Africa Basquetebol

29 setembro 2009

AFROBÁSQUETE DE SUB-16: “Faraozinhos” brilham na noite da grande final

EM miniatura, o Faraó esteve connosco. Esteve em Maputo num grande convívio basquetebolístico entre jovens atletas do nosso continente. Esteve particularmente em plano de destaque e até fez festa – uma festa bastante rija – nas nossas barbas e condenados ao papel de meros espectadores prontos para a justa e merecida salva de palmas para os primeiros campeões africanos da bola-ao-cesto masculina na categoria de Sub-16, mercê da vitória sobre o Mali por 84-82, na grandiosa final de sábado à noite, no pavilhão do Macaqueie. Moçambique, o anfitrião que sonhava com um horizonte mais largo, quedou-se na quinta posição, ao superar a rival Angola pela marca de 61-60.

Quando as primeiras jornadas deste Afrobásquete começaram a preencher a “catedral”, a primeira e quase certa impressão que ficou em relação ao futuro campeão foi a seguinte: Mali com maior número de probabilidades e a seguir Nigéria. Angola, a despeito da sua inequívoca hegemonia nos seniores, não fazia parte dos prognósticos e conjecturas, dado que neste escalão as diferenças competitivas ainda não são muito acentuadas. Egipto, primeira selecção a desembarcar na nossa capital, estava fora da “bolsa de valores”, à semelhança de Moçambique, mesmo se tratando de organizador da prova.

Malianos, no Grupo “A”, juntamente com moçambicanos, argelinos e sul-africanos; e nigerianos, adstritos ao Grupo “B”, tendo como adversários egípcios, guineenses, centro-africanos e angolanos, desde cedo evidenciaram que efectivamente eram os principais candidatos ao título. No decorrer da primeira fase não somente ganharam todos os seus desafios como também o fizeram de forma tranquila, ganhando os respectivos grupos com tranquilidade. Aliás, do ponto de vista de desbobinar o jogo, claro estava quem eram os melhores, razão para se vaticinar uma final entre si.

Só que, no “teatro das operações”, estas projecções ruíram por completo, nomeadamente nas meias-finais, quando a Nigéria foi surpreendida pelo Egipto, ficando assim afastada a previsão inicial. Quanto ao Mali, esse, cumpriu a sua obrigação de ganhar à Argélia, daí que foi à final, no sábado, num misto de optimismo e de receio pelos egípcios. Os “Faraozinhos” tinham chegado ao derradeiro encontro meritoriamente, mas porque no começo não estavam “credenciados” para tal, ninguém queria assumir o risco de um prognóstico cem por cento maliano.

E só foi bom, pois a história da final conheceu outros contornos, absolutamente diferentes dos previstos: o triunfo egípcio por 84-82, no epílogo de um jogo disputado com muito ardor pelos dois conjuntos, que explanaram um basquetebol adulto e permanente incerteza quanto ao vencedor. Os dois pontos de diferença constituem o espelho mais eloquente daquilo que foi o jogo, dirimido com um extraordinário envolvimento da rapaziada egípcia e maliana.

Deste modo, o Egipto entra na história da bola-ao-cesto continental como primeiro campeão africano da categoria de Sub-16, tal como o foi, há dias, o Mali, no Afrobásquete de Sub-16 em femininos, prova por si organizada, em Bamako.

Para além da final, realizaram-se no pavilhão do Macaqueie mais três partidas, a saber: Nigéria derrotou Argélia por 65-56, Moçambique venceu Angola pela marca de 61-60, um ponto que reflecte a rivalidade que se verificou ao longo dos 40 minutos da contenda, e República Centro Africana superou África do Sul por 70-52.

Na classificação final, Egipto foi primeiro, Mali segundo, Nigéria terceiro, Argélia quarto, Moçambique quinto, Angola sexto, RC Africana sétimo e África do Sul oitavo. Guiné, como se sabe, foi desqualificada devido à falsificação de idades.

26 setembro 2009

ANGOLA : Selecção de esperanças inicia hoje torneio na Rússia

A selecção nacional de basquetebol de esperanças inicia hoje (sábado), o torneio internacional da modalidade, a disputar-se na cidade de São Petesburgo, (Rússia).

O combinado angolano, que deixou Luanda, quinta-feira, via Lisboa, chegou sexta-feira ao palco da prova.

A equipa fechou a sua fase preparatória realizando dois jogos amistosos, frente ao Recreativo do Libolo e Interclube, que serviram para o seleccionador nacional, José Carlos Guimarães, corrigir algumas debilidades que o grupo apresentava, fundamentalmente de ordem táctica.

Na sua preparação, a selecção nacional conseguiu uma vitória por 75-64, diante do Libolo, e averbou uma derrota, frente ao Interclube, por 69-70. Angola vai competir ao mais alto nível em menos de dois meses, depois da sua participação na V edição da Taça Borislav Stankovic.

Mayzer Alexandre, por doença, Adolfo Quimbamba, por lesão, e Nivaldo Sumbo e Casimiro Cardoso, por opção técnica, foram os atletas afastados do grupo.

Seguiram para Rússia os seguintes atletas: Milton Barros, Domingos Bonifácio, Muamba Ilunga, Roberto Fortes, Jorge Taty, Miguel Kiala, Paulo Ditutala, Divaldo Mbunga, Márcio Capita e Felizardo Ambrósio.

ANGOLA : Selecção feminina prepara africano no Brasil

A pré-selecção nacional de basquetebol sénior feminina viaja sábado para o Brasil, onde vai dar continuidade à preparação tendo em vista o Campeonato Africano das Nações (Afrobasket2009), a ser disputado em Antananarivo (Madagáscar) de 09 a 18 de Outubro.

De acordo com o seleccionador Aníbal Moreira, que falava à imprensa no acto da apresentação, naquele país sul-americano o "cinco" nacional deverá realizar entre seis a cinco jogos com adversários por definir. O regresso está previsto para o dia 04 e a viagem ao local da competição um dia depois (05).

Das 14 pré-seleccionadas seguem apenas 13 para o estágio, uma vez que Jacquelina Francisco se encontra doente.

Angola, que tem como objectivo manter o terceiro lugar conquistado em 2007 no Senegal, faz parte do grupo B, ao lado do Rwanda, Tunísia, Guiné, Mali e o representante da zona III.

Eis as atletas: Astrida Vicente, Ernestina Neto, Catarina Camufal, Domitila Ventura, Felizarda Jorge, Isabel Francisco, Irene Guerreiro, Luísa Macuto, Nadir Manuel, Nacissela Maurício, Ngiendula Filipe, Sónia Guadalupe, Sófia Capinga.

25 setembro 2009

AFROBÁSQUETE DE SUB-16: Moçambique fora da corrida

PRONTO! Esfumou-se cedo o sonho da rapaziada moçambicana de chegar longe no Afrobásquete de Sub-16, a decorrer em Maputo. O sonho foi deitado abaixo ontem, nos quartos-de-final, face à derrota diante da Argélia pela marca de 55-67, numa partida em que, apesar do grande esforço empreendido pela nossa selecção no sentido de alcançar o triunfo, os argelinos acabaram sendo justos vencedores. Hoje, enquanto Moçambique defronta Angola, a partir das 16.00 horas, para as classificatórias, o grande aliciante do dia tem a ver com as meias-finais, que compreendem os embates Mali-Argélia (18.00) e Nigéria-Egipto (20.00).

Tendo se qualificado para os quartos-de-final, ontem era um dia decisivo para a turma nacional, visto que uma vitória representava a transição para as meias-finais e, aí, a esperança em relação ao título ganharia mais consistência. Conscientes desta realidade, os nossos jogadores apresentaram-se bem e enfrentaram com denodo um adversário claramente superior, mas tudo não passou de esforço, pois no final a Argélia levou a melhor, confirmando-se assim o seu favoritismo neste embate.

Noutros desafios, as formações “a priori” candidatas ao título não tiveram problemas para chamar a si a vitória. Nigéria bateu África do Sul por 79-50, Egipto venceu Angola pela marca de 64-49 e Mali derrotou República Centro-Africana por 83-57.

Em face destes resultados, as meias-finais não espantam a ninguém, pois desfilarão as melhores formações da prova: Mali-Argélia e Nigéria-Egipto. Os prognósticos e conjecturas apontam para uma final entre malianos e nigerianos, inegavelmente as melhores selecções desta primeira edição do Afrobásquete de Sub-16, em masculinos. Mesmo assim, é preciso não menosprezar uma final árabe entre argelinos e egípcios, que seria uma autêntica guerra, dada a rivalidade entre estes dois países.

A abrir a tarde de hoje, às 14.00 horas, estarão no pavilhão do Maxaquene África do Sul e República Centro-Africana, para, a seguir, o grande duelo lusófono entre Moçambique e Angola. Estes jogos destinam-se ao apuramento do quinto ao oitavo lugar, já que a Guiné foi desqualificada devido à falsificação de idades dos seus jogadores.

24 setembro 2009

AFROBÁSQUETE DE SUB-16: Jogos dos quartos-de-final

Pavilhão do Maxaquene

11.00 – RC Africana-Mali
13.00 – África do Sul-Nigéria
15.00 – Angola-Egipto
17.00 – Moçambique-Argélia

Resultados da quarta jornada

Moçambique, 49-Egipto, 71
Mali, 84-África do Sul, 37
Nigéria, 70-Argélia, 66
Angola, 39-Guiné, 59

Classificação dos grupos

“A” – Mali seis pontos, Egipto cinco, Moçambique quatro e África do Sul três.

“B” – Nigéria oito pontos, Argélia seis, Angola cinco, RC Africana quatro e Guiné desqualificada.

Afrobásquete de femininos: “Vassourada” na selecção

A AUSÊNCIA de veteranas como Nádia Rodrigues, Tânia Wachene, Nika Gemo e Ruth Muianga, com o treinador a optar por promissoras jogadoras como Kátia Halar, Leia Dongue – sobretudo esta, com apenas 18 anos – Odélia Mafanela e Filomena Micato, constitui o maior destaque na revolução efectuada por Nazir Salé na Selecção Nacional de Seniores Femininos, que se prepara para o Afrobásquete Madagáscar-2007, a decorrer entre 9 e 18 de Outubro próximo.

Depois da triste experiência dos Jogos da Lusofonia de Lisboa, em Julho passado, em que a nossa selecção, com todas as craques conhecidas, foi uma verdadeira lástima, Nazir Salé preferiu mudar de estratégia, indo buscar valores mais frescos, ambiciosos e prometedores para fazer face a um campeonato em que se exige de Moçambique o título, senão os lugares seguintes do pódio.

Mesmo assim, porque não pretende fazer uma revolução total, mas sim gradual, o “mister” achou melhor uma mescla entre veterania e juventude, daí por exemplo surgirem na pré-convocatória os nomes de Aleia Rachide, Amélia Macamo, Ana Flávia Azinheira, Zinóbia Machanguana, Ana Branquinho e Deolinda Gimo.

A relação das 14 atletas chamadas para esta primeira fase de treinos, já a decorrer, é a seguinte:

Desportivo – Anabela Cossa, Valerdina Manhonga, Kátia Halar, Leia Dongue, Odélia Mafanela, Ondina Nhampossa e Filomena Micato.
A Politécnica – Aleia Rachide, Amélia Macamo, Marta Ganje, Ana Flávia Azinheira e Ana Branquinho

Ferroviário – Deolinda Gimo e Zinóbia Machanguana.

AFROBÁSQUETE DE SUB-16: Sonho da nossa rapaziada nas mãos dos argelinos

FICOU claro, no decorrer da primeira fase, que a despeito de sermos os anfitriões, não figuramos no grupo das melhores formações da prova e nem tão-pouco candidatos ao título. No entanto, porque o sonho também conduz o quotidiano dos homens, a nossa rapaziada não se coíbe em alargar o seu horizonte de ambições para uma eventual surpresa agradável no Afrobásquete de Sub-16, sobretudo agora que conseguiu a qualificação para os quartos-de-final, cujos jogos terão lugar hoje, no pavilhão do Maxaquene. O sonho da turma moçambicana está nas mãos da Argélia, em alternativa à Guiné, desqualificada da prova em virtude de ter apresentado atletas com idades falsificadas.

O desafio entre moçambicanos e argelinos reveste-se de capital importância para a nossa selecção, se se atender que, do ponto de vista competitivo, se encontra uns furos abaixo do seu adversário, pelo menos a avaliar por aquilo que ambos revelaram nas partidas anteriores. Moçambique, que na derradeira partida do Grupo “A” perdeu diante do Egipto pela marca de 49-71, terminou na quarta posição com quatro pontos, enquanto a Argélia, no Grupo “B”, perdeu frente à poderosa e primeira classificada Nigéria por 66-70, na última jornada, e ficou no segundo posto com seis pontos.

Naturalmente pressionada pelo facto de actuar em casa e porque hoje, tratando-se já dos quartos-de-final, a presença do público será em número superior comparativamente aos dias anteriores, a nossa rapaziada obriga-se a não falhar e manter ao longo dos 40 minutos níveis competitivos bastante elevados, sob pena de defraudar toda a expectativa que se vai criando à sua volta. Embora reconhecendo as suas diminutas possibilidades de chegar ao título, os espectadores não deixarão de apelar para que ultrapasse os argelinos e chegue às meias-finais.

O início foi bom e prometedor, apesar da vitória sofrida diante da África do Sul, por apenas quatro pontos (54-50). Os desafios subsequentes foram arreliadores, o primeiro dos quis perante a forte turma do Mali, uma das sérias candidatas ao título. A segunda derrota verificou-se no fecho da primeira fase, face aos egípcios.

Ontem, foi dia de descanso, é verdade, mas acima de tudo de reflexão em relação ao que aconteceu, de forma a perspectivar-se melhor os quartos-de-final, até porque os adversários vão sendo cada vez mais fortes. Estamos em crer que Miguel Guambe e os seus pupilos tiveram espaço e tempo para o desenho das estratégias necessárias com vista a desfeitear os argelinos, eles também com os olhos na transição para as meias-finais.

A jornada de hoje começa às 11.00 horas, com o jogo entre República Centro-Africana e Mali, um verdadeiro passeio para os malianos, que já têm a qualificação garantida para a etapa seguinte. O mesmo sucede com a Nigéria, diante da modesta África do Sul, a partir das 13.00. Angola-Egipto, às 15.00, é uma incógnita, no entanto, o favoritismo vai para os egípcios. Fecha o dia o Moçambique-Argélia, a partir das 17.00.

GUINÉ DESQUALIFICADA

Prevaricou, pagou! Esta é, pois, a tese defendida pela FIBA-África em relação às falcatruas protagonizadas por alguns países nos campeonatos dos escalões de formação. No Afrobásquete de Sub-16, a decorrer em Maputo, o organismo máximo das bola-ao-cesto continental não teve contemplações: desqualificou a selecção da Guiné-Conacri, devido à falsificação de idades dos seus atletas.

O facto foi detectado na terça-feira, dia em que foram disputados os desafios referentes à última jornada da primeira fase, com os guineenses a derrotarem os angolanos pela marca de 59-39. De acordo com investigações efectuadas na altura, dois jogadores tinham idade acima dos 16 anos, o que levou a organização do evento a suspender os referidos atletas e a aplicar uma multa ao país.

No entanto, após uma análise mais profunda, a FIBA-África decidiu-se por uma sanção mais pesada: a desqualificação da selecção da Guiné desta competição, não valendo em rigorosamente nada os pontos meritoriamente conseguidos nas quatro partidas que efectuou no Grupo “B”. Com derrota somente diante da primeira classificada Nigéria, os guineenses haviam vencido Argélia, República Centro-Africana e Angola, amealhando por via disso sete pontos, menos um que os nigerianos.

Aliás, como forma de desencorajar a ocorrência de falsificação de idades, que tem caracterizado estes campeonatos, a FIBA-África, tendo em vista um controlo minucioso dos jogadores, enviou a Maputo um médico, o qual se encarrega de testagem a todas as equipas. Foi na sequência deste controlo que se descobriu a artimanha dos guineenses, culminando com a sua desqualificação.

Porque tinham terminado em segundo lugar no seu grupo, os “matulões” da Guiné eram os adversários de Moçambique nos quartos-de-final, esta tarde.

21 setembro 2009

Afrobásquete Sub-16: Vitória e derrota na primeira fase

A SELECÇÃO Nacional discute esta noite, frente ao Egipto, a partir das 20.00 horas, no pavilhão do Maxaquene, a sua transição para as meias-finais do Grupo “A” do Afrobásquete de Sub-16. A garantia da qualificação depende apenas do triunfo, uma vez que as duas formações se encontrarem empatadas, com três pontos, mercê de vitória diante da modesta África do Sul e de derrota frente ao poderoso Mali, que já está na etapa seguinte na qualidade de primeiro classificado do grupo.

A turma moçambicana estreou-se, sexta-feira, com um triunfo bastante suado perante os sul-africanos, por 54-50 – quatro pontos que elucidam perfeitamente o grau de dificuldades experimentadas pelos pupilos de Miguel Guambe, que até chegaram a consentir uma passagem à dianteira por parte dos adversários. Na segunda jornada, domingo a nossa selecção foi impotente face aos malianos, que a par dos nigerianos, no outro grupo, são os melhores times da prova, perdendo pela pesada marca de 46-82.

Hoje, derradeiro dia da primeira fase, para além do Moçambique-Egipto, às 20.00 horas, terão lugar os embates Angola-Guiné, às 14.00; Mali-África do Sul (16.00) e Nigéria-Argélia (18.00).

Os resultados verificados até aqui são os seguintes:

GRUPO “A”

1ª jornada – Egipto, 59-Mali, 71; Moçambique, 54-África do Sul, 50

2ª jornada – África do Sul, 44-Egipto, 111; Mali, 82-Moçambique, 46

Classificação: Mali quatro pontos, Egipto e Moçambique três e África do Sul dois.

GRUPO “B”

1ª jornada – RC Africana, 34-Argélia, 85; Angola, 50-Nigéria, 57

2ª jornada – Guiné, 61-Nigéria, 68; RC Africana, 54-Angola, 95

3ª jornada – Guiné, 85-RC Africana, 36; Argélia, 58-Angola, 51

4ª jornada – Nigéria, 89-RC Africana, 71; Argélia-Guiné (ainda decorria até ao fecho desta edição
Classificação: Nigéria seis pontos, Argélia, Angola e RC Africana quatro e Guiné três.

MOÇAMBIQUE : Liga Nacional Vodacom - Beirenses ganham vantagem

O Ferroviário da Beira ganhou vantagem e está agora empatado (11) em pontos com Maxaquene e Desportivo na Liga Nacional de Basquetebol Vodacom. Com uma partida a mais, referente à sétima jornada – última da primeira volta –, os “locomotivas” do Chiveve saíram vitoriosos no confronto local com o Desportivo pela marca de 100-64, números que não deixam quaisquer dúvidas em relação ao seu domínio durante os 48 minutos da contenda.

Recorde-se que os outros três jogos da ronda foram adiados para 2 de Outubro, em virtude de estar a decorrer, em Maputo, o Afrobásquete de Sub-16. Trata-se dos embates Maxaquene-Costa do Sol, Real Sociedade-Benfica de Quelimane e Ferroviário-Desportivo.

Neste momento a classificação é a seguinte:

J V D BOLAS P

FER. M 6 6 0 557-396 12

Maxaquene 6 5 1 520-381 11

Desp. Maputo 6 5 1 542-429 11

Fer. Beira 7 4 3 648-560 11

Costa do Sol 6 3 3 530-472 09

Desp. Beira 7 2 5 439-665 08

Real Sociedade 6 0 6 414-584 06
Benfica 6 0 6 380-541 06

MOÇAMBIQUE : Desportivo conquista título da cidade - O último a rir ri como a águia!

O “Glorioso” está verdadeiramente em estado de grassa. O pretérito sábado foi um testemunho inequívoco desta realidade. A família “alvi-negra” inundou a cidade em festa, com motivos que nenhum outro clube tem neste momento. Ao importante triunfo (2-1) sobre a HCB de Songo, no campo do 1º de Maio, que permitiu à sua equipa de futebol solidificar a liderança do Moçambola-2009, juntou-se a meritória e brilhante conquista do Campeonato de Basquetebol Feminino da capital do país, mercê da vitória sobre o rival Ferroviário pela marca de 89-72, numa partida em que a supremacia da formação treinada por Nazir Salé não esteve em causa.

Aliás, nesta final à melhor de três o Desportivo interpretou fielmente o provérbio segundo o qual “o último a ri, ri melhor”, e, neste caso, o melhor a rir foi a águia, que entrou para o “play-off” a perder por uma diferença que deu a sensação de que havia deitado tudo pelos ares. Mas puro engano! Isto porque, nos desafios subsequentes, nomeadamente na quinta-feira e no tira-teimas de sábado, no pavilhão do Estrela Vermelha, trouxe à superfície um andamento claramente superior ao do adversário, vincando que, de facto, do ponto de vista de trabalho, sobretudo na componente física, as “alvi-negras” levam uma vantagem muito grande.

Com uma equipa onde é evidente a harmoniosa mescla entre atletas já com uma profunda bagagem de experiência, casos de Ondina Nhampossa, Nádia Rodrigues, Valerdinha Manhonga e Anabela Cossa – esta última no ponto intermédio – e outras a conhecer uma ascensão meteórica, apesar de poucos anos na alta roda da nossa bola-ao-cesto, referimo-nos a Kátia Halar e Odélia Mafanela, para além da magnífica debutante Aleia, o Desportivo tem sido o exemplo mais flagrante da perfeição, fruto da perseverança e árduo trabalho levado a cabo pelo seu treinador, que constantemente procura a auto-superação.

RITMO DIFERENTE

Na grande final de sábado, o Ferroviário teve o mérito de se bater com denodo até às últimas consequências, no entanto, a maior diferença entre as artistas esteve no capítulo físico, facto, aliás, reconhecido pelo próprio técnico Carlos Aik. Jogadoras renomadas como Deolinda Gimo, Zinóbia Machanguana, Janete Monteiro, Nika Gemo, Ruth Muianga, era suposto que não dessem o braço a torcer de ânimo leve, mas, face ao virtuosismo das “alvi-negras” e sobretudo a uma excelente capacidade de manutenção do mesmo ritmo de jogo, acabaram, definitivamente, por tirar o chapéu e fazer vénia às novas rainhas do basquetebol citadino.

Do ponto de vista competitivo, as “locomotivas” procuraram se igualar às adversárias e não permitir uma diferença vistosa. Este facto foi evidente no primeiro período de 12 minutos, que terminou com o seu triunfo por um ponto (29-28). Este resultado, naturalmente, satisfazia os interesses do Ferroviário, uma vez que pretendia sustentar o jogo sempre ligado ao Desportivo. Todavia, quando se esperava pelo seu “disparo” no segundo período, eis que cede à mortífera pressão exercida pelas pupilas de Nazir Salé, passando a controlar de facto os acontecimentos e atingir o intervalo a ganhar por 47-39.
A decisiva etapa da contenda mostrou-nos o seguinte: um Ferroviário incapaz fisicamente, contrastando com a frescura demonstrada pelo Desportivo, com particular realce para Kátia e Aleia, duas unidades que desequilibraram por completo o jogo e levaram a sua equipa à vitória final e consequente conquista do título. O terceiro período registava 70-58 e o quarto (resultado final) 89-70, premiando o melhor time em campo e, acima de tudo, no conjunto das três partidas.

ANGOLA : Lutonda explica ausência no Afrobasket2009 em livro

O experiente base do 1º de Agosto Miguel Lutonda vai explicar a sua ausência no Campeonato Africano das Nações em basquetebol (Afrobasket2009), disputado em Agosto na Líbia, em livro a ser publicado em Novembro deste ano, informou hoje um dos autores José dos Santos.

Falando à Angop, disse que, entre vários assuntos, a obra abordará a polémica ausência na prova do atleta, duas vezes Jogador Mais Valioso (MVP) da África e os seus motivos.

Explicou ainda que o livro vai retratar a infância do jogador de 38 anos de idade antes de começar a praticar desporto, como começou e porque apostou no basquetebol depois de passar pelo futebol e andebol.

A agressão ao árbitro Horácio Macedo, que quase custou a irradiação, também será focada no trabalho, além dos prémios individuais e colectivos, assim como os Afrobasket's que disputou.

José dos Santos, jornalista e co-autor da obra, acrescentou que a mesma será ilustrada com fotografias antigas e actuais e deverão ser publicadas, numa primeira fase, 5000 exemplares.

"O livro, a ser editado em Portugal ou Brasil, terá entre 250 a 270 páginas, desde biografia, historial do atleta, depoimentos de treinadores e ex-praticantes da modalidade", frisou.

Miguel Lutonda não foi convocado para o Afrobasket da Líbia por opção técnica, segundo o seleccionador nacional Luís Magalhães, mas antes o atleta já havia condicionado a chamada a atribuição de uma residência.

Desportistas angolanos como Pipas (basquetebol), Mantorras (futebol) e Demóstenes de Almeida (atletismo) já viram suas biografias publicadas em livro.

ANGOLA : Ex-seleccionador optimista na ida de jogadores angolanos à NBA

O ex-técnico da selecção nacional sénior masculina de basquetebol Vitorino Cunha declarou-se hoje, em Luanda, optimista quanto à presença efectiva de jogadores angolanos na liga norte-americana (NBA) nos próximos cinco a dez anos.

Segundo o dirigente desportivo, para que tal aconteça, basta que um base angolano tenha 1, 85 metros ou 90, e que seja um excelente defensor e passador, para que aprove nos testes de ingresso numa sociedade ou clube da NBA.

Salientou que o mesmo deve ainda ter requisitos, entre os quais capacidades em termos de rendimentos de lançamento acima dos 55 porcento e sob pressão defensiva.

Por sua vez, o extremo angolano, explicou, deve ter mais de 2,02 metros, ser excelente defensor, contra-atacante e passador.

De acordo com Cunha, a ausência de angolanos naquela liga deve-se à inexistência de atletas com essas características técnicas e "há que assumir isso para então começar-se já a trabalhar nessa senda", tendo em conta a posição privilegiada de Angola no ranking do basquetebol africano.

Acredita que com o desenvolvimento e crescimento económico, que tem permitido investimentos nos desportos, abrem-se perspectivas animadoras para a ida de jogadores angolanos à NBA tão depressa quanto possível.

Em seu entender, todo o esforço nesse sentido deve partir da base, isto é, apostar-se nos desportos escolares e na formação de professores e treinadores para os dotar de melhores competências em matéria ligada ao basquetebol.

Alem disso, frisou que a competição nacional deve melhorar os seus níveis de competitividade.

Considerou que, quando um atleta nacional possuir essas características, o que só será possível daqui a 5 ou 10 anos, o país estará efectivamente bem representado na maior liga de basquetebol do mundo.

Mas para tal chama atenção para a necessidade de se trabalhar o bastante e com uma visão clara daquilo que se quer fazer.

Angola detém a hegemonia do basquetebol africano, com dez títulos continentais no seu palmarés.

ANGOLA : Filipe Abraão assina por duas épocas com 1º de Agosto

O extremo base Filipe Abraão assinou um contrato de duas épocas desportivas com a equipa sénior masculina de basquetebol do 1º de Agosto, actual campeã nacional.

"O acordo com o conjunto militar, rubricado há semanas, prevê uma opção renovável", acrescentou o atleta angolano, em declarações hoje à Angop, prometendo se afirmar ao máximo para ajudar a nova equipa a revalidar o troféu.

Mostrando-se satisfeito com as condições de trabalho a sua disposição, o extremo base disse que apoiará o 1º de Agosto a vencer as competições em que estiver envolvido.

A conquista da confiança do treinador Luís Magalhães é, de acordo com o jogador, um dos objectivos a alcançar. Referiu que optou pelo clube do Rio Seco, já que não chegou a um consenso com o Petro de Luanda, com o qual tinha um pré-contrato, rescindido de forma amigável.

Explicou estar com a consciência tranquila, pois a decisão de representar o 1º de Agosto na próxima temporada foi livre e pessoal.

"Do Petro, não recebi valores monetários, nem assinei ficha de inscrição. Por isso, estou tranquilo e sei que nada devo aos petrolíferos", rematou.

ANGOLA : Reforço do 1º Agosto traça objectivos

O extremo do 1º de Agosto José Garcia, contratado esta temporada para reforçar o plantel, afirmou que pretende ajudar a equipa a manter os títulos conquistados na época passada, com destaque para o Campeonato Nacional e a Taça dos Clubes Campeões de África.

Falando à Angop, o atleta, proveniente da universidade South Western Oklahoma State "SWOSU", nos Estados Unidos, mostrou-se optimista quanto a sua estreia no basquetebol angolano depois de uma experiência na Bélgica e nos EUA.

"É a primeira vez que jogo em Angola. Estou satisfeito e espero corresponder as expectativas. Sei que o nosso campeonato é muito exigente, mas estou preparado para este novo desafio na minha carreira", frisou o jogador de 24 anos de idade e 1,95 metros.

O basquetebolista, que saiu de Angola em 1993 (12 anos de idade), informou ainda que na época passada o Petro de Luanda e o Recreativo do Libolo mostraram interesse nos seus préstimos, mas não se efectivou por falta de acordo.

"Queria muito jogar em Angola, mas as duas formações não fizeram o suficiente para me contratar. E o facto de estar ainda a estudar também pesou na decisão", acrescentou.

Licenciado em economia e finanças, José Garcia, que representou a selecção de sub-20 no africano do Senegal, assinou um contrato de um ano com 1º de Agosto.

20 setembro 2009

ANGOLA : Vitorino Cunha sugere reforço da carga competitiva dos deca

O ex-técnico da Selecção Nacional de Basquetebol em Seniores Masculinos, Vitorino Cunha, chamou a atenção para a necessidade da carga competitiva dos treinos dos deca-campeões aumentar de 400 horas para 900 por ano.

"O aumento dessa carga fará com que os deca-campeões estejam sempre em condições de manter a sua performance desportiva e garantir com profissionalismo e brio mais títulos para o país nos próximos afrobaskets", admitiu.

Segundo o ex-técnico, em termos de carga competitiva, a selecção angolana tem vindo a treinar menos, ou seja, perto de 400 horas anualmente, contra as 900 que efectuava no passado.
Para si, a carga actual está longe de suportar os níveis de treinos desejáveis e de reavivamento desportivo dos atletas da selecção nacional, razão por que é necessário treinar-se mais e melhor.

"Os dez títulos de basquetebol foram conquistados com muito esforço e trabalho, porém deve-se manter essa hegemonia, através da continuidade do trabalho", frisou.
Notou que os deca-campeões tiveram dificuldades no Afrobasket2009 da Líbia porque, por um lado, o seu nível competitivo baixou e, por outro, têm se treinado pouco e menos bem.

Considera que para se inverter a tendência, a carga de treinos deve aproximar-se das 900 horas/ano, como no passado.

18 setembro 2009

Afrobásquete de Sub-16: Tudo a posto para a festa da miudagem

JOVENS basquetebolistas do nosso continente iniciam esta tarde, no pavilhão do Maxaquene, a grande festa em redor do Campeonato Africano de Sub-16, em masculinos, numa prova que se prevê bastante competitiva, até porque o equilíbrio deverá ser a sua principal característica.

Nove selecções desfilarão na “catedral”, em representação de Moçambique, Angola, África do Sul, Argélia, Egipto, República Centro-Africana, Guiné, Mali e Nigéria. Repartidas em dois grupos, sendo um de cinco e outro de quatro, na primeira fase, as equipas jogarão entre si no sistema de todos contra todos, numa única volta, qualificando-se os dois primeiros classificados para as meias-finais.

O sorteio da prova teve lugar ontem à noite, após o desembarque da selecção da Guiné, a última a chegar a Maputo. Antes de as bolas da sorte rolarem, a organização do evento, juntamente com os comissários da FIBA-África, árbitros e os representantes das selecções participantes, debateram uma série de questões inerentes à competição, de forma que tudo ficasse “au point” antes de a miudagem se fazer às quatro linhas.
No seio dos jovens da capital do país, este Afrobásquete de Sub-16 está a despertar vivo interesse, pois terão a oportunidade de ver evoluir jogadores da sua idade, tanto moçambicanos como doutros países que cá estão, esperando-se que a prova sirva de atracção para o ingresso na modalidade de novos praticantes.

Em virtude da realização deste evento, a Liga Nacional de Basquetebol Vodacom viu adiados três dos seus encontros referentes à sétima jornada e que haviam sido marcados para esta noite, no pavilhão dos “tricolores”. Trata-se dos embates Maxaquene-Costa do Sol, Real Sociedade-Benfica de Quelimane e Ferroviário-Desportivo, transferidos para o dia 2 de Outubro.

A partida programada para o Pavilhão dos Desportos da Beira, entre as formações locais do Ferroviário e do Desportivo, não sofreu alteração, realizando-se hoje, às 19.00 horas.

ANGOLA : Taça Herói Nacional para o 1º de Agosto

O 1º de Agosto sagrou-se, ontem, no Pavilhão da Cidadela, vencedor da “Taça Herói Nacional”, em basquetebol seniores masculinos, ao vencer, na final, a formação brasileira do Flamengo, por 62-54. A prova organizada pela Associação Raízes de Angola, assinalou o nascimento de Agostinho Neto.
O encontro que opôs o campeão africano ao sul-americano era aguardado com grande expectativa pelo público que acorreu ao pavilhão em número razoável, dada a exibição que patentearam na ronda inaugural, mas ficou muito aquém do esperado. As equipas estiveram presas nos movimentos, daí o equilíbrio ter sido a tónica dominante.
Na qualidade de anfitrião, o 1º de Agosto assumiu as rédeas do desafio, enquanto o Flamengo procurou sempre ripostar. A defesa à zona imposta pelo conjunto liderado por Luís Magalhães favoreceu a equipa forasteira que, com bons executantes, conseguiu uma vantagem parcial de 12-4, o que lhe permitiu sair ao intervalo a vencer por tangenciais 28-27.
O descanso permitiu aos militares rever a táctica ofensiva, que, ainda assim, continuou perdulária. As duas equipas apresentaram o mesmo estilo de jogo, com muitas perdas de bola. Chegaram a estar empatadas por oito vezes, o que, aliás, foi a tónica dominante da partida.
No quarto e último período, Luís Magalhães optou por deixar no banco as suas principais unidades durante longo tempo. Hélio Lima, do lado dos brasileiros, assumia a responsabilidade das acções ofensivas.
A três minutos do final, Armando Costa, Felizardo Ambrósio e Joaquim Gomes “Kikas” saltaram do banco para a concretização dos intentos dos militares, que concretizaram em pontos todas as posses de bola e arrebatam o troféu.
Na partida para o terceiro lugar, o Recreativo do Libolo, do Kwanza-Sul, bateu o Petro de Luanda, por 72-57. Ao intervalo, os comandados de Raul Duarte venciam por 37-36.
O Petro de Luanda tentou encontrar soluções com lançamentos de longa distância, por intermédio do veterano Victor de Carvalho e Fernando Albano, sem no entanto conseguir contrariar as acções do Libolo, que se apresentou mais eficiente no ataque.

ANGOLA : Divaldo Mbunga reforça selecção B para torneio na Rússia

O poste do Petro de Luanda Divaldo Mbunga foi convocado para selecção nacional BB sénior masculina de basquetebol que vai disputar o torneio internacional V.Kondrachin e A.Belov, em São Pitersburgo (Rússia) de 26 a 27 deste mês.

De acordo com uma nota chegada hoje à Angop, o atleta de 2,04 metros, proveniente dos Estados Unidos, vai reforçar o "cinco" nacional que já trabalha para a referida competição.

O jogador de 25 anos de idade já representou a selecção júnior. Sempre que foi convocado para formação principal mostrou-se indisponível por motivos académicos.
Comparativamente ao grupo que disputou a edição deste ano da Taça Borislav Stankovic (China), José Carlos Guimarães já havia chamado quatro jogadores que estiveram na conquista do décimo troféu continental, na Líbia, no passado mês de Agosto (Leonel Paulo, Domingos Bonifácio (Recreativo de Libolo), Felizardo Ambrósio e Adolfo Quimbamba (1º de Agosto).

Lista de convocados:

Mayzer Alexandre, Felizardo Ambrósio e Muamba Ilunga (1º de Agosto), Milton Barros, Roberto Fortes, Divaldo Mbunga, Miguel Kiala, Emanuel Neto(Petro de Luanda), Adolfo Quimbamba (1º de Agosto), Nivaldo Sumbo, Jorge Tati (Interclube), Paulo Barros, Casimiro Cardoso, Luís João (Promade de Cabinda), Domingos Bonifácio, Leonel Paulo (Recreativo do Libolo).

ANGOLA : 1º de Agosto vence taça Herói Nacional

O 1º de Agosto conquistou hoje, no pavilhão da Cidadela, a Taça Herói Nacional em basquetebol sénior masculino, ao bater na final o Flamengo do Rio de Janeiro (Brasil), por 62-54.

Na terceira posição do torneio alusivo ao Dia do Herói Nacional, Agostinho Neto, assinalado hoje, o Recreativo do Libolo derrotou o Petro de Luanda, por 77-72.

ANGOLA : FAB mantém contrato de Magalhães até Mundial da Turquia

O secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), António Sofrimento, confirmou, em Luanda, a manutenção do técnico da selecção nacional sénior masculina, Luís Magalhães, até ao Mundial da Turquia, em 2010.

Em declarações à Angop, à margem da gala de homenagem e premiação dos deca-campeões, o dirigente disse que a FAB dá voto de confiança a Luís Magalhães por ter levado, com o 10º título do Afrobasket2009, Angola à qualificação ao Mundial.

Salientou que o treinador português obteve por mérito próprio o direito de conduzir o destino do “cinco nacional” até Turquia2010.

Tony Sofrimento esclareceu que esse direito do técnico não é permanente, mas ao que tudo indica ele irá continuar a trabalhar com a selecção na perspectiva do campeonato mundial de basquetebol.

"Luís Magalhães é o treinador da selecção nacional até à nomeação de outro", referiu, acrescentando que "mesmo que complete o seu vínculo, inicialmente assinado, nada impedirá à federação de acertar o contrato".

A cerimónia de homenagem aos deca-campeões foi orientada pelo ministro da Juventude e Desportos, Gonçalves Muandumba, e ficou marcada com a entrega de 50 mil dólares norte-americanos a cada um dos jogadores da selecção.

Os atletas Armando Costa, Domingos Bonifácio, Carlos Morais, Carlos Almeida, Olímpio Cipriano, Luís Costa, Filipe Abraão, Adolfo Quimbamba, Leonel Paulo, Felizardo Ambrósio, Eduardo Mingas e Kikas Gomes representaram Angola no Afrobasket2009, na Líbia.

17 setembro 2009

ANGOLA : 1º de Agosto e Flamengo decidem título

1º de Agosto e Flamengo disputam hoje, às 19h00, no Pavilhão principal da Cidadela, a final do Torneio Internacional de Basquetebol "Taça Herói Nacional". Duas horas antes, no mesmo recinto, Petro Atlético de Luanda e Recreativo do Libolo disputam o terceiro lugar.
Os militares apresentaram-se sem algumas das suas principais unidades, nomeadamente os bases Miguel Lutonda e Carlos Almeida e os extremos Olímpio Cipriano e Wladimir Ricardino. O rubro e negro pretendem cobrir essas lacunas com jogadores que ascenderam dos escalões de formação, como Joaquim Nunda e Islande Manuel.
A formação militar pode ainda contar com os recém-contratados para a presente época, os extremos Felipe Abraão e Adolfo Quimbamba, provenientes do ASA.
A formação brasileira do Flamengo deixou boas impressões no confronto de ontem, diante dos tricolores e promete debater-se de igual para igual diante do 1º de Agosto.
O técnico do Flamengo, André Guimarães, antevê uma partida disputada e afirma que, apesar da sua equipa ressentir do cansaço da viagem e não conhecer o seu adversário de hoje, tudo fará para arrebatar o troféu.
A ronda inaugural do torneiro “Herói Nacional”, para assinalar o nascimento de Agostinho Neto, ficou marcada com a vitória do 1º de Agosto sobre a Recreativo do Libolo, por 73-58, e pela derrota do Petro de Luanda, diante do Flamengo, por 80-82.
O 1º de Agosto não precisou empenhar-se a fundo para levar a melhor sobre o conjunto do Kwanza-Sul, orientado por Raul Duarte. As duas equipas apresentaram-se pouco rápidas, o que é comum em início de época. Do lado da formação de laranja, o poste Leonel Paulo justificou a sua presença nos deca-campeões, ao concretizar 19 pontos, um total de 70 porcento dos cestos convertidos.
No segundo encontro, os prolíferos, sob o comando do novo timoneiro, o português Aberto Babo, apresentaram-se com novos reforços, depois das saídas do base Milton Barros e do extremo Carlos Morais. Face á sua maior compleição física, o Flamengo soube levar o jogo a seu favor. Chegou a uma margem de onze pontos.
Com o apoio do público, que compareceu em número razoável, o conjunto do Eixo Viária despertou, fechou as linhas de passe à formação forasteira e chegou a passar à frente no marcador, por três pontos, a quatro minutos do fim.
Mais concentrado e determinado, o Flamengo soube tirar proveito dos lances livres e das perdas de bola dos vice-campeões nacionais, vencendo por dois pontos de diferença.

MOÇAMBIQUE : Campeonato de Seniores Femininos - Campeão hoje ou… no sábado

TEREMOS campeão hoje ou então… no sábado? Eis a questão que os amantes da bola-ao-cesto maputense colocam em relação à final do Campeonato de Seniores Femininos, que desde ontem coloca frente-a-frente duas das melhores formações do país, nomeadamente Desportivo e Ferroviário, que se batem por um título que, apesar de se referir somente à capital, acaba ganhando uma dimensão transcendental, tendo em conta os seus intervenientes.

As duas equipas voltam a encontrar-se esta noite, às 20.30 horas, no pavilhão do Estrela Vermelha, no segundo embate da final, disputada no sistema de “play-off” à melhor de três. Significa isto que hoje já podemos ter o campeão da cidade, caso o vencedor do jogo seja o mesmo de ontem, equivalendo a duas vitórias e o consequente prescindir da terceira partida.

No entanto, se o vencedor desta noite for diferente do de ontem, sinónimo de empate no “play-off”, recorrer-se-á à decisão final no sábado, igualmente no pavilhão do Estrela Vermelha, onde em definitivo saberemos se o título vai para as vitrinas “alvi-negras” ou “locomotivas”.

Paralelamente ao Desportivo-Maxaquene, tem lugar o desafio de atribuição do terceiro posto, entre APolitécnica e Maxaquene, que se confrontam a partir das 18.45 horas. A turma “universitária” é, inquestionavelmente, a maior perdedora deste certame, uma vez que, após obter a qualificação para a fase final da Taça dos Campeões Africanos, a realizar-se em Novembro próximo, no Benin, baqueou perante as “locomotivas”, mesmo tendo ganho o primeiro desafio das meias-finais.

Resultados de ontem à noite:

Desportivo, -Ferroviário

A Politécnica, -Maxaquene

África do Sul pode albergar próxima edição da Taça Africana das Nações

A 26ª edição da Taça Africana das Nações em Basquetebol Seniores Masculinos poderá decorrer na África do Sul, em data ainda por definir, anunciou quarta-feira, em Luanda, o secretário-geral da federação angolana da modalidade, António Sofrimento.

O dirigente prestou essa informação à Angop, por ocasião da gala promovida pelo Ministério da Juventude e Desportos para homenagear e premiar os atletas da selecção e equipa técnica pela conquista do 10º título no Afrobasket2009.

António Sofrimento acrescentou que a par daquele país, situado na África Austral, concorrem o Egipto e a Nigéria, estando todos a serem auscultados pela Fiba-África.

Na sua óptica, apesar da disputa entre os três países, a fim de receber a prova, há maiores interesses e probabilidades do país de Nelson Mandela superar os demais concorrentes para acolher definitivamente a competição.
“Neste momento, as três nações estão a ser auscultada e elas tudo fazem para passar à outra fase”, sublinhou, considerando a África do Sul potencial candidata e muito próxima de ver concretizada o seu objectivo.

Referindo-se à Nigéria, notou que aquele país já adiou certas vezes realizações de Afrobaskets, criando transtornos a Fiba-África, daí que isso pode condicionar, por ora, a acolher as melhores selecções do continente.
Já o Egipto, prosseguiu, havia realizado o evento nos últimos anos, situação esta que confere vantagem à África do Sul que, com sua história, se impõe para ser o país anfitrião.

O secretário–geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) disse que o Bureau Central da Fiba-Africa vai, em Dezembro próximo, durante a sua reunião, decidir em relação ao país-sede da próxima edição.

ANGOLA : 1º de Agosto e Flamengo na final da taça Herói Nacional

As formações do 1º de Agosto e do Flamengo do Rio de Janeiro (Brasil) disputam, quinta-feira, no Pavilhão da Cidadela, a final da taça Herói Nacional, após vencerem hoje os seus adversários.

Os campeões nacionais suplantaram, no primeiro jogo do dia, o Recreativo do Libolo, por 73-58, quando ao intervalo se encontravam em vantagem de dois pontos de diferença (38-36).

Já a equipa do Brasil teve muitas dificuldades para suplantar o Petro de Luanda, com margem apertada (82-80). Ao intervalo, o Flamengo já vencia por 41-33.

A taça do Herói Nacional, promovida pela organização filantrópica Raízes de Angola, visa, entre outros objectivos, associar-se às comemorações do 17 de Setembro, data em que é recordado o nascimento do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, falecido a 10 de Setembro de 1979.

16 setembro 2009

MOÇAMBIQUE : Campeonato de Seniores Femininos - Haverá estrelas no céu?

A RIVALIDADE entre Desportivo e Ferroviário é por demais conhecida na nossa bola-ao-cesto feminina, apesar da intromissão da APolitécnica, nos últimos anos, no entanto sem conseguir conquistar o título nacional. As “locomotivas”, sob o comando de Carlos Aik, um dos melhores treinadores da praça, e contando com um plantel verdadeiramente de luxo, exerceram a sua hegemonia, até que, na temporada transacta e após se sagrarem bicampeãs africanas, as “alvi-negras” quebraram esse ciclo verde-e-branco. Pois são estes dois campeões, com as suas estrelas a prometer cintilar durante três noites, que a partir das 20.30 horas de hoje, no pavilhão do Desportivo, disputam a posse do título da cidade de Maputo, numa final que se augura bastante espectacular.

O novo figurino do campeonato, introduzido pelo actual elenco da Associação de Basquetebol da capital do país, encabeçado por Carlos Lima (Chicha), prevê duas etapas, tendo como finalidade proporcionar às equipas mais jogos e, consequentemente, mais competição e emotividade. Da fase regular para os “play-off” transitaram Desportivo, primeiro classificado, APolitécnica, segundo, Ferroviário, terceiro, e Maxaquene, quarto.

Em função do sorteio – primeiro contra quarto e segundo a defrontar o terceiro – a passagem das “alvi-negras” para a final era perfeitamente previsível, dada a diferença de ritmo e de qualidade de equipa em relação às “tricolores”, que nos últimos anos baixaram drasticamente, não se comparando em nada com o Maxaquene das décadas de oitenta e noventa. Este vaticínio acabou por de facto se concretizar, pois a turma de Nazir Salé, o “mister” mais laborioso na actualidade, não quis brincar em serviço, ganhando em duas ocasiões, pelas marcas de 90-31 e 67-35, números que não deixam dúvidas a ninguém sobre a supremacia do Desportivo.

Interrogação até ao fim, assim se caracterizou o frente-a-frente entre APolitécnica e Ferroviário, dado o inegável equilíbrio entre os dois conjuntos. As “universitárias” entraram vitoriosamente (72-42) e até se terão empolgado demais, esquecendo que as “locomotivas” também possuem uma equipa bastante sólida e experiente em decisões desta natureza. E foi o que se viu, ao arrancarem convincentes triunfos por 67-60 e 78-68, este último embate num emocionante desempate.

Em face desta realidade, enquanto APolitécnica e Maxaquene se defrontam para o terceiro e quarto lugares – jogam hoje às 18.45 horas, também no pavilhão das “alvi-negras” – Desportivo e Ferroviário protagonizam a grande final, que se espera mobilize para aquele recinto muitos amantes da modalidade. Aliás, aquilo que acontecer neste conjunto de três desafios, caso seja necessário o desempate, será uma boa ou má propaganda do nosso básquete feminino, a menos de um mês do Campeonato Africano da categoria, a realizar-se em Madagáscar.

Grandes duelos individuais são aguardados neste “’play-off”, tendo, de um lado, estrelas como Anabela Cossa, Kátia Halar, Nádia Rodrigues, Valerdina Manhonga e Ondina Nhampossa, e, do outro, Nika Gemo, Ruth Muianga, Deolinda Gimo, Janete Monteiro e Zinóbia Machanguana. Um naipe de jogadoras susceptíveis de oferecer ao público noites deslumbrantes, no início de rivalidades abertas até ao Campeonato Nacional.

Segundo o calendário estabelecido pela Associação, depois da primeira jornada, esta noite, a segunda realiza-se amanhã, no pavilhão do Estrela Vermelha, enquanto a terceira, caso seja necessária, está marcada para sábado.

ANGOLA : Novo técnico do Interclube almeja quarta posição

O novo técnico da equipa sénior masculina de basquetebol do Interclube, o português João Oliveira, manifestou hoje o desejo de ocupar um dos quatro primeiros lugares do Campeonato Nacional, que inicia a 13 de Novembro.

Falando à Angop, o técnico de nível III e licenciado em educação física admitiu que não conhece as outras equipas angolanas pelo que não pode ainda perspectivar a temporada que se avizinha. No entanto, sublinha que o plantel que tem dá garantias para uma boa prestação.
“O grande objectivo é estar entre os quatro primeiros classificados, mas vamos ver ao longo do campeonato se calhar podemos ir mais longe”, frisou o antigo treinador do Desportivo da Póvoa e União Desportiva de Oliveirense ambas de Portugal.

João Oliveira, que já trabalhou em Luxembourg e nos Estados Unidos, vive a sua primeira experiência em África.

O substituto de Apolinário Paquete no comando técnico do Interclube tem publicado livros de basquetebol com realce para “Ensino de basquetebol, gerir o presente e ganhar o futuro” e tem, em fase de publicação, “o puzzle do seleccionador nacional de basquetebol”.

ANGOLA : Frederick Gentry destaca-se entre os reforços do Interclube

O poste norte-americano Frederick Gentry é a principal referência entre os reforços da equipa sénior masculina do Interlcube, tendo em vista a época basquetebolística 2009/2010, constatou a Angop.

O atleta assinou contrato de um ano, com outro de opção, com a formação da "polícia", onde já se treina.
Com 32 anos de idade, Frederick Gentry foi dispensado do Petro de Luanda, clube que representou na temporada passada e com o qual se sagrou campeão em 2006 e 2007.

Antes de representar o Petro de Luanda, o atleta de 2,00 de altura actuou no basquetebol português, onde teve como última equipa o FC Porto.

Gentry afirmou que vai se impor no Interclube e ajudar a equipa a posicionar-se entre as quatro melhores do país. A temporada passada o Interclube terminou na sexta posição.

Completam a lista de reforços do Interclube os bases Edmundo Ventura (ex-ASA), Edson Ferreira (Sport Lisboa e Benfica), o extremo Sérgio Correia (ex-Vitória de Guimarães de Portugal), os postes Derrick Franklin (Proveniente da Síria) e Wilson da Mata (ex-ASA).

Eis o plantel para época 2009/2010:

Edmundo Ventura, Edson Ferreira, Simão Panzo, Euclides Camacho, Hélder Domingos, Sanu Maria, Jorge Tati, Sérgio Correia, Michel Santos, Joaquim Xavier, Derrick Franklin, Wilson da Mata, Hugo Cristiano, Muto Afonso e Frederick Gentry.

Treinador: João Oliveira (Português)
Treinador-adjunto: Passos Manuel

ANGOLA : Flamengo já no país para taça "Herói Nacional"

A equipa sénior masculina de basquetebol do Flamengo, bi-campeã brasileira e campeã sul americana, chegou hoje (quarta-feira) a Luanda, onde vai disputar o torneio denominado taça Herói Nacional, a decorrer de 16 a 17 do corrente.

Enquadrada nas festividades do 87º aniversário natalício do primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, a competição vai decorrer sob o lema "encontro das nações rubro negras" e contará ainda com a participação das formações do 1º de Agosto, Petro de Luanda e Recreativo do Libolo.

Breves declarações à Angop, no Aeroporto Internacional "4 de Fevereiro", o porta-voz da equipa brasileira, André Guimarães, disse estarem muito satisfeitos com o convite para participarem num evento como esse, em que vão competir com as melhores equipas do basquetebol angolano e africano. Segundo André Guimarães, o basquetebol angolano está de parabéns pelos 10 títulos conquistados a nível de África e pela qualidade técnica dos seus atletas.

Reconheceu que não será fácil ao flamengo vencer o torneio, tendo em conta as potencialidades das equipas que vão defrontar, acreditando numa boa participação da sua equipa.
"O flamengo é uma equipa vencedora, campeã sul americana, que quando entra em campo tem sempre o mesmo objectivo, o de vencer. Esperamos poder levar a taça em alusão o dia do Herói Nacional para o Brasil, uma vez que o povo brasileiro conhece bem a trajectória do saudoso presidente Agostinho Neto", sublinhou.
André Guimarães deixou uma mensagem de encorajamento ao povo angolano, para que lutem e trabalhem para o desenvolvimento do país a curto prazo para Angola, uma vez que o país está em paz há sete anos, mas já se observam mudanças satisfatórias em vários domínios.
A equipa do Flamengo vai defrontar na noite de hoje o Petro de Luanda, no pavilhão da cidadela desportiva.

O comitiva brasileira é composta por nove atletas, técnicos e outros membros da equipa. Por razões migratórias (falta de vistos), dois atletas influentes do grupo (Fred e Marcelinho) tiveram que ficar no Brasil.

ANGOLA : Divaldo Bunga reforça Petro de Luanda

O poste angolano Divaldo Bunga, que a temporada passada disputou o campeonato universitário nos Estados Unidos da América (NCAA), assinou hoje contrato válido por dois anos com a equipa sénior masculina do Petro de Luanda, soube a Angop.

Com a contratação de Divaldo Bunga, de 2,04 metros de altura, os "petrolíferos" reforçam a posição cinco (postes), depois das aquisições de Idelfonso Kiteculo e Emanuel Neto
Na posição um, o Petro contará este ano com os préstimos do base Afonso Rodrigues "Fefé", enquanto Miguel Kiala reforça a área de extremo num conjunto orientado tecnicamente pelo português Alberto Babo, em substituição de Alberto de Carvalho "Ginguba".
Divaldo Bunga iniciou carreira no Petro de Luanda, tendo passado os últimos anos nos Estados Unidos a estudar.

15 setembro 2009

ANGOLA : Aníbal Moreira regressa à selecção feminina

O técnico Aníbal Moreira foi hoje apresentado como novo seleccionador nacional sénior feminino de basquetebol, em substituição de Raul Duarte que se mostrou indisponível em continuar a orientar o "cinco" angolano.

Deste modo, Aníbal, que também é adjunto de Luís Magalhães na equipa sénior masculina do 1º de Agosto, regressa ao comando técnico de uma selecção que conhece bem, pois em 2007 conquistou a medalha de bronze no Campeonato Africano com o mesmo grupo.
O antigo capitão dos campeões africanos (masculinos) foi apresentado hoje em conferência de imprensa pelo vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Armando Brendão, e o secretário-geral, Tony Sofrimento.

O vínculo do novo seleccionador, segundo Tony Sofrimento, dura apenas até ao final do Campeonato Africano das Nações (Afrobasket2009), a ser disputado em Antananarivo (Madagáscar), de 9 a 18 de Outubro, cujo objectivo primário é a manutenção do terceiro lugar.
O treinador, que terá como adjunta Elisa Pires, começa a preparar a prova continental na próxima quinta-feira em Luanda, estando previsto um estágio no Brasil em data a indicar
"Vamos terminar a nossa preparação no Brasil onde pretendemos efectuar entre cinco a seis jogos", sublinhou Aníbal Moreira, realçando que a viagem para aquele país sul-americano já estava no programa do seu antecessor.

Eis as pré-convocadas: Astride Vicente, Sófia Capinga, Ernestina Neto, Domitila Ventura, Jacqueline Francisco, Isabel Francisco, Luísa Macuto, Nacissela Maurício, Sónia Guadalupe (1º de Agosto), Catarina Camufal, Irene Guerreiro, Nadir Manuel, Ngiendula Filipe (Interclube), Felizarda Jorge (Desportivo do Maculusso).

ANGOLA : Convocada pré-selecção para o Afrobasket2009

A pré-selecção nacional de basquetebol sénior feminina foi hoje convocada tendo em conta o Campeonato Africano das Nações (Afrobasket2009), a ter lugar de 09 a 18 de Outubro em Antananarivo (Madagáscar).

De acordo com o seleccionador Aníbal Moreira, que falava durante uma conferência de imprensa para sua apresentação, o objectivo é manter o terceiro lugar alcançado em 2007.

Eis as pré-convocadas: Astride Vicente, Sófia Capinga, Ernestina Neto, Domitila Ventura, Jacqueline Francisco, Isabel Francisco, Luísa Macuto, Nacissela Maurício, Sónia Guadalupe (1º de Agosto), Catarina Camufal, Irene Guerreiro, Nadir Manuel, Ngiendula Filipe (Interclube) e Felizarda Jorge (Desportivo do Maculusso).

MOÇAMBIQUE : Liga Nacional de Basquetebol Vodacom - Chiveve impõe respeito

AS vitórias dos grandes candidatos Ferroviário, Desportivo e Maxaquene, que formam o triunvirato sobre o qual recaem as maiores atenções da disputadíssima Liga Nacional de Basquetebol Vodacom, praticamente já deixaram de constituir ponto de referência nas sucessivas jornadas desta prova. Isto porque outros concorrentes também assumem o protagonismo e vão mostrando que não estão no campeonato como meros figurantes. Do Chiveve, veio a chamada de atenção para o respeito que se exige aos seus representantes, com particular realce para os “locomotivas”, que numa partida empolgante levaram de vencida o Costa do Sol, seu adversário directo, pela marca de 100-92, remetendo para a segunda volta a decisão entre si.

Mas quem continua tranquilo no comando isolado da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom é o campeão Ferroviário, disposto a não oferecer tréguas a ninguém, numa altura em que falta apenas uma jornada para a conclusão da primeira volta. Aliás, de acordo com o figurino da prova, os “locomotivas” de Carlos Alberto Niquice (Bitcho) sabem perfeitamente que, terminando esta etapa regular na primeira posição, nas meias-finais, a serem disputadas no sistema de “play-off” à melhor de três, terão pela frente o quarto classificado, evitando desse modo “alvi-negros” e “tricolores”, com quem trava uma luta interessante pela conquista do título.

Defrontando desta vez, em mais uma jornada dupla, formações modestas, o Ferroviário não se poupou a esforços, atingindo a centena de pontos com toda a naturalidade: 106-52 ao Benfica de Quelimane, “lanterna vermelha” do campeonato, e 100-64 à Real Sociedade, de quem se esperava mais dinamismo na competição e quiçá lutar pela quarta vaga de qualificação para as meias-finais.

Não acontecendo esta possibilidade com a Real Sociedade, está o Ferroviário da Beira como equipa-sensação, tendo na noite de sexta-feira, frente ao Costa do Sol, interpretado um desafio a todos os títulos espectacular e com a incerteza quanto ao vencedor a prevalecer até à buzina. Foi, aliás, uma das melhores partidas até aqui realizadas na presente Liga Vodacom, com os “locomotivas”, mais desenvoltos nos minutos finais, a alcançarem meritoriamente o triunfo, chegando exactamente aos 100 pontos.

Maxaquene e Desportivo também não tiveram sobressaltos. Os “tricolores” castigaram os dois conjuntos beirenses, batendo o Desportivo por 123-46 e o Ferroviário pela marca de 76-71, com os “locomotivas” a lutarem até à exaustão pelo melhor resultado possível. Já os “alvi-negros” foram superiores à Real Sociedade por 92-67 e ao Benfica de Quelimane pelo “score” de 90-67.

A Liga Nacional de Basquetebol Vodacom conhecerá no próximo fim-de-semana a conclusão da primeira volta, com a disputa da sétima jornada. Trata-se de uma ronda que se perspectiva bastante renhida, pois estarão frente-a-frente, de um lado, os quatro grandes da capital do país, e, do outro, os beirenses e os dois últimos classificados. Objectivamente, teremos os embates Ferroviário-Desportivo, em que estará em causa a a questão da liderança, Maxaquene-Costa do Sol, Ferroviário da Beira-Desportivo da Beira e Real Sociedade-Benfica de Quelimane.

FINAL DE FEMININOS

Balde de água fria para a A Politécnica e renascimento das cinzas do Ferroviário, eis como se podem analisar as meias-finais do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em Seniores Femininos. É que, se no confronto entre estes dois conjuntos, praticamente se conjecturava a transição das “universitárias”, uma tese sustentada, sobretudo, a partir do seu triunfo na jornada inaugural, a verdade manda dizer que as “locomotivas” acabaram por dar a volta ao texto, empatando a eliminatória e, na “negra”, saírem vitoriosas.

Deste modo, temos como finalistas Desportivo e Ferroviário, que, igualmente à melhor de três, começam a discutir o título amanhã, quarta-feira, pelas 20.30 horas, no pavilhão das “alvi-negras”, ficando A Politécnica e Maxaquene na disputa do terceiro lugar, com o primeiro embate às 18.45.

Segundo o estabelecido pela Associação de Basquetebol da Cidade de Maputo, o segundo frente-a-frente verificar-se-á na quinta-feira, no pavilhão do Estrela Vermelha, e o terceiro embate, caso seja necessário, está já marcado para sábado.

O Desportivo, que juntamente com A Politécnica se qualificou para a fase final da Taça dos Campeões de África, em Novembro próximo, no Benin, não teve quaisquer problemas diante do Maxaquene, com dois triunfos consecutivos: 90-31 e 67-35. Já era aguardada a transição das”alvi-negras”, dada a diferença de ritmo competitivo com as “tricolores”.

Entre A Politécnica e Ferroviário, que reúnem nos seus planteis algumas das melhores basquetistas do nosso país, aguardava-se uma luta extremamente renhida, que, aliás, viria de facto a acontecer. No primeiro encontro, as “universitárias” venceram por 74-42, uma diferença de 32 pontos que deixou no ar a sensação de que teriam a missão facilitada, até porque a reacção das “locomotivas” tinha sido inexistente.

Veio o segundo jogo e a redenção do Ferroviário., ganhando por 67-60. Com a eliminatória empatada, era necessário o recurso ao terceiro jogo, no qual as “locomotivas” se transfiguraram, fazendo recordar os seus não remotos tempos áureos. O triunfo por 78-68 assentou-lhes muitíssimo bem, assim como a própria qualificação para a final, no epílogo de uma partida em que estiveram em evidência as estrelas Nika Gemo, Deolinda Gimo e Zinóbia Machanguana.

14 setembro 2009

ANGOLA : Equipa sénior masculina de basquetebol do Flamengo chega quarta-feira a Angola

A formação sénior masculina de basquetebol do Flamengo do Brasil, campeã sul americana, chega nesta quarta-feira a Angola, onde, de 16 a 17 do corrente, vai participar do torneio internacional da modalidade denominado “Taça Herói Nacional”, em alusão ao 87º aniversário natalício do primeiro Presidente país, António Agostinho Neto.

Essa informação foi avançada hoje à Angop pelo produtor e coordenador da ONG “Raízes de Angola”, Luís Guimarães, que organiza a competição em parceria com a Real Eventos.

Segundo a fonte, a delegação brasileira será integrada por 18 elementos, dos quais 12 jogadores. “O Flamengo é o actual bi-campeão brasileiro de basquetebol e traz como destaques na equipa os irmãos Marcelinho e Duda, atletas influentes também na selecção canarinha”, avançou.

Este torneio tem como principal objectivo o intercâmbio cultural e desportivo entre Angola e o Brasil e servirá para a apresentação oficial da ONG “Raízes de Angola- Cultura e Direitos Humanos”, enfatizou Luís Guimarães.
“A gente decidiu trazer a Angola a equipa do Flamengo e contamos com o apoio da Real Eventos na realização do torneio, uma vez que ainda não possuímos grande experiência neste domínio”, pontualizou.

A primeira edição do referido torneio contará com a participação, além da equipa brasileira, do 1º de Agosto, campeão angolano e africano de clubes, Petro de Luanda, vice campeão nacional, e do Recreativo do Libolo, a sensação da temporada passada.
Além do cariz internacional, os campeões brasileiros darão também mais competitividade ao torneio, tratando-se de uma das equipas mais fortes da América do Sul. Esta é a formação com maior número de adeptos do mundo com mais de 35 milhões de apoiantes.

Com 113 anos de existência, o Flamengo conquistou pela primeira vez o título brasileiro em 2008 e revalidou este ano. Este bom momento de forma reflectiu-se na conquista da liga sul-americana.

13 setembro 2009

ANGOLA : Selecção feminina estreia-se com Rwanda no Afrobasket2009

A selecção nacional sénior feminina de basquetebol inicia o “Afrobasket2009”, a disputar-se de 09 a 18 de Outubro, no Madagáscar, defrontando a sua congénere do Rwanda, de acordo com o sorteio da FIBA/África, realizado sábado.
Angola e Rwanda fazem parte do grupo B com as selecções Mali, Guiné, Tunísia e um representante da zona III ainda por se definir, ao passo que a série A é constituída pelo Madagáscar, Senegal, África do Sul, Camarões, Ilhas Maurícias e Moçambique.

Calendário de Angola:

Dia 09/10
Angola-Rwanda

Dia 10/10
Angola-Tunísia

Dia 11/10
Angola-Guiné

Dia 12/10 (Descanso)

Dia 13/10
Angola-Mali
Dia 14/10

Angola-Representante da zona III

11 setembro 2009

MOÇAMBIQUE : Liga Nacional de Basquetebol Vodacom - Caminho sinuoso para as equipas do Chiveve

OUTRA vez na capital do país, os representantes do Chiveve na Liga Nacional de Basquetebol Vodacom voltam a enfrentar um caminho bastante sinuoso, com embates que, particularmente em relação ao Ferroviário da Beira, poderão constituir, ou não, uma fonte para a manutenção das suas esperanças de qualificação rumo às almejadas meias-finais da prova. Com o Desportivo praticamente sem hipóteses de transitar, a honra sofalense recai sobre os “locomotivas”, que esta noite, a partir das 21.30 horas, no pavilhão do Maxaquene, defrontam o Costa do Sol, adversário com quem disputam directamente a quarta vaga para os “play-off”.

Com seis pontos cada, efectuadas quatro jornadas, Costa do Sol e Ferroviário da Beira travarão uma luta empolgante, não somente no seu frente-a-frente desta noite como também em todo o campeonato, até porque a sua ambição não se limita a um simples apuramento na qualidade de quarto classificado, batendo-se igualmente pelos lugares cimeiros, onde se rivalizam Ferroviário de Maputo, Desportivo e Maxaquene.

Tendo em conta estas razões, é absolutamente difícil trazer à tona qualquer prognóstico, pois os dois conjuntos se encaixam perfeitamente. A margem de erro dos intervenientes deverá ser mínima, sob pena de o oponente explorar essa particularidade para construir a vitória. Estamos ainda na primeira volta, mas numa competição desta natureza, em que o objectivo é alcançar uma determinada etapa intermédia para, posteriormente, se bater pelo título, todo o cuidado é pouco e não vale a pena aguardar pelo factor casa.

Se o Ferroviário da Beira tem pela frente um adversário da sua igualha, já o outro representante do Chiveve, o Desportivo, se vê numa situação extremamente difícil. Às 17.30 horas, a abrir a noite basquetebolística de hoje, joga com o Maxaquene, cujas contas na prova passam pela conquista do título, razão bastante para a contratação de um técnico espanhol.

O outro jogo do dia, marcado para 19.30 horas, é entre Ferroviário de Maputo e Benfica de Quelimane, com os campeões nacionais, líderes da prova, descansadinhos perante o “lanterna vermelha”.

Na jornada de amanhã, as formações da Beira vão trocar de adversários, com os “locomotivas” a enfrentarem um dia difícil, perante o Maxaquene, a partir das 18.00 horas. Já o Desportivo jogará com o Costa do Sol, a seguir, às 20.00. Os outros encontros são: Ferroviário de Maputo-Real Sociedade (14.00) e Desportivo-Benfica de Quelimane (16.00). No domingo, realiza-se apenas uma partida, entre Desportivo e Real Sociedade.
Entretanto, depois de ontem se ter dado início, prossegue esta noite a fase final do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em Seniores Femininos, com a disputa da segunda jornada das meias-finais, a melhor de três. Os intervenientes são os mesmos: Desportivo-Maxaquene (18.45 horas) e APolitécnica-Ferroviário (20.15), no pavilhão do Estrela Vermelha.

10 setembro 2009

ANGOLA : Milton Barros dispensado do Petro por indisciplina

O base Milton Barros, até então ligado ao conjunto sénior masculino do Petro de Luanda, foi afastado desta equipa por indisciplina, soube hoje a Angop de fonte do clube.

De acordo com a fonte, o atleta violou o código de conduta do clube, o que resultou na sua dispensa por parte do novo técnico, o português Alberto Babo.

Milton Barros foi o base principal da selecção nacional no Mundial do Japão, em 2006, e em 2007 sagrou-se campeão africano pelo mesmo conjunto. Actualmente, encontra-se ao serviço da selecção nacional que vai disputar o torneio internacional de São Pettersburg, na Rússia.

No entanto, a fonte adiantou que para esta época o Petro de Luanda não conta também com os postes Victor Muzadi, Abdel Bouckar e Frederick Gentry, o extremo-poste Heshimu Evans e nem o extremo Carlos Morais.

Quanto a Carlos Morais, dado nos círculos desportivos nacionais como jogador do Libolo por não chegar a acordo com o Petro para a renovação de contrato, a Angop apurou que neste momento se encontra nos Estados Unidos da América para participar nos jogos de verão onde, normalmente, algumas equipas da NBA seleccionam atletas.

Carlos Morais foi o melhor triplista do Afrobasket2009, que Angola conquistou a 15 de Agosto último na Líbia.

Por outro lado, a fonte confirmou as contratações dos postes Idelfonso Kiteculo, Miguel Kiala e Emanuel Neto, assim como do extremo Filipe Abraão.

ANGOLA : Ex-base do ASA convence novo técnico "petrolífero"

O base Afonso Rodrigues “Fefé”, que a temporada 2008 representou o Atlético Sport Aviação (ASA), poderá rubricar um contrato válido por dois anos com a formação sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda, uma vez que convenceu a equipa técnica, liderada por Alberto Babo.

Depois de cerca de três semanas em experiência, o atleta, que já esteve na pré-selecção sénior em 2007, tem a possibilidade de vincular-se aos vice-campeões nacional, que não contarão com o base Milton Barros.
Fefé iniciou a carreira na Casa do Pessoal do Porto do Lobito, em Benguela, e caso fique no Petro de Luanda disse esperar conquistar títulos.
Com 1,82 metros de altura, o basquetebolista afirmou-se preparado para as exigências daquilo que são os objectivos do Petro de Luanda, uma das maiores equipas do país.
Afonso Rodrigues passou também pelo Promade de Cabinda, antes dos três anos que esteve no ASA.

09 setembro 2009

MOÇAMBIQUE : Liga Nacional Vodacom - Beirenses levam campeão a um novo prolongamento

RENHIDO, interessante e com desfecho absolutamente imprevisível, eis como se pode caracterizar o actual curso da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom, em seniores masculinos, com a terceira e quarta jornadas, disputadas fim-de-semana na capital do país, a proporcionarem desafios altamente espectaculares. Depois de, no começo, ter sido obrigado a decidir a partida com o Maxaquene recorrendo ao prolongamento, o campeão Ferroviário viu-se novamente forçado aos cinco minutos suplementares, perante os “locomotivas” da Beira, num desafio em que estes surpreenderam pela positiva. Apesar disso, a turma de Carlos Alberto Niquice acabou ganhando pela marca de 88-85 – após igualdade a 77 pontos – e, consequentemente, conservar a liderança isolada da prova.

Com o campeonato a ser disputado no sistema clássico de todos contra todos em duas voltas, a Liga Nacional de Basquetebol procura, por uma questão de contenção de recursos, agrupar as equipas numa única cidade, em cada fim-de-semana, com jornadas duplas. Desta vez, as atenções viraram-se somente para a “catedral”, em Maputo, com jogos em que os principais favoritos à transição para as meias-finais experimentaram alguma resistência dos seus adversários.

“A priori”, o vaticínio em relação à transição do Ferroviário de Maputo, Maxaquene e Desportivo parece indiscutível, a menos que aconteça um cataclismo, sobrando a luta pela quarta vaga para dois conjuntos, designadamente Ferroviário da Beira e Costa do Sol, ora empatados com seis pontos e jogando entre si, para esta primeira volta, no próximo fim-de-semana.

Cabendo-lhe, por capricho do sorteio, defrontar os dois representantes da Beira, o Ferroviário de Maputo começou por derrotar o Desportivo folgadamente pela marca de 110-58, para a seguir enfrentar o seu homónimo. Aqui, sim, o detentor da Liga Vodacom foi obrigado a arregaçar as mangas, pois a resistência, ou melhor, a procura da vitória pela banda do Chiveve, foi tal que ninguém se atrevia a perspectivar o resultado final.

Ao cabo dos 48 minutos regulamentares, o marcador electrónico registava uma igualdade: 77-77. Um resultado muitíssimo bom para os beirenses e que acima de tudo revelava que, a despeito de a sua temporada provincial não se comparar em nada à da cidade de Maputo, eles têm uma grande capacidade e à altura de ombrearem com qualquer adversário. No entanto, nos cinco minutos extras os verde-e-branco da capital do país impuseram a lei do mais forte, acabando por vencer por três pontos (88-85), tal como, aliás, havia acontecido diante do Maxaquene.

Os “tricolores”, a viverem uma era espanhola sob a orientação do técnico Joseba Garcia, assim como os seus vizinhos “alvi-negros”, também não ficam atrás e ganharam os seus jogos do fim-de-semana. Maxaquene derrotou Benfica de Quelimane por 86-59 e depois bateu Real Sociedade pela marca de 85-58. Por seu turno, o Desportivo sobrepôs-se aos dois beirenses: 90-84 ao Ferroviário e 110-53 ao igualmente Desportivo.

Também o Costa do Sol teve uma dupla jornada vitoriosa: 104-69 à Real Sociedade e 104-81 ao Benfica de Quelimane.

ANGOLA : Cipriano ainda ligado ao 1º de Agosto até Dezembro

O extremo do 1º de Agosto Olímpio Cipriano, cujo contrato termina em Dezembro, está a negociar a renovação do mesmo com a formação "militar", informou hoje o director para o basquetebol do clube, Sílvio Lemos.

Falando à Angop, o dirigente explicou que o atleta, de 27 anos de idade, apresentou uma proposta para renovação do contrato, a qual neste momento está a ser estudada pela direcção do clube.

Sílvio Lemos sublinhou que ambas as partes procuram consenso para que o Cipriano, Jogador Mais Valioso da época 2008, continue a representar os "rubro-negros".
No entanto, frisou que na eventualidade de não chegarem a acordo, o clube vai procurar outras soluções.

Por outro, explicou que a negociar a renovação do contrato estão também o base Armando Costa e o poste Francisco Jordão, cujos vínculos com a equipa terminaram já.
Disse ainda que a prioridade do 1º de Agosto é manter o plantel que na época passada conquistou o Campeonato Nacional e a Taça dos Clubes Campeões de África e depois procurar reforçar-se.

Sílvio Lemos confirmou as contratações do extremo-poste Adolfo Quimbamba e do extremo Filipe Abraão, oriundos do Atlético Sport Aviação (ASA).

08 setembro 2009

ANGOLA : Poste norte-americano a caminho do Interclube

O poste norte-americano Frederick Gentry, que representou em 2009 o Petro de Luanda, pode ingressar no Interclube na próxima temporada, informou hoje à Angop o agente do jogador, Nilton Gonçalves.

O basquetebolista de 31 anos de idade e 2,01 metros terminou o seu contrato com os "petrolíferos" em Agosto e deverá ser dispensado dos vice-campeões nacionais, onde foi bicampeão em 2006 e 2007 antes de se transferir para o FC Porto (Portugal).
Por outro lado, Nilton Gonçalves salientou que o extremo Luís Costa (de quem também é agente) renovou por mais um ano a sua ligação com o Recreativo do Libolo, clube onde actua desde a temporada passada.

Nilton Gonçalves representa também o base Armando Costa, o extremo Euclides Camacho e o poste Francisco Jordão.

ANGOLA : Armando Costa livre mas em negociações com 1º de Agosto

O base principal da selecção nacional de basquetebol sénior masculina, dez vezes campeã africana, Armando Costa poderá deixar o 1º de Agosto, clube que representou nos últimos quatro anos, caso não haja consenso entre o jogador e o clube.

A informação foi prestada hoje à Angop pelo agente do atleta de 26 anos de idade, Nilton Gonçalves. De acordo com o mesmo, foi apresentada uma proposta de renovação à direcção "militar" e até à próxima sexta-feira o elenco liderado Por Raúl Hendrick deverá se pronunciar.

Sublinhou que o jogador, três vezes campeão continental pela selecção angolana, pretende continuar a representar os "rubro-negros".
"De momento Armando está concentrado nas negociações com o 1º de Agosto, onde quer continuar a jogar. Mas até ao final da semana, se nada estiver decidido, o jogador estará aberto a outras propostas, uma vez que se trata de um atleta livre (terminou contrato em Agosto)", frisou.

Nilton Gonçalves informou também que o extremo-poste Francisco Jordão, outro agenciado seu que representou a referida formação na época passada, está a negociar a renovação do seu vínculo contratual com a formação orientada por Luís Magalhães.
"O Jordão está livre mas quer permanecer no 1º de Agosto, apesar do interesse demonstrado pelo Benfica e Oliveirense (ambas de Portugal). Se não chegarmos a acordo o mais provável e ele actuar na Europa”, acrescentou.

Com 2,05 metros, o basquetebolista luso-angolano actuou durante duas temporadas no Petro de Luanda, com o qual conquistou dois títulos nacionais e o título de jogador mais valioso (MVP).

05 setembro 2009

MOÇAMBIQUE : Básquete moçambicano em festa

EMOCIONATE e inesperado é assim que se pode caracterizar o apuramento do Desportivo e da A Politécnica para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol de seniores femininos, visto que até ontem parecia ser um cenário difícil de se concretizar. O certo, porém, é que o básquete moçambicano viveu um duplo momento de festa em Harare, na noite de quinta-feira, com as duas equipas moçambicanas a abrirem o “champagne” depois da vitória do Desportivo sobre o Inter de Luanda, por 52-47, uma diferença de cinco pontos que acabou colocando A Politécnica também na fase final.

É que para as “universitárias” seguirem em frente as compatriotas “alvi-negras”, que também estavam à procura do apuramento, precisavam de ganhar por uma margem no mínimo de quatro pontos, por forma que anulasse a vitória de três pontos alcançada pelo Inter de Luanda sobre A Politécnica, por 54-51.

Assim sendo, as meninas de Nazir Salé, bicampeãs africanas, que estavam em maus lençóis à entrada para o confronto de ontem, acabaram realizando uma excelente exibição, fazendo com que as angolanas ficassem pelo caminho por terem sido o “team” que perdeu por mais pontos nos embates entre os três “colossos” (Desportivo, A Politécnica e Inter de Luanda). Sublinhe-se que na primeira jornada A Politécnica ganhara o Desportivo, por 53-50.
Na próxima fase final Desportivo e A Politécnica disputarão o título africano, sendo que as “alvi-negras” procurarão fazer o “tri”, depois de terem conquistado o ceptro em 2007 e 2008.

03 setembro 2009

Taça dos Campeões Africanos em basquetebol feminino: Desportivo decide apuramento frente ao Inter de Luanda

O DESPORTIVO decide hoje frente ao Inter de Luanda o acesso à fase final da Taça dos Campeões em Basquetebol. As “alvi-negras” são obrigadas a vencer, depois de na primeira jornada terem perdido frente às suas compatriotas da A politécnica.

O Desportivo, bicampeão africano, tem que se aplicar ao máximo diante da formação de Angola para continuar a sonhar em conquistar o tricampeonato.

As comandadas de Nazir Salé, que nos últimos dois anos sagraram-se campeãs africanas, redimiram-se da derrota frente às “universitárias”, ao humilharem ontem uma formação do Lesotho por 123-21, um triunfo que lhes pode moralizar para o embate de hoje frente ao Inter de Luanda, que ontem mediu forças com A politécnica.

A grande ausência nesta prova é o 1º de Agosto, vice-campeão africano.

02 setembro 2009

MOÇAMBIQUE : Qualificação zonal para a Taça dos Campeões - A Politécnica em grande

UM começo soberbo foi protagonizado, segunda-feira, pela A Politécnica, na qualificação zonal para a Taça dos Campeões Africanos em Basquetebol Feminino, a decorrer em Harare. No confronto com o Desportivo, bicampeão africano, a turma “universitária” ganhou por três pontos 53-50, dando imediatamente um passo decisivo rumo ao seu apuramento.

Tidas como claras favoritas, as “alvi-negras” encontram-se agora numa situação um tanto ou quanto complicada, devendo discutir a segunda vaga de qualificação com o Inter de Luanda, já que o 1º de Agosto não se encontra presente na competição.

Para além das duas equipas moçambicanas e do Inter de Luanda, também tomam parte na prova o JBC e o Verse, do Zimbabwe, assim como dois conjuntos do Lesotho.
Na sua estreia, o Inter derrotou o JBC pela marca de 97-54.

01 setembro 2009

ANGOLA : Interclube conquista segunda vitória no Zonal VI de Basquetebol

A equipa sénior feminina de basquetebol do Interclube conquistou hoje, em Harare, a sua segunda vitória, ao derrotar Menoang do Lesotho, por 145-15, em jogo da segunda jornada dzona VI do conselho superior dos desportos e qualificativo à fase final da Taça dos Campeões Africanos.

As "polícias" defrontam às 20 horas locais a formação do Leopard para o desafio da terceira jornada.
Na estreia, as angolanas, lideradas tecnicamente por Apolinário Paquete, venceram o JBC do Zimbabwe, por 97-54.
Com esta vitória, o Interclube lidera a prova com quatro pontos, mais dois que a Politécnica de Moçambique, na segunda posição, com dois pontos. O Lefedi do Lesotho é o último sem pontuar.
Os dois melhores classificados desta competição, que reúne sete formações da zona Austral de África, apuram-se para a fase final da prova, a disputar em local e data a indicar.

MOÇAMBIQUE : Liga Nacional Vodacom - Prolongamento decide magnífico duelo de titãs

FOI um começo verdadeiramente em grande! Tanto do ponto de vista desportivo como de organização, a fase regular da segunda edição da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom teve um arranque auspicioso. À excepção de um e outro caso, o equilíbrio e a competitividade em alta rotação foram o denominador comum, prenunciando dessa forma uma prova em que a discussão do título irá até às últimas consequências. Particularmente nas partidas realizadas na capital do país, onde se encontraram os principais candidatos à conquista do “canecão”, o prolongamento acabou sendo o recurso para se achar o vencedor do embate entre Ferroviário e Maxaquene, uma vez que no final do tempo regulamentar registava-se uma igualdade (61-61). Nos magníficos cinco minutos suplementares, os “locomotivas” triunfaram por três pontos – 74-71.

Com a “catedral” realmente a vibrar, na noite de sábado, Ferroviário e Maxaquene voltaram a vincar as suas razões de serem, respectivamente, campeão e vice-campeão nacional. Num duelo autenticamente de titãs, protagonizaram um despique que teve todos os condimentos de espectacularidade e bastas razões para nos orgulharmos da nossa bola-ao-cesto em seniores masculinos, apesar da imagem medíocre que exportamos quando vamos aos Campeonatos Africanos. O envolvimento dos jogadores de ambos os contendores foi uma verdade indesmentível, com a incerteza quanto ao desfecho a manter-se de segundo a segundo.

O empate verificado no período regulamentar apresentava-se como o espelho fiel do quanto tinha sido a determinação dos artistas e, sobretudo, da constante preocupação de superar o adversário. Nessa altura, tanto os “locomotivas” como os “tricolores” podiam ter saído a ganhar, sem que tal surpreendesse a ninguém. O prolongamento trouxe para o “parquet” dois conjuntos ainda mais frescos e decididos a ganhar. Foram cinco minutos de uma partida altamente envolvente e com o Ferroviário, com uma pontinha de sorte, a levar a água ao seu moinho, ficando o “ajuste de contas” para a segunda volta.

Aliás, Ferroviário e Maxaquene foram para a jornada de sábado – a segunda – da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom depois de uma noite de sexta-feira deslumbrante, particularmente para a formação de Horácio Martins, por haver superado o Desportivo, a melhor equipa nas competições até aqui realizadas. Todos os prognósticos e conjecturas apontavam para uma clara vitória dos “alvi-negros”, tal como vinha acontecendo nos encontros deste ano entre os velhos rivais, só que, desta vez, com os “tricolores” plenos de confiança, o triunfo acabou por lhes assentar muitíssimo bem, pela marca de 79-76.

Já os “locomotivas” tinham derrotado o Costa do Sol, por 79-66, num jogo em que os “canarinhos” estiveram bem, sem, no entanto, aguentarem com o vendaval verde-e-branco na hora da verdade. A turma de Milagre Macome, no sábado, somou nova derrota, perante o Desportivo, pela marca de 82-89.

Nos jogos disputados no Chiveve, realce, pela negativa, para as derrotas da Real Sociedade, diante dos dois representantes da Beira: 63-70 com o Desportivo e 72-92 frente ao Ferroviário. Os “locomotivas”, sérios candidatos a uma vaga nas meias-finais, protagonizaram a primeira “chapa 100” da prova: 116-78 ao Benfica de Quelimane.

ZIMBABWE : Interclube estreia-se a vencer no zonal VI

A equipa sénior feminina de basquetebol do Interclube venceu segunda-feira, em Harare, o JBC do Zimbabwe, por 97-54, na abertura do torneio da zona VI do conselho superior dos desportos e qualificativo à fase final da Taça dos Campeões Africanos.
Hoje, a equipa angolana disputará dois jogos. No período matinal, o Inter medirá forças com o Lesotho 2, enquanto à tarde defrontará o Verse do Zimbabwe.
Os dois melhores classificados desta competição, que reúne sete formações da zona Austral de África, apuram-se para a fase final da prova, a disputar em local e data a indicar.