Africa Basquetebol

30 julho 2008

ANGOLA : Qualidades de atletas angolanas encantam técnico brasileiro

O técnico da selecção brasileira de basquetebol feminino em sub-17, Alexandre Escame, mostrou-se, terça-feira, encantado com as qualidades técnicas e físicas das atletas angolanas que participam no torneio da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Falando no final da partida em que a sua equipa venceu Angola, por 73-35, o treinador elogiou a defesa agressiva e a capacidade de recuperação de bola das angolanas.

O encontro, disputado no recinto desportivo Forte de São João, é referente a terceira jornada do torneio.

Alexandre Escame sublinhou que, apesar do resultado ser dilatado, o Brasil teve muitas dificuldades para conseguir “fugir” no marcador.
Considerou que Angola possui jogadoras com qualidades natas para a prática do basquetebol, difíceis de se encontrar no Brasil, como a altura, o físico e a técnica”.
Disse ter gostado, entre outras, das exibições das atletas Rosaria Queta, Elizabeth Mateus e Mavuba Mireille, sendo a última extremo-poste de 1,95m de altura, a mais alta da equipa. A mais baixa é a base Godinha Bongo (1,68m).
Na sua opinião, com maior volume de trabalho e mais competições internacional a selecção angolana terá, num futuro próximo, uma palavra a dizer no continente africano e a nível da CPLP.
Com esta derrota, Angola ocupa a quarta posição e complicou a possibilidade de conquistar um dos três lugares no pódio.
Depois de ter vencido na estreia a Guiné-Bissau, por 56-41, e de ter perdido diante de Moçambique por 29-70 (segunda-feira) e com o Brasil, por 35-73 (terça-feira), o conjunto nacional pode, no máximo, alcançar o quarto posto.
A prova é liderada por Portugal e Brasil com quatro pontos cada, seguidos de Moçambique, com dois (os mesmos que Angola), mas que tem vantagem no encontro entre si.
O combinado nacional realiza a sua última partida quinta-feira com Portugal e, a julgar pelo nível competitivo do adversário, dificilmente sairá na condição de vencedor. A prova é disputada no sistema de todos contra todos a uma volta.
A selecção nacional feminina de basquetebol em sub-17 participou pela última vez numa competição internacional em 1997, nos jogos da CPLP realizados em Moçambique, no qual obteve o terceiro lugar.

ANGOLA : Angola perde e complica acesso ao pódio nos jogos da CPLP

A selecção nacional feminina de basquetebol perdeu terça-feira, no Estádio Forte São João, diante do Brasil, por 35-73, em partida da terceira jornada do torneio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorre na cidade do Rio de Janeiro.

Angola esteve sempre em desvantagem no marcador. Perdeu no primeiro quarto por 12-18, no segundo por 17-30, no terceiro por 29-52 e no quarto e último o resultado fixou-se em 35-73.

Com esta derrota, a segunda na prova, Angola complicou a possibilidade de conquistar um dos três primeiros lugares, em função do seu posicionamento na tabela classificativa e o emparceiramento das duas jornadas que restam por realizar.

Depois de ter vencido na estreia a Guiné-Bissau, por 56-41, e de ter perdido os dois jogos subsequentes (com Moçambique por 29-70 e Brasil, por 35-73), o conjunto nacional poderá alcançar, no máximo, o quarto posto, atrás de Portugal, Brasil e Moçambique e apenas a frente da Guiné-Bissau.

A prova é liderada por Portugal e Brasil com quatro pontos cada, seguidos de Moçambique, que apesar de ter os mesmos dois pontos que Angola, está na terceira posição por levar vantagem no encontro entre si.

O combinado nacional realiza a sua última partida dia 31 frente a Portugal, num jogo em que dificilmente sairá na condição de vencedor, a julgar pelo nível competitivo demonstrado pelo adversário.

Moçambique, principal concorrente de Angola ao terceiro lugar, terá pela frente a “frágil” Guiné–Bissau na última jornada, no dia um de Agosto.

Caso Portugal vença Angola e o Brasil a Guiné-Bissau, a final do torneio será disputada dia um de Agosto entre as selecções lusa e brasileira. Moçambique ficará em terceiro em caso de vitória diante da Guiné-Bissau na última ronda e Angola em quarto. Os guineenses ficarão na quinta e última posição da tabela classificativa. A prova é disputada no sistema de todos contra todos a uma volta.

A selecção angolana feminina participou pela última vez numa competição internacional em 1997, nos jogos da comunidade de língua portuguesa, realizados em Moçambique. No qual obteve o terceiro lugar, um “degrau” a menos da sua possibilidade na presente edição.

29 julho 2008

CABO VERDE : ARBSS declara ABC campeão regional de Santiago após protesto contra Seven Stars

A Associação Regional de Basquetebol de Santiago Sul deu razão ao ABC no protesto que a equipa encarnada apresentou após derrota sábado, 26, por 77-71 frente ao Seven Stars no último jogo da final, alegando utilização indevida do jogador Dário Pires, e declarou-o campeão sénior masculino.

A ARBSS penalizou o Seven Stars com uma falta de comparência por uso irregular do seu jogador nº 9 (Dário Pires) e consequente derrota, pelo que o ABC é o campeão da época 2007/2008. E deliberou um castigo de 120 dias de suspensão para o mesmo jogador porque este, diz Nuno Levy, presidente da ARBSS, “assinou duas fichas nesta época desportiva”.

Para a aplicação de tal castigo foi considerado também o facto do jogador ser reincidente, ou seja, na época anterior Dário Pires assinou também por duas equipas diferentes. Mais, declara Nuno Levy, a direcção da ARBSS “assinala o comportamento deplorável dos clubes que, mesmo sabendo que o jogador tinha ficha noutro clube, aliciaram o jogador a duplicar a ficha".

MOÇAMBIQUE : Campeonato de Masculinos: Comandante tranquilo

TRANQUILO e até com possibilidades de obter uma vitória esmagadora, eis como se apresenta o Ferroviário no dia em que defronta os estreantes da Bela Rosa, em partida referente à quarta jornada da segunda volta do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em Seniores Masculinos.

O jogo realiza-se no pavilhão do Estrela Vermelha, a partir das 18.45 horas, em mais um frente-a-frente entre os técnicos Carlos Alberto Niquice (Bitcho), já experiente e com dois títulos nacionais conquistados ao serviço dos “locomotivas”, e Narciso Nhacila, um jornalista que procura afirmação também numa outra área, a de treinador da bola-ao-cesto.

Após a efectivação deste jogo, estarão nas quatro linhas, a partir das 20.00 horas, Real Sociedade e Desportivo, com os primeiros a tentar mais uma gracinha diante dos “alvi-negros”. No seu pavilhão, Maxaquene também estará descansado, na recepção ao Aeroporto, “lanterna vermelha” e única equipa que ainda não ganhou na prova, que, como se sabe, apura cinco formações para a fase regional sul da Liga Vodacom.
Quente será o embate entre Académica e Costa do Sol, dois conjuntos em confronto directo por um dos lugares da frente. O jogo está marcado para o pavilhão da Universidade, às 20.00, antecedido do Eagles-Hulene, a partir das 18.45 horas.

ANGOLA : Derrota com a China na Taça Diamante

A selecção nacional de basquetebol sénior masculino perdeu esta tarde diante da sua similar da China, por 74-83, em partida da primeira jornada do grupo A da Taça Diamante, iniciada hoje neste país asiático.

Depois de um bom primeiro período, no qual superaram o parcial de 0-4 para 10-8 quando eram decorridos cinco minutos de jogo e 22-20 ao cabo dos dez primeiros minutos, os campeões africanos não conseguiram manter o rigor defensivo e foram ao intervalo em desvantagem de três pontos (37-40).

No terceiro período, permitiram que os chineses aumentassem a vantagem para dez pontos (52-62), a maior diferença registada no encontro em que o angolano Olímpio Cipriano foi o melhor marcador com 24 pontos, seguido do seu compatriota Kikas Gomes (21) e do chinês Yao Ming com 18.
Com este resultado, a China lidera a série com dois pontos. Angola tem um no segundo posto, enquanto a Austrália ainda não efectuou qualquer partida.

O grupo B é comandado pela Argentina, que venceu, igualmente hoje, a selecção do Irão, por 81-71. Nesta série folgou a Sérvia.
A selecção angolana volta a jogar apenas quinta-feira com a Austrália, mas a competição prossegue quarta-feira com os desafios Austrália-China, às 09:30 (hora de Angola), para a série A, e Irão-Sérvia, três horas mais tarde, para o grupo B.

O torneio é preparativo aos Jogos Olímpicos de Pequim, que a China vai albergar de oito a 24 de Agosto.

28 julho 2008

CABO VERDE : Seven Stars é o novo campeão de Santiago ao vencer o ABC (77-71)

A equipa do Seven-Stars sagrou-se ontem campeã regional de Santiago em seniores masculinos ao vencer a formação do ABC por 77-71 no último jogo do play-off da final. Perante uma assistência calculada em mais de 3 mil espectadores que quase encheram o Pavilhão Vavá Duarte a formação azul dominou a partida do primeiro ao ultimo minuto não dando ao ABC nenhuma hipótese de comandar o marcador.

Desde o apito inicial do árbitro da partida a equipa azul tomou conta do jogo tendo sempre comandado o marcador e tendo conseguido mesmo ter uma vantagem de 20 pontos (46-26) já em pleno terceiro período do jogo. Com uma defesa pressionante na linha dos três pontos o Seven Stars fazia com que a equipa do ABC tivesse problemas para poder organizar o seu ataque e poder explanar o seu basquetebol ofensivo. No ataque e contrariamente ao que se tinha passado no jogo anterior, a equipa azul apresentou um ataque bem organizado preferindo sempre o jogo interior ao invés dos lançamentos triplos.

Particular destaque para a actuação do veterano António Tavares. O primeiro intervalo chegou com o placard em 24-14 favorável aos azuis. O segundo tempo continuou com a clara supremacia dos jogadores azuis que utilizavam frequentemente as entradas no garrafão onde os jogadores encarnados quase sempre cometiam faltas pessoais tentando impedir a concretização dos lances.

O intervalo chegou naturalmente com a vantagem da equipa azul traduzida num confortável 40-26! Da experiência dos jogos anteriores esperava-se a reacção do ABC que no entanto só se fez sentir no final do terceiro período. Após o intervalo o Seven-Stars continuou a passear a sua classe pelo Vavá Duarte e chegou naturalmente aos 20 pontos de diferença (46-26). A equipa do ABC não se entendia em campo e as substituições não operaram os resultados previstos.

Pensava-se que o jogo estava decidido mas a história do confronto entre estas duas equipas dizia que não. No final do terceiro período a equipa encarnada reagiu e fez uma recuperação notável fazendo estremecer os adeptos azuis. A equipa do Seven-Stars pareceu acusar o esforço de ter imprimido um ritmo elevado na partida e perdeu o fôlego. O técnico Orlandinho Mascarenhas faz descansar as suas pedras principais já a pensar nos últimos dez minutos. O ABC com as suas pedras mais influentes em campo consegue um parcial de 10-0 e o intervalo chega com uma diferença de apenas oito pontos favorável à equipa azul (52-44).

Para os últimos dez minutos ambos os técnicos jogam o tudo por tudo, um na tentativa de assegurar a vantagem e o outro pretendendo anulá-la. O jogo conhece os melhores momentos, sempre jogados a um bom ritmo e ambas as equipas apresentam um basquetebol de bom nível. Fidel e Zico do lado do ABC e Ivan e Tavares do Seven Stars destacam-se nesta parte da partida.

O Seven-Stars consegue novamente fazer disparar o marcador e recupera para uma vantagem de 14 pontos. O ABC apostava o tudo por tudo e fazia melhor pressão na defesa, obrigando o Seven Stars a jogar em contra ataque. António Tavares isola-se por duas vezes e podia ter sentenciado a partida, mas falha ambos os lances. O ABC equilibra o marcador e chega de encurtar a distância para 4 pontos (67-63). Alguns jogadores conhecem as desclassificações por 5 faltas pessoais, Alberto no ABC e Dario, Dá, Tununu e Betinho no Seven-Stars e os treinadores são obrigados a socorrer-se das alternativas que têm no banco.

Nos últimos segundos o marcador continua equilibrado (71-67) e o ABC na tentativa de ganhar a posse de bola faz faltas sucessivas enviando os jogadores do Seven Stars para a linha de lance-livre. Fidel é também desclassificado, Ivan e Zeca conseguem converter quase todos os lances e no final do jogo o resultado fixou-se em 77-71 favorável á equipa azul. Num jogo muito emotivo acabou por vencer a equipa que comandou o marcador do primeiro ao último minuto.

Os destaques do encontro vão para Fidel do ABC (28 pontos) e Ivan do Seven-Stars (30 pontos sendo 24 de lances-livres). Onze anos depois a equipa do Seven-Stars regressa aos títulos no escalão sénior masculino preparando-se agora para discutir com os campeões do Fogo e do Maio o primeiro lugar da poule B e o acesso á final onde o Mindelense, vencedor da poule A, continua a aguardar o seu opositor.

MOÇAMBIQUE : “Baskete Show”: Detentor do título cai perante Zona Verde

O ESTRELA Vermelha, vencedor da primeira edição da espectacular prova estudantil da bola-ao-cesto, o “Baskete Show”, não continuará a defender esse estatuto, já que foi eliminado, sábado, nos quartos-de-final, ao perder com Zona Verde por 32-44.

Os estudantes do Estrela ficaram, assim, fora desta competição de uma maneira surpreendente, pois Zona Verde não vinha se assumindo como um time à altura de conseguir tal proeza. Nas quatro linhas, no pavilhão do Maxaquene, apresentou-se melhor comparativamente ao adversário, ganhando a partida com todo o mérito.
Quem também se apurou para as meias-finais é a Escola Secundária da Matola, que bateu o Colégio Kitabu por convincentes 63-22. Os matolenses, segundos classificados da edição passada, continuam, deste modo, a manter bem vivo o seu sonho de vencer a competição.
Matola e Zona Verde juntam-se, nas meias-finais, a Francisco Manyanga e a Noroeste 1. Estas serão disputadas no próximo sábado, com os jogos Matola-Francisco Manyanga e Noroeste 1-Zona Verde.
No jogo de apuramento para o quinto classificado, Polana foi desqualificada devido à utilização irregular de jogadores federados. Noutro embate, Josina Machel venceu Zedequias Manganhela por 30-28.

ANGOLA : Inicia terça-feira participação na Taça Diamante

A selecção angolana de basquetebol sénior masculina inicia terça-feira (às 12 horas de Angola) a sua participação na Taça Diamante, defrontando, em Macau, a China, para a série A.
A anteceder, jogam para o grupo B as selecções da Argentina e do Irão.
Esta é a última etapa de preparação do “cinco” nacional que em Agosto participa nos Jogos Olímpicos de Pequim, depois da sua presença na Taça Borislav Stankovic, a qual conquistou pela primeira vez.

Calendário

Dia 29
Argentina-Irão (09:00)
Angola-China (12:00)

Dia 30
Austrália-China (09:00)
Irão-Sérvia (12:00)

Dia 31
Sérvia-Argentina (09:00)
Angola-Austrália (12:00).

ANGOLA: Angola e Moçambique defrontam-se no torneio da CPLP

A selecção feminina de basquetebol defronta hoje, no pavilhão Forte São João, a congénere de Moçambique, em partida da segunda jornada dos jogos da CPLP, iniciado domingo na cidade do Rio de Janeiro.
Na abertura do torneio da “bola ao cesto”, o combinado nacional derrotou a Guiné-Bissau, por 56-41.

ANGOLA : De volta ao jogos da CPLP

O basquetebol feminino volta aos jogos da comunidade, depois da ausência da edição passada, em que o combinado nacional masculino conquistou a medalha de prata.
O conjunto nacional, liderado por André Manuel, coadjuvado por Cecília Campos, integra as seguintes atletas: Marciana Fernandes, Rosaria Quefa, Luyana Filipe, Ana Vessua, Ana Gonçalves e Elizabeth Ndombele.
Completam o grupo, Esmeraldina Paulo, Elizabeth Mateus, Mavuba Mideille e Godinha Bougo.

27 julho 2008

CABO VERDE : ABC vence Seven (67-52) e empata play-off

A equipa do ABC empatou o play-off (2-2) ontem mercê de uma vitória clara sobre o Seven-Stars e adiou assim a decisão do título para o ultimo jogo que se realiza sábado no Pavilhão Vavá Duarte.

Foi um jogo diferente dos demais, pois a equipa encarnada comandou o marcador do inicio ao fim do jogo perante alguma apatia psicológica dos jogadores azuis. Apesar do equilíbrio da primeira parte traduzido no marcador (11-9) ambas as equipas entraram mal no jogo e o basquet desenvolvido foi de fraca qualidade. Perdas de bola sucessivas, turnovers, faltas desnecessárias, etc. acabaram por ser condimentos de uma partida bem diferente das demais que assistimos até agora.

Nos seguintes 10 minutos continuou a supremacia do ABC que chegou ao intervalo a vencer por um claro 32-21. A equipa azul parecia descoordenada, o sistema atacante não funcionava e foi vivendo das iniciativas individuais dos seus jogadores. O intervalo pareceu ter feito bem à equipa azul que entrou com força e chegou aos 32-37 com apenas dois minutos jogados. A partir daí o jogo conheceu uma certa emoção mas foi sol de pouca dura. Um desconto de tempo solicitado pela equipa técnica do ABC acalmou a equipa e na reentrada a equipa equilibrou-se novamente e no último intervalo a diferença no marcador já era novamente de 12 pontos (49-37).

No último período a supremacia do ABC continuou e a apatia dos jogadores azuis também. Os jogadores pareceram acusar a responsabilidade do jogo e nesse campo a experiência dos jogadores veio ao de cima. O resultado final foi de 67-52 favorável ao ABC que adia assim a decisão do título para o jogo do mata-mata de sábado!!

CABO VERDE : Spartak pondera não participar no campeonato nacional de Basquetebol

O Spartak pode não participar no campeonato nacional de Basquetebol caso o aeroporto de São Filipe for encerrado, os jogadores negam viajar de barco. A confirmação foi dada a este diário digital pelo presidente da equipa, Francisco Tavares.

Com um eventual encerramento do aeródromo de São Filipe para obras, Spartak pondera não participar no campeonato nacional de basquetebol.

O presidente do Spartak, Tavares, desdramatiza a eventual ausência da equipa de S.Filipe lembrando que, em 2005, uma equipa do Fogo, então campeã da ilha, ficou de fora por razões “menos graves”, a de ter entregue a ficha de inscrição fora do prazo estipulado. Mostrando-se agastado com a situação do atraso no capeonato nacional de basquetebol que tem prejudicado sobremaneira a preparaçao da sua equipa, o representante do Spartak acha que tudo joga contra a presença da sua equipa na prova maior do basquetebol.

Tavares faz questao de lembrar à FCCB que caso voltem a acontecer situações de conflicto iguais às verificadas em Santiago Sul com outras equipas e associações, a elas devem ser dado o mesmo tratamento. Ou seja, a FCB deve esperar também o tempo suficiente para essas equipas resolverem o seu diferendo para continuar o campeonato nacional. Porque só assim a FCB mostra que as representantes de todo o país entram em pé de igualdade no campeonato.

CABO VERDE : Seven-Stars faz reviravolta no play-off (77-67)

A equipa do Seven-Stars deu uma reviravolta sensacional na eliminatória do play-off da final do campeonato regional sul ao vencer a formação do ABC por 77-67 no jogo 3 realizado este sábado no Pavilhão Vavá Duarte. A equipa azul está neste momento a vencer a eliminatória por 2-1 e caso vença o jogo de quarta-feira poderá comemorar o título regional.

Foi mais um jogo emotivo e em muitos capítulos igual aos últimos jogos entre estas duas equipas. Mais uma vez a equipa azul entrou nervosa no jogo e aos 5 minutos já perdia por um concludente 13-1!! A equipa do ABC acertava nos lançamentos enquanto que o Seven falhava bolas aparentemente fáceis mesmo debaixo da tabela. Com um desconto de tempo a equipa esfriou os nervos começou a equilibrar o jogo e saiu ao intervalo a perder por 12-20. Durante este primeiro tempo a equipa encarnada pode explanar a qualidade do seu basquetebol e foi com inteira justiça que foi para o primeiro intervalo a vencer por 8 pontos. No segundo tempo o Seven continuou a melhorar o seu jogo defensivo e no ataque Ivan Almeida foi sofrendo faltas sucessivas dos postes da equipa encarnada.
O jogo manteve-se equilibrado mas a superioridade do Seven começava a vir ao de cima e o intervalo do jogo chegou já com a equipa azul a comandar o marcador por 35-32. A equipa do ABC não mais passaria para a frente do marcador. No terceiro tempo alguns jogadores fulcrais da equipa encarnada já estavam tapados por faltas pessoais e isso diminuiu o poder defensivo da equipa. Vitocas, Aquiles, Samir e Alberto tentavam remar contra a maré azul, mas o Seven comandava o jogo e o marcador de forma determinante e o ultimo intervalo chegou com uma diferença de 10 pontos no marcador, 59-49.

No últimos 10 minutos o Seven aumentou a vantagem para 14 pontos e pensou-se que o jogo tinha terminado, mas mais uma vez a história do jogo repetiu-se. O ABC tornou-se mais combativo convertendo vários enquanto o Seven com o seu ataque organizado não conseguia converter pontos fundamentais. A 4 minutos do final o ABC já tinha reduzido a desvantagem para 2 pontos e a emoção tomou conta do Pavilhão!! A equipa técnica do Seven organiza a sua equipa para o confronto dos minutos finais e a equipa azul saiu disparada para uma recta final de grande nível com Ivan em grande plano bloqueando vários lançamentos e continuando a sofrer faltas que eram convertidas nos lances-livres.

O resultado final foi de 77-67 favorável à equipa do Seven Stars que consegue uma reviravolta surpreendente se levarmos em conta que entrou a perder nesta eliminatória. Destaques para as boas exibições de Ivan, Dá e Tununu na equipa do Seven e Vitocas, Alberto pela equipa do ABC. O próximo jogo realiza-se na quarta-feira e em caso de vitória da equipa azul estará encontrado o campeão regional de Santiago Sul.

MOÇAMBIQUE : “Baskete Show”: Quatro equipas disputam duas vagas

SERÃO hoje conhecidas as duas equipas que acompanharão as já apuradas Franscisco Manyanga e Noroeste 1 para as meias-finais do “Baskete Show”.

As escolas da Matola e Kitabu serão as primeiras a traçar o seu destino, quando, a partir das 14.45 horas, se defrontarem no pavilhão do Maxaquene, recinto que se antevê lotado na tarde de hoje. Mas a romaria de milhares de jovens àquele recinto deverá ser motivada pelo jogo que colocará frente-a-frente o detentor do troféu, Estrela Vermelha, e Polana, que tem constituído uma das maiores surpresas do evento.

A anteceder estes embates, Zona Verde bate-se com São Joaquim, a partir das 12.45 horas, e Josina Machel defronta Zedequeias Manganhela, para o apuramento do quinto lugar.

ANGOLA : Raul Duarte considera deficiente formação de atletas

A formação das atletas angolanas é efectuada com insuficiências, fruto da falta de formadores com qualidade, afirmou quinta-feira, em Luanda, o técnico da equipa sénior feminina do 1º de Agosto, Raul Duarte.
Em entrevista à Angop, disse que o país não está bem servido em termos de treinadores para os escalões de formação, o que se reflecte nas equipas seniores, uma vez que as jogadoras vão para este escalão com muitas deficiências.
De acordo com o técnico, que é seleccionador nacional sénior feminino, além da falta de qualidade, a nível de formadores, há ainda o pouco investimento nas camadas jovens, tanto por parte dos clubes como da federação.
"Os clubes preferem ter os treinadores com formação na equipa sénior, em busca de resultados imediatos, e deixam os escalões secundários para os atletas com idade sénior, mas sem lugar na equipa", frisou, realçando que esta atitude prejudica o basquetebol nacional.
Sublinhou que a federação também deixou de investir na formação dos técnicos angolanos.
"Não há regularidade na formação dos treinadores, se participam no curso de nível 1, a etapa seguinte do mesmo surge apenas cinco a seis anos depois, ou nunca", salientou.
Para melhorar a qualidade da modalidade no país, na sua opinião, a aposta nos escalões de formação tem que ser regular e não faseada.
Continuou, dizendo que as atletas jovens (14, 15 anos) devem ter experiência internacional antes de ascenderem à categoria principal, por forma a não sentirem dificuldades nas competições continentais ou mundiais quando seniores.
Raul Duarte comentou ainda o facto de apenas três equipas disputarem o Campeonato Nacional, apontando como causa a falta de investimento por parte dos clubes com maior capacidade financeira.

ANGOLA : Seleccionador feminino defende convénios com universidades americanas

O seleccionador nacional sénior feminino de basquetebol, Raul Duarte, defendeu a criação de convénios entre a Federação Angolana da modalidade (FAB) e as universidades norte-americanas, para que atletas nacionais possam evoluir em termos desportivos e académicos nas mesmas instituições.

Em declarações à Angop, o técnico disse que há necessidade deste tipo de acordo para atingirmos o nível de algumas selecções europeias e “sonhar” com a conquista do Campeonato Africano.

Explicou que nas Universidades as atletas teriam oportunidade de treinar e jogar ao mais alto nível e seriam uma "mais-valia" para a selecção nacional que, na sua opinião, sente falta de jogadoras provenientes de um campeonato mais evoluído e competitivo.

Salientou que Angola tem jovens com potencial como idade, formação académica e altura para frequentarem estas universidades e garantirem a presença do país no topo do basquetebol continental e não só.

“Temos atletas de 16 e 17 anos com boa formação académica e potencial, falta apenas a FAB dar o “passo” que jogará um papel importante a nível de selecções, uma vez que internamente existem muitas limitações”, disse, referindo-se ao número reduzido de equipas e o incumprimento do calendário de provas.
Raul Duarte, que orientou o “cinco” nacional no torneio pré-olímpico, realçou que este tipo de acordos deve estender-se a países europeus onde o basquetebol é competitivo, citando a Espanha como referência. “Os outros países também assinam este tipo de convénios", sublinhou, exemplificando o Senegal e Moçambique.
Acrescentou que, na prova olímpica, Angola teve uma prestação positiva, mas encontrou muitas dificuldades ao defrontar selecções superiores técnica e tacticamente, fruto da boa formação e da competitividade a que estão habituadas.
“Era impressionante a intensidade com que as jogadoras adversárias jogavam, tinham o elevado rigor no cumprimento das orientações e conhecimentos básicos do basquetebol, além da superioridade morfológica", comentou.
Justificou que foi a primeira vez que esta selecção jogou diante das melhores do mundo. "Conseguimos, não só identificar as nossas reais deficiências mas, também, aprender alguns aspectos tácticos quer defensivos quer ofensivos entre outros”, frisou o actual treinador da equipa feminina do 1º de Agosto.

19 julho 2008

ANGOLA : Selecção nacional tenta segunda vitória na Taça Stankovic

A selecção nacional defronta sábado às 12h30 (hora de Angola) a sua similar da China em partida da segunda jornada da taça Borislav Satankovic em basquetebol sénior masculino que decorre na China.
Este encontro opõe as duas formações vitoriosas da ronda inaugural. Os campeões africanos surpreenderam a Rússia (campeão da Europa) por 89-70, enquanto os anfitriões superaram a sérvia (96-72).

A selecção nacional aproveita este torneio destinado aos campeões continentais para preparar a sua quinta presença em Jogos Olímpicos, depois de Barcelona92, Atlanta96, Sidney2000 e Atenas2004.

18 julho 2008

MOÇAMBIQUE : “Baskete Show” : Quartos-de-final na ordem do dia

COMEÇA amanhã, no pavilhão do Maxaquene, a disputa dos quartos-de-final do emotivo e espectacular evento estudantil da “bola-ao-cesto”, o “Baskete Show”.

É a fase derradeira, em que os derrotados podem dizer adeus à conquista do tão desejado troféu, que tem como detentor o Estrela Vermelha, vencedor da primeira edição.

Prevê-se que o pavilhão dos “tricolores” rebente pelas costuras, se se atender que a fase do “mata-mata” é sempre dominada por um elevado índice de entusiasmo. Em campo, a partir das 13.00 horas, estarão primeiro Zona Verde e Francisco Manyanga, seguindo-se depois o embate entre Noroeste 1 e Zedequias Manganhela.
Os outros desafios dos quartos-de-final realizam-se no dia 26, designadamente Matola-Colégio Kitabu e Polana- Estrela Vermelha.

MOÇAMBIQUE : Campeonato de Seniores Masculinos: “Locomotivas” em duas grandes frentes

DUAS grandes frentes aguardam o Ferroviário, entre hoje e amanhã, no acerto do calendário do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em Seniores Masculinos/Apuramento para a Liga Vodacom, que está à beira de encerrar a primeira volta, com o Maxaquene isolado na liderança.

Depois de, quarta-feira, terem cumprido a sua obrigação de derrotar o modesto Aeroporto, “lanterna vermelha”, por mais de 40 pontos, os “locomotivas”vão enfrentar dois adversários que também têm as suas pretensões em relação ao título. Trata-se da Académica, esta noite, no pavilhão do Maxaquene, a partir das 20.00 horas, e do Desportivo, amanhã, no recinto do Estrela Vermelha, às 19.00.

É verdade que em ambas as situações a formação treinada por Carlos Alberto Niquice (Bitcho) se apresenta em condições privilegiadas de triunfar, em virtude de possuir um time comparativamente melhor estruturado e mais adulto, no entanto, dormir à sombra da bananeira pode ser pernicioso, dado que tanto “estudantes”como “alvi-negros”procurarão mostrar que também estão perfeitamente à altura de enfrentar grandes compromissos como este.

Na classificação, o Ferroviário, após a vitória sobre Aeroporto, saltou do quinto para o terceiro posto, agora com 14 pontos, menos um que Desportivo e menos dois que o comandante Maxaquene. Por sua vez, Académica é quarta classificada com 13 pontos, os mesmos do Costa do Sol, com quem, a par da surpreendente Real Sociedade, disputa o quarto e quinto lugares, que igualmente dão direito à qualificação para a fase regional sul da Liga Nacional de Basquetebol Vodacom, a acontecer no próximo mês de Agosto.
Entretanto, outros dois jogos foram marcados para o acerto do calendário. Esta noite, no pavilhão dos “tricolores”, a partir das 18.45 horas, Aeroporto terá pela frente Real Sociedade, enquanto amanhã, no Estrela Vermelha, às 17.30, jogarão Costa do Sol e Conseng.

17 julho 2008

CABO VERDE : Seven empata final com ABC

A equipa do Seven-Stars empatou a final do regional de basquetebol de Santiago Sul (1-1) ao vencer ontem a formação do ABC por 72-63 num jogo novamente emotivo até aos segundos finais. O Pavilhão Vavá Duarte conheceu mais uma vez uma noite de gala ao basquetebol com as duas equipas a entregarem-se ao jogo de forma aberta e discutindo o mesmo até ao apito final.

Mais uma vez entrou melhor a equipa do ABC que ao segundo minuto já vencia por 6-0 e mostrava querer resolver cedo a contenda. A equipa do Seven mostrava-se inibida e turva de movimentos e demorava a entrar no jogo. Um desconto de tempo solicitado pela equipa técnica azul pareceu ter tido efeito. A equipa melhorou o seu jogo defensivo e começou a acertar no seu jogo exterior com Ivan e Dá em plano de destaque. A formação azul adiantou-se no marcador e no primeiro intervalo já vencia por 18-10. No segundo tempo a equipa do ABC pareceu vir com uma outra disposição e ainda chegou de reduzir para 18-16 mas a equipa do Seven aumentou o ritmo de jogo, chegou de estar a vencer por 12 pontos de diferença (37-25) e chegou ao intervalo a vencer por um concludente 40-29.

O intervalo acabou por fazer bem á equipa vermelha que mais uma vez entrou melhor no terceiro período tendo feito 7-0 logo nos primeiros três minutos e colocado o marcador em 40-36. Vitocas continuava a ser a pedra fundamental do ataque encarnado. O equilíbrio passou a ser a nota dominante com jogadas de parada e resposta e o ultimo intervalo chegou com o resultado de 52-51 mais uma vez favorável á equipa azul. Adivinhava-se mais uma recta final renhida e tal veio a acontecer. Marcos do ABC mete em campo novamente o seu melhor cinco com o poste Aquiles em inferioridade física, enquanto que Orlandinho Mascarenhas faz-se valer da experiência de António Tavares para atacar os minutos decisivos.

O jogo mantém-se equilibrado mas os nervos começam a apoderar-se de alguns jogadores. A equipa técnica do ABC sofre duas faltas técnicas que Ivan converte em três preciosos pontos. A parada e resposta continua e o marcador continua equilibrado e sempre com a diferença mínima favorável á equipa do Seven Stars. A dois minutos do fim o ABC passa para a frente do marcador com 61-60 com alguma justiça, pois a equipa defendia bem e o ataque azul perdia bolas constantemente. Mais uma vez a equipa técnica azul solícita um desconto de tempo que se veio a revelar providencial. A equipa do Seven-Stars entra mais aguerrida na defesa, recuperando bolas e fazendo contra-ataques venenosos.

A 50 segundos do final já a equipa vencia por 64-61. O ABC não se encontra com as marcações, os jogadores falham lançamentos e a equipa do Seven-Stars com uma boa ponta final fixa o placard em 72-63 empatando a final em 1-1. Foi mais uma boa partida de basquetebol á semelhança do que já vem acontecendo entre essas duas equipas, o ABC que vem vencendo os últimos campeonatos e um Seven Stars rejuvenescido que aposta em regressar aos títulos conquistados na década de 90. Destaque para as exibições de Ivan, Dá e Tununu na equipa do Seven-Stars e Vitócas, Ady e Alberto na equipa encarnada. O próximo jogo realiza-se no sábado, dia 19. O vencedor será encontrado á melhor de cinco partidas.

ANGOLA : Seleccionador nacional antevê dificuldades frente a China

O técnico da selecção sénior masculina de basquetebol, Alberto de Carvalho "Ginguba", disse hoje antever dificuldades na partida de sábado diante da China, a contar para a segunda jornada da Taça Borislav Stanckovic, mas realça a intenção de vencer.

Em declarações à Rádio-5, Alberto de Carvalho disse que, tendo em conta a superioridade física do adversário, será um encontro bastante difícil para os campeões africanos.
"Se nos empenharmos como fizemos no primeiro jogo será possível ganhar, acreditamos no nosso potencial e vamos fazer o nosso melhor", acrescentou.
A selecção nacional, que prepara a presença nos Jogos Olímpicos de Pequim, defronta a China, anfitriã, sábado às 8:30 (horas de Angola).
O conjunto termina a sua participação neste torneio, destinado a campeões continentais, domingo frente a Sérvia, sendo que na sexta-feira se observa o único dia de pausa.

Na sua última participação, em 2007, o cinco nacional ocupou a terceira posição entre cinco equipas.

ANGOLA : Técnico angolano almeja conquistar Taça Stanckovic

O seleccionador nacional de basquetebol sénior masculino, Alberto de Carvalho "Ginguba", afirmou hoje ser sua pretensão vencer todos os jogos na Taça Borislav Stankovic, iniciada esta manhã na China.

Em declarações à Rádio-05, após a vitória de Angola sobre a Rússia (89-70), o técnico assumiu a intenção de conquistar o troféu, embora tenha lembrado que não é prioridade, pois o principal objectivo é preparar a equipa para os Jogos Olímpicos de Pequim, a decorrer de oito a 24 de Agosto.
"Estas provas servem apenas para nos prepararmos para as olimpíadas, mas o nosso objectivo e vencer todos os encontros", sublinhou.
Quanto a vitória frente aos russos, explicou ser fruto do empenho dos atletas que a apesar da desvantagem física souberam superar o adversário.
Alberto de Carvalho dispensou já Francisco Horácio, do Petro de Luanda, e Idelfonso Kiteculo, do ASA. Emanuel Neto e Divaldo Bunga, a estudarem nos Estados Unidos da América, ainda não se juntaram ao grupo.
Na primeira jornada do torneio, a selecção alinhou de início com Kikas, Cipriano, Carlos Morais, Armando Costa e Mingas. Jogaram ainda Carlos Almeida, Felizardo Ambrósio, Abdel Bouckar, Milton Barros e Luís Costa.
Vladmir Ricardino e Leonel Paulo não jogaram, enquanto Domingos Bonifácio e Victor Muzadi ficaram de fora das inscrições para este jogo.

Angola volta a jogar sábado diante da China e domingo defronta a Sérvia.

ANGOLA : Angolanos ultrapassam primeiro obstáculo no torneio inter-continental

Ao derrotar a selecção da Rússia por 19 pontos de diferença (89-70), o conjunto angolano de basquetebol sénior masculino lidera a Taça Borislav Stankovic, torneio destinado a campeões continentais, com três pontos.

Para o complemento da prova, cuja edição 2008 tem apenas quatro equipas, defrontar-se-ão ainda hoje as selecções da China (anfitriã) e Sérvia.
Com Cipriano, Carlos Morais, Armando Costa, Kikas e Mingas de início, a equipa angolana realizou uma partida que se pode considerar positiva em todos os aspectos, pois esteve bem nos lançamentos de campo, lances livres e, sobretudo, na defesa perante um adversário com maior porte físico.
Angola começou a perder os primeiros cinco minutos por (2-6), mas, em pouco tempo, igualou por seis pontos e ultrapassou o adversário (10-6), dando mostras de que era possível ombrear com o campeão europeu. Os russos venceram o primeiro quarto por 28-24.
No segundo período, Alberto de Carvalho, pretendendo dar outra dinâmica ao grupo, alterou o conjunto, sendo Milton Barros e Carlos Almeida as novidades em relação ao cinco inicial. De fora ficaram Mingas e Armando Costa.
A selecção nacional manteve a pressão e impediu que o adversário fosse além de sete pontos de vantagem (31-24), a sua maior diferença, até que, decorridos sete minutos do segundo quarto, começou a registar a reviravolta.
Nesta altura, os campeões africanos passaram a frente do marcador por 32-31 e não mais foram alcançados, chegando ao intervalo a vencer por 45-39.
Já a dois minutos do final do terceiro período a vantagem era de 17 pontos (70-53) e o conjunto conseguiu conservar o resultado utilizando dez dos doze atletas inscritos, pois Leonel Paulo e Vladimir Ricardino não entraram, enquanto Victor Muzadi e Domingos Bonifácio ficaram de fora das inscrições para esta partida.
O quarto e último período foi o mais tranquilo, com a selecção a marcar 17 e a sofrer 11 pontos.

Angola defronta sábado a China e domingo a Sérvia e em caso de vitórias sagrar-se-a campeã.

ANGOLA : Angola vence Rússia na Taça Stankovic

A selecção nacional de basquetebol sénior masculina venceu hoje a sua congénere da Rússia, campeã europeia, por expressivos 89-70 (19 pontos de diferença), na primeira jornada do torneio inter-continental denominado “Taça Borislav Stankovic”, a decorrer na China.
Ao intervalo o cinco angolano vencia já por 45-39, tendo como uma das principais "armas" a defesa pressionante perante um adversário fisicamente superior.

Os campeões africanos voltam a jogar sábado com a selecção da China e terminam o torneio domingo frente a Sérvia.

16 julho 2008

CABO VERDE : Cabo Verde diz adeus ao pré-olimpico depois de derrota frente à Alemanha

Cabo Verde perdeu hoje, 15, contra a Alemanha por 104-68 e disse adeus ao torneio de qualificação para os Jogos Olímpicos de Pequim.

Chega assim ao fim a primeira experiência da selecção cabo-verdiana na alta roda do basquetebol, sem vitórias mas com muitos ganhos, nomeadamente um convite para participar num torneio na Nova Zelândia, que servirão para projectar melhor as próximas actuações do combinado nacional em competições internacionais.
No final do jogo, Kula Monteiro, que dirige a equipa técnica em parceria com Eric “Ricô” Silva, afirmou que faz “uma apreciação positiva” da participação de Cabo Verde no pré-olímpico de Atenas, apesar das duas derrotas, a primeira por 77-50 frente à Nova Zelândia.
“Com um pouco mais de trabalho esta selecção conseguirá ir mais longe. Por isso, vamos trabalhar no sentido de melhorar os aspectos defensivos e ofensivos, trabalhar os aspectos psicológicos dos nossos jogadores porque estas duas derrotas vão com certeza provocar algum desgaste psicológico”.
Mais, Kula Monteiro acredito que a FCBB “vai fazer todo o possível para que possamos continuar a participar neste tipo de eventos desportivos para que possamos adquirir experiência e um certo à-vontade quando enfrentamos equipas do nível da Alemanha”.
Por sua vez, o jogador Vinny Lima mostrava-se convicto no final do jogo de que “mostramos ao mundo que nós também temos basquetebolistas e selecção que podem jogar a alto nível”.
O sorteio é que não foi favorável a Cabo Verde: “A Alemanha é uma excelente equipa, tem dois jogadores que jogam na NBA, sendo um deles MVP (Jogador Mais Valioso) daquele campeonato. Fizemos o melhor que pudemos, corremos muito, jogamos com garra, mas não conseguimos alcançar a vitória”.
Para Kitana Cabral, presidente da FCBB, Cabo Verde sai de Atenas “de cabeça erguida, com orgulho do basquetebol que foi praticado pelos seus jogadores”. Se o público e as instituições cabo-verdianos querem mais, diz Cabral, é preciso investir mais: “Não é com os meios irrisórios que nós temos que vamos conseguir. O orçamento para o desporto tem de aumentar porque estar na alta roda de qualquer desporto implica muita coisa”.
A título de exemplo, o presidente da FCBB apontou a sessão de yoga de que desfrutou a selecção da Alemanha antes do jogo. Uma benesse em que Cabo Verde “não pode nem pensar porque é extremamente caro”, diz Kitana Cabral.

AFRICA : Cabo Verde e Camarões falham apuramento

Os representantes africanos ao torneio Pré-olímpico de Basquetebol masculino (Cabo Verde e Camarões) que decorre na Grécia desde segunda-feira última, prova selectiva aos Jogos Olímpicos de Pequim, falharam ontem o apuramento à fase seguinte da referida competição, ao consentirem a segunda derrota consecutiva na competição. A selecção de Cabo Verde foi cilindrada pela Alemanha, por 68-104, enquanto os Camarões perderam frente ao Porto Rico, por 72-81, e disseram adeus à maior cimeira desportiva mundial. Ao cabo dos primeiros vinte minutos, a selecção da Alemanha vencia já por 59-24.Com o triunfo expressivo sobre os cabo-verdianos (68-104), os alemães provaram de facto que são um dos favoritos à conquista de um dos três passes em disputa, que dá direito a marcar presença nos Jogos Olímpicos, competição a ser disputada na República Popular da China, de 8 a 24 de Agosto próximo. O extremo poste Dirk Nowitzki, do Dallas Mavericks, carrasco de Angola, no Campeonato do Mundo do Japão, em 2006, foi o cestinha da Alemanha, com 16 pontos, ao passo que o cabo-verdiano Xavier tornou-se no melhor marcador da partida com 21 pontos. Deste modo, as duas selecções, que já haviam averbado derrotas na jornada inaugural, ficam automaticamente relegadas da fase seguinte da competição, onde já se encontra a selecção da Eslovénia, que obteve ontem a sua segunda vitória no grupo C, ao derrotar a sua congénere do Canadá por 86-70.Entretanto, a selecção da Alemanha discute hoje a liderança do grupo B, diante da Nova Zelândia, que derrotou Cabo Verde na ronda inaugural por 77-50. Já no grupo A, a selecção do Brasil derrotou facilmente a sua similar do Líbano, por 94-54. Com esta derrota, os libaneses ficam igualmente afastados da fase seguinte.

Angolanos já na China para a Taça Stankovic

A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos começa a competir a partir de amanhã, quinta-feira, em mais uma edição da Taça Borislav Stankovic, a decorrer na cidade chinesa de Hangzoue. Depois de ter efectuado um estágio pré-competitivo de aproximadamente um mês no Reino de Espanha, onde realizou dois jogos de controlo, tendo averbado igual número de derrotas, o seleccionador nacional, Alberto de Carvalho “Ginguba”, vai aproveitar a Taça Borislav Stankovic para começar a esquematizar o grupo para Pequim. Desde domingo em território chinês, a pré-selecção nacional está praticamente ambientada com o clima daquele país asiático. Angola vai disputar a Taça Borislav Stankovic ao lado das selecções da Rússia, Irão e China. A escolha dos 12 atletas que vão representar as cores da bandeira nacional acontece após a disputa da Taça Diamante, a decorrer de 27 de Agosto a 1 de Agosto próximo, igualmente na China.

MOÇAMBIQUE : “Baskete Show”: Detentor do troféu próximo das “meias”

O ESTRELA Vermelha, vencedor da primeira edição do “Baskete Show”, pode garantir, hoje, o apuramento para as meias-finais da prova. Para tal, basta vencer o Colégio Kitabu, em partida em atraso da segunda jornada do Grupo B, a realizar-se a partir das 17.00 horas, no pavilhão do Maxaquene.

As probabilidades de o Estrela se qualificar para a próxima fase e continuar a defender o troféu são boas, visto que o adversário não parece reunir grandes argumentos para discutir o resultado.
Os campeões em título, que lideram o grupo com dois pontos, os mesmos da Francisco Manyanga e da Noroeste 1, em caso de vitória, passará a somar quatro pontos, e, perdendo o embate seguinte, diante da Manyanga, continuará na liderança.

Por sua vez, Colégio Kitabu, último classificado com um ponto, é obrigado a ganhar para não ficar afastado das “meias”.

As Escolas Secundárias da Matola e da Polana, envolvidas no Grupo A, apuraram-se já para as meias-finais.

MOÇAMBIQUE : Dez equipas corporizam campeonato da Matola

DEZ equipas corporizam, a partir de domingo, no campo do clube do Fomento, o Campeonato de Basquetebol da Cidade da Matola em Seniores Femininos.

Trata-se do Clube do Fomento, Escolas Secundárias da Matola, Liberdade, Zona Verde, Bairro C, Ana Mogas, Instituto Agrário de Boane, Escola Secundária Joaquim Chissano, Nelson Mandela, de Boane, e o Maxaquene, da cidade de Maputo, convidado a tomar parte nesta prova.

Maxaquene, Escola Secundária da Matola e Bairro C são os principais favoritos a vencer este campeonato, que vai já na sexta edição, tendo como objectivo dar prosseguimento àquilo que tem vindo a ser feito nos Jogos Escolares.
O campeonato da Matola é promovido pela Associação local da modalidade e Conselho Municipal, contando com o patrocínio da Associação Mozal para o Desenvolvimento da Comunidade.

detalhe do conteúdo

MOÇAMBIQUE : Campeonato de Seniores Masculinos : Ferroviário acerta o passo Maxaquene vai liderando

APESAR de algumas contrariedades que conheceu nas últimas semanas, nomeadamente devido à coincidente falta de luz no pavilhão da Universidade Eduardo Mondlane e no campo do Ferroviário, o Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em Seniores Masculinos mantém o facho da sua emoção, com a imprevisibilidade em relação ao seu futuro vencedor, assim como no que diz respeito às cinco formações apuradas para a fase regional da Liga Vodacom, a ser disputada no próximo mês de Agosto.

Os “locomotivas”, claramente a melhor equipa da competição, terão sido os maiores prejudicados pela onda de adiamentos que a prova conheceu, pois, enquanto o seu mais directo concorrente, o Maxaquene, já vai com nove jogos, aqueles realizaram somente seis e, como consequência, também perderam a liderança. Neste momento, o comando pertence aos “tricolores”, com 16 pontos, e o Ferroviário soma 12, um atraso perfeitamente recuperável, caso vingue o favoritismo que goza nos confrontos a efectuar diante do Aeroporto, para a nona jornada, Desportivo, sétima, e Académica, sexta.

A primeira partida da série “locomotiva” de acerto do passo está marcada para esta noite, no seu campo, tendo como adversário o Aeroporto. Os outros dois embates terão lugar sexta-feira, no pavilhão do Maxaquene, frente à Académica, a partir das 20.00 horas, e no sábado, no recinto do Estrela Vermelha, perante o Desportivo, às 19.00, com a equipa de Carlos Alberto Niquice (Bitcho) a jogar na perspectiva de recuperar a liderança.

Igualmente para acertar o campeonato, Aeroporto defronta Real Sociedade, sexta-feira, às 18.45 horas, no pavilhão dos “tricolores”, para a sexta jornada. No sábado, será a vez do Costa do Sol-Conseng, a partir das 17.30, no Estrela Vermelha, a contar para a sétima ronda.

Entretanto, no pretérito fim-de-semana, o destaque vai para o triunfo do Maxaquene sobre o Costa do Sol pela marca de 73-66, enquanto Desportivo venceu Conseng por apenas dois pontos (52-50). Noutras partidas, Eagles bateu Bela Rosa por 69-44 e Académica sobrepôs-se à Real Sociedade pela marca de 70-60.

Na semana marcada pelas qualificações da Taça dos Campeões de África em Seniores Femininos, a Associação da Cidade de Maputo marcou jogos para quarta-feira passada, tendo Ferroviário derrotado Conseng por 50-33 e Desportivo vencido Académica pela marca de 56-51. Por seu turno, Costa do Sol bateu Aeroporto por 56-33 e Real Sociedade superiorizou-se ao Eagles pela marca de 61-53.

LIGA VODACOM ARRANCA EM AGOSTO

A Liga Nacional de Basquetebol Vodacom arranca já no próximo mês de Agosto, com a disputa da fase regional, contando com a participação de 17 concorrentes, sendo três da zona Norte, seis do Centro e oito do Sul.

De acordo com a distribuição efectuada pela Liga, entidade responsável por todos os aspectos técnicos e administrativos da prova, no Norte, Niassa, Nampula e Zambézia terão um representante cada, disputando-se a competição regional entre os dias 1 e 3 de Agosto, na cidade de Quelimane. No Centro, Tete, Manica e Sofala far-se-ão representar, cada um, por duas equipas, jogando de 6 a 10, na Beira.

Em relação à Zona Sul, a cidade de Maputo terá cinco formações, província de Maputo, Gaza e Inhambane uma cada, decorrendo a sua etapa na capital do país, entre 15 e 17 de Agosto, com os participantes divididos em duas séries de quatro cada.

Recorde-se que a Liga Vodacom será repartida em quatro fases, a saber: regional, nacional, “play off”e final. Da regional para a nacional transitam oito clubes, sendo um do Norte, três do Centro e quatro do Sul, nesta última zona os dois primeiros classificados das séries.

A fase nacional decorrerá de 30 de Agosto a 29 de Novembro, no sistema clássico de todos contra todos em duas voltas, o que significa que cada equipa fará um jogo em casa e outro no terreno do adversário. Desta etapa qualificam-se quatro formações para os “play off”, a disputarem-se de 4 a 6 de Dezembro, à melhor de três, com o primeiro a defrontar o quarto e o segundo a jogar com o terceiro.
Na fase final, decisiva para o apuramento do vencedor da Liga Vodacom, teremos a 13 de Dezembro o jogo classificativo para terceiro e quarto. Entre 11 e 13 do mesmo mês a final propriamente dita, igualmente à melhor de três, com o respectivo vencedor a ser declarado campeão nacional e representante de Moçambique na edição de 2009 da Taça dos Campeões de África.

15 julho 2008

CABO VERDE : Cabo Verde perde com Nova Zelândia no primeiro jogo do pré-olimpico

A Selecção de Basquetebol de Cabo Verde perdeu em Atenas (Grécia), esta manhã, 14, contra a selecção da Nova Zelândia por 77-50 o primeiro jogo do torneio pré-olimpico de qualificação para os Jogos Olímpicos de Pequim. Os pupilos de Kula Monteiro e Rico, que demonstraram algum nervosismo durante o jogo contra os neo-zelandeses, fazem o seu segundo jogo amanhã, 15, frente à poderosa Alemanha.

Em declarações a Moisés Évora, enviado especial da Rádio de Cabo Verde a Atenas, o técnico Kula Monteiro afirmou-se “orgulhoso” dos seus jogadores porque “batemo-nos com eles e o resultado mostra que os neo-zelandeses não são assim tão superiores a nós”.

A vantagem da Nova Zelândia foi ter revelado ser “uma equipa extremamente coesa e organizada”, enquanto Cabo Verde demonstrou algum nervosismo e, consequentemente, foi perdulária durante quase toda a partida. Nervosismo que Kula Monteiro entende ser normal numa competição de “nível mundial”.

“Estamos a participar pela primeira vez numa prova deste nível e os nossos jogadores acusaram a pressão e o nervosismo normal para o primeiro jogo e os nossos melhores lançadores não conseguiram fazer aquilo que sabem fazer muito bem”, explica Kula Monteiro, para quem esta é “uma boa selecção. Precisamos apenas trabalhar mais e ter melhores condições de trabalho”.

“A FCBB fez um grande trabalho nesse sentido, mas para jogar a este nível há que ter mais ainda. O povo de Cabo verde deve por isso ajudar esta selecção para que no futuro possamos nos preparar melhor”, declara o coach Kula Monteiro.

Para já, o próximo adversário de Cabo Verde é a Alemanha, quarto no ranking da FIBA. “Embora a Alemanha seja superior à nossa selecção, pela minha experiência como coach, posso dizer com certeza que amanhã vai ser diferente”, afiança Kula Monteiro

MOÇAMBIQUE : Basket Show: Polana e Matola já estão nas “meias”

AS escolas secundárias da Polana e Matola, ambas no Grupo 1, apuraram-se para as meias-finais do “Basket Show” ao vencer Zedequias Manganhela, por 31-28, e Zona Verde, por 31-22, respectivamente, em partidas da segunda jornada da fase de grupos. Ambas formações somaram a segunda vitória consecutiva, o que faz com que estejam empatadas na liderança com quatro pontos.

Zedequias Manganhela e Zona Verde, com dois pontos cada, ficaram afastadas da luta pelo mais desejado troféu da bola ao cesto a nível estudantil. Polana e Matola irão decidir na próxima jornada quem irá terminar em primeiro no grupo quando se defrontarem na terceira e última jornada.

Já os estudantes da Francisco Manyanga, que precisavam de uma vitória para se qualificarem para as “meias”, viram gorados os seus intentos, ao perderem com o Noroeste I, por 28-31, em desafio pontuável para o Grupo B.

A Manyanga terá agora que bater na próxima jornada o detentor do troféu, o Estrela Vermelha, se quiser seguir em frente. O embate entre Estrela e Colégio Kitabu não se realizou devido à partida que se realizou entre um misto de Maputo e uma equipa norte-americana, em seniores masculinos.

Este embate ficou adiado para amanhã, a partir das 18.00 horas, no pavilhão do Maxaquene, palco que acolhe este mega evento.
Em caso de vitória, o Estrela Vermelha transita para as meias-finais, enquanto o Kitabu somaria o segundo desaire e ficaria fora do despique pelo troféu.

MOÇAMBIQUE : TAÇA DOS CAMPEÕES DE ÁFRICA: Esplendor de Sua Majestade!

UMA situação insólita foi vivida na noite de sexta-feira, no pavilhão do Estrela Vermelha. Havia sido concluída a derradeira partida da fase de qualificação para a Taça dos Campeões de África em Basquetebol de Seniores Femininos. Depois de um desafio altamente bem disputado e onde a extraordinária classe das intervenientes – particularmente das “alvi-negras” – veio ao de cima, o 1º de Agosto ganhara por uma margem de dois pontos (52-50). No entanto, não havia festa nenhuma. Nem nas quatro linhas nem nas bancadas. Provavelmente, somente o Desportivo conjecturava que tinha transitado para Nairobi. Quanto aos outros, ninguém sabia rigorosamente nada. O público não arredava-pé, questionava os jornalistas e estes, por seu turno, aguardavam pelas intermináveis contas dos homens da FIBA-África, que, entre os três candidatos ao apuramento, acabaram ditando o afastamento do Ferroviário, numa jornada marcada pela ausência dos habituais festejos e garrafas de champanhe da ocasião.

À partida sabia-se que a discussão seria entre o triunvirato que no campeonato transacto ocupou os três primeiros lugares: Desportivo, 1º de Agosto e Ferroviário, para somente duas vagas. Trata-se de equipas que se conhecem perfeitamente, não somente por via da Taça dos Campeões como também através das selecções moçambicana e angolana, dado que as suas principais atletas fazem parte das equipas nacionais. Os outros dois participantes na prova, designadamente Desportivo de Maculusso, de Angola, e JBC, do Zimbabwe, não passavam de meros figurantes, com a sua presença a resumir-se à busca da experiência em competições desta natureza.

Face à delicadeza da prova, enquanto as angolanas praticamente investiram no plano interno, com o 1º de Agosto a ir buscar novamente a cabo-verdiana Crispina Correia, desta vez mais pesada e bastante lenta nos movimentos, as moçambicanas primaram pelo esmero, senão vejamos: as campeãs africanas apostaram em Pauline Akonga (congolesa), que já envergou a camisola “locomotiva”, e em Salimata Diatta (senegalesa), duas jogadoras que neste campeonato foram autênticas maravilhas. Mais: Deolinda Ngulela e Diara Dessai para complementar a coroa, num time onde Nazir Salé, apesar da clara falta de alternativas – Anabela Cossa, Cátia Halar, Valerdina Manhonga e pouco menos – teve o mérito de, humildemente, saber gerir a equipa e acima de tudo explorar ao máximo as suas capacidades.

Já o Ferroviário, que em Outubro de 2007 tinha visto o seu grande investimento cair em saco roto, não quis variar nas suas opções, ao voltar à “Pátria do Básquete” para ir buscar Alendra Brown, bem mais aprumada que a anterior, para além de Clarisse Machanguana e Nika Gemo, formando assim uma verdadeira constelação de estrelas, ao se juntarem a Deolinda Gimo, que preferiu regressar após fracassar o seu desejo de envergar o “jersey” do Desportivo, Zinóbia Machanguana, Ruth Muianga, Carla Silva, Nádia Zucule, entre outras. Com tanto luxo, onde residiu o descalabro de Carlos Aik? Não terá sido traído pela crise de abundância, considerando que com este esquadrão ganha-se o Campeonato Africano sem pestanejar?

NOITE INCRÍVEL

À excepção dos desequilibrados encontros com Desportivo de Maculusso e JBC, a prova foi essencialmente caracterizada por partidas espectaculares. Os três candidatos à transição foram vincando a sua personalidade competitiva, proporcionando aos espectadores momentos verdadeiramente inolvidáveis. Não estava ali em disputa propriamente o título, mas tinham a consciência de que o caminho para se alcançar esse desiderato passava por este evento que, por força do regulamento, deixaria fora do campeonato uma das melhores formações do continente, a menos que a FIBA-África decida repescar o terceiro classificado.

Depois de alguns despiques para as provas internas, Desportivo e Ferroviário encontraram-se logo na jornada inaugural, travando um diálogo que contribuiu decisivamente para a excelente propaganda desta Taça dos Campeões. Viu-se que “alvi-negras” e “locomotivas”, dois conjuntos que perfeitamente se encaixam uma para a outra, sabem jogar, de uma certa forma, quando se trata de competições nacionais, e doutra forma, aos mais alto nível, perante uma responsabilidade africana. A astúcia de Nazir Salé veio outra vez à tona e confirmou a supremacia da sua equipa nos confrontos com o seu rival nas competições continentais, ganhando por 79-70 e Carlos Aik a falhar a vingança.

No entanto, o Ferroviário não atirou a toalha ao chão. Isto é, sabendo que as portas de qualificação para a capital queniana permaneciam abertas de par em parte, organizou-se melhor para o grande embate seguinte, diante do 1º de Agosto. Foi uma partida onde as verde-e-brancas mostraram as suas reais e indiscutíveis capacidades, confundindo as angolanas. O triunfo (64-59) assentou-lhes como uma luva não mão.

Para o derradeiro dia estavam, assim, criadas as condições para uma espectacular noite de evocação da nossa moçambicanidade, pois, ganhando o Desportivo ao 1º de Agosto, independentemente da diferença pontual que se verificasse, as angolanas ficavam pelo caminho e as duas equipas nacionais seguiam em frente. É verdade que não era nada líquido que as “alvi-negras”teriam a vitória garantida, já que as “militares”do país irmão também lutariam por ela, na perspectiva de apuramento, mas todos os prognósticos e conjecturas dos nossos amantes da bola-ao-cesto apontavam exactamente para aí mesmo.

FANTASMAS NA DECISÃO


Nas quatro linhas, as campeãs africanas não quiseram deixar os seus créditos por mãos alheias. Sempre comandaram o jogo e o marcador, por uma margem de 10 pontos, apesar da forte réplica oferecida pelas angolanas. Com mais e melhores soluções atacantes, o Desportivo nunca chegou a dar mostras de que fosse baquear precisamente na ponta final, a escassos segundos da buzina. Os dois conjuntos tiveram incríveis perdas de bola, mas, no essencial, pela forma como controlavam os acontecimentos, as “alvi-negras” praticamente tinha o triunfo nas mãos.

Só que, inexplicavelmente, a dada altura começaram a permitir uma perigosa aproximação das angolanas, senão vejamos: 46-46 a 3.20 minutos do fim, 46-48, 48-48, 48-50, 50-50 e, finalmente, 50-52. Aparentemente, podia parecer um jogo combinado ou, então, os fantasmas da decisão ofuscassem o brilho de Sua Majestade. Porque a quebra do Desportivo aconteceu de forma abrupta, para alguns espectadores, haverá gato com o rabo escondido de fora, com o propósito de “tramar”o Ferroviário, em consequência das desinteligências entre os dois clube – caso Deolinda Gimo de permeio -; e, para outros, tratou-se de uma vitória natural do 1º de Agosto, mercê do seu esforço no momento decisivo da contenda, pois, argumentam, de maneira nenhuma as “alvi-negras”entrariam em conluio para deixar em terra as suas compatriotas.
Seja como for, a verdade manda dizer que, objectivamente, o Desportivo tinha estrutura e condições para ganhar aquela partida à vontade. Agora, por que não o fez? Por enquanto, muitas especulações são avançadas, porém, nós preferirmos aguardar pela verdade – se é que algum dia virá ao de cima, tal como o azeite…

* Alexandre Zandamela

13 julho 2008

CABO VERDE : Pantera organiza Torneio de basquetebol Feminino no Sal

A equipa de basquetebol do Pantera Negra organiza esta fim-de-semana um Torneio de Basquetebol no escalão seniores femininos, que conta com a participação de equipas de Santiago, S.Vicente e do Sal.

O Torneio visa dinamizar o basquetebol feminino no Sal e conta com a participação de três equipas da ilha, a anfitriã Pantera, Pretória e Liceu Velho. A representar S.Vicente está a equipa da Enapor e da Praia só veio a equipa campeã nacional, o Seven-Stars, uma vez que a equipa do ABC declinou o convite. O referido Torneio conta com o patrocínio da Sonangol, da Câmara Municipal do Sal e da Murdeira.Hoje, ultimo dia do Torneio realizar-se-á um clinic entre as crianças do mini-basquetebol e as jogadoras presentes.

ANGOLA : 1º de Agosto consegue apuramento à fase final da Taça dos Campeões

A equipa sénior feminina do 1º de Agosto conseguiu, em Maputo, o apuramento para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos de basquetebol, que se disputará em Nairobi, Quénia. Na derradeira jornada da fase de qualificação, as angolanas derrotaram o Desportivo de Maputo por 52-50.Depois de o Desportivo ter derrotado o Ferroviário e este, por sua vez, vencido o 1º de Agosto, na partida de sexta-feira foram as angolanas as mais felizes e esclarecidas. O Desportivo, comandado por Nazir Salé, fez um jogo de grande nível. Teve tudo quanto quis para triunfar, só que, à hora da buzina, dois pontos favoráveis às angolanas semearam uma verdadeira confusão entre os espectadores, no Pavilhão do Estrela Vermelha, enquanto os homens da organização se desdobravam em infinitas contas que só eles conhecem. No final, ficou concluído que seguem em frente, na Taça dos Campeões Africanos, Desportivo e 1º de Agosto, enquanto o Ferroviário, pelo segundo ano consecutivo, via o seu sonho continental ruir. Bem no jogo exterior, sobretudo por parte da congolesa Pauline Akonga, as “alvi-negras” em nenhum momento quiseram entregar a iniciativa do jogo às angolanas, de modo a não correrem riscos desnecessários. Foi assim que, para a sua tranquilidade, optaram por manter sempre uma margem acima dos nove pontos, somente quebrada nalguns momentos de desacerto, com perdas de bolas infantis. O 1º de Agosto tinha a vantagem de alternar constantemente a sua equipa, enquanto o Desportivo praticamente mantinha as mesmas atletas: Pauline, Salimata, Deolinda, Anabela e Cátia. No banco, Nelito mantinha importantes pedras como Valerdina e Diara. Todavia, quando, no final do segundo período, optou por fazer entrar Diara, o jogo das moçambicanas alterou profundamente. As suas magníficas combinações com Deolinda punham o estádio em delírio, e a equipa construía uma vitória de forma adulta e destemida. A questão da dupla qualificação moçambicana começou a complicar-se na parte final do desafio. Pela primeira vez as angolanas empatam a partida (46-46), a 3m20 segundos. A partir daí, a incerteza pairou no ar, embora algumas pessoas acreditassem numa clara vitória “alvi-negra”, a avaliar por aquilo que tinha apresentado. Depois de uma sequência de empates, o 1º de Agosto acabou por chegar ao fim com uma vitória de 52-50.

12 julho 2008

ANGOLA : Enea-campeões procuram 1ª vitória

Depois de ter perdido na última terça-feira frente à selecção de esperança de Espanha, por 77-75, a pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos que prepara a sua participação nos Jogos Olímpicos de Pequim, de Agosto próximo, procura logo mais, a partir das 21h00 locais, em Sevilha, 20h00 de Angola, a sua primeira vitória diante da selecção de Sub-20 de Espanha, em desafio de carácter amistoso. Abdel Moussa Bouckar, atleta que falhou o primeiro amistoso, devido a uma lesão na região da tíbio-tarsíca da perda esquerda, poderá constar das opções do seleccionador nacional, Alberto de Carvalho “Ginguba”, para o embate de mais logo, recuperado que está da mazela que o apoquentava. Ontem, no penúltimo treino, os pupilos de Alberto de Carvalho “Ginguba” privilegiaram os aspectos técnicos e tácticos bem como as transições rápidas defesa ataque. Hoje, no período matinal, a pré-selecção nacional realiza a última sessão correccional, tendo em atenção o prélio de mais logo, onde a vitória passa a ser a grande meta. “Ginguba” procura nesta altura, o esqueleto base para os Jogos Olímpicos de Pequim, onde o objecto é a melhoria do décimo primeiro lugar. Recorde-se que, Angola figura no grupo “B” dos jogos, juntamente com as selecções dos Estados Unidos da América, Espanha, China, sendo que as outras duas selecções saíram do torneio pré-olímpico que arranca já na segunda-feira, na Grécia.

MOÇAMBIQUE : “Baskete Show”: Quarteto espreita meias-finais

AS Escolas Secundárias da Polana e Matola, no grupo 1, Estrela Vermelha e Francisco Mayanga, no grupo 2, podem garantir o apuramento para as meias-finais da sensacional prova estudantil “Baskete Show”, quando, na tarde de hoje, no pavilhão do Maxaquene, disputar-se a segunda jornada.

Este quarteto saiu vitorioso na jornada inaugural pelo que precisa de mais um triunfo para estar nas “meias”. O Estrela Vermelha, detentor do troféu, parece ter a missão mais facilitada, já que defronta, a partir das 14.00 horas, o Colégio Kitabu, teoricamente a equipa mais fraca em prova.

O mesmo já não se pode dizer em relação à Francisco Mayanga que terá como adversário a Noroeste 1. Este encontro tem início previsto para as 16.00 horas e conta para a mesma série.

Os estudantes da Mayanga têm sido uma das grandes surpresas deste mega-evento, não só pela vitória surpreendente frente à Estrela Vermelha, na primeira fase, a de grupos, mas pela regularidade que vem demonstrando, aliás, é uma das equipas que ainda não perdeu nesta competição.

Matola, outra formação que soma por vitórias os jogos realizados, bate-se, a partir das 15.00 horas, com a Zona Verde. Este deverá ser um dos jogos mais equilibrados da ronda, visto defrontarem-se conjuntos do mesmo nível.
A abrir a ronda, a Escola da Polana, que na jornada inaugural bateu de forma algo surpreendente a Zona Verde, por 30-26, joga com Zedequias Manganhela. Este encontro começa ás 13.00 horas e marcará a abertura de uma jornada que se adivinha seja caracterizada por muito fervor dentro do campo e animação nas bancadas.

MOÇAMBIQUE :TAÇA DOS CAMPEÕES DE ÁFRICA: Desportivo entrega ouro às angolanas

AFINAL, por que as contas, aparentemente fáceis, acabaram sendo complicadas e mesmo fatais para o sonho dourado do Ferroviário? De folga precisamente na derradeira jornada, o dia de ontem terá sido o de maior pesadelo para as “locomotivas”, que, acompanhando o desenrolar dos acontecimentos, segundo a segundo do decisivo embate entre Desportivo e 1º de Agosto, durante os cerca de 40 minutos da contenda ter-se-ão convencido de que a sua presença na fase final de Nairobi era apenas uma questão de mera formalização, pois já estava garantida. Puro engano! É verdade que as “alvi-negras”lideraram o marcador durante todo o jogo, mas, no momento da verdade, a escassos segundos do epílogo, entregaram o ouro às angolanas, ganhando por 52-50, para total desconsolo das verde-e-brancas.

Depois do Desportivo ter derrotado o Ferroviário e este, por sua vez, vencido o 1º de Agosto, na partida de ontem, somente se falava do “se”. Aventavam-se todo o tipo de probabilidades, mas, pelo que se foi vendo pelo seu à vontade, a turma de Nazir Salé é a que mais despreocupada estava. Fez uma partida de grande nível, teve tudo quanto quis para triunfar, só que, à hora da buzina, dois pontos favoráveis às angolanas semearam uma verdadeira confusão entre os espectadores, no Pavilhão do Estrela Vermelha, enquanto os homens da organização se desdobravam em infinitas contas que só eles conhecem, até que se concluiu que seguem em frente, nesta Taça dos Campeões de África em Basquetebol de Seniores Femininos, Desportivo e 1º de Agosto, enquanto o Ferroviário, pelo segundo ano consecutivo, via o seu sonho continental ruir.

Bem no jogo exterior, sobretudo por parte da congolesa Pauline Akonga, as “alvi-negras”em nenhum momento quiseram entregar a iniciativa do jogo às angolanas, de modo a não correrem riscos desnecessários. Foi assim que, para a sua tranquilidade, optou por manter sempre uma margem acima dos nove pontos, somente quebrada nalguns momentos incompreensivelmente de desacerto, com perdas de bolas infantis. O que ia valendo, no entanto, é que também as adversárias se atabalhoavam e a desejada aproximação acabava por não acontecer.

O 1º de Agosto tinha a vantagem de alternar constantemente o seu time, enquanto o Desportivo praticamente mantinha as mesmas atletas: Pauline, Salimata, Deolinda, Anabela e Cátia. No banco, Nelito mantinha importantes pedras como Valerdina e Diara. Todavia, quando, no final do segundo período, optou por fazer entrar Diara, o jogo das moçambicanas alterou profundamente. As suas magníficas combinações com Deolinda punham o estádio em delírio, e a equipa ia construindo uma vitória de forma adulta e destemida.

A questão da dupla qualificação moçambicana começa a complicar-se na parte final do desafio. Pela primeira vez as angolanas empatam a partida (46-46), a 3.20 minutos. A partir daqui, a incerteza paira, embora algumas pessoas acreditassem numa clara vitória “alvi-negra”, a avaliar por aquilo que tinha apresentado. Depois de uma sequência de empates, o 1º de Agosto acaba chegando ao fim com uma vitória por 52-50.

* Alexandre Zandamela

11 julho 2008

CABO VERDE : Tudo a postos para o Torneio Pré-Olímpico de Atenas

O presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB), Kitana Cabral, fez ontem, 10, o anúncio oficial da participação da selecção no Pré-Olímpico da Grécia. Cabral agradeceu a todos os cabo-verdianos, “desde o simples cidadão até os dirigentes do país, pelo carinho, interesse e apoio à selecção e FCBB”.

O combinado nacional segue hoje, 11, para Atenas, onde deve chegar por volta das 16h, horário local. Já os dirigentes da FCBB, que vão acompanhar a delegação, desembarcam no sábado, 12. “Quero dizer a Cabo Verde inteiro que o projecto olímpico é de todo o país. O basquetebol cabo-verdiano está com os dois pés em Atenas para defender e elevar nossas cores no mais alto patamar mundial da modalidade”, ressalta Cabral.

Dívidas a sanar

De acordo com o presidente da FCBB, alguns custos do estágio preparatório e do torneio em si não foram cobertos. Portanto, o governo deve entrar com mais verbas. “Com o apoio do gabinete do presidente da República, do primeiro-ministro, de alguns cidadãos anónimos e das empresas, conseguimos angariar um valor acima de 17 mil contos. O Estado, na primeira fase, entrou com 2500, mas no novo orçamento que fizemos, de 27 mil contos, o governo vai dar o dinheiro que falta”.

Kitana Cabral lembra que a FCBB garantiu aos credores que pagará as dívidas até a volta de Atenas. Para isso, membros da entidade terão um encontro com o primeiro-ministro para solicitar verbas.

Surpresa na qualificação

Quanto ao desempenho dos jogadores crioulos na qualificação, Cabral está optimista. “Temos feitos jogos e os resultados são bastante animadores. Confiamos muito, pois acreditamos que poderemos ser uma surpresa no torneio”.

O aprimoramento técnico e do entrosamento da equipa nas vésperas da competição também foi explicada por Cabral. “Falámos num orçamento de 44 mil contos e as pessoas o acharam exagerado. Mas ele foi estipulado para abranger desde a chegada dos atletas do Afrobasket de Angola até agora. Como não pudemos cumprir todo o programa, houve falhas, mas estas partidas amigáveis foram justamente para dar entrosamento à equipa”.

Cabo Verde venceu seu último desafio, a selecção do Líbano, por 90 a 88, na tarde ontem, em Paris.

CABO VERDE : Cabo Verde joga hoje contra Líbano

A selecção cabo-verdiana de basquetebol, que se encontra em estágio de preparação para o Torneio Pré -Olímpico de Atenas, joga hoje, quinta-feira, contra a sua congénere do Líbano, no seu primeiro ‘sério’ desde que se encontra em Paris, França.

Cancelado o Torneio Internacional que a Federação Cabo-verdiana de Basquetebol deveria realizar em Paris devido à desistência dos Camarões, Medalha de Prata no Afrobasket, selecção que também se prepara em França para o Pré Olímpico, Cabo Verde testou e com sucesso os seus esquemas tácticos frente a equipa uma Liga Pró B da França, Nanterre (98/65) e uma outra constituída por basquetebolistas africanos que evoluem nos campeonatos da França.

O estagio da selecção em Paris, que iniciou nos primeiros dias de Julho, termina sábado próximo, altura em que o combinado nacional ruma para Atenas, Grécia, onde irá tentar a qualificação para os Jogos Olímpicos de Beijing, na China, que acontece em Agosto.

Neste torneio de qualificação, que se disputa entre 14 e 20 do corrente mês de Julho, a selecção de Cabo Verde terá como concorrentes directos as equipas nacionais da Nova Zelândia e da Alemanha, equipas representativas da Europa e da Oceânia.

ANGOLA : Lesão de Abdel Bouckar pode ser debelada nas próximas horas

O poste do 1º de Agosto e da Selecção Nacional, Abdel Moussa Bouckar, dois metros e dois centímetros, poderá integrar nas próximas 48 horas, o grupo de trabalhos que amanhã, sábado, defronta em Sevilha, a selecção de Sub-20 de Espanha. Bouckar falhou o amistoso de quarta-feira frente à selecção de esperança daquele país, devido a uma entorse na região da tíbio-társica do pé esquerdo. Agostinho Matamba, médico da Selecção Nacional, em declarações ao Jornal dos Desportos assegurou que o poste, que ontem mesmo fez uma ressonância magnética para se fazer o diagnóstico final, poderá integrar o grupo de trabalho. “O Abdel Bouckar poderá integrar o grupo nas próximas 48 horas. Hoje (ontem), o atleta foi submetido a uma ressonância magnética a fim de termos o diagnóstico final da sua recuperação”.Sessões de fisioterapia têm dominado o programa de recuperação do jovem atleta, uma das apostas do seleccionador nacional, Alberto de Carvalho “Ginguba”, para os Jogos Olímpicos de Pequim. Questionado sobre uma provável ausência do jogador nos Jogos Olímpicos de Pequim, o médico do cinco nacional afirmou que esta questão está fora de hipótese. “Abdel vai recuperar, aliás, a equipa médica já reuniu com os técnicos e demos esta garantia”. Amanhã, sábado, a pré-selecção nacional realiza o seu segundo amistoso desta, frente à selecção de Sub-20 de Espanha, depois de na quarta-feira ter perdido com a selecção de esperança de Espanha, por 77-75.A pré-selecção nacional deve deixar o Reino de Espanha, em princípio, no próximo dia 16, rumando para o continente asiático a fim de participar nas taças Borislav Stankovic e Diamante.

MOÇAMBIQUE : Campeonato de Seniores Masculinos em Basquetebol : Académica sob ameaça real

VERDADEIRAMENTE surpreende nesta sua estreia na alta competição basquetebolística nacional, a Real Sociedade constitui uma ameaça à Académica, no confronto entre si aprazado para amanhã às 16.30 horas no pavilhão do Estrela Vermelha. Trata-se de um dos encontros da nona jornada do Campeonato de Seniores Masculinos da Cidade de Maputo, que vem conhecendo muita emotividade, sobretudo pelo facto de somente os cinco primeiros se apurarem para a fase regional da Liga Vodacom.

Depois do desafio entre Real Sociedade e Académica estarão em campo Costa do Sol e Maxaquene, a partir das 18.00 horas, num jogo que se perspectiva bastante disputado, pois os “canarinhos”, que este ano apresentam um time melhor estruturado do ponto de vista competitivo, enfrentarão os “tricolores” de peito aberto.

Outras duas partidas estão igualmente agendadas para amanhã. Trata-se do Desportivo-Conseng (18.30), no recinto dos “alvi-negros”, e do Bela Rosa-Eagles (19.30), no pavilhão do Maxaquene.
Entretanto, em alguns dos últimos jogos disputados destaque para a primeira vitória da Bela Rosa no campeonato, pela marca de 40-36, frente ao Aeroporto, para o gáudio da rapaziada de Narciso Nhacila. Desportivo bateu Costa do Sol por 56-43 e Maxaquene obteve duplo triunfo: 97-43 perante o Eagles e 75-55 frente à Real Sociedade. Conseng derrotou Bela Rosa por 79-49 e Académica ficou a apenas um ponto da centena (99-39) face ao Eagles.

MOÇAMBIQUE : TAÇA DOS CAMPEÕES DE ÁFRICA: Vamos nessa, “alvi-negras”!

SÃO reconhecidamente nossas amigas. Irmãs. Camaradas. Partilhamos um passado e uma língua comuns. No entanto, senhoras e senhores, a rivalidade entre nós e elas é tal que, sinceramente, seria com muito gosto – e um prazer enorme para nós - se estivessem fora da fase final da Taça dos Campeões de África em Basquetebol de Seniores Femininos, a realizar-se em Dezembro próximo, em Nairobi. Desenganem-se, porém, os que acham que temos aversão pelas angolanas.

Nada disso! O facto, objectivamente, é o seguinte: o infortúnio do 1º de Agosto é o sucesso do Ferroviário e, assim, com a qualificação praticamente já garantida do Desportivo, teríamos dois representantes na etapa decisiva marcada para a capital queniana, aumentando-se, por via disso, as possibilidades de o título continental voltar a habitar a Pérola do Índico.

Sem quaisquer tendências xenófobas, antes pelo contrário, reconhecendo o alto valor competitivo que detém o campeão angolano, constituído maioritariamente por atletas da sua selecção, hoje, a moçambicanidade deve falar mais alto, deixando-se de lado a “guerra de comadres” que ultimamente vem caracterizando os confrontos entre Desportivo e Ferroviário, dentro e fora das quatro linhas. Uma guerra que não serve rigorosamente a ninguém, até porque as atletas são amigas e colegas da selecção, muito antes de Deolinda Gimo – o epicentro de todo o imbróglio – pensar em se transferir das “locomotivas” para as “alvi-negras”e da sua marcha-a-ré.
A assistir o jogo da bancada, esta noite, a partir das 20.45 horas, no pavilhão do Estrela Vermelha, o Ferroviário, querendo ou não, terá que torcer pelo triunfo do Desportivo sobre o 1º de Agosto, pois somente dessa forma carimbará o passaporte para Nairobi. A formação de Carlos Aik, que na jornada inaugural perdeu (70-79) diante das “alvi-negras”, está claramente dependente da inspiração, que se espera à medida da grandeza do desafio, da turma de Nazir Salé, cujas exibições têm sido a todos os títulos extraordinárias, mostrando que se mantém fiel à sua cartilha de grande campeã de África.
“ÁGUIA” MARAVILHOSA

Maputo, Sexta-Feira, 11 de Julho de 2008:: Notícias


A despeito da integração de atletas como Pauline Akonga (congolesa), Salimata Diatta (senegalesa) e as moçambicanas Deolinda Ngulela e Diara Dessai, a equipa revela uma homogeneidade fora de série, os movimentos ofensivos são efectuados com uma perfeição extraordinária, caindo os pontos com toda a naturalidade. Anabela Cossa, Valerdina Manhonga, Cátia Halar, Filomena Micato, Odélia Mafanela, entre outras, mesmo com os reforços, conhecem-se de cor e salteado e, confessemos, a “águia” está verdadeiramente uma maravilha.

Mas terá pela frente um conjunto que faz as delícias dos angolanos. O 1º de Agosto é um conjunto bastante forte, matreiro e bem estruturado tacticamente. Todavia, tal como todos os angolanos, não encara uma situação de estar a perder. Em desvantagem significativa, a sua capacidade de reacção definha e todo o seu jogo entra numa grande complicação. Nazir Salé e suas jogadoras sabem disso, com o exemplo elucidativo da final de Outubro transacto. Domitília Ventura, Bárbara Guimarães, Crispina Correia e Nacissela Maurício são algumas das artistas a ter em atenção, até porque, esta noite, certamente que pretenderão fazer o “ajuste de contas”.

A anteceder este grande desafio, no dia do epílogo da prova, estarão frente-a-frente as modestas formações do Desportivo de Maculusso, de Angola, e do JBC, do Zimbabwe, a partir das 18.45 horas.
Entretanto, ontem, as formações moçambicanas tiveram uma jornada de autêntico passeio, com as “locomotivas”, inclusive, a chegarem à “chapa cem”, ao baterem o JBC pela marca de 105-41, enquanto o Desportivo derrotava o Desportivo de Maculusso por 72-47. No triunfo do Ferroviário, Clarisse Machanguana anotou 20 pontos, Deolinda Gimo e Alendra Brown 18 cada. Pauline Akonga, com 28 pontos, foi a melhor marcadora das campeãs africanas, seguida de Diara Dessai com 17, numa partida em que também merece referência o facto de a angolana Felizarda Jorge ter feito 24 pontos.

QUADRO DE RESULTADOS
Desportivo-Desportivo de Maculusso (72-47)
JBC-Ferroviário (41-105)

JOGOS PARA HOJE
18.45 – Desportivo de Maculusso-JBC
20.45 – Desportivo-1º de Agosto

* Alexandre Zandamela

ANGOLA : Derrota no primeiro amistoso em Espanha

A selecção nacional de basquetebol sénior masculina perdeu quarta-feira, em Madrid, diante do conjunto espanhol de esperança, por 73-75, na sua preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008.
Ao intervalo, os angolanos perdiam por 40-42, segundo noticiou hoje a rádio-5, canal desportivo da Rádio Nacional de Angola.
Na Espanha há 17 dias, a selecção nacional, orientada tecnicamente por Alberto de Carvalho, prevê realizar mais quatro jogos com adversários a indicar.
A selecção deverá competir, antes dos Jogos Olímpicos, nas taças Borislav Stanckovic, na China, e Diamante, em Macau.
Estão ao serviço do “cinco” angolano os atletas Kikas Gomes, Olímpio Cipriano, Carlos Almeida, Armando Costa, Felizardo Ambrósio, Vlademir Ricardino, Abdel Bouckar, Eduardo Mingas, Milton Barros, Victor Muzadi, Luís Costa, Carlos Morais, Domingos Bonifácio, Leonel Paulo, Francisco Horácio, Idelfonso Quiteculo, Divaldo Bunga e Emanuel Neto.

10 julho 2008

CABO VERDE : Mais uma vitória da selecção nacional de basquete em Paris

Prestes a estrear no Torneio Pré-Olímpico de Atenas, Grécia, na próxima segunda-feira, 14, contra a Nova Zelândia, a selecção nacional de basquete venceu mais um jogo amigável. A vítima da vez foi um combinado de basquetebolistas africanos que actuam na liga francesa. O marcador apontou 107 a 73 em Paris.

Cabo Verde finaliza o estágio preparatório enfrentando o combinado do Líbano hoje, 10. Os jogadores e comissão técnica seguem para a Grécia amanhã, 11. O presidente da Federação Cabo-verdiana de Basquetebol (FCBB), Kitana Cabral, fez um balanço positivo do trabalho na Europa e declara-se confiante no apuramento para os JO. “Temos consciência da dificuldade que vamos encontrar, mas também sabemos do nosso valor, do trabalho desenvolvido. O embate contra a Nova Zelândia vai ser essencial, começarmos bem, com uma vitória”, diz.

Depois dos neozelandeses, a selecção enfrenta a Alemanha, terça-feira, 15, na competição internacional. Caso consiga a classificação para os quartos-de-final do Pré-Olímpico, os crioulos cruzarão com um dos integrantes do grupo A: Brasil, Líbano ou Grécia. A etapa eliminatória começa a 18 de Julho.

ANGOLA : 1º de Agosto perde com Ferroviário

O 1º de Agosto perdeu terça-feira última frente ao Ferroviário de Maputo por 63-57 em partida a contar para a terceira jornada da fase de qualificação da zona VI para a fase final da Taça dos Clubes Campeões em Basquetebol agendada para este ano. As previsões de que se assistiria a uma partida equilibrada ficaram vincadas com os dois conjuntos a demonstrarem o que valem até ao apito final. Ao intervalo, as campeãs angolanas perdiam por uma margem de cinco pontos, 41-36. Nacissela Maurício, tal como já havia acontecido contra o JBC do Zimbabwe, acabou por ser fundamental ao marcar 17 pontos. Ontem a prova registou a sua primeira pausa. O próximo adversário da turma de Raul Duarte será o Desportivo local, num jogo que pode definir a sorte das senhoras do "Rio Seco" rumo ao Campeonato Africano de clubes. O Grupo Desportivo O Maculusso, com saldo de duas derrotas, defronta hoje o Desportivo de Maputo.

ANGOLA : Angolanos averbam 1ª derrota no estágio pré-competitivo

A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos que se encontra a estagiar no Reino de Espanha, tendo em atenção a sua participação nos Jogos Olímpicos de Pequim, agendados para o próximo mês de Agosto, entre os dias oito e 24, perdeu ontem em Sevilha, por 77-75, frente a selecção de esperanças daquele país do velho continente, em partida de carácter amistoso. Ao intervalo, os angolanos perdiam por 43-40.Apesar da derrota sofrida, os pupilos de Alberto de Carvalho “Ginguba” conseguiram em algumas etapas do desafio o domínio do jogo, fundamentalmente no último quarto, onde venceram por 20-13. No primeiro período as equipas encontravam-se igualadas a 26 pontos. O extremo base do 1º de Agosto e da Selecção Nacional, Olímpio Cipriano, MVP da última edição do Campeonato Nacional da “bola ao cesto”, foi o melhor marcador do combinado nacional, ao anotar 21 pontos, em 23 minutos e 53 segundos de jogo, seguido de Joaquim Gomes “Kikas”, com 10 pontos, em 34 minutos. Carlos Morais e Armando Costa apontaram nove e oito pontos respectivamente. Por ser turno, Eduardo Mingas foi o melhor ressaltador da equipa nacional, com oito, sendo dois defensivos e seis ofensivos, seguido de Joaquim Gomes “Kikas”, com seis (2-4).

09 julho 2008

MOÇAMBIQUE : Taça dos Campeões Africanos : Nairobi cada vez mais perto dos moçambicanos

NAIROBI poderá ficar mais próxima do Desportivo e Ferroviário de Maputo que hoje defrontam, no pavilhão do Estrela Vermelha, o Desportivo de Maculusso, da Angola, e o JBC, do Zimbabwe, em partidas da quarta jornada de qualificação da zona VI para a fase final da Taça dos Clubes Campeões de África, a realizar-se em Nairobi, Quénia, em Dezembro do corrente ano.

Tanto os “alvi-negros” como os “locomotivas” têm a chance de continuar na senda de vitórias, visto que os adversários não deverão oferecer grande resistência, a julgar pela elevada supremacia dos conjuntos nacionais.

O Ferroviário será o primeiro a entrar em cena a partir das 16:00 horas, sendo que parte para este jogo super-moralizado, se se atender que vem de um triunfo frente à turma angolana do 1º de Agosto, o que lhe valeu a liderança da prova.

Contudo, o facto de o Ferroviário ter um jogo a mais em relação aos seus principais concorrentes, o Desportivo e 1º de Agosto, pode fazer com que por mais que ganhe hoje, possa ser alcançado no pódio, caso se verifiquem os seguintes cenários: O Desportivo vença hoje e perca amanhã, no encerramento da prova, frente ao 1º de Agosto. Isto faria com que o Ferroviário, Desportivo e 1º de Agosto terminassem empatadas com sete pontos. Se isso vier acontecer haverá empate também nos duelos entre o trio com o Ferroviário a ter supremacia sobre o 1º de Agosto, o Desportivo sobre o Ferroviário e o 1º de Agosto sobre o Desportivo.

Posto isto, teria que se recorrer à diferença de pontos marcados e sofridos, “cesto average”, motivo pelo qual, Desportivo e Ferroviário terão que se empenhar ao máximo para vencer os seus opositores de hoje pela maior margem possível.

Olhando numa outra perspectiva, uma dupla vitória das “alvi-negras” hoje frente ao seu homónimo de Maculusso e amanhã diante do 1º de Agosto, colocaria as duas equipas moçambicanas em Nairobi, ficando as angolanas de fora. O Desportivo ficaria em primeiro com oito pontos, seguido do Ferroviário com sete e 1º de Agosto com seis. Panorama que faz prognosticar uma sexta-feira explosiva quando Desportivo e 1º de Agosto esgrimirem forças.
Ferroviário
Ferroviário
EIS OS RESULTADOS DOS JOGOS

Maputo, Quinta-Feira, 10 de Julho de 2008:: Notícias


1ª JORNADA
Desportivo – Ferroviário (79-70)
1º de Agosto – Desportivo de Maculusso (80-34)

2ª JORNADA
1º de Agosto – JBC (64 - 40)
Ferroviário – Desportivo de Maculusso (94 - 40)

3ª JORNADA
JBC – Desportivo (95-65)
Ferroviário – 1º de Agosto (73-67)

ANGOLA : BAI apoia modalidade no Benfica do Lubango

Trinta mil dólares americanos foram disponibilizados pelo Banco Africano de Investimentos (BAI) para apoiar os escalões de formação em basquetebol do Benfica do Lubango, num período de dois anos, soube hoje a Angop.

O dinheiro visa, entre outros, a aquisição de material tendente a reactivação da modalidade nas classes masculina e feminina até a categoria de juniores, segundo o presidente cessante do clube, Cunha Velho.

O basquetebol no Benfica do Lubango é apenas praticado pelo escalão de cadete feminino (campeão nacional em 2005 e 2006).

Este ano, o clube iniciou um projecto de juniores que envolve trinta atletas em ambos os sexos.

ANGOLA : Selecção nacional testa com Espanha

A selecção nacional de basquetebol sénior masculina defronta esta noite, na Espanha, a selecção de esperança local, na primeira partida de preparação para os Jogos Olímpicos de Pequim-2008, a decorrer em Agosto, na China.

Em Madrid, onde se encontra desde o dia 23 de Junho, os campeões africanos deverão realizar cinco jogos de controlo com equipas ainda por indicar.

Antes dos Jogos Olímpicos, a selecção angolana disputa as taças Borislav Stancovick, na China, e Diamante, em Macau.

Constituem o conjunto nacional, orientado por Alberto de Carvalho, os atletas Kikas Gomes, Olímpio Cipriano, Carlos Almeida, Armando Costa, Felizardo Ambrósio, Vlademir Ricardino, Abdel Bouckar, Eduardo Mingas, Milton Barros, Victor Muzadi, Luís Costa, Carlos Morais, Domingos Bonifácio, Leonel Paulo, Francisco Horácio, Idelfonso Quiteculo, Divaldo Bunga e Emanuel Neto.

07 julho 2008

ANGOLA : 1º de Agosto vence Desportivo do Maculusso

A equipa sénior feminina de basquetebol do 1º de Agosto venceu domingo, em Maputo, o Desportivo do Maculusso, por 80-34, em partida da primeira jornada da fase preliminar de qualificação do zonal das Taça dos Clubes Campeões de África em basquetebol da categoria.

A equipa sénior do 1º de Agosto começou da melhor forma a sua participação na fase preliminar de qualificação zonal da Taça dos Clubes Campeões de África em basquetebol que se disputa em Maputo, capital de Moçambique.
No primeiro período, as militares saíram a vencer por uma diferença de 17 pontos, 33-16.
A equipa do Rio Seco, forte nas tabelas, entrou bem no jogo, forçando o Desportivo do Maculusso a perder muitas bolas, demonstrando assim a sua supremacia.

No outro desafio da jornada, o Desportivo de Maputo, detentor do título africano, derrotou o Ferroviário, também da capital moçambicana, por 79-70.
As "Alvinegras" de Maputo, com a senegalesa Salimata Diatta e a congolesa Pauline Akongo, criaram desequilíbrios na posição cinco. Na primeira parte, o desportivo saiu a vencer por uma diferença de dez pontos: 25-15.

Hoje, segunda-feira, o Ferroviário de Maputo defronta o Desportivo do Maculusso e o JBC do Zimbabwe mede forças com o Desportivo do Maputo.

06 julho 2008

ANGOLA : Prestação do Desportivo satisfaz dirigente

A prestação da formação sénior masculina de basquetebol do Clube Desportivo da Huíla no recém terminado campeonato nacional da modalidade foi considerada de positiva pelo responsável do departamento de basquetebol daquela agremiação, Nelson dos Santos. De acordo com o dirigente dos militares da 5ª Região Sul, esta prestação foi positiva na medida em que se conseguiu alcançar o sexto lugar na tabela classificativa geral da referida competição, com treze pontos. “O balanço é positivo, sendo a primeira vez que a equipa do Clube Desportivo da Huíla em basquetebol participa num campeonato nacional sénior”, aclarou. Segundo referiu Nelson dos Santos, como houve a necessidade de se criar na ocasião a equipa, tiveram que adquirir jogadores em alguns clubes em Luanda, principalmente os provenientes do Clube Central das Forças Armadas, o 1º de Agosto. Para a próxima época, sublinhou, perspectivam continuar a lutar para melhorar a classificação. Para tal, vão procurar melhorar o sector cinco (poste).

ANGOLA : Nonagésimos campeões africanos testam com a Espanha

A pré-selecção nacional de basquetebol em seniores masculinos que se encontra desde o pretérito dia 23 em Espanha, palco do estágio pré-competitivo, tendo em vista a sua participação nos Jogos Olímpicos de Pequim (China), a decorrer de 9 a 24 de Agosto próximo, defronta na próxima terça-feira a selecção “B” daquele país da península ibérica, naquele que será o primeiro teste da equipa. Em declarações ao Jornal dos Desportos, o seleccionador nacional, Alberto de Carvalho “Ginguba”, assegurou que os índices motivacionais do grupo estão em alta, pelo que espera realizar uma boa partida na próxima terça-feira, frente à selecção de esperança de Espanha. “Estamos a nos preparar convenientemente para os jogos de controlo que teremos daqui para frente. O primeiro acontece já na próxima terça-feira diante da selecção “B” de Espanha”.Apesar de resultado não estar em causa, o comandante do cinco nacional, espera que os seus pupilos apresentem uma postura dignificante, e no seu entender vão já ganhando a forma desportiva para o grande evento que se avizinha, no caso os Jogos Olímpicos de Pequim. “Nesta fase não estão em causa os resultados. Queremos formar um grupo bastante competitivo que possa ombrear de igual para igual com as demais selecções que estarão nos Jogos Olímpicos”.Recorde-se que, a Selecção Nacional figura no grupo “B” dos Jogos Olímpicos juntamente com as selecções dos Estados Unidos da América, Espanha, China, sendo que as outras duas selecções sairão do pré-olímpico masculino da Grécia.

05 julho 2008

CABO VERDE : Jovens deportados aumentam qualidade do basquete do Fogo

Ao LANCE Adilson “Dary” Rosa, 26 anos, um dos deportados que milita na equipa do Spartak de São Filipe, foi um dos destaques do Campeonato Regional do Fogo. Dary revela que partiu de Cabo Verde para a América com quatro anos. Pela família, soube da história do país natal e sempre que podia voltava ao arquipélago para rever os que tinha deixado para trás. Cresceu a praticar o desporto que sempre amou: o basquetebol.

Dary, um dos casos de sucesso no basquetebol, não conta os motivos da sua deportação, mas revela que “nada é pior na vida do que estar num lugar errado na hora errada e ser julgado por algo que não se fez”, referindo-se às causas do seu retorno ao arquipélago no ano 2000. Nos EUA, o jovem atleta e actual “poste” participou de diversas competições nas escolas e nos torneios BCBL/BNBL. “Em Cabo Verde jogo por amor à camisola, pois o basquete é uma modalidade que desperta competitividade e emoção. Por isso, dedico-me ao desporto”, confessa Dary.

Quanto à vida que leva no Fogo, Dary considera-a normal. “Não condeno ninguém que me discrimina por eu ser deportado. Pelo contrário, acho que quem faz isso é ignorante”, reitera. Sobre o tempo que dedica ao basquete, ele diz que é difícil conciliar o trabalho e os treinos. Mas, mesmo assim, dedica-se duas horas diárias. Mais, o poste da equipa de São Filipe acha que se agora ele tem um melhor relacionamento com as outras pessoas, deve esse facto ao desporto. É que “através dele, integrei-me de forma humilde e correcta”. Dary confia na disputa do Spartak no Campeonato Nacional, pois diz que a equipa está moralizada para fazer um bom torneio e tem condições de lutar pelo título. Adeptos e amantes de basquetebol também acreditam num bom desempenho da equipa do Spartak no Nacional. Para Le Roy Gonçalves, 39 anos, norte-americano que vive em São Filipe, “qualidade não falta à equipa do Fogo” e aqui, como “nos EUA, vejo jogos de basquete e gosto da modalidade. Para mim os jovens deportados estão a contribuir grandemente para o sucesso do basquete na ilha” considera.

LANCE acompanhou alguns treinos da equipa do Spartak, que divide a quadra com mais quatro juniores - Daniel, Domingos, Bruno e Elton. Eles são estudantes e praticam a modalidade há mais de dois anos. Para estes miúdos, os jovens deportados são referências como atletas.

Para o júnior Daniel, foram os atletas retornados dos EUA que trouxeram uma maior dinâmica e competitividade ao basquetebol do Fogo, com jogadas “lindas” e uma maior qualidade técnica e táctica. E se o sonho de todo o desportista é participar em campeonatos de grande nível, estes quatro jovens que, incansavelmente, treinam durante duas horas/dia, não fogem à regra. Só lamentam o facto de, como salienta Bruno, não existirem competições para a categoria júnior na ilha, pois assim podiam mostrar as suas qualidades. Entretanto, como adeptos, estes praticantes juniores desejam “boa sorte” à formação do Spartak e esperam que consigam trazer o troféu para casa. É que o “Spartak tem atletas de grande qualidade e ambição não lhes falta”, diz Bruno.

Spartak e ARBF agastam-se com atraso do Campeonato Nacional

Paulo Pina, o presidente da Associação Regional de Basquetebol do Fogo (ARBF) não esconde que está insatisfeito com o atraso no arranque do Campeonato Nacional. Uma situação que deixa também o Spartak apreensivo. Francisco Tavares, membro da direcção da equipa sanfilipense, lembra que em 2005 a sua equipa, então campeã da ilha, ficou de fora por razões “menos graves”, como foi o facto de ter entregue a ficha de inscrição fora do prazo estipulado.

E apesar de reconhecerem que a competição sem a presença da equipa de Santiago, perde, e muito, a competitividade, não deixam de lembrar à FCCB que caso voltem a acontecer situações do género com outras equipas e associações, devem ser-lhes dado o mesmo tratamento. Ou seja, esperam também o tempo suficiente para resolverem o problema e entrarem no campeonato todas as equipas participantes em pé de igualdade. Francisco Tavares, afirma categórico que a FCCB privilegia a equipa da capital, penalizando as das outras ilhas. Devido a este atraso, o dirigente do Spartak comenta que é notória a desmotivação de muitos jogadores, que não sabem a data exacta do arranque do Campeonato Nacional.

Nicolau Centeio

MOÇAMBIQUE : Jogos de encher o olho no “Baskete Show”

O “BASKETE Show” é uma verdadeira propaganda da bola-ao-cesto tendo como objectivo a promoção de novos talentos. É já uma marca de desporto a nível da juventude, que faz do mega-evento um momento de festa dentro e fora do campo. Hoje a prova ganhará outros níveis de empolgação com o início da segunda fase, sendo quase certo que o pavilhão do Maxaquene se torne muito pequeno para acolher aquela vibrante rapaziada.

O Estrela Vermelha, detentor do título, bate-se, a partir das 15.00 horas, com o Noroeste 1, em partida do Grupo “B”. Os estudantes do Estrela são favoritos a vencer, no entanto é preciso frisar que a Noroeste teve uma boa prestação na primeira fase e poderá ser um “osso” duro de roer.

Fazem parte desta série as formações da Francisco Manyanga e Colégio Kitabu, que às 13.00 horas, farão as honras de abertura. A rapaziada da Manyanga causou sensação, na fase anterior, ao ganhar o Estrela Vermelha, pelo que os adeptos desta competição estão atentos.

Francisco Manyanga e Estrela Vermelha são os principais candidatos a transitarem para as meias-finais.

No Grupo “A”, advinha-se muito equilíbrio, sobretudo no jogo que colocará frente-a-frente, a partir das 16.00 horas, a Escola Secundária da Matola e a da Zedequias Manganhela, enquanto a Zona Verde ombreia, às 14.00 horas, com Polana.

A Zedequias Manganhela e Matola, pelo que fizeram nos embates anteriores, são os potenciais favoritos a seguir para as “meias”
Josina Machel, Noroeste 2, Força do Povo e São Joaquim, que ficaram pelo caminho na primeira fase, disputarão a nona posição.

04 julho 2008

CABO VERDE : Selecção nacional de basquete vence o seu segundo desafio

A selecção nacional de basquetebol venceu seu segundo desafio preparatório para os Torneio Pré-Olímpico, em que estreia no dia 14 contra a Nova Zelândia. Os crioulos bateram o Nanterre, da Liga Pró B da França, por 98 a 69 em Paris, na tarde de ontem, 03.
A má notícia ficou por conta da lesão do capitão Marito. O atleta deixou o embate com uma entorse no pé direito. A equipa médica da selecção espera recuperá-lo o mais rápido possível para a disputa da qualificação olímpica. Hoje, 04, os atletas entram novamente em quadra para enfrentar um combinado da terceira divisão do país.

Cabo Verde prossegue em estágio na França, onde ainda participa, a partir do dia 07, de um mini-torneio internacional. Na competição, os combinados dos Camarões e da Líbano também vão actuar. Já na próxima quinta-feira, 10, os comandados de Kula e Ricó embarcam em definitivo para o território grego e quatro dias depois estreiam contra a Nova Zelândia em Atenas.

ANGOLA : Militares já respiram ares de Maputo

A equipa sénior feminina de basquetebol do 1º de Agosto encontra-se desde ontem na capital moçambicana, Maputo, onde a partir de amanhã, sábado, começa a competir no zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos da “bola ao cesto”. O Grupo Desportivo O Maculusso segue viagem apenas hoje, sexta-feira, para o país do Índico. Hoje, sexta-feira, as pupilas de Raul Duarte realizam duas sessões de treinos, sendo uma no período matinal e outra no período vespertino, onde o técnico militar vai aproveitar fazer as últimas correcções antes do início da competição. Apesar de reconhecer as dificuldades que irá encontrar na competição, o técnico principal da formação militar, Raul Duarte, afirmou que o objectivo é sem sombras de dúvidas alcançar o passe para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, a disputar-se em data e país a ser indicado pelo organismo que tutela a modalidade no continente berço da humanidade. Depois de ter sido destronado da coroa continental, em 2007, pela formação do Ferroviário de Maputo, a equipa do 1º de Agosto não pensa noutro resultado senão na conquista do troféu africano a nível de clubes. Seguiram ontem viagem, as seguintes atletas: Bárbara Guimarães, Ernestina Neto, Sónia Guadalupe, Isabel Francisco, Jacqueline Francisco, Nacissela Maurício, Ângela Cardoso, Maria Afonso “Manu”, Crispina Correina, Elisé Marcela, Sófia Capinga, Dumitila Ventura, e Astride Vicente.

Desportivo O Maculusso faz a sua estreia

A formação do Grupo Desportivo O Maculusso embarca hoje, sexta-feira, para Maputo, onde a partir de amanhã começa a disputar o zonal de apuramento à fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos, na sua primeira participação em competições do género. Apesar de ser a sua primeira participação, Januário dos Santos, técnico principal do Grupo Desportivo O Maculusso, definiu como meta o alcance do passaporte para a fase final da Taça dos Clubes Campeões Africanos. Para além das duas formações angolanas, vão disputar a prova o Ferroviário de Maputo, actual campeã em título, Desportivo de Maputo, Ispo de Maputo, ao passo que o Congo Democrático far-se-á representar com duas formações.