1º de Agosto

O basquetebolista angolano Armando Costa, base principal da selecção nacional, renovou em Novembro o vínculo com o 1º de Agosto, apesar dos convites do Sport Lisboa e Benfica e FC Porto, ambos de Portugal.

De acordo com o jogador de 27 anos de idade, que falava à Angop na terça-feira, antes de se lesionar (Maio de 2010) o campeão português (Benfica) manifestou interesse nos seus préstimos, e durante a estadia em Portugal reiterou a intenção.
O atleta preferiu continuar a jogar em Angola, considerando o melhor local para recuperar da lesão, depois de mais de seis meses inactivo.
“Achei melhor regressar, porque numa outra equipa encontraria treinador diferente e poderia ter dificuldades de entrosamento depois de tanto tempo parado. Aqui (Angola) está um técnico que me conhece bem e acho que é a pessoa indicada para me ajudar neste aspecto”, explicou, referindo-se a Luís Magalhães.
Por outro lado, acrescentou também que tinha um pré-acordo com o 1º de Agosto.
Pelos mesmos motivos, rejeitou convite do FC Porto, que havia se prontificado em custear a recuperação após a intervenção cirúrgica a que foi submetido.
Armando Costa chegou domingo ao país proveniente de Portugal onde foi operado e efectuou trabalhos de recuperação. Em Novembro de 2010 renovou, por mais uma época, o contrato com o 1º de Agosto, clube que representa desde 2006.

19 janeiro 2011

ANGOLA : Base Armando Costa diz-se pronto para Afrobasket2011


O base do 1º de Agosto e da selecção nacional Armando Costa afirmou terça-feira, em Luanda, que está preparado para disputar a edição deste ano do Campeonato Africano de basquetebol (Afrobasket2011), depois de ter estado seis meses lesionado.

Em declarações à Angop, enquanto assistia ao jogo da sua formação e o Recreativo do Libolo, o jogador garantiu que está totalmente recuperado da intervenção cirúrgica aos ligamentos, e que precisa apenas de recuperar a forma física.
“Eu regressei para jogar e não para fazer trabalhos de recuperação. Estou disponível para jogar já no 1º de Agosto e na selecção nacional, mas tudo vai depender das opções dos treinadores”, declarou.
Explicou que a sua recuperação pós-cirurgia já foi feita durante a sua estada em Portugal, onde esteve até sábado passado, altura em que regressou ao país.

Quanto à possibilidade de Angola albergar a competição, disse que será benéfico para a selecção nacional que almeja a revalidação do título e consequentemente a qualificação para os Jogos Olímpicos de Londres (Inglaterra) em 2012, onde África estará representada apenas pelo campeão.

No entanto, realçou que, independentemente do local, os campeões africanos estão em condições de ficar com o título. “Temos uma equipa já formada, mesmo com a entrada de mais um ou outro jogador continuaremos fortes e com grandes possibilidades de vencer”, fundamentou o base que esteve presente nos três últimos títulos africanos da selecção angolana.

Armando Costa, de 27 anos, lesionou-se na final da Taça de Angola, edição 2010, frente ao Libolo. Em consequência disso, falhou o campeonato do mundo de 2010, que a selecção nacional disputou em Agosto na Turquia.
Angola e Tunísia são apontados como possíveis candidatos a albergar o afrobasket2011, em face da indisponibilidade do país indicado (Côte d'Ivoire) devido instabilidade pos-eleitoral.

Curiosamente, estes três países ocuparam o pódio do último Campeonato Africano realizado na Líbia, sendo que os angolanos ficaram com a medalha de ouro, ivoirenses com a prata e tunisinos com o bronze.

ANGOLA : Destacada prestação de Cipriano na vitória sobre o 1º de Agosto

A prestação de Olímpio Cipriano diante da formação do 1º de Agosto (marcou 15 pontos) foi destacada na noite de terça-feira, em Luanda, pelo técnico do Libolo Raúl Duarte, apontando como exemplo de jogadores que primam pelo colectivo.

Falando a imprensa, depois da vitória sobre os “militares” (86-75), explicou que Olímpio Cipriano actuou com a mão direita inflamada. “Ele não tinha que jogar, mas ofereceu-se para dar o seu contributo num gesto de colectivismo”, sublinhou.
Sobre a partida disse que foi muito equilibrada e que o seu conjunto defendeu bem, além de beneficiar da mudança no sistema defensivo do adversário, que passou de homem para a zona.
Frisou ainda que a equipa precisa de ganhar força anímica para compensar o esforço feito para manutenção do plantel.

ANGOLA : Treinador do 1º de Agosto reconhece vitória do Libolo


O técnico do 1º de Agosto, o português Luís Magalhães, reconheceu terça-feira, em Luanda, o triunfo (86-75) da equipa do Recreativo do Libolo, no jogo de acerto a terceira jornada do campeonato nacional de basquetebol sénior masculinos.
De acordo com o técnico da formação militar, a sua equipa cometeu muitos erros durante o encontro disputado no pavilhão da Cidadela, mas vão continuar a trabalhar para melhorar a prestação.

O 1º de Agosto (campeão africano) é detentor do titulo nacional.

ANGOLA : Técnico do Petro realça capacidade da equipa

O técnico adjunto do Petro de Luanda, Manuel da Silva, afirmou esta terça-feira, no final do jogo em que a sua equipa venceu o Interclube por 83-72, que os “tricolores” estão preparados para superar qualquer adversário no campeonato nacional sénior masculinos de basquetebol.

Em declarações à Angop, explicou que a exibição desta noite foi uma amostra da capacidade competitiva do Petro de Luanda que, segundo o mesmo, ainda não atingiu o nível competitivo esperado pela equipa técnica.
“Mostramos capacidade para “lutar” com qualquer equipa. Depois da derrota de sábado, frente ao Libolo, trabalhamos o aspecto psicológico com os jogadores e tentamos corrigir os erros cometidos que culminou com esta vitória”, frisou o adjunto de Alberto Babo.

Acrescentou que os “petrolíferos” não pretendem fazer contas no final da primeira fase, mas sim depois de terminar a competição.
“As contas são feitas no fim e não agora”, salientou.

ANGOLA : Técnico do Interclube agastado com certos atletas

Depois da derrota sofrida diante do Petro de Luanda, segunda-feira no pavilhão da Cidadela, o técnico do Interclube, José Carlos Guimarães, afirmou que alguns jogadores não estão a dar o máximo de si no campeonato nacional sénior masculino de basquetebol.
Em declarações à imprensa, o antigo internacional da selecção nacional disse que nos próximos tempos vão jogar apenas os atletas que mais se esforçarem.
“Agora terão lugar na equipa apenas os guerreiros porque os nomes não jogam”, sublinhou, realçando a falta de atitude por parte de certos atletas, sem especificar seus nomes.
No entanto, acrescentou, apesar da derrota mantém-se os objectivos da equipa terminar entre os três primeiros lugares da competição. “Perdemos hoje, mas os nossos objectivos continuam intactos” - garantiu.

ANGOLA : Campeão 1º de Agosto derrotado na Cidadela


O 1º de Agosto, campeão nacional, perdeu esta noite frente ao Recreativo do Libolo por 86-75, em partida de acerto a terceira jornada do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculinos (BAI-Basket).

Hoje, no pavilhão da Cidadela, defrontaram-se o campeão e o vice da época passada, numa partida com emoção até ao fim, com a
vitória a ser conquistada pela equipa que menos erros cometeu e privilegiou o jogo colectivo, ao contrário do adversário que esperava sempre por momentos de inspiração de jogadores como Miguel Lutonda.
Após um desacerto inicial, o Libolo mostrou maior organização defensiva, um capítulo em que Leonel Paulo jogou um papel determinante.
Contudo, a experiência competitiva dos "rubro-negros" ainda se fazia sentir e o trio Carlos Almeida, Kikas Gomes e Felizardo Ambrósio conseguiu acalmar os ânimos da formação do Kwanza Sul, mantendo o equilíbrio nos dois primeiros períodos em que terminaram no comando por 21-18 e 44-43 respectivamente.
No terceiro quarto, assistiu-se um duelo muito renhido, marcado pelos triplos de Reggie Moore e Francisco Sousa, pelo Libolo, Carlos Almeida e Felizardo Ambrósio pelo 1º de Agosto, mas, no final do referido período, foram os pupilos de Raúl Duarte que terminaram na frente (67-63).
No quarto decisivo, o Libolo mostrou mais soluções defensivas que descontrolaram os campeões nacionais e africanos. Nervosos e sem soluções ofensivas, os "militares" foram cometendo sucessivos erros que culminaram com a derrota por 11 pontos de diferença (86-75).

Libolo: Domingos Bonifácio (03), Olímpio Cipriano (15), Francisco Sousa (16), Edson Ndoniema (09), Mayzer Alexandre (05), Abdel Bouckar (00), Leonel Paulo (08), Manuel Mariano (00), Abdel Gomes (02), Reggie Moore (25), Feliciano Camacho (03), Edgar Chocolate (00).
Treinador: Raúl Duarte.

1º de Agosto: Filipe Abraão (14), Adilson Baza (00), Mário Correia (04), Kikas Gomes (15), Felizardo Ambrósio (19), Vlademir Ricardino (04), Hélder Ortet (00), Adolfo Quimbamba (02), Carlos Almeida (10), Miguel Lutonda (03), Karlton Mims (04), Yanick Moreira (00).
Treinador: Luís Magalhães

ANGOLA : Petro inflige segunda derrota ao Interclube no Nacional


Com uma segunda parte de luxo, o Petro de Luanda venceu hoje, no pavilhão da Cidadela, o Interclube por 83-72, em partida de acerto a terceira jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino (BAI-Basket).

Esta é a segunda derrota consecutiva dos "polícias" que sábado perderam, surpreendentemente, com o Sporting de Cabinda por 87-90.
Os "petrolíferos" foram os mais disciplinados tacticamente e, depois de uma primeira parte equilibrada, tornaram-se "demolidores" na segunda parte do encontro, numa etapa em que Carlos Morais e Roberto Fortes foram os principais protagonistas das jogadas ofensivas na formação orientada pelo português Alberto Babo.
Na ocasião, o técnico do Interclube José Carlos Guimarães não encontrou soluções para travar o ímpeto ofensivo do adversário, mesmo utilizando maior parte dos jogadores disponíveis.
Com 19 pontos, o extremo do Interclube Euclides Camacho foi o melhor cestinha da partida, seguido pelo seu companheiro de equipa Eduardo Mingas com 17, ao passo que Carlos Morais e Divaldo Mbunga foram os melhores marcadores dos "tricolores" com 15 e 14 pontos respectivamente.
O jogo começou a ser disputado de forma equilibrada, embora o Petro-Atlético estivesse sempre em vantagem. Apesar de continuar "atrás" do resultado, o Interclube, que muito promete esta temporada, manteve-se próximo, impedindo o adversário de se distanciar.
Prova do equilíbrio foi a diferença de um ponto, a favor do Petro, no final do primeiro quarto (20-19). No quarto seguinte, os "polícias" aguentaram até ao último minuto, altura em que os pupilos de Alberto Babo puxaram dos "galões" e aumentaram para nove a diferença (38-29).
Nos dois últimos períodos só deu Petro de Luanda. Os azuis até entraram melhor, reduzindo para dois pontos a desvantagem,
mas Roberto Fortes estava em dia de graça e com triplos consecutivos ajudou a equipa a alcançar a maior vantagem do encontro que foi de 21 pontos (74-53).
Depois desta confortável vantagem precisaram apenas gerir. O Interclube, através de Camacho e Mingas, ainda tentou dar a volta
ao resultado, mas conseguiu apenas, até ao final do jogo, reduzir para 83-72.
Com esta vitória o Petro de Luanda, que sábado perdeu frente ao Libolo (87-82), junta-se aos líderes, 1º de Agosto e Interclube,
com 16 pontos cada.
Com arbitragem de Fernando Pacheco, David Manuel e Manuel Nascimento, as equipas alinharam da seguinte forma:

Petro de Luanda: Braúlio Morais (00), Roderick Neal (05), Romenigue Samba (00), Roberto Fortes (13), Paulo Santana (08), Miguel Kiala (13),, Cedrick Ison (12), Hélder Gonçalves (00), Vlademir Pontes (03), Divaldo Mbunga (14), Idelfonso Kiteculo (00), Carlos Morais (15). Treinador: Alberto Babo

Interclube: Edmundo Ventura (06), Wilson Da Mata (00), Eduardo Mingas (17), Simão Panzo (00), Michel Santos (00), Jorge Tati (00), Muamba Ilunga (00), Lifetu Selengue (08), Luís Costa (08), Euclides Camacho (19), Shannon Croks (07), José Nascimento (07). Treinador: José Carlos Guimarães

ANGOLA : Petro afunda Interclube


Numa partida marcada pelo equilíbrio, fundamentalmente no primeiro, segundo e terceiro períodos, valeu a força colectiva do Recreativo do Libolo, que ontem impôs a segunda derrota ao campeão nacional em título, que perdeu por 86-75, em partida de acerto da terceira jornada do BAI Basket, desafio disputado no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva.

O norte-americano ao serviço do Recreativo do Libolo, Reggie Moore, voltou a estar em destaque na formação da vila de Calulo, ao anotar 25 pontos, em 39 minutos e 14 segundos, sendo por isso, o cestinha da partida. Aliás, o extremo poste do Libolo tem sido a mais valia dos libolenses nos últimos tempos. Ontem, Reggie Moore esteve muito bem auxiliado pelo base Francisco Sousa, que marcou 16 pontos, para além do internacional angolano, Olímpio Cipriano, que contribuiu com 15 pontos.

Quatro igualdades (17-17, 27-27, 40-40 e 46-46) marcaram o desafio de ontem, num prélio em que o trio de árbitros constituídos por Domingos Simão, árbitro de categoria internacional, Wilson Boaventura e Clésio Francisco foi bastante contestado pelos dois bancos.
A perder por três pontes de diferença, ao cabo dos primeiros 12 minutos (18-21), a formação do Libolo encetou uma recuperação, tendo ido para o intervalo com uma desvantagem mínima de um ponto (43-44).

Nos últimos dois quartos, os militares quebraram fisicamente, e o representante de Calulo aproveitou para fixar o resultado final em 86-75. O jovem Felizardo Ambrósio destacou-se no conjunto rubro e negro, tendo marcado 19 pontos, seguido pelos seus companheiros de equipa, Joaquim Gomes “Kikas” e Filipe Abraão, com 15 e 14 pontos respectivamente.

Felizardo Ambrósio foi ainda o rei dos ressaltos, com 17, sendo nove defensivos e oito ofensivos. Abdel Gomes, do Libolo, conseguiu 10 ressaltos (7/3). Em função dos resultados de ontem, a luta do título nacional continua cada vez mais interessante, com três formações a somarem agora 16 pontos, na liderança da prova. Trata-se do 1º de Agosto, Petro de Luanda e Libolo.

Petro verga
Interclube

Ainda ontem, para acerto da terceira jornada da 33ª edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, o Petro de Luanda derrotou no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o Grupo Desportivo Interclube, por 83-72, quando ao intervalo vencia já por 38-29. Numa partida marcada por algumas interrupções, devido a infiltração da água da chuva que se abateu na tarde de ontem na capital do país (Luanda), os petrolíferos da capital conseguiram sobrepor-se aos polícias que averbaram a segunda derrota consecutiva.

Os pupilos de José Carlos Guimarães voltaram a estar muito distante do nível apresentado na vitória diante do 1º de Agosto, por 81-68, na última semana. O primeiro período foi jogado com equlíbrio. Aliás, o resultado, 20-19, a favor da turma do Eixo-viário atesta perfeitamente o quão foi disputado o quarto inicial. Fruto de alguma desconcentração defensiva, os petrolíferos da capital dominaram os períodos subsequentes, tendo fixado o resultado final em 83-72.

Carlos Morais e Divaldo Mbunga, com 15 e 14 pontos respectivamente destacaram-se na formação do Petro de Luanda. Já no Interclube, Euclides Camacho, com 19 pontos foi o cestinha da partida, seguido do seu companheiro de equipa, Eduardo Mingas, que anotou 17 pontos. M.C

Raul Duarte (Libolo)

“Dedico está vitória ao Olímpio”

O técnico principal do Recreativo do Libolo, Raul Duarte, no final da partida, era um homem visivelmente satisfeito pelo triunfo, frente aos militares, por 86-75. O técnico dedicou a vitória ao internacional angolano, Olímpio Cipriano. “Gostaria de dedicar esta vitória ao Olímpio Cipriano pela força de vontade de jogar que ele demonstrou durante toda a partida. A semana passada levou uma pancada num dos braços, mas ele decidiu dar o seu contributo à equipa”.

Luís Magalhães (1º de Agosto)

“Cometemos muitos erros”

Por seu turno, o português ao serviço do 1ºde Agosto, no final da partida mostrava-se conformado com mais um desaire da sua equipa, por sinal o segundo, na presente edição do BAI Basket. “Ainda bem que as derrotas estão a acontecer nesta etapa da prova. Nós cometemos inúmeros erros e acabamos por pagar caro. Temos que continuar a trabalhar no sentido de superarmos a cada jogo as nossas fragilidades”, disse.

Ficha técnica
Pavilhão da Cidadela: Cerca de cinco mil espectadores
Arbitragem: Domingos Simão, Wilson Boaventura e Clésio Francisco.
Libolo: Domingos Bonifácio (3), Olímpio Cipriano (15), Francisco Sousa (16), Edson Ndoniema (9), Mayzer Alexandre (5), Abdel Bouckar (0), Leonel Paulo (8), Manuel Mariano (0), Abdel Gomes (2), Reggie Moore (25), Filiciano Camacho (3), Edgar Chocolate (0).
Treinador: Raul Duarte
1º de Agosto: Filipe Abraão (14), Adilson Baza (0), Mário Correia (4), Joaquim Gomes “Kikas” (15), Felizardo Ambrósio (19), Vladimir Ricardino (4), Helder Ortet (0), Adolfo Quimbamba (2), Carlos Almeida (10), Miguel Lutonda (3), Karlton Mims (4), Yanick Moreira (0).
Treinador: Luís Magalhães
Marcha do marcador: 18-21,43-44, 65-63, 86-75.

18 janeiro 2011

ANGOLA : Técnico do Petro considera difícil conquista do nacional


O técnico do Petro de Luanda, Anselmo Monteiro afirmou domingo último, em Luanda, que encontrou muitas dificuldades para conquistar o campeonato nacional de juniores em basquetebol masculino, disputado no Pavilhão da Cidadela.Em declarações à Angop, no final da partida, disse que os seus atletas foram heróis ao vencer o 1º de Agosto, favorito ao título, por uma diferença de um ponto (50-49).

“Trabalhamos muito para este feito, sabia que não seria fácil conseguir vencer os militares na final, mas confiamos e chegou a verdade nos últimos minutos da partida”. Em relação ao nível da competição, salientou que esteve bem porque todas as equipas que nela estiveram envolvidas deram o seu melhor para fazer uma boa exibição. Os “petrolíferos” bateram nas meias-finais o Sporting de Benguela por 56-47

Técnico do 1º de Agosto
critica arbitragem

O técnico principal da equipa masculina do 1º de Agosto, Herlander Coimbra, mostrou-se insatisfeito com a má actuação dos árbitros Figueiredo Cruz e Filomeno Manuel na final do campeonato nacional de juniores em que a sua equipa perdeu por diferença de um ponto (49-50) diante do Petro de Luanda.

Em declarações à imprensa, no Pavilhão da Cidadela disse que esses árbitros prejudicaram a sua equipa em vários momentos da partida que ditou a vitória do Petro de Luanda, que é o actual campeão nacional de juniores.Em relação ao nível competitivo da prova afirmou, que todas as equipas estiveram ao bom nível e que apenas a arbitragem é que não soube fazer o seu papel. Os “militares” nas meias-finais (sábado) no pavilhão anexo da Cidadela, venceram o detentor da edição 2010 (Vila Clotilde) por 62-51.

Nível competitivo
agrada Filipe Freitas

O técnico principal da equipa feminina do Interclube, Filipe Freitas, afirmou domingo, em Luanda, que o nível competitivo do campeonato nacional de basquetebol de juniores em ambos os sexos esteve razoável, tendo que melhorar alguns aspectos técnicos no seio das equipas. Em declarações à Angop, no pavilhão principal da cidadela no fim do jogo da final em que perdeu com o 1º de Agosto, por 38-54, o técnico das polícias disse que ainda falta muito trabalho para estas jovens e que a sua equipa vai continuar a trabalhar para melhorar.

Em relação ao comportamento da equipa na partida, Filipe Freitas salientou que não estiveram bem, que durante toda a competição foram notórios muitos erros, na recuperação de bola, na defesa e nos lançamentos livres. “O 1º de Agosto aproveitou bem todos os nossos erros e fez o seu jogo, é o feliz campeão, só podemos lamentar de nós mesmos”.As polícias para chegarem à final derrotaram nas meias-finais o Desportivo do Maculusso por 68-58.

ANGOLA : 1º de Agosto/Libolo e Petro/Interclube "aquecem" nacional


No acerto da terceira jornada do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculinos, terça-feira, o 1º de Agosto, campeão nacional, defronta, no pavilhão da Cidadela às 19 horas, o Recreativo do Libolo (vice-campeão) e o Petro de Luanda recebe o Interclube no mesmo recinto às 16 horas.

Os "militares" vão jogar diante do seu principal adversário na "luta" pelo título e encontram-se motivados após vitória, no final de semana, frente ao ASA (105-97) e ainda com o regresso do base Armando Costa, embora ainda não esteja disponível para jogar.

Por sua vez, o Libolo também vem de uma moralizante vitória frente a outro candidato ao título (Petro de Luanda 82-87) e encara o desafio com o 1º de Agosto como um bom teste para o plantel, que possui muitas "caras" novas, na disputa do troféu nacional.

Tendo em conta a constituição dos referidos planteis e os seus objectivos, perspectiva-se um desafio equilibrado que deverá ser decidido apenas na ponta final. Os "rubro-negros" apresentam-se com os jogadores mais experientes da praça angolana, mas nem este facto foi suficiente para impedir a única derrota sofrida até ao momento, no nacional, diante do Interclube.

Na outra partida, o Petro de Luanda recebe o Interclube. Ambos perderam no final de semana diante do Libolo e Sporting de Cabinda por 82-87 e 87-90 respectivamente. As duas equipas precisam vencer para recuperar os índices de confiança e terminar a primeira volta da competição nos lugares cimeiros.

Os "polícias" apresentam-se como principais favoritos, a julgar pelo nível de jogadores, mas terão de confirmar na quadra. Os “petrolíferos”, com uma equipa em construção, não têm grandes ambições nesta edição do BAI-Basket, mas, tendo em conta o seu histórico, continuam a ser das equipas mais fortes do país e eternos candidatos ao título.

O 1º de Agosto e o Interclube lideram a competição com 15 pontos cada, seguidos pelo Petro de Luanda e Recreativo do Libolo com 14 e 13 pontos respectivamente.

ANGOLA : Armando Costa treina sem limitações


O base do 1º de Agosto e da selecção nacional Armando Costa começou hoje, em Luanda, a treinar com o plantel “rubro-negro”, depois de uma paragem de mais de seis meses por lesão, que o impediu de disputar o Mundial de 2010, na Turquia em Setembro último.

De acordo com o fisioterapeuta do 1º de Agosto, António de Sousa, o atleta, operado em Portugal aos ligamentos, está recuperado e precisa de ganhar forma competitiva para voltar a jogar.
"O jogador está bem, precisa apenas se readaptar e perder o medo nos choques depois do longo tempo de paragem", frisou em declarações à Angop, realçando que Armando Costa chegou domingo proveniente de Portugal.
Armando Costa lesionou-se na final da Taça de Angola frente ao Libolo (Maio de 2010).
De 27 anos de idade, o base esteve presente nos três últimos títulos africanos da conquistados pela selecção nacional, detentora de dez troféus, além de outros nacionais e continentais alcançados pelo 1º de Agosto.

17 janeiro 2011

CABO VERDE : Basquetebol em destaque nos jogos escolares

A modalidade do basquetebol vai estar em destaque na edição deste ano dos jogos escolares em Santo Antão, com início marcado para a próxima quinta-feira, dia 20 do corrente. Na fase regional, vão estar em competição jovens dos estabelecimentos de ensino secundário dos três concelhos. No caso do Concelho do Porto Novo, a equipa do basquetebol tem no seu seio muitos jovens que frequentam a escola de basquetebol do Porto Novo Basket, que aproveita para felicitar aos liceus da ilha pelo bom trabalho que têm estado a realizar. De facto, é possível fazer um trabalho articulado liceus/clubes, que dará, seguramente, bons frutos. Saliente-se que a fase nacional dos jogos escolares na modalidade do basquetebol realizar-se-á em São Vicente.

http://portonovobasket.blogspot.com/

ANGOLA : Petro conquista nacional de juniores

ANGOLA : Técnico petrolífero considera difícil conquista do nacional


O técnico do Petro de Luanda, Anselmo Monteiro, afirmou hoje domingo, em Luanda, que encontrou muitas dificuldades para a conquista do campeonato nacional de júniores em basquetebol, que se disputou no pavilhão da Cidadela.

Em declarações à Angop, no final da partida, disse que os seus atletas foram heróis ao vencer o 1º de Agosto, favorito ao título, por uma diferença de um ponto (50-49).
"Trabalhamos muito para este feito, sabia que não seria fácil conseguir vencer os militares na final, mas confiamos e chegou a verdade nos últimos minutos da partida".
Em relação ao nível da competição, salientou que esteve bem porque todas as equipas que nela estiveram envolvidas deram o seu melhor para fazer uma boa exibição.

Os “petrolíferos” bateram nas meias-finais o Sporting de Benguela por 56-47.

ANGOLA : Técnico do 1º de Agosto critica arbitragem

O técnico principal da equipa masculina do 1º de Agosto, Herlander Coimbra, mostrou-se insatisfeito com a má actuação dos árbitros Figueiredo Cruz e Filomeno Manuel, na final do campeonato nacional de júniores em que sua equipa perder por diferença de um ponto (49-50) diante do Petro de Luanda.

Em declarações à imprensa, no pavilhão da Cidadela, disse que esses árbitros prejudicaram a sua equipa em vários momentos da partida que ditou a vitória do Petro de Luanda que é o actual campeão nacional de juniores.
Em relação ao nível competitivo da prova, afirmou que todas equipas estiveram ao bom nível e que apenas a arbitragem é que não soube fazer o seu papel.

Os “militares” nas meias-finais (sábado) no pavilhão anexo da Cidadela, venceram o detentor da edição 2010 (Vila Clotilde) por 62-51.

ANGOLA : Técnico 'militar' satisfeito com atitude da equipa na final

O técnico principal da equipa feminina do 1º de Agosto, Higino Garcia, mostrou-se hoje satisfeito com atitude da sua equipa, na final do campeonato nacional de basquetebol de júniores, que se disputou no pavilhão principal da Cidadela, frente ao Interclube.

Em declarações à Angop, no final da partida em que venceu por 54-38, o técnico “militar” disse que apesar da conquista do título, a equipa afecta ao Ministério do interior soube equilibrar a partida, o que obrigou o seu combinado aplicar-se a fundo para sair vencedor.
“O Interclube tem uma excelente equipa, apesar que no momento crucial da contenda estas foram cometendo muitos erros, mas estou ciente que elas têm um futuro brilhante pela frente”.
As “militares” nas meias-finais derrotaram o Juventude de Viana por 39-33 e a sua atleta Cristina Matiquiti foi a melhor marcadora e melhor jogadora da época.

ANGOLA : Técnico do Interclube considera razoável nível da competição


O técnico principal da equipa feminina do Interclube, Filipe Freitas, afirmou hoje, domingo, em Luanda, que o nível competitivo do campeonato nacional de basquetebol de júniores em ambos os sexos, esteve razoável, tendo de melhorar alguns aspectos técnicos no seio das equipas.

Em declarações à Angop, no pavilhão principal da cidadela no fim do jogo da final em que perdeu com o 1º de Agosto, por 38-54, o técnico das polícias disse que ainda falta muito trabalho para estas jovens e que a sua equipa vai continuar a trabalhar para melhorar.

Em relação ao comportamento da equipa na partida, Filipe Freitas salientou que não estiveram bem, que durante toda a competição foram notórios muitos erros, na recuperação de bola, na defesa e nos lançamentos livres.
“O 1º de Agosto aproveitou bem todos os nossos erros e fez o seu jogo, é o feliz campeão, só podemos lamentar de nós mesmos”.
As polícias para chegarem à final derrotaram nas meias-finais o Desportivo do Maculusso por 68-58.

CABO VERDE : Lorreta Rocha já integra equipa americana


Lorreta Rocha já se encontra nos Estados Unidos da América, para fazer parte da equipa Southern New Hampshire University (SNHU). Esta é primeira vez que uma atleta do basquetebol feminino cabo-verdiano integra os jogos universitários da National Collegiate Athletic Association (NCAA). A basquetebolista seguiu viagem no início desta semana para a cidade de Bóston, onde foi recebida pelo treinador da equipa universitária de basquetebol. De lá seguiu viagem para Manchester, capital do Estado de New Hampshire. Já no seu segundo dia nos EUA, Lorreta presenciou o primeiro jogo da equipa feminina de basquetebol contra uma outra universidade norte-americana.

O contrato com o Southern New Hampshire University foi assinado no passado dia 23 de Dezembro. A atleta, destaque da época passada na ilha do Sal e que recentemente ganhou o título de melhor jogadora num torneio realizado na cidade da Praia, vai jogar pela SNHU até 2015, com uma bolsa-atleta de 40 mil dólares ano, o que corresponde a 3 mil 333 dólares por mês. Um valor que dá para Lorreta cobrir as despesas com a alimentação, propinas, materiais didácticos, seguros e residência.

Entretanto, por recomendação do treinador, Lorreta não vai alinhar em nenhum jogo da SNHU – ela, esta temporada, vai acompanhar todos os jogos e aprender, no banco, todas as técnicas de competição universitária dos EUA. Quanto às aulas vão começar já, na próxima terça-feira, 18. A basquetebolista vai ter a sua prestação académica avaliada em coordenação com a desportiva.

Recorde-se que, no quadro do programa da Academia Nacional de Basquetebol Cabo-verdiano (ANBCV), Lorreta Rocha viajou em Agosto passado para os EUA, onde efectuou testes em seis escolas. A basquetebolista regressou com a garantia de bolsas-atleta em duas universidades, mas escolheu a Southern New Hampshire University. Lorreta Rocha é a primeira basquetebolista cabo‑verdiana a jogar numa das competições mais importantes dos Estados Unidos, a NCAA. É o quarto atleta crioulo a integrar uma equipa norte-americana com base no projecto da ANBCV, academia de basquetebol que o ex-internacional Zola implementou. O primeiro foi Marito, actual capitão da selecção nacional, seguiu-se Vinny Lima que defende a camisola da Northeastern University e por último Ivan Almeida que também joga pela Stonehill College.

ANGOLA : Atleta do Petro é o MVP do 'nacional' masculino

O extremo-poste do Petro de Luanda, Délcio Ricardo, sagrou-se hoje, em Luanda, o jogador mais valioso (MVP) do campeonato nacional de júniores masculinos de basquetebol, disputado no pavilhão principal da Cidadela.
Durante o desafio da final em que a sua formação venceu o 1º de Agosto por 50-49, o atleta converteu 11 pontos, menos 13 do que o melhor “cestinha” do encontro, Ricardo de Almeida (1º de Agosto), com 24 pontos.

Na categoria feminina, a MVP foi a poste do 1º de Agosto, Cristina Matiquiti.

ANGOLA : Petro de Luanda conquista 'nacional' júnior em masculinos


O Petro de Luanda conquistou hoje, em Luanda, o campeonato nacional de basquetebol em júniores masculinos, ao vencer na final o 1º de Agosto por 50-49, no pavilhão principal da Cidadela.

Os petrolíferos, que saíram os primeiros dez minutos perdulários por 9-19, perdiam ao intervalo por 18-30.
No terceiro quarto, o duelo parecia mais complicado para os militares que apesar de se mostrarem desatentos, venceram por 37-34.
No período derradeiro (4º tempo), os rubro-negros apresentavam-se sem hipótese de contrariar o favoritismo dos tricolores. Porém foram batidos por 49-50.
O Sporting de Benguela ficou na terceira posição, após derrotar o Vila Clotilde por 53-48.
Na classe feminina, o troféu ficou com o 1º de Agosto que destronou o Interclube por 54-38, enquanto o Juventude de Viana ocupou o terceiro lugar da prova, vencendo o Desportivo do Maculusso por 53-32.

16 janeiro 2011

CABO VERDE : Nielvis o melhor jogador de "Street Basket"


Nielvis, jogador do Porto Novo Basket (foto), foi considerado melhor jogador do torneio de Street Basket, realizado na semana passada, em Ribeira Grande de Santo Antão, em saudação ao Dia do Município. Com 24 anos, o poste e capitão do Porto Novo Basket, com quase dois metros de altura, tem sido um dos jogadores em maior destaque nos últimos anos na ilha de Santo Antão. Foi sem dúvidas o melhor jogador do campeonato regional 2009/10. Nielvis tem qualidade para jogar nas melhores equipas de Cabo Verde. Além de atleta, Nielvis foi também treinador adjunto da equipa sénior masculina na temporada passada e, actualmente, é um dos monitores da escola do Porto Novo Basket.

CABO VERDE : Basket presente nas festas da Ribeira Grande


Ribeira Grande de Santo Antão festeja esta segunda-feira, 17 de Janeiro, o Dia do Município. Várias actividades foram realizadas no quadro das comemorações. Uma delas foi um torneio de Street Basket, que teve lugar no passado sábado, dia 8 do corrente, em que participaram jovens da Povoação, Ponta do Sol e do Porto Novo. Os troféus devem ser entregues amanhã, dia 17. Os jovens da Povoação, Ribeira Grande, ficaram em primeiro lugar e os do Porto Novo em segunda posição. Nielvis, poste do Porto Novo Basket, foi o melhor jogador do torneio.

ANGOLA : D'Agosto e Petro decidem hoje Nacional de juniores


As formações do 1º de Agosto e do Atlético Petróleos de Luanda defrontam-se hoje, a partir das 13h30 minutos, no Pavilhão Anexo número dois da Cidadela Desportiva, em partida a contar para a final da 27ª edição do campeonato nacional de basquetebol em juniores masculinos. Para o terceiro e quarto lugares, o Sporting de Benguela mede forças com a equipa do Vila Clotilde. Os militares, que na época passada perderam a final frente à formação do Vila Clotilde estão próximos de arrebatar o troféu de campeão nacional, coroa que também é perseguida pelos petrolíferos da capital.

O público amante da modalidade vai certamente acorrer em massa ao Pavilhão Anexo da Cidadela, para testemunhar o embate que se espera bastante disputado. A formação militar, liderada pelo ex-internacional angolano, Herlander Coimbra, e o Atlético Petróleos de Luanda, comandada pelo técnico das camadas jovens, Anselmo Monteiro, são as equipas que melhor básquete têm apresentado na prova. Ontem, para as meias-finais do “Nacional da bola ao cesto”, a turma do Rio Seco (1º de Agosto) derrotou a sua similar do Vila Clotilde, actual campeão nacional em título, por 53-41.

Depois de perder a final da época passada frente ao mesmo adversário, os Militares apareceram no jogo de ontem bastante cautelosos, tendo vencido o desafio com alguma naturalidade. João Avelino, do Futebol Clube Vila Clotilde, foi o cestinha da partida, com 15 pontos. O Atlético Petróleos de Luanda derrotou o Sporting de Benguela, equipa sensação da prova, por 56-47. Duas horas antes da final, às 10h00, o Vila Clotilde e Sporting de Benguela batem-se para o terceiro e quarto lugares.

ASA ocupa quinto posto

Depois de ter sido afastado dos quartos de final pelo Sporting de Benguela, o Atlético Sport Aviação ASA redimiu-se ontem, frente ao Misto da Lunda Sul, a quem venceu por 69-61, para as classificativas do quinto e sexto lugares. O Desportivo da Huíla derrotou por um ponto de diferença o Progresso do Sambizanga (40-39), para o sétimo e oitavo lugares. M.C

Interclube e D`Agosto
lutam pelo título

No sector feminino, as formações do Grupo Desportivo Interclube e do 1º de Agosto defrontam-se hoje, a partir das 12h00, no Pavilhão Anexo número dois, para a decisão do campeonato nacional de basquetebol feminino em juniores. Ontem, para as meias-finais, o 1º de Agosto ultrapassou o Juventude de Viana, a quem venceu por 39-33, ao passo que o Grupo Desportivo Interclube batia na outra meia-final o Desportivo Maculusso, por 65-58. Juventude e Maculusso vão discutir hoje o terceiro e quarto lugares.

15 janeiro 2011

MOÇAMBIQUE : ELIMINATÓRIAS DA ZONA VI: Selecção feminina apurada para o Mali


PRONTO! A profecia dos adeptos moçambicanos da bola-ao-cesto concretizou-se: a Selecção Nacional qualificou-se para o Campeonato Africano de Basquetebol Feminino, a ter lugar no mês de Outubro, no Mali.

O facto verificou-se ontem, mercê da sua vitória sobre o Zimbabwe pela marca de 78-41, na penúltima jornada da fase de apuramento da Zona VI, a decorrer no pavilhão da Universidade de Pretória. Enquanto isso, e também já com um pé no Afrobásquete da Costa do Marfim, a turma masculina derrotou também o Zimbabwe por 56-32 e decide esta noite, com a anfitriã África do Sul, a presença na fina-flor continental.

Os receios que vinham sendo colocados em relação aos zimbabweanos, em virtude de estarem a realizar uma boa carreira, foram completamente removidos pelas nossas abnegadas selecções, reduzindo os adversários ao seu modesto lugar. Tanto a equipa comandada por Carlos Alberto Niquice (Bitcho) como a liderada por Milagre Macome foram de uma preciosidade fora de série, não tendo oferecido quaisquer chances ao Zimbabwe e ganho de forma convincente.

Em femininos, como as zimbabweanas haviam derrotado a África do Sul, sobrava-lhes ainda uma réstia de esperança, daí o cuidado tomado pelas nossas atletas antes do desafio de ontem. Só que, nas quatro linhas, a grande capacidade competitiva da selecção nacional veio ao de cima, as jogadoras se empertigaram e deram o seu máximo, acabando, meritoriamente, por carimbar o passaporte rumo ao Mali, onde tentarão regressar aos lugares do pódio, depois da classificação menos prestigiante no Afrobásquete de Madagáscar, em 2009.

Apesar de claramente favorita, a selecção masculina ainda não se pode dar ao luxo de descansar, pois os sul-africanos, a jogar no seu ambiente, procurarão todas as formas de chamar a si o triunfo neste embate decisivo. Mas a equipa moçambicana demonstrou ontem, frente aos zimbabweanos, que reúne o maior número de probabilidades de triunfar, e todos nós esperamos que isso aconteça, de modo a marcamos presença na Costa do Marfim, em Agosto.

Recorde-se que Moçambique, em femininos, defronta hoje a Zâmbia, a partir das 10.00 horas e, em masculinos, a África do Sul, às 20.00.

ANGOLA : ASA e Misto da Lunda Sul decidem quinto lugar do nacional de juniores

As equipas de basquetebol júnior masculino do Atlético Sport Aviação (ASA) e Misto da Lunda Sul defrontam-se, sábado, no pavilhão anexo à Cidadela, em Luanda, para definir o quinto classificado do campeonato nacional da categoria.

Esta tarde, os “aviadores” derrotaram o Progresso do Sambizanga, por 69-61, no anexo, ao passo que os “lundas” ultrapassaram o Desportivo da Huíla, por 80-45, no mesmo recinto.
Para as classificativas do sétimo lugar, o Progresso defronta, também sábado, o Desportivo da Huíla, no dia em que serão encontrados os finalistas, nas duas classes, da prova iniciada a 8 deste mês.
Quinta-feira, três equipas da capital do país e uma de Benguela conseguiram o apuramento para às meia-finais masculina, devendo defrontarem-se 1º de Agosto-Vila Clotilde e Petro de Luanda-Sporting de Benguela.
Na classe feminina disputam o acesso à final 1º de Agosto-Juventude de Viana e Interclube-Desportivo do Maculusso.

O Vila Clotilde é o detentor do troféu masculino e o 1º de Agosto o feminino.

14 janeiro 2011

MOÇAMBIQUE : ELIMINATÓRIAS DA ZONA VI: Hora das grandes decisões!

PARA a selecção feminina, é definitivamente esta tarde. Para a turma masculina, hoje é apenas o início. Assim será, pois, o dia das grandes decisões de Moçambique na fase de apuramento da Zona VI para os Afrobásquetes de 2011. Por coincidência, o adversário dá pelo mesmo nome, Zimbabwe, e enfrentará as nossas representações a partir das 14.00 e 16.00 horas, no pavilhão da Universidade de Pretória. Entretanto, ontem à noite, em femininos, a equipa nacional obteve a quarta vitória consecutiva, ao “esmagar” a anfitriã África do Sul pela marca de 111-51.

Este triunfo só não colocou, desde ontem, Moçambique no Afrobásquete do Mali porque o Zimbabwe, em virtude de ter derrotado a África do Sul na primeira volta, ainda sonha com o apuramento, caso vença hoje, embora esta seja uma possibilidade praticamente fora de todos os prognósticos e conjecturas. Porém, tendo em conta que as zimbabweanas ofereceram uma forte réplica às moçambicanas no embate anterior, então, há toda a necessidade de haver alguma prudência.

Mas, no seio da equipa, e particularmente depois do retumbante triunfo de ontem frente às sul-africanas, reina uma forte convicção de que o passaporte para o Mali será impreterivelmente carimbado hoje. Aconteça o que acontecer, as jogadoras estão dispostas, se possível, a “comer” o parquet em busca desta preciosíssima vitória.

Igualmente para os masculinos, o Zimbabwe é o adversário de maior vulto nesta fase de apuramento, embora o fecho seja amanhã, contra a África do Sul. É que, avaliando os dois conjuntos, o primeiro parece mais forte, daí se acreditar que, ganhando hoje, pouco ou nada impedirá a qualificação para a Costa do Marfim.