Africa Basquetebol

28 abril 2007

MOÇAMBIQUE : Básquete internacional com visitantes da RAS


TENDO como visitante a formação sul-africana do Egoli Magic, decorre entre hoje e amanhã, no pavilhão dos “tricolores”, um Torneio Internacional de Basquetebol de Seniores Masculinos, organizado pelo Maxaquene e contando ainda com a participação da Académica e da Conseng. Esta prova tem como finalidade conferir mais rodagem e competitividade às nossas equipas, numa altura em que, após o Torneio de Abertura, se encontram a caminho da Taça Maputo.

O torneio internacional abre às 16.00 horas, com a realização da partida entre Maxaquene e Conseng, para, a seguir, a partir das 18.00, se defrontarem Académica e Egoli Magic. De acordo com o regulamento da competição, amanhã, jogarão primeiro os vencidos da jornada de hoje, enquanto os vencedores terão o seu frente-a-frente para se encontrar o time que conquistará a prova.
O certame surge pouco tempo após as selecções de Moçambique e da África do Sul terem jogado entre si no Zimbabwe, local onde decorreram as eliminatórias zonais para os Jogos Africanos de Argel. Na ocasião, os sul-africanos levaram a melhor, o que sucedeu pela segunda vez consecutiva no historial dos seus confrontos, depois da caminhada para o Afrobásquete Argel-2005, realizada em Maputo.

Entretanto, prossegue hoje o Campeonato de Seniores Femininos da Cidade de Maputo, prova que conheceu o seu princípio ontem à noite. Para a segunda jornada, nada melhor que o sensacional encontro entre Ferroviário e ISPU, no campo das “locomotivas”, a partir das 17.30 horas, realizando-se o outro desafio no Pavilhão da Universidade, colocando frente-a-frente Desportivo e Maxaquene.

Sobre a partida entre as campeãs e as vice-campeãs, não resta a menor dúvida que se augura um grande espectáculo e ambos os contendores apresentar-se-ão na sua máxima força, pois a dimensão da prova assim o exige. No Torneio de Abertura, ganho pelo Desportivo, as “universitárias” derrotaram as “locomotivas”, tendo estas últimas, agora, a chance de se vingarem, embora seja de reconhecer a imprevisibilidade quanto ao desfecho da contenda.

Assim, teremos o desfile de algumas das melhores jogadoras do país, casos de Carla Silva, ex-ISPU, da regressada de Portugal Deolinda Gimo, Ruth Muianga, Júlia Machalela, Sílvia Langa e Ondina Nhampossa, pelas formação de Carlos Aik, Ana Flávia Azinheira, ex-Ferroviário, Aleia Rachide, Ana Branquinho, Tânia Wachene, Iracema Ndauane e Vaneza Júnior, do lado da equipa treinada por Armando Meque.

ANGOLA : 1º de Agosto e Interclube ´´lutam´´ pelo segundo lugar

As formações do 1º de Agosto e Interclube batem-se esta noite, no pavilhão da Cidadela, em Luanda, pelo segundo lugar do campeonato nacional de basquetebol sénior masculino.
Depois de terminarem a fase invictos na primeira fase, os "militares" averbaram a primeira derrota na prova frente ao campeão nacional Petro de Luanda. Ainda assim, são apontados como favoritos no prélio devido às qualidades técnicas dos seus jogadores.
Por sua vez, os "polícias" também apostam na vitória, antevendo-se, de resto, um jogo equilibrado.
Ainda para a quinta ronda da segunda fase irão jogar: Petro de Luanda - Atlético Sport Aviação (ASA) e Misto de Cabinda - Desportivo da Universidade Agostinho Neto (CDUAN).
Os "petrolíferos" lideram a classificação-geral com seis pontos, fruto de três vitórias em igual número de jogos, seguido do 1º de Agosto e Interclube com cinco pontos cada.

27 abril 2007

MOÇAMBIQUE : Femininos disputam Campeonato da Cidade

MAIS cedo em relação ao que tem vindo a suceder, mas compreensível devido ao apertado calendário que este ano será observado, o Campeonato de Basquetebol da Cidade de Maputo em Seniores Femininos começa esta noite, a partir das 19.00 horas, com a realização das partidas entre Maxaquene e Ferroviário, no pavilhão das “tricolores”, e Académica diante do Desportivo, no recinto da Universidade, ficando de fora o ISPU.
À semelhança do cenário que se assistiu nos últimos dois anos, Ferroviário e ISPU voltam a ser os principais candidatos ao título, reunindo no seu plantel as melhores executantes nacionais. No entanto, em função do observado no Torneio de Abertura, em que foi o respectivo vencedor, o Desportivo surge como uma alternativa bastante forte a contrariar estas previsões, ao ter conseguido também juntar atletas de eleição, o que faz com que agora tenhamos um triângulo numa discussão acesa.

A segunda jornada do campeonato realiza-se amanhã, com o “derby” Ferroviário-ISPU a polarizar as atenções. O campo das “locomotivas”, a partir das 17.30 horas, irá, deste modo, testemunhar cedo o encontro entre as rivais dos últimos anos, numa prova em que as decisões também deverão ocorrer cedo, pois será disputada apenas em duas voltas, terminando a 24 de Junho. O outro desafio colocará frente-a-frente os vizinhos Desportivo e Maxaquene.

Enquanto isso, em seniores masculinos, o fim-de-semana será dominado pelo Torneio Internacional organizado pelo Maxaquene, contando com a participação da formação sul-africana do Egoli Magic. Amanhã, às 16.00 horas, os “tricolores” jogam com a Conseng, para a seguir, pelas 18.00, Académica defrontar os visitantes.

26 abril 2007

CABO VERDE : Campeonato regional de basquetebol de Santiago Sul começa hoje

O Campeonato regional de basquetebol de Santiago Sul arranca esta quarta-Feira, 25, a partir das 19h00 no Gimno-desportivo Vavá Duarte.

De acordo com o presidente da Associação de Basquetebol de Santiago Sul, Amílcar Silva, o campeonato inicia com dois jogos no escalão senior masculino.O 1° jogo é entre as equipas de Boa Vista e do ABC às 19 horas e às 20h30 realiza-se o 2° jogo entre o Prédio e o Bairro.As próximas competições estão agendadas para sábado e domingo.

25 abril 2007

MOÇAMBIQUE : Maxaquene organiza torneio internacional


UM Torneio Internacional de Basquetebol de Seniores Masculinos decorrerá entre sexta e domingo, em Maputo, numa iniciativa do Clube de Desportos da Maxaquene, visando essencialmente rodar os intervenientes para os próximos compromissos, bem como dotar as equipas de contacto competitivo com adversários de outras paragens, numa altura em que a África do Sul começa a ser uma referência da bola-ao-cesto regional. Do país vizinho virá o ilustre visitante Egoli Magic, que se juntará aos organizadores, Académica e Conseng.Tomando em conta que o contacto entre o básquete moçambicano e o sul-africano aconteceu, principalmente, a nível de selecções, para as eliminatórias do Afrobásquete Argélia-2005 e agora Angola-2007, com a África do Sul a levar a melhor em ambas as ocasiões, demonstrativo de que já nos supera, este torneio traz consigo vários pólos de interesse, nomeadamente o aquilatar do valor em relação aos clubes, para além do reencontro entre jogadores que se defrontaram recentemente em Harare, envergando a camisola das respectivas equipas nacionais, nas eliminatórias para os Jogos Africanos de Argel.

À beira da Taça Maputo, para as nossas formações, será um momento para acrescentar mais jogos na carga dos atletas. O Maxaquene deverá aproveitar o ensejo para colocar em campo alguns dos seus trunfos para esta nova temporada, enquanto a Académica, ao que parece, mostra-se mais decidido nos seus objectivos, tendo o demonstrado no recente torneio interprovincial organizado pelo Ferroviário e ganho por si. Já a Conseng, procura aproximar-se do nível das principais referências do nosso básquete.

CAMPEONATO E TAÇA MAPUTO

A “bola-ao-cesto” na capital do país vai agora conhecer novas competições, designadamente o Campeonato de Seniores Femininos e a Taça Maputo em Masculinos, com a primeira prova a ser disputada por cinco equipas e a segunda por sete.

Devido ao calendário apertado dos femininos este ano, tendo em conta a sua participação nos Jogos Africanos da Argélia, em Julho, e no Afrobásquete do Senegal, em Setembro, a associação decidiu enveredar, já a partir do próximo fim-de-semana, pelo campeonato, a ser realizado em duas voltas, no sistema de todos contra todos, com jornadas simples e duplas.
A inaugurar o evento, no sábado, terão lugar os encontros Académica-Desportivo e Maxaquene-Ferroviário, ficando de fora o ISPU. Nas jornadas seguintes, teremos em destaque o Ferroviário-ISPU e o ISPU-Desportivo, prevendo-se que o campeão saia deste triunvirato, já que as “alvi-negras”, esta época, decidiram intrometer-se na bipolarizada discussão entre “locomotivas” e “universitárias”, mercê da boa organização insuflada no time, coincidindo com o ingresso de reforços de peso, como é o caso da experiente internacional Nádia Rodrigues.

Em seniores masculinos, a Taça Maputo contará com a participação do Desportivo, Académica, Maxaquene, Costa do Sol, Ferroviário, Conseng e Aeroporto. A fórmula de disputa é a mesma do campeonato de femininos, isto é, todos contra todos com jornadas simples e duplas, em duas voltas.
O início está marcado para 5 de Maio, através dos desafios Académica-Desportivo, Maxaquene-Aeroporto e Costa do Sol-Conseng, folgando o Ferroviário.

Entretanto, o árbitro internacional Abreu João Muhimua continua a subir de cotação além-fronteiras. A FIBA-África indicou-o para dirigir a fase final da Taça dos Clubes Campeões do Oceano Índico, a ter lugar em Saint Denis, nas Ilhas Reunião, entre os dias 5 e 9 de Maio próximo.

Para além de apitar, Abreu João irá colaborar com o instrutor Abdel Meguid, instrutor de árbitros da FIBA-África, na formação de juízes locais.

ANGOLA : Taça: Petro de Luanda e 1º de Agosto defrontam-se na final


O Petro de Luanda e o 1º de Agosto defrontam-se na final da Taça de Angola, em basquetebol sénior masculinos, depois de vencerem hoje, na segunda mão das meias-finais, o Interclube (84-70) e o Misto de Cabinda (98-62) respectivamente.

Na partida de maior importância, os petrolíferos, com determinação, impuseram todo o seu poderio, vergando os "polícias" com uma diferença de 14 pontos. Apesar do domínio inicial do Interclube, que venceu o primeiro quarto por 20-17, os campeões nacionais conseguiram "gerir" a capacidade física de seu plantel para, nos momentos cruciais, tomarem conta da partida.
Ao intervalo, o Petro de Luanda vencia já por dez pontos de diferença (47-37).
No terceiro período, os pupilos de Alberto de Carvalho "Ginguba"continuaram a mandar no jogo. Marcaram 22 pontos e sofreram 18, fixando o resultado no final do quarto em 69-55.
No último período o Interclube "rendeu-se" à superioridade do adversário. Entrou sem argumentos para "virar" o resultado e permitiu ao Petro de Luanda consolidar a vitória por 84-70.
Na outra partida das meias-finais o 1º de Agosto venceu o Misto de Cabinda por 98-62, cumprindo com a sua obrigação, visto serem potêncialmente mais fortes do que o adversário.
A final, a ser disputada a duas mãos, no pavilhão anexo da Cidadela, está marcada para os dias um e cinco de Maio respectivamente.

24 abril 2007

ANGOLA : Segunda ``mão´´ das meias-finais da taça disputa-se hoje

Petro de Luanda-Interclube e 1º de Agosto-Misto de Cabinda são as partidas agendadas para hoje para a segunda "mão" das meias-finais da Taça de Angola em Basquetebol Sénior Masculino.

"Petrolíferos" e "polícias" vão se defrontar no pavilhão anexo à Cidadela, em Luanda, ao passo que os "militares" e o Misto de Cabinda jogam na província mais ao Norte do país.
Depois da vitória diante do Interclube, na primeira "mão", por 94-82, o Petro vai tentar consolidar a vantagem e "carimbar" o passe para a final. Por sua vez, o Interclube tem que vencer por mais de 12 pontos para ultrapassar os comandados de Ginguba, que mesmo perdendo, por menos, garantem o apuramento.
Por seu lado, o 1º de Agosto, detentor do troféu, tem a tarefa mais facilitada. A vitória de 105-71 na primeira "mão" deixa a formação "rubro-negra" com um "pé" na final.
Os números indicam a facilidade que o conjunto orientado por Jaime Covilhã encontrou para ganhar um adversário com poucos argumentos para se opor aos vice-campeões nacionais.

22 abril 2007

ANGOLA : Petro vence 1º de Agosto no ``clássico`` do campeonato Nacional

O Petro-Atlético de Luanda venceu hoje o 1º de Agosto, por expressivos 106-89, no pavilhão anexo número dois à Cidadela, em jogo pontuável para o primeiro clássico da segunda fase da XXIX edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol.
Evidenciando uma maior frescura fisica e um grande rigor técnico-tactico, ao intervalo os ``petrolíferos`` detinham já uma relativa vantagem de 10 pontos (54-44).
No confronto, os comandados do técnico Alberto de Carvalho "Ginguba", foram mais esclarecidos, aproveitando da melhor forma os erros cometidos pelos pupilos de Jaime Covilhã. Apesar do desaire, o 1º de Agosto ainda mantém vantagem nos jogos entre si, seis jogos, cinco vitorias.
Com este triunfo, os campeões nacionais relançam-se na luta pela revalidação do titulo, em parceria com o seu crónico adversário, que esta temporada averba primeira derrota.
A partida foi presenciada por altos responsáveis da FIBA-África, que sexta-feira testemunharam na capital angolana, Luanda, o sorteio do Afrobasket2007 a disputar-se de 15 a 26 de Agosto no país.

ANGOLA : Dupla Jaime Covilhã e Raul Duarte próxima de treinar selecção nos Pan-Africanos

A dupla Jaime Covilhã e Raul Duarte poderá orientar a selecção nacional sénior masculina de basquetebol nos Jogos Pan-africanos de Argel (Argélia), a decorrer de 11 a 24 de Julho, informou hoje o presidente da Federação Angolana da modalidade, Gustavo da Conceição.
Em conferência de imprensa, realizada no Hotel Alvalade, a fonte anunciou que os dois técnicos serão provavelmente os treinadores da selecção que vai disputar o titulo pan-africano da "bola ao cesto".
"Nada está ainda confirmado, mas esta dupla está bem posicionada", salientou, realçando que brevemente serão oficialmente conhecidos.
De acordo com Gustavo da Conceição, serão convocados 26 atletas, depois de terminar o Campeonato Nacional, tendo em vista as duas competições (Pan-Africanos e Afrobasket).
Na primeira fase da preparação, os pré-convocados vão trabalhar no país, na provincia da Huíla, e depois seguem para os Estados Unidos ou Espanha e por último o grupo será dividido em dois, sendo que o principal vai disputar a Taça Stankovic na China e o outro viaja para Argélia.

21 abril 2007

ANGOLA : Afrobasket: Selecção angolana conhece adversários em clima de festa

A cerimônia de tiragem do sorteio realizada na noite de sexta-feira no Centro de Cenvenções Talatona, em Luanda, teve um desfecho favorável aos anfitriões, num prenúncio do que pode vir a ser o nono título do campeonato africano de basquetebol para Angola, na prova marcada para Agosto em cinco cidades do país.

Com direito a transmissão em directo via satélite para África e o mundo, a jornada do sorteio determinou um grupo "A", que pode significar "acessível" para a selecção nacional, que vai defrontar o Rwanda, Cabo Verde e Marrocos.
Na presença de membros do governo, dentre os quais o ministro Marcos Barrica, deputados, políticos, Jean Jacques da Conceição e Aníbal Moreira participaram da tiragem, ao lado dos ex-presidentes da Federação Angolana de Basquetebol, o Governador da Huíla e técnicos da comissão de competições da fiba-Africa liderados pelo seu Secretário Geral.
Programa concebido pela Comissão organizadora (COCASM) enquadrou diversos motivos musico-culturais que permitiram em certos momentos quebrar uma certa tensão face a tiragem do sorteio.
O casamento entre o basquetebol e a música iniciou antes mesmo da abertura da jornada, com a cantora Yola Semedo ao piano no Hall principal.
Já dentro da Sala de conferências, o grupo coral de uma Igreja interpretou aquele o Tema "Orgulho Africano", antes dos três discursos de Abertura, onde se destaca o do ministro Barrica, que fez a abertura oficial.
Coreografia com bola de basquetebol, animada com uma canção de Dionizio Rocha, criada nos anos 80 por ocasião da vitória do título continental júnior, a exibição as Bismas das Acácias (Benguela) e Bessa Teixeira (Huambo) entusiasmaram os cerca de 400 convidados.
Também foram exibidos vídeos sobre as cidades sede (Luanda, Bengeula, Cabinda, Huambo e Huíla) alem de um documentário sobre o combate à Sida, que é o tema associado ao Afrobasket.
Mas o momento alto ficou reservado para a segunda e última parte do sorteio, quando a sala aguardava expectante para que grupo iria o outro pais lusófono, Cabo Verde, e o Egipto, um dos países candidato ao título. As emoções foram até ao limite, pois, por capricho do sorteio, os egípcios foram os últimos a ser enquadrados.
Para alívio da platéia ficou fora do grupo de Angola, alojando-se naquele que será o mais forte agrupamento, com um total de 12 dos 23 troféus já distribuídos pela Fiba-África. Os faraós, cinco vezes campeões de África, juntaram-se ao Senegal, com o mesmo número de triunfos, à Cote Ivoire (2 títulos) e Mali.
Terminada a arrumação dos grupos, outro ponto de grande emoção foi quando Gustavo Conceição subiu ao palco para anunciar o primeiro adversário de Angola. Antes, o antigo capitão da selecção fez uma consulta pública, recebendo como resposta, quase em uníssono "Rwanda!".
A noite voltou em seguida a ser de música, com a banda Akapaná e o Ballet Nacional, a representando a Huíla e Cabinda, e ainda a Rebita da Ilha de Luanda. Mas os mais fortes aplausos da parte cultural foram para Filipe Mukenga e as Gingas, que encerraram o show com o já célebre tema "filhas de África".
O desfecho do sorteio entusiasmou os convivas que reagiram com naturalidade a presença de um "leão" na sala. Era o Driblo, a mascote do campeonato, apresentada, conjuntamente com o logotipo - uma bola encimada com pessoas a festejar, um indicador da festa que repetidas vezes foi prometida durante a cerimónia para o dia 26 de Agosto, data da final do Afrobasket.

No final, o discurso era quase monocórdio: foi um dia feliz para o basquetebol nacional.

ANGOLA : Afrobasket: Calendário completo da primeira fase

Constituição dos grupos e calendário completo do 24º campeonato africano sénior masculino de basquetebol, a disputar-se de 15 a 26 de Agosto próximo, em cinco cidades de Angola:

Constituição dos grupos

Grupo A (Benguela)
Angola, Cabo Verde, Rwanda e Marrocos

Calendário:
15/8

Rwanda - ANGOLA
16/8 - pausa
17/8
Marrocos-Cabo Verde

18/8
ANGOLA-Cabo Verde
Rwanda-Marrocos

19/8
ANGOLA-Marrocos
Cabo Verde-Rwanda

GRUPO B (Lubango)
Senegal, Cote Ivoire, Mali, Egipto

Calendário:

17/8
Mali-Senegal
Egipto-cote DIvoire

18/8
Senegal-cote Ivoire
Mali - Egipto

19/8
Senegal-Egipto
Cote DIvoire-Mali

GRUPO C (Huambo)

Nigéria, RCA, Libéria, RD Congo

Calendário:

17/8
Libéria-Nigéria
RD Congo-RCA

18/8
Nigéria - RCA
Libéria - RDC

19/8
Nigéria-RD Congo
RCA-Libéria

GRUPO D (Cabinda)

Argélia, Tunísia, Camarões, África do Sul

Calendário:

17/8
Camarões-Argélia
África do Sul-Tunísia

18/8
Argélia-Tunísia
Camarões-Africa do Sul

19/8
Argélia-África do Sul
Tinísia-Camarões

Os dois primeiros de cada grupo apuram-se para os quartos-de-final, e concentram-se em Luanda. Os outros disputarão as qualificativas na cidade de Benguela.

ANGOLA : Angola com Marrocos, Cabo Verde e Rwanda

A selecção nacional sénior masculina de basquetebol, integrante do Grupo A, com sede em Benguela, terá como adversários na primeira fase do Afrobasket2007 as congéneres de Marrocos, Cabo Verde e Rwanda, segundo o sorteio feito hoje, no Centro de Convenções do Talatona, em Luanda.
No Grupo B, o Senegal, vice-campeão africano, tem ao seu lado Mali, Cote d`Ivoire e Egipto, com sede na cidade do Lubango (Huila), ao passo que Nigéria, cabeça-de-série do C, defrontará a República Centro-Africana, RD Congo e Libéria, na província do Huambo.
A cidade de Cabinda, com Argélia como cabeça-de-série, tem como oponentes as selecções nacionais da Tunísia, África do Sul e Camarões, integrantes do Grupo D.
A estreia dos octo-campeões africanos e anfitriões da prova será frente ao Rwanda. O Campeonato Africano sénior masculino de basquetebol (Afrobasket2007) disputa-se de 10 a 26 de Agosto.

ANGOLA : Convocada pré-selecção para Afrobasket

O jovem Valdelicio Joaquim, do Petro de Luanda, é o destaque da convocatória da pré-selecção nacional sénior masculina de basquetebol anunciada quinta-feira, visando o campeonato africano da categoria “Afrobasket-2007”, a ter lugar em Agosto no país.

Além deste atleta, que actua na equipa junior do Petro, o seleccionador Alberto de Carvalho “Ginguba” convocou os habituais Miguel Lutonda, Armando Costa, Carlos Almeida, Olímpio Cipriano, Joaquim Gomes "Kikas", Felizardo Ambrósio, Abdel Bouckar, Victor Muzadi (1º de Agosto), Milton Barros, Carlos Morais, Luis Costa, Victor de Carvalho, Francisco Horácio e Eduardo Mingas (Petro de Luanda).
José Nascimento, do Interclube, Divaldo Bunga e Emanuel Neto, estes dois a jogarem nos Estados Unidos da América, completam a lista de convocados.

Na apresentação, o conjunto nacional venceu o misto de estrangeiros que evoluem no país, por 96-75, em partida disputada no pavilhão anexo à Cidadela.
Assistiram ao acto, os vice-ministros da Juventude e Desportos, Albino da Conceição e Gonçalves Muandumba, respectivamente, e membros da Fiba-África, com realce para o seu presidente, Alain Ekra, e o secretário-geral, Alphonse Bilé.

O Afrobasket, a decorrer de 10 a 26 de Agosto, nas províncias de Luanda, Cabinda, Huíla, Benguela e Huambo, contará com 16 equipas.

19 abril 2007

ANGOLA : Jogos Africanos de Argel : Moçambique estreia-se frente à Costa do Marfim


TOMANDO parte na prova como uma das potenciais candidatas à medalha de ouro, a Selecção Nacional de Basquetebol Feminino iniciará a participação nos Jogos Africanos de Argel diante da sua congénere da Costa do Marfim, em partida programada para o dia 12 de Julho próximo. A turma moçambicana, que obteve a qualificação ao vencer a eliminatória zonal realizada em Harare, encontra-se no Grupo “A”, onde se cruzará, também, com as formações da Argélia, Angola, sua maior rival, RDCongo e Camarões.

O torneio da bola-ao-cesto feminino da Olimpíada africana contará com a participação de 12 selecções, repartidas em dois grupos. O “B” irá polarizar as atenções dos amantes da modalidade no continente, pois estão, nada mais nada menos, as duas maiores potências, designadamente Nigéria, campeã africana, e Senegal, vice-campeã e país organizador do Afrobásquete, a ter lugar em Setembro. Mali, que em Novembro passado conquistou o campeonato de Sub-20, em Maputo, Quénia, Zimbabwe e Libéria são os outros integrantes da série.

Segundo o regulamento da competição, os quatro primeiros classificados de cada grupo, num total de oito equipas, transitam para a segunda fase, onde jogarão no sistema cruzado. Os primeiros defrontarão os quartos e os segundos terão pela frente os terceiros. Deste conjunto de times, sairão os quatro meio-finalistas, altura em que já começará a ser possível fazer prognósticos e conjecturas quanto ao provável vencedor do torneio, embora à partida se coloquem Nigéria, Senegal e Moçambique, com Angola, Mali e RD Congo à espreita de uma oportunidade para se intrometerem no pódio.

A turma nacional, treinada por Carlos Aik e Armando Meque, não se sabendo nada, por enquanto, em relação ao espanhol Alberto Blanco, após a estreia diante da Costa do Marfim, jogará no dia 13 com a anfitriã Argélia e a 14 com Angola, no esperado “tira-teimas”, após o triunfo da nossa selecção em Harare. As moçambicanas cumprem o seu descanso no dia 15, regressando à competição frente à RDCongo, a 16, para concluir a primeira fase no dia 17, perante os Camarões.

Entretanto, intramuros, Académica conquistou, domingo, o Torneio Interprovincial de Basquetebol em Seniores Masculinos, organizado pelo Ferroviário, no âmbito da sua preparação para as eliminatórias da Taça dos Campeões de África, a realizar-se em Maio, na capital moçambicana. Os “estudantes” derrotaram na final o Desportivo pela marca de 63-52.

Na véspera, a Académia havia vencido os “locomotivas” por 67-50, enquanto o Desportivo batia o Ferroviário da Beira por 54-43. Refira-se que a formação do Chiveve também tomará parte nas eliminatórias continentais.

ANGOLA : Afrobasket/Balneários da Cidadela preocupam SG da FIBA-Africa

O secretário-geral da FIBA-Africa, Alphonse Bilé, mostrou-se, hoje, preocupado com o facto de os balneários do pavilhão da Cidadela estarem próximos um do outro, tendo em vista o Campeonato Africano de basquetebol sénior masculino marcado para Agosto.

Durante um encontro com membros da Federação Angolana da modalidade (FAB), e da Comissão organizadora do Afrobasket2007 (COCASM) , no âmbito da visita efectuada no período da tarde ao referido pavilhão, Alphonse Bilé citou exemplos de edições anteriores para sugerir a separação dos balneários por forma a evitar confronto entre os adversários fora do campo.
Instado pela Angop sobre o caso, o secretário-geral da FAB, Tony Sofrimento, disse que é um assunto a ser estudado nos próximos dias.
Na ocasião, responsáveis da contrutora chinesa e membros da FAB informaram os membros do órgão reitor do basquetebol africano sobre o curso das obras no pavilhão principal da Cidadela.
A delegação chefiada pelo presidente Alain Ekra é constituída ainda por Raouf Menjour, Salamatou Maiga, e Predrag Bogosavljev.
O pavilhão da Cidadela albergará o jogo de abertura e a etapa decisória do título. A primeira fase do Afrobasket será disputada nas províncias de Cabinda, Benguela, Huíla e Lubango.
Quinta-feira será apresentada a pré-selecção nacional e na sexta-feira realiza-se o sorteio da prova, num acto a decorrer no Centro de Convenções de Talatona.

18 abril 2007

ANGOLA : 1º de Agosto e Petro firmes na Taça de Angola

Fernando Cunha

Os primeiros passos para definição dos finalistas da XXIX edição da Taça de Angola estão dados. Petro de Luanda e 1º de Agosto, cada um à sua maneira, vincaram a condição de favoritos e derrotaram os seus adversários – Interclube e Promade de Cabinda-, por diferenças folgadas e que lhes garante alguma tranquilidade para os confrontos da segunda “mão”, no anexo da Cidadela e Cabinda, respectivamente.
O Petro de Luanda, depois de algum sofrimento até ao meio do terceiro quarto, venceu o Interclube do lendário Manuel Sousa “Necas”, por 94-82 (12 pontos de diferença); ao passo que o 1º de Agosto, na condição de invicto e principal favorito quer à conquista do Campeonato nacional, quer à conquista da Taça de Angola, derrotou competentemente o Promade de Cabinda, por 105-71.
Não se trataram de resultados fora do comum. Muito pelo contrário, porque o potencial competitivo e estrutural do Petro e 1º de Agosto obriga-os a vincarem a posição de favoritos à disputa da final de 1 de Maio.
Os doze pontos com que o grupo liderado tecnicamente por Alberto de Carvalho “Ginguba” leva para o jogo da segunda “mão”, terça-feira próxima, no anexo da Cidadela, são, em basquetebol, perfeitamente recuperáveis. Mas verdade seja dita, falta o pormenor, a mais valia, a qualidade técnica, á equipa do Interclube.
O jogo de ontem demonstrou esta diferença, prontamente reconhecida por Manuel Sousa “Necas”. Entretanto, a condição de superioridade que os números dão aos petrolíferos na disputa, não lhes confere já o direito de sonhar com a final, sem antes viver mais 48 minutos emocionantes de basquetebol. Necas deixou claro que não vira cara à luta. Ginguba reconhece esta capacidade em todas as equipas treinadas pelo maior triplista angolano de todos os tempos.
Luís Costa, Carlos Morais, Francisco Jordão, Eduardo Mingas e Milton Barros, marcaram a diferença em relação a Lifetu Selenge, Simão Panzo, José Nascimento, Vicente Neto e Massunga. Mas aguarda-se por um segundo confronto bastante mais renhido.
Já o 1º de Agosto cumpriu, a preceito, a condição que lhe estava destinada na disputa que trava com o Promade de Cabinda. Mais objectivistas, os agostinos concederam poucas facilidades de jogo ao adversário, facto bem traduzido nos números finais da contenda, cifrado em 34 pontos (105-71).
A deslocação - na próxima terça-feira -, a Cabinda, traduzir-se-á, certamente, numa viagem “turística” para o plantel agostino, o que permitirá, uma vez mais, a dupla Jaime Covilhã/Raul Duarte, utilizar todos os jogadores à sua disposição.

ANGOLA : Joaquim Xavier na expectactiva de estar entre os pré-convocados

O extremo angolano Joaquim Xavier, desde segunda-feira em Luanda, afirmou hoje à Angop que está a trabalhar para representar a selecção nacional sénior masculina de basquetebol.
O atleta, que representou o 1º de Agosto na época passada, informou ter tido contactos com o selecionador nacional Alberto de Carvalho "Ginguba". Este ano, o extremo de 26 anos de idade, 1,94 metros, jogou pela formação do Clube Atlético (1ª divisão portuguesa).
"Fiz uma boa temporada, mas infelizmente fomos eliminados dos play offs. Aproveitei este período para resolver alguns assuntos pessoais em Angola", sublinhou.
Acrescentou que "como qualquer jogador, o objectivo é representar a selecção e eu não sou a excepção".
Para além do clube "militar", já representou o Sport Lisboa e Benfica, Açores e Cab Madeira, todos do principal escalão português.

ANGOLA : Afrobasket: Ginguba divulga quinta-feira 16 pré-convocados

O selecionador nacional de basquetebol sénior masculino, Alberto de Carvalho "Ginguba", convoca quinta-feira 16 atletas para a pré-selecção, que no mesmo dia disputará um jogo de exibição no âmbito do programa do Campeonato Africano da modalidade (Afrobasket2007), a decorrer no país de 10 a 26 de Agosto.
A informação foi prestada pelo próprio à imprensa, reiterando a intenção de chamar os postes Emanuel Neto e Divaldo Bunga, que jogam no campeonato universitário dos Estados Unidos. Quanto a Joaquim Xavier, a actuar em Portugal, em Luanda desde segunda-feira para tratar de assuntos pessoais, o técnico disse não ter informações sobre o atleta.
A pré-selecção nacional defronta no dia 19, às 19h00, no pavilhão II da Cidadela, um misto de atletas estrangeiros e nacionais a actuarem no país, do grupo na apresentação à imprensa e adeptos.
O acto decorrerá no pavilhão anexo à Cidadela a partir das 18 horas, num programa que contará com uma sessão cultural.

ANGOLA : Huambo conclui primeira fase do pavilhão a 30 deste mês

A primeira fase de construção do pavilhão polidesportivo para uma das fases de grupo do Campeonato Africano sénior masculino de basquetebol (Afrobasket/2007) será concluída a 30 deste mês, soube hoje a Angop.

De acordo com o especialista em construção civil, Tiago dos Santos, representante da Empresa Nacional de Elaboração de Projectos (Enep), fiscalizadora da obra, neste momento, ultimam-se os trabalhos de betonagem dos pilares de fundação que vão suportar a estrutura metálica, a ser empregue na edificação da infra-estrutura
Disse ainda que quanto à data de conclusão da empreitada, prevista para o próximo dia 31 de Julho, a mesma não sofrerá alterações, a julgar pelo bom andamento das obras.
"O mais difícil é o que já foi feito. Depois disso, só será montar", referiu, acrescentando que os contentores com os equipamentos de montagem começaram já a escalar a cidade do Huambo desde terça-feira.
Diariamente, realçou, 60 técnicos chineses entre eles armadores de ferro, topógrafos, operadores de máquinas, ladrilhadores, pedreiros, carpinteiros e electricistas, auxiliados por uma mão-de-obra não qualificada angolana (40) entregam-se aos trabalhos em regime ininterrupto (24/24 horas).
"À medida que as obras vão avançando em termos de execução física, aumenta igualmente o número de trabalhadores, estando prevista a chegada antes do próximo dia 15 de Maio, de pelo menos mais 90 técnicos", concluiu.
A construtora chinesa "Ceiec" tem já no local alguns equipamentos técnicos (dois contentores), aguardando-se a recepção ainda hoje de mais quatro, que vão garantir o trabalho contínuo até chegarem os restantes 34.
O pavilhão está a ser erguido numa superfície plana de dez mil metros quadrados na zona adjacente ao parque infantil e da estufa-fria da cidade.
A infra-estrutura para desportos de sala e que irá também acolher jogos do africano de andebol, em Janeiro de 2008, será dotada de um sistema de iluminação moderna, ventilação natural e artificial, dispositivos contra incêndios, painéis electrónicos, serviços de Internet, telefone, rádio, televisão, assim como um posto médico, três pares de tabela, pavimento em madeira, e demais equipamentos essenciais.
O campo de jogos terá 58 metros e 80 centímetros de cumprimento, 55 metros de largura e 19, 60 metros de altura, medições que correspondem aos requisitos exigidos pelas Federações Internacionais de Basquetebol e Andebol.
O projecto inclui também a construção de um parque de estacionamento, cuja capacidade ainda não foi revelada.
Com capacidade para duas mil e 10 pessoas, o pavilhão multi-uso da cidade do Huambo, que vai custar ao governo 11 milhões e 800 mil dólares americanos, terá 40 lugares VIP`s e 48 para a imprensa. O mesmo será de construção pré-fabricada com pavimentos de madeira e bancadas com assentos de plásticos.

ANGOLA : Presidente da Fiba-África em Luanda para sorteio do Afrobasket

O presidente da Fiba-África, Alain Ekra, chegou esta manhã a Luanda, onde vai assistir, nesta sexta-feira, ao sorteio do Campeonato Africano de Basquetebol sénior masculino (Afrobasket2007) que decorrerá de 10 a 26 de Agosto no país.

Alain Ekra, que se faz acompanhar do secretário-geral da organização, Alphonse Bille, será recebido em audiência, ainda hoje, pelo ministro da Juventude e Desportos, Marcos Barrica.

Para assistir ao sorteio, encontram-se já no país outros membros da comissão de competições do organismo continental como Julian Bassau Sarran, Raouf Menjour e o juguslavo Predrag Bogosavljev, comissário da Fiba.
O sorteio de grupos para o Afrobasket decorrerá no Centro de Convenções de Talatona e contará com a presença de antigas "estrelas" do basquetebol nacional.
A primeira fase do Afrobasket, que pela primeira vez terá 16 equipas (contra 12 antes), será disputada nas províncias de Cabinda, Benguela, Huíla e Lubango, ficando a capital do país reservada para a etapa decisória do título.
Participarão no Campeonato Angola (campeã em título), Senegal (vice-campeã), Nigéria, Argélia, República Centro-Africana, Marrocos, Mali, Tunísia, Cabo Verde, Côte d`Ivoire, RD Congo, Egipto, África do Sul, Rwanda, Libéria e Camarões.
Esta é a terceira vez que Angola recebe o Afrobasket. Em 1989, quando conquistou o primeiro troféu, o campeonato decorreu apenas em Luanda. Dez anos depois, também com vitória caseira, estendeu-se a Cabinda.
O presidente da Fiba-África e sua comitiva têm regresso previsto para domingo.

17 abril 2007

ANGOLA : Afrobasket/Membros da Fiba-África em Luanda para sorteio

O membro do comissão de competições da FIBA-Africa Raouf Menjour escalou hoje Luanda para assistir, sexta-feira, ao sorteio do campeonato africano de basquetebol sénior masculino (Afrobasket2007) que o país albergará de 10 a 26 de Agosto.
O dirigente do órgão que rege a modalidade no continente "berço", veio acompanhado pelo juguslavo Predrag Bogosavljev, comissário da FIBA.
Encontra-se no país desde segunda-feira outro membro da comissão de competições do organismo continental, Julian Bassau Sarran.
Ainda hoje são esperados o secretário-geral adjunto da FIBA-Africa Adel Tooma e dois membros do secretariado da instituição, Arnold Sezux e Shwikar Youssef.
Quarta-feira chega o presidente e o secretário-geral, Alain Ekra e Alphonse Bille, respectivamente.
O sorteio do Afrobasket decorrerá no Centro de Convenções de Talatona e contará com a presença de antigas "estrelas" do basquetebol nacional.
O campeonato, a disputar-se nas províncias de Cabinda, Huíla, Huambo, Benguela e Luanda, contará com Angola (campeã em título), Senegal (vice-campeã), Nigéria, Argélia, República Centro-Africana, Marrocos, Mali, Tunísia, Cabo Verde, Côte d`Ivoire, RD Congo, Egipto, África do Sul, Rwanda, Libéria e Camarões.

16 abril 2007

ANGOLA : D agosto, Petro e ASA no caminho certo

A segunda etapa do Campeonato nacional seniores masculinos de basquetebol, embora ainda não decisiva no que a conquista do título diz respeito, protagonizou a primeira surpresa da temporada 2007.
Não que se trate de um grande “escândalo”, porque os naturais candidatos a conquista do “anel” de campeão – Petro de Luanda e 1º de Agosto -, passaram incólumes pelos seus adversários (de outra forma não poderia ser), mas a vitória do ASA sobre o Interclube (92-91), apesar de não comprometer as aspirações da equipa do Interior na prova, belisca, claramente, o orgulho de um grupo que tem pautado as suas apresentações na quadra com exibições de grande qualidade.
Repartido em duas séries (A e B), que define estrutural e qualitativamente a posição de cada interveniente na prova, as duas primeiras jornadas do agrupamento principal da segunda fase da prova maior da bola ao cesto nacional, ficou, certamente, marcada pela derrota do Interclube diante do ASA.
Não que se trate de um feito surpreendente da equipa aviadora, que nas últimas semanas tem dado sinais evidentes de crescimento competitivo – Carlos Dinis, mesmo com um plantel sem muitas opções de qualidade, tem realizado um trabalho irrepreensível -, mas porque o Interclube do lendário Manuel Sousa “Necas” (embora não assuma a sua condição de candidato) é, desde há duas temporadas, um pretendente ao título. De resto, já disputou, com o 1º de Agosto (ainda sob comando de Raúl Duarte), uma final dos play-off.
A vitória de Carlos Dinis e pupilos, que com o feito de sexta-feira, seguem “mano a mano” (mesmo que com efeitos temporários) com o 1º de Agosto e Petro de Luanda no lugar cimeiro da disputa na série “A”, todos com quatro pontos, não reflecte apenas algum crescendo competitivo da equipa aviadora. Coloca-lhe sobre as costas, a condição, a obrigação, o objectivo de estar entre as quatro formações que irão disputar a “final four”, já que, independentemente de tudo que se assiste até agora, os naturais candidatos e dominadores do “ranking” nacional e o Interclube lá seguramente estarão.
Na disputa que, directamente, irá travar com o Promade de Cabinda e CDUAN, pelo quarto passe que dá o privilégio de jogar a restrita fase do campeonato, o ASA é, claramente, o principal favorito, sendo que, terá de contar nesta “batalha” com a forte oposição da equipa cabindense, liderada tecnicamente por outro génio do basquetebol angolano: José Carlos Guimarães.
1º de Agosto e Petro de Luanda – que no fim-de-semana protagonizam o sexto grande derby do basquetebol angolano na presente temporada, com clara vantagem para os agostinos -, cumpriram com os seus propósitos, enquadrando os seus adversários nas suas respectivas condições de subalternos.
O clube agostino despachou, respectivamente, o CDUAN (99-56) e o Promade (105-54); ao passo que os petrolíferos de Alberto de Carvalho “Ginguba” seguiu-lhe as peugadas, batendo irrepreensivelmente o Promade (114-58) e o Interclube (95-83).
A classificação da série “A”, é liderada por 1º de Agosto, Petro de Luanda e ASA, com 4 pontos; Interclube, CDUAN e Promade ocupam as posições seguintes, com dois pontos.
A próxima dupla ronda reserva o seguinte cartaz: sexta-feira, 1º de Agosto-ASA, Interclube-Promade e Petro de Luanda-CDUAN. Sábado, ASA-Promade, Interclube-CDUAN e 1º de Agosto-Petro de Luanda.
Na série “B”, também cumpriu-se a realização da primeira jornada, sendo destaque a vitória da Universidade Lusíada sobre o Imbondeiro de Viana (79-62). Noutro confronto entre velhos conhecidos e “habitués” nas provas nacionais de basquetebol, o Vila Clotilde levou, uma vez mais, a melhor sobre o Sporting de Luanda (88-85).
Na tabela de colocação, Lusíada e Vila Clotilde são líderes , com dois pontos; seguindo-se-lhes o Sporting de Luanda e Imbondeiro de Viana, com um ponto.

15 abril 2007

ANGOLA : Petro de Luanda encosta-se ao 1º de Agosto na dupla ronda

O Petro de Luanda venceu com alguma dificuldade esta noite o Interclube por 95-83, no principal encontro da segunda jornada da II fase do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebol, disputado no pavilhão número II da Cidadela, na capital do país, quase cheia por espectadores chineses.

Numa partida marcada pelo equilíbrio, os comandados de Alberto de Carvalho Ginguba foram mais ousados na parte final, já que ao intervalo detinham a escassa vantagem de um ponto (42-41).

Apesar da grande réplica da formação dirigida tecnicamente por Manuel Sousa "Necas", os petrolíferos bastante galvanizados aos poucos foram aproveitando da melhor forma os erros do seu adversário.

Para além do empenho e dedicação de todo o conjunto, destaques para os 25 pontos de Eduardo Mingas e Luís Costa, por parte do Petro, que contribuíram para o triunfo da sua equipa. Para o lado dos Polícias, os 20 pontos de Lifetu Selenge, foram insuficientes para travar os desígnios do seu opositor.
Com esta vitória, os petrolíferos juntam-se ao 1º de Agosto, na liderança da prova, com quatro pontos, depois da disputa da dupla ronda.
Além da plateia rica em trabalhadores da empresa chinesa, engajados nas obras de reabilitação do pavilhão principal da Cidadela Desportiva, para albergar o Afrobaskete`2007, o jogo também foi caracterizado por constantes reclamações do técnico Polícia, ante actuações da tripla de arbitragem, constituída por David Manuel, Horácio Macedo e Clesio Francisco.
Na outra partida da noite, os militares não tiveram muitas dificuldades para superarem o Misto de Cabinda, por expressivos 105-54. Ao intervalo, os comandados de Jaime Covilhã, venciam já os pupilos de José Carlos Guimarães, por uma diferença de 19 pontos (51-32). O ASA também cumpriu o seu papel ao bater o CDUAN por 79-53.

14 abril 2007

ANGOLA : Interclube testa campeão nacional na segunda fase

Petro de Luanda e Interclube protagonizam hoje no pavilhão anexo da Cidadela o desafio de maior cartaz da segunda jornada no Campeonato Nacional sénior masculinos de basquetebol (2ª fase).

Depois do segundo lugar na primeira fase, os "petrolíferos", campeões nacionais, vão tentar inverter a situação nesta etapa da prova, embora não seja decisiva, por forma a aumentar os índices de confiança dos atletas que perderam nas duas partidas diante do arqui-rival 1º de Agosto.
Vencer todos os jogos é o objectivo do Petro de Luanda, segundo o seu treinador Alberto de Carvalho "Ginguba", e o confronto frente aos "polícias" (2º classificado na 1ª fase) pode ser considerado um teste importante tendo em conta as suas pretensões.
Por sua vez, o Interclube parece não estar a altura de discutir o título. Os comandados de Manuel de Sousa "Necas" poderão entretanto "vender cara" as derrotas frente ao Petro de Luanda e 1º de Agosto, quiçá ganhar mesmo uma partida, em face do plantel de que dispõe.

Para mesma jornada vão jogar CDUAN-ASA, 1º de Agosto - Misto de Cabinda.

Sexta-feira na primeira jornada o ASA derrotou o Interclube por 92-91, o 1º de Agosto venceu o CDUAN por 99-56 e o Misto de Cabinda perdeu diante do Petro de Luanda por 114-58.

ANGOLA : Resultados gerais da 1ª jornada do Gr. B

O Atlético Sport Aviação (ASA) surpreendeu hoje o Interclube na primeira jornada da segunda fase do Campeonato Nacional sénior masculinos de basquetebol, ao vencer no pavilhão 28 de Fevereiro por um ponto (92-91).

Resultados:
Interclube - ASA 91-92
1º de Agosto - CDUAN 99-56
Petro de Luanda - Misto de Cabinda 114-58

2ª jornada (sábado)
CDUAN – ASA
1º de Agosto - Misto de Cabinda
Petro de Luanda – Interclube

Classificação: J P

Petro de Luanda 01 02
1º de Agosto 01 02
ASA 01 02
Interclube 01 01
Misto de Cabinda 01 01
CDUAN 01 01

Esta fase apura os quatro primeiros colocados para uma série que decidirá o vencedor da prova. O troféu está na posse do Petro de Luanda.

ANGOLA : Afrobasket: Cerca de mil bilhetes para apresentação da pré-selecção nacional

O Comité Organizador do Campeonato Africano de Basquetebol (Afrobasket) colocará à venda cerca de mil bilhetes para o jogo entre a pré-selecção nacional e o Misto de estrangeiros, a decorrer no dia 19 do mês em curso, em Luanda, apurou a Angop de fonte oficial.
De acordo com a fonte, a limitação dos ingressos deve-se à lotação de menos de 2000 lugares do pavilhão anexo II da Cidadela, onde se disputará o encontro.
Em face disso, será instalado um écran gigante no largo da emissora Luanda Antena Comercial (LAC), onde a população amante da bola ao cesto poderá acompanhar em directo a partida.
Esclareceu que esta restrição se deve ao facto de os maiores recintos polidesportivos da capital estarem em obras, designadamente o pavilhão principal da Cidadela (8500 lugares) e o do Rio Seco (cerca de três mil). A jornada basquetebolística, com início para as 18 horas, contará com uma sessão cultural.
Esta apresentação realiza-se na véspera do sorteio do campeonato africano sénior masculino de basquetebol, que Angola vai albergar em Agosto, nas províncias de Luanda, Cabinda, Lubango, Huíla e Benguela.

ANGOLA : Pré-selecção defronta Misto de estrangeiros

A pré-selecção nacional de basquetebol sénior masculina defronta no dia 19 deste mês um misto de atletas estrangeiros, a militarem no país, na apresentação do grupo à imprensa e adeptos, tendo em vista o Afrobasket-2007, a decorrer de 10 a 26 de Agosto em Angola.
A informação foi prestada hoje por Manuel Padrão, membro da comissão organizadora do Afrobasket, acrescentando que serão também incluídos jogadores nacionais no misto.
O acto decorrerá no pavilhão anexo à Cidadela a partir das 18 horas, num programa que contará ainda uma sessão cultural.
A primeira fase do Campeonato Africano de Basquetebol, que pela primeira vez terá 16 equipas (antes teve 12), será disputada nas províncias de Cabinda, Benguela, Huíla e Lubango, ficando a capital do país reservada para a etapa decisória do título.
Participarão no campeonato, Angola (campeã em título), Senegal (vice-campeã), Nigéria, Argélia, República Centro-Africana, Marrocos, Malí, Tunísia, Cabo Verde, Côte d`Ivoire, RD Congo, Egipto, África do Sul, Rwanda, Libéria e Camarões.
Esta é a terceira vez que Angola organizará um Afrobasket. Em 1989, quando conquistou o primeiro troféu, o campeonato decorreu apenas em Luanda. Dez anos depois, também com vitória caseira, estendeu-se a Cabinda.

ANGOLA : Afrobasket´2007: Huíla monta pavilhão em Maio

A montagem da estrutrutura metálica do pavilhão multi-usos para o Campeonato Africano de Basquetebol sénior maculino (Afrobasket´2007) no Lubango, capital huilana, inicia na primeira semana de Abril, garantiu hoje à Angop o engenheiro da empresa chinesa CIEC, Sum Tiao.

Concluida que está a fase de compactação de solos depois de dois meses, segundo a fonte, decorre agora o processo da edificação das bases de betão armado, alicerces e pilares de sustentação da estrutura metálica. O navio com o material adicional para obra deverá atracar no Porto do Namibe na próxima semana.

Sum Tiao assegurou, por outro lado, que a obra será terminada a 31 de Julho, conforme as previsões do acordo e garantiu não haver razões para alarmismos, "porque a parte mais morosa é que está a ser levada a cabo, que passa pela edificação da estrutura básica".
O engenheiro chinês disse que a empresa está a trabalhar durante as 24 horas do dia, para que as obras terminem no prazo estipulado.
O pavilhão da província da Huíla, sede da série "C", encabeçada pela Argélia, localiza-se no Complexo Turístico da Senhora do Monte. Terá 2010 lugares, dos quais 40 VIP´s, 48 cabines para imprensa, quatro saídas (duas principais e as outras de emergência), quatro entradas para atletas e das equipas oficiais (árbitros), igual número de balneários.
A infra-estrutura vai igualmente contar com um parque de estacionamento, cuja capacidade não foi revelada, além de sistema de comunicações, sistema de alerta contra incêndios, posto para primeiros socorros, entre outros serviços.
Além da província da Huíla, Luanda, Cabinda, Huambo e Benguela são as outras regiões escolhidas para albergar o Campeonato Africano de basquetebol sénior masculino, em Agosto.

13 abril 2007

ANGOLA : Alberto Ginguba promete equipa mais forte

Anaximandro Magalhães

Alberto de Carvalho “Ginguba”, técnico principal da equipa sénior masculina de basquetebol do Petro de Luanda, afirmou ontem, em exclusivo ao Jornal de Angola, que a sua formação estará claramente mais forte nesta segunda fase da XXIX edição do Campeonato Nacional, cujo Grupo A, em que está enquadrado entra em cena hoje.
Falando na antevisão do arranque da segunda fase do nacional maior da bola ao cesto, Ginguba disse acreditar num Petro de Luanda enérgico até ao final da temporada, cuja pretensão é revalidar o título conquistado o ano passado.
“Vamos ter um Petro claramente mais forte em relação ao da primeira fase. A nossa equipa está bem, e em forma desportiva para encararmos este final de Campeonato. Temos vindo a trabalhar com bastante seriedade, e sabemos bem o que queremos. Penso que as pessoas podem esperar por um bom Petro até ao fim da competição”, disse o técnico.
Questionado sobre se o Petro de Luanda goza de condição psicológica, para revalidar o título, uma vez já ter perdido esta temporada por cinco vezes para o seu arqui-rival, 1º de Agosto, por sinal, crónico candidato ao ceptro, Ginguba agastado respondeu “o campeonato começa agora. Estamos todos em pé de igualdade portanto, não faz sentido revivermos os jogos passados. Nesta fase, podemos até ficar em quarto lugar, o mais importante será disputarmos o título isso sim”, afiançou.
Relativamente a saúde do plantel, Ginguba fez saber que a grande preocupação é o extremo Leonel Paulo “Jú”, que se encontra lesionado no joelho direito, e que esta manhã deverá seguir viagem para a África do Sul, a fim de fazer uma ressonância magnética para saber a gravidade da contusão.
À par do desejo de conquista do Campeonato Nacional, Alberto de Carvalho fez saber que o Petro de Luanda, almeja também a aquisição da Taça de Angola, embora reconheça as dificuldades por que terá de passar até atingir o desejo.

ANGOLA : Candidatos partem à “final Four”

Fernando Cunha

O XXIX Campeonato Nacional de Basquetebol Seniores Masculinos entra para a fase de grupos. Depois de ontem terem estado na quadra quatro das cinco equipas que compõem o ajuntamento da consolação, hoje entram em acção os três candidatos naturais ao “anel” de campeão – Petro de Luanda, 1º de Agosto e Interclube -, que serão acompanhados na disputa pelos quatro lugares que dão acesso à “final Four”, pelos ASA, Promade de Cabinda e CDUAN.
Pelos números produzidos durante a fase regular, o 1º de Agosto – invicto desde a abertura da temporada nacional (23 jogos sem qualquer derrota) -, é o principal favorito ao lugar soberano da tabela classificativa geral. O desempenho competitivo do clube agostino tem sido irrepreensível, mas terá de contar já com a forte oposição do seu eterno rival desportivo, o Petro de Luanda, em claro ascendente de forma, tendo entre os destaques individuais, o português Francisco Jordão, que da linha dos 6,25 metros, já vai dando os seus tiros certeiros.
O Grupo “A”, como é apelidado o “conclave” formado pelas seis melhores equipas classificadas na fase regular da prova, tem como principal atractivo para a ronda de abertura o encontro entre o Interclube e o Atlético Sport Aviação (ASA), às 16H00, no Pavilhão 28 de Fevereiro (ex-Bombeiros).
Há diferenciação entre o rendimento competitivo das duas equipas, sendo que, no global, o Interclube é, seguramente, superior. Porém, nos confrontos directos entre ambos na fase regular, o equilíbrio imperou na disputa. O Inter de Manuel Sousa “Necas” venceu os dois jogos, mas teve de suar as “estopinhas”, para somar os pontos atribuídos aos vencedores: 79-56 e 84-82 foram os resultados verificados.
Para hoje, os polícias são, naturalmente favoritos, mas terão de contar com a forte oposição dos pupilos dos estudioso treinador Carlos Diniz, que tem em Adolfo Kimbamba, Kibato, Wilson da Mata e Carlos Mendes, as principais figuras da “armada” que dirige.
Petro de Luanda e 1º de Agosto, sem desprimor as qualidades competitivas dos seus opositores, irão, seguramente, cumprir calendário diante da Promade de Cabinda e CDUAN, respectivamente, tal é o desnível estrutural entre ambos, com o pêndulo da balança a descair, no que toca as probabilidades de triunfo, em 99,9 por cento para o Petro de Luanda e 1º de Agosto, respectivamente.
O 1º de Agosto defronta o CDUAN, às 15H30, no anexo da Cidadela, ao passo que o Petro de Luanda e o Promade encontram-se no mesmo recinto, mas às 18H00.
Para amanhã o calendário do Grupo “A” reserva o seguinte cartaz: CDUAN-ASA (14H30), 1º de Agosto-Promade (16H00) e Petro de Luanda-Interclube (18H00). Todos os jogos disputam-se no Pavilhão anexo da Cidadela.

ANGOLA : Petro e interclube centralizam atenções das meias-finais da Taça

Atlético Petróleos de Luanda e Grupo Desportivo Interclube centralizam atenções das meias-finais da XXIX edição da Taça de Angola de Basquetebol em Seniores Masculinos. O 1º de Agosto terá pela frente o Misto de Cabinda.
Terça-feira, no encerramento da segunda “mão” dos quartos de final, os petrolíferos da capital derrotaram os aviadores por 97-67, depois de ter vencido na primeira “mão” por uma margem de 33 pontos.
O poste português Francisco Jordão, foi o melhor cestinha da partida com 19 pontos, segundado por Eduardo Mingas (poste), com 17.
No ASA, Wilson de Carvalho, com 17 pontos, e Adolfo Kimbamba com 14, foram os melhores marcadores.
Os militares detentores do troféu, voltaram a evidenciar toda a sua classe, ao vencer o Cduan 120-71.
Por seu turno o Misto de Cabinda superiorizou-se ao Desportivo da Nocal a quém venceram por 75-56, ao passo que o Grupo Desportivo Interclube bateu o Sporting Clube de Luanda por 120-59.
Entretanto, a primeira “mão” das meias-finais da Taça de Angola disputa-se a 17 do corrente mês. A segunda “mão” acontece a 24 do mesmo mês.
A final será jogada igualmente a duas “maõs”.

ANGOLA : Lusíada e Vila começam fase de grupos com vitória

A Universidade Lusíada e o Futebol Clube Vila Clotilde começaram da melhor forma a fase de Grupos da XXIX edição do Campeonato Nacional de Basquetebol em Seniores Masculinos, ao derrotarem ontem, as equipas do Embondeiro de Viana e Sporting Clube de Luanda respectivamente por 79-62 e 88-85. O Grupo Desportivo da Nocal folgou por imperativo de calendário.
Os universitários que ocuparam a oitava posição da fase regular da competição com 27 pontos, fruto de sete vitórias e treze derrotas, venceu com alguma facilidade o Grupo Desportivo Embondeiro de Viana, que foi o último classificado da “Regular Seasion”, com vinte pontos, fruto de igual número de derrotas.
Já o Futebol Clube Vila Clotilde que foi o nono classificado da fase regular com 25 pontos, fruto de cinco vitórias, contra 15 derrotas derrotou com alguma dificuldade o Sporting Clube de Luanda por 88-85.
Entretanto, hoje para o Grupo “A”, a formação do 1º de Agosto que terminou invicto a fase regular da XXIX edição do Campeonato Nacional, recebe às 15 horas e trinta mi-nutos, o Cduan, no pavilhão anexo número dois, o Grupo Desportivo Interclube recepciona no seu reduto, às 16 horas, o Atlético Sport Aviação ASA, no destaque da jornada número um.
Já o Atlético Petróleos de Luanda terá pela frente o Misto de Cabinda, às 18 horas, no pavilhão anexo número dois da cidadela.
Os militares com maior ou menor dificuldade chamarão a si a conquista dos dois pontos. O mesmo se poderá dizer do Atlético Petróleos de Luanda que terá pela frente o Misto de Cabinda, que em termos de valores individuais é de longe inferior a equipa do Eixo-Viário.
Depois de terem perdido quer na primeira e segunda volta fase regular, os aviadores vão procurar logo mais dificultar ao máximo os intentos dos polícias. Amanhã a competição prossegue. Para o Grupo “A” teremos Cduan – ASA, 1º de Agosto – Misto de Cabinda e Atlético Petróleos de Luanda – Grupo Desportivo Interclube.

MOÇAMBIQUE : Ferroviário organiza torneio interprovincial

QUATRO “colossos” do basquetebol nacional entram em cena, entre sábado e domingo, como protagonistas de um torneio interprovincial da modalidade, sob organização do Clube Ferroviário de Maputo. Destinado, essencialmente, a oferecer rodagem às formações moçambicanos que tomarão parte nas eliminatórias do Grupo “E” da Taça dos Campeões de África, o certame contará, igualmente, com a participação do Desportivo, Académica e Ferroviário da Beira.

O apuramento para a fase final da maior competição continental de clubes decorrerá em Maputo, no próximo mês de Maio, com o nosso país a ser representado pelo Ferroviário de Maputo, campeão nacional, e pelo Ferroviário da Beira, vencedor da Taça de Moçambique.

Em relação ao torneio interprovincial, o palco será o campo dos “locomotivas”. Amanhã, jogarão, primeiro, Ferroviário de Maputo e Académica, a partir das 19.00 horas, seguindo-se, às 20.45, o embate Desportivo-Ferroviário da Beira, na reedição da final da Taça de Moçambique, havida em Março passado, no Chiveve, então com o triunfo dos locais. O epílogo da prova acontecerá no domingo, defrontando-se, a abrir o dia, os vencidos da jornada de amanhã, para o apuramento do terceiro e quarto classificados, enquanto os vencedores irão protagonizar a final.

A avaliar pelos participantes, pode se afirmar que estaremos em presença de um torneio susceptível de proporcionar grandes partidas da bola-ao-cesto, até porque os intervenientes – incluindo os beirenses – conhecem-se perfeitamente e encontraram-se, no caso do Ferroviário de Maputo e da Académica, no Campeonato Nacional, em Novembro último, assim como na Taça de Moçambique, em relação ao Desportivo.

As três equipas da capital do país encontram-se a disputar o Torneio de Abertura, à beira do seu fim, estando os “locomotivas” no comando e com fortes possibilidades de conquistar o troféu. A prova africana vai acontecer dentro de um mês e a clara preocupação dos técnicos Carlos Alberto Niquice (Bitcho) e José Delfino é de dotar os seus pupilos do maior número possível de jogos, para ganharem a competitividade, sabido é que vêm a Maputo adversários bastante fortes, com particular realce para os angolanos.

Enquanto isso, a equipa feminina do Desportivo, que acaba de conquistar o Torneio de Abertura, foi convidada e aceitou tomar parte nas eliminatórias da Taça dos Campeões de África, a terem lugar na capital do país, em Maio que se avizinha. Na prova, estará também o ISPU, enquanto o Ferroviário, na qualidade de anfitrião, está automaticamente apurado para a fase final, que igualmente se realizará entre nós, de 19 a 28 de Outubro. Significa isto que, caso as “alvi-negras” e as “universitárias” consigam a qualificação, Moçambique terá na etapa decisiva três representantes.

No que diz respeito ao Torneio de Abertura, a sua conclusão acontecerá amanhã, com a efectivação dos desafios ISPU-Maxaquene, às 17.00 horas, no Pavilhão do Estrela Vermelha, e Ferroviário-Académica, a partir das 16.15, no campo das “locomotivas”.

ANGOLA : IX Jogos Pan-Africanos - Angola no grupo-B

A selecção sénior masculina de basquetebol está enquadrada no grupo-B, juntamente com a Nigéria, República democrática do Congo, Camarões, Malí e Libéria, para os jogos Pan-africanos de Julho, na Argélia, apurou hoje a Angop de fonte do Ministério da Juventude e Desportos.

No grupo-A figuram Argélia, África do Sul, Senegal, Cote d` Ivoire, Tunísia e Egipto.
Angola vai participar nas olimpíadas de África com uma selecção-B devido à realização, um mês depois (Agosto) no país, do campeonato africano Afrobasket/2007".
Espera-se que grande parte dos participantes na prova da Argélia concorram com selecções alternativas, reservando as suas melhores unidades para o Afrobasket, a única competição de apuramento aos jogos olímpicos, a disputar-se em 2008 na China.
A equipa nacional, que será orientada pelo treinador do Petro Atlético de Luanda, Alberto de Carvalho "Ginguba", será convocada no próximo dia 23.

12 abril 2007

ANGOLA : Segunda fase do nacional arranca quinta-feira sem jogos de destaque

A segunda fase do Campeonato Nacional de basquetebol sénior masculino arranca quinta-feira com os desafios do grupo B, constituído pelas equipas classificadas da sétima a 11ª posição na primeira fase.
A Universidade Lusíada (8ª) defronta o Imbondeiro de Viana (11ª), ambas estreantes no Campeonato Nacional, e o Vila Clotilde (9º) recebe o Sporting de Luanda (10º). Todas as partidas disputam-se no pavilhão anexo a Cidadela. A Nocal (7º) descansa.
O grupo A, composto pelos seis melhores classificados, começa a jogar na sexta-feira com destaque para o desafio entre o Interclube (3º) e o Atlético Sport Aviação (ASA - 4º).
Para a mesma jornada o 1º de Agosto (1º) defronta o Clube Desportivo da Universidade Agostinho Neto (CDUAN - 6º), e o Petro de Luanda (2º) joga com o Misto de Cabinda (5º).
Os dois grupos vão jogar no sistema de todos contra todos a quatro voltas e do primeiro ao quarto classificado, no grupo A, vão disputar o título nacional, enquanto os dois últimos disputarão as classificativas na série B.

11 abril 2007

ANGOLA : Taça/Conhecidos semi-finalistas

O 1º de Agosto, Petro de Luanda e Interclube confirmaram o seu favoritismo ao apuraram-se terça-feira para as meias-finais da Taça de Angola em basquetebol sénior masculinos, após vencerem os seus respectivos adversários.
Os "Militares" deram "chapa 100" ao CDUAN (121-74), cifra atingida igualmente pelos "Polícias" na vitória diante do Sporting de Luanda (120-59).
Noutros desafios dos quartos de finais, os "Petrolíferos" ganharam com alguma facilidade o Atlético Sport Aviação (ASA), por 97-67, ao passo que o Misto de Cabinda derrotou o Desportivo da Nocal, por 75-56.
Nas meias-finais a disputar-se na próxima terça-feira, destaque para o embate entre o Petro de Luanda e Interclube. O 1º de Agosto joga com o Misto de Cabinda.

O 1º de Agosto é o detentor do troféu.

10 abril 2007

ANGOLA : Colossos podem confirmar amanhã passagem para as meias-finais da Taça

Com o apuramento praticamente assegurado para as meias-finais da XXIX edição da Taça de Angola em Basquetebol Sénior Masculino, Atlético Petróleos de Luanda, 1º de Agosto, Grupo Desportivo Interclube e Misto de Cabinda vão tentar amanhã, obter mais um triunfo frente ao Atlético Sport Aviação ASA, Cduan, Sporting Clube de Luanda e Grupo Desportivo da Nocal respectivamente, em partida a contar para a segunda “mão” da referida competição.
Os petrolíferos da capital que trazem uma vantagem de 33 pontos, fruto da vitória no prélio da primeira “mão” dos quartos-de-final frente ao Atlético Sport Aviação ASA, a quem venceram por 94-61, vão certamente procurar obter mais um triunfo, no desafio de amanhã.
O mesmo poderá se dizer do 1º de Agosto que no desafio da primeira “mão” havia derrotado a formação do Cduan por 98-76.
Entretanto, com menor ou maior dificuldade a formação militar que terminou a fase regular da XXIX edição do Campeonato Nacional da “bola ao cesto” vai seguramente chamar a si a vitória e consequentemente o passe para as meias-finais da referida competição.
O Grupo Desportivo Interclube que cilindrou a equipa do Sporting Clube de Luanda por 105-64, apresenta-se a prior como favorito à passagem para as meias-finais.
Entretanto, o Grupo Desportivo da Nocal que perdeu por 10 pontos frente ao Misto de Cabinda (69-59) vai procurar amanhã, vencer o Misto por mais de 10 pontos e qualificar-se deste modo para as meias-finais.

MOÇAMBIQUE : Torneio de Abertura: “Águia” com plumas de pavão

SUCESSO efémero ou então o começo efectivo de uma verdadeira viragem na bola-ao-cesto “alvi-negra”? Para os donos do projecto revolucionário, naturalmente optimistas, estão criadas as condições para que o prestígio do clube seja resgatado – razão por que foi buscar reforços à dimensão das suas ambições. Para os seus detractores, o actual momento não passará de força de soda. Seja para que lado pender a razão, a verdade manda dizer que, surpreendendo tudo e todos, particularmente as “rainhas” do Ferroviário e do ISPU, o Desportivo conquistou, fim-de-semana, o Torneio de Abertura em Basquetebol de Seniores Femininos da Cidade de Maputo, dando evidências do seu apetite voraz para a presente temporada.

Depois de ter ido buscar jogadoras-referência como Nádia Rodrigues, capitão da selecção nacional, Vânia Filipe e Sheila Dimande, que se foram juntar a Anabela Cossa, Valerdina Manhonga, Cátia Halar, Josefina Jafar, Sílvia Neves, Crechúlia Mondlane, entre outras, o Desportivo, provavelmente, não tivesse a noção de que poderia dar um grande salto, tendo em conta que campeão e vice-campeão não somente mantiveram a esmagadora maioria das suas estrelas cintilantes como também foram buscar outros recursos capazes de lhes colocar numa situação de desafogo.
Porém, para o desencanto das “locomotivas” e das “universitárias”, que primeiramente restringiam a luta pelos títulos para a sua bipolarização, surgiu uma “águia” glutona e com plumas de pavão a contrariar as suas contas, ao arrebatar o Torneio de Abertura. Em quatro partidas disputadas, a formação de Nazir Salé somou outras tantas vitórias, a última das quais, sábado, perante o Ferroviário pela marca de 65-59.

FAZER HISTÓRIA

Este triunfo sobre as campeãs nacionais constituía o segundo resultado conseguido pelas “alvi-negras” contra todos os prognósticos e conjecturas, após derrotar o ISPU por um ponto (57-56), suficiente para escrever direito em linhas... direitas a sus história nesta prova. Frente às “locomotivas”, terá sido, quiçá, o momento mais significativo para o Desportivo, se se considerar o enorme potencial da turma de Carlos Aik, com atletas bastante experientes do ponto de vista competitivo e que, em 2006, ganharam tudo o que havia a ganhar, internamente, para além da medalha de prata na Taça dos Campeões de África, em Libreville, no Gabão.

Diante das outras duas equipas participantes no evento, Desportivo bateu Académica por 44-32 e venceu Maxaquene pela marca de 56-41. As “tricolores”, no entanto, também não quiseram ficar atrás no que diz respeito ao apetrecho do seu time, sendo de destacar as internacionais Sub-20 Odélia Mafanela e Filomena Micato, que se juntaram a Esmeralda Casimiro, Gracinda Bucar, Yara Manhique, Alice Baessa, Cláudia Chembene e Deise Chirindza, filha da referência maxaquenense João Chirindza.

Entretanto, em seniores masculinos, o Ferroviário “vingou” a derrota sofrida pelos femininos, ante o Desportivo, ganhando por 68-57 e mantendo-se na liderança do Torneio de Abertura, que conhecerá o seu epílogo no próximo fim-de-semana. Já o Maxaquene bateu a Conseng pela marca de 68-47, enquanto Costa do Sol vencia Académica por três pontos de diferença (48-45).

ANGOLA : Afrobasket: Sorteio e apresentação da mascote marcados para dia 20

O sorteio da vigésima quarta edição do Campeonato Africano de Basquetebol sénior masculino "Afrobasket`2007, a disputar-se em Angola, realiza-se no próximo dia 20, em Luanda, altura em que serão publicados o logotipo e a mascote da prova, apurou hoje a Angop.
Na cerimónia, marcada para o centro de convenções de Talatona, será também apresentada a selecção nacional (octo-campeã de África) e que vai tentar revalidar o título na prova a disputar-se de 10 a 26 de Agosto, em Cabinda, Benguela, Huambo, Huíla e Luanda.
Para o evento, é esperada uma delegação da Fiba-Africa encabeçada pelo seu presidente, Alain Ekra, e o secretário-geral, Alphonse Billé, de acordo com a fonte da Angop, que confirmou a indisponibilidade, por razões de calendário, do ex-jogador da NBA Magic Johnson.
Entretanto, adiantou que vinda a Angola da antiga "estrela" dos Lakers poderá acontecer noutra ocasião ainda no âmbito da competição continental.
A tiragem do sorteio será prestigiada com a presença de figuras proeminentes do basquetebol nacional, num programa que incluirá ainda a abordagem ao combate a Sida - lema escolhido para o campeonato - e uma sessão cultural, em que serão retratados aspectos peculiares das cinco sedes do Afrobasket2007.
A primeira fase do Afrobasket, que pela primeira vez terá 16 equipas (contra 12 antes), será disputada nas províncias de Cabinda, Benguela, Huíla e Lubango, ficando a capital do país reservada para a etapa decisória do título.
Participarão no Campeonato Angola (campeã em título), Senegal (vice-campeã), Nigéria, Argélia, República Centro-Africana, Marrocos, Mali, Tunísia, Cabo Verde, Côte d`Ivoire, RD Congo, Egipto, África do Sul, Rwanda, Libéria e Camarões.
Esta é a terceira vez que Angola recebe o Afrobasket. Em 1989, quando conquistou o primeiro troféu, o campeonato decorreu apenas em Luanda. Dez anos depois, também com vitória caseira, estendeu-se a Cabinda.

FIBA - AFRICA : Afrobasket`2007 e Panafricanos: Conhecidos países participantes

A Confederação Africana de Basquetebol (FIBA-Afrique) anunciou segunda-feira a lista dos países qualificados para o Campeonato Africano das Nações "Afrobasket`2007", a decorrer em Angola e Jogos Panafricanos, em Argel, também este ano.
Segundo apurou a Angop, para a 24ª edição do Africano estão qualificados 16 países, dos quais sete automaticamente, seis campeões de zona e três repescados.
Para os Panafricanos, dez países vão disputar o torneio, quatro apurados directamente, quatro vencedores dos torneios de zonas, e um repescado.
O Torneio de basquetebol dos nonos Jogos Panafricanos terá lugar de 11 a 23 de Julho, em Argel, ao passo que o "Afrobasket" masculino decorrerá entre os dias 15 e 26 de Agosto.

Eis o quadro das equipas quailificadas para as duas competições:

Jogos Panafricanos:

Qualificados automáticamente: Angola (campeã africana), Argélia, Senegal (vice-campeã), Nigeria e Côte d`Ivoire.
Campeões de zona: Tunisia, Mali, Libéria, RD Congo, Egipto e África do Sul.
Repescado: Camarões.

Afrobasket:

Qualificados automaticamente: Angola, Senegal, Nigéria, Argélia, República Centro-Africana, Marrocos e Mali.
Campeões de zona : Tunísia, Cabo Verde, Côte d`Ivoire, RD Congo, Egipto e África do Sul.
Repescados: Rwanda, Libéria e Camarões.

09 abril 2007

ANGOLA : 1º de Agosto invicto na primeira fase do ´Nacional`

Com triunfo nos 20 jogos que disputou, o 1º de Agosto terminou invicto a primeira fase do campeonato nacional sênior masculino de basquetebol. Sábado, na última jornada, os vice-campeões de Angola e de África bateram o Sporting de Luanda por 152-55.
Os militares, que não perdem desde a final da Taça dos Clubes campeões africanos, Somou 40 pontos, mais dois que o Petro de Luanda detentor do troféu nacional e continental.
O grupo de seis equipas que disputarão a segunda fase na luta pelo título completa-se com o Interclube, (terceiro da primeira etapa), ASA (quarto), Misto de Cabinda (quinto) e CDUAN (sexto).
Estas equipas vão defrontar-se em poule única para se encontrar os quatro melhores classificados que jogarão a fase final em quatro voltas pelo titulo nacional. As restantes formações da Universidade Lusíada, Sporting, GD Nocal, Vila Clotilde e Embondeiro de Viana disputarão a fase de consolação.

04 abril 2007

MOÇAMBIQUE : Torneio de Abertura : Águia avassaladora


HÁ revolução na bola-ao-cesto “alvi-negra”! Depois da pasmaceira por que passou nos últimos anos, chegando à arreliadora situação de ser arredado dos momentos de decisão das principais competições nacionais, ao que tudo indica, o Desportivo, este ano, pretende resgatar o seu prestígio na modalidade, tanto em masculinos como em femininos. Na dupla jornada do pretérito fim-de-semana, a águia foi verdadeiramente avassaladora, vencendo em todas as frentes e colocando-se numa situação privilegiada no Torneio de Abertura de Basquetebol da Cidade de Maputo. Já no sensacionalmente aguardado encontro entre as rainhas, o ISPU aproveitou o ensejo para ajustar muitas contas acumuladas, surgindo-lhe, no entanto, uma nova barreira no seu caminho.

Tendo ido buscar o jovem técnico Carlos Ferro (Carlinhos) para dirigir os seniores masculinos, ao mesmo tempo em que mantinha a estrutura principal da equipa, reforçando-a com um e outro jogador, estava claro que o Desportivo tinha no seu horizonte um “volte-face” em relação àquilo que vinha acontecendo, apostando agora no regresso aos grandes fóruns nacionais. Em femininos, a formação treinada por Nazir Salé (Nelito) conheceu o ingresso de novas atletas, com particular realce para a internacional Nádia Rodrigues, capitã da selecção.

Após o adiamento devido ao luto nacional observado há dias no país, em memória às vítimas das explosões do paiol de Mahlazine, o velho “derby” entre Desportivo e Maxaquene acabou acontecendo, porém, para desencanto dos seus adeptos e daqueles que gostam de alegrar os seus olhos com bons momentos de básquete, a partida foi uma autêntica montanha a parir um rato, nomeadamente em relação aos fraquíssimos números registados ao longo dos 40 minutos da contenda. A vitória “alvi-negra”, cinco pontos de diferença, foi apenas por 37-32, o que em nada abona no nome das duas formações.

Na mesma ronda, e num outro desafio entre conjuntos praticamente da mesma igualha, Ferroviário bateu Costa do Sol pela marca de 56-42, enquanto a Académica não quis deixar os seus créditos por mãos alheias diante da Conseng, vencendo por 52-47.

Mantendo o seu ritmo vencedor, os “alvi-negros”, já na terceira jornada, derrotaram os “canarinhos” por 65-44. Pelo mesmo diapasão alinhou o Ferroviário, que obteve a sua terceira vitória consecutiva, ao derrotar a Conseng pela marca de 65-38. Os “tricolores” redimiram-se frente aos “estudantes”, com um triunfo por 56-40, mas estarão longe da conquista deste Torneio de Abertura.

“VINGANÇA” DO ISPU

Desde que começaram a rivalizar-se, a partir do momento em que apetrecharam os seus times com as melhores atletas da praça, a maioria das quais idas do Maxaquene, os encontros entre Ferroviário e ISPU, invariavelmente, foram favoráveis às “locomotivas”, com particular realce para as finais dos dois últimos Campeonatos Nacionais. Neste Torneio de Abertura, e no primeiro grande desafio da temporada, as “universitárias” fizeram dessa circunstância uma ocasião para o ajuste de muitas contas antigas, ganhando por 10 pontos (70-60) e, desse modo, colocar pressão sobre as campeãs nacionais em relação aos próximos confrontos entre si.

No entanto, se a formação de Armando Meque soube brilhar diante da rival, no dia seguinte, já não encontrou formas para ultrapassar a endiabrada águia, com a qual perdeu por um ponto (56-57). Um resultado que espelha, eloquentemente, o alto grau de envolvimento das jogadoras de ambos os contendores e acima de tudo o equilíbrio que prevaleceu ao longo da partida, com o mérito a recair, indubitavelmente, sobre as “alvi-negras”, se tomarmos em linha de conta que estão a construir um time novo, contrariamente ao ISPU, recheado de estrelas que se conhecem mesmo de olhos vendados.

A corrente vitoriosa da turma de Nazir Salé havia iniciado no dia anterior, perante as vizinhas “tricolores”, por 56-41, um resultado bom em termos de números e que, como se pode observar, contrasta por completo com os 37-32 das mesmas equipas em masculinos. Noutro jogo da terceira jornada, Maxaquene venceu Académica pela marca de 85-38, uma diferença de cerca de meia centena com a qual a formação de Simão Mataveia quis reconstituir a sua harmonia após o revés diante do Desportivo.

Entretanto, o Torneio de Abertura prossegue com a efectivação da quarta ronda. Amanhã, no Pavilhão da Universidade realizam-se os despiques Maxaquene-Conseng (18.45 horas) e Académica-Costa do Sol (20.00), em masculinos, completando-se sábado com o decisivo Desportivo-Ferroviário (19.45), no recinto dos “alvi-negros”. Na sexta-feira, disputa-se o jogo em atraso referente à jornada inaugural, entre Académica e Desportivo, na UEM, a partir das 20.00 horas.

Em femininos, as partidas terão lugar sábado, designadamente Desportivo-Ferroviário (18.00) e Académica-ISPU (17.00), esta última no Pavilhão do Estrela Vermelha.

03 abril 2007

ANGOLA : Afrobaske`t2007 - Lobito garante apoio à selecção nacional

Os adeptos de basquetebol na cidade do Lobito, província de Benguela, manifestaram hoje a satisfação em albergar a série A do Afrobasket2007, encabeçada pela selecção nacional.

Apesar das partidas se realizarem na cidade vizinha de Benguela, 30 quilómetros do Lobito, os adeptos prometem dar seu calor, amizade e solidariedade à selecção angolana durante a competição, a disputar-se em Agosto no país.

A vice-administradora da comuna da Catumbela, Maria João, disse que os benguelenses e lobitangas constituirão uma claque para apoiar a selecção nacional, em representação de Angola.
Este ponto de vista é igualmente partilhado pelo chefe de secção municipal da Juventude e Desportos, Alberto Ngongo, que defende ser motivo de orgulho o facto dos benguelenses virem contemplar, acompanhar e apoiar o "cinco" nacional.
Os jovens estudantes perspectivam algumas dificuldades de conciliar as aulas com o acompanhamento dos jogos da selecção.
Palmira de Brito, estudante, disse que haverá tempo para satisfazer o estudo e acompanhamento de alguns jogos da equipa angolana, enquanto Miguel de Carvalho, também ainda em fase de formação académica, promete viver as emoções desportivas apesar de complicar um pouco na assimilação da matéria.
O Afrobasket`2007 será disputado nas províncias de Benguela, Huíla, Huambo, Cabinda e Luanda.

ANGOLA : 1º de Agosto revalida Taça de Angola, apesar da derrota diante do Interclube

O 1º de Agosto revalidou hoje o título da Taça de Angola sénior feminina de basquetebol, apesar de perder diante do Interclube, por 65-73, no jogo da segunda "mão" da final disputada no pavilhão número dois da Cidadela Desportiva, em Luanda, sob o signo de protesto de dirigentes da formação do Ministério do Interior.

Depois de ter vencido as campeãs nacionais por uma diferença de oito pontos (54-46), na primeira "mão", no pavilhão 28 de Fevereiro, as militares, embora em desvantagem no confronto de hoje, pelos mesmos números, beneficiaram dos critérios de validação da Federação Internacional de Basquetebol (FIBA).

Com o triunfo, nesta segunda "mão", a equipa da Polícia empatou a competição, mas, segundo o secretário-geral da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), Tony Sofrimento, como a situação não está prevista nos regulamentos da sua instituição, recorreu-se ao do órgão mundial que contempla a forma de desempate (cesto haverás) por divisão.

Assim, as comandadas do técnico Aníbal Moreira, apesar do desaire, erguem e conservam o troféu no seu Clube, mesmo com os apupos dos aficcionados do Interclube, que em maioria estavam no pavilhão anexo da Cidadela.
O descontentamento dos adeptos da equipa, tecnicamente orientada por Apolinário Paquete, iniciou logo com o "embrolho" e a demora verificada na tomada de uma decisão sobre o desfecho da partida por parte da organização da prova.
Face a situação, os dirigentes do Interclube, na pessoa do seu presidente de Direcção, Alves Simões, garantiram à Angop, interporem um recurso junto da FAB, por formas ser revista a questão da atribuição do título da Taça de Angola ou mesmo a realização de um terceiro jogo para se encontrar o verdadeiro vencedor.
O 1º de Agosto conseguiu a qualificação para a final ao sair invicto na fase anterior, enquanto que o Interclube afastou, com alguma dificuldade, o Desportivo do Maculusso.
Assistiram a partida da final, entre outras personalidades, o presidente da Federação Angolana de Basquetebol (FAB) e igualmente do Comité Olímpico Angolano (COA), Gustavo da Conceição.

02 abril 2007

ANGOLA : Militares e polícias voltam a medir forças

Por Anaximandro Magalhães


Interclube e 1º de Agosto disputam hoje às 18h00, no pavilhão anexo número dois da Cidadela, o segundo e último jogo referente a XVII edição da Taça de Angola em basquetebol sénior feminino.
Em desvantagem na eliminatória, já que perdeu no primeiro de dois jogos por uma margem de oito pontos de diferença, o Interclube, menos capaz tecnicamente, tentará na partida de hoje, contrariar ao máximo o favoritismo do 1º de Agosto, cuja pretensão é revalidar o troféu em sua posse, uma vez ter perdido para o adversário desta noite, o Campeonato Nacional e a Supertaça.
Com jogadoras mais experientes e melhor dotadas tecnicamente, o 1º de Agosto, a par da vantagem que o marcador lhe confere, oito pontos de vantagem, reúne maiores condições para voltar a vencer.
Apesar da vontade de vencer, a equipa da Polícia acaba por ser suplantada nas suas aspirações, pela pouca experiência das jogadoras do seu plantel, cuja força de vontade só não basta para ganharem-se jogos.
À semelhança do que aconteceu na primeira partida, o Interclube optará certamente por pautar o seu jogo de maneira expectante, ou seja, aproveitar os erros do seu opositor para tirar proveito nas acções ofensivas e quiçá chamar a si a vitória.
Embora seja difícil, a missão das pupilas de Apolinário Paquete não augura-se fácil, uma vez que o técnico das azuis e branco já reconheceu em entrevista concedida ao Jornal de Angola, que o 1º de Agosto é favorito não descartando a possibilidade de uma surpresa.
“Embora seja favorito, o 1º de Agosto terá de se empenhar bastante para ganhar o jogo, porque não vamos para o campo para facilitá-las. Estamos na final e, assim sendo, também temos as nossas ambições. E estas, naturalmente, passam pela vitória. É bem verdade, e volto a dizê-lo, que o 1º de Agosto é favorito. Mas nós Inter, temos uma palavra a dizer”, disse Paquete.
Apesar do 1º de Agosto ser o apaniguado, o desafio entre os dois colossos do básquete feminino, assumidamente crónicos candidatos à conquista de títulos, é de desfecho imprevisível a julgar pela qualidade técnica dos seus intervenientes.

ANGOLA : 1º de Agosto não cede terreno

Por Fernando Cunha

O 1º de Agosto está a uma vitória de protagonizar um recorde no basquetebol angolano; terminar a fase regular do Campeonato Nacional invicto. No fim-de-semana ultrapassou a última barreira que ainda podia frustrar a consumação de tal ensejo, o Interclube, a quem derrotou por 83-73.
A penúltima dupla ronda não foi produtiva. Tudo, porque mais de um terço dos jogos programados, foram adiados devido as constantes chuvas que se abatem sobre Luanda, sendo seguro, que se disputam na terça e quarta-feira, para permitir o encerramento da fase regular no próximo fim-de-semana.
Com 38 pontos somados – 19 jogos e outras tantas vitórias -, perfazendo o absoluto em termos de aproveitamento, o 1º de Agosto defronta sábado o Sporting de Luanda e, mesmo que perca, entra para as estatísticas dos recordes da bola ao cesto nacional, já que, em 1999, o Petro de Luanda chegou ao seu nono título, somando três derrotas na fase regular.
A temporada ainda vai a meio, mas o clube agostino já detém outros recordes na competição – melhor ressaltador (Joaquim Gomes “Kikas”), melhor equipa a atacar e a defender; equipas com menos violações (turnover) -, perdendo (por enquanto) a posição de melhor cestinha para o Petro de Luanda.
Os Petrolíferos mantém-se no encalço do líder, com menos dois pontos, mas terá de conformar-se com esta posição até na segunda fase, já que continuará em posição de desvantagem (menos dois pontos) em relação ao 1º de Agosto.
No último fim-de-semana derrotou por números expressivos (128-29) o Vila Clotilde e os 99 pontos marcados podem ser determinantes no cesto “averaz” na luta pela conquista do segundo lugar da fase regular, com o Interclube, que soma 35 pontos.
O Petro de Luanda tem apenas mais um jogo por disputar na fase regular, diante do Imbondeiro de Viana. O Interclube de Manuel Sousa, o lendário “Necas”, terá pela frente, amanhã, o mesmo Imbondeiro (partida que não foi realizada no fim-de-semana) e encerra, na sexta-feira, a sua participação na fase regular diante do Sporting de Luanda.
O 1º de Agosto encerra a sua participação na fase regular, sábado, diante do Sporting de Luanda.
Os restantes jogos de fim-de-semana são: sexta-feira, ASA-CDUAN e Vila Clotilde-Desportivo da Nocal. Sábado, CDUAN-Lusíada.

01 abril 2007

ANGOLA : 1º de Agosto mais próximo da revalidação da Taça


O 1º de Agosto deu hoje um importante passo para a revalidação da Taça de Angola senior feminina de basquetebol, ao vencer o Interclube, por 54-46, na primeira mão da final disputada no pavilhão 28 de Fevereiro, em Luanda.

Melhores em todos os sentidos e bem determinadas nas suas acções, as militares que possuem no seu plantel jogadoras mais experientes, sempre estiveram em vantagem, num jogo também caracterizado por uma adequada réplica das campeões nacionais.

Apesar da derrota, as comandadas do técnico Apolinário Paquete, que tudo fizeram na tentativa de impedirem os propósitos das senhoras do "Rio Seco", demonstraram capacidade suficiente para ombrear de igual forma com a sua adversária.
Em relação ao que se viu hoje, embora o 1º de Agosto esteja numa posição bastante vantajosa, o Interclube ainda pode protagonizar uma surpresa, mas isso só dever acontecer caso as militares adormeçam sob o efeito deste êxito, em menosprezo do seu opositor.
Dadas as qualidades e atributos das pupilas de Aníbal Moreira e o resultado de hoje, tudo indica que o 1º de Agosto é favorito à conquista do trofeu.
A segunda "mão" está marcada para a próxima segunda-feira no pavilhão da Cidadela.
O 1º de Agosto conseguiu a qualificação para a final ao sair invicto na fase anterior, enquanto que o Interclube afastou com alguma dificuldade o Desportivo do Maculusso.

ANGOLA : 1º de Agosto `segura´ invencibilidade no Nacional

O 1º de Agosto manteve hoje a invencibilidade no campeonato nacional senior masculino de basquetebol, ao derrotar o Interclube por 83-66, em jogo da penúltima jornada da primeira fase, disputado no pavilhão da Cidadela.
Ao intervalo, os militares venciam já por 49-41. Os militares somam 38 pontos, seguidos pelo Petro de Luanda com menos dois.