Africa Basquetebol

31 julho 2009

MOÇAMBIQUE : Campeonato de Seniores da Cidade - Desfile de rainhas no regresso da prova

A DESILUSÃO ditada pelo desempenho menos conseguido da selecção feminina de basquetebol nos II Jogos da Lusofonia, disputados recentemente em Lisboa, já lá vai. O mesmo sucede com a caminhada para esquecer de APolitécnica nas Universíadas Mundiais, realizadas em Belgrado. Agora, os adeptos da bola-ao-cesto concentram-se para as competições intramuros, cujo regresso, esta noite, contempla um verdadeiro desfile de rainhas, com o confronto entre Desportivo e a APolitécnica, a partir das 20.00 horas, no pavilhão das “alvi-negras”.

Nas quatro linhas estarão vários nomes sonantes do nosso básquete feminino, casos de Anabela Cossa, Kátia Halar, Nádia Rodrigues, Valerdina Manhonga e Ondina Nhampossa, pelas “alvi-negras”, Ana Flávia Azinheira, Aleia Rachide, Amélia Macamo e Tânia Wachene, do lado das “universitárias”, numa partida que se perspectiva bastante envolvente, dado que a questão do título continua em aberto e qualquer destes dois conjuntos ainda pode se sagrar campeão.

Referente à quinta jornada da segunda volta, este jogo será antecedido do Maxaquene-Ferroviário, às 18.45 horas, com as “locomotivas”, que também se perfilam na corrida ao título, em melhores condições de saírem vitoriosas.

Outro desafio da ronda colocará frente-a-frente APolitécnica “B” e Eagles, pelas 18.45 horas, no pavilhão do Estrela Vermelha, com a turma-viveiro das “universitárias” como favorita.

LIGA VODACOM

Depois do apuramento da Real Sociedade e do Desportivo da Beira, em representação do sul e do centro, respectivamente, a Liga Nacional de Basquetebol Vodacom estará novamente em acção a partir de hoje, com a disputa da fase regional norte, tendo como palco o pavilhão do Ferroviário de Nampula.

Quatro equipas concorrem à transição para a fase regional, designadamente Benfica de Quelimane, Ferroviário de Nampula, Académica de Lichinga e Desportivo de Pemba. De acordo com o programado, o sorteio da prova terá lugar esta manhã, para logo à noite se iniciar a disputa pela única vaga nortenha na próxima etapa.

À partida, duas formações apresentam-se como fortes candidatas ao primeiro lugar. Trata-se do Benfica de Quelimane e do Ferroviário de Nampula, mercê de alguma competição que foram tendo no período que antecedeu esta fase, cujos jogos serão disputados entre hoje e domingo.

Recorde-se que os apurados da fase regional – Real Sociedade e Desportivo da Beira já o fizeram – juntar-se-ão aos qualificados Ferroviário de Maputo, Maxaquene, Desportivo, Costa do Sol e Ferroviário da Beira. As oito equipas jogarão entre si no sistema de todos contra todos, em duas voltas, transitando os quatro primeiros para a fase dos “play-off”.

CABO VERDE : Selecção cabo-verdiana de basquetebol faz estágio em Portugal de olho no Afrobasket

A selecção cabo-verdiana de basquetebol está em Rio Maior, Portugal, onde, sob a orientação de Alex Nwora, está a passar mais um estágio de preparação para o Afrobasket 2009, que se realizará de 5 a 15 de Agosto, na Líbia.

A Federação Cabo-Verdiana de Basquetebol já assumiu publicamente que o objectivo da selecção nacional é superar a Medalha de Bronze conquistada no Campeonato de África de Angola, há dois anos, quando a equipa era orientada por Emanuel Trovoada.

O plantel foi remodelado, contando-se entre os reforços o base Jefferson Xavier, considerado peça influente da actual selecção nacional e responsável por grande parte do sucesso de Cabo Verde nos II Jogos da Lusofonia, que resultou na conquista da medalha de prata.

A estreia de Cabo Verde no Afrobasket 2009 está agendada para o dia 5 de Agosto, diante da sua congénere da Tunísia. Do mesmo grupo (D) fazem parte as selecções nacionais dos Marrocos (segunda jornada) e Ruanda (terceira).

30 julho 2009

CABO VERDE : Selecção Nacional treina na máxima força

A Selecção Nacional de Basquetebol ultima os preparativos para o AFROBASKET 2009, num estágio que decorre em Rio Maior - Portugal, sob a orientação técnica do treinador nigeriano, Alex Nwora.

O secretário-geral da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, Filomeno Costa, garante que os treinos têm decorrido da melhor forma possível e que reina o espírito de amizade e companheirismo, no seio da selecção.

A Selecção Nacional parte no dia 3 Agosto com destino a Tripoli, onde inicia dois depois, a defesa da medalha de bronze conquistada em Angola 2007 defrontando a equipa da Tunísia, no jogo inaugural do grupo D.

23 julho 2009

MOÇAMBIQUE : Liga Nacional entra em cena

COM novas roupagens e outros condimentos que procurarão conferir ao certame não somente qualidade do ponto de vista de competição como também de organização e de atractivos que ajudem a cativar o público amante da modalidade, a Liga Nacional de Basquetebol Vodacom já aí está. Trata-se da segunda edição que promete ser uma verdadeira festa da bola-ao-cesto e levar as suas emoções a diversas cidades moçambicanas, numa altura em que o escalão de seniores masculinos, internamente, está a resgatar o seu espaço, tal como ficou patente, por exemplo, na caminhada final do recente campeonato maputense.

Por enquanto, a Liga Vodacom cinge-se à fase regional, com as zonas sul e centro a abrirem as hostilidades já amanhã à noite, nos pavilhões do Estrela Vermelha, na capital do país, e dos Desportos da Beira. Em relação ao norte, a prova terá o seu começo no dia 31 de Julho corrente.

Embora a grelha de jogos somente venha a público ao fim da tarde de hoje, quando se realizarem os respectivos sorteios, já são conhecidos os participantes na competição. Trata-se da Real Sociedade, da cidade de Maputo, Matolinhas, da província do Maputo, EMAF Construções, de Gaza, e Universidade Sagrada Família (UNISAF), de Inhambane, pela zona sul; Académica, de Tete, Desportivo da Beira, de Sofala, e Liga Muçulmana, de Manica, pelo centro.

De acordo com o figurino da competição, jogar-se-á no sistema de todos contra todos, numa única volta, qualificando-se o primeiro classificado para a fase regular, a iniciar nos finais de Agosto. Tendo em conta a experiência dos seus atletas e sobretudo da prova de fogo por que passaram nos respectivos campeonatos provinciais, Real Sociedade e Desportivo da Beira são os potenciais candidatos à transição, a não ser que aconteça uma surpresa extraordinária.

Em relação à zona norte, cujo palco de jogos é o pavilhão do Ferroviário de Nampula, a discussão centrar-se-á, sobretudo, entre o representante desta província e o da Zambézia, aos quais se juntarão na prova as formações de Cabo Delgado e Niassa.
Os três vencedores regionais estarão na fase regular com os cinco primeiros classificados da Liga Vodacom de 2008, designadamente Ferroviário de Maputo, Maxaquene, Desportivo, Costa do Sol e Ferroviário da Beira. O sistema de disputa será de clássico todos contra todos em duas voltas, com jornadas duplas. Significa isto que cada equipa realizará um jogo no seu campo e o outro no terreno do adversário, qualificando-se quatro formações para a fase final, também designada de “play-off”.

22 julho 2009

MOÇAMBIQUE : BÁSQUETE SHOW - Campeão fica pelo caminho

A ESCOLA Secundária da Matola, campeã da edição de 2008 do Básquete Show, foi afastada da prova no pretérito fim-de-semana ao perder com a Zedequias Manganhela por 24-27 em partida dos quartos-de-final.

O Estrela Vermelha, vencedor da primeira edição em 2007, também ficou pelo caminho, ao sair derrotado do confronto com a Zona Verde por 31-43.
Com as derrotas da Matola e Estrela Vermelha ficou assente que a terceira edição deste torneio juvenil entre escolas da bola-ao-cesto produzirá um novo vencedor.

A Francisco Manyanga protagonizou o triunfo mais volumoso dos “quartos” ao ganhar a Polana, por 36-21, uma margem de 15 pontos que espelha o nível qualitativo das equipas.
A Josina Machel, por sua vez, venceu convincentemente a Noroeste 1 por 37-26.
Assim sendo, estão apuradas para as meias-finais que se realizam no sábado as escolas da Zedequias Manganhela, Zona Verde, Francisco Manyanga e Josina Machel.

MOÇAMBIQUE : Básquete feminino nos Jogos da Lusofonia - Nazir reconhece que houve pouco trabalho

A SELECÇÃO Nacional de Basquetebol de Seniores Femininos era tida, à partida para a segunda edição dos Jogos da Lusofonia, em Lisboa, como favorita à conquista da medalha de ouro, que ostentava desde a primeira edição, em Macau, em 2006. Mas, chegados ao terreno, provou-se o contrário. As jogadoras moçambicanas, muitas delas, passaram ao lado da competição não atinando com as orientações do técnico e muito menos interpretarem da melhor forma a filosofia do jogo que se impunha em cada partida e para cada adversário. O resultado dessa desatenção toda foi o quarto lugar, atrás de Portugal, Brasil (Sub-19) e Angola, este último com quem perdemos na luta pela medalha de bronze (terceiro lugar).

Vários factores são apontados pelo respectivo seleccionador nacional, Nazir Salé, para este fracasso, com maior incidência para a falta de um trabalho mais acentuado e à dimensão deste evento. Aliás, para nós, faltou a auto-estima na equipa nacional. É certo que a ausência das irmãs Clarisse e Zinóbia Machanguana, sobretudo a primeira, terá tido, de alguma forma, influência no fraco rendimento da equipa na derradeira ronda, mas, no cômputo geral, notou-se que são necessárias reformas de fundo, porque algumas jogadoras já se arrastam!

No final do torneio, Nazir Salé falou aos jornalistas moçambicanos que acompanharam a segunda edição dos Jogos da Lusofonia sobre o desempenho da equipa. Primeiro, analisou o jogo contra Angola, aquele que ditou o afastamento de Moçambique do último lugar do pódio, e depois perspectivou o futuro, incidindo para o Campeonato Africano, que terá lugar ainda este ano.

“Acho que quando as coisas não nos correm bem há sempre um certo desequilíbrio, mas continuo a acreditar no grupo de trabalho. Neste jogo tivemos uma desvantagem de 10 pontos, conseguimos recuperar, mas há que melhorar em termos de trabalho, ou seja, temos que corrigir o que não conseguimos fazer, que é marcar pontos fáceis. Tivemos muitas oportunidades de marcar pontos fáceis e não convertemos. E, quando isto acontece no decorrer do jogo, muito antes do final, acaba afectando o nosso trabalho. Acredito que foi um bom torneio. Hoje (domingo) já jogámos sem duas atletas por infelicidade, e quero aproveitar a presença da Imprensa para endereçar os meus profundos sentimentos de pesar à família Machanguana. Mas acredito que, para aquilo que eram os nossos propósitos, que é o Campeonato de África, vamos continuar a trabalhar arduamente, tentar melhorar e encontrar os índices que pretendemos para atacar o Afrobásquete. Quero também pensar que, por aquilo que foi o torneio, defrontámos uma equipa bastante experiente, que Portugal; Angola, que até certo modo já é uma equipa estruturada para o Campeonato Africano, e ainda uma selecção brasileira que, apesar de ter 19 anos, joga de uma forma adulta, com fundamentos firmados e luta do primeiro ao último minuto. Acredito que levamos o recado para casa e vamos trabalhar arduamente. Não vamos desistir, principalmente para encontrarmos uma selecção em que qualquer jogadora que fizer parte na ponta final esteja em condições de atacar o “Africano”.

Sobre a montagem de uma estrutura para que Moçambique ataque o Campeonato Africano de Madagáscar, Nazir Salé afirmou: “temos uma lista alargada de jogadoras. Como nós todos sabemos, há jogadoras que não fizeram parte desta selecção por causa dos compromissos dos seus clubes a nível internacional, mas acho que este grupo merece todo o nosso respeito. E vai continuar a merecer. E as restantes jogadoras que fazem parte da Selecção Nacional também vão. Por isso vamos trabalhar em conjunto, com todas as jogadoras, perspectivando o que poderá ser a melhor estrutura para o Campeonato de África”.

O “Notícias” questionou o seleccionador se, pelo que se viu em Portugal, não terá havido falta de trabalho para que o basquetebol feminino moçambicano terminasse numa melhor classificação do que a obtida, Nazir Salé não foi de rodeios. “Eu parto do princípio de que no desporto é assim: há que dar prioridade ao desenvolvimento de qualquer selecção nacional e de qualquer equipa, mas nós temos que ter os dois pés bem assentes no chão e perspectivarmos gradualmente aquilo que podem ser as diferenças. Contudo, devo dizer que é preciso continuar a trabalhar. É preciso encontrarmos aquilo que vai ser o volume de trabalho. Para este torneiro, tentámos começar muito antes daquilo que era o calendário e tivemos, sem dúvidas, cerca de um mês de trabalho, mas não trabalhamos afincadamente (duas vezes por semana). Mas isso não pode servir de desculpa. Acho que vamos regressar com a lição bem estudada. Tirámos ilações e vamos continuar a trabalhar, perspectivando aquilo que será a nossa grande dimensão. Vamos aumentar o volume de treino e corrigir os erros cometidos aqui. Vamos trabalhar aquilo que são as características de cada jogadora.
Trabalhar, trabalhar sempre é o que promete Nazir Salé, seleccionador nacional de básquete feminino, depois de ter ficado em quarto lugar no Torneio da Lusofonia, terminado domingo em Lisboa.

* Gil Carvalho

CABO VERDE : FCBB explica razões da ausência de Nwora no jogo da final da Lusofonia

A ausência do seleccionador Nacional de Basquetebol, Alex Nwora, no jogo da final do Torneio da Lusofinia frente ao combinado angolano provocou uma onda de interrogações e especulações sobre os reais motivos dessa situação, que os amantes do basquetebol consideram ter tido influência directa na prestação da equipa nacional no encontro para a disputa da medalha de ouro.

A explicação chega só agora e por intermédio do secretário-geral da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, que sem especificar o motivo que levou o técnico a viajar de emergência para a Nigéria, afirma que já não havia como adiar a deslocação Nwora, mesmo sabendo que a sua ausência poderia ter reflexos na qualidade competitiva da selecção.

"Foi por motivo familiar muito grave. Ele tentou dilatar ao máximo o tempo de permanência em Lisboa, mas da forma como o problema ia evoluindo, não era de bom-tom obriga-lo a ficar", explicou Filomeno Costa, sem entrar em pormenores.

O dirigente federativo fez questão de realçar a qualidade do técnico nigeriano, afirmando que se ele estivesse no jogo da final "o encontro poderia ter outro desfecho". Filomeno Costa garante no entanto que Nwora "reúne todos os requisitos para garantir uma boa prestação da Selecção Nacional no Afrobasket 2009".

Alex Nwora junta-se agora à equipa no dia 26 deste mês, em Rio Maior - Portugal, onde decorre o estágio de preparação com vista à participação no Afrobasket Líbia 2009.

CABO VERDE : Vitocas lança

O basquetebolista Vitocas acaba de lançar uma revista para divulgar o basquetebol cabo-verdiano. O magazine de periodicidade mensal denominado SHWA (uma expressão que em Santiago significa a conversão de um cesto) constitui uma forma do produtor/redactor se sentir mais ligado ao basquetebol no momento em que pensa interromper um longa carreira como atleta.

O ex internacional cabo-verdiano diz que esta é uma forma contribuir para o desenvolvimento desta modalidade, já que não pretende enveredar-se pela carreira de treinador, depois de abandonar a alta competição.

"É uma pequena revista que eu quis lançar neste momento em que estou na fase deixar o basquetebol e esta é forma de contribuir depois da minha retirada, porque não vou estar do outro lado nem como treinador, árbitro e ou dirigente" sublinha, o basquetebolista que já deu muitas glorias para o ABC e para a selecção nacional, já que foi um dos que levou Cabo Verde ao pódio no AFROBASKET "Angola 2007".

Esta revista SHWA, que traz na capa os irmãos Almeida, Joel e Ivan, apresenta também uma reportagem o projecto Giving Back, que esteve na Praia e jogou com um misto local. A brochura contém ainda temas ligados às vertentes formação, emigração e um texto designado "Mãos Quente" dedicado ao Seven Stars campeão em seniores masculinos.

21 julho 2009

ANGOLA : Torneio inter-municipal prossegue no fim-de-semana

As formações masculinas do Cazenga 1 e Kulenga 2 (da Maianga) defrontam-se no próximo sábado, na quadra de jogos do Neves Bedinha no município do Kilamba Kiaxi, no prosseguimento da segunda fase da prova inter-municipal.

No mesmo dia, a formação da Maianga 1 defronta a Kulenga 2.
No passado fim-de-semana, na abertura da segunda fase da prova, a Caop de Viana derrotou a Ingombota, por 60-40. Já a formação da Maianga foi derrotada pela EPAL de Cacuaco, 29-44.
A segunda fase com a participação de 12 equipas está a ser disputada no sistema de eliminatórias directas.

A organização do torneio vai oferecer ao vencedor seis mil dólares, cabendo ao segundo três mil. O torneio é uma iniciativa da Kulenga Produções e Filmes, com o apoio da Associação de Basquetebol de Rua (ABRUA).

ANGOLA : Selecção angolana já em Milão

A selecção nacional sénior masculina de basquetebol está já em Milão, na Itália, onde vai efectuar, nos dias 28 e 29 deste mês, jogos de controlo com as suas congéneres da Turquia e do Canadá, no quadro da preparação para o Campeonato Africano das Nações “Afrobasket'2009”.

A presença da equipa nacional no território italiano foi confirmada à Angop, nesta cidade, pelo vice-presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Dinho Bendrau, que chefia a comitiva.
Referiu que as selecções da Turquia e Canadá também se preparam para compromissos internacionais.

Segunda-feira, o técnico Luís Magalhães afastou Vladimiro Ricardino, por lesão, e Joaquim da Mata.
Eis os 12 que estarão no Afrobasket: Armando Costa, Domingos Bonifácio, Carlos Almeida, Carlos Morais, Olímpio Cipriano, Adolfo Quimbamba, Luís Costa, Leonel Paulo, Filipe Abraão, Kikas Gomes, Felizardo Ambrósio e Eduardo Mingas.
A prova realiza-se de 5 a 15 de Agosto, na Líbia, e Angola vai disputar a primeira fase com as selecções do Mali, adversário do primeiro jogo dia cinco, Egipto e Moçambique.

Em Portugal, a selecção nacional conquistou a medalha de ouro nos II Jogos da Lusofonia.

20 julho 2009

ANGOLA : Técnico da selecção enaltece desempenho dos jogadores

O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Luís Magalhães, considerou, domingo, impressionante o comportamento dos seus jogadores no desafio da final dos jogos da Lusofonia diante de Cabo Verde.

O “cinco” nacional venceu a sua congénere cabo-verdiana por 106-64, em desafio disputado no Complexo Municipal do Desporto da Cidade de Almada e conquistou a medalha de ouro.

No final, Luís Magalhães disse que a equipa se apresentou de maneira extraordinária, a julgar pela diferença pontual. Para atingir a final, a selecção angolana passou, sábado, pelo Brasil (80-71), enquanto Cabo Verde afastou Portugal nas meias-finais, com uma vitória tangencial de 67-66.

“Esperava por uma vitória, mas a diferença pontual deixa-me mais feliz por saber que estávamos perante um adversário que apareceu bem na competição”, disse.

O técnico explicou que a selecção vai continuar a trabalhar para o Afrobsaket-2009, a disputar-se de 05 a 15 de Agosto, na Líbia, devendo estagiar agora na Itália, onde participará de um torneio.

Por seu turno, o extremo Olímpio Cipriano elogiou o comportamento do grupo, sublinhando que, apesar do resultado, o adversário valorizou o espectáculo.

19 julho 2009

ANGOLA : Lusofonia - Selecção masculina de basquetebol apura-se para final

A selecção nacional sénior masculina de basquetebol apurou-se neste sábado, para final do torneio da modalidade, referente aos segundos jogos da lusofonia, mercê do triunfo de 80-71, diante da similar do Brasil.

A equipa angolana entrou com alguma determinação para quadra de jogos do "Complexo Municipal do Desporto da Cidade de Alamada", onde o objectivo era atingir a final deste torneio.
Depois de certa desvantagem no marcador, o "cinco'' nacional angolano, hoje bem apoiado por muitos compatriotas residentes em território luso, manteve a calma necessária ante a um adversário que procurou ser superior em alguns momentos da partida.
Luís Magalhães, português que orienta tecnicamente os campeões africanos, sereno no banco, procurou refrescar a sua equipa em momentos exacto, quando estava em declínio.
Até ao final do terceiro período, os brasileiros estavam em vantagem, mas os angolanos foram determinados na etapa final, chegando a reduzir a desvantagem no marcador.
Nos minutos derradeiros, Olimpio Cipriano, Armando Costa, Eduardo Mingas, Carlos Almeida e companheiros inverteram o resultado, vencendo por 80-71.
Com este resultado, Angola vai defrontar domingo as 17 horas no mesmo local, a selecção de Cabo Verde, outro representante de África nesta competição lusofona, que eliminou Portugal, por 67-66.

Para o terceiro lugar vão jogar as 14 horas as formações de Portugal e do Brasil.

Para atribuição do quinto ao sexto posto, a Guiné Bissau superou Macau, por 103-57 e Moçambique derrotou S.Tomé e Principe (100-52) parao sétimo e oitavo lugares.

18 julho 2009

CABO VERDE : II Jogos da Lusofonia: Cabo Verde é finalista em basquetebol masculino

A selecção cabo-verdiana venceu Portugal por 67-66 na tarde de hoje e já está na final do torneio de basquetebol dos II Jogos da Lusofonia. Os “bravos crioulos” vão defrontar na final a selecção de Angola, que também venceu outra favorita, Brasil, por 80-71.

Ouro ou prata, certo é que a selecção masculina de basquetebol de Cabo Verde já garantiu uma medalha nestes Jogos da Lusofonia. Apesar de um ínicio hesitante, com uma derrota frente ao Brasil, os cabo-verdianos venceram depois a Guiné Bissau e agora Portugal, que era forte candidata ao ouro.

Na final, que se joga amanhã, 19, às 15h00 (hora de Cabo Verde), no Complexo Municipal dos Desportos, na cidade de Almada, a selecção nacional vai defrontar os campeões de África Angola, única equipa que os crioulos não venceram na última edição do Campeonato Africano de Basquetebol.

16 julho 2009

CABO VERDE : JOGOS DA LUSOFONIA: Cabo Verde nas meias-finais, em basquet

A Selecção Nacional de Basquetebol, sénior masculina, passou esta quarta-feira, 15, às meias-finais do torneio da modalidade inserido nos II Jogos da Lusofonia ao vencer a partida frente à Guine Bissau.

Após a primeira partida realizada terça-feira, em que Cabo Verde perdeu frente ao Brasil, o jogo começou de uma forma equilibrada em que a rurma nacional começou o primeiro período a ganhar pela diferença de oito pontos mas deixaram-se surpreender e terminaram esta etapa a perder por 18-19.

Já no segundo período o ritmo imposto pela turma cabo-verdiana foi avassalador fazendo com que a etapa terminasse com a Guiné-Bissau a marcar apenas sete pontos. Deste modo o jogo foi ao intervalo com Cabo Verde a vencer por 46-26.

Este foi o período em que Cabo Verde deu uma boa conta de si, dando espectáculo no Pavilhão Municipal dos Desportos Cidade de Almada com quatro triplos e mais um afundance.

Já no terceiro período da partida Cabo Verde voltou a entrar bem no jogo com um belo afundance de Rodrigo Mascarenhas, tendo a equipa voltado e afrouxar o acelerador para a recuperação da Guiné-Bissau. A Turma nacional estava a vencer por 63-50 quando entramos para o quarto e derradeiro período onde realmente houve momentos emotivos no decorrer da partida com a selecção da Guiné-Bissau a aproximar-se vertiginosamente dos pontos de Cabo Verde. Felizmente, para a turma cabo-verdiana, na medida em que a partida já estava quase no fim, soube gerir os minutos finais para vencer a partida.

No final da partida o treinador-adjunto da Selecção Nacional, António Tavares, realçou o desgaste físico adiantando contudo que o combinado está preparado para disputar um lugar no pódio.

Ficha Técnica:
Cabo Verde - Jeffer Xavier, Peter Cipriano, Ivan Almeida, Braima Quieta, Mário Correia, Joel Almeida, Marques Houtaran, Abdulay Faty, Mário Jorge, John Hegarty , Tony Barros e Rodrigo Mascarenhas.
Treinador: Alex Nnora

Guiné Bissau- Francisco Rodrigues, Bas Mustafá, Luis Pinhel, António Mendes, Danilson Vieira, Tulio Miranda, Franklim Furtado, Amadu Turré, Anastácio Sami, Josimar Cardoso, Mohamed Camara e Seco Camara.
Treinador- José Abrantes

CABO VERDE : Jogos da Lusofonia - Cabo Verde bronze no Judo e segue para as meias-finais no Basquetebol

As meninas do basquetebol somaram a sua terceira derrota em três jogos. Desta feita, foi contra a selecção portuguesa frente a qual perderam por 63-42. Ficam assim impossibilitadas de atingir o pódio e esta derrota deu a Portugal um bilhete de ida à final da modalidade, que se disputa este domingo, 19. O Brasil é o outro finalista.

Na mesma modalidade, mas nos masculinos, Cabo Verde ganhou ontem, 15, à Guiné-Bissau por 87-74. Apesar de ter sido quase sempre um jogo com algum equilíbrio, os pupilos de Alex Nwora dominaram e garantiram assim a passagem às meias-finais da competição.

ANGOLA : Lusofonia - Técnico da selecção feminina promete medalhar na competição

O seleccionador nacional sénior feminino de basquetebol, Raul Duarte, promete arrebatar no mínimo a medalha de prata nos II jogos da lusofonia que decorrem em Portugal, mas dependerá dos resultados a serem produzidos nos dois últimos desafios.

Em declarações hoje à Angop, na capital lusa, Raul Duarte mostrou-se optimista por facto das suas pupilas estarem com uma postura positiva neste evento, onde o objectivo é de medalhar e de atingir os maiores níveis competitivos.

De acordo com o treinador principal, a derrota consentida de 53-60 diante de Portugal na ronda inaugural, deveu-se à experiência das jogadoras adversárias, que souberam aproveitar as perdas de bola na parte final do desafio, que forçou o prolongamento.

No final do tempo regulamentar, as duas selecções estavam empatadas (49-49) numa partida equilibrada, onde o Pavilhão Hockey Clube de Sintra viveu momentos de muita emoção evidenciado pelas intervenientes.

O seleccionador nacional realçou a forma como as sua atletas bateram-se na quadra, tanto ao atacar como a defender, mas algumas falhas ditaram o desaire.

Para o próximo desafio contra Brasil, Raul Duarte promete maior atitude das jogadoras, já que o Brasil é uma adversária que pode ser ultrapassada, apesar de estarem em segundo lugar.
"O Brasil está na prova com uma equipa de sub-20 que se prepara para o campeonato do mundo. Pela tradição que existe nesta classe, estamos crer que poderemos enfrentar um adversário a altura" - assegurou.

Para além do Brasil (sábado), Angola terá ainda pela frente, domingo, a similar de Moçambique, quarta classificada sem pontuar.

Quanto ao nível competitivo considerou positivo, onde todas as selecções têm entregue bem, realçando a presença de quatro jogadoras portuguesas que actuam na liga espanhola, país bastante potencial no basquetebol europeu e mundial.

Angola ocupa a terceira posição com dois pontos, enquanto Portugal e Brasil somam quatro na liderança. Cabo Verde e Moçambique são os últimos da tabela sem pontuar.

15 julho 2009

CABO VERDE : I Jogos da Lusofonia: selecção feminina de basquetebol sofre segunda derrota

A selecção cabo-verdiana feminina de basquetebol sofreu esta terça-feira, 14, a sua segunda derrota nos II Jogos da Lusofonia, que ocorrem em Lisboa. O carrasco desta vez foi Angola, que ganhou por 71-22.

Portugal, que no segundo jogo desta terça-feira derrotou Moçambique por 71-62, é a próxima adversária de Cabo Verde. O jogo está agendado para esta quarta-feira, 15, no Hockey Club de Sintra.

O último jogo da selecção cabo-verdiana será no dia 18, sábado, contra Moçambique.

14 julho 2009

CABO VERDE : Afrobasket 2009 - Cabo Verde defronta Tunísia na estreia

A selecção cabo-verdiana masculina sénior enfrentará a Tunísia na sua estreia no próximo dia 5 de Agosto, no XXV Campeonato Africano de Basquetebol Líbia 2009.

Cabo Verde, medalha de bronze no Afro Basket 2007, faz parte do grupo D, junto com os mesmos adversários que defrontou há dois anos na 1ª fase da mesma competição: Marrocos, Ruanda e Tunísia.

Assim, após enfrentar os tunisinos, a selecção cabo-verdiana defrontará o Ruanda (6 de Agosto) e fechará a sua participação na primeira fase da prova no dia 7, jogando contra a selecção de Marrocos.

De acordo com o resultado do sorteio, a Líbia, país anfitrião do Afrobasket 2009, ficou no grupo A, juntamente com a Nigéria, a Côte d’Ivoire e a África do Sul.

Angola, campeã de África, integra o grupo B com Moçambique, Egipto e Mali. Os Camarões, vice-campeões africanos, têm como adversários no grupo C as equipas do Senegal, do Congo e da República Centro Africana (RCA).

13 julho 2009

CABO VERDE : JOGOS DA LUSOFONIA: em basket feminino Brasil esmaga Cabo Verde

A Selecção Nacional de Cabo Verde de Basquetebol Feminino perdeu hoje contra o Brasil por 21-77 em jogo a contar para a primeira jornada do torneio da modalidade inserido nos II Jogos da Lusofonia.

Foi notório o domínio da Selecção do Brasil que no primeiro período (primeiros 10 mn da partida) já vencia por 25-2.

As basquetebolistas cabo-verdianas demonstraram a falta de rotina gritante, tanto mais, derivado do facto de há muito tempo não existir competição a esse escalão em Cabo Verde.

Esse foi o facto que determinou que as cabo-verdianas não aguentassem o acelerado ritmo imposto pelas brasileiras durante a partida.

Em declarações à imprensa, o treinador nacional, Francisco Romero, Francisco Romero prometeu melhorar um pouco o nível das basquetebolista nacionais e disse que vale a pena participar pois desta forma a cabo-verdianas ganham mais experiência.

Romero queixou-se da falta de apoio a diversos níveis ao Basquetebol Feminino mas garantiu que com um pouco de trabalho dentro de três quatro anos Cabo Verde terá uma forte equipa na modalidade.

De referir que a turma cabo-verdiana volta a jogar na segunda jornada do torneio de basquetebol sénior feminino, na terça-feira 14, contra a forte equipa de Angola que, por sua vez, perdeu contra Portugal por 60-53. No mesmo dia Portugal defronta Moçambique.

MOÇAMBIQUE : IX FESTIVAL NACIONAL DOS JOGOS DESPORTIVOS ESCOLARES - Basquetebol : Zambézia e cidade de Maputo mais perto das meias-finais

AS selecções da província da Zambézia e da cidade de Maputo estão bem encaminhadas para atingirem as meias-finais da competição de basquetebol, mercê das vitórias nos dois jogos realizados. Em masculinos, o campeão em título, Zambézia, silenciou o pavilhão de Lichinga ao vencer a província anfitriã (Niassa) por mais de 100 pontos (68-117), depois de na jornada anterior ter derrotado o finalista vencido de 2007, província de Maputo, que está a realizar a sua pior prestação depois de em 2005 ter sido vencedora e finalista vencido em Quelimane.

Por seu turno, a cidade de Maputo está bem encaminhada para chegar à final depois de ter falhado nas últimas duas edições. Hoje a equipa da capital do país defronta o Niassa, em partida a ter lugar às 17.00 horas, na qual os locais estão proibidos de perder para não comprometerem a sua qualificação. O campeão, por sua vez, tem a missão facilitada, já que defronta a província de Cabo Delgado, que ainda não logrou vencer qualquer jogo, aliás, ontem perdeu ante a província de Maputo por 99-16.

Em femininos a campeã em título, Sofala, que ontem venceu Tete (26-45), lidera a série B, com cinco pontos, os mesmos de Inhambane, que, por seu turno, derrotou (42-19) Nampula, estando estas duas selecções melhor posicionadas para atingir as meias-finais. Entretanto, Manica, com quatro pontos, tem que vencer hoje a província de Inhambane de modo a garantir a qualificação para a fase seguinte.
Na série A em femininos, a cidade de Maputo e a província da Zambézia partilham a liderança com quatro pontos e neste momento discutem apenas quem seguirá à fase seguinte em primeiro. Hoje a cidade de Maputo defronta a anfitriã Niassa num jogo em que os locais são proibidos de perder sob pena de não transitarem à fase seguinte.

* Salvador Nhantumbo, em Lichinga

ANGOLA : Afrobasket - Luís Magalhães promete aprimorar ataque

Após um saldo de duas derrotas e uma vitória no torneio internacional de basquetebol de Almada (Portugal), o seleccionador nacional, Luís Magalhães, afirmou ser necessário trabalhar mais o sector ofensivo para entrosar o plantel com vista ao Aforbasket2009.
O técnico referiu que para quem pretende ganhar em África os sectores defensivo e ofensivo têm de funcionar dentro dos padrões exigíveis, em alusão ao campeonato continental, de 5 a 15 de Agosto, na Líbia.
Durante três dias de competição naquela região portuguesa, os angolanos perderam com o Brasil, por 89-86, depois venceram os anfitriões, por 68-64, e fecharam o torneio com derrota diante da Finlândia, por 83-96.

11 julho 2009

ANGOLA : Selecção nacional vence Portugal no torneio de Almada

A selecção nacional sénior masculina, campeã africana, venceu hoje a noite a sua similar de Portugal, por 58-64, na segunda jornada do Torneio Internacional de Almada.
Esta foi a primeira vitória dos angolanos, que preparam a participação no Afrobasket2009, em Agosto na Líbia. Sexta-feira, na abertura do torneio foram derrotados pelo Brasil por 86-89.
A participação de Angola nesta prova termina domingo diante da Finlândia, às 17h00.
Em seguida, a equipa nove vezes campeã africana, disputará o torneio dos Jogos da Lusofonia que esta noite serão abertos em Lisboa.

08 julho 2009

CABO VERDE : Selecção Nacional vence misto de Santiago

A Selecção Nacional de Basquetebol fechou a primeira fase de preparação com vista aos Jogos da Lusofonia e ao AFROBASKET 2009 com uma vitória sobre o misto de Santiago (fotos).

Num jogo de demonstração, que serviu também para o seleccionador Alex Nwora ver os seus jogadores pela primeira vez em competição, notou-se algum trabalho, essencialmente no capítulo táctico. O misto de Santiago teve por seu turno um início de jogo fulgurante, dando alguma réplica, mas a selecção conseguia fechar o primeiro período a vencer por 21-16.

No segundo período foi possível notar o cinco base de Alex Nwora, formado pelo poste Jonh Hegarty, pelo base, Marques Houtman e pelos lançadores Marito, Rodrigo Mascarenhas e Mário Jorge, que davam mostras de algum automatismo no jogo ofensivo e defensivo. Sem se esforçar muito, o combinado nacional conseguia sair para o intervalo a vencer por 44-27.

No terceiro período, com Sekou Bá, Vitocas e Zola em campo o misto elevava o seu nível competitivo, que no entanto baixava com as sucessivas rotações operadas pelo técnico Orlandinho. 67-42 favorável à selecção era o resultado da terceira etapa.

No quarto e último período, a selecção aproveitava o desgaste físico da equipa contrária para vencer o jogo de forma tranquila, com o placar em 96-49.

O capitão, Marito, disse no final do jogo que ainda há muita coisa para melhorar: "pelo pouco tempo de treino, o jogo não foi assim tão bom, mas possível ver as nossas fraquezas. Há muita coisa para melhorar, mas acredito que na semana que antecede os Jogos da Lusofonia será possível minimizar as nossas fraquezas".

O Seleccionador Alex Nwora, que fez questão de felicitar a equipa contrária pela entrega dentro do campo afirmava que ainda há algum tempo para corrigir alguns erros cometido no jogo treino. O técnico diz que há talentos na equipa nacional, mas que é preciso trabalhar mais os aspectos tácticos defensivos e ofensivos.

Antes do jogo treino, a TACV e a Federação Cabo-verdiana de Basquetebol assinaram um protocolo que estabelece uma parceria, na qual a Transportadora Aérea Cabo-verdiana compromete-se a patrocinar a federação através do fornecimento de uma tarifa especial nas viagens internas e internacionais dos atletas, técnicos e corpo directivo da FCBB, no âmbito da sua actividade competitiva.

Por sua vez, a Federação Cabo-verdiana de Basquetebol compromete-se a realizar as sua viagens nos voos da TACV, dentro e fora do País.

CABO VERDE : TACV e FCBB assinam protocolos

A TACV e a Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB) assinaram ontem, 7, um protocolo de parceria (fotos).

O referido protocolo tem como objectivo o estabelecimento de uma parceria em que a TACV compromete-se a patrocinar a FCBB através do fornecimento de uma tarifa especial nas viagens internas e internacionais das equipas de atletas, de técnicos e do corpo directivo da FCBB, no âmbito da sua actividade competitiva, enquanto a FCBB compromete-se a realizar as suas viagens nos voos da TACV, dentro do país e para o exterior, assumindo a transportadora da bandeira nacional, como sendo a oficial da federação.

Para o presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, Kitana Cabral, o protocolo veio mesmo a calhar. Conforme aquele responsável sem essa parceria não será possível a participação da selecção nacional nos jogos da Lusofonia e o Afrobasket 2009.

Em representação a TACV, a directora comercial, Georgina de Mello disse que a transportadora da bandeira tem muito orgulho de ter assinado este protocolo. "A TACV é um bem da nação cabo-verdiana por isso nos compete dar este contributo". Mello aproveitou a ocasião para desejar o sucesso aos atletas e pediu muitas medalhas no regresso.

CABO VERDE : FCBB apresenta Selecções

As Selecções Nacionais de Basquetebol sénior masculinos e femininos foram apresentadas aos potenciais patrocinadores, num cocktail oferecido pela Federação Cabo-verdiana de Basquetebol. As duas selecções que vão estar nos Jogos da Lusofonia têm também o compromisso de representar Cabo Verde no Afrobasket, em masculinos e nas eliminatórias para a CAN 2009, em femininos.

A equipa feminina, que é treinada pelo técnico Francisco Romero é composta pelas basquetebolistas: Denise; Rosalgela; Tatiana; Lilita, Ornela, Mireille; Anisa; Loreta; Arlia e Deniffer, enquanto o conjunto masculino formado por Rodrigo Mascarenhas, do Primeiro de Agosto de Angola; Marito do Desportivo de Cabinda; Mário Jorge, do Cabo Madeira; Abdulay Faty, Desportivo de Huíla; Joel, Ivan e Patrick, do Seven Stars da Praia; Michael Gomes do Benfica; Avery Oliver que joga na Alemanha; Jeff Xavier, Peter Cipriano, Marques Houtman Tony Barros e John Hegarty, dos Estados Unidos e é treinado pelo técnico Alex Nwora, que é coadjuvado por Tó e Manuel Tavares.

O presidente da Federação Cabo-verdiana de basquetebol, Kitana Cabral disse no acto de apresentação das duas selecções, que este é um projecto de toda a Nação cabo-verdiana: "nós seremos os embaixadores lá fora e por isso teremos que ter todo o apoio e carinho, que uma Selecção Nacional de qualquer modalidade merece".

O ministro da Juventude e Desportos, Sidónio Monteiro, que testemunhou o acto, fez questão de elogiar o trabalho desenvolvido pela selecção nacional de basquetebol, que no seu entender tem elevado o nome de Cabo Verde a nível internacional: "nós auguramos também que quando se falar dos nossos desportistas, das nossas Selecções se possa ter referências boas do País".

A Federação Cabo-verdiana de Basquetebol pretendia leiloar a parte frontal da camisola para estampar uma faixa publicitária, mas os potenciais patrocinadores mostraram alguma timidez perante à base de licitação, pelo que se terá que adoptar uma nova estratégia para convencer as empresas cabo-verdianas a embarcarem nesse projecto.

CABO VERDE : Nigeriano é novo seleccionador de basquetebol

A selecção cabo-verdiana de basquetebol vai ser orientada pelo nigeriano Alexander Nwora, já a pensar no Afrobasket 2009.

O novo treinador já foi apresentado publicamente pela Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCB).
O nigeriano Alexander Nwora está radicado nos Estados Unidos da América, onde praticou basquetebol a nível profissional.
O seleccionador vai ter como adjunto António Tavares, “Tó”, do Seven Stars, que vinha orientando os trabalhos da equipa nacional.

A primeira tarefa de Nwora é preparar a participação nos II Jogos da Lusofonia, de 11 a 19 de Julho, em Lisboa, Portugal.
Mas o objectivo principal é o Afrobasket 2009, de 5 a 15 de Agosto, na Líbia. Na primeira fase da prova, Cabo Verde vai defrontar a Tunísia, Ruanda e Marrocos.

No último Campeonato Africano de Basquetebol (Afrobasket), disputado em 2007 em Angola, a equipa crioula ficou em terceiro lugar e conquistou a medalha de bronze.

ANGOLA ocupa 14º lugar no mundial sub-19

A selecção nacional de basquetebol masculino em sub-19 quedou-se na 14ª posição do mundial da categoria que decorre na Nova Zelândia, ao perder, terça-feira, diante da equipa anfitriã, por 54-62.
Em cinco jogos, o conjunto nacional, orientado por Carlos Dinis, alcançou uma vitória diante da sua similar do Irão por 62-53 e perdeu para as selecções da Lituânia (104-46), Grécia (101-58) e Porto Rico (86-49).

O Irão ficou na 15ª posição e a Síria no 16º e último lugar.

06 julho 2009

ANGOLA : Atleta angolano lidera lista de ressaltadores do mundial sub-19

O poste da selecção angolana de basquetebol em sub-19 Miguel Kiala é o melhor ressaltador do mundial da categoria, à entrada da segunda fase da prova, com 14 ressaltos, segundo as estatísticas da organização.
De 1,98m de altura e 19 anos de idade, o angolano é secundado pelo iraniano Arsalan Kazemi com 13 ressaltos
Miguel Kiala é ainda o melhor marcador do conjunto nacional na prova com uma média de 12 pontos por jogo, nesta competição em que os comandados de Carlos Dinis alcançaram no quarto encontro a primeira vitória.
O combinado nacional ganhou esta manhã o Irão, por 62-53, para as classificativas do 13º ao 16º lugar, depois de ter perdido, na fase de grupo, com as selecções da Lituânia (104-46), Grécia (101-58) e Porto Rico (86-49).

O proximo jogo de Angola será diante da selecção anfitriã, a Nova Zelândia.

ANGOLA : Angola vence Irão no mundial de sub-19

A selecção nacional de basquetebol em sub-19 conquistou hoje a primeira vitória no mundial da categoria, a decorrer desde dia 02 na Nova Zelândia, ao ganhar a sua similar do Irão por 62-53.
A partida é referente as classificativas do 13º ao 16º lugar. A selecção angolana volta a jogar terça-feira com a Nova Zelândia, que hoje venceu a Síria por 93-75.

Na fase de grupo Angola perdeu para as selecções da Lituânia (104-46), Grécia (101-58) e Porto Rico (86-49).

05 julho 2009

CABO VERDE : FCBB apresenta seleccionadores

Os Seleccionadores Nacionais de Basquetebol nas categorias de seniores masculinos e femininos foram apresentados esta tarde, pelo presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, Kitana Cabral. Alex Nwora vai dirigir a equipa masculina e o técnico Francisco Romero fica a cargo do conjunto feminino.

A Selecção Nacional de basquetebol que tinha estado a treinar sob a orientação do técnico-adjunto Tó e do preparador físico Manuel Tavares vai ter a partir de hoje um grande reforço na equipa técnica, que passa contar com o treinador nigeriano Alex Nwora que acaba de chegar dos Estados Unidos da América com o objectivo de orientar o combinado nacional nos Jogos da Lusofonia e no Afrobasket 2009.

Alex Nwora garantiu que já conhece a equipa nacional, que deu provas de elevado grau de competitividade no AFROBASKET de Angola e no Pré Olímpico: "Estou familiarizado com a selecção nacional, porque acompanhei o desempenho dos jogadores no Pré Olímpico, conheço alguns Basquetebolistas cabo-verdianos que residem nos Estados Unidos e tive também a oportunidade de visionar os jogos de Cabo Verde na CAN de Angola" assegurou o técnico.

Francisco Romero que orienta a selecção feminina afirmoupor seu turno que este novo projecto do basquetebol feminino tem qualidade para garantir uma boa participação nas duas competições que vai estar envolvida.

As duas selecções que vão estar nos Jogos da Lusofonia têm também o compromisso de representar Cabo Verde no Afrobasket 2009, em masculinos e nas eliminatórias para a CAN 2009, em femininos.

03 julho 2009

CABO VERDE : AFROBASKET e Lusofonia: FCBB procura financiamento para participar nas duas competições

A Federação Cabo-verdiana de Basquetebol não dispõe ainda de meios financeiros necessários para garantir a participação das selecções nacionais nos Jogos da Lusofonia e no AFROBASKET 2009.

As selecções nacionais em seniores masculinos e femininos já estão a treinar para os dois momentos competitivos, de acordo com a programação preestabelecida e com uma boa entrega dos jogadores e das equipas técnicas. Mas segundo o presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB), Kitana Cabral, o mesmo não se pode dizer em relação à disponibilização de verbas para a participação nas duas provas

"Vamos para essa duas competições em representação de Cabo Verde, e por isso, deve haver um maior engajamento do Governo, porque a imagem do País não tem preço", frisou sublinhando que por se tratar de um projecto nacional "tem de haver também um maior envolvimento das empresas cabo-verdianas".

O principal objectivo da Selecção de Basquetebol sénior masculina é mater ou tentar melhorar o terceiro lugar conquistado nas anteriores edições dos Jogos da Lusofonia e do Afrobasket.

02 julho 2009

MOÇAMBIQUE : CAMPEONATO DE SENIORES DA CIDADE - “Locomotiva” engenhosa

SERÁ que o primeiro milho da temporada foi mesmo para os pardais, ou melhor, para as águias? Bom, sem ainda pretendermos pintar de verde-e-branco o quadro do campeão de 2009 de basquetebol da cidade de Maputo, pois tratou-se apenas do primeiro embate do “play-off” final, à melhor de três, a verdade manda reconhecer que o Ferroviário deu o primeiro passo rumo à reconquista do “canecão”. Na partida de ontem à noite, no pavilhão do Desportivo, a par do grande espectáculo oferecido pelos contendores, com a incerteza quanto ao vencedor a prevalecer até à buzina, é importante reconhecer a forma ardilosa de actuar dos “locomotivas”, sobretudo a sua capacidade de aproveitamento dos erros infantis do adversário, ganhando por 80-78.

Do ponto de vista de segurança nas quatro linhas e segurança na forma de jogar, os “alvi-negros” foram impecáveis. No entanto, o Ferroviário teve mais do que isso: o pragmatismo e até a experiência de algumas das suas unidades, casos de Beto Macuácua, que fez um grande jogo, e de Castelo, dois homens que souberam contemporizar a situação quando os mais novos se queriam exceder em coisas supérfluas.

Este facto teve um peso extremamente valioso na diferença entre os dois times, pois o Desportivo já não teve alguém que impusesse calma nos momentos mais quentes da partida, como por exemplo se viu na parte final, quando se sucederam desesperadas tentativas de triplos, no afã de forçar o empate e consequentemente o prolongamento. Mas a turma de Carlos Alberto Niquice (Bitcho) conseguiu segurar com unhas e dentes a vitória.

Vindos de uma extraordinária sequência de triunfos, foi ontem evidente que os “alvi-negros” não suportam uma situação iminente de derrota. Porque o jogo estava bastante renhido, equilibrado e até maior tempo com o Ferroviário à frente do marcador, as soluções do Desportivo eram pouco práticas, apesar do seu basquetebol melhor elaborado e agradável de se assistir. As combinações apresentavam-se perfeitíssimas e bastante rápidas, mas na hora da concretização o atabalhoamento tomava conta dos jogadores. Situações teve o Desportivo de poder se adiantar com uma margem folgada, só que alguns erros de palmatória acabaram impedindo que tal acontecesse.

Sedento de se vingar dos confrontos anteriores, o Ferroviário, dispondo de uma ocasião para vincar realmente é também um sério candidato ao título, não enjeitou a chance, triunfando meritoriamente por dois pontos (80-78).

O segundo desafio da final do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em Seniores Masculinos realiza-se amanhã, a partir das 20.30 horas, no pavilhão do Estrela Vermelha. A anteceder este embate, estarão em campo Maxaquene e Costa do Sol, às 18.45, para o jogo de atribuição do terceiro e quarto lugares.

ANGOLA : Afrobasket2009 - Vlademiro Ricardino apto para reintegrar trabalhos da selecção

O extremo da selecção nacional sénior masculina de Basquetebol, que prepara presença no Afrobasket2009 a ser disputado de 05 a 15 de Agosto na Líbia, Vlademiro Ricardino está apto para integrar os trabalhos do grupo, informou hoje o médico dos campeões africanos, Agostinho Matamba.
Falando à Angop, o especialista explicou que o atleta de 30 anos de idade está recuperado da lombalgia que o afectava mas, por precaução, deverá treinar-se apenas em Portugal na segunda fase da preparação.
O jogador de 1.96 metros sentiu dores na região lombal na segunda-feira, durante o treino matinal, e foi dispensado para ser avaliado. No entanto, segundo o médico, trata-se de uma lombalgia que já foi superada.
Na manhã de hoje, a selecção nacional efectuou mais uma sessão de treinamento e quinta-feira viaja para Portugal para competir no torneio de Almada (10 a 12) e Jogos da Lusofonia (11 a 19).

ANGOLA : Derrota na estreia no ''Mundial'' de juniores

A selecção nacional júnior masculina de basquetebol averbou derrota hoje (quinta-feira), diante da Grécia, por 101-58, em partida da primeira jornada do grupo A do campeonato mundial da categoria, a decorrer na Nova Zelândia.
Ao intervalo, os pupilos de Carlos Diniz perdiam já por 45-27.
O grego Nikolao Pappas, com 20 pontos, foi o melhor "cestinha" do encontro, ao passo que Miguel Kiala, com 16 pontos, destacou-se no combinado nacional.
Para o mesmo grupo, Porto Rico venceu a Lituânia, por 80-73.
Sexta-feira, para a segunda ronda, os angolanos defrontam os lituanos.

01 julho 2009

CABO VERDE : CAMPEONATO DE SENIORES DA CIDADE - Um procura a renovação outro regressar ao título

COM uma série de títulos acumulados nos últimos anos, o Ferroviário inicia esta noite, a partir das 19.00 horas, no pavilhão dos “alvi-negros”, a caminhada rumo à renovação do título de campeão de basquetebol da cidade de Maputo em seniores masculinos. Pela frente, num “play-off” a melhor de três, um Desportivo que procura regressar às grandes conquistas da bola-ao-cesto, após algumas temporadas em branco, situação que quase levava ao descrédito o basquetebol de uma das maiores referências do país.

Inicialmente marcado para o pavilhão do Estrela Vermelha, o jogo foi agora transferido para o recinto dos “alvi-negros”, sendo o único da noite, isto é, sem ser precedido do desafio entre Académica e Real Sociedade, conforme estava previsto, para o apuramento do quinto e sexto classificados.
O confronto entre “locomotivas” e “alvi-negros”, duas das melhores formações das actualidade, reveste-se de capital importância para ambos os contendores, sobretudo porque estamos na decisão final quanto ao novo campeão citadino. É absolutamente imprevisível o desfecho tanto do embate desta noite como dos subsequentes, pois trata-se de uma discussão a melhor de três. O segundo jogo está marcado para sexta-feira e o terceiro, caso seja necessário, no sábado.

CABO VERDE : Selecção Nacional treina para AFROBASKET

A Selecção Nacional de Basquetebol já começou a trabalhar com vista a participação no Afrobasket e nos Jogos a Lusofonia.

O técnico-adjunto Tó e o preparador Físico, Manuel Tavares têm neste momento à disposição 10 jogadores: Rodrigo Mascarenhas, do Primeiro de Agosto de Angola; Marito do Desportivo de Cabinda; Mário Jorge, do Cabo Madeira; Abdulay Faty, Desportivo de Huíla; Joel, Ivan e Patrick, do Seven Stars da Praia; Michael Gomes do Benfica; Avery Oliver que joga na Alemanha e John Hegarty, dos Estados Unidos.
Jeff Xavier, Peter Cipriano, Marques Houtman e Tony Barros deverão juntar-se à equipa ainda esta semana.

O preparador físico, Manuel Tavares diz que os primeiros dias de trabalho serão dedicados à triagem com o objectivo de se calcular o volume e a intensidade da carga de treinos. O secretário-geral da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol, Filomeno Costa assegura por seu turno, que estão a ser criadas todas as condições para garantir uma boa prestação nos dois momentos competitivos

O trabalho de preparação da selecção nacional vêm sendo conduzidos pelo técnico adjunto Tó e pelo preparador físico Manuel Tavares, que diariamente recebem dos Estados Unidos o plano de treinos do seleccionador nacional, Alex Nwora, que deverá juntar-se à equipa ainda esta semana.