Africa Basquetebol

31 julho 2007

MOÇAMBIQUE : “Básquete Show” : Noroeste 1 e Matola nos quartos-de-final

Festa nas bancadas pelo “basquete show”
Festa nas bancadas pelo “basquete show”

O DESTINO dos intervenientes no “Básquete Show” começou a desenhar-se no pretérito sábado, com a disputa de algumas das partidas da quarta jornada e última da fase de grupos. Feitas as contas, as equipas das Escolas Secundárias Noroeste 1 e da Matola estão praticamente apuradas para a fase seguinte, ou seja para oitavos-de-final, nas séries “A” e “B”, após vitórias sobre Instituto Nília e Escola Sul-Africana, por 48-5 e 42-17, respectivamente.

Maputo, Terça-Feira, 31 de Julho de 2007:: Notícias

As duas formações lideram os grupos com sete pontos cada, tendo nas costas Estrela Vermelha e Josina Machel, respectivamente, que jogam pela última vez nesta fase no próximo sábado. Estrela Vermelha e Josina Machel, com cinco pontos cada, ficaram de fora no pretérito sábado e despedem-se da fase de grupos defrontando o Instituto Nília e a Escola Sul-Africana, “lanternas vermelhas” nas respectivas séries.

De referir que transitam para os quartos-de-final duas equipas em cada uma das quatro séries envolvidas no torneio. Sendo assim, Estrela Vermelha e Josina Machel podem ser consideradas favoritas pois, mesmo saindo derrotadas, manterão a vantagem em termos de vitórias em relação aos adversários, mesmo empatando em pontos com os respectivos adversários. Estrela e Josina venceram em duas ocasiões e perderam em uma, enquanto os seus oponentes não sentiram ainda o sabor da vitória e quedaram-se três vezes.

MANYANGA E POLANA TAMBÉM EM VANTAGEM

Enquanto isso, Francisco Manyanga e Polana estão igualmente em vantagem nas séries “C” e “D”, que lideram ambos com seis pontos. Manyanga, que terá pela frente Arco-Iris, “lanterna vermelha”, no próximo sábado, está em condições de manter-se intocável na liderança, como equipa mais produtiva do grupo. Polana não goza desse previlégio, pois defrontará o seu mais directo perseguidor, a Kitabu, que vencendo estará em igualdade de circusntãncias com o adversário.

Mesmo assim, Polana e Kitabu caminharão juntos para a fase seguinte. Quem está próximo de acompanhar Manyanga é Zedequias Manganhela, mas a sua situação pode ser alterada em caso da vitória do Arco-Iris sobre o actual comandante.

RESULTADOS
Instituto Nília-Noroeste 1 (5-48)
Arco-Iris – Zed. Manganhela (23-20)
Sul-Africana – Matola (17-42)
Kitabu – Lhanguene (29-11)

PRÓXIMA JORNADA (Sábado)

13:00 h – Arco-Iris – Francisco Manyanga
14:00 h – Estrela Vermelha-Instituto Nília
15:00 h – Josina Machel – Sul-Africana
16:00 h – Polana - Kitabu

ANGOLA : Afrobasket2007: Pavilhão Multiuso da Huíla será entregue quarta-feira

O Governo de Angola, através do Ministério das Finanças, recebe quarta-feira, no Lubango, província da Huíla, da empresa chinesa CIEC mais um dos quatro novos pavilhões multiusos. O pavilhão da Huíla será palco das selecções do Grupo B do Afrobasket2007, a disputar-se no país de 15 a 25 de Agosto.

Segundo o porta-voz do Comité Organizador da prova na Huíla (COCASM), José de Morais, no mesmo dia serão entregues os pavilhões de apoio, nomeadamente do Benfica do Lubango e da Nossa Senhora do Monte.

Disse que o acto o acto de inauguração oficial da nova infra-estrutura deverá acontecer nos próximos dias, tendo explicado que na quarta-feira será apenas a recepção técnica do pavilhão.

A série B é integrada pelo Mali, Senegal, Cote d`Ivoire e Egipto.

ANGOLA : Angola bate China para a Taça Stankovic

A selecção nacional sénior masculina de basquetebol venceu hoje a similar da China, por 68-63, em partida da terceira jornada da Taça Borislav Stankovic.

Ao intervalo, os angolanos, que se preparam para o Campeonato Africano sénior masculino (Afrobasket2007) a disputar-se de 15 a 25 de Agosto em cinco cidades do país, perdiam diante dos anfitriões, por seis pontos de diferença (33-39).

Nas rondas anteriores, os campeões africanos bateram, respectivamente, a Nova Zelândia (67-55) e a Venezuela (94-54).

Angola lidera o torneio, que se destina aos campeões continentais, com três vitórias, seis pontos.

Quarta-feira Angola defronta os Estados Unidos da América, às 9h00.

ANGOLA : AfroBasket`2007: Citadinos do Huambo expectantes com entrega do pavilhão

Cidadãos de diferentes extractos sociais residentes na sede provincial do Huambo estão expectantes quanto à entrega quarta-feira do pavilhão polidesportivo para o campeonato africano de basquetebol (Afrobasket`2007).

Em declarações segunda-feira à Angop, os citadinos mostraram-se optimistas sobre a qualidade e durabilidade da referida infra-estrutura, ao mesmo tempo que enaltecerem os esforços do governo central, por ter apostado na construção destes pavilhões, que poderão contribuir para o fomento da prática desportiva de salão.

De acordo com o estudante universitário Gabriel Ulombe, a edificação deste pavilhão no Huambo virá consolidar os vários programas de massificação, traçados pelas associações locais de basquetebol, andebol, voleibol e demais modalidades de sala, que se debatiam com problemas de insuficiência de recintos desportivos.

“Não se pode falar de fomento desportivo sem infra-estruturas, mas agora, com este pavilhão, só esperamos que sejam relançadas as competições de sala, para justificar o esforço do governo”, destacou.

Para o docente Gervásio Mendes, “o nosso governo está seriamente apostado na reconstrução do país, para relançá-lo dentro do contexto das nações, e este, é apenas um passo que irá surpreender o mundo inteiro”, frisou. Já para o vendedor ambulante João Kaquarta, embora desconheça o investimento feito pelo governo, esta é uma obra que permitirá aos jovens locais maior dedicação na prática desportiva, por forma a ocupar os seus tempos livres.

Entretanto, os nossos interlocutores são unânimes em afirmar que o pavilhão constitui já um postal de visita da cidade, dada a sua localização (no centro da cidade) e os adornos que ela ostenta no seu exterior. A primeira fase de construção do pavilhão polidesportivo arrancou no dia 02 de Abril, com a colocação de uma base de betão armado para assegurar o imóvel, seguindo-se trabalhos da montagem da estrutura metálica, assim como demais equipamentos.

O pavilhão multiuso, orçado em 11 milhões e 800 mil dólares americanos, com capacidade para dois mil e dez lugares, irá albergar nos dias 17,18 e 19 de Agosto, jogos referentes a série C do AfroBasket, envolvendo as selecções nacionais da Nigéria, Libéria, República Centro Africana e República Democrática do Congo.

ANGOLA : Stankovic: Selecção nacional defronta hoje China

Depois de duas vitórias consecutivas, a selecção nacional defronta hoje, às 12h30, a China na terceira jornada da Taça Borislav Stankovic em basquetebol, que decorre em Macau.

Os campeões de África, que prepara o Afrobasket2007, em Agosto em cinco cidades do país, venceram sucessivamente a Nova Zelândia (67-55) e Venezuela (94-54).

Angola lidera o torneio, que se destina aos cmapeões continentais, com duas vitórias, quatro pontos, ao lado da Eslovénia. O seu adversário tem três, de uma vitória e uma derrota.

ANGOLA : Afrobasket contará com três árbitros angolanos e quatro neutros

A 24º edição do Campeonato Africano de basquetebol sénior masculino (Afrobasket2007) contará com três árbitros angolanos e quatro neutros, informou segunda-feira à Angop o secretário-geral da Federação Angolana da modalidade, Tony Sofrimento.

Segundo a fonte, apenas Domingos Simão havia sido nomeado pela Fiba Africa para acompanhar a selecção angolana na prova, uma vez que cada país deve apresentar-se com um árbitro.

No entanto, os juízes angolanos Fernando Pacheco e David Manuel foram "repescados" para representarem a Libéria e Rwanda, respectivamente, por não possuírem árbitros internacionais.

Além dos angolanos e dos árbitros acompanhantes dos países qualificados, o evento continental vai contar com quatro juízes cujas selecções nacionais não estarão em prova, como são casos de Abreu Mahimua (Moçambique), Vitalis Gode (Quénia), Constantino Koromilas (Grécia) e Daniel Herrezuelo (Espanha) os chamados neutros.

Eis a lista dos árbitros:

Domingos Simão (Angola), Fernando Pacheco (Angola/Libéria), David Manuel (Angola/Rwanda), Papa Ndlaye (Senegal), Babatunde Popoola (Nigéria), Achene Djabou (Argélia), Firmim Mbokoli (República Centro Africana), Abdellilah Chlif (Marrocos), Diakité Lassana (Mali), Hichem Knani (Tunisia), Paulo Martinho (Cabo Verde), Kouadio Mathurin (Côte d´Ivoire), Amr Hafez (Egipto), Thabo Mkhasibe (África do Sul), Tontom Kalume (RD Congo), Pierre Ndobegang (Camarões).

Completam o quadro de juízes Abreu Mahimua (Moçambique), Vitalis Gode (Quénia), Constantino Koramilas (Grécia) e Daniel Herrezuelo (Espanha).

Os comissários serão: Soares de Campo (Angola), Manuel Rodrigues (África do Sul), José Ferrete (Moçambique), Fodé Cionde (Guiné Conacry), ao passo que Lubomir Kotleba (Suiça), Raouf Menjour (Tunisia), Larguet Boujemaa (Marrocos) e Fodé Cionde (Guiné Conacry) serão os supervisores.

A Taça de África das Nações em Basquetebol vai decorrer nas cidades de Benguela (sede do grupo-A: Angola, Rwanda, Marrocos e Cabo Verde), Huíla (B: Senegal, Côte d´Ivoire, Mali, Egipto), Huambo (C: Nigéria, República Centro Africa, Libéria, RD Congo), Cabinda (D: Argélia, Tunísia, Camarões, África do Sul) e Luanda, sede da abertura e fase final.

ANGOLA : Pavilhões serão entregues hoje

Os pavilhões multi-uso, construídos para albergar o Campeonato Africano sénior masculino de basquetebol (Afrobasket2007), a decorrer de 15 a 25 de Agosto, serão entregues hoje ao Comité Organizador da prova (COCASM), informou segunda-feira o sub-director técnico da organização, Tony Sofrimento.

Em conferência de imprensa, em Luanda, a fonte adiantou que uma delegação do Ministério das Finanças seguirá esta manhã para as províncias da Huíla, Benguela e Huambo para a recepção oficial dos pavilhões. O pavilhão principal da Cidadela, palco da abertura e encerramento do campeonato, também estará pronto.

O campo de Cabinda será entregue apenas cinco dias antes do início da competição, dia 10 de Agosto, por atraso nas obras.

Com seis mil duzentos e noventa lugares, o pavilhão da Cidadela, em Luanda, é o maior ao passo que os restantes quatro têm dois mil lugares.

O Afrobasket, a decorrer em Angola, contará pela primeira vez com 16 equipas e será disputada em cinco cidades do país.

29 julho 2007

ANGOLA : Kilamba Kiaxi supera BP-Angola na taça `Grande Plutónio´

A equipa de basquetebol do Kilamba Kiaxi venceu hoje o misto da BP-Angola, por 33-16, com 19-10 ao intervalo, em partida da 2ª jornada da série-B do torneio inter-municipal “Taça Grande Plutónio”.

O Kilamba Kiaxi não teve grandes dificuldades para ultrapassar a equipa adversária, num jogo disputado no campo da zona Verde. O torneio é organizado pela Associação de Basquetebol de Rua (Abrua), num patrocínio da BP-Angola, empresa do ramo petrolífero.

Para o mesmo grupo, a equipa da Maianga derrotou a Ingombota, por 49-25 (19-14 ao intervalo), tendo descansado a formação do Cacuaco.

Na série-A, o Rangel venceu o Sambizanga, por 31-24, com 18-09 no final da primeira parte, enquanto que o Cazenga cilindrou a Samba, 41-26 (25-16 ao intervalo), folgando a formação de Viana.

Sábado, na abertura da prova, o Cazenga ganhou o Sambizanga, por 36-26 e o Rangel derrotou a equipa de Cacuaco, por 35-29, na série-A, onde folgou a equipa da Samba.

O cartaz ficou completo com os jogos da série-B, tendo a Maianga superado a Viana, por 56-27 e a Ingombota o Kilamba Kiaxi (35-30) folgando a BP-Angola. O torneio conta com dez equipas, divididas em duas séries. A série A é composta pelas formações do Rangel, Sambizanga, Cacuaco, Cazenga e Samba, enquanto que as equipas de Viana, BP-Angola, Ingombota, Maianga e Kilamba Kiaxi formam o grupo B.

A prova, que termina no dia 12 de Agosto, está a ser disputado no sistema de todos contra todos até ao fim da fase preliminar, prevista para o dia 10.

O evento esta a servir para incentivar os jovens através da prática do basquetebol, na prevenção ao Hiv/Sida, no combate à delinquência juvenil e ao uso de drogas, enquadrado na campanha "Triplo ponto".

ANGOLA : Stankovic/Veteranos na origem de vitória alargada sobre Venezuela

Miguel Lutonda, um dos veteranos da seleção nacional

Luanda, 29/07 - Cinco lançamentos triplos de Miguel Lutonda e Víctor Carvalho, só no terceiro período, permitiram hoje à selecção nacional embalar para um triunfo folgado sobe a Venezuela, por 94-54, na segunda ronda da taça Stankovic em basquetebol, que decorre em Guangzhou na China.

Depois de uma primeira parte com apenas nove pontos de vantagem (43-34), o seleccionador Alberto de Carvalho "Ginguba" lançou pela primeira vez o base Miguel lutonda, 35 anos, no início do terceiro quarto, e este respondeu com três lançamentos triplos - os nove pontos que marcou nos 13 minutos que este em campo. Na mesma etapa da partida, Victor Carvalho, 38 anos, capitão e o mais veterano da equipa, contribuiu com dois "triplos".

Esta prestação, bem acompanhada pelos outros colegas, permitiu alargar a diferença de nove para 25 pontos no fim do terceiro período (70-45).

O extremo-poste Eduardo Mingas foi o "cestinha" da partida com 13 pontos e seis ressaltos em 20 minutos de jogo. O "rei" das tabelas foi Gomes Kikas, com 11 ressaltos e oito pontos, em 24 minutos.

Carlos Almeida (12 pts), Olímpio Cipriano (12 pts) e Carlos Morais (5 assists e 8 pts) e Armando Costa, que hoje apareceu a titular (6 pts, 3 ass, 3 rst), também se destacaram num conjunto em que se estreou a jogar Wlademiro Ricardino (11 minutos, dois pontos e duas assistências).

Do plantel à disposição de Ginguba, apenas não jogaram ainda os extremos José Nascimento e Luis costa. Hoje o técnico dos octocampeoes africanos formou a equipa inicial com Armando Costa, Morais, Cipriamo, Gomes Kikas e Mingas.

A marcha do marcador indica um crescendo da capacidade concretizadora e defensiva dos angolanos nos resultados parciais: 20-19; 43-34; 23-15; 27-11, 24-9.

Esta foi a segunda vitória da selecção nacional. Sábado, na estreia, venceu a Nova Zelândia por 67-55.

O próximo encontro dos campeões africanos, segundo o calendário disponível no site oficial da prova, será às 12h30 (hora de Angola) de terça-feira contra a formação da casa em Macau, para onde se deslocam hoje as selecções, beneficiando de um repouso segunda-feira.

Angola aproveita a Taça Sankovic, prova que reune os campeões continentais, para preparar o campeonato Africano (15-25 de Agosto no país) qualificativo para os jogos olímpicos de 2008.

28 julho 2007

MOÇAMBIQUE : “Básquete Show”: Noroeste 1 e Matola decidem seu futuro

AS equipas das Escolas Secundárias da Noroeste I e da Matola decidem seu futuro nos Grupos “A” e “B”, em partidas referentes à quarta jornada, que encerra a primeira fase do “Básquete Show”, no campo do Desportivo.

A Noroeste I defronta Instituto Nília, às 13.00 horas, enquanto os matolenses cruzam-se com a Escola Sul-Africana, às 15.00 horas. Só a vitória pode alimentar a esperança de poderem transitar à fase seguinte (a de eliminatórias).

Matola, que partilha a liderança com a Josina Machel, despede-se nesta fase, à semelhança da Noroeste 1, enquanto os seus adversários têm mais um jogo por realizar, no próximo sábado, em que terão lugar os jogos complementares da ronda que encerra a disputa de qualificação para a etapa decisiva. De referir que são apuradas as duas melhores equipas de cada um dos quatro grupos.

ZEDEQUIAS MANGANHELA PODE ALCANÇAR MANYANGA

Entretanto, Zedequias Manganhela pode alcançar Francisco Manyanga na liderança da série “C” em caso de vitória sobre Arco Iris. Esta partida realiza-se às 14.00 horas. Manganhela está a menos de dois pontos da Manyanga e corre o mesmo risco de ser alcançado pelo Arco Iris, em caso de derrota, situação que a pode colocar fora da corrida, pois despede-se também hoje. O outro jogo quente vai envolver Kitabu e Lhanguene, às 16.00 horas, que disputam o segundo lugar do Grupo “D”. Aliás, este jogo vai igualmente definir o futuro das duas equipas, com maior particularidade para Lhanguene, que igualmente completa os seus jogos hoje. A série “D” é liderada pela Polana, que fica de fora nesta ronda, devido ao número ímpar de equipas. Ficam de fora também Estrela Vermelha (“A”), Josina Machel (“B”) e Manyanga (“C”).

ANGOLA : Cipriano lidera triunfo de Angola sobre Nova Zelândia

O basquetebolista Olímpio Cipriano

Luanda, 28/07 - Olímpio Cipriano foi o melhor cestinha do jogo de estreia da selecção angolana de basquetebol sénior masculina, ao marcar 18 pontos, na vitória dos octocampeões africanos sobre a Nova Zelândia (67-55).

Além de Cipriano, estiveram em destaque Eduardo Mingas e Victor Muzadi, autores de 10 pontos cada, enquanto Carlos Almeida terminou o encontro com nove.

Entre os mais utilizados, realce para Eduardo Mingas (29 min. e 03 segundos), Olímpio Cipriano (25:40), Muzadi (23:16), ao passo que o seleccionador nacional Alberto Carvalho deixou no "banco" Vladimir Ricardino.

Por sua vez, pela Nova Zelândia destacaram-se Phill Jones (12 pontos) e Mika Vulcona (nove).

Angola alinhou (e marcou) com os seguintes basquetebolistas: Olímpio Cipriano (18 pts), Armando Costa (4), Carlos Morais (3), Milton Barros (5), Victor Carvalho (3), Kikas Gomes (00), Victor Muzadi (10), Felizardo Ambrósio (2), Carlos Almeida (9), Miguel Lutonda (3) e Eduardo Mingas (10).

ANGOLA : Angola estreia-se com vitória na Taça Stankovic

Selecção angolana de basquetebol

Luanda, 28/07 - A selecção nacional sénior masculina de basquetebol estreou-se hoje com vitória na taça Stankovic, que se disputa na China, ao bater a similar da Nova Zelândia, por 67-55.

Ao intervalo, os angolanos, campeões africanos, perdiam por 25-30.

Domingo, os octocampeões africanos defrontam a Venezuela, em partida da segunda jornada.

ANGOLA : Stankovic / Selecção nacional estreia hoje com Nova Zelândia

A selecção nacional defronta hoje às 8h30 (hora de Angola) na localidade chinesa de Guangzhou a Nova Zelândia para a primeira jornada da taça Stankovic em basquetebol.

Esta competição serve de preparação para o "cinco" angolano, que em Agosto discute o passe para os Jogos Olímpicos de 2008, no Afrobasket que se disputa em cinco cidades do país.

Calendário completo

28-7-2007 (Guangzhou)
08:30 ANGOLA - NOVA ZELÂNDIA
12:00 CHINA - VENEZUELA
14:00 ESLOVÉNIA - EUA

29-7-2007
08:30 VENEZUELA - ANGOLA
12:00 CHINA - ESLOVÉNIA
14:00 NOVA ZELÂNDIA - EUA

31-7-2007 (Macau)
09:00 EUA - VENEZUELA
12:30 CHINA - ANGOLA
14:30 ESLOVÉNIA - NOVA ZELÂNDIA

01-8-2007
09:00 EUA – ANGOLA
12:30 CHINA - NOVA ZELÂNDIA
14:30 VENEZUELA - ESLOVÉNIA

02-7-2007
09:00 VENEZUELA - NOVA ZELÂNDIA
12:30 CHINA -EUA
14:30 ANGOLA - ESLOVÉNIA

RD CONGO : Congo Democrático confirma presença

A Federação Congolesa de Basquetebol confirmou a presença da sua selecção sénior masculina de basquetebol no 24º campeonato a decorrer em Angola com uma delegação de 30 pessoas, chefiada pelo seu presidente, Mwawatadi Banjila, indica hoje o site oficial da prova.

A selecção congolesa, que vai jogar na cidade do Huambo com a Nigéria, República Centro Africana e Libéria, traz 12 atletas treinados pelo sr. Mozingo Monga Maluku, auxiliado por Tshibangu Simplice.

Na delegação congolesa, cuja data de chegada será anunciada ulteriormente, está incluído o secretário da zona 4 da FIBA África, Nzila Fanan, e duas equipas de jornalistas da Rádio Televisão Nacional Congolesa e da Televisão Digital do Congo.

ANGOLA : Bloco Branco abre cerimónia do Afrobasket2007

Duas mil pessoas integradas no Bloco Branco, vocacionado à animação de eventos, estão a preparar uma coreografia com dança moderna, tradicional e contemporânea, para a cerimónia de abertura do Afrobasket2007, soube hoje a Angop.

O acto está marcado para o dia 15 de Agosto no pavilhão principal da Cidadela Desportiva, no município do Rangel, um dos nove que constituem a capital do país.

De acordo com o músico e coordenador do Bloco, Moniz de Almeida, o colectivo vai exibir-se ao som de uma música, misturada nos estilos semba, rebita e kilapanga, intitulada "Força Angola", feita a propósito do Afrobasket2007.

Na coreografia, segundo Moniz, os bailarinos vão mostrar a cultura das 18 províncias do país, estando para o efeito integrado no bloco, além de voluntários, os grupos Ballet Tradicional Kilandukilu, Ballet Nacional e Kituxi e seus Acompanhantes.
Disse que o mesmo colectivo participou num clip da música do Afrobasket2007, que começa a ser exibido na segunda-feira pela Televisão Pública de Angola (TPA).
Adiantou que para a empreitada iniciada há 21 dias está a ser acompanhada por 20 monitores, provenientes de vários grupos de dança.

O Afrobasket2007 disputa-se de 15 a 25 de Agosto, nas províncias de Luanda, Cabinda, Benguela, Huíla e Huambo.

27 julho 2007

ANGOLA : Empreiteiro e FAB ignoram recomendações da Fiba-Afrique

Mesmo sem terem cumprido com as recomendações dos membros da Fiba-Afrique, na pessoa do seu presidente e secretário geral Alain Ékra e Alphonse Bilé, que pretendiam ver os balneários do Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva separados por forma a se evitar eventuais conflitos entre os jogadores, a semelhança do que aconteceu em 2005, quando nigerianos e argelinos protagonizaram cenas de pugilatos após uma partida, a Catedral do basquetebol angolano vai ser entregue na próxima terça-feira, dia 31 de Julho, depois de ter sofrido obras de beneficiação.
Alain Ékra e Alphonse Bilé fizeram tal pedido a empresa chinesa Ceiec, responsável pela construção e reabilitação dos pavilhões que servirão o Afrobasket, a quando da sua visita ao país, que serviu para inspeccionar a execução das obras.
Questionado sobre o incumprimento, António Celestino Sofrimento Manuel, secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) assegurou ao Jornal dos Desportos que tal recomendação não foi cumprida por falta de condições. “A Cidadela não possui condições para se fazer balneários separados”.
Completamente remodelado desde o piso, balneários, placard electrónico, colocação de dois écrans gigantes, o “monstro da bola ao cesto” será reinaugurado na próxima terça-feira.

ANGOLA : Angolanos defrontam amanhã neozelandeses na Taça Stankovic

Já com a integração de Víctor Muzadi e Vlademiro Ricardino (extremo postes), atletas repescados a última da hora, a Pré-Selecção Nacional de Basquetebol em seniores masculinos defronta amanhã, sábado, na China, a sua congénere da Nova Zelândia, em partida referente à primeira jornada da Taça Borislav Stankovic, no quadro da sua preparação tendo em vista a sua participação na XXIV edição do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol, a decorrer de 15 a 25 de Agosto próximo no país.
Apesar das limitações que o combinado nacional apresenta nesta altura (lesões de Abdel Bouckar e de Joaquim Gomes “Kikas”), Alberto de Carvalho “Ginguba”, seleccionador nacional, vai procurar começar da melhor forma o seu baptismo no tão prestigiado torneio internacional, competição reservada aos campeões continentais.
Entretanto, Víctor Muzadi e Vlademiro Ricardino, jogadores repescados a última da hora, face ao agravamento da lesão de Abdel Bouckar, que provavelmente ficará de fora da XXIV edição do Campeonato Africano das Nações da “bola ao cesto”, já se juntaram ao grupo, depois de terem conquistado a medalha de ouro ao serviço da Selecção Nacional que competiu nos IX Jogos Pan-africanos de Argel, Argélia, terminado recentemente.
“Ginguba” e pupilos vão uma vez mais defrontar a aguerrida Selecção da Nova Zelândia num espaço de onze meses, depois de o terem feito no Campeonato do Mundo do Japão, em 2006, com vitória dos angolanos por claros 95-73. Aliás, a partida de amanhã, servirá de ajuste de contas pelo que, espera-se por uma partida bastante renhida.
Domingo, para a segunda jornada, pré-selecção nacional terá pela frente a sua congénere da Venezuela
Antes de rumar para a República Popular da China, a pré-selecção realizou um estágio pré-competitivo de aproximadamente um mês na região de Granada, Sul de Espanha, onde efectuou cinco jogos de controlo, sendo dois com a Selecção de Esperança da Alemanha e os restantes com o misto de jogadores espanhóis e estrangeiros que actuam naquele país ibérico.
Recorde-se que Angola encontra-se inserida no grupo “B” com sede em Benguela, juntamente com as selecções do Rwanda com que se estreia a 15 de Agosto no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, Cabo Verde e Marrocos. A competição contará pela primeira vez com a participação de 16 selecções.

MOÇAMBIQUE : Campeonato da Cidade de Basquetebol Sénior Masculino: Confronto entre vizinhos


DESPORTIVO e Maxaquene, eternos vizinhos e rivais, protagonizam hoje, a partir das 20.00 horas, no pavilhão da segunda equipa, o embate mais aguardado da terceira jornada do Campeonato da Cidade de Basquetebol Sénior Masculino.

Maputo, Sexta-Feira, 27 de Julho de 2007:: Notícias
Este desafio terá ainda o atractivo de colocar em disputa a liderança da maior prova da bola-ao-cesto da capital do país, visto que “alvi-negros” e “tricolores” venceram nas duas primeiras jornadas.

Ainda hoje, o Costa do Sol, que também somou por vitórias os confrontos anteriores, bate-se, no mesmo recinto, a partir das 18.45 horas, com a Conseng, enquanto o Aeroporto enfrenta, às 19.00 horas, no pavilhão da Universidade Eduardo Mondlane, o Eagles. Este último despique será entre equipas que lutam pela primeira vitória na competição.

No outro confronto não menos apetecível, o Ferroviário, vencedor da edição passada, recebe, às 19.00 horas de hoje, a Académica. Tanto os “locomotivas” como os “estudantes” venceram um jogo e estarão seguramente dispostos a lutar até à exaustão para saírem vitoriosos, até porque a derrota de qualquer uma destas formações implicará um atraso quanto à luta pelo título.

Amanhã, o destaque da jornada, desta feita a quarta, será entre Ferroviário e Costa do Sol. Esta partida realiza-se no pavilhão do Estrela Vermelha, a partir das 16.30 horas. Noutra partida entre potenciais candidatos à ocupação de uma das quatro vagas que dão acesso ao “Nacional”, o Maxaquene esgrime forças, às 18.00 horas, no mesmo local, com a Académica.

Por seu turno, o Desportivo recebe, a partir das 18.45 horas, o Eagles, enquanto a Conseng defronta, no pavilhão do Estrela Vermelha, o Aeroporto.

ANGOLA : Final do universitário inicia domingo na Cidadela

A final do campeonato universitário de basquetebol masculino começa a ser disputada este domingo, no pavilhão anexo da Cidadela Desportiva.

Estarão frente-a-frente as formações da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto e a Universidade Jean Piaget, num play-off a melhor de cinco partidas.

Para chegarem à final, as duas equipas afastaram, respectivamente, a Faculdade de Ciências e de Economia.

Para as classificativas do terceiro lugar vão jogar Faculdade de Economia e de Ciências.

A campeã em título é a Universidade Privada de Angola (UPRA), ex-ISPRA.

26 julho 2007

MOÇAMBIQUE : A SEGUNDA volta do “Básquete Show” iniciou com duas situações a marcarem diferença entre as equipas consideradas mais fortes nas quatro s

A SEGUNDA volta do “Básquete Show” iniciou com duas situações a marcarem diferença entre as equipas consideradas mais fortes nas quatro séries que disputam o apuramento para a fase final da prova.

Maputo, Quinta-Feira, 26 de Julho de 2007:: Notícias
Enquanto Polana e Francisco Manyanga vincavam a sua hegemonia nas séries “C” e “D”, Estrela Vermelha e Matola eram postos em causa nas restantes, respectivamente “A” e “B”, no arranque da segunda volta da fase de grupos no passado sábado.

Polana e Manyanga registaram a terceira vitória consecutiva, derrotando Lhanguene (33-6) e Zedequias Manganhela (46-29), respectivamente. Com este desfecho, as duas formações mantêm a invencibilidade nos grupos e têm o caminho meio andado na luta pela transição para a fase seguinte.

Por sua vez, Estrela Vermelha e Matola deixaranm de falar alto nos respectivos grupos, ao aceitarem derrotas frente à Noroeste 1 (16-19) e à Josina Machel (30-41), formações com quem passam a partilhar a liderança das séries, após encerrarem a primeira volta de forma brilhante.

A próxima ronda, a quarta, vai decidir o futuro de Noroeste, Matola e Zedequias Manganhela, que vão defrontar Instituto Nília, Escola Sul-Africana e Arco Iris, respectivamente últimos classificados dos grupos “A”, “B” e “C”.

Francisco Manyanga, Polana e Estrela Vermelha são as outras equipas que se apresentam como fortes candidatas à transição. Devido ao número ímpar de integrantes dos grupos, estas formações poderão conhecer o seu futuro no próximo fim-de-semana (4 de Agosto).

QUADRO DE RESULTADOS

E CLASSIFICAÇÕES ACTUAIS
Noroeste 1 – Estrela Vernelha (19-16)
Zed. Manganhela-Manyanga (29-46)
Matola-Josina Machel (30-41)
Lhanguene-Polana (6-33)

MOÇAMBIQUE : Campeonato da Cidade de Basquetebol Sénior Masculino: “Águias” com início fulgurante

O DESPORTIVO começou de forma briosa a sua participação no Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em seniores masculinos. No jogo de cartaz do pretérito fim-de-semana, realizado no seu reduto, venceu o Ferroviário, detentor do título, por uma margem de dois pontos (56-54), em partida da segunda jornada.

Esta acabou sendo a segunda vitória “alvi-negra” na prova, já que no dia anterior (sexta-feira), tinha ganho de forma convincente à Conseng, por 63-41. Uma estreia auspiciosa do conjunto liderado por Carlos Ferro.

Estas vitórias colocam os “alvi-negros” no topo da classificação, a par do Maxaquene e Costa do Sol, que também somaram por vitórias os dois jogos realizados.Os “tricolores” venceram o Aeroporto na partida de estreia, por uma margem de 41 pontos (83-43), e na segunda superaram a formação do Eagles (95-49), enquanto os “canarinhos” arrumavam a Académica (49-36) e Aeroporto (48-32).

Os “estudantes”, que a par do Maxaquene, Ferroviário e Desportivo são candidatos a ocuparem os quatro lugares que dão acesso ao “Nacional”, redimiram-se no segundo ensaio, ao vencerem a Conseng, por 36-29. Sublinhe-se, que os “locomotivas” já haviam ganho na sua estreia ao conjunto do Eagles, por 95-49.

As próximas jornadas (3ª e 4ª) serão disputadas na próxima sexta-feira e no sábado.


ANGOLA : Afrobasket: Conclusão do Pavilhão de Cabinda prevista para antes de 10 de Agosto

As obras do pavilhão multiuso de Cabinda, infra-estruturas que irá acolher a fase do Grupo-D do Campeonato Africano Senior Masculino de Basquetebol, Afrobasket-2007, podem terminar na primeira semana de Agosto proximo, garantiu hoje à Angop, o encarregado de obras da empresa CEIEC, Wu Yue.

Numa conversa mantida hoje com a Angop, aquele responsável sublinhou que os trabalhos decorrem a bom ritmo. "Estamos em crer que até dia 10 de Agosto vamos concluir a obra", declarou.

Apontou não haver embaraços nos trabalhos que decorrem no local. "Temos todos os materiais no local e como vê estamos a trabalhar de noite e de dia e isso demosntra o nosso empenho em cumprirmos com o nosso cronograma. Estamos quase no fim", assegurou.

O COCASM anunciou recentemente o dia 10 de Agosto como data para a entrega deste recinto.

Para além dos trabalhos de lançamento de cabos de alta tensão para a corrente eléctrica no pavilhão, estão já concluídos os trabalhos da colocação dos dois placards electrónicos bem como a área da cabine de imprensa.

A iluminação para a quadra de jogos bem como ao pavilhão em geral estão já concluidas restando apenas trabalhos internos consubtanciados em retoques, apertos, reboques, e por último a colocação de cadeiras de plástico nas zonas cimentada das bancadas de ambos lados.

Quanto ao trabalho externo do Pavilhão, este estará a cargo da empresa Tecnovia que se responsabilizará da pavimentação da área ajdacente bem como na preparação da vedação externa em volta ao recinto e parques de estacionamento tanto para os atletas bem como Vips e outras entidades que dará acesso ao pavilhão.

Na ronda efectuada a outros locais onde decorrem os trabalhos de restauro, a Angop constatou que tudo está praticamente terminado o que indica que as infra- -estruturas que vão apoiar o Afrobasket na província estão prontas para acolher condignamente o evento.

O pavilhão de jogos do Sporting de Cabinda já apresenta outra imagem que reflecte a alternativa ao pavilhão multiuso, com todos os padrões exigidos pela FIBA-Africa.

Esta infra-estrutura está em condições para a prática de eventos internacionais nas modalidades de Basquetebol, Andebol, Futebol de Salão etc.

O seu placard electrónico sofreu igualmente restauro que permitirá mais eficiência na cronometragem e marcação de pontos durante as partidas. Os balnearios, escritórios para dirigentes, iluminação segura e bancadas estáveis completam o quadro de remodelações.

Quanto aos campos de Barão Puna e Isced, já têm cobertura, bem como o tapete adequado para a prática da modalidade para além de estarem já colocadas as luzes e concluídas a vedeção e pintura geral.

Por outro lado, o Complexo residencial de Cabassango, local que irá albergar os atletas do Grupo-D da competição, as obras estão praticamente terminadas restando o embelezamento e jardinagem em voltas das residências para dar maior comodidade aos desportistas e seus dirigentes.

25 julho 2007

MOÇAMBIQUE : “Básquete Show”: Polana e Manyanga mantêm-se intocáveis

A SEGUNDA volta do “Básquete Show” iniciou com duas situações a marcarem diferença entre as equipas consideradas mais fortes nas quatro séries que disputam o apuramento para a fase final da prova.

Enquanto Polana e Francisco Manyanga vincavam a sua hegemonia nas séries “C” e “D”, Estrela Vermelha e Matola eram postos em causa nas restantes, respectivamente “A” e “B”, no arranque da segunda volta da fase de grupos no passado sábado.

Polana e Manyanga registaram a terceira vitória consecutiva, derrotando Lhanguene (33-6) e Zedequias Manganhela (46-29), respectivamente. Com este desfecho, as duas formações mantêm a invencibilidade nos grupos e têm o caminho meio andado na luta pela transição para a fase seguinte.

Por sua vez, Estrela Vermelha e Matola deixaranm de falar alto nos respectivos grupos, ao aceitarem derrotas frente à Noroeste 1 (16-19) e à Josina Machel (30-41), formações com quem passam a partilhar a liderança das séries, após encerrarem a primeira volta de forma brilhante.

A próxima ronda, a quarta, vai decidir o futuro de Noroeste, Matola e Zedequias Manganhela, que vão defrontar Instituto Nília, Escola Sul-Africana e Arco Iris, respectivamente últimos classificados dos grupos “A”, “B” e “C”.

Francisco Manyanga, Polana e Estrela Vermelha são as outras equipas que se apresentam como fortes candidatas à transição. Devido ao número ímpar de integrantes dos grupos, estas formações poderão conhecer o seu futuro no próximo fim-de-semana (4 de Agosto).

QUADRO DE RESULTADOS

E CLASSIFICAÇÕES ACTUAIS
Noroeste 1 – Estrela Vernelha (19-16)
Zed. Manganhela-Manyanga (29-46)
Matola-Josina Machel (30-41)
Lhanguene-Polana (6-33)


ANGOLA : Afrobasket: Luanda alberga reunião dos presidentes de zonas

Os presidentes de zonas da Fiba África vão reunir-se em Luanda no dia 21 de Agosto, data de descanso da competição, para tratarem de questões relacionadas com a modalidade no continente, indica hoje o site oficial do Afrobasket`2007.

O continente africano está dividido em sete zonas e até esta data já confirmaram a sua presença na capital angolana os responsáveis de seis delas.

Durante a reunião o secretário-geral, Alphonse Bilé, vai dissertar sobre o estado do basquetebol em África e apresentará o calendário das competições continentais, que os presidentes avaliaram e aprovaram.

24 julho 2007

ANGOLA : Afrobasket2007: Obras do pavilhão multi-uso terminam domingo na Huíla

Pavilhão multi-uso na cidade do Lubango, província da Huíla

Lubango, 24/07 - As obras de construção do pavilhão multi-uso que vai acolher os jogos da série B do campeonato africano de basquetebol (Afrobasket2007), no Lubango, província da Huíla, devem ser concluídas domingo, garantiu hoje à Angop o responsável pelas mesmas, Sum Tiao.

O engenheiro da empresa chinesa CIEC disse que actualmente decorrem pequenas acções decorativas no interior da estrutura, como pinturas, colocação de alcatifas nos acessos e ao redor da quadra de jogos e afinação do sistema electrónico instalado.

"De momento a obra está quase no fim e pensamos que antes do dia 31 estará concluída", assegurou.

A Angop constatou que o piso em madeira de cor castanha e as duas mil e quinze cadeiras estão instalados, assim como os dois placares electrónicos, cabine de imprensa e o ecrã gigante, enquanto as tabelas serão montadas na sexta-feira, como prometeu a fonte.

Quanto ao trabalho na parte exterior do pavilhão, como é o caso do parque de estacionamento, Sum Tiao disse que este só será feito após o Afrobasket, mas garantiu que alguns arranjos estão a ser executados para que tenha uma imagem de realce.

A fonte disse que os ensaios à infra-estrutura serão feitos de 01 a 05 de Agosto.

A Huíla será palco do grupo B, integrado pelas selecções do Senegal, Mali, Cote D´ivoire e Egipto.

ANGOLA : Afrobasket: Bilhetes podem custar entre 1500 a quatro mil kwanzas

Os ingressos, para as bancadas, no campeonato Africano das Nações em Basquetebol (Afrobasket2007), a decorrer de 15 a 25 de Agosto em Angola, poderão custar entre mil e quinhentos e quatro mil kwanzas, apurou hoje a Angop, em Luanda.

Fonte próxima à organização adiantou que a empresa gestora do evento e o Comité Organizador da prova (COCASM) têm estes valores na mesa de discussão.

O preço definitivo deverá ser tornado público antes de um Agosto, data indicada para o início da comercialização dos ingressos.

Quanto a tribuna VIP, a fonte, afirmou que também está em análise o preço, mas não deu pormenores.

Os pavilhões, em contrução nas províncias sedes da prova (Benguela, Huíla, Huambo e Cabinda) têm capacidade para dois mil e dez lugares. O pavilhão da Cidadela desportiva, em Luanda, comporta sete mil e 500.

A XXIV Taça de África das Nações em Basquetebol vai decorrer nas cidades de Benguela (sede do grupo-A: Angola Rwanda, Marrocos e Cabo Verde), Huíla (B: Senegal, Côte d´Ivoire, Mali, Egipto), Huambo (C: Nigéria, República Centro África, Libéria, RD Congo), Cabinda (D: Argélia, Tunísia, Camarões, África do Sul) e Luanda sede da abertura e fase final.

ANGOLA .: Pan-africanos: Triunfo não surpreende Gustavo da Conceição

O presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Gustavo da Conceição, afirmou que a conquista da medalha de ouro domingo nos jogos pan-africanos de Argel não constitui surpresa para os angolanos.

Em declarações à Angop após o triunfo do combinado nacional sobre o Egipto, por 56-50, referiu que a direcção da federação sempre assumiu que iria vencer a prova continental, apesar de ter participado com uma segunda equipa.

“Estamos felizes porque este grupo de atletas mostrou na Argélia o potencial da juventude angolana, potenciaram o basquetebol nacional e mostraram que o domínio em África pertence mesmo aos angolanos”, frisou.

O também presidente do Comité Olímpico Angolano (COA) disse que o objectivo de contribuir com medalhas para a melhoria da décima segunda posição obtida por Angola na edição de Abuja/2003 foi cumprido e que todas as atenções ficarão viradas agora para o Afrobasket/2007.

Para a prova continental que o país vai organizar em Agosto, Gustavo da Conceição perspectivou dificuldades para Angola, mas acredita que com empenho de toda a nação será possível a conquista do título.

ANGOLA : Angola vai liderar continente por muito tempo – comentarista desportivo

A vitória da selecção nacional de basquetebol masculino nos Jogos Panafricanos de Argel significa para o comentarista desportivo Mariano de Almeida que a modalidade vai liderar o continente por longos anos.

Falando à Angop após a conquista da medalha de ouro diante do Egipto (56-50), afirmou que apesar de Angola ter participado com uma segunda equipa, fez todos as partidas ao mais alto nível, tendo que resolver maior parte dos confrontos no último quarto.

Disse que estiveram em Argel selecções de alto nível como o Egipto, Nigéria e Argélia com executantes fortes, mas que Angola se sobrepôs devido à sua força colectiva e princípios basquetebolísticos bem definidos, como a sobremarcação correcta das linhas de passe na defesa e a gerência da posse de bola no ataque com lançamentos no limite dos 24 segundos.

Quanto ao Afrobasket/2007 que o país vai organizar em Agosto, considerou que se trata de mais um desafio para os angolanos, acrescentando que será um campeonato muito difícil atendendo que maior parte das equipas estão a preparar a prova a longo tempo fora dos seus países.

"Vamos assistir a um campeonato africano muito difícil para Angola, mas em minha opinião, a vitória é possível dado que a preparação da equipa nacional está a ser feita de forma cuidada", realçou.

ANGOLA : Ouro do basquetebol tem valor acrescentado -António da Luz

O comentarista desportivo António Manuel da Luz afirmou, domingo, em Argel, que a medalha de ouro conquistada pelo basquetebol masculino tem valor acrescentado, por ter sido obtida por uma selecção sem maior parte dos principais componentes.

Em entrevista à Angop no final da partida em que o combinado nacional venceu o Egipto, por 56-50, no estádio Harcha, indicou que existem poucos países em África com potencial humano capaz de formar duas selecções quase com o mesmo nível competitivo.

"Os atletas que competiram em Argel, maior parte deles ainda sem grande experiência, fizeram-no com o mesmo profissionalismo com que normalmente se apresentam as honras", frisou.

Para o antigo treinador de basquetebol da equipa principal do Atlético Sport Aviação ASA, vencer em Argel de forma invicta e com uma segunda selecção prova que já é tempo de conquistar outros mercados como o da Europa e América.

Indicou que nalguns jogos, quando confrontada com a defesa zona, Angola sentia algumas dificuldades, que foram ultrapassadas pelo espírito de entrega por parte da equipa técnica e dos atletas.

Quanto ao desempenho da equipa afirmou que no cômputo geral esteve bem e que individualmente gostou de constatar a evoluçao gradual do extremo poste Victor Muzadi.
Referiu que o atleta, que não foi convocado para a selecção de honras, pode ser um dos que será repescado para a equipa que prepara o Afrobasket/2007, depois de ter dado provas nos Panafricanos de que está a melhorar a cada dia.

23 julho 2007

ANGOLA : Angola conquista ouro no basquetebol

A selecção nacional conquistou na noite de hoje a medalha de ouro do torneio de basquetebol dos jogos panafricanos, ao vencer na final o Egipto por 56-50.

22 julho 2007

ANGOLA : Selecção nacional disputa hoje final com Egipto

A selecção nacional defronta hoje às 17h00 o Egipto na final do torneio de basquetebol masculino dos jogos panafricanos que decorrem em Argel.

Para chegar à final, onde vai tentar conservar o seu título, Angola venceu sexta-feira o Mali por 74-60 nas meias-finais. O Egipto derrotou a Nigéria por 67-55.

ANGOLA .: Faculdade de Letras vence Ciências e apura-se à final

A equipa de basquetebol da Faculdade de Letras da Universidade Agostinho Neto está na final do campeonato universitário em masculinos que decorre em Luanda, mercê do triunfo (61-43) na terceira partida dos play offs a melhor de três a Faculdade de Ciências, com 25-29 ao intervalo.
Com este resultado, a formação de Letras fez 2-1 no desempate.
O outro finalista é a Universidade Jean Piaget, que no passado final de semana venceu as duas partidas a Faculdade de Economia, por 61-57, e 53-50, respectivamente.

A final começa a ser disputada no próximo sábado, no pavilhão anexo à Cidadela, a melhor cinco jogos.

A campeã em titulo, a Universidade Privada de Angola (UPRA) ex-ISPRA, assim como a vice-campeã Universidade Lusíada de Angola (ULA) foram já afastadas da prova.

21 julho 2007

MOÇAMBIQUE : IX Jogos Africanos: Moçambique disputa bronze hoje com Angola


A SELECÇÃO Nacional de Basquetebol foi ontem afastada da final ao perder com a Nigéria por 46-57 e só lhe resta a conquista de bronze no jogo de hoje frente à Angola, de apuramento do terceiro classificado. A final será entre o Senegal, que ontem derrotou as angolanas para a outra meia-final.

Moçambique não teve hipóteses perante uma Nigéria recheada de atletas possantes e altas e que recuperam bem as bolas tanto na tabela ofensiva bem como na defensiva.

Esteve bem nos lances livres, mas pecou em demasia nas penetrações e nos lances dos 6.25 metros.

Recorde-se que Nigéria e Senegal estiveram no mesmo grupo, bem como Moçambique e Angola.

Contra as angolanas perdemos por dois pontos de diferença (46-48). Hoje como vai ser? A ver vamos, mas acreditamos que outro galo vai cantar.

ANGOLA : COCASM e jornalistas abordam Afrobasket2007

O Comité Organizador do Campeonato Africano Sénior Masculino de Basquetebol (COCASM) realizou hoje um encontro com os jornalistas nacionais que vão fazer a cobertura do Afrobasket de 15 a 25 de Agosto em Angola.

O referido encontro que se realizou no Centro de Formação de Jornalistas (cefojor) visou dar alguns esclarecimentos aos profissionais da comunicação social sobre os critérios a utilizar para fazer o credenciamento e acessos às zonas de trabalho, o "flash interview" e conferências de imprensa.

Aspectos ligados ao conhecimento das cidades bem como os locais onde as pessoas devem ser entrevistadas foram também abordados com jornalistas da Angop, Rádio 5, Jornal dos Desportos, Rádio Ecclesia e Televisão Pública de Angola.
O encontro teve como oradores António Esteves (jornalista da SIC), os consultores de comunicação Fernando Fernandes e Paulo Reis e ainda o porta-voz do COCASM, Carlos Garcia.
A jornada é sequência do seminário para jornalistas que decorreu nos dias 27 e 28 do passado mês de Junho no mesmo local.
Esta será a terceira vez que Angola albergará uma prova do género depois de 1989 e 1999, em que ficou com o 1º lugar.

ANGOLA : Panafricanos / Selecção feminina de basquetebol perde meia-final

A selecção nacional feminina perdeu hoje frente ao Senegal por 49-71, em partida das meias-finais do torneio de basquetebol dos jogos panafricanos que decorrem em Argel.
Com esta derrota, as angolanas vão disputar domingo o terceiro lugar com a selecção de Moçambique, que perdeu hoje com a Nigéria por 46-57.

A final será no mesmo dia entre nigerianas e senegalesas.

ANGOLA : Panafricanos / Selecção nacional apura-se para final do basquetebol

A selecção nacional apurou-se hoje para a final do torneio de basquetebol masculino dos jogos panafricanos que decorrem em Argel, ao vencer o Mali por 74-60 nas meias-finais.
Domingos Bonifácio e Mayzer Alexandre foram os melhores marcadores do jogo com 16 pontos cada um. Importante contribuição foi também a de Gerson Monteiro, que foi o melhor em ressaltos (8) e em assistências (3).

Angola defronta na final, marcada para domingo às 17h00, a selecção do Egipto, que hoje derrotou a congénere da Nigéria por 67-55.

20 julho 2007

ANGOLA : Afrobasket: Selecção nacional volta a vencer em Espanha

A selecção nacional venceu na tarde de hoje o Misto Europeu, por 83-57, na sua quarta partida de controlo na regfião de Granada, Sul de Espanha, onde se prepara para o campeonato africano sénior masculino de basquetebol deste ano.

Milton Barros, com 14 pontos, Eduardo Mingas, com 11 ressaltos, Miguel Lutonda, com quatro assitência, foram os destaque do conjunto angolano.

Este foi o segundo confronto entre os dois conjuntos. No primeiro, terça-feira, os pupilos de Alberto de Carvalho "Ginguba" venceram por 84-59.

Nos dois primeiros jogos de preparação em terras espanholas, a selecção octo-campeã africana derrotou a equipa B da Alemanha por 69-64 e 57-55, respectivamente.

Antes do Afrobasket, de 15 a 25 de Agosto em Angola, a selecção nacional vai disputar o torneio Borislav Stankovic na China, um torneio aberto aos campeões continentais.

ANGOLA : José Carlos Guimarães observa reforços em Argel

O técnico adjunto da selecção de honra de basquetebol, que em Espanha prepara o Afrobasket/2007, José Carlos Guimarães, chegou quarta-feira a Argel e hoje assistiu ao apuramento de Angola às meias-finais dos jogos Panafricanos (80-68 sobre a África do Sul).

Em entrevista à Angop, o antigo internacional angolano confirmou que está em Argel para observar três ou quarto reforços para a selecção de honras visando o campeonato africano no mes de Agosto no país.

Durante a sua estadia vai avaliar também os potenciais adversários da selecção nacional no Africano, designadamente Senegal, Egipto, Nigéria e Argélia.

Vindo de Espanha, onde a selecção principal estagia, José Carlos disse que cumprirá com a sua tarefa durante cinco dias e que diariamente enviará os dados aos restantes componentes da equipa técnica.
Afirmou que os jogadores que forem repescados, essencialmente da área dos postes, serão integrados logo a seguir no grupo que trabalha em Espanha.
Quanto ao jogo diante da África do Sul, disse ter notado que a equipa necessita de alguma competitividade, mas adiantou ter gostado do que viu.

19 julho 2007

CABO VERDE : ABC é novo campeão nacional de basquetebol

A equipa do ABC revalidou na noite de domingo, na cidade da Praia, o título de campeã nacional de basquetebol na categoria sénior masculina, ao fazer o pleno nas três partidas realizadas.


A equipa encarnada da capital festejou o título no terceiro e último jogo, após levar de vencida a equipa sanvicentina do Atlético por 70-61 (ABC jogou a última partida a meio gás), mas os actuais campeões de Cabo Verde haviam praticamente assegurado o título na final antecipada frente o seu adversário directo, Pantera Negra, do Sal, numa partida que terminou com a vitória da equipa da capital por 73-61, conta a Inforpress.

Esta foi a melhor partida e a mais emocionante de todo o campeonato, uma vez que as duas equipas assumiram desde sempre a candidatura ao título. De resto, o ABC, treinado por Marcos Moreira, e o Pantera Negra, orientado pelo seleccionador nacional, Mané, dispõem de um lote de grandes atletas, razão pela qual a luta pela vitória foi renhida.

Pantera Negra do Sal terminou a prova com uma vitória frente a Ondas do Mar do Maio, mas a equipa salense critica a organização pela não realização do embate entre as formações do ABC e dos Vulcânicos, devido a chegada tardia da equipa foguense à Praia.

Isto fez com que Pantera Negra jogasse quatro jogos (três vitória e uma derrota), contra três do ABC, traduzido noutras tantas vitórias.

A classificação final ficou assim ordenada: Campeão, ABC (Praia); Vice-campeão, Pantera Negra (Sal); 3º classificado, Atlético (São Vicente); 4º classificado, Vulcânicos, Fogo e 5º classificado, Ondas do Mar, Maio (equipa que somou derrota expressiva em todas as partidas.

A nível feminino, a equipa do Seven Stars (Praia) venceu os dois jogos calendarizados ante a formação do Pantera Negra (Sal) - 60/32 e 89/47 - mas a organização afirma tratar-se de um torneio e não de um campeonato.

ANGOLA : Olímpio Cipriano junta-se ao grupo em Espanha

Olímpio Cipriano, extremo do 1º de Agosto e da Selecção Nacional de Basquetebol em Seniores Masculinos que de 7 a 14 do corrente mês esteve a experiência nos Detroit Pistoes da Liga Norte Americana de Basquetebol (NBA) junta-se hoje, segunda-feira, ao grupo de trabalho que na região de Granada, sul de Espanha, projecta a sua participação na XXIV edição do Campeonato Africano das Nações da modalidade, a disputar-se de 15 a 25 de Agosto próximo, em cinco cidades de Angola, designadamente Luanda, Cabinda, Benguela, Huíla e Huambo.
Entretanto, apesar do site oficial dos Detroit Pistoes não ter ainda publicado até ao fecho da nossa edição, a lista dos jogadores que ingressarão as fileiras da equipa principal para a temporada 2007/08, o nome do jovem angolano dificilmente fará parte dos “anais” dos Detroit, a julgar pela má prestação que teve nos chamados Jogos de Verão.
Dos cinco jogos efectuados pela formação dos Detroit Pistoes, o extremo do 1º de Agosto e da Selecção Nacional, actuou apenas em duas ocasiões, tendo conseguido seis pontos e quatro assistências, números pra já insuficientes para quem tenciona entrar no mundo da NBA.
Contudo, o sonho do jovem angolano se mantém mas agora vai direcionar toda a sua atenção na preparação do cinco nacional que pretende revalidar o título africano e consequentemente marcar presença nos Jogos Olímpicos de Beijing, China, em 2008.
Apesar da reentrada de Olímpio Cipriano, Alberto de Carvalho, seleccionador nacional continua privado do poste Eduardo Mingas, que falhou os dois amistosos que a Selecção Nacional efectuou com a selecção de Esperança da Alemanha, a quem venceu por 69-64 e 57-55 respectivamente. Mingas continua a fazer trabalho de recuperação da lesão contraída no último Campeonato Nacional e tem sido poupado pela equipa técnica.
O segundo triunfo dos angolanos foi marcado com antecipação do fim do encontro, por ter excessos nos níveis de virilidade no princípio do último quarto.
O combinado nacional vai continuar o seu estágio em Espanha, onde realizará mais sete jogos, seguindo posteriormente a Macau, onde participará no Taça Borislav Stankovic, prova reservada os campeões continentais.

MOÇAMBIQUE : Abram alas ao campeonato da cidade!


BATE coração!Equipas verdadeiramente sonantes da arena basquetebolística nacional começam a desfilar a partir de amanhã a disputa do Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em Seniores Masculinos, maior prova da bola-ao-cesto da capital do país.

Maputo, Quinta-Feira, 19 de Julho de 2007:: Notícias

No entanto o “prato” mais saboroso do início desta prova, que levará a “loucura” os adeptos modalidade no fim-de-semana, está para sábado quando o Ferroviário, detentor do trofeu, e o Desportivo, terceiro classificado na última edição, travarem um duelo a partir das 19.00 horas, no pavilhão dos “alvi-negros”, em partida segunda jornada. Trata-se de um encontro sensacional, que realmente catalisa as atenções dos amantes da bola-ao-cesto, até porque estarão frente-a-frente dois candidatos ao título.

A partida promete muita luta e emoção. Ambos os conjuntos possuem jogadores à altura de produzir um grande espectáculo, se efectivamente os atletas se aplicarem a fundo, teremos uma boa oportunidade para assistir a um belo jogo de basquetebol.

Mas, antes deste embate os “locomotivas” começarão a defesa do título hoje, diante do Clube Eagle do Hulene, uma equipa que se estreia entre a nata do basquetebol da cidade de Maputo. O desafio terá lugar no campo do Ferroviário às 19.00 horas. O Desportivo terá uma missão mais espinhosa, quando medir forças, a partir da mesma hora, no Pavilhão do Maxaquene frente a Conseng, um conjunto sempre complicado.

Já, o Maxaquene, outro dos favoritos ao título bate-se no seu reduto, a partir das 20.00 horas, com o Clube Aeroporto. Os “tricolores” que garantiram no pretérito fim-de-semana o apuramento para a Taça de Moçambique, a par do Ferroviário, têm tudo para entrarem na competição com o pé direito.

Mas o campeonato não se restringirá apenas a este desafios, pois está reservado ainda para hoje confronto entre Costa do Sol-Académica, às 18.45 horas, no pavilhão da Universidade. Prevê-se que esta partida seja espectacular e muito renhida.

No sábado disputa-se a segunda jornada, com referência para o embate entre Ferroviário e Desportivo já abordado anteriormente. Eis os restantes jogos: Aeroporto-Costa do Sol, a partir das 17.00 horas ; Eagle-Maxaquene, às 18.30 horas (Pavilhão do Maxaquene); Académica-Conseng às 19.00 horas (Pavilhão da Universidade).

Refira-se que esta prova será disputada no sistema de todos contra todos em três voltas, sendo apenas os primeiros quatro classificados apuram-se para o Campeonato Nacional.

ANGOLA : Afrobasket: Selecção nacional realiza hoje quarto jogo em Espanha

Selecção nacional de basquetebol disputa quarto jogo em Espanha

Luanda, 19/07 - A selecção nacional defronta hoje, em Granada, sul de Espanha, um misto de jogadores europeus que actua em equipas locais, no âmbito do programa de preparação com vista ao Afrobasket2007, a disputar-se em Agosto em Angola.

Este será o segundo confronto entre os dois conjuntos. No primeiro, terça-feira, os pupilos de Alberto de Carvalho "Ginguba" venceram por 84-59.

Nos dois primeiros jogos de preparação em terras espanholas, a selecção octo-campeã africana derrotou a equipa B da Alemanha por 69-64 e 57-55, respectivamente.

Antes do Afrobasket, de 15 a 25 de Agosto em Angola, a selecção nacional vai disputar o torneio Borislav Stankovic na China, um torneio aberto aos campeões continentais.

ANGOLA : Cabinda/Afrobasket: Infra-estruturas desportivas apresentam novo visual

As Infra-estruturas desportivas, unidades hoteleiras e centro de hospedagem que irão acolher o Grupo-D do Campeonato Africano Sénior em Basquetebol, de 15 a 25 de Agosto, apresentam já um novo visual, estando tudo apostos para a recepção das caravanas, apurou hoje a Angop.

Numa ronda pelos locais onde decorrem os trabalhos de restauro e de finalização, a Angop aconstatou que tudo está a bom caminho, mostrando indicadores de que a província de Cabinda está pronta para albergar o evento condignamente.

O principal pavilhão multi-uso local do palco das competições tem já coberto todo seu edifício, restando apenas obras que se enquadram na colocação das bancadas de plástico, tapete no local dos jogos, pavimentação e embelezamento externo, iluminação interna e externa bem como de outras composições inerentes a conclusão das obras previstas para o dia 10 de Agosto.

Quanto aos campos de apoio ao evento, o pavilhão de jogos do Sporting de Cabinda tem praticamente as suas obras terminadas estando em curso a colocação do novo passeio adjacente ao recinto visando dar-lhe outro visual após restruturação total desde os balneários, recinto de jogos, bancadas, tecto, placard-electronico, e outras dependências de apoio.

Quanto aos campos de Barão Puna e Isced, estão a receber a cobertura (tecto), que nunca tiveram e que vem dar outro aspecto para a prática das várias modalidades e um mais alento aos atletas que irão competir nesta província.

O Complexo residencial do Cabassango, onde se pretende hospedar as equipas, as obras estão também a terminar restando retoques que visam dar maior acomodação dos visitantes. No tocante às unidades hoteleiras indicadas para a recepção dos dirigentes desportivos e outros convidados membros da FIBA e Cocasm, destacam-se o melhoramento do visual sobretudo pinturas e prestação de serviços.

O Hotel Maiombe, localizado no centro da cidade, na avenida Agostinho Neto, e a 10 minutos do pavilhão de Jogos do Sporting de Cabinda e pelo menos a 15 do Multiuso, mostra indicadores positivos para acomodação dos visitantes, bem como o Pôr do Sol, na rua da missão junto a Igreja Imaculada Conceição.

Os albergues Simulambuco e do Comando da região e os hoteis da Mess e Simulambuco são igualmente outras unidades complementares que estarão disponíveis para acolher visitantes que durante a festa do Afrobasket/2007, irão oferecer serviços de hospedagem como se constactou, condignamente.

A Angola-Telecom, e serviços da UNITEL e MOVICEL, contactados pela Angop asseguram garantir uma comunicação eficiente sobretudo os serviços da NET bem como a colocação de recargas no mercado sem que haja interrupção para os clientes usuários dos respectivos serviços.

A componente ENE desmontra já haver responsabilização no fornecimento da rede energética capaz de assegurar condignamente as partidas no pavilhão principal bem como nas horas de preparação nos campos de apoio.

ANGOLA : A meta é o Afrobsket2007 - Victor Muzadi

O extremo poste do 1º de Agosto Victor Muzadi, que participa pela selecção nacional nos Jogos Panafricanos de Argel, disse que a sua meta é o Afrobasket/2007, a disputar-se em Angola em Agosto.

Em declarações hoje à Angop, o atleta, que não teve uma época regular na sua equipa por problemas físicos, afirmou que paulatinamente está a atingir a habitual forma desportiva, esperando que o seleccionador Alberto de Carvalho "Ginguba" o convoque para o evento continental.

Muzadi, que já experimentou sem sucesso o ingresso à Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA) a par de Gerson Monteiro e Olímpio Cipriano, mostrou-se confiante em participar no Afrobasket2007, baseando-se no seu rendimento nos Panafricanos.
O jogador, não convocado para a equipa que se prepara em Espanha visando a competição continental a disputar-se no país por ter sido irregular durante o nacional da modalidade, afigura-se preponderante no conjunto de Covilhã e Raul Duarte.

A Angop soube que o José Carlos Guimarães, adjunto de Ginguba, provavelmente virá à capital argelina observar eventuais "reforços" para a selecção que vai representar o país na maior competição da bola ao cesto do continente africano.

ANGOLA : Técnico angolano balanceia primeira fase do torneio de basquetebol

O técnico Jaime Covilhã considerou positivo o balanço da primeira fase do torneio de basquetebol dos Jogos Pan-africanos, apesar da equipa angolana não estar ainda ao seu nível.

Falando terça-feira à Angop, no final da partida em que Angola derrotou o Mali, por 71-63, no pavilhão Staouali, o treinador nacional valorizou o empenho dos atletas neste turno da prova, em que a selecção terminou invicta com quatro vitórias.
Afirmou que o "cinco" nacional não tem atingido as percentagens pretendidas nos lançamentos, lances livres, perda de bolas e na defesa, acrescentando ser por isto que a equipa técnica está insatisfeita.

Para os quartos-de-finais, a iniciar quinta-feira frente à África do Sul, Jaime Covilhã disse que os octo-campeões africanos terão de superar as falhas cometidas, já que poderão defrontar equipas difíceis como o Egipto e o Senegal.
Angola participa no torneio de basquetebol com uma equipa formada por atletas veteranos, com destaque para Walter Costa, Victor Muzadi, Simão Panzo, Gerson Monteiro, e jovens como Leonel Paulo, Idelfonso Kiteculo e Mayzer Alexandre.

Durante a primeira fase, Angola, enquadrada no grupo B, venceu a RD Congo por 75-53, Libéria (91-63), Nigéria (61-58), Camarões (71-64) e o Mali por 71-63.

18 julho 2007

MOÇAMBIQUE : “Tricolores” na Taça de Moçambique


DEPOIS de o Ferroviário ter na ronda anterior carimbado o passaporte para a Taça de Moçambique em Basquetebol de Seniores Masculinos, foi agora a vez do Maxaquene confirmar presença na segunda maior prova nacional, ao bater, no pretérito fim-de-semana a Conseng, por uma margem de oito pontos (60-52), em partida da sétima jornada da segunda volta.

Os “tricolores” somaram assim 21 pontos e consolidaram a segunda posição, isto porque embora tenham ficado em igualdade pontual com o Desportivo levaram vantagem sobre os seus vizinhos em virtude de terem ganho nos dois encontros travados entre si, na primeira e segunda voltas.

Outra nota de destaque nesta ronda vai para a vitória do Ferroviário sobre o Costa do Sol, por uma vantagem de 21 pontos (65-44). Mesmo com o apuramento no “bolso”, os “locomotivas” voltaram a exibir-se de forma primorosa e determinada, não dando quaisquer espaços de manobra aos “canarinhos”. Os pupilos de Carlos Alberto Niquice voltaram a mostrar que são os potenciais favoritos à conquista da Taça de Moçambique, assim como de outras provas nacionais.

No desafio que serviu apenas para cumprir calendário, a Académica humilhou o Aeroporto, por claros (52-26), uma margem de 26 pontos. Os “estudantes” tiveram assim uma despedida em grande da competição.

A província do Maputo contará com duas equipas na Taça de Moçambique, enquanto as restantes estarão representadas por uma equipa cada. O sorteio da prova realiza-se numa data ainda por anunciar pela Federação Moçambicana de Basquetebol (FMB).

ANGOLA : Afrobasket / Eduardo Mingas regressa em grande

O extremo-poste Eduardo Mingas destacou-se hoje na vitória da selecção nacional por 84-59 sobre um misto de jogadores que actuam na região espanhola de Granada, onde os octocampeões africanos cumprem a primeira etapa da preparação para o Afrobasket2007.

Acometido por uma crise palúdica desde o início da preparação em Espanha, a 02 deste mês, o jogador campeão nacional e africano pelo Petro de Luanda regressou aos treinos e foi hoje o melhor marcador com 17 pontos e o segundo em ressaltos com cinco, tendo jogado 26 minutos.

Mingas destacou-se particularmente nos lançamentos de três pontos, tendo convertido quatro dos cinco tiros que tentou dessa distância. Também contribuiu com duas assistências, só superadas pelos bases Milton Barros e Armando costa, com quatro cada um.

Numa partida em que o treinador Alberto de Carvalho "Ginguba" não utilizou - para os poupar por estarem contundidos - os postes Joaquim Gomes "Kikas" e Abdel Boukar, e o base Miguel Lutonda, foi Felizardo Ambrósio que sobressaiu.

O poste do 1º de Agosto, novato no conjunto campeão de África, superou Mingas no tempo em campo e na liderança das tabelas, com seis ressaltos, embora só tivesse "facturado" três pontos nos 31 minutos que jogou.

Victor Carvalho com 16 pontos em 17:50 minutos de jogo (4 em 7 triplos), Armando Costa (12 em 18:22) e José Nascimento (10 em 22:12) foram os principais "ajudantes" do melhor marcador.

Nesta partida, o 1º de Agosto esteve reduzido na sua representatividade já que além de Olímpio Cipriano (até dia 14 a testes na NBA), Kikas com uma entorse no tornozelo, Lutonda com dores no tendão de aquilles e Abdel em recuperação progressiva após intervenção cirúrgica que o afastou do campeonato nacional estiveram fora da quadra.

Por este motivo, a equipa inicial foi diferente da habitual. O "cinco" escolhido foi constituído por Milton Barros (20 minutos e 9 pontos), Carlos Morais (21 min, 7 pts), Luís Costa (19 min, 3 pts), José Nascimento (22 min, 10 pts) e Felizardo Ambrósio (31 min, 3pts).

Os menos utilizados hoje foram Francisco Horácio (8min, 0pts) e Carlos Almeida (14 min, 7pts).

Esta é a terceira vitória consecutiva nesta sua primeira fase de preparação. Antes derrotou em duas ocasiões a selecção de esperanças da Alemanha, por (69-64) e 57-55, respectivamente.

Antes do Afrobasket, de 15 a 25 de Agosto em Angola, a selecção nacional vai disputar o torneio Borislav Stankovic na China.

ANGOLA : Pau Gasol impressionado com organização do Afrobasket

O basquetebolista espanhol Paul Gasol, dos Grizlles da liga profissional norte-americana (NBA), mostrou-se impressionado com a organização do Campeonato Africano (Afrobasket`2007) a decorrer em Angola de 15 a 25 de Agosto, indica o site oficial da prova.

"Estou impressionado com o entusiasmo e a organização demonstrada na realização das tarefas relacionadas com o Afrobasket", frisou o poste de 2,13 metros, que visitou o pavilhão gimnodesportivo da Cidadela do qual elogiou as infra-estrutura e o piso.

Quanto às hipóteses de Angola revalidar o título, disse que conhece o potencial dos octocampeões africanos que aponta como favoritos.
"Tem muito bons jogadores que defrontei em várias ocasiões, quer em jogos particulares e nos campeonatos do mundo, acredito que vai ganhar", acrescentou.
Campeão mundial e MVP do Japão`2006 pela Espanha, Gasol cumpriu de sábado a segunda-feira passada uma visita a Angola, ao abrigo de um programa do Unicef, inserido no combate ao VIH/Sida.

O jogador da NBA visitou a província do Bengo no âmbito das actividades alusivas de combate ao VIH/Sida e ocupação dos tempos livres dos jovens.

17 julho 2007

MOÇAMBIQUE : “Básquete Show”: Estrela e Manyanga chegam à liderança

AS equipas das escolas secundárias Estrela Vermelha e Francisco Manyanga tornaram-se no último sábado nos novos líderes das séries “A” e C” do “Básquete Show”, ao fim da terceira jornada, em que derrotaram as suas congéneres do Instituto Nília (56-17) e Arco Iris (31-12), respectivamente. Aliás, as vitórias acabaram ganhando um sabor a dobrar para as duas formações, porque aconteceram no encerramento da primeira etapa desta fase preliminar, facto que acaba conferindo-lhes o estatuto de vencedores da primeira volta.

Estrela Vermelha e Francisco Manyanga souberam ainda aproveitar a ausência da Noroeste I e Zedequias Manganhela, anteriores comandantes dos grupos, que ficaram de fora devido ao número ímpar de integrantes das séries.

Mesmo assim, Estrela Vermelha e Manyanga não gozam de maior tranquilidade, pois apenas um ponto as separa dos destronados.

No outro jogo quente da ronda, a Polana impôs diante do Colégio Kitabu (22-15) e tornou-se igualmente vencedor da primeira volta, desta feita pela série “D”. As duas formações estavam antes empatadas em pontos.

Por último, mesmo sem jogar, Matola mateve-se intocável na série “B” dada a vantagem que detinha sobre os seus oponentes, nomeadamente Josina Machel e Escola Sul-Africana, que curiosamente jogaram entre si, tendo ganho a primeira equipa por 51-14.

Feitas as contas, Estrela Vermelha, Matola, Francisco Manyanga e Polana são os destacados da primeira volta, ao fim da qual não conheceram o sabor da derrota. A segunda volta começa no próximo sábado.

QUADRO DE RESULTADOS E PRÓXIMA JORNDA (21 de Julho)
E. Vermelha-Inst. Nilia (56-17)
J. Machel-Sul-Africana (51-14)
Manyanga-Arco Iris (31-12)
Polana – Kitabu (22-15)

PRÓXIMA JORNDA (21 de Julho)
Noroeste 1 – Estrela Vernelha
Manganhela-Manyanga
Matola-Josina Machel
Lhanguene-Polana

16 julho 2007

MOÇAMBIQUE : IX JOGOS AFRICANOS: A história repete-se no basquetebol!

As nossas meninas do basquete desiludiram
As nossas meninas do basquete desiludiram

QUEM pensava que desta vez a história seria outra, enganou-se redondamente porque efectivamente a música voltou a ser a mesma. Perdemos na terceira jornada do Grupo “A” de basquetebol nos IX Jogos Africanos que decorrem em Argel com Angola. E de que maneira? De forma muito infantil e por apenas dois pontos de diferença (46-48). Mas tudo continua em aberto na luta pelo primeiro lugar do grupo. Entretanto, hoje regressamos ao campo, depois de um dia de descanso, para defrontarmos a RDCongo (última jornada desta fase inicial).
Maputo, Segunda-Feira, 16 de Julho de 2007:: Notícias

Nas outras modalidades, o judo já terminou a competição, com Edson Madeira a conseguir um quinto lugar que não deu para entrar para a lista dos medalhados. Na natação, a prestação não foi das melhores e no xadrez, apesar de um início conturbado, Moçambique vai recuperando aos poucos. O karate compete a partir desta manhã. O tae-kwando só a 20 e 21 a 200 quilómetros do centro da capital argelina e o atletismo começa no dia 18.

Já era de esperar que a selecção nacional de basquetebol sénior feminina enfrentasse dificuldades frente às angolanas dada a rivalidade existente entre os dois países neste tipo de competições, mas nunca ninguém esperou que se perdesse daquela forma muito infantil e que deixou toda a delegação triste e a questionar-se. Afinal o que querem estas meninas?

Moçambique apresentou-se muito mal neste encontro. Só para citar um exemplo, e que durante o primeiro período só marcamos três pontos contra 13 de Angola. Isto mexeu com toda gente. Os técnicos entraram em pânico, porque não havia explicação para este baixo rendimento depois de um trabalho aturado de preparação com vista a estes Jogos Africanos. Com um estágio em Portugal, inclusivamente.

Mas esse foi um mal menor porque a equipa reagiu de imediato e a dois minutos do final do segundo período reduziu para apenas um ponto, para ao intervalo o resultado estar em 21-18 favorável ás angolanas.

O terceiro período – e o subsequente – , foi de um verdadeiro toma-lá e da-cá. com o jogo ater outro andamento, mas com as moçambicanas a reagirem em função do adversário. Porém, a sete minutos do final do terceiro período passamos para a frente no marcador (22-21). Pensava-se que seria o fim de Angola. Mas enganamo-nos, mais uma vez, porque doutro lado estava uma veterana chamada Irene Guerreiro que ia encaixando os triplos sem nenhuma oposição. Novamente a três minutos do final ainda desta etapa tomamos a dianteira momentaneamente (27-26), mas voltamos a cair no ridículo. A verdade é que a equipa não reagiu. As atletas demonstravam uma tremenda falta de concentração, principalmente nos lances livres a que tínhamos direito. Referenciar que tivemos três séries de lances livres que convertidos dariam seis pontos e que desperdiçamos. Então o que esperávamos?

O quarto e ultimo período foi de muito stress. As angolanas sempre levaram a melhor por um ponto e só dilataram para sete a quase um minuto do final da partida. Aí as nossas meninas correram atrás do prejuízo. E por pouco não arrastavam o jogo para o prolongamento. Ora vejamos, a sete segundos perdíamos por dois pontos de diferença. Beneficiamos de dois lances livres que davam para empatar o jogo. Mas só convertemos um, o primeiro. No ressalto do segundo lançamento, cometemos falta, que deu dois lances às angolanas. Irene Guerreiro também converteu um e o encontro terminou com o marcador em 48-46.

Feitas as contas, esta equipa está com falta de confiança. As atletas não arriscam. Parece estarem presas a certos sistemas de jogo que não conseguimos ver. Precisa-se de mudanças se quisermos continuar em frente, principalmente para o jogo de hoje frente à RDCongo, que é tida como uma das melhores equipas deste evento.

ANGOLA : Jean Paiget na final do Campeonato Universitário

A equipa da Universidade Jean Piaget de Angola apurou-se, domingo, para à final do Campeonato Universitário de Basquetebol Masculino, que decorre em Luanda, ao vencer a sua congénere da Faculdade de Economia, por 61-57, no segundo jogo da meia-final.

No primeiro encontro da meia-final, a melhor de três jogos, a Universidade Jean Piaget havia ganho por 65-50. Por seu lado, a Faculdade de Ciências perdeu o primeiro embate com a Faculdade de Letras, por 49-60, e venceu o segundo por 50-53.

A campeã em titulo, a formação da Universidade Privada de Angola (UPRA), ex-ISPRA, assim como a vice-campeã, Universidade Lusíada de Angola(ULA), foram já afastadas da prova.

15 julho 2007

ANGOLA : Pupilas de Aníbal estreiam-se com derrota

Angola começou com derrota a sua participação no torneio de basquetebol feminino dos IX Jogos Pan-africanos de Argel. As angolanas não resistiram ao poderio das congolesas democráticas e perderam por 54-78.
Escalonadas num grupo difícil, as pupilas de Aníbal Moreira sabiam de antemão que teriam pela frente imensas dificuldades no jogo de abertura. Ainda assim entraram determinadas para a vitória, pois só com melhores resultados podem sonhar com uma medalha nestes jogos, que no fundo faz parte dos objectivos traçados pelo Comité Executivo preparatório para a competição.
Nalguns momentos estiveram bem nos lançamentos de campo, porém as congolesas, mais altas e fortes fisicamente, tiraram proveito do seu jogo exterior e dos contra-ataques rápidos.
Depois do desaire de ontem as angolanas retemperam energias para enfrentarem hoje de manhã a Cote d’Ivoire, que diga-se, é dos adversários difíceis da série.

Angolanas podem mostrar classe

Depois de se ter estreado frente à RDC, a selecção feminina terá na manhã de hoje um outro teste difícil. As angolanas defrontam a Côte d’Ivoire, e o resultado desta partida em muito poderá contribuir para a definição das suas aspirações.
À partida, o objectivo é a conquista de uma medalha, mas tudo passa pela conquista dos melhores resultados possíveis, quando, para já, por contingências de sorteio, esta selecção treinada por Aníbal Moreira está escalonada num grupo, em que também competem as selecções de Moçambique, Camarões e Argélia, para além das que já citamos.

ANGOLA : Baixo índice de produtividade pode impedir sonho de Olímpio

O extremo do 1º de Agosto e da selecção nacional, Olímpio Cipriano, não tem sido bem sucedido nos testes que efectua na formação dos Detroit Pistoes da Liga Norte-Americana de Basquetebol (NBA). O jovem angolano que falhou o jogo de estreia, voltou a não ser opção no prélio de ontem frente ao Washington Wizards a quem venceram por 84-70.
Considerado como um dos melhores extremos da actualidade,
a par de Carlos Morais, Olímpio Cipriano, não tem merecido a
confiança da equipa técnica dos Detroit Pistoes.
No jogo inaugural frente ao Filadélfia 76ers, o agora camisola 18 não foi utilizado, tendo sido colocado no segundo desafio, frente ao Memphis Grizzlies.
Em 13 minutos, Olímpio Cipriano, jogador mais distinguido na última edição do Campeonato Nacional, somou apenas três pontos, fruto de um lançamento dos seis metros e vinte cinco e duas assistências. Os Detroit Pistoes venceram por 80-78.
Apesar da performance pouca conseguida, o internacional angolano acredita que poderá ingressar no lote de jogadores dos Detroit Pistoes para a temporada 2007/8. O jogador teceu tais declarações a agência chinesa Xinhua.
Quem está a brilhar é o senegalês Cheikh Samb que disputou as três partidas com uma média de vinte minutos por jogo.
Entretanto, até ao fecho da nossa edição desconhecíamos o desfecho da partida entre Detroit Pistoes e Pepitas de Denver, que se disputou na madrugada de hoje, sexta-feira.
Amanhã, Olímpio Cipriano efectuará o último jogo, depois rumará para Espanha a fim de se juntar a pré-selecção nacional que projecta a sua participação na XXIV edição do Campeonato Africano das Nações de Basquetebol, vulgo Afrobasket, a decorre de 15 a 25 de Agosto em Angola.
Recorde-se que Cipriano é o terceiro basquetebolista angolano a tentar a sua sorte na Liga Norte-Americana de Basquetebol, depois de Gerson Monteiro e Víctor Muzadi terem falhado os testes nas formações dos San Antonio Spurs e Dallas Mavericks respectivamente.
M.C

MOÇAMBIQUE : “Básquete Show”: Polana e Kitabu jogam liderança do Grupo “D”

A TERCEIRA jornada do “Básquete Show” é rica de jogos de grande interesse. São três jogos de capital importância que vão animar a ronda, nomeadamente nas séries “A”, “C” e “D”. Mas o jogo mais esperado é do Grupo “D”, que vai colocar frente-a-frente as equipas da Escola Secundária da Polana e Colégio Kitabu, às 16:00 horas, no campo do pavilhão Lurdes Mutola (Desportivo).

Os restantes destaques são Estrela Vermelha-Instituto Nília, do Grupo “A”, que abre a jornada, às 13:00 horas, e Francisco Manyanga-Arco-Iris, do Grupo “C”, que se realiza às 15:00 horas.Quem goza de conforto é a formação da Escola Secundária da Matola, no Grupo “B”, que mesmo estando de fora na jornada, o seu lugar permancerá intocável. Neste grupo, aguarda-se o embate entre as escolas Josina Machel e Sul-Africana, que vai definir a segunda melhor equipa, pois ambas somam um ponto, correspondente a uma derrota cada frente aos matolenses.


ANGOLA : Carlos Almeida lidera selecção nacional contra Alemanha

O extremo-base Carlos Almeida (de vermelho)

Luanda, 15/07 - Com 17 pontos convertidos, o extremo-base Carlos Almeida foi o destaque do segundo encontro amigável da selecção nacional com as esperanças da Alemanha, disputado na região sul de Espanha e com vitória angolana por 57-55.

Em 10:39 minutos em campo, o jogador do 1º de Agosto converteu cinco dos oito lançamentos triplos que tentou.

O cinco inicial da Selecção foi constituído por Armando costa (5 pontos e três assistências), Carlos Morais (9 pts e 5 ressaltos), Luís Costa, Felizardo Ambrósio (11 pts e 3 r) e Gomes Kikas, o jogador mais utilizado, com 25:28 minutos.

Os jogadores menos utilizados pelo ténico Alberto de Carvalho Ginguba foram Francisco Horácio (3:24 sem pontuar), Miguel Lutonda (4:29 e 4 pts) e José Nascimento (5:10 sem pontuar).

Abdel Boukar e Victor Carvalho, apesar de terem jogado mais de 10 minutos cada um, não converteram qualquer ponto, embora o triplista e capitão de equipa (Victor) tivesse tentado três lances dos três pontos. O Base Milton Barros "facturou" apenas um lance livre, enquanto Eduardo Mingas foi o grande ausente.

Quinta-feira, no primeiro encontro entre os dois conjuntos, a selecção nacional vencera por 69-64.

ANGOLA : Selecção nacional derrota esperanças da Alemanha

A selecção nacional sénior masculina de basquetebol derrotou na tarde de hoje em Granada (Espanha) a equipa de esperanças da Alemanha, por 57-55, no cumprimento da preparação para o Afrobasket´2007. Segundo a Rádio-5, o encontro, o segundo entre os dois conjuntos, terminou nove minutos antes porque o técnico alemão decidiu retirar a sua equipa do campo alegando excessiva virilidade entre os contendores.

Quinta-feira, os octo-campeões africanos derrotaram este adversário por cinco pontos (69-64).

O campeonato africano sénior masculino, marcado para o período de 15 a 25 de Agosto em cinco províncias de Angola, será antecedido pela Taça Borislav Stankovic, prova reservada aos campeões continentais.

14 julho 2007

ANGOLA : Panafricanos: Vice-ministro defende melhorias defensivas no basquetebol

O vice-ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição, afirmou sexta-feira que a selecção sénior masculina de basquetebol precisa melhorar o aspecto defensivo do contrário terá dificuldades para vencer o torneio dos Jogos Panafricanos, em Argel.

Em entrevista à Angop, no pavilhão Staouali, em Argel, o dirigente afirmou que a defesa tem se revelado preponderante para os êxitos que o basquetebol conseguiu ao longo dos últimos anos em que se tornou octo-campeã africana.

"Sem ser melhorado este aspecto será muito difícil revalidar o título conquistado em 20003 em Abuja", disse, mostrando-se despreocupado pelo facto da equipa nacional não estar representada na competição ao seu mais alto nível.

Na sua opinião, mesmo sem maior parte dos jogadores principais, a selecção nacional tem possibilidades de conquistar a medalha de ouro, apesar de reconhecer a Nigéria como um forte adversário capaz de contrariar os angolanos.
A formação liderada pela dupla técnica Jaime Covilhã/Raul Duarte disputa os Panafricanos sem grande parte dos jogadores titulares, destacando-se Miguel Lutonda, Joaquim Gomes “Kikas”, Eduardo Mingas, Carlos Morais, Olímpio Cipriano e Armando Costa.
O desfalque do combinado nacional surge na sequência da preparação da equipa angolana visando o campeonato africano de basquetebol (Afrobasket/2007), a disputar-se em Agosto no país.

13 julho 2007

ANGOLA : Paul Gasol inicia sábado visita ao país

Paul Gasol visita Angola sábado

Luanda, 13/07 - O poste da equipa do Memphis Grizilies da liga norte-americana de basquetebol profissional (NBA), o espanhol Paul Gasol, inicia este sábado uma visita a Angola.

Gasol, campeão mundial pela selecção do seu país, vai participar nas cidades de Luanda e Bengo em actividades alusivas ao programa "VIH Sida" e jovens nos tempos livres" promovidas conjuntamente pelo Unicef, programa nacional de luta contra VIH/SIDA e Ministério da Juventude e Desportos.

A "estrela" estará também em actividades de luta contra o VIH/Sida no âmbito do Afrobasket-2007 que Angola irá albergar de 15 a 26 de Agosto.

Paul Gasol fará visitas ao Hospital Pediátrico de Luanda, para conversar com crianças aí internadas infectadas com vírus do HIV e ao projecto da ADPP de Luta contra o Sida no Bengo.

No domingo assistirá a um jogo de basquetebol entre crianças e jovens adolescentes no pavilhão anexo a cidadela desportiva.

Ainda durante a sua estada em Angola, Paul Gasol visitará a sede do Comité Organizador do Campeonato Africano Sénior Masculino(Cocasm) e fará sessão de fotografias com o "Driblo", a mascote do Afrobasket`2007.

Tem igualmente prevista uma deslocação ao mercado Roque Santeiro para proferir palavras de sensibilização e incentivo á luta contra o VIH/Sida.

O jogador de 2,13 de altura, nasceu na Catalunha (Espanha), tendo se estreado na selecção em 2001 no campeonato europeu de basquetebol realizado na Turquia, onde foi o melhor ressaltador, levando o seus país a conquistar da medalha de bronze.

A sua estreia na NBA aconteceu na temporada 2001-2002.

ANGOLA : Adeptos bienos vão ao Huambo assistir ao Afrobasket`2007

Duzentos excursionistas da província do Bié deverão deslocar-se à cidade do Huambo para assistir aos jogos do grupo "C" do Campeonato Africano de Basquetebol sénior masculino, "Afrobasket`2007", apurou hoje a Angop.
Para a materialização desta iniciativa a Direcção Provincial da Juventude e Desportos criou recentemente uma comissão, composta por 30 elementos, liderada pelo presidente do Conselho Provincial de Basquetebol, Carlos Reis.
Integram a comissão membros do governo provincial do Bié, da comunicação social, entre outros.
A comissão estará encarregue da preparação e organização das condições para os excursionistas que deverão desembolsar 10 mil kwanzas para uma estadia de três dias no Huambo.

O grupo "C" integra a Nigéria, RCA, Libéria e RD Congo.

ANGOLA : Selecção nacional volta a testar com Alemanha sábado

Selecção nacional de basquetebol

Luanda, 13/07 - A selecção nacional sénior masculina de basquetebol, que se prepara no sul de Espanha para o Afrobasket´2007, volta a defrontar a equipa nacional de esperanças da Alemanha, no âmbito da sua preparação.

Quinta-feira, os octo-campeões africanos derrotaram este adversário por cinco pontos (69-64), numa partida em que se destacaram Miguel Lutonda (15 pontos), Joaquim Gomes "Kikas" (14) e Felizardo Ambrósio (6), que foi o melhor ressaltador .

Antes do campeonato africano sénior masculino, marcado para o período de 15 a 25 de Agosto em cinco províncias de Angola, a turma liderada por Alberto de Carvalho "Ginguba" vai disputar no fim deste mês a Taça Borislav Stankovic, prova reservada aos campeões continentais.

Nesta primeira etapa da sua preparação, iniciada a 02 deste mês em terras espanholas, a selecção nacional não conta com um dos jogadores titulares durante o campeonato do mundo Japão´2006, Olímpio Cipriano, que cumpre um período de testes na equipa dos Ditroit Pistons da NBA.

ANGOLA : Panafricanos/Basquetebol: Selecção nacional vence na estreia

A selecção nacional sénior masculina de basquetebol iniciou, quinta-feira com vitória sobre a RD Congo por 72-53, a sua participação no torneio da modaldiade dos Jogos Panafricanos que decorrem em Argel (Argélia) de 11 a 23 deste mês.

Os detentores do trofeu que se apresentam em Argel com uma segunda equipa, já que a principal prepara-se para o Afrobasket2007 de Agosto, voltam a jogar esta sexta-feira às 15h00 diante da Libéria.

Em femininos, a selecção nacional foi derrotada na estreia pelo Congo Democrático por 44-75. Para hoje, o adversário será a Côte d´Ivoire.

ANGOLA : Miguel Lutonda destaca-se na vitória sobre a Alemanha

O base Miguel Lutonda, com 15 pontos, foi o melhor marcador da selecção nacional sénior no confronto diante da sua similar da Alemanha (69-64), na cidade de Granada (Espanha), em jogo amigável inserido na preparação para o Campeonato Africano de Basquetebol (Afrobasket2007), a ter lugar de 15 a 25 de Agosto em Angola.

O atleta do 1º de Agosto actuou durante 14 minutos e converteu quatro dos seis lançamentos de três pontos tentados, um dos dois pontos e o mesmo número de lances livres.

O segundo melhor marcador foi "Kikas" Gomes, com 14 pontos em 35 minutos e 58 segundos (foi o atleta mais utilizado). Seguiu-se Carlos Almeida, com 12 pontos.

Por outro lado, o estreante Felizardo Ambrósio destacou-se nos ressaltos, conquistou seis sendo dois ofensivos e quatro defensivos, enquanto Milton Barros destacou-se nas assistências, com três, e foi o melhor nas recuperações, a par de Kikas, com cinco.

Carlos Morais, o MVP do Campeonato Angolano em 2007, terminou em branco. O extremo do Petro de Luanda, que jogou 16 minutos, fez parte da equipa inicial substituindo Olímpio Cipriano que se encontra em testes na liga norte-americana (NBA).
Francisco Horácio e José Nascimento foram utilizados durante 5:21 minutos e 11:17 respectivamente. O primeiro marcou três pontos ao passo que o segundo apontou seis.
Por parte da selecção alemã, que não contou com nenhum dos jogadores que esteve no mundial do Japão, o destaque recaiu para Moritz Wohlers melhor marcador do encontro com 18.

No mundial Japão`2006, Angola obrigou a Alemanha liderada pela superstar Dirk Norwitstki (Mavericks/NBA) a três prolongamentos antes de ser derrotada.

Depois do estágio na Espanha o "cinco" nacional segue para Macau onde vai disputar a Taça Stankovic, destinada aos campeões continentais.

ANGOLA : Selecção nacional vence Alemanha no primeiro teste

A selecção nacional sénior masculina de basquetebol venceu hoje na cidade de Granada (Espanha) a sua congênere da Alemanha por 69-64, no primeiro jogo de controlo, tendo em vista o Campeonato Africano (Afrobasket2007) a decorrer em Angola de 15 a 25 de Agosto, informou a Rádio-5.

De acordo com a emissora, o selecionador nacional Alberto de Carvalho "Ginguba" alinhou de início o extremo Carlos Morais em substituição de Olímpio Cipriano, a efectuar testes na liga norte-americana, e Felizardo Ambrózio ocupou o lugar de Eduardo Mingas (lesionado).
O "cinco" inicial foi completado por Miguel Lutonda, Víctor Carvalho e Joaquim Gomes "Kikas".

Depois do estágio em Espanha, os angolanos vão participar na Taça Stankovic em Macau, prova reservada aos campeões continentais.

O Afrobasket será disputado nas cidades de Benguela (A-Angola, Marrocos, Cabo Verde e Rwanda), Huíla (B- Senegal, Egipto, Mali, Côte Ivoire), Huambo (C-Nigéria, RCA, RDC, Libéria) e em Cabinda (D-Argélia, Tunísia, Camarões e Africa do Sul).
Luanda albergará o jogo de abertura e a segunda fase, que decidirá o vencedor da prova.