Africa Basquetebol

29 junho 2006

MOÇAMBIQUE : JOGOS DA ZONA VI/SADC : Moçambique, 119-Zimbabwe, 29: Sinfonia demolidora

Apesar de Nazir Salé não poder contar com algumas das suas preferidas do letal esquadrão de Sub-20, a verdade manda reconhecer que, neste evento, não terá razões para lamentações.

A equipa que ontem entrou em campo revelou-se suficientemente esclarecida, sincronizada e acima de tudo demolidora, ante umas ingénuas zimbabweanas que apenas ousaram resistir durante parcos cinco minutos do primeiro período.

Com um cinco constituído por Mónica Tembo, Janete Monteiro, Nádia Zucule, a `americana´ Ilda Chambe e a gigante Deolinda Gimo, Moçambique desde cedo não ofereceu quaisquer tréguas às adversárias, deixando-as completamente baralhadas face ao charme do seu basquete.

Se, ao cabo dos primeiros 10 minutos o resultado estava em 32-6, seguidamente, as moçambicanas partiram para uma exibição mais consentânea com as suas capacidades, sem necessitarem de um grande esforço, uma vez que as antagonistas praticamente esgotaram logo todos os argumentos que levavam para a contenda.

Aliás, a nossa selecção até enfrentou algumas dificuldades para explanar o seu melhor, devido às exíguas dimensões do campo, um recinto que serviria para o mini-basquete. E porque tudo corria de feição para Moçambique, o técnico até se deu ao luxo de rodar todas as atletas, dando-lhes oportunidade de se apresentarem ao público. Os resultados parciais foram os seguintes: 32-6, 47-14, 88-18 e 119-29.

Hoje, os nossos basquetistas estão de folga, voltando a actuar amanhã, diante do Lesotho, em femininos, e sábado, em masculinos, frente à Namíbia...

27 junho 2006

ANGOLA : Dez atletas falham concentração da pré-selecção

A presença do poste Joaquim Gomes "Kikas" e a ausência de dez dos pré-selecionados marcaram hoje a concentração dos octo-campeões africanos que preparam a participação no Campeonato do Mundo de basquetebol, a decorrer de 19 de Agosto a três de Setembro no Japão.

O basquetebolista que actua no Eiffel Towers de Bosch da Holanda, onde foi campeão na época passada, escalou o país na segunda-feira para juntar-se ao grupo sob orientação de Alberto de Carvalho "Ginguba", sendo o primeiro dos quatro "estrangeiros" convocados.

Dos 25 pré-convocados apenas 15 estiveram presentes hoje no encontro, dirigido pelo vice-presidente da FAB, Jean Jacques da Conceição. Antes os atletas tiveram uma sessão de pesagem.

Abdel Boukar, Victor Muzadi, Victor Carvalho, Carlos Almeida, Carlos Morais, Eduardo Mingas, Wlademiro Ricardino, Olímpio Cipriano, Leonel Paulo, Milton Barros, Mayzer Alexandre, Afonso Rodrigues, Simão Santos, Fernando Albano e Joaquim Gomes são os basquetebolistas que compareceram.

Joaquim Xavier, Armando Costa, Luis Costa e Euclides Camacho encontram-se de férias em Portugal, assim como o selecionador Alberto de Carvalho. Luís Mário da Banca de Cabinda ainda não escalou a capital do país, enquanto que Miguel Lutonda e Hélder Gonçalves não justificaram as ausências.

Aguarda-se também por Divaldo Bunga, Emanuel Neto e Dilson Camacho. Os dois primeiros jogam nos Estados Unidos e o outro na Espanha.

Os exames médicos decorrerão de 28 a 30 de Junho, na clinica Espírito Santos, em Luanda e os trabalhos de campo "arrancam" no dia três de Julho.

25 junho 2006

ANGOLA : Pré-selecção realiza exames médicos segunda-feira

Os atletas da pré-selecção angolana sénior masculina de basquetebol realizam segunda-feira exames médicos, tendo em vista o início da sua preparação para o campeonato do mundo da modalidade, a decorrer de 19 de Agosto a 03 de Setembro, no Japão.

A informação foi prestada hoje à Angop pelo médico da selecção, Agostinho Matamba, o qual não precisou o local, prometendo fazer em próximas ocasiões.

Os teste estavam previstos para o dia 25 deste mês, mas por razões de calendário foram transferidos.

A pré-selecção foi convocada a 20 do mês corrente, altura em que se divulgou o nome de Alberto de Carvalho "Ginguba" como selecionador nacional. Dia três de Julho iniciam os trabalhos de campo.

ANGOLA : Selecção júnior convocada para Africano

A selecção júnior masculina de basquetebol foi hoje convocada para o campeonato africano a decorrer na África do Sul de 28 de Agosto a nove de Setembro. Para esta prova, o selecionador nacional, Manuel de Sousa "Necas", convocou 25 jogadores, com destaque para o Clube do 1º de Agosto que cedeu oito atletas.

Sábado às 10h00 realiza-se um encontro nas instalações da Federação Angolana de Basquetebol com os atletas.

Lista dos convocados:

1º de Agosto - Adérito Domingos, Simão Paulo, Francisco Luano, Branislav Conceição, Sebastião Quingami, Jackson Afonso, Nelson Bastos e Eduardo Pereira
Petro de Luanda - Adilson Ramos, Valdelicio Joaquim, Orlando Fernandes, Xavier Mangueira, Divaldo Santana e Hermenegildo Tandala
Banca de Cabinda - Patrício Buzongo e Paulo Barros
Nocal - André Miguel
ASA - Oscar Saraiva, Domingos Pereira, Eziquiel Silva, António Simões, Osvaldo Aleixo, Bernardo da Silva, Leonel Palma e Carlos Palma

21 junho 2006

ANGOLA : Pré-selecção com novidades de Espanha e Estados Unidos

O 1º de Agosto é a equipa que mais jogadores forneceu à pré-selecção nacional de basquetebol sénior masculino (9), cuja lista foi divulgada terça-feira, num grupo onde para além do equilíbrio entre a veterania e juventude destacam-se também os "estrangeiros" Dilson Camacho (Espanha), Divaldo Bunga e Emanuel Neto (EUA).

Joaquim Gomes "Kikas", a jogar na Holanda, completa o quadro dos pré-selecionados provenientes do exterior do país.

Simão Santos, que reforçou o Interclube a meio da temporada, proveniente da Europa, Mayzer Alexandre e Afonso Rodrigues (ASA), Hélder Gonçalves (GD Nocal), Luis Mário (GD Banca/Cabinda) e Leonel Paulo (Petro de Luanda) são as grandes novidades dentre os atletas que actuam em Angola.

De realçar as ausências de Gerson Monteiro e Ângelo Victoriano, campeões africanos em 2005 e ainda Vicente Neto, quinto melhor marcador do campeonato nacional e segundo melhor "triplista".

No dia 25 do mês corrente começam os exames médicos e no dia 03 de Julho têm início os trabalhos de campo. A primeira fase da preparação decorrerá em Luanda e a segunda fora do país em local a indicar.

Segundo uma fonte da Federação Angolana de Basquetebol (FAB), os Estados Unidos vão albergar a preparação dos octo-campeões africanos.

A selecção angolana prepara o campeonato do mundo a decorrer de 19 de Agosto a 03 de Setembro no Japão.

Lista dos convocados: (1º de Agosto) Miguel Lutonda, Armando Costa, Carlos Almeida, Olímpio Cipriano, Abdel Boukar, Wlademir Ricardino, Victor Muzadi, Euclides Camacho, Joaquim Xavier, (Petro de Luanda) Luís Costa, Milton Barros, Carlos Morais, Victor Carvalho, Eduardo Mingas, (Interclube), Fernando Albano, Simão Santos, (GD Banca de Cabinda) Luis Mário, (GD Nocal), Hélder Gonçalves, (Espanha) Dilson Camacho, (Holanda) Joaquim Gomes, (EUA) Divaldo Bunga e Emanuel Neto.

Treinador: Alberto de Carvalho "Ginguba"
Adjuntos: José Carlos Guimarães e Artur Barros
Médico: Agostinho Matamba
Fisioterapeuta: António Sousa
Estatístico: Mário Abilio

ANGOLA : Alberto Carvalho "Ginguba" é o novo seleccionador nacional

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB)indicou hoje o treinador campeão nacional pelo Petro de Luanda, Alberto de Carvalho "Ginguba" para substituir o seleccionador Mário Palma.

"Ginguba" terá como adjuntos Artur Barros (Petro de Luanda) e José Carlos Guimarães (FC Banca de Cabinda).

18 junho 2006

ANGOLA : Francisco Jordão do Petro de Luanda sagra-se MVP


O poste português ao serviço do Petro de Luanda, Francisco Jordão, conquistou o título de jogador mais valioso (MVP) do campeonato nacional sénior masculino de basquetebol, que terminou hoje com a consagração do seu clube.

O atleta, que se estreou esta temporada no campeonato angolano, proveniente do Oliveirense de Portugal, foi o melhor marcador da prova com 160 pontos, para além de se destacar nos lances livres convertendo 50 em 63 tentados e nos lançamentos de triplos em que acertou 17 em 52 tentativas.

Com estes números, Jordão suplantou o seu colega Eduardo Mingas. Por clubes, o título transferiu-se do 1º de Agosto para o Petro de Luanda.

Eis a lista dos melhores:

Melhor marcador: Francisco Jordão -160 pontos

Melhor marcador dos dois pontos: Eduardo Mingas (Petro de Luanda) 51 marcados

Melhor marcador dos três pontos: Francisco Jordão - 17 convertidos

Lances livres: Francisco Jordão - 50 marcados

Ressaltador: Eduardo Mingas - 39 ofensivos e 61 defensivos

Assistente: Shannon Crooks (Petro de Luanda) 50 assistências

Recuperador: Eduardo Mingas - 29 recuperações

Atleta Fair Play: Miguel Lutonda

Melhor Treinador: Alberto de Carvalho (Petro de Luanda)

Melhor Arbitro: Fernando Pacheco

ANGOLA : FAB anuncia terça-feira nome do selecionador nacional

O nome do selecionador angolano de basquetebol sénior masculino será anunciado terça-feira em conferência de imprensa, informou hoje, em Luanda, o presidente da Federação Angolana da modalidade (FAB), Gustavo da Conceição.

A informação foi prestada à Angop, no final da partida de encerramento do Campeonato Nacional, entre o 1º de Agosto e o Interclube, realizada na cidadela desportiva.
br> Explicou que neste momento a direcção da FAB está a terminar as negociações.

A Angop apurou que cinco dias depois do anúncio será convocada a selecção tendo em vista o Campeonato do Mundo a decorrer no Japão, de 23 de Agosto a 03 de Setembro.

Hoje encerrou a assembleia geral ordinária, iniciada sexta-feira.

ANGOLA : Hepta-campeões africanos almejam segunda fase do Mundial

A selecção angolana de basquetebol vai procurar alcançar uma classificação histórica no Campeonato do Mundo a decorrer no Japão, qualificando-se pela primeira vez para segunda fase, afirmou hoje o presidente da federação angolana da modalidade, Gustavo da Conceição.

Ao discursar na assembleia geral da FAB, no Centro de Formação de Jornalista (Cefojor), em Luanda, o dirigente disse que depois de analisarem a série em que os campeões africanos se encontram concluíram que há possibilidades de se qualificarem para segunda fase.

Para isso, o órgão que rege a modalidade no país elaborou já uma programa de preparação e aprovou o perfil do futuro selecionador, cujo nome deve ser anunciado nos próximos dias.

Gustavo da Conceição, que também é presidente do Comité Olímpico Angolano (COA), informou que está em carteira um projecto de construção da nova sede da federação antes do Campeonato Africano (Afrobasket 2007), a ser disputado em Angola.

"Precisamos melhorar a nossa sede, a actual é pequena e dificulta muito o nosso trabalho, uma vez que algumas áreas não estão a funcionar por falta de espaço", sublinhou.

Durante o acto foi apresentado um programa de expansão e desenvolvimento do basquetebol, um projecto de marketing e foi realizado um seminário sobre procedimentos técnicos e administrativos na gestão do basquetebol.

A assembleia, que conta com a participação de 11 províncias, designadamente Luanda, Moxico, Uíge, Huambo, Namibe, Benguela, Bié, Huíla, Cabinda, Lunda Sul e Kuando Kubango, prossegue sábado.

Na agenda constam a apresentação dos relatórios das províncias, propostas de alteração do estatuto e ainda o relatório de actividades e contas do exercício de 2005 da federação, assim como apresentação do programa para o quadriénio 2005/2008.

Gustavo Conceição não se pronunciou sobre o anúncio do nome do selecionador nacional. A Angop apurou que o mesmo pode ser conhecido sábado na cerimónia de encerramento da assembleia.

14 junho 2006

MOÇAMBIQUE : Taça Maputo: ISPU reergue-se das cinzas

São sempre sensacionais e rodeados de interesse invulgar os encontros entre ISPU e Ferroviário, as duas melhores formações da bola-ao-cesto nacional em seniores femininos.

Porque a supremacia das `locomotivas´ tem sido incontestável nos confrontos entre as rivais da actualidade, a esmagadora maioria dos prognósticos e conjecturas para o confronto do pretérito sábado, a contar para a segunda jornada da Taça Maputo, apontava para mais um triunfo da equipa de Carlos Aik.

Só que, no momento da verdade, as `universitárias´ reergueram-se das cinzas e fizeram jus a uma vitória (77-63) que indubitavelmente vem lançar os dados para os próximos embates, nomeadamente no aguardado Campeonato da Cidade.

Depois de o Ferroviário ter praticamente passeado a sua classe no decorrer do Torneio de Abertura, por si ganho, as perspectivas das campeãs nacionais se projectavam para um novo `show´ na Taça Maputo, pois nada mudaria na maneira de agir das suas adversárias. Todavia, não foi este o entendimento das jogadoras de Armando Meque, que entraram para esta prova dispostas a redimir-se dos desaires anteriores e mostrar que se mantêm como um grande time.

Os 14 pontos de diferença são claramente eloquentes na ilustração da vontade férrea que tiveram na obtenção da vitória. Noutro desafio referente à mesma ronda, o Maxaquene levou de vencida a Académica.

Entretanto, os seniores masculinos iniciaram, sábado, também a disputa da Taça Maputo, com o `derby´ entre os vizinhos Maxaquene e Desportivo a resultar num grande espectáculo de basquetebol, caracterizado pela incerteza quanto ao resultado final e entrega absoluta dos artistas, que desse modo souberam valorizar o velho e sempre apetecível confronto entre estes dois conjuntos.

O triunfo coube aos `tricolores´ por apenas um ponto, 65-64. Já o Ferroviário e a Académica não tiveram que suar muito para derrotar os seus adversários. Diante do Costa do Sol, os `locomotivas´ ganharam por 56-34, enquanto a equipa de Miguel Guambe bateu a Conseng por 42-31, depois de os `construtores´, na derradeira jornada do Torneio de Abertura, terem protagonizado uma surpresa, vencendo os `alvi-negros´...

11 junho 2006

ANGOLA : Petro e 1º de Agosto jogam esta noite - partida sem grande interesse

As equipas seniores masculinas do Petro de Luanda e do 1º de Agosto defrontam-se esta noite no pavilhão principal da Cidadela, em Luanda, num jogo já sem importância, para a última jornada do Campeonato Nacional de Basquetebol.

A partida perde interesse pelo facto de o Patro de Luanda ter se sagrado campeão antecipado, sexta-feira, ao derrotar o Interclube, por 76-57, assim como devido ao jogo do mundial de futebol entre as formações da Argentina e Cote d`Ivoire, uma vez que a Copa tem sido, desde sexta, a atracção desportiva.

Será a terceira vez que "militares" e "petrolíferos" encontram-se nesta terceira e última fase do Nacional, tendo os comandados de Alberto de Carvalho "Ginguba" vencido os dois encontros anteriores.

Embora já campeã, tudo leva a crer que a turma do "eixo-viário" vai querer fechar a prova com chave de "ouro", sobretudo porque o adversário se trata do seu "arqui-rival".

Com este seu nono título, o Petro destronou o d`Agosto, que ostentava o trofeu a seis anos.

Na outra partida, o Atlético Sport Aviação (ASA) vai medir forças com o Interclube, num jogo em que se deverá encontrar o terceiro classificado, uma vez que nenhum destes alcança o 1º de Agosto na segunda posição, ainda que os militares percam esta noite.

Nos dois encontros já realizados entre si, "aviadores" e "polícias" ganharam cada um uma vez.

10 junho 2006

ANGOLA : Petro de Luanda sagra-se campeão nacional seis anos depois

O Petro de Luanda sagrou-se campeão antecipado do campeonato nacional de futebol sénior masculino, ao vencer hoje no reduto do Interclube por 76-57.

Com este triunfo, os petrolíferos destronam o 1º de Agosto que triunfou nas últimas seis temporadas.

A última vitória do Petro de Luanda no Nacional registou-se em 1999, sob liderança do treinador Wlademiro Romero, que faleceu no mesmo ano em consequência de um acidente de viação.

Apesar de ainda faltarem duas jornada, o novo campeão mantém-se invicto, contra duas derrotas do seu principal adversário (1º de Agosto), que venceu hoje o ASA por 100-71.

09 junho 2006

MOÇAMBIQUE : Ensaia-se em Maputo sistema de três árbitros

A Bola-ao-cesto nacional vai conhecer, este fim-de-semana, uma nova experiência, universalmente já empregue, introduzida pela Federação Moçambicana da modalidade.

Trata-se da mecânica de três árbitros, que numa primeira fase será adoptada em certos jogos seleccionados da Taça Maputo.

Para o efeito, decorre já a formação teórica dos juizes ao nível da Comissão de Árbitros da capital do país, sob orientação do internacional Naftal Chongo, a residir na África do Sul, e já com experiência neste modelo de arbitragem de basquetebol, em processo de expansão em África, nomeadamente nas fases finais das competições da FIBA.

A Federação Moçambicana de Basquetebol espera que a experiência lhe permita tirar ilações e programar a implementação deste modelo em todas as províncias ao longo do próximo ano. Na fase final dos Campeonatos Nacionais de Seniores deverão estar criadas as condições para a execução deste sistema de três árbitros.

Entretanto, o Ferroviário, à semelhança do que sucedeu em femininos, foi o vencedor do Torneio de Abertura de Seniores Masculinos, beneficiando da falta de comparência averbada ao seu adversário mais directo, o Maxaquene, que se recusou defrontar os `locomotivas´ alegadamente devido à fraca iluminação no campo destes. A supremacia dos verde-e-brancos começa a ser vincada cedo, naquilo que constitui bom augúrio para os pupilos de António Azevedo e Carlos Aik, tendo em conta a sua participação nas competições continentais.

Amanhã, inicia-se a Taça Maputo em masculinos, com o encontro entre os vizinhos Maxaquene e Desportivo a polarizar as atenções, dada a tradicional rivalidade existente entre as duas casas, motivo mais que suficiente para atrair muitos amantes da modalidade ao pavilhão dos `tricolores´, a partir das 17.30 horas. Na mesma altura, no campo dos `locomotivas´, estará a principiar o Ferroviário-Costa do Sol, num jogo em que se espera que os `canarinhos´ ofereçam alguma réplica ao seu grande adversário.

A anteceder este embate, às 16.00 horas, defrontar-se-ão Académica e Conseng. Já no que diz respeito aos seniores femininos, a segunda jornada da Taça Maputo tem como pólo de atracção o duelo das princesas: ISPU-Ferroviário, no pavilhão do Estrela Vermelha, a partir das 16.30 horas, esperando-se muita afluência do público. No recinto das `tricolores´ (16.00) estarão frente-a-frente Maxaquene e Académica...

07 junho 2006

ANGOLA : Selecção sub-20 interrompe trabalhos

A selecção masculina de basquetebol em sub-20, que participará este mês nos II Jogos da SADC, na Namíbia, suspendeu os seus trabalhos por falta de condições.

A suspensão dos treinos foi anunciada terça-feira pelo seleccionador José Carlos Guimarães, sublinhado falta de transporte e condições sociais para fazer face as cargas de treinos submetidas aos atletas.

Entretanto, a Angop abordou o director técnico da Federação Angolana de Basquetebol, Nuno Teixeira, sobre o assunto, o qual escusou-se a comentar tal facto, prometendo que o órgão vai estudar a situação para se pronunciar nas próximas horas.

Angola em basquetebol é campeã em título dos jogos da SADC, ganho em 2004, em Moçambique.

Para além do basquetebol, o país participará no evento com futebol, atletismo, boxe, desporto adaptado e netball.

06 junho 2006

MOÇAMBIQUE : Conseng desmancha-prazeres

Estava nos prognósticos e conjecturas de `todo o mundo´ que o equilíbrio ditasse as suas leis na quinta jornada do Torneio de Abertura de Basquetebol da Cidade de Maputo.

De facto, essa asserção foi vivida, dando a sensação de que a temporada está a ser preparada de forma primorosa. No entanto, como no desporto situações desta natureza não faltam, tinha de haver um desmancha-prazeres. E esse foi a Conseng, que foi um verdadeiro tomba-gigante, ao derrotar o favorito Desportivo pela marca de 51-36, um resultado que sem dúvida alguma constitui um aviso à navegação para aquilo que poderão ser no futuro os `construtores´, sabido é que vão entrando com determinação na competição.

Os `alvi-negros´, com altos e baixos nesta primeira prova da época, têm tido indicações imprevisíveis, à semelhança, aliás, do que foram no ano transacto no Campeonato Nacional. É que, quando se esperava que fossem à final com o Ferroviário e se assumissem com o maior número de probabilidades de chagar ao título, surpreendentemente, por demérito próprio, eis que baqueiam diante do vizinho Maxaquene, que viria a realizar uma grande partida diante dos `locomotivas´, na reedição da louca final do `Nacional` anterior.

Nos outros desafios do fim-de-semana, há a destacar o facto de a Académica, em fase de reabilitação, ter perdido somente por uma dezena de pontos frente ao grande Ferroviário (50-60), quando se esperava que a equipa ora treinada por António Azevedo tivesse um sábado bastante `gordo´.

O equilíbrio também foi a nota dominante do encontro travado no Pavilhão do Maxaquene, com os donos da casa a bater o Costa do Sol por 50-37, uma diferença de 13 pontos que mostra o quão os dois conjuntos se empenharam pela vitória...

03 junho 2006

ANGOLA : Prossegue terceira fase do Nacional

O Atlético Sport Aviação (ASA) e o Petro de Luanda jogam esta noite no pavilhão da Cidadela para a sexta jornada da terceira e última fase do Campeonato Nacional de Basquetebol sénior masculino.

A ronda reserva ainda o encontro Interclube-1º de Agosto.

O Petro, com o título quase que garantido, lidera o campeonato com dez pontos, mais dois que os "militares" na segunda posição, enquanto o Inter e o ASA seguem com seis pontos, cada.

Sexta-feira, em jogos da quinta jornada, o Petro venceu o seu "arqui-rival", 1º de Agosto, por 95-85 e os "polícias" ultrapassaram o ASA, também por dez pontos de diferença (80-70).

A prova é disputada no sistema de todos contra todos a três voltas.

02 junho 2006

ANGOLA : 1º de Agosto procura liderança no Nacional

O 1º de Agosto vai tentar quebrar a invencibilidade do Petro Atlético de Luanda na última fase do Campeonato Nacional de Basquetebol, quando hoje se defrontarem, no pavilhão principal da Cidadela, em Luanda, em partida referente a quinta jornada da série A.

No primeiro jogo entre ambos nesta terceira e última fase do campeonato, os "petrolíferos" venceram os "militares" por 27 pontos de diferença, situação que a equipa de Jaime Covilhã sente-se obrigada a ultrapassar com uma vitória, tendo em vista a revalidação do título. Em caso de derrota, o 1º de Agosto praticamente dirá "adeus" ao trofeu.

A jornada terá ainda o jogo ASA-Inter, no pavilhão 28 de Fevereiro.

O campeonato é liderado pelo Petro com oito pontos, seguido do d`Agosto, com sete, e ASA, cinco. O Interclube ocupa o quarto e último posto com quatro pontos.