Africa Basquetebol

31 dezembro 2010

CABO VERDE : PORTO NOVO BASKET retoma treinos a 10 de Janeiro


Depois da paragem para as festas natalícias e do fim de ano, a equipa sénior masculina do Porto Novo Basket retomará os treinos no dia 10 de Janeiro, sob o comando do técnico Rolando. Nessa altura deverá iniciar-se também os treinos da equipa feminina e os juniores tendo em vista a sua participação nas provas oficiais esta temporada. Porto Novo Basket trabalha igualmente com vista ao torneio alusivo ao seu 10º aniversário, em Março próximo. Apesar da carência em termos de equipamentos e materiais, o clube pretende competir em todas as frentes, esta temporada.

CABO VERDE : Jogo Beneficente


Os internacionais cabo-verdianos Marito e Vitócas promovem hoje,quinta-feira, no Pavilhão Desportivo “Vavá Duarte”, na Praia, um jogo de beneficência. A receita do evento vai reverter a favor do centro de protecção social de Lém Cachorro, na capital cabo-verdiana. O encontro vai ser disputado entre jogadores que militam nos diversos clubes da capital, divididos em duas equipas: “Amigos do Marito” contra os “Amigos do Vitocas”. Antes do jogo de solidariedade, haverá uma demonstração de basquetebol em cadeira de rodas, com atletas portadores de deficiências, sob a orientação técnica do Comité Paralímpico Cabo-Verdiano. Os espectadores deverão contribuir com um quilo de qualquer género alimentício não perecível. Uma iniciativa louvável que merece apoio de todos, sobretudo dos amantes do basquetebol.

CABO VERDE : PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE EM 2010


O ano de 2010 trouxe muitas coisas boas para Porto Novo Basquetebol Clube (Porto Novo Basket, se se quiser), que em Março próximo vai festejar o décimo aniversário. Em Março deste ano, teve lugar a Assembleia-Geral que aprovou os estatutos e os símbolos do clube e elegeram os corpos sociais para 2010/2012. Foi o pontapé de saída para uma nova era na vida do clube. Ainda em Março, foi criada a escola de basket do clube, reconhecida pela Direcção Geral dos Desportos, em Agosto. Em Junho, Porto Novo Basket conquistou a Taça São João e em Julho conquistou o título de Campeão Regional de Santo Antão. Ainda em Julho, a equipa estreou-se no campeonato nacional, em São Vicente. Já em Agosto, assinou-se a Escritura Notarial do clube que passou a ser oficial. Porto Novo Basket voltou a conquistar mais um troféu – a Taça Santo Antão, em Novembro, mês em que a escola do clube recebeu duas bolsas jovem-atleta e um kit de materiais desportivos do Governo. É caso para dizer que 2010 foi um ano de muitas conquistas. Ficará na história do clube por ser um ano em que Porto Novo Basket conquistou tudo o que havia para conquistar e que marcou uma nova era na vida da instituição com a sua oficialização, nove anos depois da sua criação. É também uma ocasião para a Direcção prestar a merecida homenagem ao grupo de trabalho que, sob o comando do Helder, dignificou o basket santantonense. Agradecimentos à Direcção-Geral dos Desportos, à Câmara Municipal do Porto Novo e à Construmilton, que foram (e vão continuar sendo, certamente) os nossos parceiros.

http://portonovobasket.blogspot.com/

30 dezembro 2010

ANGOLA : Federação sanciona clubes


Onze das doze equipas que disputam O XXXIII Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos foram punidos pelo Conselho de Disciplina da Federação Angolana de Basquetebol (FAB). Trata-se das formaçãos do Petro de Luanda, Recreativo do Libolo, Interclube, ASA, CDUAN, Universidade Lusíada, Sporting de Luanda, Santos FC, Vila Estoril, Sporting de Cabinda e Vila Clotilde.

Tais equipas violaram o artigo 25 do Regulamento de Inscrições e Transferências, de acordo com o comunicado número 17/GTF do órgão reitor da modalidade, a que o Jornal dos Desportos teve aceso. CDUAN e Universidade Lusíada foram as equipas que tiveram maior castigo, dado que devem pagar um multa no valor de 1.120 dólares norte-americanos, ao passo que o Vila Clotilde foi multado em 96 dólares, Santos FC, em 840, Vila Estoril, 720, e ASA, 720.

O Sporting de Luanda deve desembolsar 200 dólares, o Interclube vai pagar 240, Sporting de Cabinda foi multado em 480,00.
Já o Petro de Luanda teve a multa menos pesada, 20 dólares norte-americanos. De acordo com o comunicado, os clubes punidos devem efectuar o pagamento das referidas multas na secretaria da FAB, sita no Complexo da Cidadela Desportivo, em Luanda, num prazo de oito dias.

Green fica no Interclube
por mais três temporadas

A jogadora mais valiosa (MVP) do campeonato nacional de basquetebol feminino, a norte americana Danielle Green, tem contrato com o Interclube até 2013, informou terça-feira à Angop o seu técnico, Apolinário Paquete. A extremo-base foi igualmente a melhor “cestinha” do terceiro jogo da finalíssima, disputado no pavilhão principal da Cidadela, em que as polícias derrotaram as militares por 54-43, com 14 pontos, mais um do que a sua companheira de equipa Felizarda Jorge e Isabel Francisco do 1º de Agosto, ambas com 13. Daneille Green já actuou na equipa do First Banc da Nigéria.

29 dezembro 2010

ANGOLA : Interclub revalida título de campeão Nacional


A formação do Grupo Desportivo Interclube conquistou a XXV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores femininos, a derrotar ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, na finalíssima, a equipa do 1º de Agosto, por 54-43, quando ao intervalo conservava já uma vantagem de nove pontos (26-17).

A equipa da Polícia que forçou o terceiro jogo, entrou melhor nos dois primeiros períodos, ao contrário da equipa militar que diga-se esteve bastante apática, fundamentalmente no segundo quarto, em que marcou apenas sete pontos, contra dez da sua opositora.
Com um conjunto “modesto”, isto em termos de valores individuais, a equipa Rubro e Negra conseguiu equilibrar no terceiro período, onde conseguir reduzir a desvantagem para dois pontos 40-38.

A internacional angolana, Isabel Francisco, base, foi a mais inconformada no conjunto militar, contribuindo com treze pontos, em 31 minutos e dez segundos. Na ponta final, valeu a maior maturidade do Grupo Desportivo Interclube que continua a dominiar a modalidade quer a nível doméstico, quer a nível do continente berço da humanidade. A vitória da formação da Polícia, por 54-43, não sofre qualquer contestação porquanto foi a equipa que soube explorar convenientemente os erros da sua adverária.

A norte-americana ao serviço do Grupo Desportivo Interclube, com 14 pontos, foi a cestinha da partida, seguida da sua companheira de equipa Felizarda Jorge, que ontem esteve bem nos lançamentos à longa distância. Dos sete tentados, a ex-atleta do Grupo Desportivo O Maculusso converteu quatro. No conjunto militar, para além da Isabel Francisco, quem também brilhou foi Claudia Dundão que teve 19 de valorização.

Americana Danielle eleita MVP

A base norte-americana Danielle Green foi eleita a MVP (Jogadora Mais Valiosa) da XXV edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em Seniores femininos que ontem encerrou com a consagração do Grupo Desportivo Interclube. Danielle Green, atleta que conquistou por duas ocasições o troféu de MVP da Taça dos Clubes Campeões da “bola ao cesto” no sector feminino, em 2009, ao serviço do First Bank da Nigéria e 2010, ao serviço do Grupo Desportivo Interclube, prova disputada em Bizerte, Tunísia, terminou o “Nacional” com 113 marcados. Por sua vez, a internacional angolana, Nacissela Maurício, jogadora que representa as cores do Clube Central das Forças Armadas Angolanas foi a melhor marcador da prova, com 121 pontos.

Luanda alberga campeonatos jovens

A cidade de Luanda acolhe de 7 a 18 de Janeiro próximo, os XXVII e XXV campeonatos nacionais de juniores, em ambos os sexos, de acordo com o comunicado número 106 proveniente da Federação Angolana de Basquetebol a que o Jornal dos desportos teve acesso.
Segundo o comunicado, os clubes interessados em participar no evento, deverão fazer as suas confirmações através das respectivas associações provinciais, até ao dia 3 de Janeiro de 2011.

Ficha técnica

Pavilhão Principal da
Cidadela, com pouco público

Árbitragem: Carlos Júlio
e Clesio Franscisco

1º de Agosto: Fineza Eusébio (0), Janeth Zás (2), Domitila Ventura (0), Claudia Dundão (0), Isabel Francisco (13), Madalena Felix (5), Claudia António (0), Mangongo Nelly (5), Nacissela Maurício (11), Ernestina Neto (0), Sófia Capinga (0) Bokombo Masela (0).
Treinador: Aníbal Moreira
nterclube: Catarina Camufal (5), Luisa Tómas (0), Felizarda Jorge (13), Neusa Afonso (0), Índira José (0), Astrida Vicente (0), Ângela Cardoso(2), Irene Guerreiro (4), Nadir Manuel (5), Sónia Guadalupe (4), Danielle Green (14), Nguendula Filipe (7).
Treinador: Apolinário Paquete Marcha do marcador:
10-16, 17-26, 37-40, 43-54

MOÇAMBIQUE : Selecções de básquete jogam na África do Sul


OS jogadores das selecções nacionais de basquetebol de seniores masculinos e femininos passarão a presente quadra festiva a pensar na grande responsabilidade que recai sobre si logo nos primeiros dias do novo ano. Trata-se de representar o país nas eliminatórias zonais de apuramento para o Afrobásquete de 2011, a acontecer em Agosto, no Mali, para os masculinos, e em Outubro, na Costa do Marfim, para os femininos.

A disputa da qualificação da Zona VI está marcada para a África do Sul, entre os dias 8 e 15 de Janeiro, com as nossas formações a encarar a competição com muita seriedade, pois estará em causa a presença de Moçambique na verdadeira elite da bola-ao-cesto continental.

Felizmente para Moçambique, em terras sul-africanas não estarão as nossas rivais selecções angolanas, em virtude de se terem qualificado automaticamente para a fase final. Angola, em masculinos, é campeã africana, e, em femininos, conquistou a medalha de bronze (terceiro lugar) no último Afrobásquete, realizado em Madagáscar.

Foi nesta prova, aliás, que a nossa selecção não conseguiu um lugar que lhe permitisse ficar isenta das eliminatórias zonais, pelo que, à semelhança dos masculinos, travar-se-á de razões com a África do Sul, que paulatinamente vai se tornando uma potência e, desta vez, perante o seu público, pode almejar o primeiro posto.

Para a campanha de 2011, que inclui também os X Jogos Africanos de Mapyto-2011 – as nossas equipas estão apuradas automaticamente – a Federação Moçambicana de Basquetebol decidiu apostar em treinadores espanhóis para ambas as selecções. Especificamente em relação aos masculinos, este já é conhecido: trata-se de Joseba Garcia, técnico ao serviço do Maxaquene, que nos últimos dois anos revolucionou o basquetebol “tricolor” e conquistou a Liga Nacional de Basquetebol Vodacom, para além de fazer regressar o emblema maxaquenense ao convívio da fina-flor do continente ao nível de clubes, com a participação na fase final da 25ª edição da Taça dos Campeões, havida há dias no Benin, onde o Maxaquene ocupou a sétima posição.

ANGOLA : Melhor jogadora do nacional feminino fica no Inter por mais três épocas

A jogadora mais valiosa (MVP) do campeonato nacional de basquetebol feminino, a norte americana Danielle Green, tem contrato com o Interclube até 2013, informou hoje, terça-feira, à Angop, o seu técnico Apolinário Paquete.
A extremo base foi igualmente a melhor “ cestinha” do terceiro jogo da finalíssima disputado no pavilhão principal da Cidadela, em que as polícias derrotaram as militares por 54-43, com 14 pontos, mais um que a sua companheira de equipa Felizarda Jorge e Isabel Francisco do 1º de Agosto ambas com 13.

Daneille Green já actuou na equipa do First Banc da Nigéria.

ANGOLA : Falta de experiência dita derrota das militares

O técnico do 1º de Agosto, Aníbal Moreira, apontou hoje, terça-feira, em Luanda, a falta de experiência e resistência física das suas atletas como as principais causas da derrota diante do Interclube por 54-43 no terceiro jogo da finalíssima do campeonato nacional basquetebol feminino, disputado no pavilhão da Cidadela.

Falando à imprensa no final do desafio, o treinador acrescentou que vários problemas estiveram na base do desaire, com realce para as sucessivas lesões que assolou o plantel durante a época desportiva de 2010.
Explicou igualmente que o seu plantel não tencionava chegar a final da competição por inerência da inovação que o grupo sofreu, mas ainda mostrou a sua superioridade, evitando que o Interclube conquistasse o título de forma fácil.
Sublinhou também que o tempo reduzido de preparação influenciou pela negativa no entrosamento das militares.

Na primeira-mão, o 1º de Agosto venceu as polícias por 66-65, ao passo que na segunda partida da final foi incapaz ao ser derrotada por 40-58.

ANGOLA : Apolinário Paquete dá mérito às suas atletas

O técnico do Interclube, Apolinário Paquete, deu hoje mérito às suas atletas pelo facto de terem conquistado o título do campeonato nacional feminino de basquetebol, ao vencer o 1º de Agosto por 54-43, no terceiro jogo da finalíssima disputado no pavilhão da Cidadela.

Falando à imprensa, o treinador reiterou que foi muito difícil manter a hegemonia do ano anterior porque as outras equipas tentaram contrariar, mostrando-se como verdadeiros opositores, mas tudo foi possível devido ao empenho mútuo do grupo que defendeu-se ante os adversários durante a prova.
Sublinhou que apesar do seu combinado ter sido prejudicado pela arbitragem no primeiro duelo da final disputado no pavilhão do Rio Seco, onde perderam por um ponto (65-66), o seu plantel conseguiu superar-se "jogos pós jogos", levando o desafio até ao ultimo reduto (finalíssima), acabando vitoriosa com vantagem de 11 pontos (54-43).

Na segunda-mão as polícias haviam vencido por 58-40. O Interclube já havia arrebatado este troféu em 2009.

A basquetebolista norte americana Danielle Green, ao serviço do Interclube, foi considerada a jogadora mais valiosa (MVP) da competição.

ANGOLA : Interclube conquista 26ª edição do nacional em feminino

A formação sénior feminina do Interclube conquistou esta terça-feira, em Luanda, a 26ª edição do campeonato nacional de basquetebol, ao derrotar o 1º de Agosto por 54-43, após finalíssima disputa no pavilhão principal da Cidadela Desportiva.
Desde muito cedo que as polícias mostraram ser a equipa mais dotada e no primeiro quarto já venciam por 16-10.
Apesar de estar a perder, as militares no segundo quarto mostraram que estavam dispostas a lutar pelo título, mas foi o Interclube que também levou a vantagem ao intervalo por 26-17.
No reatamento, surgiu um novo 1º de Agosto que apostou no jogo exterior e conseguiu tirar partido, reduzindo a margem de pontos e equilibrou a partida que estava a favor do adversário.
Este equilíbrio prevaleceu até quando faltavam três minutos para terminar o penúltimo período, classificado como menos produtivo, com vantagem do Interclube por 37-33.
As polícias, nos últimos dez minutos do último quarto, tiveram que se aplicar ao fundo para não deixar escorregar a 26ª edição do nacional.
A extremo base Danielle Green (Interclube) foi a melhor cestinha do encontro com 14 pontos, menos um que a sua colega de equipa Felizarda Jorge.

Na primeira-mão, o 1º de Agosto havia ganho o Interclube por 66-65 e na segunda-mão o combinado do Ministério do Interior venceu por 58-40, o que forçou a finalíssima.

28 dezembro 2010

ANGOLA : Vitória diante do 1º de Agosto satisfaz técnico do Interclube

O técnico do Inter clube, Apolinário Paquete manifestou-se satisfeito com a vitoria da sua formação sobre o 1º de Agosto por 58-40 em jogo da segunda-mão da final do campeonato nacional de basquetebol feminino disputado no pavilhão 28 de Fevereiro, em Luanda.

Em declarações à imprensa no final do encontro, o técnico disse ter sido uma partida muito difícil de vencer e enalteceu as suas atletas por terem impedido que as militares conquistassem o título no seu próprio reduto.
Acrescentou que o maior o objectivo das policias é revalidar o troféu, para isso vai procurar manter a dinâmica do plantel para repetir a proeza.
Reconheceu que o 1º de Agosto é um emblema forte, que criou varias dificuldades durante o jogo, mas espera uma boa reacção do seu grupo para vencer o confronto de terça-feira, no pavilhão da Cidadela.
Na primeira-mão, o 1º de Agosto havia ganho o Inter clube por 66-65.

ANGOLA : Técnico do 1º de Agosto reconhece derrota

O técnico do 1º de Agosto Aníbal Moreira reconheceu esta noite, em Luanda, a derrota de sua formação (40-58) diante do Inter clube em jogo que contou para a segunda-mão da final do campeonato nacional de basquetebol feminino disputado no pavilhão 28 de Fevereiro.

Ao falar no final do desafio à imprensa, o treinador sublinhou que as suas atletas não conseguiram manter o sistema defensivo ensaiado, motivo que facilitou a penetração da equipa adversária durante o duelo.
Explicou ter tido a noção da dificuldade que ia enfrentar ao defrontar o combinado do Ministério do Interior, porem prometeu trabalhar mais o plantel tendo em vista uma vitória no próximo encontro e resgatar o troféu perdido na época passada para o mesmo opositor.
Com uma vitoria para cada equipa, as duas formações disputam terça-feira uma partida de desempate (finalíssima) no pavilhão da Cidadela.
Na primeira-mão, o 1º de Agosto havia ganho o Interclube por 66-65.

ANGOLA : Inter vence 1º de Agosto e 'força' finalíssima

O Inter clube de Angola derrotou hoje no pavilhão 28 de Fevereiro, em Luanda, 1º de Agosto por 58-40 em jogo da segunda-mão da final do campeonato nacional de basquetebol feminino, forçando a disputa do terceiro jogo da finalissima para se encontrar a campeã nacional.

As polícias que venciam já ao intervalo por 32-23, foram as mais certeiras nos lançamentos a cesta, saindo em vantagem no primeiro período de três pontos (17-14).
Apesar disso, no terceiro quarto, as “rubros e negras” entraram mais determinadas e foram, realizando vários lançamentos de curta distâncias, mas foram incapazes de passar a frente do marcador.
No final do terceiro período as militares tinham uma desvantagem de 30-47 e no último quarto da partida as comandadas de Aníbal Moreira perderam por 40-58.
A extremo base Mongongo Nelly (1º de Agosto) foi a melhor cestinha do encontro com 13 pontos mais três que as basquetebolistas do combinado do Ministério do Interior Felizarda Jorge e Astrida Vicente ambas com dez.
Na primeira-mão, o 1º de Agosto havia ganho o Interclube por 66-65, a finalíssima para se encontrar a campeã nacional deste ano acontece no pavilhão da Cidadela.

26 dezembro 2010

ANGOLA : Desenvolvimento da modalidade no Moxico carece de mais atenção

O basquetebol no Moxico enfrentou muitas dificuldades no ano de 2010, desde financeiras até material, que provocaram o interregno do campeonato provincial piloto, promovido pela associação da modalidade, em Novembro passado.

O seu secretário-geral, Domingos Cairingue, que fazia uma avaliação do ano 2010 na bola ao cesto, disse que o interregno deveu-se à desistência de árbitros, por falta de remuneração durante a competição que contava com sete equipas.

O dirigente lembrou que a associação é um parceiro directo da direcção da Juventude e Desportos, que vela pela mobilização, massificação e orientação de políticas para o desenvolvimento da modalidade na região e não dispõe de fundos para assegurar os encargos dos árbitros e outros intervenientes.

Acrescentou que por falta de verbas para os árbitros o campeonato não foi concluído, tendo "manchado” de alguma maneira, o processo de desenvolvimento do basquetebol em curso, apesar de existirem muitos praticantes que pretendem relançar a modalidade.

Relativamente às actividades desenvolvidas em 2010, disse que caracteriza de duas formas: a primeira consiste na massificação que registou melhorias consideráveis, uma vez que o programa abrangeu a maioria das escolas do Luena; por outro, do ponto de vista competitivo houve dificuldades quanto às deslocações das equipas locais às competições nacionais.

Domingos Cairingue esclareceu de igual modo, os motivos que levaram a equipa júnior do Bravos do Maquis, a não competir no campeonato nacional da categoria, argumentando a FAB atrasou-se informar sobre o adiamento da prova que inicialmente estava prevista para Benguela e depois passou para Luanda.
“A Federação da modalidade atrasou passar a informação sobre o adiamento num momento em que já estávamos em Benguela e após o adiamento para Luanda, ficamos sem verbas para lá ir”, disse.

Assegurou que a próxima época desportiva (2011), será melhor pois a direcção provincial da Juventude e Desportos já solicitou os cadernos de encargos das associações provinciais, para possíveis apoios e caso se efective, permitirá no próximo ano realizar um campeonato provincial e continuar com o programa de massificação.

Anunciou ainda que em 2012, associação irá envidar esforços para trazer no Luena, o campeonato sénior masculino de basquetebol, pois com a organização do campeonato provincial facilitará seleccionar jovens-talentos e formar uma equipa local muito forte, para participar na referida prova.

Domingos Cairingue disse não existir problemas de infra-estruturas, pois a realização dos “Nacionais” seniores de Andebol, em Setembro passado, levou o governo a reabilitar os principais campos, incluindo o pavilhão gimnodesportivo “27 de Março” que recebeu um novo tapete, considerado de categoria internacional, além de outros dois de apoio.

25 dezembro 2010

CABO VERDE : Amor de Deus e Abílio Duarte vencem torneio inter liceus da Praia

O liceu Amor de Deus, em masculino, e a escola Abílio Duarte, em feminino, sagraram-se no último fim-de-semana os grandes vencedores do torneio de basquetebol interliceus, que durante vários dias animou as manhãs no gimnodesportivo “Vavá Duarte”. Nos jogos das finais, as meninas da Escola Secundária Abílio Duarte levaram para as suas salas o troféu, ao baterem as suas congéneres de Amor de Deus por 27 – 14.

Mas em masculino, os rapazes de Amor de Deus redimiram-se. Deram o grito de campeão com uma vitória de 47 – 32 aos rapazes do liceu Cesaltina Ramos, de Achada de Santo António.

Durante várias manhãs, o torneio interliceus da Praia animou as bancadas do gimnodesportivo Vavá Duarte, como há muito não se constatava no meio estudantil. É o regresso do desporto escolar para levantar a moral do basquetebol na capital do país, que no sector sénior está completamente parado, sem associação regional e sem provas oficiais.

Para já, são os miúdos que estão a dar o bom exemplo de que com muita organização e entusiasmo se pode levar a bola ao cesto deste tenra idade, para a continuação da modalidade nas quadras da capital.

ANGOLA : 1º de Agosto pode resgatar título nacional

Após ter perdido o título para o Interclube, o 1º de Agosto poderá resgatar o troféu nacional de basquetebol feminino, caso vença as polícias no jogo da segunda-mão da final, a disputar-se segunda-feira, no pavilhão 28 de Fevereiro.
Na primeira-mão, as militares venceram por 66-65, no pavilhão do Rio Seco.

Em caso de empate, haverá uma finalíssima, agendada para terça-feira, em recinto neutro (Cidadela).

24 dezembro 2010

CABO VERDE : PAUL NAS COMPETIÇÕES REGIONAIS ESTA ÉPOCA


Os jovens do município do Paul podem marcar presença nas competições de basquetebol esta temporada em Santo Antão. Está nos planos dos responsáveis locais incentivar os jovens paulenses a se organizarem com vista a tomar parte nas provas de basquetebol, já esta época. Porto Novo Basket torce para que Paul também tenha uma equipa nas competições regionais que, até agora, têm contado apenas com a presença somente de equipas do Porto Novo e Ribeira Grande.

ANGOLA : Armando Costa volta a integrar plantel do D´Agosto


Depois de ter assegurado a contratação do norte-americano Karlton Mims, extremo base, a equipa que se tornou recentemente hexacampeã africana da “bola ao cesto” vai poder contar, a partir da primeira semana de Janeiro de 2011, com os préstimos do internacional angolano, Armando Costa. O atleta, que contraiu uma lesão no joelho direito no fim da temporada transacta, teve de falhar o Campeonato do Mundo da modalidade, que se disputou na Turquia.

Recuperado totalmente da lesão que o apoquentava há mais de seis meses, o internacional angolano renovou o seu vínculo contratual com a direcção do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto) por mais duas temporadas, segundo disse o vice-presidente para o basquetebol, José Monis. “O Armando Costa esta totalmente recuperado da lesão que o afastou da parte final da temporada passada. Neste momento, o atleta continua em Lisboa, onde vai passar a quadra festiva, e na primeira semana de Janeiro juntar-se-á ao grupo de trabalho”, assegurou o dirigente militar.

O vice-presidente da equipa Rubro e Negra asseverou, por outro lado, que a sua direcção vai continuar a prestar todo o apoio possível no sentido da equipa sénior masculina do Rio Seco manter as conquistas, quer a nível doméstico, quer além fronteiras. Depois de ter ganho a XXV edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores masculinos, competição que decorreu em Cotonou, Benin, de 10 a 19 do mês em curso, a equipa do 1º de Agosto começa a “atacar” a partir de Janeiro o BAI Basket, onde a grande meta é a revalidação do ceptro.

Entretanto, os militares vão participar igualmente na II edição da Taça Compal, competição que será disputada em Fevereiro de 2011, na capital portuguesa. Para esta competição, o Clube Central das Forças Armadas Angolanas tenciona arrebatar o troféu, depois de ter ficado na segunda posição na primeira edição realizada em Luanda. Para além do 1º Agosto, o Recreativo do Libolo será o outro embaixador angolano na competição. A Taça Compal é destinada às equipas vencedoras do campeonato nacional e da Taça dos respectivos países (Angola e Portugal).

ANGOLA : Retrospectiva2010 - 1º de Agosto mantém hegemonia e Libolo confirma ascensão

Luanda - Ao conquistar o seu 16º título nacional, a formação sénior masculina do 1º de Agosto manteve, em 2010, a hegemonia no basquetebol angolano.

Por outro lado, o Recreativo do Libolo confirmou a sua ascensão e conquistou o estatuto de segunda potência no país, destronando o Petro de Luanda.

Os pupilos de Luís Magalhães tiveram que "suar" para terminar na primeira posição da prova e, ao contrário das edições anteriores, apenas na penúltima jornada garantiram o troféu de campeão nacional, ao passo que o técnico português conquistou o seu terceiro título nacional ao serviço dos "rubro-negros".
Com um plantel onde se destacam Miguel Lutonda, Kikas Gomes, Carlos Almeida, Felizardo Ambrósio, Vlademir Ricardino todos integrantes da selecção nacional 10 vezes campeã africana, além do cabo-verdiano Mário Correia, que foi uma das grandes revelações em termos individuais, os "militares" valeram-se da experiência dos seus jogadores para revalidar o título.

O Libolo, com um plantel mais jovem que o dos "rubro-negros" e também menos experiente, conseguiu "arrastar" a decisão do campeonato até a penúltima ronda da final four.

No seu segundo ano de existência, deu réplica aos "grandes" e melhorou o quarto lugar alcançado no ano de estreia, ficando na segunda posição, além de conquistar a Taça de Angola, ocupando assim o lugar de segunda maior potência no país "desalojando" o Petro de Luanda.

Por sua vez, os "petrolíferos" continuam em "queda livre". Cada ano que passa a prestação da formação do "eixo-viário" vai decaindo, assim como a posição na tabela classificativa. Em 2010, o Petro de Luanda, segunda equipa mais titulada do país (10), não conquistou qualquer troféu oficial.

No entanto, foi vencedor do torneio Victorino Cunha, em homenagem ao grande ícone do basquetebol angolano e não só, e a taça EME em alusão ao 54º aniversário do partido MPLA.

O Atlético Sport Aviação (ASA), com um plantel humilde, terminou o campeonato na quarta posição. Os "aviadores", como tem acontecido nos últimos anos, equilibraram os jogos com os candidatos ao ceptro e não deram hipóteses aos adversários do seu nível.

O Interclube foi a grande decepção, com um plantel equilibrado não conseguiu melhor que o quinto lugar no Campeonato Nacional. Como consequência, o técnico português João Moniz, contratado para devolver a glória ao clube, foi demitido.

Promade de Cabinda, Desportivo da Huíla, Universidade Lusíadas, CDUAN, Sporting de Luanda, Vila Clotilde e Imbondeiro de Viana bateram-se do sexto ao 12º lugar.

Já no "esboço" do nacional 2010/11, registaram-se movimentações em termos de contratações com destaque para os regressos do extremo Carlos Morais ao Petro de Luanda, depois de um ano ao serviço do Libolo, e do poste Eduardo Mingas ao Interclube.
Depois da experiência na formação do Kwanza Sul, onde não teve o protagonismo que se esperava, Morais optou por regressar ao clube que o lançou para ribalta numa das transferências mais "badaladas" do ano.
Com 24 anos de idade e 1,92 metros, o jogador tornou-se nos últimos anos uma das principais referências do basquetebol nacional.
Com 31 anos de idade, Mingas regressou a formação da "polícia" que, após a frustrante prestação em 2010, procura voltar ao topo da tabela. O atleta,
campeão africano pela selecção nacional, desvinculou-se da formação "petrolífera" onde jogou durante cinco épocas e juntou-se ao novo projecto do Interclube.

Se em masculinos o 1º de Agosto mantém a hegemonia em feminino perdeu. O Interclube, após contratar metade do plantel principal "rubro-negro", inverteu a história no basquetebol praticado pelas senhoras e passou a dominar a modalidade no país e em África, tendo vencido todas as competições em que participou (supertaça, campeonato, taça e afrotaça).

Nos escalões de formação, tal como nas seniores, o Interclube tornou-se no grande "papão" na classe feminina. Conquistou os títulos em iniciados e juniores, enquanto o Petro de Luanda (iniciados) e o Vila Clotilde (juniores) venceram em masculinos.

Com o objectivo de estreitar as relações entre as federações angolana e portuguesa, realizou-se este ano a primeira edição da Taça internacional Compal,
destinada aos campeões nacionais e vencedores da Taça de Angola e Portugal.

A prova foi ganha pelo Sport Lisboa e Benfica que venceu, na final, os "militares". Participaram também a equipa angolana do Libolo e a portuguesa do
Ovarense.

A Associação Nacional de Técnicos de Basquetebol de Angola organizou, em Luanda, o primeiro clinic internacional para treinadores de basquetebol. O acto, que terá periodicidade anual, contou com os prelectores espanhóis Txus Vidorreta e Sérgio Valdeomillos, além dos angolanos José Carlos Guimarães e Artur Barros.

Num projecto da companhia de refrigerantes Coca-Cola, que visa promover o basquetebol africano, o antigo atleta da Liga norte-americana da modalidade
(NBA) Horace Grant esteve em Angola, onde escolheu três jovens para um curto estágio nos Estados Unidos.
Ivanadio Menezes, Aldair Carlos e Tandala Domingos foram os jogadores escolhidos.

http://www.portalangop.co.ao

23 dezembro 2010

ANGOLA : Hexa campeões de África já em Luanda

A equipa sénior masculina do 1º de Agosto, campeã africana de basquetebol em clubes, chegou esta tarde (quarta-feira) à capital do país, após a conquista do seu sexto título continental alcançado em Cotonou (Benin), onde venceu sábado na final o Condor dos Camarões, por 73-41.

Os representantes angolanos foram recebidos no Aeroporto 4 de Fevereiro por um grupo de dirigentes afectos ao seu clube, liderado pelo presidente de direcção, Raul Hendrick , assim como a equipa feminina do clube.

Depois da recepção efectuada numa das salas protocolares do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, os atletas foram saudados pelo presidente do clube e demais presentes.
Na ocasião, Raul Hendrick felicitou os atletas e manifestou a satisfação pelo feito em nome dos dirigentes, sócios, amigos e simpatizantes do 1º de Agosto.
“O sexto título africano é um feito muito importante para o clube, para Angola e para os próprios atletas, e torna o 1º de Agosto num dos maiores do país e de África”, disse.

Este é o quarto título consecutivo em África.

22 dezembro 2010

ANGOLA : Hexacampeões africanos chegam hoje a Luanda


A formação sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto, hexacamepã africana, desembarca ao princípio da tarde de hoje, quarta-feira, proveniente de Cotonou, capital do Benin, onde domingo último conquistou a XXV edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos da modalidade. No Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, estarão, segundo apurámos, altos funcionários da equipa militar assim como a sua massa associativa para receberem condignamente os hexacampeões africanos da “bola ao cesto” que brilharam na recém terminada Taça dos Clubes Campeões Africanos da modalidade, que decorreu de 10 a 19 do mês em curso, em Cotonou, capital do Benin.

Depois de terem conquistado a Taça, os jogadores e a equipa técnica vão cumprir umas curtas férias de Natal, estando o regresso aos trabalhos marcado para a primeira semana do mês de Janeiro de 2011. A partir de Janeiro próximo, as baterias dos militares estarão viradas para o Campeonato Nacional de Basquetebol em seniores masculinos, vulgo BAI Basket, a Taça de Angola e a II edição da Taça Compal, prova a ser disputada no mês de Fevereiro, em Lisboa, Portugal.

Lutonda e Adilson Baza pretendem mais títulos

Com 39 anos vividos (completa 40 anos a 25 do mês em curso), Miguel Pontes Lutonda é dos atletas no activo com mais títulos conquistados, quer a nível de selecções, quer de clubes. Apesar do seu currículo estar preenchido com vários troféus, o internacional angolano, conhecido nas lides da “bola ao cesto” como o grande “General”, não escondeu a sua satisfação pela conquista da XXV edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos, por sinal, a sua sexta Taça ao serviço da equipa militar.

Em declarações ao Jornal dos Desportos, o veterano Miguel Lutonda afirmou que a conquista de mais um título africano reflecte a abnegação e, sobretudo, o espírito de sacrifício do colectivo, da direcção, dos jogadores e da equipa técnica. “Penso que estas vitórias sucessivas são fruto de um trabalho árduo que nós, jogadores, direcção do clube e equipa técnica, temos vindo a realizar de há um tempo a esta parte. Como se sabe, é o meu sexto troféu a nível de clubes e, como não podia deixar ser, gostaria de felicitar os meus colegas pelo esforço empreendido, o qual tornou possível a revalidação do ceptro”, disse o internacional angolano.

O camisola 14 do clube rubro e negro reconheceu que o grupo pagou caro o facto de ter menosprezado a formação do Condor dos Camarões, durante a primeira fase.“É natural este tipo de jogo. Nós entrámos na primeira fase um pouco relaxados, a pensar que as coisas iam correr a feição, e acabámos por ser surpreendidos. Mas, graças a Deus, conseguimos dar a volta e demonstrámos na final que somos superiores ao Condor dos Camarões”, asseverou o grande “General”.

Para o veterano é necessário que a formação militar eleve cada vez mais as suas performances no sentido de continuar a somar triunfos atrás de triunfos. Também o jovem Adilson Baza (base), atleta que tem sido um dos bases principais da equipa militar, com a “saída” do internacional angolano, Armando Costa, por lesão, se regozijou pela conquista de mais um título africano, o terceiro da sua carreira.

“Estamos todos de parabéns, porque mais uma vez conseguimos cumprir o objectivo a que nos propusemos para esta competição, que era a revalidação do título africano”, disse. O base da equipa militar afirmou, por outro lado, que vai continuar a trabalhar para manter a confiança do português Luís Magalhães e continuar a ganhar títulos, tanto a nível doméstico como além fronteiras. MC

D´Agosto lidera Ranking

Com seis títulos já conquistados, a formação do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto) lidera o ranking da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores masculinos. Nas posições imediatas seguem-se o Asfa, do Senegal, com três, Hit Trésor, da República Centro Africana, Asec Mimosas, da Côte d`Ivoire, e Gezire Sc, do Egipto, todos com dois campeonatos africanos ganhos. Com um título arrebatado estão as formações do Res Starde, da RCA, As Police, do Senegal, Maxaquene, de Maputo, Ittihad, do Egipto, Jeanne, do Senegal, Zamalek, do Egipto, Mês, de Marrocos, Al Ahly, do Egipto, ABC, da Côte d`Ivoire, e Atlético Petróleos, de Luanda.

21 dezembro 2010

ANGOLA : D´Agosto segue as pisadas da Selecção Nacional


Tal como a Selecção Nacional de Basquetebol em seniores masculino que detém uma hegemonia a nível do Continente Africano que já dura há duas décadas, com um saldo de dez títulos africanos conquistados, a formação do 1º de Agosto, que domingo último arrebatou a 25ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos da “bola ao cesto”, prova que decorreu de 10 a 19 do mês em curso, em Cotonou, capital do Benin, pelos vistos, está disposto a manter o domínio que já perdura há oito anos, somando já seis anéis continentais, em sete presenças numa final da maior competição a nível de clubes.

Apesar de ter conquistado de forma brilhante a edição número 25 da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores masculinos, cilindrando no desafio da final a equipa do Condor dos Camarões, por 73-41, o percurso do Clube Central das Forças Armadas Angolanas foi sofrível, fundamentalmente durante a primeira fase da prova, onde chegou a perder frente ao “atrevido” Condor, por 66-74. Aliás, a vitória militar no jogo da final serviu como ajuste de contas, e pela qualidade do basquetebol apresentado pelos hexa-campeões africanos na partida para a decisão do ceptro ficou provado que a derrota do representante angolano foi apenas um acidente de percurso.

Depois de ter se estreado com uma vitória na fase preliminar do Grupo B, diante do Royal Hoopers da Nigéria, a quem venceu por expressivos, 96-70, os militares viriam a consentir a primeira e única derrota, frente ao modesto Condor dos Camarões, isto na terceira jornada. Feridos no seu orgulho, os hexa-campeões africanos da “bola ao cesto”, viriam a recompor-se na terceira ronda quando bateram os vizinhos da República Democrática do Congo, no caso, o Mazembe, por 71-59. E no encerramento da fase preliminar, os militares derrotaram na última jornada o As Sale de Marrocos, por 85-73, ocupando deste modo o primeiro lugar do Grupo B, com sete pontos, fruto de três vitórias e uma derrota.

Nos quartos-de-final, já com uma qualidade de basquetebol acima da média, o 1º de Agosto vulgarizou o Manga Sport do Gabão, derrotando-o por expressivos 66-38. Com as suas principais unidades em destaque casos de Joaquim Gomes “kikas”, Felizardo Ambrósio, Miguel Pontes Lutonda, Carlos Almeida, Mário Correia e Felipe Abraão, os militares voltaram a passear toda a sua classe nas meias-finais, vencendo o Mazembe da República Democrática do Congo, por 79-67. E para a consagração do sexto anel continental da equipa rubro e negra, quis o destino que fosse o Condor dos Camarões, carrasco da formação do 1º de Agosto durante a fase preliminar.

Mais organizados quer a defender, quer a atacar, os hexa-campeões africanos vulgarizaram os camaroneses, que tiveram que se render à superioridade militar. A consagração da formação 1º de Agosto não sofre qualquer contestação porquanto foi a equipa que melhor basquetebol produziu ao “longo” da prova. Em sete jogos realizados, os militares conseguiram seis triunfos e averbaram apenas uma derrota. Os campeões africanos conquistaram as edições de 2002, 2004, 2007, 2008, 2009 e 2010. O português Luís Magalhães e o luso-guineense Mário Palma conquistaram cada dois títulos ao serviço da equipa militar, ao passo que o técnico angolano Jaime Covilhã arrebatou um troféu.

ANGOLA : Director do Vila defende maior atenção à formação

O director técnico para o basquetebol do Vila Clotilde, Emanuel Guimarães, apelou, hoje (segunda-feira), em Luanda, aos agentes desportivos angolanos, a prestar maior atenção aos escalões de formação para o bem do futuro da modalidade.

O responsável lançou esse apelo a propósito da conquista, pelo 1º de Agosto, da Taça da Liga dos Campeões Africanos, em seniores, e das selecções sub-20, em ambos os sexos, nos Jogos da SADC, na Swazilândia.

Em declarações à Angop, por telefone, a antiga estrela da modalidade, disse que os êxitos do 1º de Agosto na liga africana e das selecções sub 20, na SADC, mostraram que o basquetebol angolano é o melhor do continente, mas que a nível interno precisa de trabalhar-se mais para poder trilhar outros passos.
Apesar de algum trabalho que se tem feito a nível interno, Emanuel Guimarães considera-o ainda insuficiente, pois "são visíveis as dificuldades que estas equipas encontram nos campeonatos nacionais”.
O antigo técnico do Vila Clotilde e também irmão do ex-craque, José Carlos Guimarães, actual técnico do Inter clube, lançou um apelo à Federação da modalidade e Ministério de tutela, no sentido de reunirem os técnicos de basquetebol para traçarem estratégias que salvaguardem o futuro dessa disciplina desportiva.
Evocando a sua "longa experiência", Emanuel Guimarães disse que a maior parte dos técnicos que trabalham com os escalões de formação não tem a qualidade exigida, o que pode comprometer o futuro do basquetebol angolano.

ANGOLA : Petro de Luanda conquista título nacional em iniciados

Huambo - O Petro Atletico de Luanda conquistou esta noite, o Campeonato Nacional de Basquetebol Masculino, na categoria de iniciados, ao vencer na final o Petro do Huambo por 49-30, em partida disputada no pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnem, nesta cidade.
Sem equilíbrio, salvo no primeiro quarto de jogo, em que venciam apenas por quatro pontos de diferença (13-09), os "petrolíferos da capital" não encontraram dificuldades durante o segundo quarto, o que permitiu dominar a partida até ao intervalo, com o resultado a cifrar-se 24-11.
A terceira posição da prova em masculinos, foi ocupada pela formação da Casa Pessoal do Porto do Lobito (CPPL), que derrotou as Formigas do Cazenga por 57-44.

Na categoria de femininos, o Inter de Angola revalidou o título nacional ao derrotar o Sporting de Benguela por 51-30, ao passo que as Formigas do Cazenga ocupram a terceira posição ao vencer a equipa do 1º de Agosto por 52-23.

Classificação geral em masculinos:
1º- Petro de Luanda
2º- Petro do Huambo
3º- CPPL
4º- Formigas Cazenga
5º-1º de Agosto
6º- Sporting de Benguela
7º- CAB do Huambo

Em femininos:
1º-Inter de Angola
2º- Sporting de Benguela
3º- Formigas do Cazenga
4º- 1º de Agosto
5º- Petro do Huambo
6º- Benfica do Lubango
7º-CAb do Huambo


A XX edição dos campeonatos nacionais em iniciados decorrereu nesta cidade, de 11 a 20 de Dezembro, no Pavilhão Osvaldo Serra Van-Dúnem.

20 dezembro 2010

CABO VERDE : ASSOCIAÇÃO REGIONAL DE BASQUETEBOL COM NOVO PRESIDENTE


Adelino Fortes (foto) é o novo presidente da Associação Regional de Basquetebol de Santo Antão. A eleição aconteceu este fim-de-semana, no Paul. Adelino Fortes, que treinou a equipa de basket do Rosariense, na qual também jogava, sucede no cargo o professor Abílio Gomes, que esteve à frente da Associação, nos últimos anos. Porto Novo Basket faz votos que a nova Direcção da Associação Regional de Basquetebol de Santo Antão consiga levar adiante o seu projecto.
Publicada por PORTO NOVO BASQUETEBOL CLUBE

MOÇAMBIQUE : JOGOS DO SCSA: Lágrimas na despedida!


LÁGRIMAS na despedida da comitiva moçambicana na IV edição dos Jogos do SCSA. As meninas e os rapazes das Selecções nacionais de Basquetebol não se contiveram depois das finais frente a Angola perdidas de forma infantil, o que relegou o nosso país para a última posição na classificação final.

A Selecção Feminina de Basquetebol partiu para este evento como a mais forte, uma vez que vinha de duas vitórias nas finais das últimas duas edições (Namíbia-2006 e África do Sul-2008). E na primeira fase desta edição havia passeado a sua classe, mesmo frente a Angola.

Mas na final, o excesso de confiança e a falta de concentração nos mementos decisivos foram fatais para as moçambicanas, que ainda na ponta final forçaram a barra à busca da preciosa medalha de ouro, que acabou ficando com as angolanas, fruto da vitória, por 56-52.

Em masculinos, os angolanos eram, logo à partida, favoritos ao ouro, apesar de terem perdido na fase de grupo com Moçambique.

Mas no decorrer no jogo da final ficou provado que a Selecção Nacional era uma potência e não estava em campo para facilitar. Comandou o jogo até a ponta final, altura em que não teve calma suficiente para “matar” de vez o adversário, que com alguma pontinha de sorte forçou o prolongamento, período no qual os moçambicanos não dispuseram de força suficiente para contrariar a frescura física do adversário, que acabou vencendo por 69-60, depois de o tempo regulamentar ter terminado com o marcador a acusar 53 para cada lado.

MOÇAMBIQUE : TAÇA DE ÁFRICA: “Tricolores” em sétimo

TERMINOU em pesadelo o lindo sonho do Maxaquene regressar em grande à África da bola-ao-cesto. Depois de uma caminhada primorosa na fase de grupos, os “tricolores” acabaram na sétima posição da 25ª edição da Taça dos Campeões, que ontem teve o seu epílogo na cidade de Cotonou, capital do Benin. Na sua despedida, a turma moçambicana derrotou o Inter Club, do Congo, pela marca de 67-41.

Prometendo intrometer-se entre os candidatos ao título, o Maxaquene não teve pedalada na etapa de eliminatórias, ao perder logo nos quartos-de-final com o Mazembe, da RD Congo, por 67-48, em partida realizada sexta-feira. Com o desânimo já a ser uma realidade, uma vez frustrado o seu sonho, os “tricolores”, no sábado, viriam a sucumbir perante os gaboneses do Manga por 64-57, facto que lhes relegou à discussão do sétimo e oitavo lugares, saindo-se melhor pela segunda vez face ao Inter Club.

ANGOLA : Fizemos um jogo perfeito - Paulo Macedo

O técnico adjunto da equipa sénior masculina do 1º de Agosto, Paulo Macedo, considerou hoje perfeita a exibição dos jogadores na final da Taça dos Clubes Campeões de África, diante do Condor dos Camarões, em que venceram por 71-43.
De acordo com o adjunto de Luís Magalhães, os atletas “militares” foram muito inteligentes e não deram hipóteses ao adversário que na fase de grupos havia vencido o representante angolano por 74-66.
“Fomos inteligentes a atacar e a anular os pontos fortes do adversário”, explicou em entrevista a Rádio-5, salientando que a primeira fase foi mais difícil, por contar com as quatro melhores equipas.
Na fase de grupos, o 1º de Agosto derrotou o Royal Hoopers da Nigéria e o As Sale do Marrocos, Mazembe da RD por 96-70, 85-73 e 71-59 respectivamente, e perdeu diante do Condor dos Camarões por 66-74.
Nos quartos de final venceram os gaboneses do Manga por 66-38 e nas meias-finais, mais uma vez, o Mazembe da RD por 79-67. Hoje, na final, venceram o Condor dos Camarões por 71-43.

ANGOLA : Agosto Hexacampeão africano


A equipa sénior masculina do 1º de Agosto conquistou ontem, no Palácio dos Desportos de Kouhounou, em Cotonou, Benin, a XXV edição da Taça dos Clubes Campeões de Basquetebol, ao derrotar a sua similar do Condor dos Camarões, por 73-41, quando ao intervalo conservava já uma vantagem de 25 pontos (38-13). Com esta conquista, a formação militar elevou para seis o número de troféus arrebatados na “Liga dos Campeões” a nível da “bola ao cesto”, sendo a quarta Taça consecutiva, feito já mais igualado a nível do continente berço da humanidade.

Ontem, perante uma moldura humana considerável que acorreu ao Palácio dos Desportos para testemunhar o adeus da 25ª edição da Taça dos Clubes Campeões a nível da “bola ao cesto”, a formação militar, liderada por Joaquim Gomes “Kikas”, Miguel Pontes Lutonda, Carlos Almeida, Felizardo Ambrósio, Karlton Mims e Mário Correia, exibiu-se ao seu melhor nível. Aliás, a exibição de ontem foi a melhor das cinco partidas que disputou em Cotonou, Benin.

Apesar do desgaste físico do prélio das meias-finais, diante dos vizinhos da República Democrática do Congo (Nazembe) que transformaram a quadra de jogo num autêntico ringue, ontem, a formação do Clube Central das Forças Armadas Angolanas não concedeu qualquer facilidade ao seu opositor, que o havia vergado na fase preliminar da referida competição, por 74-66.

A partida começou de feição para o representante angolano que, nos dois minutos iniciais, conseguiu fazer um parcial de 7-0. 23-11, era o resultado ao cabo do primeiro quarto a favor da equipa militar. No segundo quarto, com uma defesa implacável, na qual eram utilizadas as variantes zona e homem a homem, os angolanos conseguiram neutralizar os camaroneses, que nesta etapa marcaram apenas dois pontos, contra 18 do 1º de Agosto.

Nos quartos subsequentes, os militares mantiveram o controlo das operações e demonstraram que a derrota da primeira fase, por 66-74, foi apenas um acidente de percurso. Joaquim Gomes “Kikas”, com 27 pontos, foi o cestinha da partida seguido do seu companheiro de equipa, Miguel Pontes Lutonta, com 16. “Kikas” actuou durante 35 minutos e 50 segundos, ao passo que o capitão (Lutonda) jogou durante 25 minutos e 30 segundos.

Em termos de ressaltos, a formação militar conseguiu 57, contra 41 do seu adversário. Kikas foi ainda o rei dos ressaltos com 20, sendo nove ofensivos e 11 defensivos. Felizardo Ambrósio conseguiu 17 ressaltos (8/9). A vitória da equipa militar (73-41) ajusta-se perfeitamente, por aquilo que as duas formações produziram ao longo dos 40 minutos.

Kikas eleito MVP

O internacional angolano Joaquim Gomes “Kikas” foi eleito o MVP (Jogador Mais Valioso) da XXV edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores masculinos, competição que encerrou ontem, em Cotonou, Benin, com a consagração da formação do 1º de Agosto. Para além de ter arrebatado o troféu de MVP, Joaquim Gomes “Kikas”, poste, dois metros de altura, 30 anos, fez parte do cinco ideal, a par do extremo base, Carlos Almeida.

Magalhães dedica vitória à direcção

Eufórico com a conquista do sexto título africano de basquetebol em seniores masculinos, segundo na sua carreira, ao serviço da equipa militar, o português Luís Magalhães “atirou-se” ao Jornal dos Desportos, pedindo que a consagração da formação militar viesse na capa, fazendo alusão à manchete dada pelo nosso jornal aquando da derrota da formação militar com o Condor, ainda na primeira fase.

“Primeiro gostaria que o Jornal dos Desportos nos colocasse igualmente na primeira página, tal como o fez aquando da nossa derrota.Como sabem, esta é uma competição por grupos, e é necessário chegar à final e ganhar. Mais uma vez o 1º de Agosto mostrou a força que tem. Por isso, gostaria de agradecer à direcção do clube pelos investimentos que tem feito no sentido de nos proporcionar todas as condições para nós podermos desempenhar o nosso trabalho com a qualidade que estes jogadores aqui demonstraram hoje (ontem) numa exibição inequívoca da qualidade e da força do basquetebol angolano”, disse.

O comandante da equipa militar aproveitou a ocasião para felicitar as Forças Armadas Angolanas e desejou igualmente Feliz Natal ao povo angolano. Por seu turno, Joaquim Gomes “Kikas”, atleta que foi decisivo na partida das meias-finais, contribuindo com 20 pontos, e ontem com mais 27, sendo por isso considerado o MVP da prova, dedicou a vitória aos seus companheiros e ao povo angolano.“Graças a Deus conseguimos conquistar mais um título africano. Estamos todos de parabéns e dedico esta vitória aos meus colegas e ao povo angolano e, antecipadamente, Festas Felizes”, disse Kikas visivelmente emocionado pela conquista do seu sexto troféu.

As sale conquista
terceiro lugar

A formação do As sale de Marrocos conquistou o terceiro lugar da XXV edição da Taça dos Clubes campeões da “bola ao cesto”, ao derrotar ontem a formação do Mazembe da República Democrática do Congo, por 75-71. Para as classificativas do quinto e sexto lugares, o Kano Pillars da Nigéria bateu a equipa do Manga Sport do Gabão, por 74-45, ao passo que o Maxaquene de Maputo derrotou o Interclub do Congo Brazzaville, por 67-41, para as classificativas do sétimo e oitavo lugares, respectivamente.

Classificação final

A formação do As sale de Marrocos conquistou o terceiro lugar da XXV edição da Taça dos Clubes campeões da “bola ao cesto”, ao derrotar ontem a formação do Mazembe da República Democrática do Congo, por 75-71. Para as classificativas do quinto e sexto lugares, o Kano Pillars da Nigéria bateu a equipa do Manga Sport do Gabão, por 74-45, ao passo que o Maxaquene de Maputo derrotou o Interclub do Congo Brazzaville, por 67-41, para as classificativas do sétimo e oitavo lugares, respectivamente.

Classificação final
1º de Agosto
2º Condor dos Camarões
3º As Sale de Marrocos
4º Mazembe da RDC
5º Kano Pillars da Nigéria
6º Manga Sport do Gabão
7º Maxaquene de Maputo
8º Interclub do Congo Brazzaville
9º Rayo Hoopers da Nigéria
10º Aso Modele do Benin
11º Al Ahly da Líbia

Ficha Técnica

Pavilhão: Palácio dos Desportos de Kouhounou, com uma assistência razoável
Arbitragem: Toure Moussa (Mali), Chlif Abdelilah (Marrocos) e Abreu Muhimua (Moçambique). 1º de Agosto: Felipe Abraão (2), Hermenegildo Santos (0), Adilson Baza (0), Mário Correia (6), Joaquim Gomes “Kikas” (27), Felizardo Ambrósio (11), Vladimir Ricardino (3), Helder Ortet (0), Adolfo Quimbamba (0), Carlos Almeida (2), Miguel Lutonda (16) e Karlton Mims (6).
Treinador: Luís Magalhães
Condor dos Camarões: Pendiea Christel (9), Bomba Olive (3), Mbog Jacques (9), Mamganba Serge (6), Mayang Christian (4), Mballa Eric (0), Bendjou Cyrille (3), Ouboung Marc (5), Bouth Benoit (0), Fezeu Eric (2), Ndibi Yvis (0), Teumo Jeremie (0).
Treinador: Ibama Germain
Marcha do marcador: 20-11, 38-13, 55-22, 73-41.

ANGOLA : 1º de Agosto revalida título na taça dos campeões africanos

O 1º de Agosto sagrou-se hoje campeão africano de basquetebol sénior masculino, ao vencer o Condor dos camarões, por 73-41, em partida da final da edição 2010 da prova, que decorreu em Cotonou (Benin).
Desta forma, o campeão angolano conserva o seu título enquanto arrebata o sexto troféu.

19 dezembro 2010

ANGOLA : Militares a um passo da revalidação


A equipa sénior masculina do 1º de Agosto apurou-se, ontem, para a final da XXV edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol, ao vencer, nas meias-finais, o Mazembe por 79-67. Com o triunfo de ontem, os militares do rio Seco jogam hoje para a revalidação do título de campeão africano diante do Condor dos Camarões. Ontem, a formação militar voltou a valer-se do seu conjunto, que tem evidenciado uma grande superioridade em relação aos adversários. Com ligeiras dificuldades no início, os militares foram, aos poucos, tomando conta do jogo e construindo paulatinamente o resultado que os coloca na desejada final.

Chegados aqui, depois de desbravado quase todo o caminho, os angolanos não aspiram a outra coisa senão à revalidação do título conquistado no ano passado, no Rwanda, quando derrotaram os compatriotas do Petro de Luanda. O Condor dos Camarões chegou à final vencendo o AS Sale do Marrocos, por 68-44, resultado que espelha bem o potencial da equipa camaronesa, que tudo vai fazer para quebrar o sonho angolano e tentar “assaltar”, pela primeira vez, o pódio africano de clubes. Adivinha-se uma partida bastante difícil para o representante angolano que, ainda assim, é apontado como o sério candidato ao título no jogo desta tarde, a partir das 17 horas.

Luís Magalhães e pupilos acompanharam muito bem os jogos do adversário e, de certeza, que anotaram os pontos fortes e fracos para explorarem logo e assim evitarem dissabores. Além do jogo da final, disputam-se, ainda hoje, as partidas das classificativas que vão opor o Inter Club ao Maxaquene, para o sétimo e oitavo lugares; o Kano Pillars ao Manga Sport, para o quinto e sexto postos e o AS Sale ao Mazembe, para o terceiro e quarto lugares. Ontem a competição registou os seguintes resultados: Royal Hoopers, da Nigéria, 76- Aso Modele, do Benin, 66; Kano Pillars, da Nigéria, Inter Club, do Congo 41 e Manga Sport, do Gabão, 64-Maxaquene, de Moçambique, 57.

D`Agosto domina ranking africano

Com cinco títulos já conquistados, a formação do Clube Central das Forças Armadas Angolanas (1º de Agosto) lidera o ranking da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores masculinos. Nas posições imediatas seguem-se o Asfa do Senegal, com três, Hit Trésor da República Centro Africana, Asec Mimosas da Côte d`Ivoire e Gezire Sc do Egipto, todos com dois campeonatos africanos ganhos. Com um título arrebatado estão as formações do Res Starde da RCA, As Police do Senegal, Maxaquene de Maputo, Ittihad do Egipto, Jeanne do Senegal, Zamalek do Egipto, Mes de Marrocos, Al Ahly do Egipto, ABC da Côte d`Ivoire e Atletico Petróleos de Luanda (Angola). Eis o ranking:

Ano País Ouro Prata
1972 RCA Res Star da RCA Stade Malien do Mali
1973 Egipto Hit Trésor da RCA Dial Diop do Senegal
1975 Egipto Asfa do Senega Zamalek do Egipto
1976 RCA Hit Trésor da RCA Zamalek do Egipto
1979 RCA Asfa do Senegal Camair dos Camarões
1981 Mali Asfa do Senegal Asec Mimosas Côte d`Ivoire
1983 Senegal As Police do Senegal Asfa do Senegal
1985 Moçambique Maxaquene de Maputo As Police do Senegal
1987 Alexandria Ittihad do Egipto 1º de Agosto de Angola
1989 Abidjan Asec Mimosas Stade de Malien
1991 Senegal Jeanne D`arc do Senegal O.N.C.P.B dos Camarões
1992 Cairo Zamalek do Egipto Jaenne D`arc do Senegal
1994 Cairo Gezira Sc do Egipto Petro de Luanda
1996 Alexandria Gezira Sc do Egipto U.R.C do Egipto
1998 Marrocos Mas de Fes de Marrocos -Zamalek do Egipto
1999 Cairo Al Ahly do Egipto Petro de Luanda
2000 Côte d`Ivoire Asec Mimosas Petro de Luanda
2002 Angola 1º de Agosto Asec Mimosas
2004 Egipto 1º de Agosto ABA da Côte d`Ivoire
2005 Côte d`Ivoire- ABC da Côte d`Ivoire Interclube de Angola
2006 Nigéria Petro de Luanda 1º de Agosto
2007 Angola 1º de Agosto Petro de Luanda
2008 Tunísia 1º de Agosto Étoile Sahel da Tunísia
2009 Kigali 1º de Agosto Petro de Luanda
2010 Cotonou (Benin) !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

http://jornaldosdesportos.sapo.ao

ANGOLA : 1º de Agosto em vésperas de "ajustes de conta"

A equipa sénior masculina do 1º de Agosto, campeã africana, poderá “ajustar contas” com o Condor dos Camarões hoje na final da Taça de África dos Clubes Campeões de basquetebol, que decorre em Cotonou (Benin), depois de ter sido derrotado pelo mesmo adversário na fase de grupos.

Depois de ter iniciado a prova com uma vitória sobre os nigerianos do Royal Hoopers (96-70), os representantes angolanos "escorregaram na ronda seguinte diante do Condor, perdendo por 66-74, naquela que é até ao momento a única derrota, na presente competição, dos "militares" que não perdiam na taça dos clubes desde 2006.

As duas formações voltam a cruzar hoje na final da prova. No entanto, desta vez as circunstâncias são diferentes, porque uma vitória significa o título africano de clubes, ao contrário do primeiro encontro onde o objectivo era apenas se qualificar para fase seguinte.

Deste modo, espera-se por uma outra postura do 1º de Agosto que nos últimos três anos tem dominado o basquetebol em África, tendo conquistado, consecutivamente, o troféu em 2007,08, 09.

Apesar da evolução que se registou nos últimos anos no basquetebol camaronês, a nível de selecção, os angolanos ainda são favoritos à conquista do título continental. Mais que um clube, o 1º de Agosto é a base da selecção angolana dez vezes campeã africana. Kikas Gomes, Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Felizardo Ambrósio são jogadores que disputaram o Mundial da Turquia este ano e fazem parte do actual plantel dos "rubro-negros".

Na fase de grupos, o 1º de Agosto derrotou o Royal Hoopers da Nigéria e o As Sale do Marrocos, Mazembe da RD por 96-70, 85-73 e 71-59 respectivamente, e perdeu diante do Condor dos Camarões por 66-74.

Nos quartos de final venceram os gaboneses do Manga por 66-38 e nas meias-finais, mais uma vez, o Mazembe da RD por 79-67.

18 dezembro 2010

MOÇAMBIQUE : MOÇAMBIQUE, 60 - ANGOLA,69: O MALDITO PROLONGAMENTO!

UM jogo que ficará na historia dos dois países numa competição das camadas jovens. Depois de ter estado largo tempo a vencer, Moçambique viu-se forcado a ir para o prolongamento, período no qual foi maltratado pelos angolanos.

O jogo até começou bem para a Selecção Nacional, que com muita paciência e inteligência a mistura, soube estar em campo, mas pecava nos lançamentos livres.

O primeiro período terminou com uma igualdade a 12 pontos, mas no segundo Moçambique levou vantagem (26-19), chegando mesmo a vencer, por 11 pontos de diferença.

No terceiro período, o jogo foi disputado taco-a-taco, mas a melhor para os moçambicanos, que saíram a vencer, por 36-33.

O ultimo período foi fatal para os moçambicanos. Ora vejamos: a um minuto e 36 segundos do final, Moçambique ganhava, por 49-45. a 14 segundos do termino da partida, os angolanos empataram (53-53), depois de termos falhado um lance livre dos dois a que tivemos direito, e arrastaram o encontro para o prolongamento.

Foi nesse período extra que deitamos tudo abaixo. Os nossos jogadores já estavam cansados e permitiram que os angolanos revalidassem o titulo, vencendo por, 69-60.

Foi pena que a nossa rapaziada não tenha ganho este jogo, porque tudo fez para levar a medalha de ouro para Moçambique.

GIL CARVALHO, na Suazilândia

MOÇAMBIQUE : MOÇAMBIQUE, 52-ANGOLA,56 - POR ONDE ANDOU A CABECA FRIA?

Muito mal do principio ao fim. As meninas moçambicanas andaram perdidas quase todo o jogo. Tentaram forçar a barra, mas nunca se encontraram, porque nos momentos cruciais não tiveram cabeça fria.

Depois de um percurso brilhante na primeira fase, somando por vitorias todos os jogos, uma das quais frente ás angolanas por um margem folgada, no encontro de ontem, da final, as moçambicanas andaram completamente perdidas, mas terminaram o primeiro tempo a vencerem, por 11-9.

As coisas agravaram-se a partir do segundo período com falhas incríveis, que permitiram que o adversário não só passasse á frente no marcador como ganhou confiança. Nesta etapa, a Selecção Nacional marcou 14 pontos, muito pouco para contrariar o poderio das angolanas. Foi-se ao intervalo com o marcador a acusar 25-24 a nosso favor.

O terceiro período foi péssimo para as moçambicanas, que cometeram faltas atrás de faltas, que davam vantagem as opositoras para os lances livres que convertiam com toda naturalidade.

As angolanas passaram á frente no marcador e chegaram a uma vantagem de 11 pontos. Moçambique encestou uma reviravolta, aos poucos foi reduzindo, chegando ao final deste período a perder, por 35-43.
O último período foi fatal. Muita precipitação na transposição da bola da defesa para o ataque, o que resultava na perca constante de bolas. A barra foi forcada por muitas vezes, só que não se partiu, porque pela frente Moçambique tinha um adversário que vinha com a lição bem estudada.

A sensivelmente dois minutos do final, fruto de dois triplos seguidos, Moçambique reduziu para apenas três pontos (50-53). Só que logo de seguida voltou a errar em demasia, mesmo nos lances debaixo da tabela. E quem comete uma tonelada de falhas como as moçambicanas cometeram, arrisca-se a perder. E foi o que acabou acontecendo.

No último minuto, diga-se em abono da verdade, foi impróprio para cardíacos. Moçambique, em baixo da tabela, falhou três insistências e acabou cometendo falta, sentenciando a sua morte (52-56).

Esta foi uma dupla derrota para Moçambique, uma vez que perdeu o jogo e a possibilidade de revalidar o título conquistado na última edição na Africa do Sul.

ANGOLA : D´Agosto com olhos na final

A equipa sénior masculina do 1º de Agosto não teve dificuldade em derrotar ontem, no Palácio dos Desportos de Kouhounou, em Cotonou, Benin, a sua similar do Manga Sport do Gabão, por 68-38, em partida referente aos quartos-de-final da XXV edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol. Hoje defronta o Maxaquene de Moçambique para as meias-finais da competição. Apesar das principais unidades não terem ainda despertado nesta competição, casos de Miguel Pontes Lutonda, Carlos Almeida, Joaquim Gomes “Kikas” e Mário Correia, a formação militar tem valido pelo seu conjunto que, diga-se em abono da verdade, é superior às demais equipas que disputam a XXV edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos da "bola ao cesto". Ontem, ao contrário dos jogos anteriores, nos quais o poste Felizardo Ambrósio foi o abono da família militar, foi a vez do extremo Felibe Abraão brilhar, ao anotar 13 pontos, sendo por isso, o cestinha do desafio.

Os militares entraram melhor no desafio e aos quatro três minutos tinham conseguido um parcial de 10-0, sendo o "score" final, ao cabo dos primeiros dez minutos, de 23-14 a favor dos campeões africanos em título. No segundo quarto, com as suas principais estrelas de fora (Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Joaquim Gomes “Kikas” e Mário Correia) o representante angolano voltou a superiorizar-se, tendo conseguido um parcial de 16-7, o que perfez 39-21 ao cabo dos primeiros 20 minutos a seu favor. Ante a apatia do seu opositor, que não ofereceu qualquer resistência, os militares passearam toda a sua classe pela quadra para desagrado dos adeptos que apoiavam incondicionalmente o Manga Sport.

Aliás, a diferença pontual (28 pontos) atesta perfeitamente o domínio avassalador dos campeões africanos em título que hoje procuram a sua sétima final, depois de 2002, 2004, 2006, 2007, 2008 e 2009. Em termos de ressaltos, os militares conseguiram 50, contra 43 do seu adversário. O norte-americano Karlton Mims (extremo base) foi o rei dos ressaltos com onze, sendo dois ofensivos e nove defensivos. Na outra partida dos quartos-de-final, o Maxaquene defrontou e venceu a formação do Mazembe da RDC e venceu por 67-48.

Internacional angolano
destaca evolução da equipa
O internacional angolano, Carlos Almeida, assegurou ontem, à comunicação social, que a formação do 1º de Agosto está a subir gradualmente de rendimento, factor que tem servido de motivação para o grupo, que persegue o seu sexto anel continental. "Nós estamos a falhar muito, quer nos lançamentos a curta, quer a longa distância. Mas, de jogo para jogo temos melhorado bastante e acreditamos que a questão da revalidação do título africano não está em causa", asseverou o camisola 13 da formação militar, pentacampeão africano.

Condor surpreende Kano Pillars

Contra toda as expectativas, a formação do Condor dos Camarões, carrasco do 1º de Agosto durante a primeira fase, surpreendeu, ontem, o Kano Pillars da Nigéria, ao derrotá-lo por 61-67, na primeira partida dos quartos-de-final da XXV edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores masculinos. A formação do Kano Pillars da Nigéria, que efectuou uma brilhante campanha durante a fase preliminar da competição, tendo conseguido o pleno e conquistado o primeiro lugar do Grupo A, com dez pontos, fruto de cinco vitórias, em igual número de jogos, não teve argumentos técnicos e tácticos na partida de ontem, frente ao Condor dos Camarões, que foi o quarto classificado do Grupo B, com seis pontos.

Os camaroneses, que tiveram a ousadia de vergar os actuais campeões africanos da “bola ao cesto” (1º de Agosto) ainda no primeiro turno da competição, por 66-74, apresentaram-se melhor na partida, ao contrário do seu opositor, que pagou caro o facto de ter menosprezado o adversário. Deste modo, a formação do Condor dos Camarões medirá forças hoje com a sua similar do As Sale de Marrocos, para as meias-finais. Os marroquinos cilindraram ontem a equipa do Interclub do Congo Brazzaville, por 71-41. Durante a fase preliminar, a equipa do Sele de Marrocos tinha vencido o Condor dos Camarões, por 79-77.

Ficha Técnica
Pavilhão: Palácio
dos Desportos de Kouhounnou
com uma assistência razoável
Arbitragem: A Chlif, A. Okoua
e A. Famigbyele.
1º de Agosto: Felipe Abraão (13), Hermenegildo santos (4), Adilson Baza (6), Mário Correia (8), Joaquim Gomes “Kikas” (7), Felizardo Ambrósio (6), Vladimir Ricardino (5), Helder Ortet (3), Adolfo Quimbamba (2), Carlos Almeida (8), Miguel Lutonda (0), Karlton Mims (4).
Treinador: Luís Magalhães
Manga Sport do Gabão: W. Linde (0), M. N´sango (5), B. Ademba (2), C. Koumen (2), R. Bissielou (6), G. Landji (3), A. Boundo (4), S. Madama (4), J. Ngouadihouy (4), J. Biyogho (3), D. Tombagu (2), B. Mavoungu (3).
Treinador: B. Mavoungou
Marcha do marcador:
23-14, 39-21, 53-31, 68-38

Royal verga
Al Ahly da Líbia

A equipa do Royal Hoopers da Nigéria venceu, ontem, a formação do Al Ahly da Líbia, por 73-63, em partida a contar para as classificativas do 10º ao 11º lugares da XXV edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores masculinos, competição que encerra amanhã as suas cortinas com a disputa da final. A equipa nigeriana volta a entrar em cena hoje, a partir das 10h00, quando defrontar a formação da casa, Aso Modele do Benin, para as classificativas do nono ao décimo lugares.

ANGOLA : Angola conquista duas medalhas de ouro nos IV jogos da SADC


Manzini (Dos enviados especiais) - Em basquetebol as selecções nacionais masculina e feminina em sub-20 asseguraram sexta-feira as medalhas de ouro, ao vencerem nas finais as congéneres de Moçambique nos IV jogos da SADC que terminam hoje em Manzini, Swazilândia.

Os masculinos revalidaram o título, depois do ouro da edição passada na África do Sul em 2008.

No sector feminino, foi melhorada a terceira posição da edição passada.

17 dezembro 2010

MOÇAMBIQUE : TAÇA DE ÁFRICA: RD Congo na rota “tricolor”

AGORA, todo o cuidado é pouco. É, como sói dizer-se, pegar ou largar. E o Maxaquene, se efectivamente pretende voltar a inscrever o seu nome em letras douradas no panorama basquetebolístico continental, tem de pegar esta oportunidade que se lhe oferece de seguir em frente, quando hoje defrontar o Mazembe, da RD Congo, nos quartos-de-final da 25ª edição da Taça dos Campeões de África, que está a acontecer no Benin.

Trata-se de uma partida que pode ser extremamente difícil para os “tricolores”, que serão obrigados a redobrar os seus esforços, pois o Mazembe, terceiro classificado no seu grupo, tem também os olhos nas meias-finais e tudo fará para dificultar a missão do adversário. A turma moçambicana tem vindo a registar excelentes índices exibicionais, assim como de concretização, o que indubitavelmente constitui uma grande esperança na obtenção de uma vitória.

O confronto entre Maxaquene e Mazembe será o último de um conjunto de quatro. A abrir o dia estarão no recinto de jogos Condor, dos Camarões, e Kano Pillars, da Nigéria, seguindo-se depois o embate entre Inter Clube, do Congo e AS Sale, de Marrocos. O terceiro desafio irá opor o Manga, do Gabão, ao 1º de Agosto, de Angola.

MOÇAMBIQUE : JOGOS DO SCSA SUAZILÂNDIA-2010 - Botswana trampolim de Moçambique para a final

NÃO havia sombra para dúvidas de que a Selecção Nacional de Basquetebol transitaria para a final deste torneio, logo que se soube que o adversário nas meias-finais seria o Botswana, segundo classificado doutro grupo, atrás da Zâmbia e à frente da Suazilândia.Maputo, Sexta-Feira, 17 de Dezembro de 2010:: Notícias
Os tswanas também estavam conscientes que só marcariam presença no jogo só para confirmar a transição de Moçambique para a final e, conferiram mesmo, ao perderem, ontem, por 87-33.
É que Moçambique, pelo menos nesta modalidade, é temida por todos na região, menos Angola, com quem sempre disputou o primeiro lugar, o que vi acontecer mais uma vez, hoje.
A nossa selecção, para chegar a esta fase, teve um percurso invejável. No grupo onde esteve, o mais forte do torneio, venceu tudo e todos – Angola e África do Sul – e apresenta-se como forte candidata à medalha de ouro, cujas finais são hoje.

Mesmo que não conquiste esta preciosa medalha, a lição para os angolanos ficou.

ANGOLA : Militares tentam assalto às meias

A formação do 1° de Agosto procura hoje o passe para as meias-finais da XXV edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores masculinos, ao defrontar, a partir das 16h00, no Palácio dos Desportos de Kouhounou, em Cotonou, Benin, a equipa do Manga Sport do Gabão, em partida referente aos quartos-de-final. Após a pausa de ontem, repouso que serviu para o corpo médico da turma militar recuperar as energias dos atletas, o 1° de Agosto, campeão africano em título, começa uma a etapa decisiva da competição.

Surpreendida durante a primeira fase pelo Condor dos Camarões, com quem perdeu por 66-74, a equipa rubro-negra vai entrar no desafio com todas as cautelas, ante um adversário que, apesar de ter ocupado o quarto lugar do Grupo A da fase preliminar, pratica um basquetebol acima da média. A formação do 1° de Agosto, que procura o seu sexto anel continental, apresenta-se como o principal favorita à passagem às meias-finais da competição, que está a ser marcada por alguma desorganização. No seio da equipa militar, o discurso tem sido de vitória, apesar de se reconhecer o valor do seu oponente.

A formação do Manga Sport do Gabão está disposta a afastar o campeão africano em título, como fez saber o seu treinador, Mavoungou Bayonne. “Penso que todas as equipas que estão nos quartos-de-final estão em condições de atingir as meias-finais e final. Nós vamos lutar respeitando o nosso adversário para nos qualificarmos”, asseverou o técnico da formação gabonesa.

Kano Pillars e Condor
abrem quartos-de-final

As formações do Kano Pillars da Nigeria e Condor dos Camarões jogam, a partir das 12h00, na abertura dos quartos-de-final da XXV edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores masculinos. Os nigerianos, que terminaram invictos a fase preliminar da competição, são os principais favoritos à passagem às meias-finais. Os camaroneses querem fazer história na competição, eliminando o todo-poderoso Kano Pillars da Nigéria.

Às 14h00, o Interclub do Congo Brazzaville defronta a formação do As Sale de Marrocos, ao passo que, no fecho dos quartos-de-final, às 18h00, o Mazembe da República Democrática do Congo e o Maxaquene de Maputo medem forças. Ainda hoje, mas para as classificativas do nono ao 10º lugares, o Al Ahly da Líbia defronta, às 10h00, o Royal Hoopers da Nigéria.

Equipas francófonas
em maioria na prova

Das oito equipas que estão apuradas para os quartos-de-final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol, cinco são de países francófones. Trata-se do Interclub do Congo Brazzaville, Manga Sport do Gabão, As Sale de Marrocos e TP Mazembe da República Democrática do Congo. A língua portuguesa vem logo a seguir, com o 1° de Agosto de Angola e o Maxaquene de Maputo. O inglês está representado pelo Kano Pillars da Nigéria.
Competição passa despercebida no Benin

A XXV edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores masculinos, prova que decorre desde o pretérito dia 10, em Cotonou, está a passar despercebida na capital do Benin. Pelas ruas da cidades não se vê propaganda da prova e mesmo na comunicação social a competição é pouca falada.

Magalhães reafirma desejo
de vencer o campeonato

O técnico principal do 1° de Agosto, Luis Magalhães, reafirmou, na última quarta-feira, o seu desejo de revalidar o título africano. O comandante militar teceu essas declarações quando fazia o balanço da primeira fase, em que a sua equipa ocupou o primeiro lugar do Grupo B, com sete pontos. “Conseguimos cumprir o primeiro objectivo, apesar de termos claudicado na terceira jornada, em que perdemos com a equipa do Condor dos Camarões. A partir de hoje, temos de estar mais concentrados para que o nosso objectivo de revalidar o título seja materializado”, disse.

O técnico luso frisou que a partir de hoje estão proibidos de cometer qualquer tipo de erro, sob pena de serem afastados da competição. Daí que chamou a atenção dos seus pupilos para que tenham maior discernimento nos momentos cruciais de cada partida.
Luis Magalhães mostrou-se indignado pelo facto da prova estar a ser jogada ainda sobre as antigas regras.

Basquetebol joga dupla final
diante de equipas de Moçambique

O basquetebol angolano vai tentar hoje pagar as favas a Moçambique nas finais dos torneios masculino e feminino dos IV Jogos da Sadc que se disputam na Swazilândia desde 9 do corrente. Angolanos e moçambicanos, por ironia disputam o domínio da modalidade na comunidade. Na fase regular da prova masculina, a equipa masculina orientada por Elvino Dias depois de estar a vencer até aos segundos finais, deixou-se ultrapassar no “score” final por 62-60. Hoje é dia de tira teimas. As coisas não ficaram esclarecidas e, só uma final para coroar o dominante na Sadc.

O jogo está previsto para as 18H30 minutos locais no Complexo ecolar Dom Bosco, aqui em Manzini. Ontem Angola defrontou a Zâmbia no fecho da fase de grupos. Na classe feminina, Elisa Pires e pupilas vão ter de superar o orgulho ferido na quarta-feira, para a fase de grupos, quando foram copiosamete batidas por 46-74, para fazer tombar a máquina moçambicana. Vencer Moçambique não é uma tarefa impossível, desde que a equipa angolana entre mais concentrada para a quadra de jogo e saiba controlar o tempo de jogo, para fazer lançamentos em tempo certo. Mas, superar o trauma da derrota anterior é fundamental.

De resto, foi com a expressiva vitória, 126-18, sobre o Lesotho, que a selecção nacional sub 20 de basquetebol feminino fechou ontem a sua participação na fase de grupos. O jogo, disputado no pavilhão do complexo escolar Don Bosco, em Manzini, serviu mais para as comandadas de Eliza Pires fazerem uma correcção dos seus movimentos, tendo em atenção o jogo diante das moçambicanas As atletas do Lesotho não eram adversárias para as angolanas que, técnica, táctica e fisicamente são mais evoluídas. A partida transformou-se num treino com assistência de cerca de 150 pessoas.

ANGOLA : 1º de Agosto começa disputar fase a eliminar da taça africana

A equipa sénior masculina do 1º de Agosto tem, teoricamente, a tarefa facilitada nos quartos de final da Taça de África dos Clubes Campeões em basquetebol, que decorre em Cotonou (Benin), ao defrontar, sexta-feira, o Manga do Gabão, quarto classificado do grupo A.

Os "militares", em quatro jogos, venceram três (Royal Hoopers da Nigéria, As Sale do Marrocos e Mazembe da RD Congo por 96-70, 85-73 e 71-59) qualificaram-se na primeira posição do grupo B. A única derrota dos representantes angolanos, encarada como um acidente de percurso, sucedeu na terceira jornada diante do Condor dos Camarões. Marcaram 318 pontos e sofreram 276.

Por sua vez, os gaboneses em cinco jogos, uma vez que estavam numa série com seis equipas, alcançaram apenas duas vitórias diante do Aso Modele (Madagáscar) e Al Ahly de Bengazi (Líbia) por 77-70 e 66-58, respectivamente, e averbaram três derrotas frente ao Interclub (Congo) 54-51, Kano Pillars (Nigéria) 71-45 e Maxaquene (Moçambique) 68-60. Marcaram 299 pontos e sofreram 321.
Tendo em conta o nível de basquetebol praticado por ambas, o 1º de Agosto, campeão africano, é o grande favorito a conquistar a vitória. Tem maiores argumentos técnicos e tácticos e não deverá encontrar muitas dificuldades para ultrapassar o adversário.

No entanto, nesta fase da prova é preciso mais rigor e disciplina por se tratar de uma etapa a eliminar, onde as equipas, ao contrário da primeira, estão proibidas de errar.

Os nigerianos do Kano Pillars foram os únicos invictos na primeira fase da competição, totalizando cinco vitórias em igual número de jogos no grupo A.

Classificação:

Grupo A
1- Kano Pillars 10
2- Maxaquene 09
3- Inter Club 07
4- Manga 07
5- Aso Modele 06
6- Al Ahly Benghazi 06

Grupo B
1- 1º de Agosto 07
2- AS Sale 06
3- Mazembe 06
4- Condor 06
5- Royal Hoopers 05

Programa dos quartos de final:

Condor X Kano Pillars
Inter-Club X As Sale
Manga X 1º de Agosto
Mazembe X Maxaquene

ANGOLA : Angola em dupla final no basquetebol dos jogos da SADC

Já está definido. Em basquetebol as selecções nacionais masculina e feminina em sub-20 têm garantida nesta sexta-feira a medalha de prata ou de ouro nos IV jogos da SADC que terminam sábado em Manzini, Swazilândia.

Depois de se apurarem para a final quinta-feira (masculino passou pela Zâmbia e feminino pelo Lesoto), as duas representações nacionais voltam ao estádio Bosco para defrontarem, curiosamente, um adversário do mesmo país, Moçambique.
Na verdade, os masculinos estão em busca da revalidação do título, depois do ouro da edição passada na África do Sul em 2008.
A tarefa não se lhes figura fácil dado o equilíbrio notado no confronto com o oponente na fase de série, onde, inclusive, perdeu por dois pontos de diferença (60-62).
Claramente as duas melhores intervenientes do torneio, Angola e Moçambique, iniciam às 18 horas uma partida de resultado imprevisível, onde o ouro nem sempre ficará com o melhor.

Trata-se de um desafio de nervos, de competitividade no campo e nas bancadas.

Já o sector feminino, que na edição transacta ficou na terceira posição, no mínimo já tem garantido a melhoria na classificação, só que o objectivo é, obviamente, a medalha de ouro.

Contrariamente aos masculinos, no sector feminino Angola defronta Moçambique na final com um resultado negativo desnivelado na fase de série (46-74).

As lideradas por Elisa Pires não terão tarefa fácil mesmo contando com uma das melhores marcadoras do conjunto, a extremo - base Merciana Fernandes, que chegou ao palco da competição (motivo escolar) apenas quarta-feira e é tem sido preponderante.

ANGOLA : Basquetebol masculino apura-se à final dos jogos da SADC

A selecção nacional de basquetebol em sub-20 venceu hoje, quinta-feira, a similar da Zâmbia, por 83-52, e apurou-se para a final dos jogos desportivos da SADC que decorrem em Manzini, Swazilândia.

A equipa técnica nacional optou por rodar todo o conjunto para permitir que os jogadores menos utilizados tenham alguma rodagem competitiva, na perspectiva do jogo da final diante de Moçambique, sexta-feira a partir das 18 horas, no Pavilhão Bosco.
Tal opção permitiu equilíbrio nos dois primeiros quartos até que a maior capacidade atlética e competitiva dos angolanos sobrepôs-se a voluntariedade dos zambianos.
Edson Ndoniema com 24 pontos, Yanick Moreira (16) e Erikson Silva (12) foram os melhores marcadores do combinado nacional, liderado por Silvino Dias.

Por parte dos contrários, as melhores unidades foram Kupa e Matembelele com 11 pontos cada e Ninquile com 10.

A selecção feminina defronta igualmente sexta-feira, na final, a congénere de Moçambique.

16 dezembro 2010

TAÇA DOS CAMPEÕES AFRICANOS: “Tricolores” entre os melhores!


A PRIMEIRA fase foi cumprida. E muitíssimo bem cumprida. À excepção do desaire na segunda jornada, diante do Kano Pillars, da Nigéria, o resto foram vitórias que colocam o Maxaquene nos quartos-de-final.

Neste seu regresso à fina-flor da bola-ao-cesto continental, o Maxaquene encontra-se entre os melhores conjuntos participantes na 25ª edição da Taça dos Campeões de África em Basquetebol Masculino, que tem como palco o Benin. Ontem, na conclusão da etapa inicial, os “tricolores” ganharam ao Manga, do Gabão, pela marca de 68-60 e garantiram o segundo lugar do Grupo “A” com nove pontos, menos um que os nigerianos.

Depois de muitos anos ausente da maior montra do basquetebol africano a nível de clubes, o Maxaquene, que ganhou o título em 1985, depois de triunfar na Liga Nacional Vodacom nas últimas duas temporadas, investiu fortíssimo na perspectiva de reconquistar o seu prestígio no panorama continental. Para além do técnico espanhol Joseba Garcia, apostou nos americanos Cameron Echols e Kim Adams Jr., assim como nos jovens Augusto Matos e Matos e Edson Monjane, que se foram juntar aos craques Fernando Manjate, Samora Mucavele, Sílvio Letela, Stélio Nuaila e companhia.

E os resultados não se fizeram esperar. No Benin, o campeão moçambicano tem estado muito bem e, sem ser exactamente candidato ao título, ou melhor, modestamente, não se considera concorrente a tal, é tido pelos observadores locais como uma equipa perfeitamente à altura de suceder o 1º de Agosto, que se bate pelo quinto troféu consecutivo, a par do Kano Pillars, que está a ter um regresso a todos os títulos invejável.

Na partida de ontem, o Maxaquene voltou a fazer um grande jogo face a um adversário que procurou de todas as formas dificultar a missão “tricolor”, já que aspirava o terceiro posto. Com Cameron Echols em dia de grande inspiração, anotando 19 pontos, a equipa de Joseba Garcia manteve a serenidade, acabando por justificar o triunfo por 68-60. Para além de Echols, também brilharam Fernando Manjate, como sempre, autor de 16 pontos, e Kim Adams Jr., com 11.

Nos outros embates do dia, Kano Pillars bateu ASO Modele por 75-60, 1º de Agosto venceu Mazembe pela marca de 71-59 e Al Ahly derrotou Inter Club por 58-51.

Com o Kano Pillars cem porcento vitorioso e a somar 10 pontos, o Maxaquene registou nove e marcou 331 pontos contra 309. A terceira e quarta posições, igualmente com direito à qualificação para os quartos-de-final, pertenceram ao Inter Club, do Congo, e ao Manga, do Gabão, respectivamente, com sete pontos cada. Os lugares subsequentes foram para o ASO Modele, do Benin, e Al Ahly Benghazi, da Líbia, com seis.

Hoje, cumprir-se-á o segundo dia de pausa, para amanhã se disputarem os quartos-de-final, no sábado as meias e, no domingo, a grande final. Até ao fecho desta edição ainda não conhecíamos o adversário do Maxaquene para amanhã, que é o terceiro classificado do Grupo “B”. Quatro formações concorriam para o posto, designadamente Mazembe, da RD Congo, Condor, dos Camarões, Royal Hoopers, da Nigéria, e AS Sale, de Marrocos.

ANGOLA : Militares nos "quartos" em Cotonou


A equipa do 1º de Agosto conquistou o primeiro lugar do Grupo B, com sete pontos, fruto da vitória obtida ontem, no Palácio dos Desportos de Kouhounou, diante do TP Mazembe da República Democrática do Congo, por 71-59, em partida referente à última ronda da primeira fase. Apesar de ter consentido uma derrota na fase preliminar da 25ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores masculinos, frente à formação do Condor dos Camarões, por 66-74, os militares conseguiram dar a volta por cima e confirmaram o favoritismo que levaram no início.

Ontem, mais organizados quer a defender, como a atacar, os militares que buscam o seu sexto anel continental, dominaram por completo a partida, apesar de em alguns momentos do jogo os vizinhos do Congo Democrático terem oferecido boa réplica ao campeão em título. Liderados pelo jovem poste Felizardo Ambrósio, 23 anos de idade, dois metros de altura, com 11 pontos, atleta que de resto, tem se destacado entre os demais, a formação do 1º de Agosto venceu o primeiro quarto por 16-14.

No segundo quarto, os campeões africanos em título, melhoram, significativamente, a sua defesa e conseguiram um parcial de 20-12, o que perfez 36-26 ao cabo dos primeiros vinte minutos. Nos quartos subsequentes, depois de ter conseguido uma vantagem de 20 pontos, a equipa militar limitou-se a gerir o resultado, apesar da passividade dos homens do apito que permitiam muito contacto físico. O internacional angolano, Joaquim Gomes “Kikas” e, o cabo-verdiano, Mário Correia, também se destacaram no conjunto Rubro e
Negro, marcando dez pontos cada. Em termos de ressaltos o representante angolano conseguiu 57, contra 37 do seu opositor, o que ilustra perfeitamente o domínio exercido pelo 1º de Agosto na zona do rigor. Os militares superiorizaram-se igualmente nos lançamentos a longa distância, com 27 por cento, contra 23 do TP, e 48, contra 45, nos lançamentos a curta distância. Entretanto, ontem, para o Grupo A, o Maxaquene de Maputo venceu o Manga Sport do Gabão, por 68-60, ao passo que o Interclub do Congo

Brazzaville perdeu para o Al Ahly da Líbia, por 51-58. No Grupo A estão apuradas para os quartos-de-final as formações do Kano Pillars da Nigéria, Maxaquene de Maputo, Interclub do Congo Brazzaville e Manga Sport do Gabão. O Manga e o Interclub terminaram a fase preliminar, ambas com sete pontos. No Grupo B estão apuradas as equipas do 1º de Agosto, As Sale de Marrocos, TP Mazembe, ao passo que o quarto apurado saíra do encontro entre Condor dos Camarões e Royal Hoopers da Nigária que ontem fecharam o Grupo B mas, até ao fecho da nossa edição desconhecíamos o resultado final.

Fiba-Afrique ignora Fiba-Mundo

Contrariamente às recomendações da Fiba-Mundo, que orienta às suas filiais a introduzirem as novas regras adoptadas desde o dia 1 de Outubro do ano em curso, à 25ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de Basquetebol em seniores masculinos que decorre na cidade de Cotonou, capital do Benin, está a ser jogada com base nas antigas regras, facto que surpreendeu o director para o basquetebol da equipa militar, Sílvio Lemos.

“Estamos admirados com a postura da Fiba-Afrique, porque a Fiba-Mundo já orientou que as novas regras fossem introduzidas a partir de 1 de Outubro último. Aliás, nós em Angola já utilizamos as novas regras”, desabafou o dirigente militar. Deste modo, os lançamentos dos três pontos continuam a ser feitos na distância dos seis metros e vinte e cinco contra os actuais seis metros e setenta e cinco, para além das marcações na área restritiva entre outras alterações.

Competição regista
segunda pausa colectiva

A 25ª edição da Taça dos Clubes campeões Africanos da “bola ao cesto” regista hoje, quinta-feira, a sua segunda pausa colectiva, terminada que está a fase preliminar da referida competição. As equipas que transitaram para a segunda fase vão aproveitar o dia de folga para retemperarem as energias a fim de atacarem os quartos-de-final que arrancam amanhã, sexta-feira.

Kano Pillars
domina Grupo A

A formação do Kano Pillars da Nigéria dominou por completo a fase preliminar do Grupo A da 25ª edição da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol em seniores masculinos, competição que decorre em Cotonou, desde o pretérito dia 10. Em cinco partidas disputadas, os nigerianos conseguiram igual número de vitórias, conquistando o primeiro lugar do Grupo A, com dez pontos. MC

Ficha técnica
Pavilhão: Palácio dos Desportos de Kouhounnou
Capacidade: Catorze mil espectadores
Arbitragem: Kamate Hassane (Côte d’Ivoire) e Hamed El Hamri (Líbia)
1º de Agosto: Felipe Abraão (5), Hermenegildo Santos (0), Adilson Baza (6), Mário Correia (10), Joaquim Gomes “Kikas” (10), Felizardo Ambrósio (11), Vladimir Ricardino (8), Hélder Ortete (5), Adolfo Quimbamba (0), Carlos Almeida (7), Miguel Lutonda (2), Karlton Mims (7).
Treinador: Luís Magalhãe
TP Mazembe da RDC: Ilunga Tshibangu (6), Mutomb Mbav (3), Ilunga Tshimanga (6), Kabangu Tshimanga (2), Koubala Mkantu (1) Boukinda Bertrand (6), Isasi Ndelo (10), Buzangu Mwalaba (10), Kayembe Mudiadambu (5), Kambuy Manga (4), Asani Ngongo (0), Kasongo Aubin (6).
Treinador: Tshibangu Simplice

Classificação:Grupo

Equipas J V D PM PS PTS

1ª 1ª de Agosto 04 03 01 318 278 07
2º As Sale de Marrocos 04 02 02 287 294 06
3º TP Mazembe 04 02 01 245 250 06
4º Condor dos Camarões 03 01 02 212 207 04
5º Royal Hoopers 03 01 02 204 239 04