Africa Basquetebol

28 agosto 2006

ANGOLA : Kikas revela em Saitama seu maior desejo

Quando acaba de realizar um sonho, ao defrontar grandes "estrelas" do basquetebol mundial, Joaquim Gomes "Kikas" revela que o seu maior desejo é ter um colega com altura acima dos 2,10 metros.

Em entrevista à Angop em Saitama, onde domingo Angola terminou a campanha no mundial, o melhor jogador da selecção nacional afirmou que defrontar jogadores da NBA e de outros campeonatos de alto nível "é como se fosse um sonho a tornar-se realidade".

Quando questionado sobre a sua prestação muito aplaudida pelos presentes em Hiroshima, explicou que se trata de um trabalho que tem feito ao longo dos anos.

"Estar a este nível e jogando contra os melhores jogadores do mundo só vem mostrar as minhas capacidades técnicas e sobretudo agradeço a colaboração dos meus colegas", afirmou o extremo-poste que vai trocar o Eiffel Towers da Holanda provavelmente por uma formação do país. 1º de Agosto ou Petro de Luanda.

Devido as suas exibições, particularmente a marcar Paul Gasol e Dirk Nowitzki, da NBA, adeptos e analistas estão esperançados em ver nascer um novo Jean Jacques (maior referência do basquetebol nacional).

Mas Kikas não aceita esta responsabilidade. "Eu não sou a pessoa ideal para comentar isso. Mas quero dizer que Jean Jacques será sempre o nosso Jean Jacques", sublinhou.

Em relação ao seu momento de forma desportiva, considera boa, mas quer melhorar.

"Poderia ser um pouco melhor, se eu conseguisse cortar pequenos erros, que no final acabam por ser grandes".

Apesar de estar entre os melhores ressaltadores da prova, e reconhecer não ser fácil em face da envergadura dos adversários, ele quer trabalhar para ganhar mais ressaltos.

"Acho que com um pouco mais de empenho, eu poderia fazer mais. Tenho de puxar por mim, de ser ambicioso para mim e para a equipa".

Anunciou com alguma surpresa o regresso provável ao campeonato local, depois de ter passado por universidade americana, Alemanha e agora Holanda. Justifica-se com a intenção de organizar a sua vida.

"O mercado angolano esta evoluir muito em termos financeiros e técnicos, e também o mercado europeu está a mudar muito, e quero organizar um pouco a minha vida em Angola". Mas deixou claro que ainda nada estava decidido. "Vai depender do que vai acontecer nos próximos dias".

"Kikas" Gomes foi o jogador angolano mais procurado pela imprensa presente no palco do mundial. Interrogado se era mais cansativo defender jogadores muito mais altos e pesados ou responder as perguntas de jornalistas, apos um sorriso, respondeu: "E claro que é mais cansativo estar dentro do campo defendendo os gigantes, porque e muito esforço, temos de correr para cima e para baixo".

"Depois do jogo, é o ataque dos jornalistas, que acho uma coisa muito positiva porque eles estão completamente impressionados com as nossas exibições e querendo saber mais de Angola".

Questionavam sobre os mais variados assuntos desde sobre a vida pessoal, seu hobby, como era o basquetebol em Angola, quantos clubes tem o campeonato nacional, como e a vida em Angola, as crianças e a juventude.

Mas a pergunta mais frequente, quase comum em todos era: porque que não há jogadores angolanos na NBA e nos melhores campeonatos da Europa?

Em resposta, disse que apontava como principal factor a falta de apoio e de patrocinadores ou incentivadores.

"Kikas" defende que além do basquetebol deve haver um investimento na sua formação do homem. "Hoje grande parte da juventude já vai a universidade. Então tem de haver um incentivo, apoios para conseguir bolsas de estudo para o estrangeiro.

O que se passa na sua opinião é que os empresários a nível internacional não vão para Angola, mas ao Senegal, Nigéria, Mali e acaba por ser sempre assim. "Hoje no campeonato universitário americano tem inúmeros jogadores nigerianos e senegaleses. Na Europa, principalmente em Franca e Portugal, há muitos jogadores africanos, mas angolanos não se vê. E eu pergunto porque não?" A sua tarefa de defender jogadores com uma altura muito superior levou-o a fazer uma revelação, quando questionado a importância de um jogador com mais de 2,10 m no plantel, onde o mais alto e Abdel com 2.04.

"De momento é o que mais quero porque acho que o mundo já teve a oportunidade de ver que não existe muita diferença entre nos e estes atletas espanhois, alemães e outros em termos de talento e da forma como se apresentam em campo. Mas o que falta mesmo é a capacidade física, peso, altura.

Citou como exemplo os números equilibrados em ressaltos conseguidos nos jogos contra Espanha e Alemanha.

"Pelos números podemos ver que não existem grandes diferenças entre nós e eles. Portanto, ajudar-nos-ia bastante um jogador acima de 2,10, seria muito bem vindo. É preciso começar a olhar mais para este aspecto".

Lembrou entretanto que esta media de altura foi sempre a da selecção de Angola ao longo dos anos e continua a ganhar assim.

"Vamos continuar a trabalhar, para que não percamos esta tradição. Mas é claro que com jogadores mais altos seria muito mais fácil.

ANGOLA : Sublinhamos a nossa categoria - Gustavo Conceição

O presidente da federação nacional, Gustavo Conceição, afirmou domingo em Saitama que a participação no campeonato do mundo de basquetebol Japão2006 permitiu sublinhar a categoria e valor da selecção nacional e manifestou esperança no futuro desta equipa que esta em fase de renovação.

Considerou a prestação positiva em termos numéricos: "Nunca tivemos três vitorias, nunca tivemos resultados tão equilibrados com equipas de topo como os que tivemos aqui. Portanto, penso que a nossa participação foi positiva".

Reconheceu que algumas questões que vão procurar melhorar, até as próximas etapas, sendo a fundamental e nuclear e o afrobasket 2007.

"Vamos procurar melhorar alguns pontos negativos que constatamos (que preferiu não revelar), para que o Afrobasket que vamos organizar, para que possamos atingir o objectivo que é sermos o único representante africano nos jogos olímpicos Pequim2008".

Mostrou-se optimista quanto a maturação dos jogadores, mas alertou para o facto de que o horizonte competitivo que eh Africa e não eh ainda o mundial. Para estar a nível do campeonato do mundo, disse que precisam de aumentar alguns quilos e alguns centímetros a equipa. Frisou que só se faz com um processo de detecção de talentos bastante apurado.

"O mais importante de tudo foi conseguirmos sublinhar nesta competição a nossa categoria, obter o reconhecimento da imprensa e dos outros países de que Angola é uma potencia do basquetebol mundial, que é preciso levar em conta o nome de Angola.

"Isso foi importante tendo em conta as condições e dificuldades que todos conhecemos no nosso basquetebol interno".

Felicitou por isso a equipa técnica e jogadores e mostrou optimismo e esperança no futuro. "Estamos no bom caminho e o futuro será seguramente melhor que este presente bom e positivo que vivemos".

Caracterizou o grupo como uma equipa jovem, que mais de 50 por cento dos seus integrantes participa pela primeira vez num mundial. A maior parte faz a sua segunda participação de alto nível, pois a renovação foi iniciada no Afrobasket de 2005, onde o cinco angolano foi renovado em cerca de 50 por cento.

"Vamos continuar a renovar. Trouxemos jogadores jovens com muito caminho para amadurecer.

Estou absolutamente de acordo que perdemos com equipas bastante fortes, mas perdemos na nossa ausência de experiência, na falta de maturidade competitiva. Foi assim contra a Espanha, Alemanha e hoje.

Convidado a comentar o jogo com a França na mera qualidade de ex-jogador e adepto que gritou e apoio a selecção durante toda a prova, o ex-capitão da selecção a seguinte leitura:

"O ex-jogador constatou que a Franca e forte, controlou o jogo, estava preparada, estudou bem a nossa selecção, entrou numa guerra psicológica e ganhou, quando conseguiu transferir para Angola a responsabilidade de ganhar o jogo, através de declarações na imprensa".

Referiu que "há alguns dias que vinha anunciando que Angola era o terror e que ja tinham perdido o jogo e que eram mais fracos que nos. Não sei como uma equipa com quatro jogadores da NBA e com a estatura física desta, com uma experiência considerável pode ser mais fraca de Angola".

O facto eh que conseguiram por esta via transferir para Angola esta responsabilidade.

"Embora os números indicassem isso, o basquetebol não são só números e a prova esta ai. A estatística era favorável a Angola porque estas selecções estiveram em grupos diferentes nas preliminares. Se isolarem ambas dos seus grupos, a França é mais alta, mais pesada e mais madura que nos. Esta a competir na Europa".

O problema, segundo Gustavo da Conceição, é que foi comparada a prestação das duas selecções nas preliminares e não se teve em conta que Angola tem um campeonato com nove equipas e a França tem três divisões e compete ao mais alto nível da Europa.

"E preciso considerar isso tudo e não fazer a mera leitura dos números aqui no local da competição. E a vitoria esteve ai.

"Não somos melhores que a França, ela tem quatro jogadores que jogam na melhor liga de basquetebol do mundo, e do ponto de vista morfo-fisiologico e muito mais alta e pesada que nos.

Tem ainda um conjunto que trabalha junto há anos e tem muito mais experiente e adulto que o nosso plantel. A França não tem nenhum jogador a juventude e imaturidade da maioria dos nossos", lembrou, para sustentar que foi pelo jogo psicológico que Angola começou mal o jogo. Depois de estar a perder por 17 pontos, foi difícil recuperar a desvantagem.

"Foi na minha opinião uma vitoria psicológica que determinou aquele inicio mau do jogo. Temos que reconhecer que a França tremeu. Ganhou com dignidade, dominou o jogo, mas temos de dizer que jogadores da NBA tremeram ante atletas que actuam em Angola. Uma equipa fisicamente bem tremeu contra outra que teve hoje dois jogadores lesionados (Milton jogou com o pé ligado e Victor não entrou)".

"Portanto - frisou - eh tudo isso que nos leva a reconhecer que apesar da derrota, caímos de pé, sublinhamos o nosso potencial em termos de basquetebol".

ANGOLA : Sublinhamos a nossa categoria - Gustavo Conceição

O presidente da federação nacional, Gustavo Conceição, afirmou domingo em Saitama que a participação no campeonato do mundo de basquetebol Japão2006 permitiu sublinhar a categoria e valor da selecção nacional e manifestou esperança no futuro desta equipa que esta em fase de renovação.

Considerou a prestação positiva em termos numéricos: "Nunca tivemos três vitorias, nunca tivemos resultados tão equilibrados com equipas de topo como os que tivemos aqui. Portanto, penso que a nossa participação foi positiva".

Reconheceu que algumas questões que vão procurar melhorar, até as próximas etapas, sendo a fundamental e nuclear e o afrobasket 2007.

"Vamos procurar melhorar alguns pontos negativos que constatamos (que preferiu não revelar), para que o Afrobasket que vamos organizar, para que possamos atingir o objectivo que é sermos o único representante africano nos jogos olímpicos Pequim2008".

Mostrou-se optimista quanto a maturação dos jogadores, mas alertou para o facto de que o horizonte competitivo que eh Africa e não eh ainda o mundial. Para estar a nível do campeonato do mundo, disse que precisam de aumentar alguns quilos e alguns centímetros a equipa. Frisou que só se faz com um processo de detecção de talentos bastante apurado.

"O mais importante de tudo foi conseguirmos sublinhar nesta competição a nossa categoria, obter o reconhecimento da imprensa e dos outros países de que Angola é uma potencia do basquetebol mundial, que é preciso levar em conta o nome de Angola.

"Isso foi importante tendo em conta as condições e dificuldades que todos conhecemos no nosso basquetebol interno".

Felicitou por isso a equipa técnica e jogadores e mostrou optimismo e esperança no futuro. "Estamos no bom caminho e o futuro será seguramente melhor que este presente bom e positivo que vivemos".

Caracterizou o grupo como uma equipa jovem, que mais de 50 por cento dos seus integrantes participa pela primeira vez num mundial. A maior parte faz a sua segunda participação de alto nível, pois a renovação foi iniciada no Afrobasket de 2005, onde o cinco angolano foi renovado em cerca de 50 por cento.

"Vamos continuar a renovar. Trouxemos jogadores jovens com muito caminho para amadurecer.

Estou absolutamente de acordo que perdemos com equipas bastante fortes, mas perdemos na nossa ausência de experiência, na falta de maturidade competitiva. Foi assim contra a Espanha, Alemanha e hoje.

Convidado a comentar o jogo com a França na mera qualidade de ex-jogador e adepto que gritou e apoio a selecção durante toda a prova, o ex-capitão da selecção a seguinte leitura:

"O ex-jogador constatou que a Franca e forte, controlou o jogo, estava preparada, estudou bem a nossa selecção, entrou numa guerra psicológica e ganhou, quando conseguiu transferir para Angola a responsabilidade de ganhar o jogo, através de declarações na imprensa".

Referiu que "há alguns dias que vinha anunciando que Angola era o terror e que ja tinham perdido o jogo e que eram mais fracos que nos. Não sei como uma equipa com quatro jogadores da NBA e com a estatura física desta, com uma experiência considerável pode ser mais fraca de Angola".

O facto eh que conseguiram por esta via transferir para Angola esta responsabilidade.

"Embora os números indicassem isso, o basquetebol não são só números e a prova esta ai. A estatística era favorável a Angola porque estas selecções estiveram em grupos diferentes nas preliminares. Se isolarem ambas dos seus grupos, a França é mais alta, mais pesada e mais madura que nos. Esta a competir na Europa".

O problema, segundo Gustavo da Conceição, é que foi comparada a prestação das duas selecções nas preliminares e não se teve em conta que Angola tem um campeonato com nove equipas e a França tem três divisões e compete ao mais alto nível da Europa.

"E preciso considerar isso tudo e não fazer a mera leitura dos números aqui no local da competição. E a vitoria esteve ai.

"Não somos melhores que a França, ela tem quatro jogadores que jogam na melhor liga de basquetebol do mundo, e do ponto de vista morfo-fisiologico e muito mais alta e pesada que nos.

Tem ainda um conjunto que trabalha junto há anos e tem muito mais experiente e adulto que o nosso plantel. A França não tem nenhum jogador a juventude e imaturidade da maioria dos nossos", lembrou, para sustentar que foi pelo jogo psicológico que Angola começou mal o jogo. Depois de estar a perder por 17 pontos, foi difícil recuperar a desvantagem.

"Foi na minha opinião uma vitoria psicológica que determinou aquele inicio mau do jogo. Temos que reconhecer que a França tremeu. Ganhou com dignidade, dominou o jogo, mas temos de dizer que jogadores da NBA tremeram ante atletas que actuam em Angola. Uma equipa fisicamente bem tremeu contra outra que teve hoje dois jogadores lesionados (Milton jogou com o pé ligado e Victor não entrou)".

"Portanto - frisou - eh tudo isso que nos leva a reconhecer que apesar da derrota, caímos de pé, sublinhamos o nosso potencial em termos de basquetebol".

ANGOLA : Angola termina Mundial histórico com derrota

A selecção nacional terminou domingo a sua campanha no Campeonato do Mundo de basquetebol com uma derrota diante da França com a sua `pior` exibição nos seis jogos que disputou no Japão 2006.

o jogo contra os franceses, alem de ter características totalmente distintas dos anteriores, por esta ser de eliminatória - foi antecedido de lesões, como foi o caso do base Milton Barros, durante o treino da véspera, e do "triplista" e capitão de equipa Victor Carvalho, que fez um corte no pé num acidente domestico.

A partida ficou caracterizada por uma entrada menos desastrada dos angolanos que permitiram logo de inicio uma desvantagem de 11 pontos (2-13). Este resultado motivou o adversário e intranquilizou a selecção nacional, que terminou o primeiro período a perder por 6-17.

A reacção dos principais jogadores da selecção tardava e fundamentalmente no ataque onde falhavam lances fáceis. A Franca apoiada na sua muito superior estatura e os seus jogadores da NBA aproveitou muito bem este momento mau dos angolanos e escapou no marcador.

Aos poucos entretanto, o cinco nacional ia se encontrando e conseguiu recuperar para dez pontos ao intervalo (24-34).

Olímpio Cipriano foi o único que conseguiu desprender-se da sonolência que se apossou do conjunto campeão africano e tentou arrastar a equipa para a recuperação. Com 12 pontos, só superado por Carlos Almeida (13), e sete assistências, o extremo do 1. de Agosto foi por isso o mais utilizado com 35:48 minutos. em ressaltos também esteve em alta com seis, menos um que Gomes Kikas.

Foi a partida com os números mais baixos, particularmente nos itens em que Angola e forte, como nos lançamentos triplos (33 por cento, seis convertidos em 18 tentativas. Aqui o destaque para Carlos Almeida com três em oito tentados, enquanto Cipriano não foi feliz nas três tentativas que teve. A agravar a situação esta a lesão de Victor Carvalho, o especialista na distancia, que não pode ser utilizado por lesão.

A formação de GInguba, ainda reagiu, devolvendo com pedaços da espectacularidade e determinação características, o que empolgou os cerca de 21 mil espectadores presentes no Super Arena de Saitama. Mas o dia não era para ela e o melhor que pode foi chegar a igualdade, para depois os motivados franceses voltarem a descolar.

O mau inicio de jogo associado a um desgaste natural dos jogos anteriores sobretudo contra a Espanha e Alemanha, este ultimo com três prolongamentos, e a envergadura muito superior do adversários interromperam um percurso histórico da selecção angolana.

Com três vitorias e três derrotas, Angola no entanto volta a ser a melhor selecção africana, seguida da Nigéria, que também passou pela primeira vez aos oitavos de final, batida pela Alemanha por um ponto.

Para historia fica também a estreia de "sangue novo" no conjunto nacional, desde jogadores a equipa técnica, o que marca decisivamente a renovação nos octocampeoes de Africa. As referencias feitas aos jogadores angolanos pela imprensa e analistas estrangeiros asseguram que o grupo liderado por Alberto de Carvalho Ginguba esta no caminho certo, embora com evidente necessidade de muito trabalho de maturação, quer dos executantes quer dos orientadores e gestores da modalidade no pais.

A estatística de Angola e outro factor motivador, já que apesar da baixa estatura e ausência de estrelas mundiais, conseguiu ombrear com selecções muito bem cotadas a nível internacional com uma regularidade de prestação e eficiência apenas quebrada no ultimo jogo, onde sobressaiu a ansiedade fruto de alguma imaturidade ainda do grupo.

O Japão e o Mundo que acompanhou o campeonato decerto guardara o registo e procurara acompanhar a evolução desta formação que apresentou sete jogadores pela primeira vez num mundial e tem parte da equipa com menos de 25 anos, com grande margem de progressão, mas que já deram indicadores do potencial.

A imagem deixada pelos angolanos pode ser deduzida pela procura dos jogadores pela imprensa internacional, que manifesta a sua admiração pelo facto de toda equipa, excepto dois jogadores actuar no pais. Ou seja, questionam o facto de não naver jogadores angolanos nos campeonatos Norte-americanos nem nos principais da Europa.

Portanto, Angola marcou mais um passo em frente no trilho que segue desde 1986, quando em Espanha, participou pela primeira vez num campeonato do mundo. Desde então, o gráfico vai subindo, tendo chegado em 2002 em 11 lugar. No Japao2006, com um novo formado de 24 selecções, provavelmente as três vitorias inéditas ditarão um melhor posicionamento do cinco nacional.

Por Pedro da Ressurreição

27 agosto 2006

ANGOLA : Angola e França disputam passe para os quartos

Com Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Eduardo Mingas, Kikas Gomes e Olímpio Cipriano, como cinco base, a selecção angolana tenta neste momento o acesso histórico para os quartos-de-finais do Mundial de basquetebol sénior masculino, que decorre no Japão.

Depois do afastamento hoje da Nigéria frente à Alemanha (77-78), os octocampeões continentais têm sobre seus ombros a missão de "salvar" África, perante um adversário considerado favorito.

Noutro desafio dos oitavos, os Estados Unidos venceram a Austrália, por 113-73.

ANGOLA : Domingos Simão acredita na vitória

O árbitro internacional angolano Domingos Simão disse acreditar no triunfo diante da França este hoje para os oitavos de final do campeonato do mundo de basquetebol Japão-2006.

Acredito que vamos ganhar a França. Está ao nosso nível. E será muito bom para a fase de mudança e com novo treinador", declarou a Angop em Saitama, o juiz que se estreou num campeonato do mundo apitando quatro encontros da fase de grupos.

Considera o nível competitivo apresentado pela selecção nacional na fase de grupos e uma referência muito importante para a partida com os franceses.

"Nós melhoramos bastante e tivemos a felicidade de estar num grupo acessível. Mas também e bem verdade que a qualidade do nosso basquetebol também melhorou, já conseguimos equilibrar com a forte Espanha, e eu considero uma vitória sobre a Alemanha o jogo com três prolongamentos. Vamos esperar para ver domingo", disse.

Simão acredita que se Angola passar aos quartos de final fica já com o oitavo lugar, o que poderá ajudar muito no desenvolvimento e no respeito pela modalidade no país e no continente.

"Queremos ter resultados bons que nos ajudem a fazer crescer o basquetebol", sublinhou.

Domingos Simão apita pela primeira vez num campeonato do mundo e dirigiu quatro partidas, tendo iniciado com o Estados Unidos - Porto Rico. Aos 44 anos, 28 dos qual dedicados ao apito, sendo nos últimos nove da categoria internacional. Angola

ANGOLA : Kikas anteve jogo mais difícil do que se pensa

Apesar de os números e as exibições serem favoráveis a selecção nacional, Joaquim Gomes Kikas alerta para as dificuldades que espera a selecção nacional frente a França este domingo para os oitavos de final do Mundial de Basquetebol Japão-2006.

Para o melhor jogador de Angola na primeira fase, trata-se de mais uma oportunidade para melhorar e ajudar o grupo a melhorar também.

"Trata-se de mais uma final para nós. Todos dizem que o jogo vai ser fácil, por causa dos resultados e sobretudo as exibições que tivemos com Espanha e Alemanha, porque a França está a um nível mais baixo daquelas duas", disse.

Um dos dois jogadores da selecção que actua no estrangeiro não acredita nesta facilidade teórica, alias, prevê muitas dificuldades.

Enfatiza que se a França chegou até aqui, e vinda do grupo mais difícil de todos - só se conheceram os apurados na última jornada - é porque é muito forte.

"Se conseguiram chegar até aqui, e porque tem uma selecçao muito forte. Acredito que no domingo vai vencer aquele que mais quiser vencer", declarou o melhor marcador e ressaltador do cinco nacional.

Sobre a sua prestação, sente-se satisfeito mas promete fazer mais. Quer ganhar mais ressaltos, embora reconheça ser muito difícil.

NIGERIA : Nigeria perde por um ponto com Alemanha

A Nigéria foi hoje afastada do campeonato do mundo de basquetebol ao perder por um ponto (77-78) com a Alemanha, em partida dos oitavos de final, disputada no Super Arena de Saitama, Japão.

OS angolanos, os únicos africanos ainda em prova, jogam mais tarde diante da selecção francesa.

O Senegal, terceira equipa africana presente neste mundial, não passou da primeira fase, somando cinco derrotas.

ANGOLA : Selecçãao nacional joga hoje "sexta final" no dia de África em Saitama

A partida contra a França hoje as 09h00 de Angola e mais uma final para a selecção nacional que disputa os oitavos de final do campeonato do mundo de basquetebol Japão-2006, em Saitama, no dia em que a Nigeria joga com a Alemanha.

Depois de se bater com Paul Gasol (Grizzlies) e Dirk Nowiztzk (Dallas Mavericks), Angola volta a defrontar jogadores (4) da NBA hoje, no Super Arena de Saitama.

A selecção francesa tem no seu plantel Johan Petro, de 2.13 Seattle Supersonics da NBA, o Boris Diaw (2.03) do Phoenix Sun, Mickel Pietrus (1.97) do Golden State Warriors, NBA (USA) e dos Los Angeles Lakers Ronny Turiaf (2.06). Mas o jogador mais alto do conjunto actua no Bilbau de Espanha, Federic Weis (2.18).

O adversário de Angola não pode contar com a sua principal estrela que também actua na liga profissional norte-americana, o base Tony Parker (SAN Antonio Spurs).

Os indicadores do primeiro turno da prova dão vantagem aos angolanos, porém, estes se mostram caurtelosos porque o formato da prova passou para eliminatoria directa, ou seja, é preciso ter uma preparação psicologica seria para entrar em mais esta final.

Para chegar a esta etapa, a França integrou o grupo A, o mais disputado dos quatro.

Foi derrotada pela Argentina e Líbano, mas manteve o segundo lugar, à frente da Nigéria e Servia.

Na fase preliminar, os angolanos já tiveram pela frente duas das mais referenciadas figuras da NBA da actualidade. Na derrota contra Espanha, bateram-se contra Paul Gasol (Grizzlies) e depois impuseram três prolongamentos à equipa de Dirk Nowiztzki (Dallas Mavericks).

Angola terminou em terceiro lugar do grupo B, com três vitórias e duas derrotas. A partida está marcada para domingo às 9:00 horas de Angola. Em caso de vitoria sobre os franceses, o cinco nacional defronta o vencedor do jogo Grecia-China, o último da jornada de hoje. Antes dos campeões africanos descer ao Super Arena, a Nigeria, terceira equipa de Africa, defronta a Alemanha.

26 agosto 2006

MOÇAMBIQUE : Convocada selecção feminina de Sub-20

Dezanove jogadoras foram convocadas para a pré-selecção nacional feminina de basquetebol de Sub-20, tendo como objectivo o Campeonato Africano da categoria, a ter lugar em Novembro próximo, em Maputo.

Imprimir Enviar a amigo

Comentar (0)

Para o primeiro encontro de definição do plano de trabalho, o grupo tem agendada uma reunião na próxima segunda-feira, 28 de Agosto, na sede da Federação Moçambicana da modalidade, às 17.00 horas. A equipa técnica é chefiada por Nazir Salé, tendo como adjunto Simão Mataveia. Integram ainda a equipa a médica Adélia Ndeve, o massagista Raúl Cuna e a roupeira Laurinda Alage.

As atletas convocadas são as seguintes: Académica - Deolinda Gimo, Filomena Micato e Janete Monteiro. Desportivo - Anabela Cossa, Josefina Jafar e Sílvia Neves. Ferroviário da Beira - Didian Suela e Odélia Mafanela. Ferroviário de Maputo - Nádia Zucule e Tatiana Ismael. ISPU - Cecília Henrique, Mónica Thembo, Nádia do Rosário e Vaneza Júnior. Maxaquene - Cláudia Chembene, Esmeralda Casimiro, Gracinda Bucar e Iyara Manhique. Sccc-Kansas (EUA) - Ilda Chambe.

Desta convocatória da Federação, alguns equívocos a ter em conta: o facto de algumas jogadoras estarem inseridas em clubes que já não representam. É grave. Gravíssimo!...

ANGOLA: Técnico angolano fala em espírito de sacrifício contra França

A selecção nacional precisa de ter um grande espírito de sacrifício, como forma ideal para defrontar domingo a França para os oitavos-de-final do Campeonato do Mundo de Basquetebol que decorre no Japão.

Esta é a fórmula que o treinador principal, Alberto de Carvalho "Ginguba", encontrou para a disputa "de mais uma final" a partir das 9h00 de Angola, no Super Arena de Saitama.

Recordando as duas últimas partidas (Espanha e Alemanha), em que os angolanos se sentiram prejudicados pela arbitragem, alertou que se voltar a acontecer, terão de lutar também contra isso.

Caracterizou o adversário como uma equipa "bastante agressiva, muito forte em termos físicos e muito mais pesada que Angola".

O técnico apontou o antídoto para tentar parar o adversário: "vamos tentar equilibrar. Penso que se conseguirmos jogar forte como temos feito ate aqui, temos uma palavra a dizer quanto ao resultado final".

"Com o mesmo espírito de sempre, com grande sacrifício, temos de lutar, ser mais inteligentes do que eles. Temos de impor um ritmo forte, embora saibamos que eles também são rápidos", declarou o técnico que já somou três vitórias na sua estréia a frente da selecção, um recorde, mas que disse acreditar que as coisas não ficarão por aqui.

Angola foi terceira do grupo B preliminar, atrás da Espanha e Alemanha, com duas derrotas consentidas, e a frente da Nova Zelândia, Japão e Panamá.

A França foi a segunda colocada do grupo A, também com duas derrotas, contra a Argentina e o Líbano.

ANGOLA : Milton Barros afirma que Miguel Lutonda ainda é melhor

Milton Barros, um dos estreantes em destaque na selecção nacional que disputa o Campeonato do Mundo de Basquetebol Japão-2006, nega que é já sucessor de Miguel Lutonda, quem considera ainda o melhor base de Angola.

"Ainda não sou o substituto de Miguel Lutonda, ele é um grande jogador, o melhor base da nossa selecção", declarou Milton, em entrevista à Angop, em Saitama, onde domingo vai ajudar Angola a superar a França nos oitavos-de-final.

As circunstâncias elevaram o base, campeão nacional pelo Petro de Luanda, a armador de jogo mais utilizado, em detrimento de Lutonda e Armando Costa. Destacou-se particularmente quando a selecção nacional obrigou a Espanha e a Alemanha a aplicarem-se a fundo para vencer.

Apesar disso, Milton contraria comentários favoráveis e reafirma que ainda tem de trabalhar muito para chegar ao nível de Miguel Lutonda.

Numa auto-análise da sua participação, no seio do grupo, contou que no primeiro jogo sentiu um pouco de nervosismo porque era a sua estréia num mundial sénior.

"Mas ao longo dos jogos, o próprio Miguel, como estamos no mesmo quarto, dá-me a maior força, explica-me o que devo fazer aqui e ali. Fui juntando as coisas boas que ele tem dito e procurar aplicar no jogo", afirmou o jogador de 23 anos.

"Vou continuar a trabalhar, a ouvi-lo e a outros jogadores experientes; e nos treinos procurar fazer o que eles recomendam", disse.

Pelo seu estilo de jogo, Milton é muito veloz na condução, por vezes até se excedendo, conforme alguns analistas.

Mas ele não concorda com este ponto de vista.

"Há momentos em que devo acelerar, mas há também aqueles em que tenho de frear, e fazer a melhor leitura do jogo. Eu não acelero de mais. O que se passa é que, quando eu supero o meu defensor directo a minha primeira preocupação é o cesto. Se houver ajuda sei que devo passar. Algumas vezes sei que me sai mal, mas eu não sou perfeito, ninguém o é", declarou.

Revelou que busca inspiração no seu colega de quarto.

"Eu inspiro-me no próprio Miguel Lutonda. Quando era dos escalões de formação, via o Miguel a jogar e dizia que gostaria de ser como ele. E se Deus ajudar, melhor que ele".

Quanto ao percurso da selecção nacional, disse que os resultados e as exibições estão dentro do previsto, de acordo com a preparação.

"Preparamo-nos ao longo destes dois meses, sabendo que não podíamos permitir que as equipas nos vencessem sem suar. Penso que estamos de parabéns", referiu.

Milton Barros e Olímpio Cipriano são os dois estreantes mais destacados da selecção nacional. Os outros são Emanuel Neto, Armando Costa, Luís costa, Abdel Boukar e Carlos Morais. Completam o grupo, já com pelo menos um mundial registado, Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Eduardo Mingas, Victor Carvalho e Joaquim Gomes "Kikas".

ANGOLA : Milton Barros afirma que Miguel Lutonda ainda é melhor

Milton Barros, um dos estreantes em destaque na selecção nacional que disputa o Campeonato do Mundo de Basquetebol Japão-2006, nega que é já sucessor de Miguel Lutonda, quem considera ainda o melhor base de Angola.

"Ainda não sou o substituto de Miguel Lutonda, ele é um grande jogador, o melhor base da nossa selecção", declarou Milton, em entrevista à Angop, em Saitama, onde domingo vai ajudar Angola a superar a França nos oitavos-de-final.

As circunstâncias elevaram o base, campeão nacional pelo Petro de Luanda, a armador de jogo mais utilizado, em detrimento de Lutonda e Armando Costa. Destacou-se particularmente quando a selecção nacional obrigou a Espanha e a Alemanha a aplicarem-se a fundo para vencer.

Apesar disso, Milton contraria comentários favoráveis e reafirma que ainda tem de trabalhar muito para chegar ao nível de Miguel Lutonda.

Numa auto-análise da sua participação, no seio do grupo, contou que no primeiro jogo sentiu um pouco de nervosismo porque era a sua estréia num mundial sénior.

"Mas ao longo dos jogos, o próprio Miguel, como estamos no mesmo quarto, dá-me a maior força, explica-me o que devo fazer aqui e ali. Fui juntando as coisas boas que ele tem dito e procurar aplicar no jogo", afirmou o jogador de 23 anos.

"Vou continuar a trabalhar, a ouvi-lo e a outros jogadores experientes; e nos treinos procurar fazer o que eles recomendam", disse.

Pelo seu estilo de jogo, Milton é muito veloz na condução, por vezes até se excedendo, conforme alguns analistas.

Mas ele não concorda com este ponto de vista.

"Há momentos em que devo acelerar, mas há também aqueles em que tenho de frear, e fazer a melhor leitura do jogo. Eu não acelero de mais. O que se passa é que, quando eu supero o meu defensor directo a minha primeira preocupação é o cesto. Se houver ajuda sei que devo passar. Algumas vezes sei que me sai mal, mas eu não sou perfeito, ninguém o é", declarou.

Revelou que busca inspiração no seu colega de quarto.

"Eu inspiro-me no próprio Miguel Lutonda. Quando era dos escalões de formação, via o Miguel a jogar e dizia que gostaria de ser como ele. E se Deus ajudar, melhor que ele".

Quanto ao percurso da selecção nacional, disse que os resultados e as exibições estão dentro do previsto, de acordo com a preparação.

"Preparamo-nos ao longo destes dois meses, sabendo que não podíamos permitir que as equipas nos vencessem sem suar. Penso que estamos de parabéns", referiu.

Milton Barros e Olímpio Cipriano são os dois estreantes mais destacados da selecção nacional. Os outros são Emanuel Neto, Armando Costa, Luís costa, Abdel Boukar e Carlos Morais. Completam o grupo, já com pelo menos um mundial registado, Miguel Lutonda, Carlos Almeida, Eduardo Mingas, Victor Carvalho e Joaquim Gomes "Kikas".

ANGOLA : Angola prepara candidatura a comissão da FIBA

Angola está a preparar candidatar-se a uma comissão da FIBA no congresso deste organismo, marcado para 28 e 29 deste mês, em Tóquio, em paralelo com as finais do Campeonato do Mundo de Basquetebol Japão-2006.

O presidente da Federação Angolana de Basquetebol, Gustavo da Conceição, disse à Angop que esta decisão se enquadra no projecto de candidatura da sua direcção, que prevê a inserção nos órgãos de decisão da modalidade em África e no mundo.

Avançou como hipóteses a comissão técnica ou a do basquetebol jovem, mas admitiu que, por uma estratégia de vitória, venham a optar por outra.

Contudo, disse que uma posição definitiva só será tomada após o primeiro dia do congresso, depois de consultados outros membros. A eleição será no segundo e último dia do congresso.

Quanto ao candidato a ocupar pela primeira vez um cargo destes na história do basquetebol de Angola, escusou-se a indicar nome, mas definiu o seu perfil.

"Tem de ser alguém com currículo e um "background" que se possa afirmar. Vamos indicar uma pessoa que esteja a altura dos concorrentes", declarou.

Apesar de a selecção nacional estar a superar-se, Gustavo Conceição não acredita que isso venha a influenciar positivamente numa eventual candidatura.

"Concordo que Angola já não será vista da mesma maneira depois do que tem estado a fazer neste campeonato, isso é um facto. Agora não me parece que haja uma relação directa entre o facto de a selecção nacional ganhar e as possibilidades de Angola ser eleita ou não. Até porque ganhamos há 20 anos e nunca conseguimos meter ninguém na FIBA-África", afirmou.

Enfatizou que a história mostra isso. "Mesmo em África, onde nós é que ganhamos, nunca conseguimos fazer eleger nenhum representante nosso. Perdemos já algumas candidaturas. São os casos da candidatura a presidência, ao basquetebol júnior e a de Vitorino Cunha em 1999. Portanto não há relação nenhuma entre elas".

O sucesso das eleições, na sua opinião, tem muito mais a ver com o perfil do candidato, a forma como ele se apresentar e só um pequeno peso o nome e as vitórias do país.

ANGOLA : Os "mais" da selecção angolana na primeira fase

Joaquim Gomes "Kikas" foi o melhor marcador e o melhor ressaltador da selecção nacional durante a fase de grupos do Campeonato do Mundo, onde se registou também um empata nas assistências entre Miguel Lutonda e Milton Barros, enquanto Eduardo Mingas é a primeira preferência do treinador Alberto de Carvalho Ginguba.

Para o terceiro lugar do grupo B com três vitórias e três prolongamentos em cinco jogos, Kikas contribuiu com 80 pontos, mas um que Eduardo Mingas e nove a frente de Olímpio Cipriano. Este jogador do Eiffel da Holanda ganhou 43 ressaltos, seguido por Mingas (38) e Abdel (17).

Em assistências, os dois bases mais utilizados (Miltom Barros e Miguel Lutonda) conseguiram 16 passes decisivos cada um, registando-se um empate, com vantagem para o segundo que jogou menos dez minutos. o terceiro melhor neste item foi Carlos Morais com 10.

Cipriano foi o atleta que mais pontos converteu da linha dos seis metros e vinte e cinco (19), seguido por Lutonda (10), mas em termos de eficiência nesta distância, Abdel lidera com 100 por cento de aproveitamento (dois tentados e dois marcados), seguido por Victor de Carvalho, que em 15 tentativas acertou oito, que lhe dá 53 pc de eficácia, seguindo-se Lutonda com 50 pc (marcou 10 em 20).

Carlos Almeida é o atleta que lidera os "tiros" de lances livres com 100 por cento, ao converter as 10 tentativas a que teve direito. Emanuel Neto também não falhou as duas que executou. Cipriano se destacou ainda nos lances livres com 90,9 pc, por só ter falhado um dos 11 lançamentos.

Este extremo do 1º de Agosto foi também o melhor recuperador de bolas com oito, seguido por Milton (7). No entanto, os dois ainda estão no grupo dos atletas que mais perderam a bola com oito e nove vezes respectivamente, só superados aqui por Lutonda (11) e Morais (10).

Gomes Kikas junta às suas marcas o título de melhor em bloqueio de lançamento (abafamento) com quatro, mas foi abrigado a fazer nos 142 minutos em campo 22 faltas, pois teve quase sempre como oponentes jogadores com mais de 10 centímetros que ele. Foram os casos de Paul Gasol (2.15) da Espanha e Dirk Nowiztki (2.13) da Alemanha.

Mingas (181 minutos), Cipriano (151) e Kikas (142) foram os jogadores mais utilizados por Alberto de Carvalho, que manteve mais tempo no banco de suplentes o base Armando Costa e o extremo Luís Costa, que em cinco jogos actuaram apenas dois minutos, seguidos do poste Emanuel Neto com 12.

Em termos de conjunto, a equipa, apesar da classificação e das exibições, registou uma percentagem mais baixa de todas nos lançamentos de longa distância, que é um dos fortes do grupo. Apenas 37 por cento de eficácia nesta posição, que deu uma média de lançamentos de campo abaixo dos 50 por cento (44,9). Em lances livres esteve o ponto mais alto dos lançamentos com 74 por cento, seguido pelos "tiros" dos dois pontos (50.5 pc).

24 agosto 2006

ANGOLA : Baduna aponta falta de experiência na derrota frente à Alemanha


O extremo do Petro de Luanda Edmar Victoriano "Baduna" apontou a falta de experiência como base da derrota (103-108) da selecção nacional de basquetebol frente à Alemanha, em desafio da quarta jornada do Mundial que decorre no Japão.

Em entrevista à Angop, o basquetebolista, várias vezes campeão africano, disse que o cinco nacional complicou em algumas etapas do jogo, sublinhando que na altura em que os angolanos venciam por três pontos de diferença deveriam cometer falta para beneficiar da posse de bola depois dos lançamentos.

"Depois da reposição de bola da Alemanha, tínhamos que cometer falta antes deles chegarem a nossa tabela e obrigá-los aos dois lances livres", frisou.

"A experiência de alguns jogadores, como Lutonda, era fundamental para aquele jogo, mas ele ficou muito tempo no banco e os outros não conseguiram segurar o resultado", acrescentou.

Ainda assim, considera positiva a prestação de Angola no evento que termina no dia três de Setembro. Disse também que o bom desempenho dos pupilos de Alberto de Carvalho "Ginguba" na competição deve a boa preparação.

"Estamos bem fisicamente, ao contrário de algumas selecções", realçou.

Baduna, que já esteve em três campeonatos do mundo pela selecção angolana, afirmou que a segunda fase será muito complicada para os octocampeões africanos, tendo em conta o facto de muitas equipas começarem a ganhar ritmo competitivo apenas nos últimos jogos da fase inicial e estarem mais fortes agora.

Apontou ainda a Argentina e os Estados Unidos como candidatos a conquista do troféu. Na sua opinião, as duas formações apresentaram até agora o melhor basquetebol da prova.

ANGOLA : Angola perde último jogo da primeira fase

A selecção angolana de basquetebol sénior masculina perdeu hoje com a sua congénere da Alemanha, por 103-108, após três prolongamentos, em partida da quinta e última jornada da primeira fase do Mundial da modalidade, que decorre no Japão.

Os angolanos passaram à frente do marcado a seis minutos do fim dos quarenta regulamentares, mas permitiram que o adversário empatasse, terminando com 69 pontos de igualdade.

O primeiro prolongamento ficou empatado a 83 pontos e o segundo a 95. Olímpio Cipriano foi o melhor marcador por Angola com 31 pontos, enquanto o alemão Dirk Nowitzki liderou o jogo com 46.

Angola é terceiro do Grupo B e deverá defrontar o segundo da série A.

23 agosto 2006

ANGOLA : Seleccionador realça atitude dos jogadores

O seleccionador nacional, Alberto de Carvalho Ginguba, disse que a arbitragem cometeu erros que infleunciaram no jogo, mas sente-se orgulhoso pela prestação dos seus jogadores na derrota de hoje ante a Espanha no Mundial de basquetebol Japão`2006.

"Sem tirar o brilho à vitória de Espanha, penso que as equipas chamadas pequenas devem ser mais respeitadas", declarou referindo-se aos árbitros, em conferência de imprensa após a derrota com os espanhois por 83-93, para a quarta jornada do grupo B.

Declarou que se sentiram prejudicados em determinados períodos do jogo pela actuação dos árbitros.

"Sempre que nos aproximavamos da Espanha (os árbitros) cometiam erros que prejudicavam a nossa selecção. Depois, com uma equipa forte como a espanha, tornava-se mais difícil recuperar.

Quanto ao desempenho da equipa, reconheceu o mau começo, que admitiu fosse de nervosismo inicial. Mas referiu que após os primeiros minutos, tudo foi ultrapssado e os angolanos conseguiram equilibrar o jogo.

Enfatizou que em resultados parciais, Angola perdeu o primeiro quarto por uma margem larga (12-25). os outros foram muito equilibrados.

Venceu os dois seguintes (24-21, 21-19 e so claudicou no último (26-28). No entanto, realçou a prestação do seu grupo de trabalho, pela maneira como abordaram o jogo, apesar da superioridade do adversário. Prometeu "a mesma dignidade" contra a Alemanha na quinta-feira, as 05h00 de Angola.

"Este grupo é imprevisível, mostrou que tem carácter e por isso estamos preparados para fazer alguma coisa mais", afirmou o técnico, que reconheceu tratar-se de mais um jogo muito difícil.

Acompanhando o treinador na conferência de imprensa, Joaquim Gomes "Kikas" enfatizou a disposição do grupo em continuar a fazer o seu melhor, antevendo "mais uma partida muito dificil" contra os alemães.

Frisou que pelo facto de já ter jogado naquele país, sabe bem quão díficil será a partida.

Contudo, mostrou-se motivado para repetir a actuação de hoje, em que foi o melhor marcador da equipa com 24 pontos e o líder dos ressaltos com 11.

Por seu lado, Jean Jacques da Conceição, a maior referência do basquetebol nacional, actual vice-presidente da Federacão, afirmou que estava satisfeito com o comportamento do grupo.

"É muito difícil jogar com uma equipa destas. A Espanha e uma forte equipa. A arbitragem influenciou um pouco em alguns lances importantes, mas temos que reconhecer que o adversário é muito forte, esta e que é a verdade", declarou.

Entretanto, destacou a atitude dos jogadores sobretudo mental, que depois de estarem a perder por quase 20 pontos conseguiram recuperar para seis.

Sobre o jogo com a Alemanha, defende que conhecidas que estão as fragilidades da equipa, deve-se lutar contra elas, explorando melhor os seus fortes.

O treinador espanhol, Pepu Hernandez, teceu elogios a prestação de Angola, por obrigado a jogar durante todo o jogo e com alterações no esquema táctico por forma a conseguir manter a vantagem no marcador.

Disse que o seu conjunto foi submetido a um bom teste hoje. Reconheceu que os angolanos estão a crescer de rendimento de jogo para jogo e por isso acredita que quinta-feira irão criar muitas dificuldades a Alemanha.

Quanto a sua formação, já virtual vencedora da serie B, recusou-se a abordar a fase seguinte, afirmando que prefere tratar de um jogo de cada vez e o próximo é o da última jornada contra o anfitrião Japão.

21 agosto 2006

ANGOLA : Qualificação para os oitavos deveu-se ao trabalho interno

A qualificação da selecção nacional de basquetebol sénior masculina aos oitavos de final do Mundial a decorrer no Japão, é fruto do trabalho interno efectuado pelos treinadores e federação, afirmou hoje o técnico do Interclube, Manuel de Sousa "Necas".

Em declarações à Angop, depois da vitória de Angola diante da Nova Zelândia (95-73), disse que os técnicos angolanos têm se empenhado no desenvolvimento do basquetebol nacional desde a preparação dos jogadores, que se reflecte na selecção.

Indicou que a federação angolana muito tem feito para manter os níveis da modalidade no país, realçando a formação e projecção de treinadores.

Hoje, depois da partida com os neozelandeses o selecionador Alberto de Carvalho "Ginguba" dedicou a vitória aos técnicos angolanos.

Necas que diversas vezes representou o cinco nacional, com quem foi campeão africano, salientou igualmente a determinação e humildade dos jogadores angolanos nas partidas já disputadas. "Temos uma equipa muito humilde, se continuar assim pode ir longe", acrescentou.

Quanto ao jogo de quarta-feira, com a Espanha, referiu que acredita numa surpresa dos octocampeões africanos, mas realça que uma derrota por poucos pontos de diferença como um bom resultado.

"Temos que ser realistas. A Espanha é candidata a conquista do título, joga um basquetebol muito evoluído e as hipóteses de vencermos são remotas. Contudo, como angolano espero que ganhemos o desafio", frisou.

Depois de três jornadas, Angola lidera o grupo B, com igual número de vitórias. Derrotou o Panamá, Japão e Nova Zelândia por 83-70, 87-62 e 95-73, respectivamente.

ANGOLA : Ginguba dedica vitória aos seus colegas

O técnico Alberto de Carvalho dedicou hoje a terceira vitória consecutiva de Angola no campeonato do mundo "Japão`2006" aos treinadores de Angola, sublinhando que elas são também resultado do trabalho deles.

Falando após triunfo por 95-73 frente a Nova Zelândia para a terceira jornada do grupo B que decorre em Hiroshima, sublinhou que o triunfo, que constitui um novo recorde de vitórias de uma formação africana (era de duas) em mundiais, era resultado do trabalho que o basquetebol nacional vem desenvolvendo ao longo dos anos, no qual participaram os treinadores que o antecederam na selecção nacional e também dos outros jogadores que não estão no Japão`2006.

"Estou satisfeito por ser eu o representante, mas isto tudo e resultado trabalho tremendo que tem feito, os que já passaram e os que não estão aqui", declarou o treinador que substituiu Mário Palma em Junho passado.

Quanto ao próximo jogo, diante da Espanha, quarta-feira, repetiu-se a véspera, afirmando que vão fazer o melhor que o adversário deixar.

Reconheceu que a Espanha é uma formação muito forte, mas avisou que a equipa de Paul Gasol teré de provar em campo essa superioridade.

Anunciou que a equipa vai descansar hoje, treinar terça-feira e, "humildemente, com a cabeça fria e paciência, continuará a trabalhar sério para enfrentar a forte Espanha".

Prometeu que vai tentar anular os pontos fortes dos espanhóis. Admitiu que, após estes três triunfos, Espanha e Alemanha também estarão "um pouco preocupadas" com a selecção nacional.

Numa análise aos três jogos já realizados referiu que a seleccão foi "claramente superior" aos adversários, pelo que está satisfeito com a prestação do grupo, particularmente os nov

ANGOLA : Selecção nacional derrota Nova Zelândia


A selecção nacional venceu hoje à Nova Zelândia por vinte e dois pontos de diferença, 95-73, perfazendo o seu terceiro triunfo consecutivo no campeonato do Mundo de Basquetebol Japão 2006.

Depois de se ter apurado domingo para os oitavos-de-final, ao derrotar o Japão por 87-62, na segunda jornada do grupo B, e vencido ao Panamá por 83-70, Angola despachou hoje o quarto classificado do último campeonato do mundo (95-73) .

Terça-feira o dia será de descanso para Angola. Quarta-feira jogará com a Espanha.

ANGOLA : Qualificação `arejada´ de Angola com Carlos Almeida em destaque

O resultado "arejado" de 87-62 com que Angola venceu domingo o Japão em sua própria "casa" espelha fielmente a diferença entre os dois conjuntos em termos competitivos mas nem tanto a história do jogo que deu a selecção nacional a qualificação aos oitavos-de-final do 15º Campeonato do Mundo de Basquetebol Sénior Masculino.

Ao contrário da vitória da véspera sobre o Panamá, o "cinco" angolano entrou hoje da pior maneira para Green Arena de Hiroshima quase cheio de japoneses, entretanto brandos no apoio a sua selecção.

Só assim se explica que os octo-campeões de África precisassem de cerca de 13 minutos de jogo para liderarem o "placar", diante de uma formação claramente inferior, mas que liderou o marcador até oito minutos antes do intervalo.

Uma falta de concentração na defesa associada a fraca eficácia no ataque, particularmente nos lançamentos exteriores permitiram que os japoneses chegassem ao fim do primeiro período com uma margem favorável de cinco pontos (21-16), depois de terem tido a sua maior vantagem nesta partida um minuto antes, quando venciam por 21-12.

Ao intervalo, todavia, já tudo estava reposto e os angolanos venciam por seguros 44-32.

Alberto de Carvalho "Ginguba" lançou a mesma equipa inicial - Lutonda, Almeida, Cipriano, Kikas e Mingas - , mas cedo teve de "mexer" porque esta, ao contrário do dia anterior, foi pouco produtiva, sobretudo nas acções defensivas, permitindo quase tudo aos anfitriões motivados pelo público.

A história do encontro foi então escrita com a entrada da segunda equipa com a qual Angola passou a frente do marcador para não mais deixar. Mas para tal foram necessários quase 15 minutos de jogo.

Os suplentes Carlos Morais, Milton Barros e Abdel Boukar "limparam" a sua folha e rectificaram a exibição da véspera.

Abdel teve por sua conta 16 pontos, 14 ressaltos e foi o jogador que mais tempo esteve em campo (30:26). Morais destacou-se com pelso seus 13 pontos, e quatro ressaltos e três assistências, enquanto Barros conseguiu espantosos sete ressaltos, só superado por Kikas (10) e Abdel, que não foi o homem do jogo porque Carlos Almeida foi um autêntico "desmancha prazeres" dos nipónicos.

O extremo base do 1º de Agosto foi o melhor marcador do jogo com 19 pontos (três triplos), depois de já ter sido no primeiro jogo com 22.

O seleccionador nacional teve hoje uma equipa reencontrada e também um adversário cheio de vontade mas ainda frágil em competitividade. De tal maneira que pode fazer descansar algumas peças importantes - com vista ao jogo de segunda-feira contra a Nova Zelândia.

Foram os casos de Miguel Lutonda (14:13 minutos em campo), Eduardo Mingas (21:45), Carlos Almeida (23:15).

Por outro lado, deu oportunidade (bem aproveitada) aos menos utilizados, tendo a registar-se a estreia oficial de Luís Costa e Emanuel Neto, e o regresso do campeão africano Argel-2005 Armando Costa, que alinharam nos últimos dois minutos do encontro com o marcador a registar 80-53.

Num dia em que todos os jogadores "fizeram gosto a mão" o veterano e capitão Victor Carvalho foi lançado a quatro minutos do fim. Falhou o único triplo que tentou, mas compensou com dois pontos.

Apesar de ainda ser evidente uma falta de entrosamento, já foi possível perceber o potencial de cada um e quão coesa pode ser a selecção nacional quando obtiver o ritmo competitivo necessário.

A vitória de hoje veio arejar e reforçar a confiança quer de técnicos, atletas e dirigentes - assistiram ao encontro o vice-ministro para os Desportos, Albino da Conceição, e o embaixador cessante Victor Lima, entre outros.

Este estado de animo aliás ficou bem expresso numa declaração feita por Jean Jacques da Conceição no final, quando ao responder a uma questão se Angola iria agora tentar chegar ao terceiro lugar visto que o quarto já estava garantido, ele respondeu que não estavam a pensar no terceiro lugar, mas sim no primeiro.

O maior jogador da história do basquetebol angolano explicou então que se pensar apenas no terceiro, acabará em quarto, por isso é preciso pensar alto, conforme sublinhou também em conferência de imprensa o seleccionador nacional quando referiu que "a equipa vai até onde lhe deixarem ir".

17 agosto 2006

ANGOLA : Esta é a equipa para o Mundial

Constituição da equipa que representará o país no Campeonato do Mundo de Basquetebol Sénior Masculino, a disputar-se entre 19 de Agosto e 03 de Setembro, no Japão.

Nome Posição Altura Data nasc. Clube Internacionalizações
4-Olímpio Cipriano ext/base 1.92 09/04/82 1º Agosto 23
5-Armando Costa base 1.92 03/06/83 1º Agosto 8
6-Carlos Morais ext/base 1.90 16/10/85 Petro Luanda 14
7-Milton Barros base 1.84 21/06/84 Petro Luanda 5
8-Luís Costa ext/base 1.94 07/06/78 Petro Luanda 0
9-Victor Carvalho © extremo 1.95 20/02/69 Petro Luanda 108
10-Joaquim Gomes poste 2.00 23/12/80 Holanda 59
11-Emanuel Neto ext/poste 2.00 15/0584 Estados Unidos 0
12-Abdel Boukar poste 2.04 08/04/80 1º Agosto 38
13-Carlos Almeida ext/base 1.92 24/09/76 1º Agosto 68
14-Miguel Lutonda base 1.86 24/12/71 1º Agosto 74
15-Eduardo Mingas ext/poste 1.96 29/01/71 Petro Luanda 32
Treinador: Alberto de Carvalho "Ginguba"

Adjuntos: Artur Barros e José Carlos Guim

16 agosto 2006

ANGOLA : Angola troca Austrália pela Espanha no amistoso

A selecção angolana de basquetebol sénior masculina poderá defrontar a similar da Espanha ao invés da Austrália como estava inicialmente previsto, na última partida de preparação, tendo em vista o Mundial da modalidade, a decorrer no Japão de 19 de Agosto a 03 de Setembro.

A Angop apurou que até ao momento a selecção australiana não confirmou o encontro com os angolanos, preocupando a equipa técnica liderada por Alberto de Carvalho "Ginguba", que prontamente recorreu à congênere da Espanha.

A confirmar-se o jogo com os espanhóis, o treinador nacional aproveitará a oportunidade para conhecer os atletas adversários, pois fazem parte do mesmo grupo (B), na primeira fase do evento.

Completam o grupo Panamá, Nova Zelândia, Alemanha e Japão. Angola estreia-se sábado diante do Panamá.

15 agosto 2006

ANGOLA : Selecção angolana já em Hiroshima

A selecção nacional sénior masculina de basquetebol escalou hoje a cidade de Hiroshima, Japão, um dos palcos do Campeonato do Mundo da modalidade, a decorrer de 19 de Agosto a 03 de Setembro.

Depois de segunda-feira chegar a Tóquio, os angolanos, orientados por Alberto de Carvalho "Ginguba", seguiram para o "quartel-general" em Hiroshima onde serão disputados os jogos do seu grupo (B), ao lado das selecções do Panamá, Espanha, Alemanha, Nova Zelândia e o país anfitrião.

O grupo efectuou esta manhã uma sessão de treinamento, baseada em lançamentos à curta e longa distância e os diversos sistemas defensivos. Quarta-feira, os campeões africanos realizam a última partida amistosa diante da Austrália.

14 agosto 2006

ANGOLA : Provincia do Huambo

O coordenador do "Movimento Bola ao Ar" no Huambo, Cencio Fadário, mostrou-se hoje, nesta cidade, preocupado com a dispersão de basquetebolistas que se verifica na região, devido a falta de incentivo financeiro e competição regular.

Em declarações à Angop, Cencio Fadário justificou a sua posição com o facto de não haver na província equipas seniores de basquetebol, o que faz os atletas abandonar a modalidade ainda cedo ou deslocarem-se para outras regiões do país, com destaque para a capital, Luanda.

Lamentou tal situação e clamou por maior empenho dos dirigentes da associação local de basquetebol e não só, sugerindo a criação de um misto sénior em ambos os sexos, por forma a permitir que a província esteja representada em provas nacionais neste escalão.

O "Movimento Bola ao Ar" tem estado a ajudar a associação na expansão do basquetebol na província do Huambo com a realização de torneios.

06 agosto 2006

ANGOLA : Terceira no "Africano" júnior masculino

A selecção nacional de basquetebol júnior masculina de basquetebol terminou na terceira posição do Campeonato Africano das Nações, que se disputa em Durban (África do Sul), ao vencer hoje a similar do Congo-Brazzaville, por 73-70.

Na última edição, Angola ficou em terceiro lugar.

Joga-se ainda hoje a final entre a Nigéria e o Mali.

04 agosto 2006

MOÇAMBIQUE : Campeonato Africano de Sub-18: uma participação sem brilho!

A Selecção Nacional de Basquetebol despediu-se do Campeonato Africano de Sub-18, que decorre em Durban, África do Sul, com uma derrota frente à sua congénere sul-africana, por 60-66, em partida a contar para a 4ª jornada do Grupo `A´.

O combinado nacional teve assim uma participação desastrosa, já que logrou ganhar apenas na jornada inaugural ao conjunto zambiano por falta de comparência.

Nas partidas seguintes veio ao de cima o défice competitivo da equipa nacional. Perdeu frente ao Congo por 66-44, mas a derrota mais pesada aconteceu a segunda jornada por 34-73 diante da selecção do Mali.

Ficaram apurados para as meias-finais a selecção do Mali e do Congo, enquanto no Grupo `B´, Nigéria e Angola, primeiro e segundo classificados, respectivamente, carimbaram passaporte para a mesma eliminatória.

Refira-se que a Nigéria, actual detentora do trofeu, é a principal favorita a ganhar a competição.

ANGOLA : Angola vence Qatar

A selecção angolana de basquetebol sénior masculina ganhou quinta-feira a sua similar do Qatar por expressivos 88-57, em jogo da segunda jornada do torneio internacional que se disputa neste país do Oriente, no quadro da sua preparação para o mundial da modalidade, a ter lugar no Japão, em Agosto próximo.

O "cinco" nacional volta a jogar hoje diante das Filipinas, para a terceira e última ronda da prova.

Na quarta-feira, os comandados de Alberto de Carvalho perderam para a Letônia por 82-86, neste segundo torneio de preparação. Antes tiveram em competição do género em Espanha.

O mundial inicia a 19 deste mês e terminará a três de Setembro, devendo Angola defrontar na

03 agosto 2006

ANGOLA : Hoje o Qatar

A selecção angolana de basquetebol sénior masculina defronta hoje a sua similar do Qatar, em partida referente à segunda jornada do torneio internacional, que se disputa neste país asiático, no quadro da sua preparação para o mundial da modalidade a ter lugar em Agosto próximo, no Japão.

O "cinco" nacional vai procurar a sua primeira vitória na prova, sendo que na ronda inaugural perdeu para a Letônia, por 82-86, quando ao intervalo tinha uma vantagem de cinco pontos (42-37).

Neste torneio, segundo de preparação da equipa nacional, os comandados de Alberto de Carvalho medirão também forças com as Filipinas.

A anteceder esta prova, Angola disputou um quadrangular em Espanha, classificando-se em terceiro lugar com o saldo de uma vitória sobre a China e uma derrota com o país anfitrião.

O Mundial de Basquetebol vai decorrer de 19 de Agosto a 03 de Setembro. Angola figura no grupo B, com as selecções da Alemanha, Espanha, Nova Zelândia, Panamá e Japão.

ANGOLA : Selecção nacional apura-se para as meias-finais

A selecção angolana júnior masculina de basquetebol apurou-se para as meias-finais do Campeonato Africano da categoria, ao vencer hoje a sua similar da Cote d´Ivoire por 72-49 em partida da quarta jornada da competição que decorre em Durban (África do Sul).

Com esta vitória, terceira em quatro jogos, os angolanos estão próximos de alcançar os objectivos inicialmente preconizados que são o apuramento para final, que garante acesso ao Mundial a ser disputado no próximo ano no Canadá.

Angola venceu na estreia ao Quénia, depois perdeu para a Nigéria (detentora do troféu), e bateu a Guiné Conacry e a Cote d´Ivoire, somando sete pontos. Os nigerianos acompanham os angolanos a outra fase na qualidade de vencedores do grupo.

ANGOLA : Lutondo destaca-se mas Angola perde

A selecção nacional iniciou com derrota o torneio internacional do Qatar ao perder hoje com a Letónia por 82-86, apesar das destacadas exibições do base Miguel Lutonda (32 pontos), e do extremo Carlos Almeida (21).

Ao intervalo, os angolanos tinham uma vantagem de cinco pontos (42-37).

Na quinta-feira, os octo-campeões africanos defrontam a formação da casa (Qatar), que ainda hoje defronta as Filipinas para conclusão da primeira jornada do torneio em sistema todos contra todos a uma volta.

Angola prepara-se para o campeonato do mundo, marcado para o Japão entre 19 de Agosto e 03 de Setembro.

Este é o segundo torneio de preparação da selecção nacional. Antes disputou em Espanha um "quadrangular", classificando-se em terceiro lugar com um saldo de uma vitória sobre a China e uma derrota com a Espanha.

ANGOLA : Angola vence Guiné-Conacry no africano de juniores

A selecção angolana júnior masculina de basquetebol venceu terça-feira, no Pavilhão de Durban, na África do Sul, a sua congénere da Guiné-Conacry, por 51-47, em partida da terceira jornada do campeonato africano da categoria que se disputa desde o último fim-de-semana.

Ao intervalo, os comandados de Manuel Sousa "Necas" ganhavam por três pontos de diferença (22-19).

Com esta vitória, segunda em três encontros, Angola "reforça" a possibilidade de passar à fase seguinte, tendo ainda pela frente, hoje às 15 horas, a Cote d`Ivoire.

O atleta angolano Francisco Luano foi o melhor marcador do jogo com 13 pontos.

ANGOLA : Angola vence Guiné-Conacry no africano de juniores

A selecção angolana júnior masculina de basquetebol venceu terça-feira, no Pavilhão de Durban, na África do Sul, a sua congénere da Guiné-Conacry, por 51-47, em partida da terceira jornada do campeonato africano da categoria que se disputa desde o último fim-de-semana.

Ao intervalo, os comandados de Manuel Sousa "Necas" ganhavam por três pontos de diferença (22-19).

Com esta vitória, segunda em três encontros, Angola "reforça" a possibilidade de passar à fase seguinte, tendo ainda pela frente, hoje às 15 horas, a Cote d`Ivoire.

O atleta angolano Francisco Luano foi o melhor marcador do jogo com 13 pontos.

01 agosto 2006

ANGOLA : Leonel Paulo e Fernando Albano afastados da seleccão nacional

O seleccionador nacional sénior masculino de basquetebol, Alberto de Carvalho "Ginguba", efectuou segunda-feira a terceira triagem no conjunto que se prepara para o mundial da modalidade, a decorrer de 19 de Agosto a 03 de Setembro no Japão, excluindo os atletas Leonel Paulo e Fernando Albano.
br> Assim, o grupo ficou reduzido a catorze. Dois jogadores terão que ser ainda afastados, sendo que para a competição mundial "Ginguba" levará apenas doze.

Na primeira fase de preparação, em Angola, o técnico tivera excluído já Luís Mário, Helder Gonçalves, Dilson Camacho, Simão Santos e Mayzer Alexandre.

Eis os integrantes do conjunto que se encontra na Espanha em estagio: Abdel Bouckar, Olímpio Cipriano, Miguel Lutonda, Vladimir Ricardino, Armando Costa, Luís Costa, Milton Barros, Eduardo Mingas, Victor de Carvalho, Victor Muzadi, Joaquim Gomes, Carlos Almeida, Carlos Morais e Manuel Neto.

No mundial, Angola está no grupo B, ao lado da Espanha, Alemanha, Panamá, Japão e Nova Zelândia.

ANGOLA : Selecção nacional estreia-se com vitória no Africano júnior

A selecção nacional júnior masculina venceu na tarde de domingo a sua congénere do Quénia por 86-42, em partida da primeira jornada do campeonato africano da categoria, aberto no mesmo dia na Cidade sul-africana de Durban.

A vitória foi considerada muito importante pelo seleccionador nacional Manuel Sousa "Necas", visto que antecede o embate de hoje com o actual detentor do título (Nigéria).

De acordo com o técnico, em declarações à Radio-5, a partida correu como o esperado e permitiu que os atletas se adaptassem ao recinto.

Para hoje, reconheceu ser um embate muito difícil, fundamentalmente porque o adversário detém superioridade física. Mas assegurou que o grupo vai jogar como é característico e esperar que o desfecho seja favorável.

ANGOLA : Selecção Nacional perde com Espanha

A selecção nacional perdeu esta noite com a Espanha por 73-97 na primeira jornada do torneio quadrangular de preparação para o campeonato do mundo de basquetebol a disputar-se de 19 de Agosto a 03 de Setembro, no Japão.

Ao intervalo, os octo-campeões africanos perdiam por sete pontos (37-44).

Com esta derrota, os angolanos disputarão o terceiro lugar segunda-feira diante da China, que saiu derrotada do jogo contra a Sérvia por 66-77.

Após a partida com os espanhóis, o técnico Alberto de Carvalho "Ginguba", disse à Rádio-5 que a equipa acusou o cansaço da viagem, que nem se quer permitiu que o grupo treinasse esta manhã.

Lamentou também a lesão de Victor Muzadi, o que afectou no rendimento da equipa, além da prestação dos árbitros ser deficiente.

Entretanto, reiterou que as perspectivas continuam em alta já que enfrentaram uma das mais fortes selecções da Europa.

ANGOLA : Selecção de Esperança

A pré-selecção nacional de esperança em basquetebol masculino realiza hoje, sexta-feira, a sua segunda sessão de treinos, visando a sua participação no torneio internacional da modalidade, a decorrer de 4 a 7 de Agosto, em Abidjan, Costa do Marfim.
Para a referida competição a dupla técnica constituída por Anselmo Monteiro e Passos Manuel convocaram 15 atletas. O Grupo Desportivo Interclube e Atlético Petróleos de Luanda foram as formações que forneceram o maior número de atletas com cinco e quatro respectivamente.
Eis a lista completa dos pré-seleccionados: Edmundo Ventura, Vicente Neto, Michel dos Santos, Hélder Domingos e Simão Santos (Grupo Des- portivo Interclube); Domingos Bonifácio, Jorge Tati, Manuel Mariano e Francisco Horácio (Atlético Petróleos de Luanda); Muamba Ylunga e M´buila Katiavala (1º de Agosto); Filipe Abrão e Mayzer Alexandre (Atlético Sport Aviação ASA), Idelfonso Kiteculo (Cduan); Yubi Major (Grupo Desportivo Interclube).

ANGOLA : Juniores ficam completos

A Selecção Nacional Júnior Masculina de Basquetebol que partiu quarta-feira última para a África do Sul de forma amputada, estará completa hoje, sexta-feira, com a integração de quatro atletas que não seguiram viagem por questões burocráticas. Tratam-se de Hermenegildo Tandala, Adalberto António Jackson Afonso e Edivaldo Santana que deixam a capital do país, Luanda, rumando para as terras sul africanas.
Entretanto, o sorteio do Campeonato Africano da modalidade que arranca hoje até ao próximo dia 9, realizou-se ontem, mas até ao fecho da nossa edição desconhecíamos o emparceiramento da referida competição.
Apesar dos embaraços vividos pelos pupilos de Manuel de Sousa “Necas” – partida tardia de forma amputada para o local da competição – o seleccionador nacional reiterou uma vez mais a pretensão de conseguir um dos pas- ses de apuramento ao Campeonato do Mundo da categoria, a disputar-se no próximo ano, no Canadá.
Angola terá que discutir os dois passes de acesso a Copa do Mundo com as selecções da Nigéria e Senegal, que efectuaram uma preparação condigna.
“Necas” assegurou antes da sua partida para a África do Sul, que lutarão com todas as “armas” possíveis no sentido de alcançar o tão almejado passe.
Treze atletas fazem parte do grupo orientado pelo seleccionador nacional, Manuel de Sousa “Necas”. Eis a lista completa: Adilson Ramos, Hélder Gonçalves, Eduardo Ferreira, Francisco Luano, Simão Paulo, Alfredo Simões, Valdelicio Joaquim, Paulo Márcio, Ezequiel Silva, Hermenegildo Tandala, Adalberto António, Jackson Afonso e Edivaldo Santana.